Vous êtes sur la page 1sur 5

374

ENSINO DE ENFERMAGEM EM PORTUGAL: CONTRIBUTOS PARA A SUA HISTRIA


Felismina Rosa Parreira Mendes1, Maria de Ftima Mantovani2

RESUMO: Trata-se de uma reflexo sobre o ensino de Enfermagem em Portugal. O objetivo foi identificar os marcos histricos centrais da evoluo do ensino de Enfermagem em Portugal at finais do sculo XX. A enfermagem neste pas nasceu sob o domnio da profisso mdica e atrelada a hospitais, onde sempre esteve atrelada. Durante a maior parte do sculo 20, foi encarada como profisso de abnegadas e submissas a desempenhar tarefas auxiliares do mdico e com formao em nvel de ensino bsico. Com a Revoluo dos Cravos, em 1974, a profisso passou a ter trs nveis, sendo exigida maior escolaridade para frequentar o curso, com vistas a preparar enfermeiros para participarem do planejamento do pas. Com a criao da Ordem dos Enfermeiros, a enfermagem e o ensino ganharam estatuto e foram se autonomizando do poder mdico. Um outro passo decisivo nessa direo foi dado em 1999 quando o ensino de enfermagem se tornou, definitivamente, de nvel superior. PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Histria; Prtica profissional; Enfermagem.

NURSING TEACHING IN PORTUGAL: CONTRIBUTIONS TO ITS HISTORY


ABSTRACT: This article focuses on nursing teaching in Portugal. The objective is to identify the landmarks in its evolution until the end of the 21th century. Nursing profession in Portugal was originally related to the medical activity and was mostly practiced in a hospital setting. During the most part of the 20th century, nursing was treated as an occupation of devoted and submissive women, with basic education, whose only role was to help doctors with patient care. After the Carnation Revolution, in 1974, the nursing profession was taught in three levels and students should have reached a higher education level to attend the nursing course, because these professionals should be prepared to participate in the countrys planning. The creation of the Nursing Board conferred an autonomous status to this profession. Another decisive step toward nursings independence was taken in 1999 when nursing began to be taught at a graduate level. KEYWORDS: Teaching; History; Professional practice; Nursing.

ENSEANZA DE ENFERMERA EN PORTUGAL: CONTRIBUCIONES PARA SU HISTORIA


RESUMEN: Se trata de una reflexin sobre la enseanza de la Enfermera en Portugal. El objetivo fue identificar los marcos histricos centrales de la evolucin de la enseanza de la Enfermera en Portugal hasta finales del siglo XX. La enfermera en este pas naci sobre el dominio de la profesin mdica y vinculada a hospitales, donde siempre estuvo ligada. Durante la mayor parte del siglo 20, fue vista como profesin de abnegadas y sumisas, a desempear tareas auxiliares del mdico y con graduacin en nivel de enseanza bsica. Con la Revolucin de los Claveles, en 1974, la profesin pas a tener tres niveles, siendo exigida una formacin ms avanzada para frecuentar el curso, con el fin de preparar enfermeros para participar de la planificacin del pas. Con la creacin de la Orden de los Enfermeros, la enfermera y la enseanza ganaron estatuto y fueron adquiriendo autonoma del poder mdico. Otro paso decisivo en esta direccin fue dado en 1999, cuando la enseanza de la enfermera se volvi, definitivamente, de nivel superior. PALABRAS CLAVE: Enseanza; Historia; Prctica profesional; Enfermera.
1 Enfermeira. Doutora em Sociologia. Professora Coordenadora da Universidade de vora-UE-Portugal. Investigadora do Centro de Investigao de Estudos em Sociologia-CIES do Instituto Superior de Cincias do Trabalho-ISCTE e da Empresa de Lisboa. Colaboradora do Centro Investigao em Cincias e Tecnologias da Sade-CICTS-UE. 2 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal do Paran-UFPR. Membro do Grupo de Estudos Multiprofissional em Sade do Adulto-GEMSA-UFPR. Pesquisadora Convidada do CICTS-UE.

Autor correspondente: Felismina Rosa Parreira Mendes Largo Senhor da Pobreza, s/n - 7000-811 - vora-Portugal E-mail: fm@uevora.pt

Recebido: 15/05/09 Aprovado: 28/06/09

Cogitare Enferm 2009 Abr/Jun; 14(2):374-8

375

INTRODUO Ao final do sculo XIX, as presses exercidas pelas descobertas cientficas e as transformaes polticas e sociais que puseram em causa o antigo sistema de sade em Portugal abriram o debate da enfermagem laica versus religiosa. A partir do avano cientfico do sculo XIX tornou-se imperiosa a formao de enfermeiras com o domnio dos conhecimentos de princpios de higiene, submissas ao mdico e administrao hospitalar, que conhecessem e respeitassem os limites das suas funes. No bastasse a moral de devoo e abnegao, para a afirmao profissional, sua formao era deficiente e este era o aspecto que se destacava nas enfermeiras desta poca(1). Foi neste contexto que surgiram os primeiros cursos destinados a preparar tecnicamente as enfermeiras para as novas necessidades resultantes das mudanas que se operavam nos hospitais, nas polticas de sade e na medicina(2). Surgiram nos hospitais das grandes cidades portuguesas (Lisboa, Porto e Coimbra) onde a enfermagem era laica, apesar de todas as tentativas para introduo de religiosas. Emboras as ordens religiosas tenham sido abolidas em 1834, a partir de 1850 muitas congregaes se instalaram em Portugal com o fim de fundar escolas, hospitais e outras instituies de assistncia, sobretudo no norte do pas(3). No entanto, sempre que era posta em causa a competncia, a capacidade de dedicao e abnegao das enfermeiras laicas, as associaes e os sindicatos tomavam posio, refutando todas as acusaes feitas pelos defensores da enfermagem religiosa e censurando o proselitismo religioso exercido junto dos doentes:
A blusa branca deve representar para o doente uma blindagem que o ponha a coberto de tudo quanto no sejam os cuidados e funes [...] inerentes enfermagem. A enfermagem no catlica, protestante ou israelita; simples e unicamente enfermagem e s enfermagem [...] tudo quanto no seja assim atentatrio da dignidade e da liberdade e a enfermagem de cunho religioso perniciosa e inconcebvel nos tempos que correm(4:23).

autoridade/modelo mdico(5). A moderna enfermagem foi construda pelos mdicos dos hospitais que sentiam necessidade de assistentes clinicamente melhor qualificadas (5). Portanto, buscar aspectos na histria do ensino da enfermagem portuguesa possibilita o descortinar da trajetria evolutiva da mesma e os caminhos percorridos para seu reconhecimento como uma profisso de nvel superior. O objetivo deste artigo identificar os marcos centrais da evoluo do ensino de Enfermagem em Portugal at finais do sculo vinte. OS PRIMEIROS CURSOS DE ENFERMAGEM Em finais do sculo XIX, quase todo o pessoal admitido para servir os doentes era analfabeto e apenas alguns hospitais se preocupavam em dar-lhes, ocasionalmente, alguma formao emprica. A necessidade de formar trabalhadores de enfermagem foi sentida, sobretudo, nos hospitais das trs maiores cidades, onde se ministrava o ensino oficial da medicina: Lisboa, Porto e Coimbra(2). Os primeiros cursos de enfermagem (6) realizados em Portugal datam de 1881, 1886 e 1887 respectivamente, nos hospitais das cidades referidas. Nestes cursos era fornecida instruo prtica e para tal foram elaborados manuais, com apontamentos das lies, os quais explicitavam as mltiplas atividades que as enfermeiras deviam dominar, como por exemplo:
[..]. levar ao banho, s costas, os doentes [] para os lavar, levar todas as refeies s enfermarias, varrer e limpar estas e fazer as camas, vigiar enfermos [] chamar o Vigrio [] amortalhar os cadveres [] despejar e limpar diariamente os tanques dos banhos [] ter sempre limpos os urinis e bacios, bem como os pcaros dos xaropes e purgas [](7:99).

No fundo, o que todas as associaes profissionais da poca contestavam era o exerccio da enfermagem por indivduos no habilitados e a defesa do emprego. At o final do sculo XIX, percebese a filiao dupla da enfermagem: a religiosa (servir um ideal, seguir uma vocao) e a mdico-tcnica (capacidade de execuo). De um lado o peso da herana de um modelo religioso e do outro a submisso

No sculo XX (1901) foi fundada a Escola de Enfermagem com sede no Hospital de S. Jos como Escola Profissional de Enfermagem e passou a ministrar um Curso Bsico com a durao de um ano e um Curso Completo com dois anos de durao que funcionava nas prprias instalaes do hospital(7). A partir da, foram surgindo novas Escolas, muitas delas geridas por ordens religiosas ou fundaes privadas, com formao centrada no domnio da prtica, na primeira parte do Curso. A nfase era dada para a destreza e percia manuais e a enfermeira seria um misto de bondade, habilidade e obedincia(4). A Escola de Enfermagem de S. Vicente de Paulo-Lisboa foi fundada por Eugnia Tourinho, em

Cogitare Enferm 2009 Abr/Jun; 14(2):374-8

376

1937, religiosa brasileira, diplomada na Frana. O curso tinha trs anos, com matrias de natureza humanstica, como higiene mental, psicologia, sociologia entre outras e foi inovadora para a poca(4,7). Trs anos mais tarde e seguindo esta linha de inovao foi criada, pelo Ministrio da Educao Nacional, a Escola Tcnica de Enfermeiras do Instituto Portugus de Oncologia - Lisboa. Pretendia-se formar enfermeiras altamente qualificadas, capazes de participar, pela sua competncia cientfica, tcnica e humana, na melhoria da assistncia de sade. Com um curso de trs anos e exigindo como habilitao mnima, o correspondente a nove anos de escolaridade, esta escola teve reconhecidamente um papel relevante na evoluo do ensino de enfermagem em Portugal, sob orientao da Fundao Rockfeller(7-8). A PRODUO LEGISLATIVA E A EVOLUO DO ENSINO DE ENFERMAGEM Foi j durante o Estado Novo que se procedeu reforma do ensino e da prtica de enfermagem(9), com a publicao do Decreto-Lei n. 31913, de 12 de maro de 1942 (10) . Este imps a proibio de casamento s enfermeiras, medida inspirada no modelo fascista italiano e que s seria revogada mais de vinte anos depois, em 1963. Neste contexto, e durante a dcada de 40, a enfermagem portuguesa era uma espcie de sacerdcio de dedicao e sacrifcio pela vida e sade alheias em que a ordem do dever estava sempre presente. Muitas vezes, a enfermagem, foi vista como um passo propedutico para o futuro mdico que devia fazer um estgio como enfermeiro no qual aprenderia a fazer uma cama, a vestir e despir um doente, a fazer um cataplasma, a preparar uma tisana (infuso), a pr um vesicatrio, sanguessugas e ventosas, a sangrar, a dar um clister e uma massagem. Em suma, aprender e mostrar que sabia o que era a prtica e a virtude de um enfermeiro dcil e afvel(4). Com a legislao de 1952(11) seria finalmente organizado o ensino de enfermagem nas Escolas oficiais. O objetivo desta nova alterao legislativa era formar e preparar melhores profissionais para trabalharem em servios hospitalares e de Sade Pblica. A partir da, passaram a existir trs cursos distintos: Curso de Enfermagem Geral com trs anos de durao; Curso de Auxiliares com um ano e meio; Curso Complementar de Enfermagem e era exigida a escolaridade de 6 anos, 4 anos e 9 anos respectivamente.

O ensino passou a ser ministrado em Escolas de Enfermagem, oficiais ou particulares, s quais foi concedida autonomia tcnica e administrativa. Os Monitores (enfermeiros Professores) passaram a ter uma preparao especfica com a criao do Curso Complementar de Enfermagem (que na prtica correspondia a uma ps-graduao em pedagogia ou gesto de enfermagem). O ensino passou a ser distribudo por aulas tericas, aulas prticas e estgios com frequncia obrigatria. Entretanto, em 1965 houve uma reforma do ensino de enfermagem. Nesta reforma destacam-se os seguintes aspectos: exigncia de 9 anos de escolaridade para a admisso ao Curso de Enfermagem Geral, formao mais equilibrada e a orientao das enfermeiras para diversas reas de trabalho, com a nfase na pedagogia participativa e ativa. Apelava-se a que os hospitais de centros curativos se convertessem em centros de educao das populaes para a preveno da doena e para a promoo da sade e bem-estar social; recomendavase tambm que os exames passassem a centrar-se mais em aspectos da enfermagem, em detrimento de matrias do foro mdico, possibilitando com isso o ganho de maior autonomia e especificidade, abrindo-se assim s influncias internacionais (e nomeadamente s orientaes da Organizao Mundial de Sade e do Conselho Internacional de Enfermeiros)(7). Tal como toda a sociedade portuguesa, tambm o ensino de enfermagem no passou inclume pelas transformaes do 25 de Abril de 1974. A reforma seguinte do ensino de Enfermagem deu-se em 1976 e resultou de um trabalho conjunto de Escolas, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e Associao Portuguesa de Enfermeiros, que efetuaram a reviso curricular do Curso de Enfermagem(7). Em 1976 foi publicado o novo regulamento dos rgos de gesto das escolas de enfermagem e s em 1979 passou a ser exigida como habilitao mnima para a admisso ao curso de enfermagem geral o correspondente ao atual 11 ano de escolaridade. Uma das ltimas alteraes no ensino da enfermagem, foi a sua integrao no Ensino Superior Politcnico-ESP, sob a dupla tutela do Ministrio da Educao e do Ministrio da Sade, que ocorreu em 1988(7). A partir dessa data as escolas de enfermagem, transformadas em Escolas Superiores de Enfermagem, passaram a conferir os graus de Bacharel (Ensino Politcnico em Portugal) e de Estudos Superiores Especializados (em Enfermagem Comunitria, Sade

Cogitare Enferm 2009 Abr/Jun; 14(2):374-8

377

Materna e Obstetrcia, Sade Infantil e Pediatria, Sade Mental e Psiquiatria, Reabilitao e Mdico-Cirrgica). Cada uma organizou o seu prprio plano curricular(12). Com a integrao no ESP, abriu-se s escolas de enfermagem a oportunidade de conquistar a vertente da autonomia que lhes faltava: a cientfica. Esta passou tambm pela valorizao dos docentes e pelo desenvolvimento da investigao cientfica, ainda incipiente. No incio dos anos 90 os docentes passaram a integrar a carreira do ESP sendo exigida formao acadmica, obrigando-os a dar incio a um processo de formao em mestrados e doutorados nas universidades portuguesas e estrangeiras. Esse movimento se mantm na atualidade(13). Em finais do sculo XX (1997), a criao da Ordem dos Enfermeiros (14) veio contribuir decisivamente para o desenvolvimento da Enfermagem como prtica profissional cada vez mais complexa e diferenciada. Vem afirmar como uma comunidade profissional e cientfica da maior relevncia no funcionamento do sistema de sade. Ainda, na garantia do acesso da populao a cuidados de sade de qualidade e, indiretamente, pressionar o ensino de enfermagem para dar resposta formao, cada vez mais exigente, dos enfermeiros portugueses. Em 1999 o Ministrio da Cincia e Ensino Superior aprovou a criao do Curso de Licenciatura em Enfermagem, assim chamados os cursos de graduao superior no pas, e dos Cursos de PsLicenciatura de Especializao em Enfermagem, antes denominados Cursos de Especializao em Enfermagem(15). Com esta alterao, muitas Escolas passaram a integrar os Institutos Politcnicos da sua rea de insero, outras s Universidades da respectiva rea geogrfica e outras ainda, sofreram processos de fuso, mantendo-se como Escolas Superiores no integradas caso das escolas das trs maiores cidades portuguesas (Lisboa, Porto e Coimbra). COMENTRIOS FINAIS O ensino da enfermagem em Portugal teve um percurso complicado, por vezes at conflituoso, no sendo fcil separ-lo da sua prtica porque se interligam e influenciam mutuamente. Desde a criao do primeiro Curso e da primeira Escola de Enfermagem h mais de um sculo, at sua integrao no sistema educativo nacional, um longo caminho foi percorrido. Iniciou com a necessidade de mo-de-obra barata, durante muitos anos o hospital foi o nico local

de formao das enfermeiras e os mdicos os seus mentores. Mudanas foram desencadeadas com o ensino da sade pblica/comunitria, a autonomia do ensino comeou quando as enfermeiras passaram a intervir no processo da constituio do currculo e, por essa via, adquiriram uma posio central na aprendizagem. A integrao no Ensino Superior Politcnico, com a formao de bachareis em Enfermagem, a criao de licenciaturas e a agregao de vrias escolas s universidades, sedimentou uma nova etapa da profisso em Portugal. A criao da Ordem dos Enfermeiros foi o contributo decisivo para o desenvolvimento do ensino e da prtica de Enfermagem, j no final do sculo XX, quando em 1999, finalmente, houve a criao das licenciaturas em Enfermagem e agregao de vrias Escolas s Universidades. REFERNCIAS
1. Nvoa A. Le Temps des Professeurs. Analyse sociohistorique de la profession enseignante au Portugal (XVIII-XIX sicles). Lisboa: Instituto Nacional de Investigao Cientfica, 1987. Graa L, Henriques AI. Evoluo da prtica e do ensino de enfermagem em Portugal. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, Escola Nacional de Sade Pblica, Textos sobre Sade e Trabalho; 1999. p. 62-78. Oliveira Marques A. Histria de Portugal. 2 ed. Lisboa: Palas; 1976. Soares MI. Da blusa de brim touca branca contributos para a histria da enfermagem em Portugal (1880-1950). Lisboa: EDUCA, APE; 1997. Nunes L. Um olhar sobre o ombro enfermagem em Portugal (1881-1998). Loures: Lusocincia; 2003. Ferreira C. Administrao da sade em Portugal apontamentos para anlise. Rev Port Sade Publ. 1986 Jan/Jun;1 e 2:135-58. Nogueira MA. Histria da enfermagem. 2 ed. Porto: Salesianas; 1990. Ferreira FA. Histria da sade e dos servios de sade em Portugal. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian; 1990. Decreto-Lei n. 31913 de 12 de maro de 1942. Dispe sobre a proibio do casamento para as enfermeiras e

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

Cogitare Enferm 2009 Abr/Jun; 14(2):374-8

378

d outras providncias. Dirio da Repblica de Portugal, I Srie, Lisboa. 12 de maro 1942. 10. Decreto-Lei n. 32602 de 31 de dezembro de 1942. Regulamenta o ensino da prtica de enfermagem. Dirio da Repblica de Portugal, I Srie, Lisboa. 31 de dezembro 1942. 11. Decreto-lei n. 38884 de 28 de agosto de 1952. Regulamenta a reforma do ensino de enfermagem. Dirio da Repblica de Portugal, I Srie, Lisboa. 28 de agosto de 1952. 12. Decreto-lei n. 480 de 23 de dezembro de 1988. Regulamenta a integrao do curso de enfermagem no sistema educativo superior politcnico. Dirio da Repblica de Portugal, I Srie, Lisboa. 23 de dezembro 1988. 13. Decreto-Lei n. 166 de 5 de agosto de 1992. Define o regime aplicvel ao pessoal docente das escolas superiores de enfermagem. Dirio da Repblica de Portugal, I Srie, Lisboa. 5 de Agosto de 1992. 14. Decreto-lei n. 104 de 21 de abril de 1998. Criao da Ordem dos Enfermeiros. Dirio da Repblica de Portugal I Srie, Lisboa. 21 de abril de 1998. 15. Decreto-lei n. 353/99 de 3 de setembro. Confere o grau de licenciatura ao curso de enfermagem. Dirio da Repblica de Portugal, I Srie, Lisboa. 3 de setembro de 1999.

Cogitare Enferm 2009 Abr/Jun; 14(2):374-8

Vous aimerez peut-être aussi