Vous êtes sur la page 1sur 2

(B) apenas as afirmativas I e III esto corretas. (C) apenas as afirmativas I e II esto corretas.

(D) apenas as afirmativas II e III esto corretas. (E) todas as afirmativas esto corretas. PROVA - FSICA PROF. REGINALDO 1. Uma lmina bimetlica constituda de duas placas de materiais diferentes, M1 e M2, presas uma outra. Essa lmina pode ser utilizada como interruptor trmico para ligar ou desligar um circuito eltrico, como representado, esquematicamente, na figura I. Quando a temperatura das placas aumenta, elas dilatam-se e a lmina curva-se, fechando o circuito eltrico, como mostrado na figura II. A tabela ao lado mostra o coeficiente de dilatao linear de diferentes materiais. Considere que o material M1 o cobre e o outro, M2, deve ser escolhido entre os listados nessa tabela. Para que o circuito seja ligado com o menor aumento de temperatura, o material da lmina M2 deve ser o (A) ao. (B) alumnio. (C) bronze. (D) cobre. (E) nquel. 2. Sabendo-se que a dilatao linear de uma barra de certo material de comprimento inicial Lo, sujeita a uma variao de temperatura t dada pela expresso L= Lo t, considere as seguintes afirmativas. I Barras de diferentes materiais, sujeitas mesma variao de temperatura, podero sofrer a mesma variao de comprimento. II Para duas barras com diferentes coeficientes de dilatao, sujeitas mesma variao de temperatura, a que tiver o maior coeficiente de dilatao sempre sofrer uma maior variao de comprimento. III Para barras de mesmo material, sujeitas mesma variao de temperatura, quanto maior for o comprimento inicial da barra, maior ser a dilatao. Pode-se afirmar que: (A) apenas a afirmativa I est correta. 3. Uma lmina bimetlica construindo soldando-se uma lmina de cobre de coeficiente de dilatao linear 1= 17.10-6 C-1 e uma de zinco, cujo coeficiente de dilatao linear 2= 26.10-6 C-1. Na temperatura ambiente (25 C) a lmina est reta colocada na horizontal, como mostra a figura. Podemos afirmar que:

(A) a 60 C a lmina permanecer reta. (B) a 60 C a lmina se curvar para cima. (C) a 60 C a lmina se curvar para baixo. (D) ela se curvar para baixo a qualquer temperatura. (E) ela se curvar para cima a qualquer temperatura.

4. Um fio metlico est firmemente preso a duas paredes, tendo o formato e dimenses como mostra a figura. Quando esse fio for aquecido uniformemente, haver uma dilatao trmica do mesmo. Nesse caso o ponto P tender a deslocar-se em direo posio (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

5. muito comum acontecer de, quando copos iguais so empilhados, colocandose um dentro do outro, dois deles ficarem emperrados, tornando-se difcil separlos. Considerando o efeito da dilatao trmica, pode-se afirmar que possvel retirar um copo de dentro do outro se: (A) os copos emperrados forem mergulhados em gua bem quente. (B) no copo interno for despejada gua quente e o copo externo for mergulhado em gua bem fria. (C) os copos emperrados forem mergulhados em gua bem fria. (D) no copo interno for despejada gua fria e o copo externo for mergulhado em gua bem quente.

(E) no possvel separar os dois copos emperrados considerando o efeito de dilatao trmica. 6. O fato de barras de ferro contidas em uma viga de concreto no provocarem rachaduras no concreto explica-se pela semelhana que existe entre os valores do: (A) calor especfico desses materiais. (B) calor de fuso desses materiais. (C) coeficiente de condutividade trmica desses materiais. (D) coeficiente de dilatao linear desses materiais. (E) coeficiente de atrito desses materiais. 7. Considere uma arruela de metal com raio interno r0 e raio externo R0, em temperatura ambiente, tal como representado na figura abaixo. Quando aquecida a uma temperatura de 200C, verifica-se que: (A) o raio interno r0 diminui e o raio externo R0 aumenta. (B) o raio interno r0 fica constante e o raio externo R0 aumenta. (C) o raio interno r0 e o raio externo R0 aumentam. (D) o raio interno r0 diminui e o raio externo R0 fica constante. (E) o raio interno r0 aumenta e o raio externo R0 fica constante. 8. O coeficiente de dilatao trmica do alumnio (Al) , aproximadamente, duas vezes o coeficiente de dilatao trmica do ferro (Fe). A figura mostra duas peas onde um anel feito de um desses metais envolve um disco feito do outro. temperatura ambiente, os discos esto presos aos anis. Se as duas peas forem aquecidas uniformemente, correto afirmar que (A) apenas o disco de Al se soltar do anel de Fe. (B) apenas o disco de Fe se soltar do anel de Al. (C) os dois discos se soltaro dos respectivos anis. (D) os discos no se soltaro dos anis. (E) S acontecer algo de resfriarmos as peas.

9. Voc enche totalmente o tanque de gasolina de seu carro e o estaciona ao sol. Ao voltar, verifica que certa quantidade de gasolina derramou. Ento voc conclui que: (A) s a gasolina se dilatou; (B) a quantidade de gasolina derramada representa sua dilatao real. (C) a dilatao real da gasolina foi maior que a do tanque; (D) o tanque se dilatou mais que a gasolina (E) o coeficiente de dilatao da gasolina menor que o coeficiente de dilatao volumtrica do material do tanque. 10. Quando um frasco completamente cheio de lquido aquecido, este transborda um pouco. O volume do lquido transbordado mede: (A) a dilatao absoluta do lquido; (B) a dilatao absoluta do frasco; (C) a dilatao aparente do frasco; (D) a dilatao aparente do lquido; (E) a dilatao do frasco mais a do lquido.

Vous aimerez peut-être aussi