Vous êtes sur la page 1sur 6

A JUSTIA E A LEI Ubi non est justitia, ibi non potest esse jus

Camilla Tereza Sampaio de Mello, Aluna do 4 semestre do curso de Direito do CEUNSP de Salto/SP.

RESUMO
Artigo elaborado com fundamentao na obra Introduo Cincia do Direito Justia, Lei, Faculdade, Fato Social e Cincia, de Andr Franco Montoro. Discorre sobre a relao entre a justia e a lei nos aspectos filosficos, sociais e humanos. nfase na conceituao de justia.

Palavras-chave:

Justia Lei Direito Igualdade

INTRODUO

Dissertar sobre a justia em si uma tarefa muito complicada, que exige de ns uma compreenso ampla da vasta multiplicidade de conceitos, baseados na filosofia, direito e outras cincias sociais. O termo justia pode

Ubi non est justitia, ibi non potest esse jus do latim, Onde no houver justia no pode haver direito. Fonte: Wikipdia, a Enciclopdia Livre. Disponvel em: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_express%C3%B5es_jur%C3%ADdicas_em_latim) Acesso em 24/08/12 s 16:41.

ser interpretado de maneira objetiva e subjetiva, que no devem ser consideradas individualmente, ou seja, so interdependentes. A busca pelo alcance do justo motiva o homem a elaborar teorias e regras de socializao e convvio, digo, regras de conduta para que o direito de todos seja preservado. E o que garante o direito de cada um? Ora, nosso pas possui uma Constituio Federal garantindo a todos direitos e impondo deveres; o Cdigo Civil trata dos assuntos de Direito Pblico e Privado; o Cdigo Penal impe sanes e penas queles que cometerem ato ilcito e os demais crimes previstos neste; tem-se, ainda, o Cdigo de Trnsito, Cdigo de Defesa do Consumidor, Legislao Complementar, Smulas etc. Todavia, aplicar as leis ao caso concreto nem sempre tem um desfecho agradvel, ou seja, fundamental que todos os elementos de uma causa seja ela judicial ou no sejam apurados e devidamente julgados para que no haja prejuzo. A este ato de no prejudicar ningum atribumos denominao de justo.

1. CONCEITO DE JUSTIA

1.1. SUBJETIVA
Atribui-se justia subjetiva a caracterstica pessoal, como uma virtude. O sentimento de justo dentro de cada um, o nimo por se fazer justia, compreendendo o que o certo no contexto moral.

1.2. OBJETIVA
A justia objetiva aquela prescrita na legislao, a lei que deve ser aplicada ao caso concreto, o que garantido a cada um. atribuda ordem social, visando cumprimento das normas de conduta impostas pelo Estado. Alm das formas descritas anteriormente, o termo Justia ainda pode ser empregado para designar o Poder Judicirio e seus rgos, os quais tem por objetivo solucionar de maneira justa os casos a ele submetidos.

Segundo Andr Franco Montoro:


Justia o conceito anlogo, por analogia de relao ou atribuio. Em sentido direto e prprio, significa a virtude ou a vontade constante de dar a cada um o seu direito. A rigor s podem ser justas ou injustas as aes humanas. Por extenso que a justia se aplica aos princpios da ordem social, porque esta ser justa na medida em que assegurar a cada um o seu direito (jus suum cuique) (Introduo Cincia do Direito, p. 165).

Partindo das palavras retro citadas, estima-se que a justia no to somente a virtude do justo, mas tambm o conceito fundamental de que ela a garantia de direito de cada um, ou seja, o justo quando cada um tem o que lhe de direito. Diz-se que o direito de um termina quando do outro comea, conceito que regula a convivncia humana e a torna eqitativa. Baseando-se na igualdade, possvel afirmar que a lei justa? At que ponto a legislao aplicada ao caso concreto assegura o direito de cada um? Ora, no h uma regra que diga que a lei seja justa, mas sim que se busque a justia atravs das normas que regem o pas. A complexidade da relao humana na sociedade gera atritos no que diz respeito justia. Igualdade, dignidade e a virtude do justo andam lado a lado, porm Direito no sinnimo de justia, mas sim uma ferramenta, o caminho que leva ao seu alcance. A justia caracterizada pelo respeito mtuo e pela reciprocidade da conservao de direitos. O convvio entre as pessoas , como dito anteriormente, muito complexo, e carece de normas para manter a paz e ordem social, todavia no h cumprimento total de todos os dispostos nas constituies, cdigos e leis. a partir da que os conflitos so gerados e necessitam de amparo legal. O conceito de justia empregado no histrico filosfico, tico e jurdico advm da modalidade subjetiva e pessoal do termo. Eis que surge a confuso quando determinamos que tal desfecho foi justo ou injusto, pois nos prendemos na questo anteriormente relatada da justia como virtude, no como chave da ordem social. Para Andr Franco Montoro, nesta acepo, a justia apresenta trs significaes de extenso diferentes:
3

2. EXTENSES DA JUSTIA SUBJETIVA

2.1. SENTIDO LATSSIMO


O justo o virtuoso. Justia significa nesse caso santidade (Andr Franco Montoro, p. 167). Citado no Direito Romano, nos textos do Digesto, encontramos a expresso Jus est ars boni et aequi (Direito a arte do bem e do eqitativo). a justia identificada com o conjunto de todas as virtudes.

2.2. SENTIDO LATO

Uma acepo menos ampla, onde a justia significa apenas o conjunto de virtudes sociais, relacionadas convivncia humana. empregado o termo justia quando considerada apenas uma das virtudes, e as demais podem ser exercidas isoladamente pelo homem.

2.3. SENTIDO PRPRIO OU ESTRITO

Designa a justia uma virtude com objeto especial, ou seja, sua essncia dar a outrem o que lhe devido, segundo uma igualdade (S. Toms, Justitiae II II, q. 80, c)*. Retomando o ponto de partida, digo, a relao entre a justia e a lei, comum ouvir que no h justia pura, que a Justia (figurada como o Poder Judicirio) falha etc. Ora, a Justia falha porque o homem falho. Popularmente, ouve-se que as leis foram feitas para serem burladas. Mas nos esquecemos que, muitas vezes, o descumprimento da lei ou o cometimento de um crime no baseiam-se no nimo da pessoa, tudo relativo.

*fonte retirada da obra Introduo Cincia do Direito, p. 168, de Andr Franco Montoro.

H casos em que o ru no encontra outra sada, ou por motivo de fora maior v-se numa situao que o leva ao extremo, fazendo-se necessrio o ato. Pensando nisso, podemos tomar como exemplo uma me solteira, desempregada, no desespero de ver seus filhos com fome, sente-se na obrigao de tomar a atitude ainda que contrria lei de furtar uma caixa de leite de um mercado qualquer. Imaginemos que o juiz a condene pelo crime de Furto, previsto no art. 155 do Cdigo Penal Brasileiro; qual a postura assumida por ele? Cumprimento da lei. A me sujeitou-se a receber a pena pelo crime cometido, mas ela no representa risco sociedade. Devemos lembrar que o juiz, neste caso, no precisar to somente da legislao para julgar o caso, mas tambm levar em considerao as circunstncias do caso. Vem-se, atualmente, muitos casos parecidos com este do exemplo anterior, assim como existem muitos outros em seus mais variados gneros, em que infelizmente h certa injustia na soluo do problema. Porm, as futuras geraes de operadores de Direito podem fazer a diferena e mudar a realidade da Justia do nosso pas. Reformar os cdigos mais antigos, fazer as devidas atualizaes de acordo com a poca atual aos fatos, tornar mais malevel o julgamento de casos complexos, mais apuradas s investigaes de casos que, aparentemente, no tm soluo e, acima de tudo, construir pouco a pouco os degraus que levem to idolatrada justia. Com base em todos os aspectos levantados anteriormente,

principalmente o ideal do pargrafo anterior, constatamos que ainda h esperanas para a sociedade, principalmente os injustiados que encontram-se recolhidos em penitencirias ou injustiados que aguardam, at hoje, que a justia seja feita.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
MONTORO, Andr Franco. Introduo Cincia do Direito. 26 ed. rev. e atual. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005.

Wikipdia, A Enciclopdia Livre (disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Justi%C3%A7a) Acesso em 24/08/2012, s 17h33.

Vous aimerez peut-être aussi