Vous êtes sur la page 1sur 9

Ficha Formativa de Cincias Fsico-qumicas

7 Ano

Outubro

Nome: ________________________________________________________ Data: _________________________________________________________

Parte I - Universo

1. Completa as frases, tornando-as cientificamente corretas, utilizando as seguintes palavrachave: Via Lctea Constelaes astros Astronomia Big Bang estrelas superenxames Buracos negros Planetas galxias

A ______________ a cincia que estuda o Universo. O Universo o conjunto de todos os _______________ e do espao vazio existente entre eles. Atualmente, a teoria do ______________ a que tem aceitao na comunidade cientfica, para explicar a origem do Universo. Este constitudo por _______________ que se podem agrupar em enxames e estes, por sua vez, agrupam-se em ____________________. O Sistema solar situa-se na galxia ________________ tambm conhecida por Estrada de Santiago. As _________________ so os astros em maior abundncia no Universo, sendo corpos luminosos que se formam a partir de Nebulosas. Na fase final da sua vida, certas estrelas originam __________________, os quais so corpos muito densos que no deixam escapar a prpria luz. Alm das estrelas, existem outros astros, por exemplo, os _______________ sendo a Terra um exemplo. As _______________ so grupos de estrelas que quando vistas a partir da Terra e unidas por linhas imaginrias parecem representar figuras.

Contas e Contos

2. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras ou falsas e corrige as falsas sem ser pela negativa.

A- A Via Lctea um enxame de galxias. ____ B- O Universo constitudo por cerca de 30 galxias C- O Universo formou-se h cerca de l5 mil milhes de anos. ___ D- A Teoria que explica a origem do universo designa-se por Big- bang. ___ E- Os planetas so corpos com luz prpria e cintilante.____

3. Os Astrnomos utilizam Mapas Celestes para identificarem as constelaes e as estelas mais brilhantes. A figura seguinte mostra uma pequena parte de um mapa celeste utilizado numa dada poca do ano no Hemisfrio Norte

3.1. O que so constelaes?

3.2. Identifica as constelaes representadas pelas letras A e B. A - _____________; B - _____________.

3.3. Em que constelao se encontra a estrela polar?

Contas e Contos

3.4. Qual a importncia da estrela Polar para os habitantes do hemisfrio norte?

4. Faz a correspondncia entre cada objecto celeste apresentado na coluna l com a afirmao da coluna II que melhor o caracteriza.

A - ____; B - ____; C - ____; D - ____; E - ____.

5. A figura seguinte mostra uma galxia que apresenta forma idntica nossa.

5.1. O que so galxias?

5.2. Como se chama a nossa galxia?

5.3. Qual a forma da nossa galxia?

Contas e Contos

5.4. Que outras formas das galxias conheces?

5.5. Desenha a nossa galxia, vista de lado e de cima, e situa nela o nosso sistema solar?

5.6. Por que razo ainda no foi possvel fotografar a nossa galxia?

5.7. Completa as frases que se seguem: As galxias encontram-se no Universo agrupadas, constituindo os chamados _________________ de galxias. A nossa galxia pertence a um agrupamento de galxias designado por ______________ que formado por cerca de _______ galxias.

6. Coloca por ordem crescente de dimenses os seguintes objectos celestes: Sol; Grupo Local, Via Lctea; sistema Solar.

7. A unidade astronmica (UA) uma unidade de distncia em Astronomia. 7.1. Qual a distncia mdia da Terra ao Sol em unidades astronmicas? Assinala com uma cruz a opo correta. A. 150000000 UA B. 1,5 UA; C. 300000000 UA D. 1,0 UA.

8. A distncia de Pluto ao Sol 39,5 UA. 8.1. qual o significado deste valor com base na definio de unidade astronmica?

Contas e Contos

9. A estrela Capela, situada na constelao do Cocheiro, dista da Terra 45 anos-luz. Quanto tempo demora a luz emitida pela estrela a chegar Terra?

10. Os astrnomos costumam exprimir as distncias no Universo em:

Completa as seguintes frases, utilizando as unidades das distncias no Universo. A - Quando se medem distncias dentro do Sistema Solar utiliza-se a unidade de medida ____________. B - Fora do Sistema Solar utiliza-se a unidade de medida ______________

11. A Estrela Polar uma estrela que se encontra muito distante da Terra. Segundo alguns astrnomos, ela encontra-se a cerca de 680 a.L. da Terra. 11.1. Seleciona .a frase que traduz correctamente a afirmao anterior:

11.2 - Sabendo que um ano-luz aproximadamente, 1a.L. = 9,5 bilies de Km e que a distncia da Estrela Polar Terra 680 a.L., calcula o valor dessa distncia em Km.

Contas e Contos

11.3. A Estrela Polar est distncia de 252 pc da terra. Indica h quanto tempo saiu da Estrela Polar a luz que vs quando, noite, olhas para essa estrela, sabendo que 1 pc = 3,26 a. L. . apresenta todos os clculos efetuados

12. Faz a correspondncia entre as colunas I e II. Coluna I A. Sol B. Lua C. Saturno D. Cometas E. Asterides F. Meteoros G. Meteoritos H. Estrelas Coluna II 1. So pequenos planetas que se situam, em grande parte, numa faixa entre Marte e Jpiter 2. So fragmentos de rocha que se tornam incandescentes quando entram na atmosfera terrestre. 3. um satlite natural 4. um corpo luminoso 5. Possuem um ncleo que, quando se aproxima do Sol, origina uma cabeleira e uma cauda 6. Gira em torno do Sol e um corpo iluminado. 7. Astros com luz prpria 8. Fragmentos de rocha que penetram a atmosfera e atingem a superfcie do planeta.

Contas e Contos

Parte II Sistema Solar

13. A figura 1 representa um esquema da constituio do Sol. Faz a legenda da figura.

A - ________ B - ________ C - ________ B - _________

14. Observa a figura seguinte e responde s questes.

14.1. Faz a legenda da figura.

Contas e Contos

14.1.1. Que nome se d a Pluto?

14.2. Indica a constituio do sistema solar.

14.3. Indica o que separa os planetas interiores dos exteriores. Onde se situa?

14.4. Distingue planeta de estrela.

14.5. Explica por que que o Sol tem luz prpria.

14.6. O que um meteorito?

14.7. Qual o planeta do sistema Solar que tem maior temperatura superfcie?

15. Considera os perodos de rotao e de translao de alguns planetas do sistema solar como se indica no quadro.

Planeta Marte Terra Saturno Jpiter Vnus

Perodo de Rotao 24h37m 23,93h 10h14m 9h30m50s 243 dias

Perodo de Translao 687 dias 365,2 dias 29,5 anos 12 anos 225 dias

15.1. Completa as frases seguintes de forma a torn-las cientificamente corretas.


Contas e Contos 8

A. Todos os planetas principais do Sistema Solar realizam um movimento de __________________ em torno do Sol, no sentido ___________ e um movimento de __________________ em torno de de si mesmo, em torno de um _______ ________. B. Vnus tem um movimento de rotao no sentido _______.

15.2. Diz o que entendes por movimento de rotao e por movimento de translao?

15.3. Entre os planetas indicados no quadro indica: 15.3.1. O planeta que executa mais rapidamente o seu movimento de rotao.

15.3.2. O planeta que roda mais lentamente sobre o seu eixo.

15.3.3. O planeta que gira mais rapidamente em torno do Sol.

15.4. Quantas voltas d a Terra em torno do Sol enquanto Jpiter d apenas uma?

15.5. Comenta a afirmao: Um dia de vnus maior que o seu prprio ano

Contas e Contos

Vous aimerez peut-être aussi