Vous êtes sur la page 1sur 17

REPENSANDO O PODER JUDICIRIO: OS SISTEMAS DE SELEO DE JUIZES E SUAS IMPLICAES1

Claudia Rosane Roesle

RESUMO O artigo analisa os sistemas de seleo dos juizes nas democracias constitucionais, relacionando-o com os desafios e as transformaes pelas quais passa o Poder Judicirio. Para tanto e pe sinteticamente a comple a posio assumida pelo Poder Judicirio nas referidas democracias, descre!endo em seguida os sistemas de seleo forjados "istoricamente e apresentando ao leitor uma anlise das !antagens e des!antagens que cada modelo apresenta. #ncerra-se apontando a necessidade de pre!er sistemas de formao inicial, continuada e de controle do desempen"o das ati!idades judiciais a fim de garantir que as tarefas atri$u%das ao Poder Judicirio sejam desempen"adas adequadamente nos quadros dos sistemas jur%dicos contempor&neos.

PALA!RAS"C#A!E PO'#( J)'*+*,(*O- .#/#01O 'O. J)*2#.- 3O(4501O 'O. J)*2#.6(57.3O(4501O 'O #.65'O- '#4O+(5+*5. +O7.6*6)+*O75*..

1 O presente artigo 8 parte de uma pesquisa so$re o sistema de seleo e formao dos juizes na #span"a. 5 pesquisa contou com o apoio da +5P#., na forma de $olsa de estgio p9s-doutoral na )ni!ersidade de 5licante, #span"a, no per%odo de janeiro a jul"o de :;;<. 5gradeo especialmente a cola$orao de Perfecto 5ndr8s *$a=ez, 4anuel 5tienza e Josep 5guil9 (egla que discutiram comigo os temas aqui a$ordados. > 'outora em 3ilosofia e 6eoria ?eral do 'ireito pela 3aculdade de 'ireito da )ni!ersidade de .o Paulo).P. P9s-doutora em 3ilosofia do 'ireito pela )ni!ersidad de 5licante, #span"a. Professora dos cursos de graduao em 'ireito, 4estrado em +i@ncia Jur%dica e 4estrado Profissional em ?esto de Pol%ticas PA$licas da )ni!ersidade do Bale do *taja%-)7*B5/* e do curso de graduao em 'ireito do +omple o de #nsino .uperior de .anta +atarina-+#.).+.

5624

A$STRACT 6"is paper analCses t"e judge selection sCstem in constitutional democracies and "oD it relates to t"e c"allenges and transformations D"ic" t"e JudiciarC is undergoing. 6"e paper presents a $rief e planation of t"e comple position taEen on $C t"e JudiciarC in t"e constitutional democracies mentioned, and t"en continues to detail t"e de!elopment of t"e recruitment sCstems o!er time and analCses t"e ad!antages and disad!antages of eac" model. *t concludes $C pointing out t"e need for initial and ongoing training sCstems and regular professional assessment to ensure t"e tasEs assigned to t"e JudiciarC maC $e adequatelC carried out in contemporarC legal sCstems.

%E&'ORDS J)'*+*5(F POG#(- J)'?#H. (#+()*64#76- J)'?#H. I5+J?(O)7'.656#H. 6(57.3O(456*O7- +O7.6*6)6*O75/ '#4O+(5+*#..

INTRODUO O presente artigo !ersa so$re um tema $astante descuidado na literatura jur%dica e das ci@ncias sociais no IrasilK os mecanismos de seleo e de formao dos mem$ros do Poder Judicirio, especialmente os juizes. Lualquer le!antamento $i$liogrfico que se faa retornar como resultado um retrato $astante similarK uma quantidade razo!el de pequenos te tos de opinio e quase nen"um estudo mais aprofundado. 5 pre!iso, no $ojo da (eforma do Judicirio iniciada pela #+ MNO:;;M, da o$rigatoriedade dos cursos de formao inicial para o !italiciamento dos juizes e dos cursos de formao continuada como mecanismo de aferio de seu desempen"o com !istas P promoo na carreira, suscitou, como seria de se esperar, alguma refle o e tem le!ado os di!ersos segmentos do Judicirio $rasileiro a intensificar os contatos com as escolas de formao estrangeiras, especialmente as europ8ias. #stamos longe, no entanto, de possuir uma discusso s9lida

5625

que ampare a escol"a de alternati!as de modo a e!itar a simples transposio dos modelos de outros pa%ses eOou repetir os seus e!entuais defeitos. 5 mesma constatao !ale para a "ist9ria do Poder Judicirio no Irasil, o$jeto pouqu%ssimo estudado pelos juristas e pelos cientistas sociais. +omo discutir o sistema de formao inicial, continuada ou a seleo de nossos juizes se sa$emos to pouco so$re como fazemos e fizemos essas tarefas ao longo dos anosQ +omo a!aliar os resultados o$tidos pelas e peri@ncias das escolas de formao estrangeiras se no temos con"ecimento so$re a nossa pr9pria realidade e, portanto, no sa$emos o que podemos precisarQ 5 discusso dos sistemas de seleo dos mem$ros do Poder Judicirio nas democracias constitucionais, em$ora ainda $astante descuidado na $i$liografia especializada, !em gan"ando destaque. )ma e plicao intuiti!a desse destaque pode ser encontrada rapidamente se atentarmos para o protagonismo que o Poder Judicirio adquiriu no funcionamento cotidiano das referidas democracias, nas quais, por mandamento constitucional, atua como uma esp8cie de r$itro e garantidor dos processos de go!erno e de produo legislati!a. O presente artigo analisa esse conte to de transformaes do papel do Poder Judicirio para, logo em seguida, coloc-lo em relao com o tema dos mecanismos concretos de seleo dos juizes. 4ais do que uma !iso detal"ada dos referidos mecanismos, procura fornecer ao leitor um panorama geral so$re as questes que se colocam quando se pensa nas !antagens e des!antagens dos sistemas "istoricamente constru%dos. Para atingir esse o$jeti!o, a anlise inicia por uma sint8tica e posio das razes pelas quais se pode considerar comple a a posio do Poder Judicirio nos sistemas jur%dicos e pol%ticos das .ociedades contempor&neas. 4ais do que uma discusso aprofundada, trata-se de construir um pano de fundo em refer@ncia ao qual possa ser analisado o tema especifico desse artigo. 7o item seguinte descre!em-se as tipologias que classificam os sistemas de seleo de juizes e se analisa $re!emente o seu surgimento "ist9rico. 7o terceiro item apresentam-se as !antagens e des!antagens de cada sistema de

5626

seleo. 7as consideraes finais 8 ressaltada a necessidade de se de$ater os mecanismos de formao inicial, continuada e de acompan"amento das ati!idades judiciais a fim de garantir um desempen"o das tarefas atri$u%das ao Poder Judicirio adequado aos par&metros dos sistemas jur%dicos contempor&neos.

( A COMPLE)IDADE DO PAPEL DESEMPEN#ADO PELO PODER JUDICIRIO +omo $em resumem Pederzoli e ?uarnieri R1SSST, as modificaes que as .ociedades contempor&neas enfrentam e que afetam a posio do Poder Judicirio so amplas e multifacetadas. .e, de um lado, podemos apontar uma mudana quantitati!a na legislao, com o fenUmeno que se con"ece por Vinflao legislati!aW, tam$8m 8 correto !incular essa mudana quantitati!a a uma outra de ordem qualitati!a que se manifesta na produo de normas com caracter%sticas muito mais a$ertas e com as quais se transfere ao Poder Judicirio no mais o de!er de VrepararW uma situao, !oltando-se ao passado, mas de perseguir e atingir certos fins colocados como socialmente !lidos e importantes. 5 passagem de um #stado /i$eral, com a sua t%pica filosofia do laissez-faire, como destacam os autores mencionados acima, a uma atitude claramente inter!enti!a do #stado de Iem-#star .ocial, le!a a uma situao na qual no " praticamente nen"um assunto pertinente ao con!%!io social no qual o Poder Judicirio no possa !ir a emitir ju%zos. 5demais, a natureza di!ersa de muitos dos conflitos que a regulao jur%dica do #stado de Iem-#star .ocial impe acarreta uma mudana no peso e no !alor das decises judiciais, cujos efeitos podem alcanar no apenas as partes diretamente en!ol!idas no processo, mas toda uma parcela da .ociedade. RP#'#(2O/*- ?)5(7*#(*, 1SSST 5s fronteiras entre administrao, legislao e jurisdio tendem a se mostrar menos n%tidas e a conseqX@ncia prtica imediata disso 8 que o Poder Judicirio se transforma tam$8m em respons!el pelas modificaes sociais e pela implementao das pol%ticas pA$licas prescritas na +onstituio. .ua ati!idade passa a ser, nestes, termos, de muito maior !isi$ilidade e de muito maior responsa$ilidade pol%tica. 5 doutrina clssica da

5627

separao de poderes perde seu potencial e plicati!o e a compreenso da di!iso de poderes no #stado requer que se analise de modo mais detido e em relao com os mAltiplos arranjos institucionais poss%!eis, as tarefas cumpridas pelo Poder Judicirio nas .ociedades contempor&neas. : #ssa apro imao do Poder Judicirio ao # ecuti!o e ao /egislati!o no nos de!e fazer perder de !ista, no entanto, a sua qualidade de inter!entor que tem de ser pro!ocado, ou seja, de que mesmo quando atua nessas no!as funes, o Poder Judicirio no o faz com a sua pr9pria iniciati!a, mas depende de uma pro!ocao e terna para que possa agir. O grau de pro!ocao a que 8 su$metido, depende, por sua !ez, de um comple o emaran"ado de fatores econUmicos, sociais e pol%ticos, dentre eles a sua capacidade relati!a de Vdar respostasW aos pro$lemas que l"e so apresentados em comparao ou em contraposio com os outros 9rgos do #stado, $em como o grau de litigiosidade Rque est relacionado com questes "ist9rico-culturaisT da .ociedade na qual se insere. RP#'#(2O/*?)5(7*#(*, 1SSST 5 realidade comple a que cerca o Poder Judicirio pode ser colocada, portanto, nos seguintes termosK 8 um ator pol%tico na medida em que tem a responsa$ilidade de $uscar fins sociais determinados na +onstituio e controlar o cumprimento de funes pol%ticas e de e ecuo de programas dos outros poderes- 8 um ator passi!o, ou seja, que necessita ser pro!ocado- 8 um corpo coleti!o, mas e pressa uma parte consider!el de sua ati!idade em decises indi!iduais, das quais, no entanto, se co$ra coer@ncia com o conjunto das decises tomadas pelo corpo a que pertence- tra$al"a com um emaran"ado legislati!o cuja coer@ncia e acessi$ilidade esto so$ejamente con"ecidas como precrias.

.egundo Pederzoli e ?uarnieri, 1SSS, p. :1K V#l "ec"o de que el juez sea tam$i8n un legislador se considera Ca "oC como una Yo$!ia $analidadH R+appelletti, 1SSZK p.1MT. /os m$itos de discrecionalidad de que dispone C las mismas caracter%sticas del procedimiento de decisi9n le lle!an de "ec"o a participar en la formulaci9n de las pol%ticas pA$licas. *gualmente se "a !isto que "oC es ms dif%cil distinguir entre jurisdicci9n C administraci9n, so$re todo en lo que se refiere al impacto producido por las sentencias. 'esde este punto de !ista, la !ersi9n tradicional de la doctrina de la separaci9n de poderes Ca sufre una erosi9n !isi$le. [\] F desde esta perspecti!a si se quiere e!aluar el papel que de "ec"o "a asumido la justicia, el reparto formal de las competencias es "oC un punto de referencia muc"o menos Atil que anta=oK el sistema judicial tiende a actuar, en efecto, como una estructura multifuncional, que presenta numerosas reas de superposici9n con las acti!idades demandas a las otras instituciones pol%ticas.W

5628

#ssa !isi$ilidade pol%tica e social do Poder Judicirio traz consigo um de$ate importante so$re a funo judicial e seus limites e pro!oca no!a s8rie de indagaes de carter prticoK Luem so os juizesQ +omo so recrutadosQ Luais os mecanismos de a!aliao e controle de sua ati!idade jurisdicionalQ +omo medimos a qualidade dos Vser!iosW prestados pelos 9rgos judiciaisQ^ +omo resume ?uarnieri R:;;1T a relao entre qualidade da prestao jurisdicional e as modalidades de seleo ou a formao que rece$em os juizes, pode ser !ista de pelo menos tr@s importantes &ngulos. #m primeiro lugar, as modalidades pelas quais se escol"em e formam os mem$ros do Poder Judicirio re!estem-se de uma especial import&ncia para o funcionamento do sistema jur%dico e refletem-se na qualidade glo$al da justia, o que significa dizer que para mel"orar a prestao jurisdicional no $asta que pensemos em como organizar mel"or os tri$unais, se no inclu%mos nessa refle o a necessria qualificao profissional dos juizes que os compem. #m segundo lugar, se pensamos de um ponto de !ista macro, o modo pelo qual so selecionados os mem$ros do Poder Judicirio atua diretamente so$re o perfil de juiz que se produzir e, a partir da%, so$re a concepo do 'ireito, do seu papel como juiz, da natureza e dos limites da sua funo, que ter no apenas o juiz em sua dimenso singular, mas o pr9prio corpo judicial. M

(essaltando as implicaes te9ricas e prticas de pesquisas so$re essa temtica, afirma 'i 3ederico, :;;N, p. BK V5 researc" on t"e functioning of recruitment, professional e!aluation, career, and discipline of judges and prosecutors in different countries "as $ot" scientific and practical implications. *n analCzing and comparing t"ose features in !arious judicial sCstems, t"e !alues of independence and impartialitC are in manC DaCs re!ealed in t"eir multifaceted aspects. *n fact, t"e "ig"er t"e actual guarantees of professional qualifications in t"e !arious sCstems, t"e "ig"er also are t"e guarantees of independent and impartial $e"a!iour of t"e judge Rinsofar as "is tec"nical preparation and "is deeplC rooted professional !alues maEe "im far less liEelC to $e recepti!e to improper e ternal influencesT.W M 7este sentido, afirma ?uarnieri, :;;1, p. :<-:_K V#n efecto, aunque es !erdad que no e iste una relaci9n estrec"a entre caracter%sticas socioecon9micas, actitudes de los jueces C sus decisiones, los mecanismos de reclutamiento condicionan de todos os modos las caracter%sticas generales del cuerpo judicial, el tipo de juez e en definiti!a la concepci9n del papel de este Altimo que tiende a pre!alecer dentro de la magistratura R4)(P`F C 657#7`5)., 1S_:- ?*I.O7, 1SZ^T. .o$re todo, puesto que en los reg%menes democrticos los jueces tras ser designados gozan de garant%as de independencia cada !ez maCores, su comportamiento depende cada !ez menos de la influencia del go$ierno o de los superiores jerrquicos C cada !ez ms de la concepci9n que se tenga del propio papel C en general de los !alores que tienden a compartir. Por ello en estos t8rminos se puede decir que las modalidades de reclutamiento de los jueces influCen en sus decisiones.W

5629

#m terceiro lugar, as modalidades de recrutamento interferem diretamente na independ@ncia e imparcialidade dos juizes, as quais condicionam a qualidade da prestao jurisdicional, especialmente em circunst&ncias como as atuais, nas quais uma parte consider!el da ati!idade judicial desen!ol!e-se controlando a constitucionalidade e a legalidade da ati!idade da administrao pA$lica e da produo legislati!a. 5ssim, sistemas de recrutamento que pri!ilegiam a capacidade profissional reforam a independ@ncia ao produzir uma maior identificao com a funo profissional e ercida e diminuem o papel de influencias impr9prias de carter e terno. R?)5(7*#(*, :;;1T. * OS SISTEMAS DE SELEO #ISTORICAMENTE SUR+IDOS 5tendendo a uma perspecti!a "ist9rica tal como a proposta por Ban +aenegem R1SS1T, podemos o$ser!ar que a "ist9ria europ8ia mostra uma lenta mas ine or!el passagem do poder de julgar das mos dos leigos Ps mos dos juristas, entendidos em sentido amplo como con"ecedores do direito, e em seguida P profissionalizao, compreendida como o dedicar-se to somente Ps tarefas pertinentes P instituio judiciria.N Ban +aenegem R1SS1, p. 1:_ e ss.T prope uma tipologia para estudar a e!oluo "ist9rica europ8ia a partir do momento em que predominou a profissionalizao, nos seguintes termosK 6ipo 1, nomeao pela autoridade pol%tica mais alta- 6ipo :, eleies populares- 6ipo ^, os juizes constituem uma casta ad!inda da aristocracia e da pequena no$reza ou adquirem o cargo em um sistema $aseado em procedimentos censitrios Rser proprietrios etc.T. )tilizando esse esquema geral, o autor repassa rapidamente a "ist9ria europ8ia e demonstra que em termos formais a pre!al@ncia nos pa%ses europeus foi a do tipo 1, ou seja, a nomeao por parte do (ei, que, contudo, foi lentamente deslizando para um controle das nomeaes por parte da pr9pria elite profissional judiciria. 5 situao atual, no entanto, aponta $em mais para uma mistura dos tr@s tipos que comparecem nos

a necessrio o$ser!ar, no entanto, que isso 8 mais $em uma generalizao do que uma afirmao ftica, pois em praticamente todos os pa%ses ocidentais " alguma forma de atuao de tri$unais constitu%dos por jurados leigos e atualmente em pa%ses como a *nglaterra um importante papel 8 destinado aos juizes de paz, dos quais no se e ige nem dedicao e clusi!a nem formao jur%dica em sentido estrito. .o$re isso, !ide Ban +aenegem, 1SS1, p. 1:< e ss.

5630

di!ersos pa%ses em diferentes graus, e!identemente que com as adaptaes necessrias aos conte tos pol%ticos de #stados democrticos.< Outra tipologia que pode nos au iliar a compreender as diferentes solues "ist9ricas intentadas para a seleo dos ju%zes nos regimes pol%ticos democrticos 8 a proposta por ?uarnieri R:;;1T com tr@s tipos $sicosK a designao por parte do /egislati!o, do # ecuti!o ou de am$os- a eleio direta pelos cidados- o concurso pA$lico, seguido ou no de um per%odo de e peri@ncia prtica inicial. 5 pre!al@ncia de um ou de outro sistema depende em larga medida da tradio jur%dica de cada pa%s e de seu processo de formao dos 9rgos estatais. a poss%!el !erificar que nos pa%ses da #uropa continental a funo judicial incorporou-se "istoricamente ao aparato estatal e aca$ou tornando-se parte da administrao pA$lica_. 7a *nglaterraZ e em alguns pa%ses da common law, "erdeiros da e peri@ncia inglesa, ao contrrio, os juizes nunca foram perfeitamente incorporados ao corpo administrati!o do #stado. 7os #stados )nidos da 5m8rica, por conta da precoce democratizao do sistema pol%tico, produzida antes da profissionalizao dos aparatos pA$licos, " uma maior difuso do sistema de eleio direta e um maior papel das instituies pol%ticas na escol"a dos mem$ros do Poder Judicial. R?)5(7*#(*, :;;1TS. 5tendendo a essa di!ersidade de e peri@ncias pol%ticas e de organizao judicial, pode-se conce$er, ainda que seja uma generalizao, dois modelos $sicos de recrutamento dos mem$ros do Poder Judicirio nas .ociedades democrticas constitucionaisK o do juiz VprofissionalW1;, recrutado dentre mem$ros $em-sucedidos de carreiras jur%dicas e detentor
<

Beja-se, neste sentido, a anlise do autor so$re a I8lgica, seu pa%s de origem, a *nglaterra e os #stados )nidos, com $ase na mencionada tipologia. Ban +aenegem, 1SS1, p. 1^;-1^1. _ .inal e!idente disso, como apontam Pederzoli e ?uarnieri, 1SSS, p. M;, 8 o fato de que as formas de recrutamento dos funcionrios pA$licos 8 praticamente a mesma que a dos juizes e mem$ros do 4inist8rio PA$lico, ou seja, que a concepo predominante os identifica a todos como parte do #stado. Z .o$re as peculiaridades do sistema ingl@s, $astante diferente do sistema dos demais pa%ses europeus, pode-se consultar Pederzoli e ?uarnieri, 1SSS, p. ^M e ss. S 7o mesmo sentido, Ban +aenegem 1SS1, p. 1^1, a partir de sua tipologia, afirma uma relati!a pre!al@ncia do tipo : Releies popularesT nos #stados )nidos. Bide tam$8m Pederzoli e ?uarnieri, 1SSS, p.^< e ss, para uma descrio mais detal"ada dos mecanismos utilizados para a seleo dos juizes. 1; Para au iliar a !isualizar mel"or as implicaes do modelo, pode-se utilizar a idade media dos ingressantes na magistratura, a qual se encontra na *nglaterra entre os N; e os <; anos e nos #stados )nidos, ao menos para a magistratura federal, mais prestigiada e importante do ponto de !ista do sistema judicial, 8 menor do que na

5631

de uma e peri@ncia profissional que a$aliza a sua nomeao ao cargo e legitima o e erc%cio da funo jurisdicional, presente nos pa%ses !inculados P tradio da common law11- e o do juiz VfuncionrioW que, mais caracter%stico dos pa%ses !inculados P tradio romanogerm&nica, tra$al"a com sistemas de recrutamento $aseados em concursos pA$licos e aposta em um aprendizado da funo no pr9prio e erc%cio desta, dentro da organizao judicial, pois o perfil geral do juiz recrutado 8 o de um jo!em $ac"arel em 'ireito, cuja e peri@ncia profissional 8 pequena ou ine istente. R?)5(7*#(*, :;;1T1: O modelo $urocrtico ou do juiz VfuncionrioW fica mais $em compreendido se atentamos para a sua origem "ist9rica, !inculada P reestruturao do #stado franc@s no per%odo re!olucionrio. #le 8, nesse sentindo, uma transcrio para fins de organizao judiciria, das pol@micas francesas da 8poca e 8 comumente designado como modelo napoleUnico de Poder Judicirio. 5 influ@ncia do iderio franc@s le!ar consigo a disseminao do modelo para outros pa%ses da fam%lia romano-germ&nica, o que e plica a presena de certa uniformidade na concepo da carreira judicial que nos permite falar em um VmodeloW. #sse modelo, por sua !ez, consu$stancia-se, conforme aponta ?arc%a Pascual R1SS_T, como uma com$inao da doutrina re!olucionria francesa e da institucionalizao de um quadro funcionarial t8cnico mais $em !inculado com a !iso $urocrtica de #stado do que com as suas ra%zes re!olucionrias e li$erais. O juiz era entendido Re recrutadoT para ser um funcionrio do #stado encarregado da aplicao da legislao posta pelo Poder /egislati!o. O controle de seu recrutamento e a administrao da sua carreira !in"a atri$u%do ao Poder # ecuti!o, mostrando assim que, apesar da teoria de separao de poderes ser utilizada como lugar comum a designar a natureza e os !%nculos entre os poderes do #stado, de fato o Poder Judicirio tin"a pouco mais que o nome como poder efeti!amente independente.
*nglaterra mas considera!elmente mais alta do que nos pa%ses da #uropa continental. 5 respeito, !ide Pederzoli e ?uarnieri, 1SSS, p. ^_-^Z. 11 5 prop9sito dessa caracter%stica, afirma *=aEi 5girreazEuenaga, :;;M, p. 1:K V.in em$argo, desde la perspecti!a del sistema de nom$ramiento o elecci9n de los jueces "aC una cla!e que se repite de modo constante en los modelos de corte anglosaj9n, C es la e igencia de una !ariada C s9lida e periencia prctica a todos quienes !aCan a ejercer funciones judiciales.W 1: Bide tam$8m em Pederzoli e ?uarnieri, 1SSS, p. <^-<M.

5632

O quadro acima es$oado fica mais claro se o$ser!armos que a e peri@ncia re!olucionria francesa esta!a $aseada em uma profunda desconfiana na ati!idade judicial, cuja ar$itrariedade e !enalidade procurar controlar de todos os modos 1^, produzindo, quase parado almente, uma dominao e um enfraquecimento do Poder Judicial em !o tentada pela monarquia a$solutista.1M 5 caracterizao de um juiz, portanto, seguia o que con!encionalmente passou P tradio do pensamento jur%dico como Vjuiz $oca-da-leiW, ou seja, um paradigma de atuao em tudo mec&nico e su$ordinado P legalidade estrita, que garantiria a neutralidade e a apoliticidade RaparentesT necessrias ao $om funcionamento do #stado. .e nos fi amos no modelo e nos perguntamos pelas causas que o e plicam, teremos, como $em resume ?arc%a Pascual R1SS_T um quadro que pode ser sinteticamente resumido como uma com$inao dos seguintes fatoresK aT a apario dos c9digos e das regras r%gidas para a ati!idade interpretati!a- $T a disseminao das categorias dogmticas da doutrina, presentes, por e emplo, na #scola da # egese- cT a su$trao da ati!idade administrati!a do #stado do &m$ito de julgamento da jurisdio ordinria- dT a incluso do Poder Judicirio no &m$ito de controle do Poder # ecuti!o.

, AS !ANTA+ENS E DES!ANTA+ENS DOS SISTEMAS DE SELEO SUR+IDOS #ISTORICAMENTE

Para a reconstruo do iderio re!olucionrio franc@s so$re o papel e os limites do Poder Judicirio, !ide ?arc%a Pascual, 1SS_, especialmente p. ;S-11^. 1M .egundo *$=ez e 4o!illa 5l!arez, 1SZ<, p. M1K V/a +onstituci9n del a=o B*** R1_SST a$andona el sistema de reclutamiento de los jueces por sufragio, para optar por la designaci9n gu$ernamental C su organizaci9n $urocrtica como YcarreraH. Por otra parte, como "a escrito +alamandrei, Ypoco a poco, inconscientemente, el 6ri$unal de +asaci9n, creado como 9rgano de control negati!o, puesto al margen del ordenamiento judicial, se transforma en un 9rgano jurisdiccional, colocado en la cAspide de las jerarqu%as judiciales, como regulador positi!o de la jurisprudencia.H. Y#l proCecto, en !ano perseguido por la monarqu%a a$soluta, encontr9 por el contrario b a juicio de ?iuliani C Picardi b una completa realizaci9n en la legislaci9n napole9nicaH, C ello se "izo posi$le mediante la reorganizaci9n de los jueces de acuerdo con el modelo $urocrtico como cuerpo de funcionarios, concentrando en el ejecuti!o los mecanismos de selecci9n C a!ance profesional, C esta$leciendo el correspondiente dispositi!o disciplinario. #structurando a la magistratura en Yune s8rie dHec"elons\, quelque peu analogues P ceu que lHon recontre dans lHarm8e.H.

1^

5633

#!identemente que am$os os sistemas a$ordados acima podem ser elogiados ou criticados segundo se ressaltem as suas caracter%sticas espec%ficas. 5ssim, se parece razo!el supor que o sistema de recrutamento de juizes dentre profissionais e perimentados oferece !antagens 9$!ias, pois permite lidar com candidatos que so su$metidos a uma a!aliao mais duradoura de suas capacidades profissionais e de suas caracter%sticas psicol9gicas, e, portanto, garantiria uma qualidade maior para os mem$ros da magistratura, tam$8m 8 !erdade que se nas a!aliaes interferem condicionamentos de carter clientelista, essa a!aliao positi!a teria de ser matizada. a de se considerar, ainda, que em um sistema dessa ordem, o seu $om funcionamento depende em larga medida da presena a$undante de $ons candidatos dispostos a integrar os quadros da magistratura em detrimento das carreiras nas quais j consolidaram suas trajet9rias profissionais, ou seja, 8 preciso, para que se possa escol"er os mel"ores, que eles estejam dispostos a apresentarem-se para ocupar as !agas dispon%!eis e que a magistratura seja capaz de atra%-los e mant@-los. Por fim, de!e-se atentar para o fato de que a circunst&ncia de se recrutar profissionais VformadosW tende a reproduzir as caracter%sticas j presentes nas profisses jur%dicas, o que pode significar um pro$lema, especialmente se o grupo dos Vrecrut!eisW 8 $astante restrito, como no caso ingl@s1N. +orre-se o risco, neste sentido, de contar com um corpo judicial cujo perfil esteja $astante distante do perfil m8dio da populao do pa%s e que possui pouca permea$ilidade Ps minorias 8tnicas ou a grupos sociais menos fa!orecidos "istoricamente. 1<
+onsiderando as caracter%sticas do sistema jur%dico ingl@s e a recusa de codificar o 'ireito, Ban +aenegem R1SS1, p.M<T assim se e pressaK V/a magistratura inglese c tradizionalmente conser!atrice, perc"e i giudici !eni!ano i !engono reclutati fra le file dei pid noti a!!ocati, c"e per tradizione pro!engono dalla piccola no$iltP e dallHalta $org"esia. Luesto processo si c s!olto in di!erse maniereK in modo palese nel passato, quando lHaccesso alle Inns of Court era c"iuso per legge a coloro c"e non face!ano parte dellHaristocrazia o della piccola no$ilt, e in modo piA sottile in epoc"e successi!e, quando si sceglie!a tra i poc"i c"e pote!ano permettersi unHinstruzione in una scuola pu$$lica e ad O ford o +am$ridge.W 1< 7este sentido, afirma ?uarnieri, :;;1, p.:S, ao e plicitar os pro$lemas apontados ao sistema ingl@s de recrutamentoK VPor ejemplo, "aC pocas mujeres jueces as% como "aC pocos jueces pertenecientes a minor%as 8tnicas. 'e "ec"o, el acceso a la profesi9n forense requiere un largo periodo de prcticas, que a menudo no son retri$uidas, "ec"o que no puede dejar de tener una repercusi9n negati!a para aquellos que proceden de familias de condici9n social modesta b C las minor%as 8tnicas se encuentran a menudo entre ellas b o tam$i8n para las mujeres, que a menudo, en la primera fase de su carrera profesional, tienen que "acerse cargo de criar a sus "ijos.W.
1N

5634

.e a!aliarmos o sistema $urocrtico, que acima c"amamos de modelo do juiz VfuncionrioW, incorporado Ps estruturas estatais e participante de uma carreira estruturada, os pr9s e contras tam$8m resultam $astante significati!os. 'e um lado, uma seleo $aseada em pro!as, escritas ou orais, que a!aliem os con"ecimentos t8cnicos de!e le!ar a uma escol"a dos mel"ores capacitados tecnicamente para a funo, $em como e!itar inger@ncias e ternas de carter pol%tico ou a$ertamente clientelistas. Por outro, uma sistemtica de seleo como os concursos pA$licos torna dif%cil a!aliar as condies reais de capacidade para o e erc%cio da ati!idade judicial, pois aca$a por pri!ilegiar a resposta a uma gama mais ou menos ampla de questes, em um momento localizado no tempo, a partir do qual, se o resultado 8 aceit!el, considera-se a pessoa como inclu%da em uma categoria profissional cujas atri$uies so de alta responsa$ilidade pol%tica e social, muitas !ezes com a !italiciedade no cargo e com poucos Rou nen"umT mecanismos efeti!os de formao inicial ou continuada. +omo ressalta ?uarnieri R:;;1T, !rios so os pro$lemas a serem enfrentados pelos sistemas $urocrticos de recrutamento. #m primeiro lugar, a dificuldade em implantar-se um mecanismo que permita alcanar os o$jeti!os institucionais da magistratura e que implica em o$ter um comportamento mais ou menos uniforme de seus mem$ros. *sso se consegue, afirma o autor, por uma com$inao em graus !ariados, de duas opesK um recrutamento inicial altamente e igente que garanta a qualidade da pessoa que se recruta ou uma @nfase no treinamento e na compro!ao das qualidades $uscadas por meio de uma sistemtica de sanes positi!as e negati!as capazes de estimular os comportamentos desejados pela organizao. 5 estruturao da carreira e dos mecanismos de a!aliao para a progresso nela1_, $em como as estruturas de formao continuada que se podem !incular a isso so, portanto, fundamentais nesse conte to. #m segundo lugar, a circunst&ncia de que o modelo supon"a um perfil generalista de juiz, capaz de desempen"ar muitas funes e de con"ecer Re $emT todos os ramos do
a de se registrar, neste sentido, a e peri@ncia italiana, que a$oliu a carreira judicial enquanto um escalonamento de tipo "ierrquico-$urocrtico, num esforo de democratizao do Poder Judicirio. .o$re a e peri@ncia italiana muito se produziu em termos de anlise, mas pode-se consultar, para uma id8ia geral de como funciona o sistema, a Pederzoli, :;;1 e a 'i 3ederico, :;;N, p. 1:_ e ss.
1_

5635

'ireito1Z. Por fim, mas no por Altimo em grau de import&ncia, a pro$lemtica nascida da formao t8cnico-jur%dica altamente legalista que marca os sistemas de ensino do 'ireito dos pa%ses nos quais se utiliza o modelo de juiz VfuncionrioW e que esto francamente inadequados ao perfil que as +onstituies desses mesmos sistemas jur%dicos e igem. 1S CONSIDERAES -INAIS 5 origem "ist9rica do sistema de seleo denominado de $urocrtico ou do juiz VfuncionrioW como se !iu acima, dei ou marcas indel8!eis e se tal desen"o institucional foi adequado um dia, certamente dei ou de s@-lo com as transformaes sofridas pelo #stado e pela .ociedade contempor&neos. )m sistema de recrutamento que $usca!a um perfil de juiz V$oca-da-leiW, certamente est pouco adequado para as no!as necessidades dos sistemas jur%dicos contempor&neos, !isto que no se espera que o juiz contempor&neo seja apenas a V$oca-daleiW. 'e outra parte, a constitucionalizao de todo o 'ireito, a a$ertura principiol9gica deste e o crescimento do controle da ati!idade dos outros poderes pelo Judicirio trazem P tona a necessidade inquestion!el de se preparar e $em os profissionais que e ercero essas ati!idades, dada a sua rele!&ncia social e pol%tica.

1Z 7este sentido, afirma Pederzoli, :;;1, p. Z^K VPor Altimo, en estos conte tos, las estructuras organizati!as tienen aAn la impronta de modelos culturales e presados por la ciencia jur%dica b el carcter sistemtico C autosuficiente de esta disciplina, la idea de un juez YomniscienteH que de$er%a ser capaz de a$arcar a todas las ramas del 'erec"o b C que deja toda!%a !islum$rar una cierta desconfianza respecto a la especializaci9n de las asignaturas no jur%dicas. 5s% el generalismo sigue impregnando no s9lo la formaci9n uni!ersitaria sino tam$i8n la prctica C las propias modalidades de asignaci9n a las funciones de los magistrados.W 1S (esumindo os traos caracter%sticos da funo judicial presentes na +onstituio espan"ola de 1S_Z, Jim8nez 5sensio, :;;1, p. 1<<, assim os defineK V5 mi juicio, sin introducirme a"ora en maCores detalles, es precepti!o detenerse en cinco grandes elementos que definen actualmente la posicin institucional del juez en nuestro sistema constitucional C estos son los siguientesK aT el juez como Yjuez de legalidadH C, como consecuencia o$ligada, las insuficiencias que esta tradicional definici9n presenta en nuestros d%as- $T el juez como garante de los derechos fundamentales de los ciudadanos, esto es, su configuraci9n como primer esla$9n en el refuerzo de su posici9n constitucional- cT el juez ordinario como juez de la constitucionalidad, lo que supone un segundo e importante refuerzo de su posici9n constitucional- dT el juez espaol como juez del Derecho comunitario, con su innega$le dimensi9n europea o supranacional- C eT el juez espaol como poder que act a en el marco de un !stado compuesto que se caracteriza por la pluralidad de ordenamientos, por el pluralismo lingX%stico C, en fin, por aunar en su seno diferentes sensi$ilidades culturales C pol%ticas.W Rgrifos do autorT.

5636

5 dimenso pol%tica da ati!idade judicial, seu carter !alorati!o e a implementao de um padro 8tico de conduta profissional que au ilie a controlar a discricionariedade e a e!itar o a$uso de poder so, sem dA!ida, uma tarefa necessria para os sistemas jur%dicos contempor&neos. 5 comple idade que se entre!@ na anlise realizada e!idencia claramente que, mais do que simplesmente a!aliar a sistemtica de recrutamento, faz-se necessrio tam$8m a!aliar se e como os juizes rec8m-recrutados so formados, ou seja, a e ist@ncia e as caracter%sticas de sistemas de formao que denominaremos de VinicialW por estarem adstritas ao per%odo no qual os recrutados ainda no e ercem as suas funes t%picas ou no as e ercem de maneira plena e autUnoma. *ntegrados ao quadro funcional e gozando da plenitude das garantias e arcando com as responsa$ilidades da funo, ca$e agora !erificar se e como se pre!@ formas de acompan"amento do cumprimento da funo, $em como mecanismos de formao que denominaremos VcontinuadaW para designarmos aquelas ati!idades formati!as que coincidem com o pleno e erc%cio da funo jurisdicional. 5s !antagens e des!antagens que se pode encontrar em cada um dos sistemas de recrutamento "istoricamente surgidos so matizadas, como se pode facilmente concluir, pela formulao de pol%ticas de formao inicial, de formao continuada e de controle da ati!idade jurisdicional. 4ais do que o simples processo de escol"a dos futuros juizes, a discusso acima realizada aponta claramente para o fato de que " de se pensar e de$ater seriamente essas pol%ticas a fim de garantir um Poder Judicirio adaptado Ps e ig@ncias dos sistemas jur%dicos contempor&neos. 5 pre!iso, na #menda +onstitucional MN de :;;M da o$rigatoriedade da formao inicial e da formao continuada pe o tema na ordem do dia no Irasil. J no era sem tempo. 5 e emplo do que ocorre em outros pa%ses que partil"am com o Irasil o modelo $urocrtico de seleo de juizes, " que se desen"ar cuidadosamente as pol%ticas de formao inicial, continuada e de controle da ati!idade judicial. 'iscutir que perfil de juiz temos e que formao gostar%amos que ti!esse 8 um pequeno primeiro passo nessa direo.

5637

.e no " grande dificuldade em localizar o sistema de seleo $rasileiro dentre os do modelo $urocrtico, necessrio se faz, no entanto, in!estigar os mecanismos concretos "istoricamente empregados, $em como a configurao atual da seleo, a fim de compreender como os pro$lemas acima apontados aparecem na realidade $rasileira do Poder Judicirio. 'o mesmo modo, ca$e !erificar como e em que medida iniciati!as de formao continuada e de formao inicial !em sendo tomadas, em cumprimento ao disposto na #+ MNO:;;M. 5 e emplo do que ocorreu em muitos paises da fam%lia romano-germ&nica, a pre!iso dos concursos pA$licos como mecanismo de seleo no Irasil aconteceu no momento "ist9rico em que se $uscou uma maior profissionalizao do ser!io pA$lico:;, e igindo-se a apresentao de con"ecimentos t8cnicos espec%ficos que o concurso de!eria aferir, $em como e!itando o alin"amento meramente pol%tico do juiz a determinados interesses. .e na d8cada de 1S^;, quando foi institu%do o concurso pA$lico no Irasil, isso era a pra e esta$elecida dentre os paises similares em termos de sistema jur%dico, logo em seguida esses mesmos pa%ses desen!ol!ero iniciati!as institucionais de formao inicial e continuada mediante a criao de escolas de formao. 7este sentido, a escola espan"ola 8 criada pela ditadura franquista em 1SMM e a escola francesa 8 instaurada em 1SNZ:1. 7o Irasil nada disso ocorreu de modo sistemtico ou planejado. O mais pr9 imo da e peri@ncia de escolas de formao que ti!emos at8 recentemente foram as escolas criadas pelos tri$unais e pelas associaes estaduais ou federais de juizes, cujo perfil se delineou em torno da preparao para os concursos de acesso P magistratura. +ursos esses, diga-se de passagem, tornados um mecanismo de socializao importante e no de!idamente analisado dos futuros integrantes da magistratura e, al8m disso, um e celente modo de financiamento das pr9prias escolas de magistratura.

5ssim, por e emplo, a literatura espan"ola registra que a criao do sistema de concurso pA$lico, pre!isto pela +onstituio de 1Z<S e regulamentado por lei em 1Z_;, atendia a um desejo de profissionalizao e esta$ilidade para o ser!io pA$lico que de!eria ocasionar uma maior efici@ncia. 7este sentido J*4#7#2 5.#7.*O, :;;1. :1 .o$re o sistema franc@s pode-se consultarK 'e#2-P*+52O, :;;1, p. M1-N<.

:;

5638

7este sentido o le!antamento realizado por 6arga R:;;<T confirma que a maior parte das escolas e istentes tem um importante foco de ati!idade na preparao dos candidatos P magistratura, oferecendo regularmente cursos de preparao enquanto dedicam uma pequena parte de sua ateno aos cursos de formao, inicial ou continuada, dos magistrados. 7a aus@ncia de informaes mais amplas e de uma discusso $em realizada, a implementao das e ig@ncias da #menda +onstitucional MNO:;;M corre o risco de ser efeti!ada sem que a comunidade jur%dica e a sociedade $rasileira possam opinar so$re os seus rumos, reforando, alis, uma tend@ncia corporati!ista de considerar que os assuntos pertinentes P seleo e formao de juizes dizem respeito e de!em ser tratados e clusi!amente interna corporis. 5 rele!&ncia do papel cumprido pelo Poder Judicirio nas democracias ocidentais e a comple idade das questes que apontamos, ainda que $re!emente, ao longo de nossa anlise mostram que este tema no pode e nem de!e ser tratado como um assunto t8cnico$urocrtico.

RE-ER.NCIAS DAS -ONTES CITADAS 5?*((#52J)#75?5, *=aEi. 4odelos comparados de organizaci9n judicial C r8gimen de selecci9n o elecci9n de jueces C magistrados. Re/is0a Pode Judi1ial, n. _N, :;;M, p. 11-N<. 57'(a. *I5f#2, Perfecto- 4OB*//5 5/B5(#2, +laudio. El Pode 4adridK 6ecnos, 1SZ<. 'e#2-P*+52O, /uis 4aria. #l sistema franc8s de acceso a la judicaturaK selecci9n C formaci9n inicial. *nK J*4a7#2 5.#7.*O, (afael Rorg.T. El a11eso a la 2un1i3n 4udi1ial5 Es0udio 1o67a ado. 4adridK +onsejo ?eneral del Poder Judicial, :;;1, p. M1-N<. Judi1ial.

5639

'* 3#'#(*+O, ?iuseppe. Preface. *n '* 3#'#(*+O, ?iuseppe Rcoord.T Re1 ui06en08 P o2essional E/alua0ion and Ca ee o2 Jud9es and P ose1u0o s in Eu o7e. IolognaK #ditrice lo .cara$eo, :;;N, p. B-*g. '* 3#'#(*+O, ?iuseppe. (ecruitment, Professional #!aluation, +areer and 'iscipline of Judges and Prosecutors in *talC. *n '* 3#'#(*+O, ?iuseppe Rcoord.T #ditrice lo .cara$eo, :;;N, p. 1:_-1NZ. ?5(+e5 P5.+)5/, +ristina. Le9i0i6idad De6o1 :0i1a ; Pode Judi1ial. BalenciaK #dicions 5lfons #l 4agnPnim, 1SS_. ?)5(7*#(*, +arlo. #l acceso a la magistraturaK pro$lemas te9ricos C anlisis comparado. *n J*4a7#2 5.#7.*O, (afael Rorg.T. *nK El a11eso a la 2un1i3n 4udi1ial5 Es0udio 1o67a ado. 4adridK +onsejo ?eneral del Poder Judicial, :;;1, p. :;-^S. J*4a7#2 5.#7.*O, (afael. #l acceso a la judicatura en #spa=aK e!oluci9n "ist9rica, situaci9n actual C propuestas de cam$io. *nK J*4a7#2 5.#7.*O, (afael Rorg.T. El a11eso a la 2un1i3n 4udi1ial5 Es0udio 1o67a ado. 4adridK +onsejo ?eneral del Poder Judicial, :;;1, p. 11_-:MS. P#'#(2O/*, Patr%cia. #l sistema italiano de selecci9n de jueces. .ituaci9n C perspecti!as de futuro. *n J*4a7#2 5.#7.*O, (afael Rorg.T. *nK El a11eso a la 2un1i3n 4udi1ial5 Es0udio 1o67a ado. 4adridK +onsejo ?eneral del Poder Judicial, :;;1, p. Z1-11M. P#'#(2O/*, Patrizia- ?)5(7*#(*, +arlo. Los 4ue1es ; la 7ol<0i1a5 6raducci9n de 4iguel ,ngel (uiz de 5zua. 4adridK 6aurus, 1SSS. 65(?5, 4aria *n@s +orr@a de +erqueira +8sar. Dia9n3s0i1o das Es1olas de Ma9is0 a0u a E=is0en0es no $ asil. 'ispon%!el em DDD.am$.org.$r. 5cesso em 1;.1:.:;;<. B57 +5#7#?#4, (aoul. I Si9no i del Di i00o. 6raduzione di /aura 5sc"eri /azzari. 4ilanoK ?iuffrc, 1SS1. Re1 ui06en08 P o2essional E/alua0ion and Ca ee o2 Jud9es and P ose1u0o s in Eu o7e. IolognaK

5640

Vous aimerez peut-être aussi