Vous êtes sur la page 1sur 13

PODER JUDICIRIO: O PROTAGONISTA EM DESTAQUE.

Manoelle Brasil Soldati Simionato*1 RESUMO Este artigo discute a interferncia judicial no mundo poltico, o que se convencionou chamar de judicializao da poltica, tema que ganhou projeo nas agendas atuais. Tal fenmeno, caracterstico das sociedades democrticas modernas retoma o debate sobre os argumentos que sustentam a existncia desse novo modelo, notadamente no processo democrtico brasileiro. A relao da sociedade brasileira com o Poder Judicirio aps a promulgao da Constituio federal de 1988 reflete os anseios sociais por um poder substancialmente mais ativo e garantidor dos direitos fundamentais. ABSTRACT This article discusses the legal intervention in the political world, the so-called legalization of politics, a theme that has emerged on the agenda today. This phenomenon is characteristic of modern democratic societies takes up the debate on the arguments for the existence of this new model, especially in democratic Brazil. The ratio of Brazilian society and the judiciary after the promulgation of the Federal Constitution of 1988 reflects the social concerns of power by a substantially more active and guarantor of fundamental rights.

INTRODUO Poucas instituies mudaram tanto nos ltimos sessenta anos, como o Poder Judicirio. Notadamente no Brasil, a experincia expandiu-se com a promulgao da Carta Constitucional de 1988 que consolidou uma independncia poltica apagada no regime militar, instaurando uma nova ordem jurdica e social. A transferncia de decises originariamente de competncia exclusiva do Poder Executivo s mos do Judicirio, colocam-no num papel de destaque na construo da sociedade democrtica moderna. Nesse sentido, judicializao da poltica a denominao dada interferncia do Poder Judicirio em questes de carter notadamente polticas, por ter passado a atuar nos vazios institucionais deixados pelos poderes representativos.
1

Aluna da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina. Mestre em Cincias Jurdico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa PT.

Ainda quando se fala em interferncia do Judicirio nessas questes, costuma-se associar idia de usurpao do papel do Congresso Nacional ou do prprio Executivo pelos magistrados. No entanto, se buscarmos as razes justificadoras desse novo modelo, veremos que uma das condies de sua instalao a prpria ineficcia das instituies majoritrias, refletida em uma verdadeira e cristalina incapacidade dos Poderes Executivo e Legislativo em atender as necessidades da populao. Mais que isso, cidados que buscam verem efetivados direitos e garantias fundamentais conquistados e constitucionalmente assegurados. Nesse sentido, quando o Judicirio chamado a assumir responsabilidades por aqueles que deveriam t-lo feito e no fizeram e nesse ponto o judicirio no se escusa em apreciar os casos ele legitima-se perante uma sociedade que a despeito de no o ter eleito diretamente pelo voto, reconhece-o como verdadeiro aliado na construo da democracia. A implementao de um espao pblico alternativo, propiciado pelo incremento da atividade judicial repercute diretamente nas relaes entre a sociedade e o Estado, permitindo uma ampliao do acesso s instncias de Poder, assegurada esta abertura pelo prprio Judicirio, especialmente a partir da promulgao da Carta de 1988. Esta redefinio da funo social do Judicirio nas sociedades democrticas modernas fruto da prpria Constituio Federal que confere ao Poder Judicirio o papel decisivo na participao democrtica realizadora da materialidade da Carta constitucional. 1. JUDICIALIZAO DA POLTICA X ATIVISMO JUDICIAL A expresso judicializao da poltica surge num momento de maior interferncia quantitativa e qualitativa do Poder Judicirio na vida social, poltica e econmica da sociedade. Questes de grande repercusso poltica e social passam a ser analisadas e decididas pelo judicirio, e no mais pelas instncias polticas tradicionais. A expresso passou a fazer parte da pauta de estudos de diversos pesquisadores da rea do direito e da cincia social, a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido por C. Neal Tate e Torbjorn Vallinder2, na qual foram formuladas diferentes linhas de pesquisas empricas comparando os Poderes Judicirios de diferentes pases.
2

TATE, Neal C; VALLINDER, Torbjorn. The Global Expsansion of Judicial Power. New York University Pressa, 1995.

Para os referidos autores, a judicializao da poltica a reao do Judicirio frente provocao de um terceiro e tem por finalidade revisar a deciso de um poder poltico tomando como base a Constituio.3 Trata-se de uma tendncia mundial de transferir ao Poder Judicirio a tarefa de efetivar direitos constitucionalmente garantidos, garantindo a esta instituio e seus atores, um papel protagonista nos dias atuais. H, no entanto, que fazer inicialmente uma diferenciao. Judicializao da poltica no se confunde um ativismo judicial. Do ponto de vista institucional, a judicializao representa um processo de transferncia decisria dos Poderes Executivo e Legislativo para os magistrados. Numa abordagem sociolgica, o Poder Judicirio passa a ser visto como uma alternativa para soluo dos conflitos coletivos e principalmente para efetivao dos direitos fundamentais assegurados pela Lei Constitucional. O ativismo judicial, por seu turno, apesar de muito prximo da idia de judicializao, com ela no se confunde. Fala-se em ativismo enquanto atitude pr-ativa do Judicirio em interpretar a Constituio de forma extensiva, expandindo seu alcance. Reconhece-se uma postura ativista quando o magistrado aplica diretamente a Constituio s situaes que expressamente no esto contempladas por ela, ou quando emite juzos de valor para declarar inconstitucionais atos emanados do Poder Legislativo ou Executivo, ou ainda, quando impe condutas ou abstenes ao Poder Publico, notadamente na implementao de polticas sociais. Necessrio distinguir duas espcies de ativismo: o ativismo inovador e o ativismo revelador. Aquele, representando uma verdadeira intromisso indevida do Judicirio na funo Legislativa, ocorre quando o juiz efetivamente cria uma nova norma, ou inventa uma norma no contemplada no ordenamento jurdico ptrio. Por outro lado, h ativismo judicial revelador quando o magistrado cria uma norma ou uma regra a partir de valores e princpios j constitucionalmente consagrados, complementando o entendimento de um princpio ou regra lacunosa. O Judicirio brasileiro tem demonstrado, ultimamente, em certas situaes, uma posio bastante ativista. No caso da imposio de fidelidade partidria, o Supremo Tribunal Federal, sem nenhuma regra explcita sobre o assunto, declarou que o parlamentar que mudasse de partido depois da eleio perderia o mandato, pois a vaga
3

CARVALHO, Ernani Rodrigues. Em busca da judicializao da poltica no Brasil: apontamentos para uma nova abordagem. Ver. Sociol.Polit. Nov.2004, n23, p.127-139.

no Congresso Nacional pertence ao partido poltico e no ao candidato. Criou assim, uma nova hiptese de perda de mandato parlamentar, que no estava prevista expressamente no texto Constitucional, no entanto, baseou sua deciso no principio democrtico do direito, um dos eixos do constitucionalismo moderno, criando um ativismo revelador, e no inovador. Da mesma forma, quando aquela Corte resolveu estender a vedao do nepotismo, inicialmente restrita ao mbito do prprio Judicirio aos Poderes Legislativo e Executivo, com a expedio da smula vinculante n134, assumindo uma conotao quase normativa, entretanto, fazendo-o em nome dos princpios da moralidade e impessoalidade, consagrados constitucionalmente como norteadores da atividade administrativa. Ainda na categoria de ativismo revelador, vemos o Judicirio manifestando sua posio quando declara inconstitucional, atos emanados do Congresso Nacional, e quando, num exemplo mais recente e notrio, impe condutas ou abstenes ao poder publico quando determina distribuio de medicamentos ou terapias mediante decises judiciais. Em todos eles, inegvel as vantagens e importncia do ativismo jurdico para a democracia, reconhecendo-se que o Judicirio deve tambm participar do processo de modernizao do Estado brasileiro, suprindo as lacunas da lei e fazendo prevalecer o esprito cidado da Constituio. O Judicirio vem atendendo s demandas sociais que no puderam ser satisfeitas pelo Parlamento, que lamentavelmente nem sempre se reveste da necessria qualidade jurdica na formao das leis. Reconhecer a inconstitucionalidade de uma lei, ou impor medidas mais ativas por parte dos outros Poderes no lhe retira a legitimidade, mas pelo contrrio, transfere ao Judicirio o reconhecimento de suas posies garantindo ao cidado que se faa valer o que eles, verdadeiros detentores do poder, buscavam alcanar por meio de uma democracia representativa. V-se que os holofotes do pas esto cada vez mais se redirecionando, do Legislativo ao Judicirio, quando se constata que as audincias pblicas realizadas pelo

Smula Vinculante n 13: A nomeao de cnjuge, companheiro, ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendidos o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal.

STF no julgamento acerca das pesquisas com clulas-tronco embrionrias5 tiveram mais visibilidade e debates pblicos do que o prprio processo de elaborao da lei. Com efeito, a judicializao circunstncia que decorre do prprio Estado Democrtico de Direito, envolvendo uma transferncia de poder aos juzes e tribunais. O ativismo, por sua vez, uma escolha, uma atitude pr-ativa do Judicirio em interpretar a Constituio alargando seu alcance. De fato, por uma ou outra, o que se v que a desconfiana da sociedade em relao ao Poder Executivo e Legislativo vem mostrando o Judicirio como o poder em que o povo, atualmente, deposita suas esperanas.

2. SUAS RAZES HISTRICAS Estudar o fenmeno da judicializao da poltica remete-nos inegavelmente busca das razes, das causas e condies favorveis ao seu surgimento. Como j mencionado, registre-se que no se trata de um fenmeno peculiar da sociedade brasileira. Em diferentes partes do mundo, em pocas diversas, cortes constitucionais ou supremas cortes, destacaram-se em determinadas quadras histricas como protagonistas de decises envolvendo questes de largo alcance poltico, implementao de polticas pblicas ou escolhas morais em temas controvertidos na sociedade6. Nos pases anglo-saxes, estruturados em um sistema jurdico da common Law, a judicializao da poltica e o ativismo judicial no so novidades. Ao contrrio, so prticas recorrentes do Poder Judicirio que concebido como o verdadeiro poder de criao do direito por meio dos precedentes. J nos pases de tradio romano-germnica da civil law o papel atribudo ao judicirio sempre foi mais limitado, restrito a uma concepo formalista da dogmtica jurdica num processo mecnico de aplicao das normas abstrativamente previstas, no intuito de garantir maior certeza e segurana s relaes jurdicas.

ADI 3510/DF. BARROSO, Luis Roberto. Retrospectiva 2008 - Judicializao, Ativismo e Legitimidade Democrtica. Revista Eletrnica de Direito de Estado (REDE). Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Pblico, 18, abril/maio/junho, 2009.
6

Ocorre, todavia, como bem constata Capeletti7, uma tendncia cada vez maior de convergncia dos dois sistemas aproximando as tradies da Europa Continental e Amrica Latina da cultura anglo-sax. Tendncia que reformula a teoria da separao dos poderes concebida por Montesquieu8, que representava um marco de uma slida diviso dos poderes da formao do Estado no qual a funo do juiz no passava de mera pronunciao do texto legal sem interferncia construtiva na aplicao da lei. Para Montesquieu, no h liberdade poltica onde se misturam as funes prprias de cada rgo estatal. Antes de mais nada h que se ter em mente, que Montesquieu elaborou uma doutrina poltica, e no jurdica, da separao dos poderes9. A aproximao dos modelos atravs da teoria dos freios e contrapesos (checks and balances) do federalismo americano, reconhece no judicirio um verdadeiro guardio dos direitos fundamentais, e no mero operador das leis, ao ampliar a funo e o papel criativo dos juzes, buscando uma concepo anti-dogmtica do direito. O fim da II Guerra Mundial proporcionou, na parte dos pases ocidentais o avano da justia constitucional com o acelerado surgimento dos tribunais constitucionais e da consagrao dos direitos fundamentais. O advento do chamado welfare state (Estado do bem estar), trouxe como conseqncia um crescimento do papel do Estado que passa a assumir funes que antes no lhe eram prprias, em especial as funes legislativas, trazendo consigo a necessidade de maior aparelhamento administrativo para dar conta das novas intervenes legislativas. Uma intensa produo de leis na tentativa de ajustar o sistema legal s conflituosidades sociais, ao invs de cumprir sua funo de garantir maior certeza e segurana jurdica s relaes, acabou por esvaziar a prpria eficcia das normas, que, nas palavras de Faria10 se entrecruzaram e criaram intrincadas cadeias normativas, rompendo a unidade lgica, a coerncia conceitual, a uniformidade doutrinria e a funcionalidade do prprio ordenamento jurdico.

CAPPELLETTI, Mauro. Juzes legisladores? Porto Alegre; Fabris, 1999. Sobre o assunto ver MONTESQUIEU, Charles de Secondat Baron de. O esprito das leis. So Paulo: Marins Fontes, 1993. 9 FILHO, Manoel Gonalves Ferreira. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 21 edio, 1994, p.118. 10 FARIA, Jos Eduardo. Direito e justia do sculo XXI: a crise da justia no Brasil. Disponvel em http://www.ces.fe.uc.pt/direitoXXI/comunic/JoseEduardoFaria. 2003, p.15.
8

Paralelamente, o Judicirio que no poderia estar inerte s transformaes, passa a ser encarado como um escudo da sociedade, protetor e garantidor de direitos individuais contra os avanos do Estado. 3. A JUDICIALIZAO NO BRASIL No Brasil, o protagonismo do Poder Judicirio decorre da promulgao da Constituio Federal de 1988 que legitimou este poder a atuar na seara poltica para proteo de um extenso rol de direitos que passaram a ser garantidos positivadamente. A existncia de uma carta constitucional democrtica, social e comprometida em resguardar os individuais, assegurando-lhes garantia de defesa e efetivao, mais do que justificar a intromisso, requer um Judicirio mais ativo, inserindo-se na arena poltica de discusses. O fundamento dessa judicializao dos conflitos sociais e polticos reside justamente no primado da supremacia da Constituio, buscando garantir sua respeitabilidade, autoridade e principalmente, resguardando a prpria idia de Democracia e Estado Democrtico de Direito presentes na Carta Constitucional. Esta mesma Carta que traz um extenso rol de direitos, antes no expressamente assegurados aos cidados, apresenta-se analiticamente programtica, com normas abertas e clusulas indeterminadas, notadamente nas matrias de maior repercusso. O grande nmero de conceitos normativos, que requerem valorao por parte dos aplicadores da lei que devem atribuir sentido s expresses vagas como dignidade da pessoa humana, direito de privacidade, boa-f objetiva, acabam por legitimar o Judicirio como verdadeiro co-partcipe do processo de criao do direito. E no se fala aqui de juzes criando leis ou legislando, mas ao contrrio, garantindo a aplicao das leis abstrativamente previstas. Numa concepo de democracia constitucional, a declarao e proteo dos direitos e liberdade individuais devem ser interpretadas como comando impositivo, e no como simples valores ou princpios informadores da ordem jurdica. E exatamente neste momento em que a apatia popular e a inrcia do poder pblico em fazer valer as demandas sociais, transferem mais uma parcela de crdito ao Poder Judicirio que chamado a resolver as frustraes dos jurisdicionados.

Nesse sentido Garapon11 O sucesso da justia inversamente proporcional ao descrdito que afeta as instituies polticas clssicas, causado pela crise de desinteresse e pela perda do esprito pblico. A posio de um terceiro imparcial compensa o dficit democrtico de uma deciso poltica agora voltada para a gesto e fornece sociedade a referncia simblica que a representao nacional lhe oferece cada vez menos. Atrelado a este momento, a implantao no Brasil de um sistema de controle de constitucionalidade, reconhecido como hbrido ou ecltico por assegurar o controle difuso e concentrado das leis. O controle difuso, ou tambm chamado incidental, atravs do qual qualquer juiz ou tribunal pode deixar de aplicar uma lei ao caso concreto se consider-la inconstitucional, j reconhecido pelo ordenamento brasileiro desde o inicio da Repblica, trazido pela Carta de 1891, de acordo com o modelo norte- americano. O concentrado, trazido por sua vez do modelo europeu, assegurando que atravs de uma ao direta, determinadas matrias fossem levadas diretamente Corte Superior do pas - o Supremo Tribunal Federal - STF -, para terem sua constitucionalidade reconhecida ou no. Essa garantia, todavia, s veio a inserir-se no ordenamento nacional com a Emenda Constitucional n 16/65 Carta Constitucional de 1946. A ampliao do espao reservado ao STF de fundamental importncia insero do Judicirio no sistema poltico. importante ressaltar que a todas as questes decididas pelo STF nesse contexto, como pesquisas com clulas-tronco embrionrias (ADI3150), nepotismo (ADC 12), lei da Imprensa (ADPF 130), uso de algemas, demarcao de terras indgenas, entre outros, refletem o vcuo deixado, no raras vezes voluntariamente, pelo Legislativo e Executivo, que, de alguma forma deve ser preenchido. E se o Judicirio o faz, porque chamado a manifestar-se sobre ele e assim o faz, nos limites dos pedidos formulados. Essa judicializao das questes pblicas no ocorreu por sua vontade, ou por mera opo ideolgica das Cortes, mas porque cumpre o seu papel constitucional, e principalmente, porque no se omite diante de questes polmicas.

11

GARAPON, Antoine. O juiz e a democracia: o guardio de promessas. Rio de Janeiro: Renavan, 1999, p.48.

Nesse sentido, Dworkin12 sustenta que o controle judicial sobre os atos legislativos mostra-se como um instrumento vivel e eficiente, porquanto se trata de um arranjo estrategicamente inteligente para garantir a democracia, estabelecer um controle judicial sobre o que o Legislativo majoritariamente decide, garantindo que os direitos individuais, que so um pr-requisito da legitimidade deste, no sero violados. A possibilidade de um rgo no eletivo, como o STF sobrepor-se ou contrariar uma deciso do Executivo ou Legislativo, legitimadamente eleitos pelo povo, poderia representar um retrocesso ao processo democrtico e representativo da vontade popular. No se deve, todavia, perder de vista que o poder exercido pelo judicirio, inobstante no ser eleito diretamente pelo povo, representativo, ou seja, a prpria Constituio que ao estabelecer as regras democrticas, confere aos magistrados o direito e o dever de proteger os valores fundamentais nela assegurados. A vontade da maioria, premissa maior de toda democracia, manifestada legitimamente nas regras insculpidas na Constituio e leis infraconstitucionais assegurada pelo Pode Judicirio. E nesse ponto, cabe ainda ao Judicirio reconhecer que uma autntica democracia no se reflete apenas de idias majoritrias, mas principalmente, aquela que assegura a conservao e a promoo de direitos fundamentais, mesmo que de modo contrrio s maiorias polticas, como condio fundamental de funcionamento do constitucionalismo democrtico. Qualquer risco para legitimidade democrtica, em razo dos membros do Judicirio no serem eleitos, esvazia-se na medida em que suas decises atm-se e baseiam-se nas leis e na Constituio, atuando, desta forma como representantes indiretos da vontade popular. Ainda, de se ressaltar que a prpria Constituio, alm de ampliar significativamente os legitimados a proporem as aes diretas perante o Supremo Tribunal Federal13, garante status constitucional a outras instituies democrticas, como Ministrio Pblico e Defensoria Pblica, assegurando-lhes funes institucionais de defesa e garantia dos servios de relevncia pblica e dos direitos assegurados na Constituio.14

12 13

DWORKIN, Ronald. Juzes polticos e democracia. Jornal O Estado de So Paulo, 26/abril, 1997. Artigo 103 da Constituio Federal de 1988. 14 Artigo 129 e 134 da Constituio Federal de 1988.

neste ambiente democrtico, que se reaviva a idia de cidadania e asseguramse maiores informaes e conscincia a diferentes segmentos da populao, que passam a buscar maior proteo de seus interesses perante os tribunais. A exata compreenso da universalizao do acesso justia, transformada ento em direito fundamental de qualquer cidado nas democracias modernas, abrange tanto a garantia de admisso pelo Judicirio ao analisar os conflitos daqueles que efetivamente precisam de uma tutela estatal, mas principalmente, a garantia de resultados socialmente justos. O paradigma positivista e o modelo formalista de rgida interpretao dos comandos normativos comeam a ser abandonados e passam a ser substitudos por decises mais valorativas, no resultadas de uma deduo puramente lgica e formal do texto posto, ampliando consideravelmente o poder e a responsabilidade do judicirio nacional, na medida em que conduzem a uma anlise judicial substantiva, contribuindo concretizao dos ideais da justia social e eficcia dos direitos fundamentais. Nesta cultura ps-positivista o direito se aproxima da tica na medida em que se apresenta como legitimo instrumento de realizao da justia e dignidade da pessoa humana. Evidente que direito no poltica, no sentido de admitir escolhas tendenciosas ou partidarizadas, mas no se pode ignorar que a linha divisria entre o direito e a poltica muito sutil. E assim deve ser, pois quando as cortes passam a desempenhar um papel de destaque numa verdadeira construo da democracia, a interdependncia entre as realidades jurdica e poltica confere leitura da Constituio uma inegvel dimenso poltica. Cedio que, nesse papel o Judicirio deve exercer sua prestao jurisdicional calcado em regras e princpios constitucionais, e no em fundamentos de natureza poltica. Entretanto, negar a importncia poltica que, no poucas vezes, deve ser dada s decises judiciais retirar do prprio judicirio sua influncia na construo da sociedade moderna. Assunto bem retratado por Barroso15 ao dizer que Uma corte constitucional no deve ser cega e indiferente s consequncias polticas de suas decises, inclusive para impedir
15

Barroso, Luiz Roberto. Retrospectiva 2008 - Judicializao, Ativismo e Legitimidade Democrtica. Revista Eletrnica de Direito de Estado (REDE). Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Pblico, 18, abril/maio/junho, 2009, p.13.

resultados injustos ou danosos ao bem comum ou aos direitos fundamentais. Mas somente pode agir dentro das possibilidades e dos limites abertos pelo ordenamento jurdico. Nestes termos, a idia de judicializao da poltica reside exatamente na possibilidade de se viabilizar o encontro dos cidados com seus direitos declarados formalmente na Constituio. E esse movimento tem origem na descoberta, por parte dos titulares daqueles direitos, da obra do constituinte de 1988 que no s instituiu uma nova ordem jurdica e social, mas redemocratizou as garantias e acesso dos cidados ao que j lhes pertenciam legitimamente. Trata-se de um fenmeno crescente nos ltimos sessenta anos, e que nada indica que deva ser passageiro, mas ao contrrio, perdurar enquanto a proteo dos direitos humanos for a bssola que dever nortear as relaes jurdicas e sociais nos Estados Democrticos de Direto16. , no entanto, ingenuidade ou at ignorncia imaginar que o Judicirio, sozinho possa apresentar solues definitivas a todos esse problemas ou a outros que venham surgir. Emancipar e legitimar cada vez mais o judicirio sem o necessrio engajamento e respaldo da sociedade no nos levar a lugar nenhum, seno a um maior atolamento do judicirio com questes a resolver. A ttulo ilustrativo transcreve-se trecho da concluso de Burgos e Werneck Viana17 acerca do caso da drogadio de crianas a adolescentes: Assim, a batalha quixotesca do Ministrio Pblico e do Judicirio em torno da questo da drogadio de crianas e adolescentes parece ter alcanado xito, incorporando agenda pblica um tema que no lhe teria chegado pela via da poltica. A ausncia da sociedade civil organizada ao longo de todo o embate, no entanto, cobrar seu preo, pois somente uma fiscalizao continuada da qualidade dos servios, e um envolvimento mais amplo das instituies de ensino e de pesquisa na matria, podero assegurar uma efetiva resposta ao problema. Enquanto a questo permanecer invisvel para a sociedade, dificilmente o poder pblico ter motivos para conferir prioridades matria. E sozinhos, o Ministrio Pblico e o Judicirio, no tero como sustentar tal agenda por muito tempo.
JUNIOR, Alberto Nogueira. Os novos papis da justia: a judicializao da poltica e a judicializao da administrao. Revista Jus Vigilantibus, 05/11/2007, disponvel em >http://jusvi.com/colunas/29504. Acesos em 21/09/09. 17 WERNECK VIANNA, Luiz e BURGOS, Marcelo Baummam. Entre princpios e regras: cinco estudos de caso de Ao Civil Pblica. Revista de Cincias Sociais , Rio de Janeiro, Vol. 48, n. 4, p.42.
16

CONSIDERAES FINAIS O Poder Judicirio , e sempre foi o guardio das leis vigentes em um Estado Democrtico de Direito, e faz-las ter efetividade, mesmo que numa atuao contramajoritria ou em detrimentos dos outros Poderes, no enfraquece a idia de democracia, mas ao contrrio, a legitima. Decises que respeitam e principalmente validam os direitos constitucionalmente conquistados pelos cidados legitimam-se por si s. A interveno dos tribunais em questes polticas a fim de resguardar a supremacia da Constituio, dos direitos por ela assegurados e da prpria idia de democracia no um fenmeno monoltico, ao contrrio, vrios fatores contriburam para consolidao desse modelo. A crise de legitimidade das instituies democrticas, com a crescente ineficcia e descrena no sistema poltico, bem como a falha na criao e implementao de polticas pblicas, impe a existncia de um Poder Judicirio mais ativo, substancialmente ativo, a fim de tutelar os direitos fundamentais dos cidados. Ativo e legitimadamente autorizado a agir por uma Carta Constitucional com textura aberta, normas programticas e clausulas indeterminadas. A capacidade que o Judicirio tem de intervir ou a possibilidade que lhe assegurada de estar mais presente na vida poltica da sociedade diretamente proporcional importncia que a prpria populao deposita na instituio, refletindo a credibilidade que Poder Judicirio adquiriu perante seus jurisdicionados. Apesar das severas crticas que vem recebendo com seu inovador papel, o Judicirio, atualmente, sem duvida o grande, seno o nico, aliado da sociedade na efetivao de seus direitos. Infelizmente, a aquietao social no se resume a decises judiciais e a soluo definitiva dos problemas reclama um engajamento maior da prpria sociedade numa verdadeira articulao reivindicatria de seus direitos, no depositando todas as suas esperanas e frustraes nas mos do Poder Judicirio. O Judicirio no pode ser visto como a nica estrutura capaz de revolucionar a estrutura social e o desenvolvimento nacional do pas, mas esse seu crescente protagonismo tem, ao menos por enquanto, sido o grande responsvel pelas transformaes das sociedades contemporneas que lhe conduziram a assumir um modelo politizado e promovedor de direitos fundamentais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARROSO, Luis Roberto. Retrospectiva 2008 - Judicializao, Ativismo e Legitimidade Democrtica. Revista Eletrnica de Direito de Estado (REDE). Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Pblico, 18, abril/maio/junho, 2009. CAPPELLETTI, Mauro. Juzes legisladores? Porto Alegre; Fabris, 1999. CARVALHO, Ernani Rodrigues. Em busca da judicializao da poltica no Brasil: apontamentos para uma nova abordagem. Ver. Sociol.Polit. Nov.2004, n23, p.127-139. DWORKIN, Ronald. Juzes polticos e democracia. Jornal O Estado de So Paulo, 26/abril, 1997. FARIA, Jos Eduardo. Direito e justia do sculo XXI: a crise da justia no Brasil. Disponvel em http://www.ces.fe.uc.pt/direitoXXI/comunic/JoseEduardoFaria. 2003. FILHO, Manoel Gonalves Ferreira. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 21 edio, 1994, p.118. GARAPON, Antoine. O juiz e a democracia: o guardio de promessas. Rio de Janeiro: Renavan, 1999. JUNIOR, Alberto Nogueira. Os novos papeis da justia: a judicializao da poltica e a judicializao da administrao. Revista Jus Vigilantibus, 05/11/2007, disponvel em >http://jusvi.com/colunas/29504. Acesos em 21/09/09. MONTESQUIEU, Charles de Secondat Baron de. O esprito das leis. So Paulo: Marins Fontes, 1993. TATE, Neal C; VALLINDER, Torbjorn. The Global Expsansion of Judicial Power. New York University Pressa, 1995. WERNECK VIANNA, Luiz e BURGOS, Marcelo Baummam. Entre princpios e regras: cinco estudos de caso de Ao Civil Pblica. Revista de Cincias Sociais , Rio de Janeiro, Vol. 48, n. 4, p.42.

Vous aimerez peut-être aussi