Vous êtes sur la page 1sur 1

XXXII Domingo do tempo comum [C] 2 Macabeus 7, 1-2.

9-14; 2 Tessalonicenses 2, 16-3, 5; Lucas 20, 27-38 Deus no Deus de mortos

uniu na terra, como poderia separ-los no cu? Toda uma vida juntos pode acabar em nada sem que se desminta o sentido da vida aqui embaixo, que o de preparar a vinda do Reino, os cus novos e a terra nova? a prpria Escritura no s o natural desejo dos esposos que apia esta esperana. O matrimnio, diz a Escritura, um grande sacramento porque simboliza a unio entre Cristo e a Igreja (Ef 5, 32). possvel, ento, que desaparea precisamente na Jerusalm celeste, onde se celebra o eterno banquete nupcial entre Cristo e a Igreja, do que aquele imagem? Segundo esta viso, o matrimnio no acaba totalmente com a morte, mas se transfigura, espiritualiza-se, subtrai-se a todos os limites que marcam a vida na terra, como que, no demais, no se esquecem dos vnculos existentes entre pais e filhos ou entre amigos. O prefcio da missa dos defuntos da liturgia diz que com a morte a vida no acaba, apenas se transforma; o mesmo se deve dizer do matrimnio, que parte integrante da vida. Mas o que dizer de quem teve uma experincia negativa, de incompreenso e de sofrimento, no matrimnio terreno? No para eles motivo de medo, mais que de consolo, a idia de que o vnculo no se rompa nem com a morte? No, porque no passo desde o tempo eternidade o bem permanece, o mal cai. O amor que os uniu, talvez por breve tempo, persiste; no os defeitos, as incompreenses, os sofrimentos causados reciprocamente. Muitssimos cnjuges experimentaro s quando se renam em Deus o amor verdadeiro entre si e, com ele, o gozo e a plenitude da unio que no desfrutaram na terra. tambm a concluso de Goethe sobre o amor entre Fausto e Margarida: s no cu o inalcanvel (ou seja, a unio plena e pacfica entre duas criaturas que se amam) ser realidade. Em Deus tudo se entender, tudo se desculpar, tudo se perdoar.

Em resposta pergunta capciosa dos saduceus sobre o destino da mulher que teve sete maridos na terra, Jesus reafirma sobretudo o fato da ressurreio, corrigindo, por sua vez, a representao materialista e caricaturesca que os saduceus tm dela. A bem-aventurana eterna no simplesmente uma potenciao e prolongamento das alegrias terrenas, com desfrutes da carne e da mesa. A outra vida realmente outra vida, uma vida de qualidade diferente. , sim, o cumprimento de todas as esperanas que o homem tem sobre a terra e infinitamente mais , mas em um nvel diferente. Os que forem julgados dignos da ressurreio dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se do em casamento; e j no podero morrer, pois sero iguais aos anjos. Na parte final do Evangelho, Jesus explica o motivo pelo qual deve haver vida depois da morte. Que os mortos ressuscitam, Moiss tambm o indicou na passagem da sara, quando chama o Senhor de o Deus de Abrao, o Deus de Isaac e o Deus de Jac. No um Deus de mortos, mas de vivos, porque para ele todos vivem. Onde est nisso a prova de que os mortos ressuscitam? Se Deus se define como o Deus de Abrao, o Deus de Isaac e o Deus de Jac e um Deus de vivos, no de mortos, ento quer dizer que Abrao, Isaac e Jac vivem em algum lugar, ainda que, no momento em que Deus fala a Moiss, aqueles esto mortos h sculos. Interpretando de maneira errada a resposta que Jesus d aos saduceus, alguns sustentaram que o matrimnio carece de toda continuidade no cu. Mas com essa frase Jesus rejeita a idia caricaturesca que os saduceus apresentam do mais alm, como se fosse uma simples continuao das relaes terrenas entre os cnjuges; no exclui que estes possam reencontrar, em Deus, o vnculo que os uniu na terra. possvel que dois esposos, aps uma vida que os associou a Deus no milagre da criao, na vida eterna, j no tenham nada em comum, como se tudo estivesse esquecido, perdido? Isso no estaria em contradio com a palavra de Cristo de que no se deve dividir o que Deus uniu? Se Deus os

E o que dizer de quem esteve legitimamente casado com vrias pessoas, como os vivos e as vivas que voltaram a contrair matrimnio? (foi o caso apresentado a Jesus dos sete irmos que haviam tido, sucessivamente, a mesma mulher como esposa). Tambm para eles devemos repetir o mesmo: aquilo que houve de autntico amor e doao com cada um dos esposos ou das esposas, sendo objetivamente um bem e vindo de Deus, no ser suprimido. L em cima no haver rivalidades no amor ou cimes. Estas coisas no pertencem ao amor verdadeiro, mas ao limite intrnseco da criatura.

Vous aimerez peut-être aussi