Vous êtes sur la page 1sur 12

ABERTURA DE CAPITAL DE EMPRESAS AGRONEGCIOS

Ps - Gesto em Agronegcio Mercado de Capitais Prof. Julio Cesar Companhia Aberta aquela que, atravs de registro apropriado junto CVM, est autorizada a ter seus valores mobilirios negociados junto ao pblico, tanto em bolsas de valores, quanto no mercado de balco, organizado ou no.

Auditores independentes so empresas ou pessoas fsicas especializadas no exame dos registros contbeis e demonstraes financeiras de empresas quanto coerncia e consistncia destas informaes, bem como no que diz respeito ao atendimento aos princpios de contabilidade geralmente aceitos, s normas e procedimentos contbeis, devendo emitir parecer a respeito. No caso de atuao junto a companhias abertas, devem estes ter registro especfico na CVM, conforme dispem a Lei n 6.385, de 07/12/76, e a Instruo CVM n 216, de 02/06/94. Todas as citaes a auditores independentes no texto desta nota tcnica referem-se apenas queles com registro na CVM.

QUE SO VALORES MOBILIRIOS?

As aes, partes beneficirias e debntures, os cupes desses ttulos e os bnus de subscrio; Os certificados de depsito de valores mobilirios; e Outros ttulos criados ou emitidos pelas sociedades annimas, a critrio do Conselho Monetrio Nacional.

SO TAMBM VALORES MOBILIRIOS:

Opes e contratos futuros referenciados em valores mobilirios; Quotas de fundos de investimento imobilirio; e Os certificados de investimento em empreendimentos audiovisuais.

A abertura plena do capital se d atravs do lanamento de aes junto ao pblico, dado o volume de negcios resultante e as transformaes por que passa a companhia.

Poder-se-ia dizer que a abertura de capital atravs dos outros valores mobilirios aqui considerados, sobretudo as debntures conversveis e os bnus de subscrio, seria um estgio preliminar plena abertura.

As razes que levam uma empresa a considerar a abertura de seu capital so determinantes na escolha do tipo de valor mobilirio a ser emitido, do tipo de lanamento a ser feito e do tipo de investidor mais apropriado aos seus objetivos.

O status de companhia aberta no se restringe apenas s grandes companhias. Esta Comisso de Valores Mobilirios vem, inclusive, envidando esforos no sentido de regulamentar, criar e incentivar uma estrutura especfica para negociao de ttulos emitidos por empresas de pequeno e mdio porte, o chamado Mercado de Balco Organizado, como tambm, o Fundo Mtuo de Investimento em Empresas Emergentes.

QUAIS OS DIREITOS DAS COMPANHIAS ABERTAS?

1) Ter os valores mobilirios de sua emisso negociados publicamente em bolsas de valores ou mercado de balco, organizado ou no.

2) Captar recursos atravs do lanamento pblico de valores mobilirios.

3) Obter, junto CVM, o registro de seus programas de lanamento de recibos de depsito (DRs) negociveis no exterior, para captao de recursos em mercados estrangeiros.

QUAIS AS VANTAGENS PARA A EMPRESA?

1. AMPLIAO DA BASE DE CAPTAO DE RECURSOS FINANCEIROS E DE SEU POTENCIAL DE CRESCIMENTO.

Acesso ao mercado de capitais do Pas, para captao de recursos destinados ao financiamento de projetos, expanso, mudana de escala ou diversificao de seus negcios, ou mesmo reestruturao de seus passivos financeiros.

A captao de recursos atravs do lanamento de valores mobilirios uma alternativa aos financiamentos bancrios, viabilizando o acesso a investidores potenciais, no s no Brasil, como no exterior, tendo em vista a possibilidade de captao de recursos externos, atravs de processos de lanamento de recibos de depsito negociveis nos mercados de capitais de outros pases, com aprovao da CVM e do Banco Central.

2. MAIOR FLEXIBILIDADE ESTRATGICA - LIQUIDEZ PATRIMONIAL

Margem para administrao de sua estrutura de capital, balanceando as relaes entre capital acionrio e de terceiros, e, conseqentemente, seu risco empresarial.

Os acionistas controladores aumentam a liquidez do seu patrimnio, atravs da oportunidade de negociao de sua participao na empresa, que tende a se valorizar ao longo do tempo pela diversificao de compradores, sobretudo investidores institucionais, nacionais ou estrangeiros.

3. IMAGEM INSTITUCIONAL - MAIOR EXPOSIO AO MERCADO

A transparncia e confiabilidade exigidas nas suas informaes bsicas facilitam os negcios, atraindo o consumidor final, gerando maior presena e prestgio no mercado.

Uma companhia aberta tende a ter um diferencial competitivo e melhoria de imagem institucional. Quando recorre ao endividamento bancrio, por exemplo, seu custo financeiro normalmente inferior ao de uma companhia fechada.

4. RESTRUTURAO SOCIETRIA

Solues para problemas relativos estratgia empresarial, partilhas de heranas e processos sucessrios podem ser equacionados atravs de uma abertura de capital, orientado por especialistas em questes societrias que esto aptos a apresentar inmeras alternativas, de acordo com os parmetros desejados de independncia gerencial e eficincia fiscal.

Por outro lado, o status de companhia aberta tende a facilitar as associaes internacionais.

5. GESTO PROFISSIONAL

A abertura de capital leva acelerao da profissionalizao da companhia.

Inicialmente, esse processo conseqncia das disposies legais, dada a eleio de conselheiros representantes dos novos acionistas e a exigncia da figura do Diretor de Relaes com Investidores (DRI).

Uma administrao profissionalizada um dos pontos que mais interessa ao investidor, dada a necessidade de treinamento profissional dos ocupantes de cargos de direo.

6. RELACIONAMENTO COM FUNCIONRIOS

A abertura do capital de uma empresa pode ser feita tambm para seus funcionrios, procedimento esse muito utilizado no mercado internacional e que comeou a surgir no mercado brasileiro, sobretudo no Programa Nacional de Desestatizao.

QUAIS AS DESVANTAGENS?

1. CUSTOS

Os custos associados ao processo de abertura de capital, remunerao do capital dos novos acionistas (poltica de dividendos) e administrao de um sistema de informaes especfico para o controle da propriedade da empresa, tendem a se diluir em funo das vantagens agregadas.

Dentre esses custos, destacam-se:

Manuteno de um Departamento de Acionistas; Manuteno de um Departamento de Relaes com Investidores, que poder incorporar o Departamento de

Acionistas. Este setor incumbir-se- de centralizar todas as informaes internas a serem fornecidas ao mercado, integrando e sistematizando esse conjunto de informaes; Contratao de empresa especializada em emisso de aes escriturais, custdia de debntures, servios de

planejamento e de corretagem, e underwriting; Taxas da CVM e das Bolsas de Valores;

Contratao de servios de auditores independentes mais abrangentes que aqueles exigidos para as demais

companhias; e Divulgao de informao sistemtica ao mercado sobre as atividades da empresa.

2. QUALIDADE DA INFORMAO

A necessidade de atendimento as normas mais especficas e rigorosas, no que tange aos procedimentos e princpios contbeis, de auditoria, e divulgao de demonstraes financeiras, quando contrapostos aos benefcios oriundos do status de companhia aberta, tende tambm a se diluir.

3. CUSTOS INERENTES ABERTURA DE CAPITAL DE UMA COMPANHIA:

So de natureza diversa, podendo ser agrupados da seguinte forma:

1) Legais e institucionais: pagamento de taxas, anuidades, servios e afins, em atendimento s exigncias legais;

2) Publicao, publicidade, "marketing": gastos com o prospecto e com a divulgao da operao no mercado;

3) de Intermediao Financeira: remunerao dos trabalhos de coordenao, eventual garantia e distribuio;

4) Internos: alocao de pessoal para acompanhamento do processo, montagem de estrutura interna para dar suporte abertura.

4. ANLISE PRELIMINAR SOBRE A CONVENINCIA DE ABRIR O CAPITAL

A deciso de abrir o capital deve se subordinar a uma anlise de sua viabilidade, demonstrando, para um dado nvel de atividade da empresa, ser mais conveniente incidir nos custos relativos abertura do capital do que buscar estes recursos atravs de endividamento, ou poder combinar as duas possibilidades, tanto de captar capital prprio no mercado como tambm recorrer ao endividamento.

COMO ABRIR O CAPITAL?

A abertura do capital de uma empresa transcende simples obteno de recursos. Uma empresa aberta amplia de forma dramtica seu crculo econmico e social de relacionamento, o qual, nas empresas fechadas, geralmente se restringe a empregados, fornecedores, bancos e clientes. A abrangncia desse relacionamento implica uma exposio pblica de suas decises de negcios e de planejamento muito maior.

O processo de abertura de capital de uma empresa requer o pedido de registro da empresa como companhia aberta, para que seus ttulos possam ser negociados em bolsa ou mercado de balco. Concomitantemente com o pedido de abertura de capital possvel ser solicitado o registro e a autorizao para a distribuio de novos valores mobilirios atravs de subscrio pblica (underwriting), sendo o processo de anlise, o registro e o deferimento efetuados segundo os ditames das Instrues CVM Nos 13/80 e 202/93.

Este processo exige o cumprimento de uma srie de etapas, semelhantes para os diversos valores mobilirios, a saber: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Anlise preliminar; Contratao de Auditoria Externa Independente; Contratao de Intermedirio Financeiro; Adaptao dos Estatutos; Contrato de Coordenao e Distribuio; AGE deliberativa da operao = Autorizao da Assemblia Geral; Nomeao de um Diretor de Relaes com Investidores; Criao de uma rea de atendimento aos acionistas/debenturistas; Processos de obteno dos registros na CVM (registro da emisso e registro de companhia); Processo de registro da empresa em Bolsa de Valores ou no Mercado de Balco Organizado; Anncio de incio de distribuio pblica; e Anncio de encerramento de distribuio pblica.

A legislao bsica referente a essas etapas consta das Leis nos 6.404/76 (Lei das S.A.) e 6.385/76 (criao da CVM), assim como das Instrues CVM nos 13/80 e 202/93.

COMO SE REGISTRAR NA CVM?

Para se tornar companhia aberta a empresa deve estar constituda na forma jurdica de uma sociedade annima, nos termos da Lei n 6.404/76.

A distribuio pblica de valores mobilirios, nos termos da Lei n 6.385/76, pressupe prvio registro na CVM, a ser solicitado pela companhia emissora.

No caso de empresas abrindo capital, alm do Registro de Emisso Pblica, exigido o Registro de Companhia Aberta para negociao em Bolsa ou no Mercado de Balco Organizado.

No processo de aumento do capital social, as etapas fundamentais esto discriminadas nas Instrues CVM nos 13/80 e 202/93, que dispem respectivamente sobre o registro de distribuio pblica de aes e sobre o registro de companhia para negociao de seus valores mobilirios em Bolsa de Valores ou no Mercado de Balco.

As informaes solicitadas para fins de registro da emisso compem o Prospecto, documento bsico de divulgao sobre a emisso e a companhia (artigos 18 a 22 da Instruo CVM n 13/80).

permitida, durante o processo de registro, a circulao de um Prospecto Preliminar entre os intermedirios financeiros.

Ao final do processo, o Prospecto definitivo deve estar disposio dos investidores potenciais. Para dar incio ao processo, cobrada uma taxa de registro de emisso na CVM, instituda pela Lei n 7.940/89 Tabela "D", em funo do valor e do tipo da operao pretendida, e limitada a 100.000 UFIR por registro:

Motivaes para Abertura de Capital

Captao de Recursos

Diversificao das fontes de financiamento. Readequao da estrutura de capital.

Aes como moeda de troca

Aquisio de outras empresas sem utilizar caixa.

Liquidez Patrimonial

Para Empreendedores, facilitando processos sucessrios e diversificao de investimentos. Para Investidores Capitalistas, possibilitando sada via mercado de capitais. Relacionamento com Fornecedores e Clientes. Reconhecimento em mercados interno e externo.

Imagem Institucional

ABERTURA DE CAPITAL

O QUE SO COMMODITIES?

Carlos Escssia

Palavra inglesa que significa mercadoria, usualmente utilizada nas relaes comerciais internacionais, que o intercmbio de vens e servios entre pases, resultante de sua especializao na diviso internacional do trabalho.

O termo commodities designa um tipo particular de mercadoria em estado bruto ou produto primrio de importncia comercial, como o caso do caf, da juta, do ch, do acar, do algodo, do cobre, do minrio de ferro, da soja, do estanho etc. Como ilustrao, podemos citar um exemplo prtico. As carnes de ovinos e caprinos so commodities. Alguns centros notabilizaram-se como importantes mercados desses produtos commodity exchange.

O que torna os produtos de base muito importantes na economia o fato de que, embora sejam mercadorias primrias, possuem cotao e "negociabilidade" globais; portanto, as oscilaes nas cotaes destes produtos de base tm impacto significativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes econmicos e at mesmo a pases. O mercado de derivativos surgiu como uma proteo aos agentes econmicos contra perdas provocadas pela volatilidade nas cotaes dos produtos de base.

Por serem o commodities produtos de grande importncia no mercado internacional, seus preos acabam sendo balizados pelas cotaes dos principais mercados, conhecidos como mercado de commodities, que so os centros financeiros onde so negociadas estas mercadorias. A quase totalidade das transaes realizada a termo, isto , acerta-se o preo, para pagamento e entrega da mercadoria em data futura, em geral 30, 60, 90 at 180 dias.

As bolsas de mercadorias desempenham um importante papel de mercado centralizador para as transaes do commodities, realizando negcios tanto com estoques existentes quanto com estoques futuros, exercendo um papel estabilizador no mercado, minimizando as variaes de preos provocadas pelas flutuaes da procura e reduzindo os riscos dos comerciantes. As bolsas de mercadorias so livres ou regulamentadas e seus regulamentos gerais ou particulares determinam as condies do seu funcionamento, aps aprovao por decretos ministeriais.

Na prtica as bolsas de mercadorias esto abertas apenas aos profissionais, os corretores de mercadorias. As cotaes so fixadas aps discusso entre eles, de maneira que a oferta se iguale procura. Existem duas espcies de cotaes: a do disponvel e a da entrega a prazo.

Atualmente, as principais bolsas de mercadorias so as de Chicago, Nova York e Londres, que regulam os preos de quase todo o comrcio internacional. No Brasil, a primeira bolsa de mercadoria foi a do Rio de Janeiro, inaugurada em 1912, na qual se faziam negcios com o caf, o acar e o algodo. No ano de 1920, a bolsa do Rio de Janeiro foi substituda pela bolsa de caf, que servia tambm para transaes de acar e algodo. Em 1913, o governo de So Paulo criou a bolsa de caf de Santos e, em 1917, abriu a bolsa de mercadorias de So Paulo.

Dinmica dos Preos das Commodities

Lcie Nara Dias Guimares* Snia Milagres Teixeira**

No sistema capitalista, o preo das mercadorias formado pelo jogo de mercado, atravs da livre negociao entre produtores e compradores. O setor agropecurio apresenta caractersticas que o classificam como um mercado que se aproxima da concorrncia perfeita. O baixo ndice de agregao de valor, suposta homogeneidade do produto e liberdade de participao aproximam o mercado da concorrncia perfeita. A sazonalidade da produo agropecuria outro fator que torna complexa essa situao, dados os ciclos de safra, grandes quantidades de produto, baixos preos se alternam com altos preos em momentos de entressafra. Entretanto, a formao de preos de produtos agropecurios, na maioria dos casos, em bolsas localizadas em pases consumidores, especializados na comercializao desses produtos, apresenta mecanismos prprios, fora da influncia direta do detentor da mercadoria, seja produtor, processador ou comerciante. Do lado da oferta, pases, regies, cidades, tomam os preos formados naquelas praas, como referncia para as negociaes locais.

Conforme Azevedo em Batalha (2001:71), para que uma mercadoria possa ser classificada como commodity ela dever obedecer a um padro internacional, ser entregue em datas acordadas por compradores e vendedores e ser armazenada ou vendida em unidades padronizadas. Assim, no Brasil, o preo dos produtos agropecurios ( commodities agropecurias) segue, na maioria das vezes, o movimento dos preos internacionais que esto subordinados s flutuaes do mercado mundial. Em perodos recentes, o aumento da oferta de produtos agropecurios derrubou as cotaes nos principais mercados internacionais, afetando os produtores brasileiros de commodities agropecurias. Segundo a Folha de So Paulo, no final de 2004, o movimento de baixa nas cotaes atingiu consideravelmente o preo do algodo, com reduo de 43,0%, a soja, 36,2%, o trigo em gro, 21,5% e o milho, 21,4%
1[1]

Alm da queda nas cotaes das commodities agropecurias, em nvel internacional, os produtores rurais brasileiros tambm enfrentaram outra situao que contribuiu para reduzir o preo das commodities, a valorizao da moeda brasileira frente ao dlar. Em Gois, a comercializao das commodities agrcolas neste ano (2005) tem sido crtica em relao aos perodos anteriores. Especialmente no mercado da soja em gro, vale relembrar fatos atpicos que marcaram a comercializao das trs ltimas safras. Em 2003 e 2004, problemas na comercializao levaram alguns produtores rurais a no cumprirem contratos antecipados da oleaginosa
2[2]

celebrados com agroindstrias. Conseguiram, atravs

de procedimentos judiciais, o direito de negociar livremente toda a produo de soja, no mercado, inclusive aquela antecipadamente contratada. Nesses casos, a quebra de contratos ocorreu porque o acordo antecipado de venda da soja foi negociado a um preo determinado, ainda no perodo do plantio. A elevao das cotaes do preo da soja no mercado mundial e ainda precria condio cambial brasileira, nesse perodo, condicionaram elevados preos da soja no mercado regional. No momento da colheita poca de entrega do produto s empresas e do recebimento do valor negociado a soja estava sendo comercializada, no mercado fsico, a um preo consideravelmente superior ao fixado em contratos no incio da operao. Em razo da mudana no ambiente negocial, das dificuldades de reavaliao dos contratos e da impossibilidade de obteno de ganho adicional, alguns agricultores se viram prejudicados e decidiram buscar solues em mbito judicial, obtendo xito. Como se podia prever, a inadimplncia dos contratos antecipados de soja refletiu negativamente em toda a cadeia produtiva. Prejudicou diretamente os agentes que romperam os acordos negociados e as agroindstrias compradoras de soja. Os produtores inadimplentes perderam reputao no mercado e as agroindstrias tiveram gastos extras com demandas judiciais e com a obteno de novos produtos no mercado fsico, para cobrir os contratos frustrados. Em certa medida, os demais produtores rurais tambm foram afetados. As reaes, ao rompimento de contratos, foram verificadas na safra 2004/2005. Algumas agroindstrias compradoras de soja decidiram restringir a compra

*Mestre em Agronegcio pela Universidade Federal de Gois. Professora universitria. E-mail: lucienara@uol.com.br. **PhD. Professora da Escola de Agronomia UFG e Gerente de Fomento Pesquisa, na Secretaria de Cincia e Tecnologia de Gois. E-mail: smilagres@sectec.go.gov.br [1] RISCO para o Agronegcio. Folha de So Paulo, So Paulo, 15 nov 2004. Folha Opinio. p. A2. [2] Esse tipo de contrato denominado contrato a termo. Em geral, so firmados quando um produtor e uma empresa (agroindstria, frigorfico ou cooperativa) negociam um preo de venda da commodity para entrega fsica futura, sendo que o produtor pode receber, ou no, o adiantamento de recursos. Esse tipo de transao conhecido como contrato antecipado de preo fixo, CPR (Cdula de Produto Rural) de gaveta, soja verde, contrato de permuta, entre outros.

antecipada da commodity em funo da inadimplncia contratual ocorrida nos anos anteriores. Outras resolveram no mais trabalhar com esse tipo de contrato em Gois atingidos. A comercializao da safra 2004/2005 foi prejudicada pela queda dos preos resultante da expanso da oferta internacional, e pela valorizao do Real frente ao Dlar, em 2005. Os produtores rurais perderam ao adquirir insumos importados ao dlar valorizado, na poca do plantio e, se viram obrigados a negociar a safra a preos muito menores que os das safras anteriores. Diante desse ambiente incerto e de fortes oscilaes de preos, vrios instrumentos de gerenciamento esto disponveis e precisam ser melhor elucidados no sentido de constituir ferramenta para os agentes do agronegcio, com vista a proteger contra oscilaes desfavorveis de preos. Discutimos aqui um desses instrumentos, o Mercado Futuro de Commodities Agropecurias. Mercado Futuro de Commodities Agropecurias O mercado futuro foi desenvolvido para reduzir os riscos de variao de preos das atividades econmicas, especialmente das agropecurias. Num ambiente instvel, propicia, de certa forma, seguro de preos, possibilitando garantia quanto aos efeitos negativos de suas oscilaes. Negociam contratos baseados em commodities agropecurias (boi, soja gro, caf, entre outras) alm de contratos de energia, ouro, taxa de cmbio, taxa de juros, ndices de aes entre outros. A operacionalizao nesses mercados ocorre atravs de contratos futuros, que so negociados em bolsas de futuros. Os contratos especificam quantidade, qualidade e preo firmados com o objetivo de entregar ou receber uma commodity, em data futura. Porm, no existe necessariamente a inteno de comercializar produtos fsicos nas bolsas de futuros. Na realidade, so negociados papis, ou seja, contratos que definem os preos futuros das mercadorias e vrios agentes se inserem modificando o resultado das negociaes. No Brasil, localiza-se em So Paulo a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) que iniciou suas atividades em 1986, negocia nove contratos futuros de commodities agropecurias: acar, lcool, algodo, bezerro, boi gordo, caf arbica, caf conillon, milho e soja. Para que um agente do agronegcio produtores, agroindstrias, frigorficos, cooperativas, exportadores - possa atuar em bolsa de futuros, dever estar devidamente cadastrado em uma corretora de futuros, com a qual firma um contrato de intermediao. Os agentes que utilizam as bolsas de futuros so classificados em trs categorias: os hedgers, os especuladores e os arbitradores. Quando um agente do agronegcio busca o mercado futuro para se defender contra variaes futuras adversas no preo de sua commodity, ele estar fazendo um hedge. Portanto, esse agente ser um hedger. Os hedgers so agentes econmicos que esto envolvidos em atividades de produo ou servios e que recorrem aos mercados futuros em busca de proteo. Os especuladores e os arbitradores so participantes que geralmente no possuem commodities e atuam nas bolsas assumindo riscos, comprando e vendendo contratos, para garantir ganhos financeiros. Tm importante papel nas bolsas, pois proporcionam liquidez s operaes, ampliando as possibilidades de fechamento dos contratos negociados. Alm disso, suas transaes interferem na formao dos preos futuros.
3[3]

. Dessa forma, todos os agentes do mercado foram

[3] Investnews on-line. Agribusiness: Indstria restringe compras de soja. Disponvel em: < http:// investnews.net/ultimasnoticias/default.asp?id_editoria=2345&id_noticia=461973>.Acesso em 27 set. 2004.

No caso das commodities agropecurias, o mercado futuro apresenta-se como ferramenta auxiliar e geralmente utilizado em conjunto com operaes do mercado fsico ou do mercado a termo. Analistas de mercado sugerem aos produtores rurais que negociem no mais que metade de sua produo em bolsa, para que o restante seja negociado livremente no mercado fsico, ou atravs de contratos a termo. A dinmica de funcionamento de um contrato futuro, na BM&F, pode ser mais bem esclarecida com um exemplo na Figura 1. Dados hipotticos mostram, de maneira simplificada, o desempenho de um contrato futuro que poderia ter sido realizado por um produtor rural, na BM&F. Nesse caso, em setembro de 2004, um produtor rural fechou um contrato de venda de soja em gro para vencimento em abril de 2005. Na bolsa, o funcionrio da corretora conseguiu fixar o preo de US$ 12,91 a saca de soja. Um contrato de soja em gro comporta 450 sacas
4[4]

. O produtor rural

avaliou que o preo fixado na bolsa, pelas 450 sacas, era satisfatrio para recebimento em abril de 2005. Ao fixar o preo de um contrato de soja, o produtor rural fez um hedge de venda e garantiu antecipadamente uma receita de US$ 5.809,50, que corresponde a 450 sacas de soja ou US$ 12,91 por saca de soja.
Figura 1 Dinmica de funcionamento do mercado futuro

12,99
12,91

Preo de ajuste 12,85 12,50 +0,49 12,20 +0,65 -0,35 10,95 +1,96
Fevereiro/05

por saca (US$)

Preo Travado = US$ 12,91 Hedge de venda


Dbitos e/ou crditos de ajustes dirios (US$)

Setembro/04

-0,08

Fonte: Elaborao da autora

At a data dos vencimentos dos contratos, os preos das commodities podem subir ou cair, acompanhando os fatores macro ou microeconmicos que influenciam o comportamento dos preos internacionais, nacionais e regionais. importante frisar que, quando se aproxima a data de vencimento dos contratos futuros ocorre uma convergncia de valores entre o preo futuro e o preo do mercado vista. No incio de 2005, percebendo que os preos da soja comearam a cair, o produtor rural ordenou sua corretora que se desvencilhasse do contrato futuro, antes do vencimento. Os contratos futuros prevem a possibilidade de encerramento antes do prazo de vencimento. Portanto, em fevereiro de 2005, a corretora liquidou o contrato do produtor rural, na bolsa. Na data de encerramento do contrato, o preo negociado para a soja era US$ 10,95 por saca, ou seja, US$ 4.927,50 por contrato (1 contrato x 450 sacas x US$ 10,95). Esse preo de liquidao do contrato era o mesmo que estava sendo negociado no mercado fsico, em funo da convergncia dos preos futuros e fsicos. No momento de finalizao do contrato futuro, o produtor vendeu a soja no mercado fsico pelo preo de US$ 10,95 a saca, totalizando US$ 4.927,50 (450 sacas x US$ 10,95). Entretanto, ao longo da vigncia do contrato, recebeu da bolsa US$ 1,96 por saca, garantindo o preo fixado no incio da operao - US$ 4.927,50 pela venda da soja no mercado fsico e mais US$ 882,00 da bolsa, perfazendo um total de US$ 5.809,50.
[4] BM&F. Derivativos Agropecurios. Disponvel em: < http://www.bmf.com.br/2004/pages/contratos1/contratos_agro_tabelas.asp >. Acesso em 20 junho 2005.

Conforme Figura 1, existe uma movimentao diria na bolsa, expressa pela diferena nos preos, equivalentes a crditos para o produtor rural. Na medida em que o preo da soja aumenta ou diminui, a bolsa vai ajustando a posio do produtor rural para que ele receba, no momento do encerramento do contrato, o valor fixado inicialmente, ou seja, US$ 12,91. importante lembrar que o exemplo vlido para as outras commodities agropecurias, pois o mecanismo de funcionamento do mercado futuro o mesmo. E se o preo da soja comeasse a se elevar no mercado? O valor fixado pelo produtor estaria garantido, sendo que, no encerramento do contrato, ele j teria repassado bolsa a diferena. Por exemplo, se em fevereiro de 2005 o preo da soja estivesse sendo negociado a US$ 13,50 a saca, o produtor deveria pagar bolsa o valor de US$ 0,59 (US$ 12,91 US$ 13,50), o que equivaleria a um total de US$ 265,50 (1 contrato x 450 sacas x US$ 0,59), mantendo o preo inicialmente acordado. Percebe-se que o contrato da soja em gro cotado em dlar na BM&F. Ento, em face da valorizao cambial ocorrida no perodo do exemplo apresentado, pode-se argumentar que o mercado futuro no garantiu, em moeda nacional, o valor fixado inicialmente. Para que o produtor garantisse o recebimento, em reais, do correspondente aos US$ 5.809,50, poderia utilizar a estratgia de fixar o cmbio. Fixando um contrato de soja e um contrato de dlar simultaneamente, o produtor estaria assegurando o valor que considerou satisfatrio para sua atividade, no incio da operao. Vrios outros detalhes devem ser analisados para atuao em bolsas de futuros. essencial conhecer o diferencial de preos entre a bolsa e o mercado fsico local, os custos diretos e indiretos dos contratos, as clusulas e caractersticas dos contratos, as regras de operacionalizao da bolsa e das corretoras, entre outros fatores. A utilizao do mercado futuro, no Brasil, vem crescendo paulatinamente, mas esse instrumento de proteo ainda no plenamente explorado. Em Gois, os produtores rurais praticamente desconhecem o mecanismo. Entretanto, para as empresas do agronegcio goiano, o mercado futuro utilizado freqentemente como ferramenta de gerenciamento de risco de preos.

Consideraes finais Dada sua importncia estratgica para a economia regional, deficincias no processo de comercializao de commodities agropecurias podem prejudicar todo o esforo empreendido na reduo de custos, nas empresas e na produo agrcola. Da mesma forma, a comercializao eficiente resulta em ganhos para toda a cadeia produtiva. O mercado futuro uma alternativa moderna determinante do gerenciamento dos riscos, preos e comercializao das commodities agropecurias. Para que esse instrumento cumpra as funes propostas, imprescindvel entender sua dinmica e funcionamento. Quando aliados aos contratos a termo, redundam em maiores benefcios cadeia produtiva. Os agentes trabalhariam com maior oferta de recursos, num ambiente com menor incerteza definindo estratgias em horizonte mais amplo. Referncias AZEVEDO, P. F. Comercializao deficiente, informalidade e risco de preos: o mesmo problema? Artigos Tcnicos de Derivativos Agropecurios. So Paulo: BM&F, n. 2, abril/maio/junho 2002. p.7-17. _______________. Comercializao de produtos agroindustriais. In: Gesto Agroindustrial. (Coord. Mrio O. Batalha). 2 ed. So Paulo: Atlas, 2001. v. 1. p.64-99. RISCO para o Agronegcio. Folha de So Paulo, So Paulo, 15 nov 2004. Folha Opinio. p.A2. Investnews on-line. Agribusiness: Indstria restringe compras de soja. Disponvel em : < investnews.net/ultimasnoticias/default.asp?id_editoria=2345&id_noticia= 461973>.Acesso em 27 set. 2004. http://

BM&F. Derivativos Agropecurios. Disponvel em: contratos1/contratos_agro_tabelas.asp >. Acesso em 20 jun 2005.

<

http://www.bmf.com.br/2004/

pages/

Vous aimerez peut-être aussi