Vous êtes sur la page 1sur 5

A Funo da Religio na Construo Social da Masculinidade

A FUNo da Religio Na CoNStrUo Social da MaScUliNidade


The Role of Religion in Social Construction of Masculinity El Rol de la Religin en la Construccin Social de la Masculinidad
CLvIS ECCO

Resumo: Este artigo versa sobre a funo da religio na construo social da masculinidade. Visa compreender a influncia das idias religiosas na construo social da identidade masculina. Para atingir este objetivo, procura-se compreender a influncia da religio na construo social da masculinidade e, tambm, compreender os motivos sociais e religiosos que propiciam a instituio da supremacia hierrquica masculina. Palavras-chave: Gnero; Religio; Masculinidade; Identidade. Abstract: This article is about the role of religion in the social construction of masculinity. The main objective is to understand the influence of religious ideas in the social construction of male identity. To achieve this goal, seeks to understand the influence of religion in the social construction of masculinity and also understand the social and religious reasons that provide the institution of hierarchical male supremacy. Keywords: Gender; Religion; Masculinity; Identity. Resumen: Este artculo versa sobre el rol de la religin en la construccin social de la masculinidad. Visa comprender la influencia de las ideas religiosas en la construccin social de la identidad masculina. Para lograr este objetivo, trata de comprender la influencia de la religin en la construccin social de la masculinidad y tambin entender los motivos sociales y los motivos religiosos que favorecen la institucin jerrquica de la supremaca masculina. Palabras-clave: Gnero; Religin; Masculinidad; Identidad.

A Importncia da Religio na Formao Social da Identidade de Gnero Creio no ser necessrio discutir a importncia das idias religiosas na formao da masculinidade na estrutura social e cultural do Ocidente. Somente a ttulo de exemplo, gostaria de mencionar que, em pesquisa1 realizada em 2006, para o Mestrado em Cincias da Religio pela Universidade Catlica de Gois, na Regio Leste de Goinia, mesmo o tema no sendo a construo social da masculinidade entre 49 pessoas do sexo masculino, 46 deles apontaram a doutrina da religio catlica como estruturadora e mantenedora da supremacia da identidade masculina. Afirmava-se que a imagem consagrada e alicerada em nossa tradio de uma figura masculina de Deus, e por isso, segundo os entrevistados, assumiam-se mais prximos e preferidos. No entanto, ser homem em to grande estima, do a eles a prerrogativa da supremacia na relao com o universo feminino. Um exemplo da supremacia da masculinidade quando nas relaes cotidianas apresentarem problemas, logo
1

A pesquisa foi realizada na regio Leste de Goinia, tendo sido aprovada no CEP em 04 de maio de 2006, com o Cdigo 86854.

evidenciado pela pesquisa que o masculino tem a legitimidade moral de respaldar o conflito, devido maior identificao com a divindade, j que Deus homem. Os entrevistados foram pessoas do sexo masculino que estavam vinculadas Igreja Catlica, devido ao fato de terem recebidos toda a formao bsica da doutrina cannica da Instituio, onde o homem exerce a supremacia na conduo ministerial e doutrinal. Foi observada tambm a faixa etria acima de trinta anos de idade, solteiro ou casado, cuja idade lhe proporciona uma leitura sobre a compreenso de si e da masculinidade. No seio de nossa cultura, as idias religiosas permanecem com grande peso, e em todas as expresses religiosas oriundas da tradio crist h muita nfase na manuteno da supremacia masculina. Tais consideraes levaram-nos a elaborar a pergunta que nortear toda a pesquisa, que : como se gesta e se mantm a supremacia social na construo da identidade de gnero masculino e qual a sua caracterstica predominante? Para atingir este objetivo, procuraremos compreender quais so os valores sociais e religiosos que propiciam a instituio da supremacia hierrquica masculina, a partir da concepo cultural e da tradio que Deus um ser masculino, uma vez que falar de masculinidade pressupe falar de objetividade, responsabilidade, tradio, potncia,
Revista da Abordagem Gestltica XIV(1): 93-97, jan-jun, 2008

93

Dilogos (Im)Pertinentes Dossi Religiosidade

Clvis Ecco

Dilogos (Im)Pertinentes Dossi Religiosidade

providncia, virilidade, palavras que significam poder na inter-relao social de gnero. Com toda certeza, sabemos que a problemtica levantada no ser esgotada neste artigo, mas, tentar-se- lanla com intuito de que propicie uma maior reflexo e produo do conhecimento para alm deste artigo. Parte-se da perspectiva de que mais instituies sociais contribuem para a construo social do masculino em nossa realidade. Quando ns nascemos, o Estado responsvel por assegurar os direitos de cada indivduo e dos sujeitos sociais, claro, desde que o indivduo cumpra com a sua funo, que o desempenho social esperado. Da mesma forma, a famlia, que uma instituio profundamente importante para a manuteno do poder; e a Escola, que uma das primeiras instituies que tem a responsabilidade de socializao, e o compromisso da assimilao dos direitos e deveres do cidado, simultaneamente com a orientao. Logo, so inmeras a partir dos exemplos dados acima as instituies responsveis pela construo social dos sujeitos, todas com caractersticas diferentes, porm com o mesmo objetivo: integrar e socializar ao meio social em que as pessoas vivem. A nossa inteno observar como se d esta construo social da supremacia da masculinidade na realidade social, a ponto de uma sociedade ser constituda de indivduos com caractersticas fsicas, psicolgicas e espirituais particulares, porm, com aes sociais esperadas, o que chamaria Bourdieu de habitus2. Entende-se que enquanto a realidade para o sujeito religioso desempenha papel ativo na elaborao e na manuteno desses habitus, ela existe, verdadeira, experiencial, e, algumas vezes, o tudo da vida do indivduo (Geertz, 1989), pois seu referencial primeiro de significado. Apresenta-se como experincia permanente e profunda das mais diversas formas de manifestaes do sagrado. Paden (2001, p. 117), afirma que os deuses esto vivos, afinal dentro da psique. Afirmao essa que contraria as afirmaes de Freud que considerava a religio como pura iluso e apia a teoria de Jung, que considera a experincia religiosa como uma iluso muito real. No compreendemos a religio como algo ilusrio, desprezvel; consideramos a religio uma esfera importante e marcante na construo social do indivduo. Concordamos com Geertz (1989, p. 103) ao afirmar que:
(...) os smbolos sagrados funcionam, para sintetizar o ethos de um povo o tom, o carter e a qualidade da sua vida, seu estilo e disposies morais e estticos e sua viso de mundo o quadro que fazem do que so as coisas na sua simples atualidade, suas idias mais abrangentes sobre a ordem.
2

Ainda, segundo Geertz, os smbolos sagrados tm a capacidade de estabelecer padres morais, sociais e estticos, que so assumidos pelo indivduo enquanto realidade. Este estabelecimento d a idia de realidade eterna para o grupo, a tal ponto que essas realidades depois de objetivadas, passam a fazer parte da cosmoviso dos sujeitos sociais. Esse processo estabelecido na dinmica do tempo e na capacidade que a religio tem em estabelecer suas realidades sobre o corpo dos sujeitos religiosos Ele se d desde a chegada ao mundo. o que consideramos como processo de socializao. De acordo com Geertz (1989, p. 136):
A religio sociologicamente interessante no porque, como o positivismo vulgar o colocaria, ela descreve a ordem social (e se o faz de forma no s muito oblqua, mas tambm muito incompleta), mas porque ela a religio a modela, tal como o fazem o ambiente, o poder poltico, a riqueza, a obrigao jurdica, a afeio pessoal e um sentido de beleza.

Sistema de disposies inconscientes que constituem o produto da interiorizao das estruturas objetivas e que, enquanto lugar geomtrico dos determinismos objetivos e de uma determinao, do futuro objetivo e das esperanas subjetivas, tende a produzir prticas e, por esta via, carreiras objetivamente ajustadas s estruturas objetivas (Bourdieu, 1998, pp. 201-202).

Na afirmao do referido autor, a religio tem a capacidade, assim como o meio ambiente, de modelar os sujeitos, tamanha sua influncia social. Por isso, consideramos o campo simblico, desde os mecanismos mais sutis de influncia religiosa na vida dos sujeitos, como um espao privilegiado para entender a construo social da supremacia cultural da masculinidade. Entendemos que a constituio da subjetividade se d por meios como diria Geertz modelatrios, ou seja, sob a influncia de uma gama de formas de religiosidade. Fuller (2001) j apresenta o processo de construo da identidade nos diferentes momentos da vida e, que no termina com as primeiras assimilaes da infncia. um processo que prossegue durante toda a vida. Cada vez que a pessoa ingressa num novo cenrio institucional, incorpora um novo processo de socializao secundria. Para Bourdieu (2005, p. 118), o mundo social funciona como um mercado de bens simblicos dominado pela viso masculina. Ser, quando se trata de mulheres, ser percebido pelo olhar masculino, ou por um olhar marcado pelas categorias masculinas. Segue o autor afirmando que quando se elogia uma obra de mulher por ser feminina, essencialmente uma forma de evitar todas as propriedades e prticas que podem funcionar como sinais de virilidade. Dizer de uma mulher de poder que ela muito feminina no mais que um modo particularmente sutil de negar-lhe qualquer direito a este atributo caracteristicamente masculino que o poder. Nesse sentido, afirma tambm Fuller (2001) que, a diferena anatmica entre o corpo masculino e o corpo feminino tem servido como justificativa natural para a diferena social entre os gneros. Na anlise dessa perspectiva da cultura patriarcal, na qual vem se desenvolvendo, se percebe que toda verso da masculinidade que no corresponda dominao seria equivalente a uma maneira precria de ser masculino, que pode ser submetido ao

Revista da Abordagem Gestltica XIV(1): 93-97, jan-jun, 2008

94

A Funo da Religio na Construo Social da Masculinidade

As Concepes da Divindade A masculinidade, compreendida nesta circunstncia, segundo Cechetto (2004), estaria em crise:
A crise da masculinidade tem suas origens nas transformaes globais econmicas e geopolticas que se abateram sobre os EUA, desde o incio do sculo XX. Tais reestruturaes promoveram uma reformulao nas definies tradicionais da masculinidade (pp. 61-62).

o homem o chefe e a cabea da famlia, por isso, na casa ele deve ser respeitado (M.S.L., 48 anos). O homem o chefe da famlia e precisa ter responsabilidade de trabalhar de educar e de conduzir a famlia (B.R.M., 42 anos). O homem foi colocado por Deus no mundo para gerenciar a famlia, para juntar-se com uma mulher e formar uma famlia. o homem que vai ser a pessoa responsvel por ela (mulher) e criar os filhos. (C.C, 51 anos)

Na mesma perspectiva, afirma outro entrevistado que:


Revista da Abordagem Gestltica XIV(1): 93-97, jan-jun, 2008

95

Dilogos (Im)Pertinentes Dossi Religiosidade

domnio por aqueles que ostentam a qualidade plena de homem (Fuller, 2001, p. 24). Apesar de ser uma caracterstica cultural-patriarcal de identidade de gnero, h uma definio, a priori, das caractersticas da masculinidade. Afirma ainda a autora que os homens no tm opo de escolher suas preferncias sexuais ou os papis que cabe desempenhar ao longo de suas vidas (Fuller, 2001, p. 25). O masculino assumir uma identidade de gnero instituda culturalmente, que supe ocupar posies sociais determinadas, isto , ter filhos legtimos, ser heterossexual, ser provedor da casa. Quem no assume estes mandatos cair num vazio social. Ou seja, carecer de uma identidade de gnero reconhecida ou formar parte da galeria da masculinidade marginalizada e sofrer as sanes sociais correspondentes (Fuller, 2001, p. 25). Ainda na perspectiva de ocupar posies sociais determinadas, quem no assume cair no vazio para Fuller (2001). Confirma-se esta compreenso da postura masculina, no fato ocorrido na madrugada do dia 04 de julho de 2008, quando um sargento do Exrcito foi detido pela Polcia da mesma Instituio, aps ser entrevistado por um programa de TV, em So Paulo e, foi preso ao sair dos estdios da emissora. O motivo da priso foi que o Militar reafirmou a sua homossexualidade em entrevista. No flagrante, alegou-se que o crime foi praticado pela desero, no por ele ter negado a sua heterossexualidade. Ou seja, o Militar estava pondo em dvida a identidade de gnero reconhecida pela sociedade como ocupar posies legitimas e determinadas (Fuller, 2001, p. 25). Seguindo a mesma perspectiva, percebe-se que h uma cultura social da masculinidade com caractersticas prprias na construo da relao social da identidade de gnero com aspectos bem globais. Compreende-se pela prpria identidade histrico-cultural, que o homem seja bem relacionado em sua vida social e estabilizado financeiramente. Compreende-se ainda que os homens sejam poderosos, racionais, viris, no emotivos e agressivos (quando necessrio). Para Fuller (2001) preciso mostrar que a prpria masculinidade refm dessas exigncias histricas e culturais. E quem no consegue representar a masculinidade nos parmetros esperados, cai no ostracismo e passa a ser considerado o outro, o excludo, ou ento se usa o pretexto para se afirmar que o crime foi praticado pela desero.

A construo da representao masculina trouxe um conflito que gerou a crise da masculinidade, ou seja, a crise consistia no confronto direto entre o que se esperava que o homem fosse, e o que de fato ele era. No caso da sociedade brasileira, em um determinado momento, os homens comearam a perder seu campo de trabalho, por falta de especializao, quando o mercado buscava mo de obra especializada. Homens que at ento eram considerados ativos, com quarenta anos no servem mais para o mercado global. E como viver em uma sociedade em que o homem no consegue se representar enquanto homem? A necessidade de respostas s questes postas pela crise de masculinidade nos leva a centrar nossa ateno na anlise sobre a forma como a instituio da religio, assim como a instituio da famlia, contriburam para significar e justificar as representaes masculinas e a construo do tornar-se homem. Entendemos que a religio seria uma parceira da instituio familiar e social na ao de legitimar a supremacia da masculinidade, e ao mesmo tempo, daria legitimidade por meio do discurso religioso. Segundo Geertz, as construes religiosas so penetrantes e duradouras. Histrias mticas do tipo Deus formou o homem do p da terra e tirou de sua costela a mulher. Ou, como essa leitura de So Paulo aos Efsios (5,23-25) que ouvamos no domingo, dia 31 de agosto de 2006: mulheres sejam submissas aos seus maridos como o senhor. Pois o marido a cabea da mulher, do mesmo modo que Cristo a cabea da Igreja, do representao masculina a primazia sobre todas as coisas, principalmente sobre a mulher, criada em segundo lugar. No intuito de verificar como essa concepo de masculinidade faz-se presente no cotidiano das relaes sociais, apresentamos alguns dados da pesquisa de campo realizada em 2006, para o Mestrado em Cincias da Religio pela Universidade Catlica de Gois, na Regio Leste de Goinia. Foi elaborado um questionrio de apoio para o entrevistador com oito questes sobre o tema em foco. Uma das perguntas se referia sobre o que ser um homem (pessoas do sexo masculino)? Mais de 90% dos entrevistados afirmaram que o homem o chefe e a cabea da famlia.

Clvis Ecco

para ser pessoa do sexo masculino obrigao exercer uma liderana. s vezes at sobre as mulheres, mas em prol delas, as elevando, jamais as diminuindo. Ento ser homem assumir obrigaes, alm das obrigaes femininas, seja no sentido de prover o lar ou no sentido material, assistencial e, sobretudo, espiritual. Ento o homem por apalpar sua vida pela razo em relao mulher, ele deve servir para o bem.

De fato, a constituio da identidade de gnero uma construo de representaes sociais que se legitima a partir de concepes estabelecidas socialmente. As pessoas pensam e agem por meio de modelos construdos ao longo do tempo. Diz-nos Croatto (2001, p. 21) que falar do feminino a partir de modelos e paradigmas pr-estabelecidos culturalmente, refora ainda mais a legitimao da divindade masculina e patriarcal.

Podemos entender essas afirmaes luz do mito cristo da queda humana, que afirma que logo aps a queda do homem, no momento em que fora lanado fora do paraso, Deus determina que o homem trabalhe para sustentar a instituio familiar, enquanto que a mulher servir para gerar vida. Apesar de a contemporaneidade ser portadora de novos mitos, como o da supremacia da cincia, essas idias religiosas no perderam sua influncia cultural no processo de sacralizao das representaes sociais sobre a masculinidade. No podemos ignorar o fato de que a literatura de nossa lngua est intimamente ligada com a histria particular de um Deus masculino (monotesmo). Essa concepo de que a divindade masculina se faz presente nas falas das seguintes pessoas entrevistadas, quando perguntados se na compreenso deles Deus masculino ou feminino.
Para mim Deus homem porque foi criado pelo pai. Foi enviado para a terra para salvar a todos ns. Por isso, eu acho que Deus homem (L.S.A., 67 anos). Deus! Pelo que tratado eu no sei se pelo fato da sociedade ser machista d-nos a impresso que ele homem (L.J.B, 30 anos). Na minha opinio, Deus masculino. Porque eu acho que ele todo poderoso e manda em tudo, por isso, eu acho que ele homem (A.R.F., 60 anos). Dilogos (Im)Pertinentes Dossi Religiosidade

Consideraes finais Em nossa cultura religiosa do Centro-Oeste, se faz bem presente a idia da preferncia de Deus pelo masculino. muito comum a leitura tradicional do texto bblico de Gnesis, 3, quando se trata da criao. Segundo essa leitura, a mulher precisou de parte do homem para existir. Por outro lado, a mesma no foi confivel. Ela levou o homem ao caminho do mal. A construo histrica literria do paraso relacionou a mulher serpente. Todos os atributos negativos da serpente foram-lhe atribudos. Ou seja, a mesma maldio que foi atribuda serpente tambm atingiu a mulher. Essa mesma idia pode ser visualizada em diferentes espaos culturais, como o que ocorreu no filme de Mel Gibson, Paixo de Cristo, que reproduziu a cena do diabo. Na referida cena, viu-se nada mais nada menos que uma mulher como figurante. No entanto a mesma concepo foi percebida ao assistir as encenaes da Sexta-Feira da Paixo, na encenao da Parquia Divino Esprito Santo, em Goinia, em 2003. Na maior parte da encenao, se imitava o filme. A reproduo da cena foi quase fiel ao filme e, novamente, viram-se mulheres figurando o diabo, sendo que a maioria dos figurantes na cena eram homens. Portanto, por representao, a masculinidade se sente co-participante da criao. Os atributos da divindade, como a honra, a honestidade, a justeza, a responsabilidade, so percebidos tambm nos dados obtidos na pesquisa de campo como valores inerentes e necessrios para a ordem social. Para evidenciar isso, conclumos com a afirmao da pesquisa que diz: ser homem uma coisa dada de Deus, eu sinto muito honrado por ser homem, eu trago isso do bero, eu acho timo ser homem e acho uma palavra bonita. possvel afirmar, a partir da anlise dos entrevistados da Regio Leste de Goinia, que h uma forte tendncia do homem nas relaes sociais, ser pensado a partir da herana Bblica cultural de Deus Pai todo poderoso. A imagem de toda a masculinidade reside nos arqutipos de um Deus que homem e todo Poderoso, de quem deriva toda a paternidade, tanto no cu como na terra. A famlia e a paternidade reforam a hierarquia social da masculinidade.

Podemos entender essas afirmaes a partir da reflexo de Croatto (2001), quando afirma que a linguagem que fazemos das coisas sempre simblica e representativa. Na comunicao com o transcendente, temos compreenses de Deus a partir de analogias que fazemos de pessoas. Na leitura da corporeidade e da sexualidade, o discernimento ocorre a partir do ethos3 e da viso de mundo, que j foi sistematizado e acumulado na identidade de gnero.
Nossa linguagem sobre Deus sexuada, no trans-sexual (...). Por isso, o trgico est no predomnio absoluto, exagerado, do Deus masculino. Palavras femininas neste ou naquele idioma, para falar de deus, de modo algum o tornam feminino. Pensa-se em Jav como sujeito sempre masculino (Croatto, 2001, p. 20).
3

O ethos de um povo o tom, o carter e a qualidade de sua vida, seu estilo moral e esttico, e sua disposio a atitude subjacente em relao a ele mesmo e ao seu mundo que a vida reflete. A viso de mundo que esse povo tem o quadro que elabora das coisas como elas so na simples realidade, seu conceito da natureza, de si mesmo, da sociedade (Geertz, 1989, p. 92).

Revista da Abordagem Gestltica XIV(1): 93-97, jan-jun, 2008

96

A Funo da Religio na Construo Social da Masculinidade

Referncias Bibliogrficas
Bourdieu, P. (1998). A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva. Bourdieu, P. (2005). A dominao masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Cecchetto, F. R. (2004). Violncia e estilos de masculinidade. Rio de Janeiro: FGV. Croatto, J. S. (2001). A sexualidade da divindade: reflexes sobre a linguagem acerca de Deus. Revista de Interpretao Bblica Latino-americana, Petrpolis: 38, 16-31. Dalarun, J. Olhares de clrigos. In: G. Duby & M. Perrot (1990). Histria das mulheres: a idade mdia. Porto: Afrontamento/ So Paulo: Ebradil. Fuller, N. (2001). Masculinidades. cmbios y permanncias. Pontifcia Universidad Catlica Del Peru: Fondo Editoria. Geertz, C. (1998). O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrpolis: Vozes. Geertz, C. (1989). A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar. Paden, W. E. (2001). Interpretando o sagrado: modos de conceber a religio. So Paulo: Paulinas. Schwantes, M. (2001). Projetos em conflito (Gnesis 2-3). In: M. Schwantes, Projetos de esperana. meditaes sobre Gnesis 1-11 [p.103-121]. So Paulo: Paulinas.

Clvis Ecco - Graduado em Filosofia e Teologia, tem Especializao em Psicopedagogia e Ensino Religioso e Mestre em Cincias da Religio pela Universidade Catlica de Gois. Atua como Professor e autor do livro Um retrato de homem contemporneo (Editora Descubra). E-mail: <clovisecco@uol.com.br>

Recebido em 23.05.08 Primeira Deciso Editorial em 06.08.08 Aceito em 16.09.08

97

Revista da Abordagem Gestltica XIV(1): 93-97, jan-jun, 2008

Dilogos (Im)Pertinentes Dossi Religiosidade

Vous aimerez peut-être aussi