Vous êtes sur la page 1sur 7

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.

: Fabrcio Bolzan Data: 04/08/2008

DIREITO ADMINISTRATIVO: Conceito: conjunto de regras e princpios que visam reger os agentes, os rgos e as atividades administrativas, tendentes a realizar os fins desejados pelo Estado. Fontes: 1 2 3 4 Lei; Jurisprudncia (smulas vinculantes art. 103-A da CF); Doutrina; Costumes.

REGIME JURDICO ADMINISTRATIVO O regime jurdico administrativo composto pelo binmio prerrogativas e sujeies. As prerrogativas buscam fundamento no princpio da supremacia do interesse pblico sobre o particular. As sujeies esto fundamentadas no princpio da indisponibilidade do interesse pblico.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA 2) Princpios explcitos na Constituio Federal: LIMPE (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia). Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (...) 2.1) Princpio da Legalidade: Por esse princpio a Administrao Pblica s poder fazer aquilo que a lei autoriza ou determina. 2.2) Princpio da Impessoalidade: A Administrao dever atuar de forma objetiva, uma vez que sua finalidade ser sempre a satisfao do interesse pblico. Art. 37, 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. 2.3) Princpio da Moralidade: Esse princpio exige uma atuao tica da Administrao Pblica. A imoralidade poder ser combatida pela ao de improbidade (Lei n. 8.429/92) e pela ao popular (Lei n. 4.727/65).

-1

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 04/08/2008

2.4) Princpio da Publicidade: Por esse princpio a atuao administrativa dever, em regra, ser pblica como forma de permitir o conhecimento e o respectivo controle pela coletividade. Art. 5o, Inciso XXXIII, da Constituio Federal - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; 2.5) Princpio da Eficincia: A eficincia exige que a atividade administrativa seja exercida com qualidade, presteza, perfeio e rendimento funcional. 3) Princpios Implcitos: Princpio da supremacia do interesse pblico: esse princpio coloca a Administrao Pblica em posio de superioridade em relao aos administrados. Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico: O interesse pblico, como o prprio nome diz, pertence coletividade de pessoas, logo indisponvel. Princpio da razoabilidade e da proporcionalidade: O princpio da razoabilidade exige uma atuao administrativa adequada e necessria. O princpio da proporcionalidade consiste em uma das vertentes do princpio da razoabilidade, i.e., proporcionalidade entre os meios empregados e os fins desejados. Princpio da Autotutela; Princpio da Segurana Jurdica; Princpio da Especializao; Princpio da Motivao; Princpio da Continuidade do Servio Pblico. PODERES DA ADMINISTRAO PBLICA 1) Poder Vinculado: aquele em que a lei estabelece um nico comportamento da Administrao diante do caso concreto 2) Poder Discricionrio: aquele em que a lei confere ao administrador uma certa liberdade para decidir qual a conduta a ser tomada diante do caso concreto, dentre aquelas previstas na legislao, e que melhor atenda o interesse pblico. 3) Poder Hierrquico: visa distribuir e escalonar as funes dos seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes estabelecendo uma relao de hierarquia e de subordinao. 4) Poder Disciplinar: consiste no poder que possui a Administrao de investigar o cometimento de infraes funcionais (relacionadas com a Administrao) e aplicar penas aos seus agentes pblicos e demais pessoas submetidas disciplina do Poder Pblico.

-2

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 04/08/2008

5) Poder Regulamentar: aquele conferido ao Chefe do Poder Executivo para editar normas gerais e complementares lei, visando sua fiel execuo. Parcela minoritria da doutrina admite a existncia do decreto autnomo, com fundamento no artigo 84, inciso VI, alneas a e b da Constituio Federal. Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) VI - dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos; (...) 6) Poder de Polcia: Em suma, Poder de Polcia a atividade da Administrao de condicionar o exerccio de direitos individuais, como a liberdade e a propriedade, em benefcio da coletividade. O fundamento desse poder o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o particular. Atributos do Poder de Polcia: I Discricionariedade: a regra Exceo: licena II Auto-executoriedade: Esse atributo pode ser dividido em: a) Exigibilidade; b) Executoriedade. III Coercibilidade. Abuso de Poder: excesso de poder e o desvio de poder. AGENTES PBLICOS 1) Conceito: agente pblico toda pessoa fsica que presta um servio Administrao Pblica, temporariamente ou no, com ou sem remunerao. 2) Classificao dos agentes pblicos Os agentes pblicos podem ser classificados como: I Agentes polticos; II Servidores pblicos ou agentes administrativos: a) Servidores estatutrios; b) Empregados pblicos;

-3

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 04/08/2008

c) Servidores temporrios. III Particulares em colaborao com o Estado: a) Agentes delegados; b) Agentes honorficos; c) Gestores do negcio pblico. Disposies constitucionais relativas aos agentes pblicos. I Exigncia de concurso pblico: a regra na Constituio Federal para a contratao de pessoal para ocupar cargo ou emprego pblico que esta ser por meio de um procedimento especial denominado concurso pblico. Vejam o que prev o artigo 37, caput e seu Inciso II da Constituio Federal: Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...) II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) As excees a essa regra abrangem os cargos em comisso e os casos de contratao temporria. II Prazo de validade do concurso pblico: segundo prev o Inciso III do artigo 37 da Constituio Federal, o prazo de validade do concurso pblico ser de at 02 (dois) anos, prorrogvel por uma vez por igual perodo. III Prioridade na nomeao: Art. 37, IV - durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira; Ateno: se o concurso for federal, importante ressaltar que a Lei n 8.112/90 (Estatuto do Servidor Pblico Civil Federal) veda a abertura de novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade vigente. Art. 12, 2o da Lei n 8.112/90. No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. IV Reserva de percentual aos portadores de deficincia: a Constituio Federal prev em seu artigo 37, Inciso VIII que a lei dever reservar percentual de cargos e empregos pblicos para pessoas portadoras de deficincia, bem como definir os critrios de sua admisso. No mbito federal, a Lei n 8.112/90 (Estatuto do Servido Pblico Civil Federal) reserva o percentual de AT 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

-4

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 04/08/2008

Art. 5o, 2o da Lei n 8.112/90. s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas at 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso. V Direito livre associao sindical dos servidores pblicos civis: a Constituio Federal, em seu artigo 37, Inciso VI, garante ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical. Trata-se de direito garantido ao servidor pblico civil, pois aos militares esse direito vedado nos termos do artigo 142, Inciso IV da Constituio Federal: Art. 142, IV - ao militar so proibidas a sindicalizao e a greve; (Includo pela Emenda Constitucional n 18, de 1998) VI Direito de greve: segundo o artigo 37, Inciso VII da Constituio Federal, o servidor pblico poder exercer o direito de greve nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Trata-se de norma constitucional de eficcia limitada, i.e., no auto-aplicvel, pois depende de edio de regulamentao legal. Como ainda no existe lei regulamentando o exerccio do direito de greve do servidor pblico, esse direito no poder ser efetivado. Mais uma vez, aos militares vedado o direito de greve, conforme prev o artigo 142, Inciso IV da Constituio Federal, acima transcrito. Em razo da demora na elaborao de lei regulamentadora do direito de greve dos servidores pblicos, a tendncia do Supremo Tribunal Federal de decidir pela aplicao da Lei n 7.783/89, que regulamenta o direito de greve do empregado na iniciativa privada (Mandados de Injuno ns 712, 608 e 670). VII Teto remuneratrio: conforme prev o artigo 37, Inciso XI da Constituio Federal, os agentes pblicos no podero receber remunerao maior do que o subsdio mensal pago aos Ministros do Supremo Tribunal Federal STF. Trata-se do chamado teto absoluto. Por outro lado, existe ainda o chamado subteto, isto : a) nos Municpios nenhum servidor poder ganhar mais do que o Prefeito; b) nos Estados e no Distrito Federal: b1) no Poder Executivo nenhum servidor poder ganhar mais do que o Governador do Estado ou do Distrito Federal; b2) no Poder Legislativo nenhum servidor poder ganhar mais do que os Deputados estaduais ou distritais; b3) no Poder Judicirio nenhum servidor poder ganhar mais do que os Desembargadores do respectivo Tribunal de Justia (eficcia suspensa deste dispositivo pela liminar concedida na ADIN n 3854). VIII Irredutibilidade de vencimentos e subsdios: os subsdios e os vencimentos dos ocupantes de cargos ou empregos pblicos so irredutveis, nos termos do artigo 37, Inciso XV da Constituio Federal. IX Acumulao de cargos pblicos: em regra, no se admite. Excees a essa regra: a) Artigo 37, Inciso XVI da CF: podem acumular tanto duas remuneraes (em atividade), quanto uma remunerao (atividade) e um provento (aposentadoria), se houver compatibilidade de horrio:

-5

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 04/08/2008

a1) dois cargos de professor; a2) um cargo de professor com outro de tcnico ou cientfico; a3) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas. b) Artigo 37, 10 da CF: podem acumular: b1) um provento (aposentadoria) e uma remunerao (atividade) de cargo eletivo; b2) um provento (aposentadoria) e uma remunerao (atividade) de cargo em comisso, de livre nomeao e exonerao. c) Artigo 38, Inciso III da CF: podem acumular a remunerao de servidor da Administrao Direta, autrquica ou fundacional com a remunerao com o mandato de vereador, desde que haja compatibilidade de horrios. No havendo esta compatibilidade, o servidor dever afastar-se do cargo, emprego ou funo pblica e optar pela remunerao de vereador ou de servidor. O artigo 38 prev ainda que o servidor pblico da Administrao Direta, autrquica ou fundacional no poder acumular a sua remunerao e dever afastar-se do cargo, emprego ou funo pblica em se tratando de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, bem como de Prefeito. No ltimo caso, poder optar pela remunerao de servidor ou de Prefeito. X Obrigatoriedade do regime jurdico nico: O Supremo Tribunal Federal, na concesso da liminar na ADI n 2.135, restabeleceu a situao original, ou seja, imps a obrigatoriedade do regime jurdico nico. XI Estabilidade: a garantia de permanncia do servidor no servio pblico, quando preenchidos os requisitos constitucionais do artigo 41: a) aprovao em concurso pblico para cargo de provimento efetivo; b) efetivo exerccio das atividades pblicas pelo perodo de 03 (trs) anos; e c) aprovao em estgio probatrio. XII Disponibilidade: a Constituio Federal, em seu artigo 41, 3 estabelece que em caso de extino do cargo pblico ou de declarao de sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, recebendo remunerao proporcional ao tempo de servio, at o seu adequado aproveitamento em outro cargo. XIII Aposentadoria: o direito a inatividade remunerada. A Emenda Constitucional n 41/2003 instituiu a contribuio do inativo, i.e., no Regime Prprio de Previdncia dos Servidores Pblicos, alm da contribuio do respectivo ente pblico e dos servidores da ativa, devero contribuir tambm os aposentados e os pensionistas. Modalidades de aposentadoria: a) Aposentadoria por invalidez: em regra ser com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, salvo se a invalidez for decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, assim definida na forma da lei (Ex: AIDS, cncer...); b) Aposentadoria compulsria: ocorrer quando o servidor atingir 70 anos de idade. Os proventos sero proporcionais ao tempo de contribuio, salvo se o servidor preencheu os requisitos que autorizam a aposentadoria voluntria com proventos quase integrais (requisitos a seguir); c) Aposentadoria voluntria com proventos quase integrais - Requisitos: 1o) mnimo de 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico; 2o) 05 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; 3o) Se homem, 35 anos de contribuio e 60 anos de idade; Se mulher, 30 anos de contribuio e 55 anos de idade.

-6

CARREIRAS NVEL MDIO/PRF Disciplina: Administrativo Prof.: Fabrcio Bolzan Data: 04/08/2008

Se o servidor comprovar que atuou exclusivamente como professor no exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio, os requisitos de idade e tempo de contribuio sero reduzidos em 05 anos. Assim, so requisitos da aposentadoria voluntria de servidor professor: 1o) mnimo de 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico; 2o) 05 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; 3o) Se homem, 30 anos de contribuio e 55 anos de idade; Se mulher, 25 anos de contribuio e 50 anos de idade. d) Aposentadoria voluntria com proventos proporcionais - Requisitos: 1o) mnimo de 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico; 2o) 05 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; 3o) Se homem, 65 anos de idade; Se mulher, 60 anos de idade.

-7

Vous aimerez peut-être aussi