Vous êtes sur la page 1sur 53

Teoria Geral do Direito Civil

Agradeo colaborao de Adriana M. Franco Ferreti, Beatriz M. Sampaio, !lie "!n, #arina $ac%id, &ri'cila Fontana ()nic*MT+ e ,iviane A. #alo!pi'.

Ale-ander G.t%er

T!rma/ 0121D

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

NOES INTRODUTRIAS DO DIREITO CIVIL Direito um conjunto de normas que regulam coercitivamente a conduta humana. Provm do latim directum, que significa aquilo que reto, que est de acordo com a lei. O Cdigo Civil Francs de !"#, conhecido como Cdigo $a%ole&nico %egava que' (O Cdigo Civil a constitui)*o do homem comum+. ,, %ara isso, deve conter uma linguagem sim%les, %recisa -unicidade, evitar equivocidade.. em a/strato = lei C0$ fato gerador em concreto = fato $o Direito Penal %roi/ida a decis*o de um fato concreto %or analogia. 1 no Direito Civil, tal analogia %ermitida. O DIREITO CIVIL E O CDIGO CIVIL LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL Deveria chamar2se 3ei de 4%lica)*o do Cdigo Civil. 5eio a disci%linar as %r%rias normas jur6dicas, sua ela/ora)*o, vigncia, sua a%lica)*o no tem%o e no es%a)o, suas fontes, etc. 7uas fun)8es s*o' 9egular a vigncia e a eficcia das normas jur6dicas. Fornecer critrios de hermenutica. ,sta/elecer critrios de integra)*o entre as normas. :arantir a eficcia glo/al, a certe;a, seguran)a e esta/ilidade da ordem jur6dica. Vigncia Define2se como o tem%o a %artir do qual a norma toma efeito. $ormalmente, toda lei h uma clusula de vigncia que definir o %er6odo de vacatio legis. 4 3ei de <ntrodu)*o ao Cdigo Civil define um vacatio legis de #= dias, mas somente se n*o houver defini)*o na lei criada em uma devida clusula de vigncia. Critrios para soluo de confrontos de normas Hierrquico' norma su%erior revoga >quela norma imediatamente inferior, desde que haja um conflito, uma contrariedade em rela)*o > su%erior. Especialidade' a lei es%ec6fica %redomina so/re a lei geral, que n*o %oder revogar a lei es%ec6fica? Cronolgica' a%licar a lei mais recente, %ois se relaciona mais facilmente com o %er6odo atual?

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Lei 95 9!

Complementar

-ir."i!e !e /e#sen

,ssa lei recomenda que divulgue aquelas leis que deseja2se revogar. 4 revoga)*o tem em @ formas' . 4/2roga)*o' revoga)*o ou a/oli)*o total de uma lei? @. Derroga)*o' revoga)*o %arcial de uma lei feita %elo %oder com%etente.
Repristinao a resta rao !e "a #ei re$o%a!a por ter s a #ei re$o%a!ora ter per!i!o a $i%&n'ia (te" ) e ser e*pressa+,

Pergunta . 4 lei 4 foi revogada %ela lei A. 4 lei A foi revogada %ela lei C. 4 lei 4 volta a valerB ,st claro no 4rt. @.C, D EC, da 3ei de <ntrodu)*o ao Cdigo Civil que a lei revogada -lei 4. n*o se restaura %or ter sua lei revogadora %erdido a vigncia -lei A., salvo dis%osi)8es em contrrio. Portanto, se n*o houver men)*o > volta da vigncia da 3ei 4, est continuar revogada.

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

DAS -ESSOAS "atural #pessoa f$sica% & art. '( ao ')( Pessoa & *ntroduo e conceito F um conceito que a/range as %essoas f6sicas -natural. e as %essoas jur6dicas, da qual as rela)8es jur6dicas tm carter %atrimonial. Personalidade F a a%tid*o %ara figurar em uma rela)*o jur6dica. Para a %essoa f6sica, a rela)*o jur6dica inicia2se ao nascimento com vida. Para a %essoa jur6dica, d2se a%s a aquisi)*o de um devido registro legal. Capacidade e *ncapacidade 4 ca%acidade aquisitiva dada a todos aqueles que %ossuem o %oder de administra)*o aquisitiva -titular de direitos e deveres.. , a ca%acidade de eGerc6cio %ossu6da %or todas aquelas %essoas com %oder f6sico. Caso n*o houver uma das hi%teses citadas, a re%resenta)*o ser feita %elos %ais ou %or tutela -inca%a; menor. ou %or curatela -inca%a; maior.. A+solutamente *ncapa,es Para %essoas nessa situa)*o, h a %roi/i)*o total do eGerc6cio, %or si s, do direito %elo inca%a;, acarretando a nulidade do ato jurdico se o reali;ar sem a devida representao. 4rtigo E.C H 7*o a/solutamente inca%a;es de eGercer %essoalmente atos da vida civil' <. os menores de I -de;esseis. anos? 33. os que, %or enfermidade ou deficincia mental, n*o tiveram o necessrio discernimento %ara a %rtica desses atos? 333. os que, mesmo %or causa transitria, n*o %uderem eG%rimir sua vontade.@ -elati.amente *ncapa,es $este caso, %ermite que o inca%a; %ratique atos da vida civil, desde que assistidos %or ser re%resentante legal, so/ %ena de anulabilidade do ato jurdico. 4rtigo #.C H 7*o inca%a;es, relativamente a certos atos, ou > maneira de os eGercer' <. os maiores de I -de;esseis. e menores de ! -de;oito. anos? 33. os /rios ha/ituaisE, os viciados em tGicos, e os que, %or deficincia mental, tenham o discernimento redu;ido
4

5'te inci'o trata do' alienado' mentai', c!6a a alienao 7 permanente e devero 'er interditado'. 1 5'te inci'o no trata de alienao permanente, e, 'im, de !ma ca!'a tran'it8ria 9!e dever: 'er comprovada ca'o a ca'o, para ;in' de n!lidade do' ato' por e''e' praticado'. 0 7brio' %abit!ai' < a9!ele 9!e 'e embriaga ;re9.entemente, 9!e 7 propen'o bebida.

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

os eGce%cionais, sem desenvolvimento mental com%leto? os %rdigos#. Pargrafo nico H 4 ca%acidade dos 6ndios ser regulada %or legisla)*o es%ecial -3ei I"" JKE..
A $e#0i'e no i"p#i'a a pessoa ser in'apa1, E no 02 #ei ) e !eter"ina "a in'apa'i!a!e te"por2ria, Co"o " in!i$3! o $en0a a ser in'apa14 so"ente " !ar2 ta# 5i% ra atra$s !e " #a !o "!i'o rea#i1a!o por peritos "!i'os,

<<<. <5.

Cessao da *ncapacidade quando cessar a causa, ou seja, ao com%letar ! -de;oito. anos. emanci%a)*o dada aos I -de;esseis. anos %or' . emancipao oluntria! feita atravs de declara)*o feita %elos %ais em cartrio? @. emancipao judicial! feita judicialmente somente %ela solicita)*o do tutor? E. emancipao legal! %elo casamento, %elo eGerc6cio de em%rego %L/lico efetivo, %ela cola)*o de grau em curso de ensino su%erior ou %elo esta/elecimento civil, ou %ela eGistncia de rela)*o de em%rego, desde que o menor de I -de;esseis. anos tenha economia %r%ria.

Con5or"e a #ei 'onte*t a#i1a4 ao se 'o"p#etar 67 anos o in!i$3! o no se e"an'ipa4 e si" s a in'apa'i!a!e 'essa, A e"an'ipao so"ente aos 68 anos, No 'aso !o 'asa"ento4 so"ente $a#er2 a e"an'ipao ap9s a rea#i1ao !a 'eri":nia !e 'asa"ento, ;as4 'o"o 0o $e "a a tori1ao por parte !os pais para ta# ato4 'aso o "enor atentar psi'o#o%i'a"ente 'ontra os pais ter2 s a e"an'ipao an #a!a,

Comeo da Personalidade M quem sustente que inicia a%s o nascimento com vida, e tam/m quando ocorre a fecunda)*o -nascituro.. Os (natalistas+ defendem que a %ersonalidade surge ao nascimento com vida e s*o > favor do a/orto. Os (conce%cionistas+ defendem que a %ersonalidade surge na nida)*o -fecunda)*o. e s*o contrrios ao a/orto. sentimental' em caso de estu%ro ou quando n*o h condi)8es financeiras 4AO90O %ara a cria)*o. terap"utico' quando a vida da m*e corre risco.
-ara "a #ei anterior passe a a!e) ar<se a Constit io =e!era# (6>77+ 02 a ne'essi!a!e !e "a re'epo para ) e no $io#e a Constit io =e!era#, No 'aso !e "a #ei posterior 5erir a Constit io =e!era# (6>77+ o'orre in'onstit 'iona#i!a!e,
=

pr8digo < 9!e di''ipa 'e!' ben', 9!e ga'ta mai' 9!e o nece'':rio> ga'tador> e'ban6ador> perd!l:rio.

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Pelo artigo @.C, CC=, se um recm2nascido res%irar %or E" segundos e em seguida morrer, a m*e herdar os /ens, caso o %ai encontra2se morto. ;ORTE M quem diga que a morte real sin&nima da morte natural. -eal #artigo /01 CC% F a morte que fa; com que a %essoa n*o seja mais um detentor de direito. 4rtigo I.C, CC H 4 eGistncia da %essoa natural termina com a morte, %resume2se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autori;a a a/ertura de sucess*o definitiva. "atural F a morte que se d %elo ciclo natural da vida. Violenta D2se %ela interru%)*o do ciclo natural. ,G.' homic6dio, acidentes e etc. Ci.il Ocorre quando o sujeito est vivo, mas considerado morte rela)*o > fam6lia. F D,7,9D4DO DO 0,704N,$0O o filho que investe contra os genitores ' -morte civil. a mulher que gera desonra familiar 2ncef3lica #artigo 401 Lei 9.545 96% F a morte cere/ral, %ara que os outros rg*os %ossam ser trans%lantados. 4rtigo E.C, 3ei O#E#JOK H 4 retirada post mortem de tecidos, rg*os ou %artes do cor%o humano destinados a trans%lante ou tratamento dever ser %recedida de diagnstico de morte enceflica, constatada e registrada %or dois mdicos n*o %artici%antes das equi%es de remo)*o e trans%lante, mediante a utili;a)*o de critrios cl6nicos e tecnolgicos definidos %or resolu)*o do Conselho Federal de Nedicina. D .C Os %ronturios mdicos, contendo os resultados ou os laudos dos eGames referentes aos diagnsticos de morte enceflica e co%ias dos documentos de que tratam os arts. @.C, %argrafo Lnico? #.C e seus %argrafos? =.C? K.C? O.C, DD @.C, #.C, I.C e !.C? e ", quando cou/er, e detalhando os atos cirLrgicos relativos aos trans%lantes e enGertos, ser*o mantidos nos arquivos das institui)8es referidas no art. @.C %or um %er6odo m6nimo de = -cinco. anos. D @.C 4s institui)8es referidas no art. @.C enviar*o anualmente um relatrio contendo os nomes dos %acientes rece%tores ao rg*o gestor estadual do 7istema Pnico de 7aLde.

Artigo 1@, CC < A per'onalidade civil da pe''oa comea no na'cimento com vida> ma' a lei pAe a 'alvo, de'de a concepo, o' direito' do na'cit!ro.

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

D E.C 7er admitida a %resen)a de mdico de confian)a da fam6lia do falecido no ato da com%rova)*o e atesta)*o da morte enceflica.

Presumida Pro.3.el #artigo 601 *1 CC% F uma situa)*o em que %ouco %rovvel a vida da %essoa a%s a situa)*o -acontecimentos.. 7itua)*o em que, %ela circunstancia, o ser esta morto. 4rtigo KC, <, CC H Pode ser declarada a morte %resumida, sem declara)*o de ausncia' <. se for eGtremamente %rovvel a morte de quem estava em %erigo de vida. 2m campan7a #artigo 601 **1 CC% 4rtigo KC, <<, CC H Pode ser declarada a morte %resumida, sem declara)*o de ausncia' <<. se algum, desa%arecido em cam%anha ou feito %risioneiro, n*o for encontrado at @ -dois. anos a%s o trmino da guerra. Pargrafo Lnico. 4 declara)*o da morte %resumida, nesses casos, somente %oder ser requerida de%ois de esgotadas as /uscas e averigua)8es, devendo a senten)a fiGar a data %rovvel do falecimento. Ausncia Pode gerar a morte %resumida, mas neste caso n*o h evidencia de morte violenta. CO;ORI?NCIA VS. PREMORINCIA Comori#ncia $morte simult%nea&' quando os c&njuges morrem ao mesmo tem%o. Premori#ncia' sistema de %resun)8es das mortes em morte simultQnea. o mais velho morre antes do mais novo? o homem so/revive a mulher? o adulto so/revive a crian)a.

2stado da Pessoa "atural $o Arasil, adota2se a ius sanguinis -nacionalidade %or sangue. e a ius soli -nacionalidade %ela %tria.. natos nacionais ,m rela)*o ao ,stado naturali;ados estrangeiros

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

solteiro casado conjuge viLvo se%arado ,m rela)*o > fam6lia divorciado consangu6neo' irm*os, %ais, tios, etc. %arente afim' cunhado, genro, nora, etc. civil' filho-a. adotivo-a.

O ':n@ %e te" si%ni5i'a!o !i5erente !e parente, No 'aso !e parentes'o4 so"ente as pessoas !e at AB %ra po!ero 0er!ar, No parentes'o por a5ini!a!e ap9s o'orrer o !i$9r'io4 so"ente o $in' #o 'o" os so%ros per"ane'ero, No 0a$er2 "ais $3n' #o 'o" ' n0a!os4 %enro e nora,

idade maiores menores masculino ,m rela)*o a si mesmo seGo feminino s* saLde insana' causa inca%acidade -a/soluta ou relativa.

indivis6vel' %ois voc n*o %ode dividir sua rela)*o jur6dica. O ,stado indis%on6vel im%rescrit6vel' %ois n*o h tem%o definitivo, %or eGem%lo, se se%arar. OS DIREITOS DA -ERSONALIDADE (ARTIGO 66 E SEGUINTES DO CDIGO CIVIL+ Personalidade a a%tid*o do sujeito figurar em uma rela)*o jur6dica. Os direitos da %ersonalidade s*o direitos inatos jus%ositivo, %ois s*o reconhecidos >s %essoas naturais e >s %essoas jur6dicas no que cou/er. 7*o direitos reconhecidos ao homem, quando jusnaturalista. CARACTERCSTICAS DO DIREITO DA -ERSONALIDADE 'ntransmiss eis $inalien eis&' n*o %odem ser transferidos, com eGce)8es %revistas em lei. 'rrenunci eis' %ois im%oss6vel renunciar a es%cie do direito, como o direito a vida.

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

'mprescrit eis' %ois im%oss6vel a %rescri)*o do direito, as a)8es %erante o ,stado n*o eG%iram. 'mpen(or eis' n*o %odem ser %enhorados os direitos da %ersonalidade. $*o %ode %enhorar a vida, o cor%o, a integridade f6sica. Pen(or! /ens imveis -jias, o /em fica %enhorado. Hipoteca' /ens imveis

O pen0or (Direito Ci$i#+ !i5erente !e pen0ora (Direito -ro'ess a# Ci$i#+,

)ecessrios' n*o se vivem sem os direitos da %ersonalidade. ,G.' li/erdade. *italcio' Perduram ao resto da vida, mas eGistem eGce)8es.

ODS,E ) an!o a pessoa 5a#e'e no ter"ina os !ireitos patri"oniais,

+bsolutos' %orque s*o assegurados de forma erga omnis6. E,trapatrimoniais' n*o tem conteLdo econ&mico, mas ca/e indeni;a)*o.

CLASSI=ICAO direitos > integridade f6sica Ai%artida direitos > integridade moral direitos > integridade f6sica 0ri%artida direitos > integridade %siquica direitos > integridade moral

DIREITOS DA -ERSONALIDADE E; ES-FCIE


8ireito 9 Vida #arts. '51 95! e 95'1 CC% 4rtigo =, CC H $ingum %ode ser constrangido a su/meter2se, com risco de vida, a tratamento medico ou a interven)*o cirLrgica. 4rtigo O#!, CC H $o caso de homic6dio, a indeni;a)*o consiste, sem eGcluir outras re%ara)8es' <. no %agamento das des%esas com o tratamento da v6tima, seu funeral e o luto da fam6lia? <<. na %resta)*o de alimentos >s %essoas a quem o morto os devia, levando2se em conta a dura)*o %rovvel da vida da v6tima. 4rtigo O= H O dis%osto nos arts. O#!, O#O e O=" a%lica2se ainda no caso de indeni;a)*o devida %or aquele que, no eGerc6cio de atividade %rofissional, %or negligncia, im%rudncia ou im%er6cia, causar a morte do %aciente, agravar2lhe o mal, causar2lhe les*o, ou ina/ilit2lo %ara o tra/alho,
B

Possui san)8es %enal, civil e administrativa?

erga omnes & 9!e tem e;eito o! vala para todo' (dizE'e do ato 6!rFdico+.

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Discute2se, tam/m, o direito > morte?

ati a' totalmente vedada no Arasil. ,utansia passi a' quando a %essoa nao ir so/reviver ao desligar os a%arelhos, %or eGem%lo. 8ireito 9 *ntegridade :$sica #arts. '41 '51 9591 95) e 95'1 CC% 4rtigo E, CC H 7alvo %or eGigncia mdica, defeso o ato de dis%osi)*o do %r%rio cor%o, quando im%ortar diminui)*o %ermanente da integridade f6sica, ou contrariar os /ons costumes. Pargrafo Lnico. O ato %revisto neste artigo ser admitido %ara fins de trans%lante, na forma esta/elecida em lei es%ecial. 4rtigo # H F vlida, com o/jetivo cient6fico, ou altru6stico, a dis%osi)*o gratuita do %r%rio cor%o, no todo ou em %arte, %ara de%ois da morte. Pargrafo Lnico. O ato de dis%osi)*o %ode ser livremente revogado a qualquer tem%o. 4rtigo O#O, CC H $o caso de les*o ou outra ofensa > saLde, o ofensor indeni;ar o ofendido das des%esas do tratamento e dos lucros cessantes at ao fim da convalescen)a, alm de algum outro %reju6;o que o ofendido %rove haver sofrido. 4rtigo O=" H 7e da ofensa resultar defeito %elo qual o ofendido n*o %ossa eGercer o seu of6cio ou %rofiss*o, ou se lhe diminua a ca%acidade de tra/alho, a indeni;a)*o, alm das des%esas do tratamento e lucros cessantes at ao fim da convalescen)a, incluir %ens*o corres%ondente > im%ortQncia do tra/alho %ara que se ha/ilitou, ou da de%recia)*o que ele sofreu. Pargrafo Lnico. O %rejudicado, se %referir, %oder eGigir que a indeni;a)*o seja ar/itrada e %aga de uma s ve;. 4rtigo O= H O dis%osto nos arts. O#!, O#O e O=" a%lica2se ainda no caso de indeni;a)*o devida %or aquele que, no eGerc6cio de atividade %rofissional, %or negligncia, im%rudncia ou im%er6cia, causar a morte do %aciente, agravar2lhe o mal, causar2lhe les*o, ou ina/ilit2lo %ara o tra/alho, ,Gistem casos dessa es%cie que migram ao direito > vida, como, %or eGem%lo, a tortura. $o Arasil, a tortura viola a integridade f6sica.

8ireito ao "ome

42

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

F o elemento individuali;ador do ser humano, seja uma %essoa f6sica, seja %essoa jur6dica, sendo imutvel. Dis%osto nos artigos I ao O, CC e na 3ei I" !JKE' 4rtigo I, CC H 0oda %essoa tem direito ao nome, nele com%reendidos o %renome e o so/renome. 4rtigo K, CC H O nome da %essoa n*o %ode ser em%regado %or outrem em %u/lica)8es ou re%resenta)8es que a eG%onham ao des%re;o %L/lico, ainda quando n*o haja inten)*o difamatria. 4rtigo !, CC H 7em autori;a)*o, n*o se %ode usar o nome alheio em %ro%aganda comercial. 4rtigo O, CC H O %seud&nimo adotado %ara atividades l6citas go;a da %rote)*o que se d ao nome. Rma %essoa somente %oder modificar o nome, caso a eG%onha ao rid6culo, atravs da (4)*o de 9etifica)*o de 4ssento+ fundamentando o motivo do rid6culo. 7*o, igualmente, casos %ara altera)*o do nome' Momon6mia? 0radu)*o de nome estrangeiro? Caso ocorra um erro de grafia? Prenome de uso? <ncluir a%elido? 4do)*o? Casamento, se%ara)*o e divrcio? Procedncia de a)*o de %aternidade? Suando o indiv6duo encontra2se no %rograma de %rote)*o > testemunhas? 7e, o indiv6duo, fi;er uma cirurgia transeGual.
Anti%a"ente4 ) an!o as pessoas era" 'on0e'i!as apenas pe#o preno"e4 o soGreno"e era 'on0e'i!o 'o"o patron3"i'o (pro$in!o !e HpaterI+4 "as 5oi e*'# 3!o pe#a C."ara !os Dep ta!os,

8ireito 9 Li+erdade de eG%ress*o' %onto de vista jornal6stico comum 3i/erdade de locomo)*o Princpio da Proporcionalidade' o %rinc6%io mais relevante %revalece so/re o %rinci%io menos relevante.

8ireito 9 *magem F a re%resenta)*o f6sica de algum -Carlos 4l/erto Aittar.. M momentos que a imagem equi%ara2se a honra, como ocorre com o Pel, que %ossui uma imagem associada ao es%orte, que sua imagem foi associada > uma cam%anha de uma /e/ida alcolica. 8ireito 9 ;onra

44

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

objeti a' ligada a %essoa f6sica e a %essoa jur6dica Monra subjeti a' %essoa f6sica agredida %or %alavras, gestos, etc.

Atra$s !a sJ" #a KKLL4 o S perior TriG na# !e M stia per"ite a $io#ao !a 0onra oG@eti$a !e "a pessoa @ r3!i'a,

4rtigo @", CC H 7alvo se autori;adas, ou se necessrias > administra)*o da justi)a ou > manuten)*o da ordem %L/lica, a divulga)*o de escritos, a transmiss*o da %alavra, ou a %u/lica)*o, a eG%osi)*o ou a utili;a)*o da imagem de uma %essoa %oder*o ser %roi/idas, a seu requerimento e sem %reju6;o da indeni;a)*o que cou/er, se lhe atingirem a honra, a /oa fama ou a res%eita/ilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Pargrafo nico H ,m se tratando de morto ou ausente, s*o %artes legitimas %ara requerer essa %rote)*o o c&njuge, os ascendentes ou os descendentes. 4rtigo @, Pargrafo Pnico, CC H ,m se tratando de morto, ter legitima)*o %ara requerer a medida %revista neste artigo o c&njuge so/revivente, ou qualquer %arente em linha reta, ou colateral at o quarto grau.
v7rtice

B 1@

0@

=@

4@

8ireito 9 *ntimidade

SHm!la 11C < A pe''oa 6!rFdica pode 'o;rer dano moral.

41

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

4rtigo @ , CC H 4 vida %rivada da %essoa natural inviolvel, e o jui;, a requerimento do interessado, adotar as %rovidencias necessrias %ara im%edir ou fa;er cessar ato contrrio a esta norma. F a%licvel > %essoa jur6dica e > %essoa f6sica, mas %re%onderantemente > %essoa f6sica.
*nteresse do p<+lico .s. *nteresse p<+lico

'nteresse do p-blico: justifica a divulgao de fotos de pessoas pblicas sem qualquer problema. 'nteresse p-blico: em casos que no interfiram na poltica, a publicao no autorizada. o se configura, neste caso, a censura.

8ireito ao sigilo 7em%re envolve uma ET %essoa, um devassador do sigilo. Caso um sigilo for violado, o direito > intimidade tam/m ser violado. 8ireito moral do autor 7*o direitos da %ersonalidade enquanto morais. patrimoniais' %odem ser cedidos, alienados -o/ras, can)8es, etc. Direitos morais' inalienveis, como o direito da %aternidade AUS?NCIA (ART, KK A N>4 CC+ CURADORIA DOS DENS DOS AUSENTES *nteressados Merdeiros? Credores? Ninistrio PL/lico.

-epresentante Legal e Curador O re%resentante legal s eGiste quando o individuo inca%a;. 4rtigo @@, CC H Desa%arecendo uma %essoa do seu domicilio sem dela haver not6cia, se n*o houver deiGado re%resentante ou %rocurador a quem cai/a administrar2lhe os /ens, o jui;, a requerimento de qualquer interessado ou do Ninistrio PL/lico, declarar a ausncia, e nomear2lhe2 curador. 4rtigo @E, CC H 0am/m se declarar a ausncia, e se nomear curador, quando o ausente deiGar mandatrio que n*o queira ou n*o %ossa eGercer ou continuar o mandato, ou se os seus %oderes forem insuficientes.

40

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Curador 4rtigo @#, CC H O jui;, que nomear o curador, fiGar2lhe2 os %oderes e o/riga)8es, conforme as circunstancias, o/servando, no que for a%licvel, o dis%osto > res%eito dos tutores e curadores. 4rtigo @=, CC H O c&njuge do ausente, sem%re que n*o esteja se%arado judicialmente, ou de fato %or mais de @ -dois. anos antes da declara)*o de ausncia, ser o seu legitimo curador. D .C ,m falta do c&njuge, a curadoria dos /ens do ausente incum/e aos %ais ou aos seus descendentes, nesta ordem, n*o havendo im%edimento que os ini/a de eGercer o cargo. D @.C ,ntre os descendentes, os mais %rGimos %recedem os mais remotos. D E.C $a falta das %essoas mencionadas, com%ete ao jui; a escolha do curador. SUCESSO -ROVISRIA 4rtigo @I, CC H Decorrido um ano da arrecada)*o dos /ens do ausente, ou, se ele deiGou re%resentante ou %rocurador, em se %assando trs anos, %oder*o os interessados requerer que se declare a ausncia e se a/ra %rovisoriamente a sucess*o. 4rtigo @K, CC H Para o efeito %revisto no artigo anterior, somente se consideram interessados' <. o c&njuge n*o se%arado judicialmente? <<. os herdeiros %resumidos, leg6timos ou testamentrios? <<<. os que tiverem so/re os /ens do ausente direito de%endente de sua morte? <5. os credores de o/riga)8es vencidas e n*o %agas. 4rtigo @!, CC H 4 senten)a que determinar a a/ertura da sucess*o %rovisria s %rodu;ir efeito cento e oitenta dias de%ois de %u/licada %ela im%rensa? mas, logo que %asse em julgado, %roceder2se2 > a/ertura do testamento, se houver, e ao inventrio e %artilha dos /ens, como se o ausente fosse falecido. D .C Findo o %ra;o a que se refere o art. @I, e n*o havendo interessados na sucess*o %rovisria, cum%re ao Ninistrio PL/lico requer2la ao ju6;o com%etente. D @.C $*o com%arecendo herdeiro ou interessado %ara requerer o inventrio at trinta dias de%ois de %assar em julgado a senten)a que mandar a/rir a sucess*o %rovisria, %roceder2se2 > arrecada)*o dos /ens do ausente %ela forma esta/elecida nos arts. .! O a .!@E. 4rtigo @O, CC H 4ntes da %artilha, o jui;, quando julgar conveniente, ordenar a convers*o dos /ens mveis, sujeitos a deteriora)*o ou a eGtravio, em imveis ou em t6tulos garantidos %ela Rni*o. 4rtigo E", CC H Os herdeiros, %ara se imitirem na %osse dos /ens do ausente, dar*o garantias da restitui)*o deles, mediante %enhores ou hi%otecas equivalentes aos quinh8es res%ectivos. D .C 4quele que tiver direito > %osse %rovisria, mas n*o %uder %restar a garantia eGigida neste artigo, ser eGclu6do, mantendo2se os /ens que lhe deviam ca/er
4=

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

so/ a administra)*o do curador, ou de outro herdeiro designado %elo jui;, e que %reste essa garantia. D @.C Os ascendentes, os descendentes e o c&njuge, uma ve; %rovada a sua qualidade de herdeiros, %oder*o, inde%endentemente de garantia, entrar na %osse dos /ens do ausente. 4rtigo E , CC H Os imveis do ausente s se %oder*o alienar, n*o sendo %or desa%ro%ria)*o, ou hi%otecar, quando o ordene o jui;, %ara lhes evitar a ru6na. 4rtigo E@, CC H ,m%ossados nos /ens, os sucessores %rovisrios ficar*o re%resentando ativa e %assivamente o ausente, de modo que contra eles correr*o as a)8es %endentes e as que de futuro >quele forem movidas. 4rtigo EE, CC H O descendente, ascendente ou c&njuge que for sucessor %rovisrio do ausente, far seus todos os frutos e rendimentos dos /ens que a este cou/erem? os outros sucessores, %orm, dever*o ca%itali;ar metade desses frutos e rendimentos, segundo o dis%osto no art. @O, de acordo com o re%resentante do Ninistrio PL/lico, e %restar anualmente contas ao jui; com%etente. Pargrafo Lnico. 7e o ausente a%arecer, e ficar %rovado que a ausncia foi voluntria e injustificada, %erder ele, em favor do sucessor, sua %arte nos frutos e rendimentos. 4rtigo E#, CC H O eGclu6do, segundo o art. E", da %osse %rovisria %oder, justificando falta de meios, requerer lhe seja entregue metade dos rendimentos do quinh*o que lhe tocaria. 4rtigo E=, CC H 7e durante a %osse %rovisria se %rovar a %oca eGata do falecimento do ausente, considerar2se2, nessa data, a/erta a sucess*o em favor dos herdeiros, que o eram >quele tem%o. 4rtigo EI, CC H 7e o ausente a%arecer, ou se lhe %rovar a eGistncia, de%ois de esta/elecida a %osse %rovisria, cessar*o %ara logo as vantagens dos sucessores nela imitidos, ficando, todavia, o/rigados a tomar as medidas assecuratrias %recisas, at a entrega dos /ens seu dono. Pu+licao de 2ditais 9eali;ar a %u/lica)*o de editais a cada @ -dois. meses, durante o %er6odo de -um. ano. 4%s o %er6odo de -um. ano e n*o o encontrando, se %oder acionar a sucess*o %rovisria. Para isso, as %essoas sem grau de %arentesco, necessrio %restar cau)*o. Os %arentes e o c&njuge est*o dis%ensados da cau)*o. SUCESSO DE=INITIVA 4rtigo EK, CC H " -De;. anos de%ois de %assada em julgado a senten)a que concede a a/ertura da sucess*o %rovisria, %oder*o os interessados requerer a sucess*o definitiva e o levantamento das cau)8es %restadas.

4?

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

4rtigo E!, CC H Pode2se requerer a sucess*o definitiva, tam/m, %rovam se que o ausente conta !" -oitenta. anos de idade, e que de = -cinco. datam as Lltimas not6cias dele. 4rtigo EO, CC H 9egressando o ausente nos " -de;. anos seguintes > a/ertura da sucess*o definitiva, ou algum de seus descendentes ou ascendentes, aquele ou estes haver*o s os /ens eGistentes no estado em que se acharem, os su/2rogados em seu lugar, ou o %re)o que os herdeiros e demais interessados houverem rece/ido %elos /ens alienados de%ois daquele tem%o. Pargrafo Lnico. 7e, nos " -de;. anos a que se refere este artigo, o ausente n*o regressar, e nenhum interessado %romover a sucess*o definitiva, os /ens arrecadados %assar*o ao dom6nio do munic6%io ou do Distrito Federal, se locali;ados nas res%ectivas circunscri)8es, incor%orando2se ao dom6nio da Rni*o, quando situados em territrio federal.
S G<ro%ao rea#E s Gstit io !e "a 'oisa por o traO se o oG@eto pere'er4 re'eGer2 o $a#or e) i$a#ente, -rin'3pio !a HsaisineIE posse i"e!iata !os Gens pe#os 0er!eiros,

-ESSOA MURCDICA (ART, AP A QK4 CC+ NOES E TER;INOLOGIA Pessoa F6sica Pessoa 1ur6dica Pessoa $atural Portugal Pessoa 7ingular Pessoa Coletiva Persona F6sica Espan(a Persona :iuridica Persona $atural 'tlia Persona F6sica Persona :iuridica /rana Personne PhUsique Personne Norale .rasil $a <tlia, a %essoa moral tem o mesmo significado que a %essoa jur6dica. TEORIA E; RELAO R -ESSOA MURCDICA =eoria da :ico 0egal' criada %ela 3ei? 1outrinria' criada %ela doutrina. $*o aceita, %orque di;er que a %essoa jur6dica uma fic)*o o mesmo que di;er que ela n*o eGiste.

=eoria da -ealidade 2ealidade 3bjeti a' 4 %essoa jur6dica n*o irreal, ela n*o eGiste e resultado dos gru%os sociais. $asceu da constata)*o de que as %essoas reLnem2se em gru%os %ara melhor alcan)ar seus o/jetivos.

4B

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

2ealidade 4"cnica' ,ntende2se que a %essoa jur6dica eGiste gra)as a uma tcnica utili;ada %elos legisladores. 0cnica essa, de em%restar a %ersonalidade jur6dica.

RESUISITOS -ARA A CONSTITUIO DA -ESSOA MURCDICA . + ontade (umana criadora, que %assa a ter uma vontade distinta de seus mem/ros? @. 3bser %ncia das formalidades legais o come)o %elo ato constitutivo, que chamado de contrato social, onde se esta/elecem as regras, na sociedade que se constituem atravs de estatutos. Com o registro!, inicia2se a eGistncia, antes disso mera sociedade de fato? E. 0iberdade de seus registros o mesmo que licitude, %ois o Cdigo Civil %ro6/e a sociedade com fins il6citos. 7e a sociedade mudou seus fins %ara qualquer o/jetivo il6cito, a %essoa jur6dica %ode ser eGtinta.
-ara ) e" no pessoa @ r3!i'a4 'onsi!era!a " ente !espersona#i1a!o4 o se@a4 a) e#e ) e no 5oi re%istra!o, O'orre e" K sit aTesE 6, ) an!o no ) isera" optar pe#o re%istro !a so'ie!a!e !e 5ato4 por "oti$os triG t2riosO K, ) an!o no po!e" ser trans5or"a!os e" pessoa @ r3!i'a4 'o"o4 por e*e"p#o4 o 'on!o"3nio4 pois no poss i persona#i!a!e @ r3!i'a,

CLASSI=ICAO DAS -ESSOAS MURCDICAS administra)*o direta interna administra)*o indireta %L/lica eGterna sim%les -civis. Suanto a nature;a sociedades em%resariais -comerciais. %rivada 4ssocia)8es, Funda)8es, ,ntidades 9eligiosas, Partidos Pol6ticos. Cor%ora)8es !"niversitas personarum# Suanto a estrutura interna Funda)8es !"niversitas bonorum# nacional Suanto a nacionalidade estrangeira

-ESSOAS MURCDICAS DE DIREITO -UDLICO 4s em%resas %L/licas %ossuem ""V de seu ca%ital %ertencente aos entes %L/licos -RF, ,stados, Nunic6%ios.. ,G.' Correios, C,F.
D

C$C&F para a' Sociedade' Simple', A''ociaAe' e F!ndaAe'> Sociedade' 5mpre'ariai' Comerciai'.

)C5S& para

4C

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

2>terno 7*o as %essoas jur6dicas de direito %L/lico eGterno, ,stados estrangeiros e todas as %essoas que forem regidas %elo direito internacional %L/lico, como diversas na)8es, os %a6ses e algumas organi;a)8es internacionais. ,G.' O$R, 5aticano. *nterno #art. 5'1 CC% 4s %essoas jur6dicas da administra)*o direta -a Rni*o, os ,stados, os Nunic6%ios e os ,ntes Federados. s*o formadas %elos %r%rios entes governamentais, ou seja, o eGerc6cio de suas atividades feito diretamente %elo %oder %L/lico. 1 as %essoas jur6dicas da administra)*o indireta, que s*o rg*os que tem uma constitui)*o de %essoa jur6dica de direito %L/lico, como as Funda)8es e 4utarquias -n*o %ossuem ca%ital %rivado., s*o descentrali;a)8es do eGerc6cio do %oder, mas cuja atividade desem%enhar fun)*o %L/lica, %orm com %ersonalidade jur6dica %r%ria.
As a tar) ias so 'ria!as (e e*tintas+ por #ei4 'o" persona#i!a!e !e !ireito pJG#i'o4 para e*e' tar ser$io estata# !es'entra#i1a!o (E*,E INSS4 SUSE-4 Dan'o Centra# !o Drasi#4 DER4 et'+, A OAD 'onsi!era!a "a A tar) ia Espe'ia#4 pois no se en) a!ra per5eita"ente na "o!a#i!a!e -JG#i'a e ne" na "o!a#i!a!e -ri$a!a, So e*e"p#os !e = n!aTes -JG#i'as4 a =UNAE e a = n!ao -a!re An'0ieta (poss i "a "ist ra !e -JG#i'o e -ri$a!o+,

4s sociedades de economia mista nascem da fus*o do ca%ital %L/lico com o %articular, sendo que o ca%ital majoritrio %ertence a uma %essoa jur6dica %L/lica. 7*o conhecidas como tertium genus -terceiro gnero.. ,G.' Petro/rs, Aanco do Arasil, etc.
Se% n!o a #ei4 as so'ie!a!es !e e'ono"ia "ista e as e"presas pJG#i'as so pessoas @ r3!i'as pri$a!as, -or"4 os !o trina!ores a5ir"a" ) e essas pessoas @ r3!i'as na $er!a!e so "a 'o"posio !e pessoas @ r3!i'as pJG#i'as e pri$a!as4 "a $e1 ) e t&" $2rias re%ras !e pessoas @ r3!i'as pJG#i'as, -or e*e"p#o4 s a 'riao por #ei4 #i'itaTes4 et',

-ESSOAS MURCDICAS DE DIREITO -RIVADO Certas %essoas jur6dicas de direito %rivado necessitam de autori;a)*o %rvia do Poder PL/lico %ara eGistir, tais como' Aancos, 7eguradoras, CaiGas Previdencirias. Dividem2se em Cor%ora)8es e Funda)8es. Corpora?es 4s cor%ora)8es s*o formadas %or reuni*o de %essoas, enquanto as funda)8es s*o formadas %or reuni*o de %atrim&nio %ara atingir sua finalidade. 7u/divide2se em 4ssocia)8es e 7ociedades, sendo que as 7ociedades %odem ser desmem/radas em $*o2,m%resariais e ,m%resariais. 4rtigo ##, CC H 7*o %essoas jur6dicas de direito %rivado' <. as associa)8es? <<. as sociedades? <<<. as funda)8es?
4D

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

<5. 5.

as associa)8es religiosas? os %artidos %ol6ticos.

A !istino entre so'ie!a!es e asso'iaTes ) e a so'ie!a!e te" 5ina#i!a!e # 'rati$a4 en) anto as asso'iaTes no () an!o oGt" " res #ta!o positi$o4 no !eno"ina!o # 'ro4 e si" s per2$it V ) e rein$esti!o+,

RES-ONSADILIDADE CIVIL E -ENAL DAS -ESSOAS MURCDICAS 4s %essoas jur6dicas res%ondem, com seu %atrim&nio, %or todos os atos il6citos que %raticarem, %or meio de seus re%resentantes. <nde%endentemente da nature;a da %essoa jur6dica -direito %L/lico ou %rivado. esta/elecido um negcio jur6dico com a o/servQncia dos limites determinados %ela lei ou estatuto, deve ela cum%rir o quanto %actuado, res%ondendo com seu %atrim&nio, %elo eventual inadim%lemento contratual. 4rtigo !I, CC H 4quele que, %or a)*o ou omiss*o voluntria, negligncia ou im%rudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que eGclusivamente moral, comete ato il6cito. 4rtigo !K, CC H 0am/m comete ato il6cito o titular de um direito que, ao eGerc2lo, eGcede manifestamente os limites im%ostos %elo seu fim econ&mico ou social, %ela /oa2 f ou %elos /ons costumes. 4rtigo O@K, CC H 4quele que, %or ato il6cito -arts. !I e !K., causar dano a outrem, fica o/rigado a re%ar2lo. Pargrafo Lnico. Maver o/riga)*o de re%arar o dano, inde%endentemente de cul%a, nos casos es%ecificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida %elo autor do dano im%licar, %or sua nature;a, risco %ara os direitos de outrem. RES-ONSADILIDADE DA -ESSOA MURCDICA DE DIREITO -UDLICO 4rtigo #E, CC H 4s %essoas jur6dicas de direito %L/lico interno s*o civilmente res%onsveis %or atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, %or %arte destes, cul%a ou dolo. 4rtigo EK, D I.C, CF H 4s %essoas jur6dicas de direito %L/lico e as de direito %rivado %restadoras de servi)os %L/licos res%onder*o %elos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o res%onsvel nos casos de dolo ou cul%a. DESCONSIDERAO DA -ERSONALIDADE MURCDICA 4 desconsidera)*o diferente da des%ersonali;a)*o. Desconsidera)*o -carter momentQneo. o su%eramento e%isdico em fun)*o de fraude, a/uso ou desvio de funcionalidade. 4 des%ersonali;a)*o -carter %rovisrio. tradu; a %r%ria eGtin)*o da %ersonalidade jur6dica. 4 desconsidera)*o da %ersonalidade jur6dica ganhou forca na dcada de =" e deve ser tem%orrio e t%ico, %erdurando a%enas no caso concreto, at que os credores
4G

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

se satisfa)am no %atrim&nio %essoal dos scios infratores, verdadeiros res%onsveis %elos il6citos %raticados. 9essarcidos os %reju6;os, sem %reju6;o de simultQnea res%onsa/ili;a)*o administrativa e criminal dos envolvidos, a em%resa %or for)a do %r%rio %rinci%io da continuidade, %oder, desde que a%resente condi)8es jur6dicas e estruturais voltar a funcionar. 4 san)*o, que n*o declarada, e sim decretada, ter como /ase os seguintes artigos' 4rtigo @!, D =.W, CDC H 0am/m %oder ser desconsiderada a %essoa jur6dica sem%re que sua %ersonalidade for, de alguma forma, o/stculo ao ressarcimento de %reju6;os causados aos consumidores. 4rtigo #K@, CPC H 4 senten)a fa; coisa julgada >s %artes entre as quais dada, n*o /eneficiando, nem %rejudicando terceiros. $as causas relativas ao estado de %essoa, se houverem sido citados no %rocesso, em litisconsrcio necessrio, todos os interessados, a senten)a %rodu; coisa julgada em rela)*o a terceiros. 4rtigo =", CC H ,m caso de a/uso da %ersonalidade jur6dica, caracteri;ado %elo desvio de finalidade, ou %ela confus*o %atrimonial, %ode o jui; decidir, a requerimento da %arte, ou do Ninistrio PL/lico quando lhe cou/er intervir no %rocesso, que os efeitos de certas e determinadas rela)8es de o/riga)8es sejam estendidos aos /ens %articulares dos administradores ou scios da %essoa jur6dica. EWTINO DA -ESSOA MURCDICA Classificao Con.encional F aquela deli/erada entre os %r%rios scios, res%eitando o estatuto ou contrato social. Administrati.a 9esulta da cassa)*o da autori;a)*o de funcionamento eGigida %ara determinadas sociedades se constitu6rem e funcionarem. @udicial $esse caso, o/servada uma das hi%teses de dissolu)*o %revistas em lei ou no estatuto, o jui;, %or iniciativa de qualquer dos scios %oder, %or senten)a, determinar a sua eGtin)*o. ASSOCIAES (ART, QN A 864 CC+ 4rtigo =.C, CF H 4s associa)8es s*o com%ostas %or %essoas que se organi;am sem fins econ&micos, mas religiosos, assistenciais, culturais, etc. -universitas personarum.. =INALIDADE
12

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

4rtigo =E, CC H Constituem2se as associa)8es %ela uni*o de %essoas que se organi;em %ara fins n*o econ&micos. INEWIST?NCIA DE DIREITOS E ODRIGAES RECC-ROCOS 4rtigo =E, Pargrafo Lnico, CC H $*o h, entre os associados, direitos e o/riga)8es rec6%rocos.
Os !ireitos e !e$eres entre os asso'ia!os no e*iste"4 so e*er'i!os e" 5a'e !a pessoa @ r3!i'a, "a $e1 ) e tais

ESTATUTO DAS ASSOCIAES O estatuto %rev tudo o que acontece com as associa)8es. 4rtigo =#, CC H 7o/ %ena de nulidade, o estatuto das associa)8es conter' <. a denomina)*oO, fins " e sede da associa)*o ? <<. os requisitos %ara a admiss*o, demiss*o e eGclus*o dos associados? <<<. os direitos e deveres dos associados? <5. as fontes de recursos %ara sua manuten)*o? 5. o modo de constitui)*o e de funcionamento dos rg*os deli/erativos? 5<. as condi)8es %ara a altera)*o das dis%osi)8es estatutrias e %ara a dissolu)*o? 5<<. a forma de gest*o administrativa e de a%rova)*o das res%ectivas contas. IGUALDADE DE DIREITOS ENTRE ASSOCIADOS E CATEGORIAS CO; VANTAGENS ES-ECIAIS 4rtigo ==, CC H Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto %oder instituir categorias com vantagens es%eciais. INSTRANS;ISSIDILIDADE DA SUALIDADE DE ASSOCIADO4 SALVO DIS-OSIO DIVERSA 4rtigo =I, CC H 4 qualidade de associado intransmiss6vel, se o estatuto n*o dis%user o contrrio. Pargrafo Lnico. 7e o associado for titular de quota ou fra)*o ideal do %atrim&nio da associa)*o, a transferncia daquela n*o im%ortar, de %er si, na atri/ui)*o da qualidade de associado ao adquirente ou ao herdeiro, salvo dis%osi)*o diversa do estatuto. EWCLUSO DO ASSOCIADO 4rtigo =K, CC H 4 eGclus*o do associado s admiss6vel havendo justa causa, assim reconhecida em %rocedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos %revistos no estatuto.

denominaAe' < nome identi;icador adotado. ;in' < identi;ica o ramo, o ob6etivo da a''ociao. 44 'ede da a''ociao < 7 impre'cindFvel, poi' 7 o centro 6!rFdico da a''ociao.
42

14

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

VEDAO DE I;-EDI;ENTO -ARA EWERCCCIO DE DIREITO OU =UNO 4rtigo =!, CC H $enhum associado %oder ser im%edido de eGercer direito ou fun)*o que lhe tenha sido legitimamente conferido, a n*o ser nos casos e %ela forma %revistos na lei ou no estatuto. ASSE;DLFIA GERAL 4 assem/lia geral o rg*o mGimo de uma associa)*o. 4rtigo =O, CC H Com%ete %rivativamente > assem/lia geral' <. destituir os administradores? <<. alterar o estatuto. Pargrafo Lnico. Para as deli/era)8es a que se referem os incisos < e << deste artigo eGigido deli/era)*o da assem/lia es%ecialmente convocada %ara esse fim, cujo quorum ser o esta/elecido no estatuto, /em como os critrios de elei)*o dos administradores. CONVOCAO DOS RGOS DELIDERATIVOS 4rtigo I", CC H 4 convoca)*o dos rg*os deli/erativos far2se2 na forma do estatuto, garantido a J= -um quinto. dos associados o direito de %romov2la. DISSOLUO DA ASSOCIAO 4rtigo I , CC H Dissolvida a associa)*o, o remanescente do seu %atrim&nio l6quido, de%ois de dedu;idas, se for o caso, as quotas ou fra)8es ideais referidas no %argrafo Lnico do art. =I, ser destinado > entidade de fins n*o econ&micos designada no estatuto, ou, omisso este, %or deli/era)*o dos associados, > institui)*o munici%al, estadual ou federal, de fins idnticos ou semelhantes. D .C Por clusula do estatuto ou, no seu silncio, %or deli/era)*o dos associados, %odem estes, antes da destina)*o do remanescente referida neste artigo, rece/er em restitui)*o, atuali;ado o res%ectivo valor, as contri/ui)8es que tiverem %restado ao %atrim&nio da associa)*o. D @.C $*o eGistindo no Nunic6%io, no ,stado, no Distrito Federal ou no 0erritrio, em que a associa)*o tiver sede, institui)*o nas condi)8es indicadas neste artigo, o que remanescer do seu %atrim&nio se devolver > Fa;enda do ,stado, do Distrito Federal ou da Rni*o. =UNDAES (ART, 8K A 8>4 CC+ INSTITUIO DA =UNDAO 4rtigo I@, CC H Para criar uma funda)*o, o seu instituidor far, %or escritura %L/lica ou testamento -causa mortis., dota)*o es%ecial de /ens livres -inter vivos., es%ecificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administr2la.
11

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

ODMETO DA =UNDAO 4rtigo I@, Pargrafo Lnico, CC H 4 funda)*o somente %oder constituir2se %ara fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. DENS INSU=ICIENTES -ARA A CONSTITUIO DA =UNDAO 4rtigo IE, CC H Suando insuficientes %ara constituir a funda)*o, os /ens a ela destinados ser*o, se do outro modo n*o dis%user o instituidor, incor%orados em outra funda)*o que se %ro%onha a fim igual ou semelhante. INSTITUIO -OR NEGOCIO MURCDICO HINTER VIVOSI E O DESTINO DOS DENS 4rtigo I#, CC H Constitu6da a funda)*o %or negocio jur6dico entre vivos, o instituidor o/rigado a transferir2lhe a %ro%riedade, ou outro direito real, so/re os /ens dotados, e, se n*o o fi;er, ser*o registrados, em nome dela, %or mandado judicial. ESTATUTO DA =UNDAO 4rtigo I=, CC H 4queles a quem o instituidor cometer a a%lica)*o do %atrim&nio, em tendo cincia do encargo, formular*o logo, de acordo com as suas /ases -art. I@., o estatuto da funda)*o %rojetada, su/metendo2o, em seguida, > a%rova)*o da autoridade com%etente, com recurso ao jui;. Pargrafo Lnico. 7e o estatuto n*o for ela/orado no %ra;o assinado %elo instituidor, ou, n*o havendo %ra;o, em !" -cento e oitenta. dias, a incum/ncia ca/er ao Ninistrio PL/lico.
O estat to i"pres'in!3$e#4 pois !e5ine a estr t ra4 a or%ani1ao !as 5 n!aTes, As -ro"otorias !as = n!aTes poss e" " estat to pronto ) e ser$e !e par."etro,

ENCA;INXA;ENTO AO ;INISTFRIO -UDLICO 4 com%etncia do Ninistrio PL/lico varia %or rea. 4rtigo II, CC H 5elar %elas funda)8es o Ninistrio PL/lico do ,stado onde situadas. D .C 7e funcionarem no Distrito Federal, ou em 0erritrio, ca/er o encargo ao Ninistrio PL/lico Federal. D @.C 7e estenderem a atividade %or mais de um ,stado, ca/er o encargo, em cada um deles, ao res%ectivo Ninistrio PL/lico. RE=OR;AS 4rtigo IK, CC H Para que se %ossa alterar o estatuto da funda)*o mister que a reforma' @ <. seja deli/erada %or -dois ter)os. dos com%etentes %ara gerir e re%resentar a E funda)*o?
10

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

n*o contrarie ou desvirtue o fim desta? seja a%rovada %elo rg*o do Ninistrio PL/lico, e, caso este a denegue, %oder o jui; su%ri2la, a requerimento do interessado. I;-UGNAO DA ALTERAO E; 6P DIAS 4rtigo I!, CC H Suando a altera)*o n*o houver sido a%rovada %or vota)*o unQnime, os administradores da funda)*o, ao su/meterem o estatuto ao rg*o do Ninistrio PL/lico, requerer*o que se de cincia > minoria vencida %ara im%ugn2la, se quiser, em " -de;. dias. =UNDAO CO; =I; ILCCITO4 I;-OSSCVEL OU INUTILY-RAZO 4rtigo IO, CC H 0ornando2se il6cita, im%oss6vel ou inLtil a finalidade a que visa a funda)*o, ou vencido o %ra;o de sua eGistncia, o rg*o do Ninistrio PL/lico, ou qualquer interessado, lhe %romover a eGtin)*o, incor%orando2se o seu %atrim&nio, salvo dis%osi)*o em contrario no ato constitutivo, ou no estatuto, em outra funda)*o, designada %elo jui;, que se %ro%onha a fim igual ou semelhante. 'lcita. ,G.' Funda)*o da defesa da maconha. 'mposs el. ,G.' Funda)*o %rotetora da fauna de Fernando de $oronha, que veio ser totalmente imergida %ela gua. 'n-til. ,G.' Funda)*o %ara desco/rir uma determinada vacina, mas esta j foi desco/erta. Pra5o definido no estatuto. Rma ve; vencido, aca/ou a Funda)*o. ORGANIZAES RELIGIOSAS (ART, AA4 IV4 CC+ CO$C,<0O' ,ntidade de direito %rivado, formada %ela uni*o de indiv6duos com o %ro%sito de culto a determinada for)a ou for)as so/renaturais %or meio de doutrina e ritual %r%rios, envolvendo, em geral %receitos tnicos. 7*o eGem%los de organi;a)8es religiosas, as igrejas, as seitas, as comunidades leigas, as confrarias e as irmandades. Possuem li/erdade de organi;a)*o religiosa, ou seja, li/erdade de cren)a e de culto, desde que n*o conflite com o direito de ir e vir. , %ossuem a a%recia)*o do %oder judicirio -art. =.C, XXX5, CF @., sem%re res%ondendo, as organi;a)8es religiosas, %or todos atos il6citos que %ratica. -ARTIDOS -OLCTICOS (ART, AA4 V4 CC+ CO$C,<0O' 7*o entidades integradas %or %essoas com idias comuns, tendo %or finalidade conquistar o %oder %ara a consecu)*o de um %rograma. 4dquirem a %ersonalidade jur6dica atravs do registro de seus estatutos mediante requerimento ao cartrio com%etente do 9egistro Civil das Pessoas 1ur6dicas de Aras6lia e ao 0ri/unal 7u%erior ,leitoral. 4rtigo K, CF H F livre a cria)*o, fus*o, incor%ora)*o e eGtin)*o de %artidos %ol6ticos, resguardados a so/erania nacional, o regime democrtico, o %luri%artidarismo, os direitos fundamentais da %essoa humana e o/servados os seguintes %receitos'
41

<<. <<<.

A lei no e-cl!ir: da apreciao do &oder !dici:rio le'o o! ameaa direito.

1=

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

D E.C Os %artidos %ol6ticos tm direito a recursos do fundo %artidrio e acesso gratuito ao rdio e > televis*o, na forma da lei. DO;ICCLIO (ARTS, LP A L74 CC+ 7*o E os elementos que identificam a %essoa natural f6sica' nome, domicilio e estado civil. NOES DE DO;ICCLIO Domic6lio tem origem do latim domus, que significa lar. F o local onde as %essoas res%ondem %or suas o/riga)8es, ou, no qual, ha/itualmente encontrada e onde %ratica os seus negcios jur6dicos. 0em, no sentido jur6dico' Domic6lio convencional? Domic6lio eletivo? Domic6lio es%ecial? Domic6lio necessrio.
No C9!i%o Ci$i#4 resi!&n'ia no se 'on5 n!e 'o" !o"i'3#io,

4rtigo K", CC H O domic6lio da %essoa natural o lugar onde ela esta/elece a sua residncia com Qnimo definitivo. Norada aquela na qual se tem uma %assagem /reve, r%ida. ,G.' al/ergue, hotel. 4s loca)8es tem%orrias s*o aquelas feitas %or at O" -noventa. dias. 6uesto sobre rele %ncia do domicilio para o direito 'nternacional Pri ado Pierre, francs, domiciliado no Rruguai, morre em um acidente areo no Arasil, viajando em aeronave ja%onesa, vindo a ser enterrado na Algica, onde residem seus herdeiros. O fim da %ersonalidade jur6dica seria na res%onsa/ilidade do direitoB O artigo K.C, da 3ei de <ntrodu)*o ao Cdigo Civil Arasileiro dis%8e' (4 lei do %a6s em que for domiciliada a %essoa determina as regras so/re o come)o e o fim da %ersonalidade, o nome, a ca%acidade e os direitos de fam6lia.+. Pierre domiciliado no Rruguai e sua morte dada no Arasil -fim da %essoa natural. voando em uma aeronave ja%onesa -res%onsa/ilidade.. 4ssim, o fim da %ersonalidade jur6dica dar2se2 no Rruguai, lugar onde tinha domic6lio. ES-FCIES DE DO;ICCLIO 7*o @ as es%cies' o necessrio ou legal e o voluntrio. "ecess3rio ou Legal F im%osto %ela 3ei em ra;*o da condi)*o, da situa)*o de certas %essoas. ,G.' o domic6lio do detento o local onde cum%re %ena? o domic6lio do funcionrio %L/lico aquele onde eGerce sua fun)*o.

1?

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

4rtigo KI, CC H 0m domicilio necessrio o inca%a;, o servidor %L/lico, o militar, o mar6timo e o %reso. Volunt3rio F aquele que de%ende da vontade. Dividem2se em' :eral e ,s%ecial.

7eral: $ o fiGado %elo %r%rio interessado %ela %arte. Especial: F o chamado domic6lio ou foro de elei)*o. O artigo K!, CC E %ermite que as %essoas escolham determinado local %ara o cum%rimento das o/riga)8es do contrato. O artigo , CPC # %ermite, mas n*o im%ede que o autor a/ra m*o do foro de elei)*o e a aju6;e a a)*o no foro de domic6lio do ru.

DO;ICCLIO DE SUE; -OSSUI DIVERSAS RESID?NCIAS 4rtigo K , CC H 7e, %orm, a %essoa natural tiver varias residncias, onde, alternadamente, viva, considerar2se2 domic6lio qualquer uma delas. DO;ICCLIO DECORRENTE DE ATIVIDADE -RO=ISSIONAL 4rtigo K@, CC H F tam/m domicilio da %essoa natural, quanto >s rela)8es concernentes > %rofiss*o, o lugar onde esta eGercida.
Neste 'aso4 respon!er2 nas ) estTes re5erentes [ pro5isso no 5oro !a #o'a#i!a!e !o traGa#0o,

Pargrafo Lnico. 7e a %essoa eGercitar %rofiss*o em lugares diversos, cada um deles constituir domic6lio %ara as rela)8es que lhe corres%onderem. DO;ICCLIO DE SUE; NO TE; RESID?NCIA XADITUAL 4rtigo KE, CC H 0er2se2 %or domic6lio da %essoa natural, que n*o tenha residncia ha/itual, o lugar onde for encontrada.
On!e a pessoa esti$er4 o =is'a# !a M stia4 po!e en'ontr2<#o o se !o"i'i#io, E*,E Hse" terrasI

DO;ICCLIO VONLUNT\RIO GERAL V RELEV]NCIA DO ELE;ENTO VALITIVO -ARA A ;UDANA DE DO;ICCLIO 4rtigo K#, CC H Nuda2se o domic6lio, transferindo a residncia, com a inten)*o manifesta de o mudar. Pargrafo Lnico. 4 %rova da inten)*o resultar do que declarar a %essoa >s munici%alidades dos lugares, que deiGa, e %ara onde vai, ou, se tais declara)8es n*o fi;er, da %r%ria mudan)a, com as circunstQncias que a acom%anharem.
40

Artigo CD, CC < Io' contrato' e'crito', podero o' contratante' e'peci;icar domicFlio onde 'e e-ercitem e c!mpram o' direito' e obrigaAe' dele' re'!ltante'. 4= Artigo 444, C&C < A competJncia em razo da mat7ria e da %ierar9!ia 7 inderrog:vel por conveno da' parte', ma' e'ta' podem modi;icar a competJncia em razo do valor e do territ8rio, elegendo ;oro onde 'ero propo'ta' a' aAe' ori!nda' de direito' e obrigaAe'.

1B

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

DO;ICCLIO VOLUNT\RIO ES-ECIAL 4rtigo K!, CC H $os contratos escritos, %oder*o os contratantes es%ecificar domic6lio onde se eGercitem e cum%ram os direitos e o/riga)8es deles resultantes.
No 'aso !o C9!i%o !e De5esa !o Cons "i!or4 a ao po!e !o"i'3#io !o a torE No 'ontrato !e a!eso4 on!e no 02 #i$re !is' sso M rispr !&n'iaE o @ !i'i2rio po!e !e'i!ir soGre s 'a!a 'aso4 e*a"inan!o se pre@ !i'a o no 5ra%i#i1a!a, ser proposta no !as '#2 s #asO a $a#i!a!e e" a parte "ais

F vlido o foro de elei)*o no contrato de ades*o, como as concessionrias, onde n*o h livre discuss*o das clausulasB O foro de elei)*o no contrato de ades*o ilegal e isso acontece muito em decorrncia das atividades das institui)8es financeiras. DO;ICCLIO DAS -ESSOAS MURCDICAS 4rtigo K=, CC H Suanto >s %essoas jur6dicas, o domic6lio ' <. da Rni*o, o Distrito Federal -em %rinc6%io.? <<. dos ,stados e 0erritrios, as res%ectivas ca%itais? <<<. do Nunic6%io, o lugar onde funcione a administra)*o munici%al? <5. das demais %essoas jur6dicas, o lugar onde funcionarem as res%ectivas diretorias e administra)8es, ou onde elegerem domic6lio es%ecial no seu estatuto ou atos constitutivos. D .C 0endo a %essoa jur6dica diversos esta/elecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domic6lio %ara os atos nele %raticados. D @.C 7e a administra)*o, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haver2se2 %or domic6lio da %essoa jur6dica, no tocante >s o/riga)8es contra6das %or cada uma das suas agncias, o lugar do esta/elecimento, sito no Arasil, a que ela corres%onder. DO;ICCLIO NECESS\RIO 4rtigo KI, CC H 0m domic6lio necessrio o inca%a;, o servidor %L/lico, o militar, o mar6timo e o %reso. Pargrafo Lnico. O domic6lio do inca%a; o do seu re%resentante ou assistente? o do servidor %L/lico, o lugar em que eGercer %ermanentemente suas fun)8es? o do militar, onde servir, e, sendo da Narinha ou da 4eronutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente su/ordinado? o do mar6timo, onde o navio estiver matriculado? e o do %reso, o lugar em que cum%rir a senten)a. DO;ICCLIO DO AGENTE DI-LO;\TICO 4rtigo KK, CC H O agente di%lomtico do Arasil, que, citado no estrangeiro, alegar eGtraterritorialidade sem designar onde tem, no %a6s, o seu domic6lio, %oder ser demandado no Distrito Federal ou no Lltimo %onto do territrio /rasileiro onde o teve.
1C

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

DENS (ARTS, L> A 6PN4 CC+ CONCEITO /ilosfico' tudo quanto %ode %ro%orcionar ao homem qualquer satisfa)*o. 8urdico' do latim coisa, ou res, s*o as coisas materiais ou imateriais que tem valor econ&mico e que %odem servir de o/jeto a uma rela)*o jur6dica.

-ATRI;^NIO F a re%resenta)*o econ&mica da %essoa. 7*o os direitos e o/riga)8es %ecuniariamente a%reciveis. M uma confus*o entre %atrim&nio e %ersonalidade. 8outrina Cl3ssica #unidade1 ter di.isi+ilidade% . @. E. #. ,G%ress*o do %oder jur6dico em que toda %essoa est investida como tal. 7 as %essoas, naturais ou jur6dicas, %odem ter %atrim&nio 0oda %essoa tem necessariamente um %atrim&nio Cada %essoa s %ode ter um %atrim&nio O %atrim&nio inse%arvel da %essoa

8outrina Moderna Patrim9nio 7eral' rela)*o su/jetiva comum com a %essoa. Patrim9nio Especial' unidade resulta o/jetivamente da unidade do fim %ara o qual a %essoa destacou do seu %atrim&nio geral. ,G.' dote, es%lio.

L3) i!o so Gens e 'r!itos "enos os !Gitos Dr to so to!o o 'o"p#e*o se" esta re! o

CLASSI=ICAO 0em como o/jetivo facilitar a com%reens*o. Aens Considerados em si Mesmo #Art. 69 a 9'1 CC% Partem de sua eGistncia %or si s. Aem tudo aquilo que suscet6vel de aferi)*o econ&mica, ou seja, tudo aquilo que tem um valor econ&mico -dinheiro, mercado.. Coisa gnero que a/arca -englo/a. tudo que nos rodeia, mesmo que n*o haja um valor esti%ulvel. Para a %rtica do CC, /ens e coisas s*o similares, sin&nimos.
I"portante #e"Grar ) e tanto os Gens ) anto as 'oisas no en) a!ra" o 0o"e" e" se ro# !e at ao,

1D

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Aens CorpBreos e *ncorpBreos Os /ens cor%reos s*o as coisas que eGistem, ou seja, que tem eGistncia material, como um livro, uma jia, um terreno e uma casa. Os /ens incor%reos n*o tm eGistncia tang6vel, e s*o relativos aos direitos que as %essoas f6sicas e jur6dicas tm so/re as coisas, so/re os %rodutos de seu intelecto ou contra outra %essoa, a%resentando valor econ&mico. ,G.' direitos autorais, direitos reais, direitos de o/riga)8es. Aens MB.eis e *mB.eis #Arts. 69 a !51 CC% Aens imveis s*o aqueles que n*o %odem ser trans%ortados de um lugar %ara o outro sem altera)*o de sua su/stQncia. ,G.' lote de terra. 7*o classificados em' por )ature5a' o caso do solo e tudo o que %rovm. ,G.' ja;idas minerais, len)is freticos, etc. por +cesso' s*o os /ens que aderem fisicamente ao solo, sendo tam/m chamados de /ens de rai;. %cesso &sica' s*o as sementes lan)adas ao solo %ara tornar uma rvore. %cesso 'ntelectual' s*o aqueles /ens resultantes da deli/era)*o humana, que agregou valor a um imvel com a inser)*o de um mvel, tornando2o com %eculiaridades diferenciadas das que tinha originalmente. ,G.' a%arelho de ar condicionado, escadas de emergncia de um condom6nio. por 1estinao' tudo aquilo que se destina > um determinado fim, como uma constru)*o ou uma %lanta)*o. por 1isposio 0egal' s*o direitos reais so/re imveis, tais como o usufruto e a servid*o, /em como as a)8es corres%ondentes. 1 os /ens mveis, %or sua ve;, s*o os %assiveis de deslocamento, sem que/ra ou fratura -fracionamento.. ,G.' com%utador -deslocamento %or for)a alheia., semovente -deslocamento %or for)a %r%ria.. Aens :ung$.eis e *nfung$.eis #Art. !51 CC% Aens fung6veis s*o aqueles que %odem ser su/stitu6dos %or outros da mesma es%cie, qualidade e quantidade. ,G.' soja, caf, carv*o. Os /ens infung6veis s*o, %or sua ve;, aqueles de nature;a insu/stitu6vel. ,G.' o/ra de arte. Aens Consum$.eis e *nconsum$.eis #Art. !/1 CC% Aens consum6veis s*o os /ens moveis cujo uso im%orta a destrui)*o imediata da %r%ria su/stancia -eG.' alimento., /em como aqueles destinados > aliena)*o -eG.' a%arelho celular. Aens inconsum6veis s*o aqueles que su%ortam o uso continuado, sem %reju6;o do seu %erecimento %rogressivo e natural. ,G.' automvel.

1G

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

O apare#0o 'e# #ar " Ge" 'ons "3$e# por 5ora !a #ei, -or $onta!e !as partes4 a) i#o ) e 'ons "3$e# po!e se tornar " Ge" in'ons "3$e#4 'o"o no 'aso !e "a %arra5a rasa !e #i'or apenas e*posta [ apre'iao pJG#i'a,

Aens 8i.is$.eis e *ndi.is$.eis #Arts. !6 e !!1 CC% Os /ens divis6veis s*o os que se %odem fracionar sem altera)*o na sua su/stancia, diminui)*o considervel de valor, ou %reju6;o do uso a que se destinam. ,G.' saca de caf. Aens indivis6veis s*o os que n*o %odem %artir2se em %or)8es reais e distintas, formando cada qual um todo %erfeito. ,G.' um mdulo rural, a servid*o, um animal, um automvel. Aens Cingulares e Coleti.os #Arts. !9 a 9'1 CC% Aens singulares s*o as coisas consideradas em sua individualidade, re%resentadas %or uma unidade de autonomia e, %or isso, distinta de qualquer outra. ,G.' arvore. Os /ens singulares %odem ser' :imples' quando as suas %artes com%onentes encontram2se ligadas naturalmente. Compostos' quando a coes*o de seus com%onentes decorre do engenho humano. ,G.' relgio, avi*o. Os /ens coletivos s*o os que, sendo com%ostos de varias coisas singulares, s*o considerados em conjunto, formando um todo homogneo. ,G.' /i/lioteca -conjunto de vrios livros., floresta -conjunto de vrias rvores.. Aens -eciprocamente Considerados Bem &rincipal e Ace''8rio 7em%re tm como %arQmetro outro /em, de maior valor econ&mico. .em principal aquele que tem eGistncia aut&noma, %r%ria.
O s Gso#o e o espao areo 'orrespon!ente ao so#o so !estes a'ess9rios, Os "inerais e os poten'iais ener%ti'os 'onstit e" "a e*'eo !e ) e o a'ess9rio se% e o prin'ipa#, Isto por) e a Constit io =e!era# %arante a proprie!a!e !esses Gens [ Unio =e!era#,

B5IS AC5SSK$3LS 7em%re seguir o destino do %rinci%al. Caso o %rinci%al desa%are)a, o acessrio tam/m desa%arece. ,G.' se o /rilhante -acessrio. some, o anel -%rinci%al. tam/m. $a eventualidade de um /em acessrio %erder a sua eficcia est situa)*o n*o se comunicar ao /em %rinci%al, ao %asso que, se um /em %rinci%al %erder a sua eficcia,
02

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

esta situa)*o se comunicar aos acessrios, que tam/m n*o %rodu;ir*o mais seus efeitos. $o $ovo Cdigo Civil, n*o falamos mais em acess*o f6sica intelectual, mas sim em %erten)a -art. OE =.. ,ncontramos a idia de frutos -%rodu;idos %eriodicamente., %rodutos e /enfeitorias. /rutos )aturais' s*o aqueles %rodu;idos %ela nature;a. (endentes' ligados a coisa que %rodu;iu. ,G.' ma)a ligada > macieira. (ercebidos' frutos colhidos. )stantes' frutos se%arados e arma;enados %ara conserva)*o ou venda. (ercipiendos' frutos que deveriam ser colhidos, mas n*o foram.

/rutos Ci is ou 2endimentos' s*o os frutos que sem%re eGistem um %rinci%al. ,G.' o aluguel %ago acessrio em rela)*o > casa -%rinci%al.? juros incididos ao ca%ital inicial. /rutos 'ndustriais' encontramos isso %orque achamos que o maquinrio secundrio em rela)*o > matria2%rima.

Produtos' s*o os acessrios que se retiram do %rinci%al e que n*o tem renova)*o -se esgotam.. ,G.' o ouro em rela)*o > mina. .enfeitorias' s*o os acessrios que consistem em um acrscimo ou melhoramento que se fe; no /em %rinci%al. ,nvolvem /ens de nature;a imvel. Podem envolver /ens mveis, como o tunning automotivo. Podem ser classificadas em'

4?

Artigo G0, CC < So pertena' o' ben' 9!e, no con'tit!indo parte integrante, 'e de'tinam, de modo d!rado!ro, ao !'o, ao 'ervio o! ao a;ormo'eamento de o!tro.

04

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Aens Duanto 9 =itularidade do 8om$nio Os /ens %L/licos de uso comum do %ovo n*o %odem ser alienados. <nclusive uma novidade tra;ida %elo CC de que tais /ens n*o est*o sujeitos > usuca%i*o. O que %ode haver a utili;a)*o eGclusiva %or um %articular atravs de atos administrativos' concess*o, %ermiss*o e autori;a)*o. O titular do dom6nio %rovm do %ro%rietrio da coisa. ,stado' age de acordo com a 3ei -%rinc6%io da legalidade. 0itulares 7ociedade Particulares Difusos Aens PL/licos 7omente diferenciar se sou/er quais s*o os /ens Privados %L/licos, atravs da 3ei.

Aens P<+licos de Eso Comum do Po.o 7*o os /ens considerados como titular o ,stado, mas o %ro%rietrio s*o a sociedade. ,G.' ruas, %raias, avenidas. Aens P<+licos de Eso 2special 7*o as re%arti)8es %L/licas, as /i/liotecas munici%ais, dentre outras. Aens 8ominicais ou 8ominiais O /em do ,stado, do Nunic6%io ou da Rni*o, mas n*o voltado %ara determinado fim.
01

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

,G.' terreno /aldio, %rdio desocu%ado. Os /ens dominiais ou dominicais %odem ser alienados. ,G.' a)8es da 0eles% -%rivati;a)*o.
De" !e Uso Espe'ia# trans5or"a!o e" Do"ini'a# (Desa5etao+E ) an!o " 'o#%io trans5ere s a ni!a!e para " terreno $a%o, De" Do"ini'a# trans5or"a!o e" Uso Espe'ia# (A5etao+E ) an!o o Ge" !ei*a !e ter 5ina#i!a!e pJG#i'a,

Aens Fue 2sto :ora do Comrcio $*o %odem ser comerciali;ados, s*o inalienveis quando considerados como /em alheio. 'nsuscet eis de +propriao' s*o /ens sociais, e, assim, n*o %odem ser a%ro%riados. *ens o+)con,micos' eGiste desinteresse das %essoas na a%ro%ria)*o, %orque n*o geram conflitos %or n*o terem valor. .ens 0egalmente 'nalien eis' n*o %odem ser comerciali;ados com /ase na 3ei. 'nalien eis por *ontade' feito %or doa)*o ou %elo testamento, %ois definem um %ra;o que n*o %odem comerciali;ar.

DE; DE =A;CLIA (ARTS, 6L66 A 6LKK4 CC _ LEI 7,PP>Y>P+ NOES E XISTRICO O /em de fam6lia antes s era a%licado ao /em imvel, %ara garantir um teto %ara a fam6lia, e tam/m na rea rural -%ara a agricultura %oder ser sustento da familia.. 7urgiu no 0eGas e %osteriormente %ara o territrio norte2americano. Os ,stados Rnidos %assaram %or crises econ&micas e o 0eGas a/rigou muitos norte2americanos, e %ara garantir que a casa n*o fosse dividida criaram o -omestead ).emption /a0, que significa o Direito da Casa. 4 %rote)*o surge no momento de crise -falncias e cadeias. nos ,stados Rnidos. :arantiu que, no 0eGas, as %essoas tenham terras, e essas terras n*o res%ondiam %elas dividas desde que ali se instalassem as fam6lias.
A E"en!a =i#i'iano -ena 5oi apresenta!a no 'o"eo !e 6>6K

$o Arasil, temos a influncia euro%ia. O Cdigo ficou relegado ao esquecimento. 4 vantagem do Cdigo Civil de O I era que, quando o cartrio registrava a casa como direito de fam6lia e n*o fa;ia %arte da divida, assim garantia o teto e a %rote)*o familiar. Por outro lado, a desvantagem era que restringia o crdito, %ois n*o se tinha garantia.

00

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

$a Constitui)*o Federal - O!!., surgiu vrias coisas im%ortantes, como a 3ei !.""OJO", dis%8e so/re o /em de fam6lia, que a/oliu a necessidade de ir ao Cartrio de 9egistro de <mveis, mas no re ogou o direito de famlia; pre isto do Cdigo Ci il. 4 %rote)*o recaia no imvel de menor valor, %ois a 3ei !.""OJO" %rotegia a%enas um imvel, caso houvesse mais dois imveis. 0al 3ei foi im%ortante %or um dado que se diferencia %or estender tam/m aos /ens mveis, %ois a 3ei tem um %rofundo carter social que n*o /em visto %ara quem tem uma vis*o li/eral. ES-FCIES Volunt3rio Fundado na vontade de ir ao cartrio e registrar o imvel como /em de fam6lia -%revisto no Cdigo Civil.. 4rtigo K , CC H Podem os c&njuges, ou a entidade familiar, mediante escritura %L/lica ou testamento, destinar %arte de seu %atrim&nio %ara instituir /em de fam6lia, desde que n*o ultra%asse um ter)o do %atrim&nio l6quido eGistente ao tem%o da institui)*o, mantidas as regras so/re a im%enhora/ilidade do imvel residencial esta/elecida em lei es%ecial. Pargrafo Lnico. O terceiro %oder igualmente instituir /em de fam6lia %or testamento ou doa)*o, de%endendo a eficcia do ato da aceita)*o eG%ressa de am/os os c&njuges /eneficiados ou da entidade familiar /eneficiada. Limite Patrimonial do Aem de :am$lia Volunt3rio 4rtigo .K @, CC H O /em de fam6lia consistir em %rdio residencial ur/ano ou rural, com suas %erten)as e acessrios, destinando2se em am/os os casos a domic6lio familiar, e %oder a/ranger valores mo/ilirios, cuja renda ser a%licada na conserva)*o do imvel e no sustento da fam6lia. A+rangncia do Aem de :am$lia Volunt3rio 4rtigo .K E, CC H Os valores mo/ilirios, destinados aos fins %revistos no artigo antecedente, n*o %oder*o eGceder o valor do %rdio institu6do em /em de fam6lia, > %oca de sua institui)*o. D .C Dever*o os valores mo/ilirios ser devidamente individuali;ados no instrumento de institui)*o do /em de fam6lia. D @.C 7e se tratar de t6tulos nominativos, a sua institui)*o como /em de fam6lia dever constar dos res%ectivos livros de registro. D E.C O instituidor %oder determinar que a administra)*o dos valores mo/ilirios seja confiada a institui)*o financeira, /em como disci%linar a forma de %agamento da res%ectiva renda aos /eneficirios, caso em que a res%onsa/ilidade dos administradores o/edecer >s regras do contrato de de%sito. 4rtigo .K !, CC H Sualquer forma de liquida)*o da entidade administradora, a que se refere o D E.C do art. .K E, n*o atingir os valores a ela confiados, ordenando o jui; a sua transferncia %ara outra institui)*o semelhante, o/edecendo2se, no caso de falncia, ao dis%osto so/re %edido de restitui)*o.
0=

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

-egistro do Aem de :am$lia Volunt3rio 4rtigo .K #, CC H O /em de fam6lia, quer institu6do %elos c&njuges ou %or terceiro, constitui2se %elo registro de seu t6tulo no 9egistro de <mveis.
O re%istro !e i"9$eis te" 5a"3#ia, "a "atr3' #a4 'a!a "4 'aso se@a Ge" !e

*mpossi+ilidade de Alegao de *mpen7ora+ilidade 4rtigo .K =, CC H O /em de fam6lia isento de eGecu)*o %or d6vidas %osteriores > sua institui)*o, sal o as que %rovierem de tri/utos relativos ao %rdio -<P0R., ou de des%esas de condom6nio -taGas condominiais.. Pargrafo Lnico. $o caso de eGecu)*o %elas d6vidas referidas neste artigo, o saldo eGistente ser a%licado em outro %rdio, como /em de fam6lia, ou em t6tulos da d6vida %L/lica, %ara sustento familiar, salvo se motivos relevantes aconselharem outra solu)*o, a critrio do jui;. 8urao do Aem de :am$lia Volunt3rio 4rtigo .K I, CC H 4 isen)*o de que trata o artigo antecedente durar enquanto viver um dos c&njuges, ou, na falta destes, at que os filhos com%letem a maioridade. O fato de um casal n*o ter filhos, n*o quer di;er que n*o seja considerada uma fam6lia. O conceito de fam6lia restrito, mas %assando de av& %ara neto. $*o teremos a destitui)*o do /em de fam6lia quando ocorrer o divrcio. 4 %rote)*o su/eGiste enquanto forem menores, ou seja, n*o finda o /em de fam6lia. Caso o filho tiver %ro/lema mental, o em de fam6lia eGiste at a morte do mesmo. 8estinao do Aem de :am$lia Volunt3rio 4rtigo .K K, CC H O %rdio e os valores mo/ilirios, constitu6dos como /em da fam6lia, n*o %odem ter destino diverso do %revisto no art. .K @ I ou serem alienados sem o consentimento dos interessados e seus re%resentantes legais, ouvido o Ninistrio PL/lico. Administrao do Aem de :am$lia Volunt3rio 4rtigo .K@", CC H 7alvo dis%osi)*o em contrrio do ato de institui)*o, a administra)*o do /em de fam6lia com%ete a am/os os c&njuges, resolvendo o jui; em caso de divergncia. Pargrafo Lnico. Com o falecimento de am/os os c&njuges -comorincia., a administra)*o %assar ao filho mais velho, se for maior, e, do contrrio, a seu tutor. Legal
4B

L bem de ;amFlia no poder: 'er !tilizado para o!tro ;im, a no 'er a proteo ;amiliar.

0?

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

4 3ei !.""OJO" %rev que s a 3ei %rotege, assim n*o h necessidade de registro, %ois a 3ei di; que se tem um Lnico imvel, n*o res%onder %or d6vida alguma. 4rtigo .C, 3ei !.""OJO" H O imvel residencial %r%rio do casal, ou da entidade familiar, im%enhorvel e n*o res%onder %or qualquer ti%o de d6vida civil, comercial, fiscal, %revidenciria ou de outra nature;a, contra6da %elos c&njuges ou %elos %ais ou filhos que sejam seus %ro%rietrios e nele residam, salvo nas hi%teses %revistas nesta lei. Pargrafo -nico. 4 im%enhora/ilidade com%reende o imvel so/re o qual se assentam a constru)*o, as %lanta)8es, as /enfeitorias de qualquer nature;a e todos os equi%amentos, inclusive os de uso %rofissional, ou mveis que guarnecem a casa, desde que quitados. 2>ce?es 4rtigo @.C, 3ei !.""OJO" H ,Gcluem2se da im%enhora/ilidade os ve6culos de trans%orte, o/ras de arte e adornos suntuosos -n*o s*o /em de fam6lia..
-o!e<se a#e%ar ) e o in!i$3! o traGa#0a 'o" o 'arro e se" e#e4 no po!er2 sa#!ar s a !3$i!a4 por e*e"p#o,

Pargrafo -nico. $o caso de imvel locado, a im%enhora/ilidade a%lica2se aos /ens mveis quitados que guarne)am a residncia e que sejam de %ro%riedade do locatrio, o/servado o dis%osto neste artigo. 4rtigo E.C, 3ei !.""OJO" H 4 im%enhora/ilidade o%on6vel em qualquer %rocesso de eGecu)*o civil, fiscal, %revidenciria, tra/alhista ou de outra nature;a, salvo se movido' <. em ra;*o dos crditos de tra/alhadores da %r%ria residncia e das res%ectivas contri/ui)8es %revidencirias? <<. %elo titular do crdito decorrente do financiamento destinado > constru)*o ou > aquisi)*o do imvel, no limite dos crditos e acrscimos constitu6dos em fun)*o do res%ectivo contrato? <<<. %elo credor de %ens*o aliment6cia? <5. %ara co/ran)a de im%ostos, %redial ou territorial, taGas e contri/ui)8es devidas em fun)*o do imvel familiar? 5. %ara eGecu)*o de hi%oteca so/re o imvel oferecido como garantia real %elo casal ou %ela entidade familiar? 5<. %or ter sido adquirido com %roduto de crime ou %ara eGecu)*o de senten)a %enal condenatria a ressarcimento, indeni;a)*o ou %erdimento de /ens. 5<<. %or o/riga)*o decorrente de fian)a concedida em contrato de loca)*o. Aem de :am$lia Legal 4rtigo =.C, 3ei !.""OJO" H Para os efeitos de im%enhora/ilidade, de que trata esta lei, considera2se residncia um Lnico imvel utili;ado %elo casal ou %ela entidade familiar %ara moradia %ermanente. Pargrafo -nico. $a hi%tese de o casal, ou entidade familiar, ser %ossuidor de vrios imveis utili;ados como residncia, a im%enhora/ilidade recair so/re o de

0B

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

menor valor, salvo se outro tiver sido registrado, %ara esse fim, no 9egistro de <mveis e na forma do art. K" do Cdigo Civil. =ATO MURCDICO (ART, 6PA E SEGUINTES4 CC+ NOES F o fato da vida real juridicamente relevante, ou seja, significa que o fato jur6dico vem do mundo real e o legislador se%ara o que ou n*o im%ortante %ara o Direito. 4 %artir da6, esse fato come)a a chamar2se fato jur6dico. Os fatos sociais mudam e, s*o eles a /ase que serve de %arQmetro %ara o legislador. O que n*o for im%ortante %ara o Direito, n*o entra no mundo do Direito. Os fatos jur6dicos s*o %revistos em norma H normalidade, %or :odofredo 0eles 1Lnior H no regime democrtico, normalidade vm da maioria H %ara quem detm o %oder.

ES-FCIES Os fatos jur6dicos humanos s*o aqueles que de%endem da atua)*o humana, agem em sentido am%lo. O ato jur6dico e o negocio jur6dico s*o l6citos, %ois tem efeitos %r2 determinados K %ela 3ei. 1 os fatos jur6dicos naturais n*o de%endem da atua)*o do homem, agem em sentido estrito. ,les %odem ser' 3rdinrio' acontecem cotidianamente, sem atua)*o humana. ,G.' nascimento, morte? E,traordinrio' caso fortuito ou for)a maior. NEGCIO MURCDICO 2lementos de Validade do "egBcio @ur$dico Capacidade do +gente' a rela)*o contratual de fato? 0icitude; Possibilidade e 1eterminabilidade do 3bjeto' /icitude do 1bjeto' necessrio que o o/jeto seja a favor da 3ei? (ossibilidade do 1bjeto' um o/jeto im%oss6vel n*o %ode ser fruto de um contrato? 2eterminabilidade do 1bjeto' necessrio sa/er o que est contratando, %or meio de descri)*o ou valor numrico. /orma 1eterminada ou no Proibida por 0ei' eGige2se, tam/m, a forma, que esta/elecida %reviamente %elo legislador? n*o %odem efetuar mudan)as %osteriores.

*mpossi+ilidade de Alegao de *ncapacidade de uma das Partes em Aeneficio dos CoGinteressados


4C

So e;eito' pr7Edeterminado' na norma 6!rFdica/ a emancipao e a oc!pao m8vel.

0C

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Para o negcio jur6dico ter valor, necessrio'

$esse caso, o negocio jur6dico n*o vlido devido ao individuo (D+, que menor.
divis6vel 2 negcio feito' o/riga)*o mLtua ou individual eG%ressa em lei O/riga)8es ou contrato de A, C e D. indivis6vel 2 negcio n*o feito' D menor.

*mpossi+ilidade *nicial do H+Ieto e *n.alidao do "egBcio @ur$dico 4 norma n*o %rescrita em 3ei, %ois advm da vontade e o o/jeto im%oss6vel. ,G.' a %romessa de cura da 4<D7. "egBcio @ur$dico Enilateral e Ailateral 7*o unilaterais aqueles que %redominam a%enas uma Lnica vontade que %rodu; efeitos. ,G.' testamentos, %romessa de recom%ensa. Os /ilaterais %rovem de uma conjun)*o de vontades. ,G.' os contratos -loca)*o, doa)*o.. "egBcio @ur$dico Jratuito e Hneroso O negocio jur6dico gratuito s*o os contratos de doa)8es %uras. ,G.' testamento. , o oneroso im%8e um dever. F uma situa)*o em que %ode eGistir um contrato -com%ra, venda, loca)*o, troca. %ara rece/er algo. "egBcio @ur$dico Colenes e "o Colenes :olenes' feito %or uma formalidade %revista na 3ei. $*o se %ode a/rir m*o dessa solenidade. ,G.' casamentos, testamentos cerrados -escritura %L/lica.. )o :olenes' doa)*o de um cdigo -contrato de doa)*o. com valor redu;ido.
0D

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Momento de =ransmisso dos Aens Entre <inter= i os>' atravs de contratos, %romessa de recom%ensa. Entre <causa=mortis>' atravs do testamento.

Validade da 8eclarao de Vontade e a Duesto da :orma 2special O negocio jur6dico torna2se vlido quando a condi)*o se torna realidade, %ois a %ossi/ilidade n*o analisada quando o conteGto cele/rado, mas quando eGecutado. ,m regra, s*o informais -contrato de tra/alho, civil. e testemunhais -%ara contrato ver/al, n*o se %ode eGceder " ve;es o salrio m6nimo.. ,G.' O %ai deiGa uma casa %ara os # filhos, onde deles a vende sem autori;a)*o dos demais. 4ssim, o negocio %oder ser anulado.

2scritura P<+lica e Validade de "egBcios @ur$dicos Fue 2n.ol.a Aens *mB.eis ,st*o livres dessa formalidade, os /ens imveis su%erior a E" ve;es o salrio m6nimo vigente no %a6s. 4 com%ra e venda dos /ens imveis -negcio jur6dico solene. considerado como escritura %L/lica. , chamamos de instrumento %articular, os contratos que s*o registrados no cartrio de 06tulos e Documentos.
A s Gst.n'ia !o ato a #iGer!a!e !e 'o#o'ar no 'ontrato4 a es'rit ra pJG#i'a 'o"o '#2 s #a essen'ia# !o 'ontrato 'e#eGra!o,

Manifestao da Vontade e -eser.a Mental Ocorre o defeito da vontade de um negocio jur6dico quando h' erro, dolo, coa)*o, situa)*o de estado de %erigo ou les*o. 4 reserva legal quando %enso uma coisa e falo outra. ,G.' lan)a2se um livro com a finalidade de ajudar a uma institui)*o. Caso o negcio se concreti;a, n*o %oder ser anulado. Cilncio como Manifestao de Vontade 4 manifesta)*o da vontade dar2se2 quando for' E,pressa' quando eG%ressa o desejo %elo o/jeto -venda de carro, doa)*o de carro.. 4cita' com%ortamento de forma a acreditar que aceita algo, quando silencia.
Arti%o 66K4 CC V Nas !e'#araTes !e $onta!e se aten!er2 "ais [ inte%rao ne#as 'ons Gstan'ia!a !o ) e ao senti!o #itera# !a #in% a%e",

*nterpretao Conforme a AoaG: e os Esos do Lugar da Cele+rao


0G

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

4 /oa2f o/jetiva, %rinc6%io s6ntese do Cdigo Civil, o com%ortamento ativo -o/riga)8es, contratos civis e em%resariais.. 4 /oa2f su/jetiva o com%ortamento %assivo ao desconhecer a 3ei -ignorQncia circunstancial.. Os usos do lugar da cele/ra)*o um contrato de acordo com os usos de cada regi*o, atravs da inter%reta)*o judicial. *nterpretao 2strita dos "egBcios @ur$dicos Aenficos e da -en<ncia )egcio jurdico bilateral' contratos com @ vontades -contrato de doa)*o.? )egcio jurdico unilateral' doa)*o %ura -contrato de comodato. RE-RESENTAO (ARTS, 66Q A 6KP4 CC+ RE-RESENTAO Podem ser' legal ou convencional -voluntria.. ;ANI=ESTAO DE VONTADE NOS LI;ITES CON=ERIDOS -ELO RE-RESENTANTE 2epresentado' confere %oderes ao re%resentante. Os %oderes s*o esta/elecidos, mas %ara terceiros, h limites %ara atuar? 2epresentante' %orta uma vontade do re%resentado, n*o %ossui vontade %r%ria? )-ncio' re%rodu; a vontade do re%resentado, n*o tem li/erdade nenhuma.

ANULAO DO NEGCIO MURCDICO DO RE-RESENTANTE CONSIGO ;ES;O $*o %oss6vel fa;er contratos consigo mesmo, j que %reciso @ vontades. Nas d a %ossi/ilidade ao re%resentado -vendedor. anular, caso o contrato seja lesivo. SUDESTADELECI;ENTO F a anula)*o %or desequil6/rio, da6 necessrio transmitir %ara terceiros, total ou %arcialmente, uma o/riga)*o? -ROVA DA SUALIDADE DE RE-RESENTANTE E DA EWTENSO DE SEUS -ODERES Pode acontecer que o re%resentante de algum %rejudique o mesmo, a%s a com%rova)*o do %orte de vontade alheia? Compro ao da E,tenso de Poderes' conflito de interesses entre o re%resentante e o re%resentado.

Ten0o o pra1o !e 67P !ias ) e po!e ser 'onta!o !e K 5or"asE

=2

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato


6, Conta%e" a partir !o "o"ento !a 'e#eGrao !o ne%9'io @ r3!i'oO K, A partir !o "o"ento ) e ter"ina a in'apa'i!a!e, So i"portantes nos 'asos !e representao #e%a# (t te#a4 ' rate#a+,

ANULAO DE NEGOCIO E; CON=LITO DE INTERESSES CO; O RE-RESENTADO Caso o ato seja lesivo ao re%resentado, ter2se2 o %ra;o de !" dias a contar do ato da cele/ra)*o do negocio, ou da cessa)*o da inca%acidade do re%resentado. RE-RESENTAO LEGAL E RE-RESENTAO VOLUNT\RIA (-ARTE ES-ECIAL+ 2epresentao 0egal' %revista n*o a%enas no Cdigo Civil. Posso ter re%resenta)*o legal em qualquer 3ei. 2epresentao *oluntria' consta na %arte es%ecial, a/rangendo tanto o livro das O/riga)8es como o livro da ,m%resa.

ELE;ENTOS ACIDENTAIS DO NEGCIO MURCDICO (ARTS, 6K6 A 6NL4 CC+ O elemento acidental est %resente no negocio jur6dico %or acidente, %orem, t*o im%ortante quanto o negcio essencial. Suando ele consta no contrato, ele o/rigatrio, e, caso n*o ocorra o com%rimento, o negcio n*o reali;ado. O elemento natural s*o as o/riga)8es fiGadas em lei, como o risco redi/itrio, %revista no Cdigo de Defesa do Consumidor, que tem E" dias %ara reclamar. CONDIO4 TER;O E ENCARGO Condio 7*o os eventos futuros, so/retudo incertos, n*o %odendo %leitear uma condi)*o. Podem ser de @ ti%os' Condio :uspensi a' se a condi)*o for a%rovada, sus%ende? caso n*o aconte)a, n*o %ossui direitos. ,G.' o jogador que foi vice2artilheiro n*o %oder %leitear o %rmio de artilheiro. Condio 2esoluti a' uma condi)*o resolutiva contratual, da qual enquanto eu fi;er, tenho direito. ,G.' quando estiver jogando com contrato, ter direitos. =ermo F um evento futuro e certo, ou seja, eG%resso %or uma data final no contrato. ,les %odem ser'
=4

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Pra,o

:uspensi o' transferir um determinado /em em uma data? 2esoluti o' a data limite eG%ressa, como acontece nos contratos de comodato, na qual h o em%rstimo gratuito de um /em.

Contagem de Pra5o' na regra geral de contagem de %ra;o, eGclui2se o dia do rece/imento? n*o eGclui o Lltimo dia? *encimento em /eriado' conta2se o %rimeiro dia Ltil su/seqYente? ?eado' considerado o meio do ms, que geralmente ocorre todo dia = do ms? Pra5o de ?eses e +nos' conta2se a quantidade de meses ou anos, a %artir do %ra;o inicial? Pra5os /i,ados por Hora' %odem ser alternados %or lei es%ecial? a%licvel em negcio jur6dico.

2ncargo 0radu;2se em &nus %ara a %arte, %odendo esta/elecer vrios encargos. 2ncargo *l$cito ou *mposs$.el F il6cito a ocu%a)*o de um terreno %L/lico com o fim de %lanta)*o de maconha? e im%oss6vel a doa)*o de um terreno, onde n*o h ouro, %ara o fim de eGtra)*o aur6fera. Anula+ilidade #"ulidade -elati.a% 0radu; que algum lesado. Suando o %rejudicado deiGa %assar o %ra;o e, aquilo que come)ou invlido, %assa a ser vlido. O %ra;o fiGado em lei de # anos %ara requerer a anula)*o, mas caso conclua esse %er6odo e a %essoa n*o a requeira, acontecer a convalida)*o, ou seja, tornar2se2 vlido. Poder ser %leiteada, atravs de ao desconstituti a de anulabilidade $e, nunc&, somente %elos %rejudicados ou re%resentantes leg6timos. $esse caso, ocorrer quando' . o negcio jur6dico for %raticado %or relativamente inca%a;? @. o negcio jur6dico for %raticado com erro, dolo, coa)*o, estado de %erigo les*o ou fraude contra credores. "ulidade #"ulidade A+soluta% $*o %rodu; efeitos, %orque o %rejudicado toda a sociedade. ,G.' casar com quem j casado-a.. Nas fisicamente %rodu; efeitos. ,G.' os irm*os %odem ter filhos. Poder ser %leiteada, atravs de ao declaratria de nulidade $e, tunc&, %or qualquer interessado, %elo Ninistrio PL/lico e %elo %r%rio 1ui; Ocorre quando' . o negcio jur6dico %raticado %or a/solutamente inca%a;?

=1

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

@. o negcio jur6dico com o/jeto il6cito, im%oss6vel, indeterminado ou indeterminvel? E. o negcio jur6dico %raticado sem a formalidade eGigida %ela lei? #. o negcio jur6dico que %reteriu solenidade essencial? =. o negcio jur6dico que o/jetiva fraudar a lei im%erativa -cogente.? I. quando a lei taGativamente declarar nulo.
O ne%9'io an #2$e# te" "ais %ra$i!a!e ) e o ne%9'io n #o,

TFCNICA DA ELI;INAO -ROGRESSIVA (ANT^NIO MUNSUEIRA DE AZEVEDO+ ,sse mtodo consiste em eliminar %rogressivamente os requisitos a/aiGo, a%s a verifica)*o no negcio jur6dico. 2>istncia Podem ser divididas em' eGistentes e ineGistentes. Validade Podem ser consideradas como' vlidos, invlidos nulos e invlidos anulveis. 2fic3cia Dividem2se em' efica;es e inefica;es. DE=EITOS DO NEGCIO MURCDICO (ART, 6N7 A 67A4 CC+ 7*o divididos em' . *cios de consentimento' erro, dolo, coa)*o, estado de %erigo e les*o ! 1. *cios sociais' fraude entre credores O e simula)*o@" VCCIOS DE CONSENTI;ENTO 2rro #art. '4!1 CC% ,rro o defeito do negcio jur6dico, na modalidade v6cio do consentimento, onde o agente tem uma falsa idia da realidade.

4D

L erro, o dolo, a coao, o e'tado de perigo e a le'o 'o todo' de;eito' do' neg8cio' 6!rFdico' an!l:vei'. 4G Io' vFcio' 'ociai', a ;ra!de contra credore' 7 ig!almente an!l:vel. 12 Somente a 'im!lao 7 !m de;eito do neg8cio 6!rFdico 9!e 7 con'iderado n!lo.

=0

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

4rtigo E!, CC H 7*o anulveis os negcios jur6dicos, quando as declara)8es de vontade emanarem de erro su/stancial que %oderia ser %erce/ido %or %essoa de diligncia normal, em face das circunstQncias do negcio. 4rtigo ##, CC H O erro n*o %rejudica a validade do negcio jur6dico quando a %essoa, a quem a manifesta)*o de vontade se dirige, se oferecer %ara eGecut2la na conformidade da vontade real do manifestante. 2rro Cu+stancial e 2scus3.el 4rtigo EO, CC H O erro su/stancial quando' <. interessa > nature;a do negcio, ao o/jeto %rinci%al da declara)*o, ou a alguma das qualidades a ele essenciais? <<. concerne > identidade ou > qualidade essencial da %essoa a quem se refira a declara)*o de vontade, desde que tenha influ6do nesta de modo relevante? <<<. sendo de direito e n*o im%licando recusa > a%lica)*o da lei, for o motivo Lnico ou %rinci%al do negcio jur6dico.

8olo #arts. '55 a '5)1 CC% Dolo um defeito do negcio jur6dico, na modalidade v6cio do consentimento, que consiste na %rovoca)*o do agente de errar. F a %rovoca)*o do erro. $o dolo ele for)ado a errar, diferentemente do erro, no qual ele se engana so;inho. 8olo Principal e 8olo Acidental O dolo %rinci%al aquele onde h o indu5imento ao erro, que d ensejo > anula)*o do $egcio 1ur6dico. Dolo acidental " aquele onde h instigao > %rtica do $egcio 1ur6dico, levando o agente a %raticar um negcio de forma mais onerosa %ara si, n*o d ensejo a anula)*o do negcio, mas > satisfa)*o %or P,9D47 , D4$O7 Kdolus +nusL e Kdolus malusL Dolus Bonus: qualquer forma de %u/licidade admiss6vel no mundo jur6dico que n*o seja enganosa ou a/usiva. Dolus Malus: qualquer forma de %u/licidade que leva o agente a equivoc2las

8olo de =erceiro Com con(ecimento da parte a quem apro eita ' ocorre quando conhecido o v6cio de qualidade do %roduto? nesses casos %ode2se desfa;er o negcio. :em con(ecimento da parte a quem apro eita ' ocorre quando n*o se age com m f? n*o %oder*o desfa;er o negcio.

8olo por Ao e por Hmisso


==

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

1olo por +o! ocorre quando a conduta for %ositiva? 1olo por 3misso! ocorre %elo silncio, quando deveria informar.

8olo de -epresentante 0egal' nesse caso analisa2se a figura do re%resentado e verifica2se o lucro o/tido %elo re%resentante legal -%ais, curador ou tutor.? o negcio n*o anulvel? Con encional' a res%onsa/ilidade solidria n*o %resumida -re%resentado Z re%resentante., %odendo2se co/rar individualmente ou solidariamente? o negcio %ass6vel de anula)*o

8olo Ailateral Ocorre quando am/as as %artes est*o de m f. ,G.' adquire2se um automvel /atido, mas alegado como n*o /atido, e, assim, o automvel adquirido a%enas %ara fraudar a seguradora.

Coao Coa)*o um dos defeitos do negcio jur6dico, na modalidade v6cio do consentimento, que consiste na %ress*o f6sica ou %sicolgica que as %essoas fa;em no coagido. Coao A+soluta e Coao -elati.a 4 coa)*o a/soluta ou vis absoluta quando a manifesta)*o da vontade de quem est coagindo. 1 a coa)*o relativa ou vis relativa a %ress*o %sicolgica que as %essoas fa;em no coagido, %ermitindo a escolha. VCCIOS SOCIAIS 56cio social que consiste na %rtica de atos de dila%ida)*o %atrimonial em %reju6;o de credores. :raude Contra Credores #arts. '5! a '/51CC% 4 fraude a les*o de alguns credores, como os credores quirografrios @ . 1 os credores %rivilegiados %ossuem garantia legal ou real -hi%oteca, %enhor, anticrese.. Ocorrem quando a outra %arte %assa a ser insolvente. , caso o negcio venha a tornar a insolvncia do indiv6duo, %oder*o os credores quirografrios anular o contrato. O conluio, a cum%licidade %ara %rejudicar terceiro-s., %rovm da insolvncia notria ou %resumida. 4 insolvncia notria ocorre caso n*o %ossua meios de quitar a
14

L' credore' 9!irogra;:rio' 'o a9!ele' 9!e no gozam de pre;erJncia em relao ao' demai'. Io garantido', a ele', por direito real de garantia o! direito obrigacional (%ipoteca, anticre'e o! pen%or, valore' depo'itado' o! g!ardado'+ o! 9!e no re'!lta de de'pe'a' realizada', 'al:rio', %onor:rio' o! demai' obrigaAe' 9!e gozem de pre;erJncia atrib!Fda por lei (dizE'e de dFvida+.

=?

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

d6vida, sendo ru de diversas a)8es. 1 a %resumida, %oder ser %resumida a insolvncia do individuo. 4s hi%teses legais, caso o devedor estiver insolvente, de anula)*o do negcio jur6dico s*o' a. 4tos de aliena)*o gratuita de /ens doa)*o, renLncia > heran)a, etc? /. 4tos de remiss*o de d6vidas -%erd*o.? c. 4tos de concess*o de garantias reais -garantia de /ens mveisJimveis. a credor quirografrio -comum. $este caso, s se anula a concess*o da garantia. Credor hi%otecrio H imveis J Credor %ignorat6cio H mveisJ%enhor? d. 4tos de %agamento anteci%ado de d6vida n*o2vencida? e. 4tos de aliena)*o onerosa de /ens -com%ra e venda..
Nas 0ip9teses 'o#o'a!as nas #etras a4 b4 c e d4 a "2<5 pres "i!a, Na #etra e4 a "2<5 !e$e ser pro$a!a `inso#$&n'ia not9ria (protestos 'a"Giais 'onti!os e" 'erti!Tes+ o o 'o"pra!or tin0a "oti$os para 'on0e'er a inso#$&n'ia (ne%9'io @ r3!i'o entre parentes+a,

8iferenas /2+@1E C3)42+ C2E132E: /2+@1E A EBEC@CD3 F defeito do negcio jur6dico F incidente do Processo Civil regulado %elo regulado %elo Direito Privado. Direito PL/lico. F instituto do Direito Naterial. F instituto do Direito Processual. Configura2se quando o devedor n*o Pressu%8e demanda em andamento. esta sendo demandado. F reconhecida %or a)*o %auliana@@. $*o necessria a %ro%ositura da a)*o, /asta um requerimento ao jui;. $as aliena)8es onerosas, o credor tem $*o se eGige a m f do adquirinte. que %rovar a m f do adquirinte. Aeneficia a todos os credores. Aeneficia ao eGeqYente. <nteresse %uramente %articular. [nus da %rova ao credor. $ulidade relativa. <l6cito %enal -art. KO, CP. e ato atentatrio > dignidade da justi)a -art. I"", <, CPC.. N f %resumida. $ulidade a/soluta.

E . F . G . H . I . J . K . L . M .

SI;ULAO (ART, 68L4 CC+


Ao pa!liana 7 !ma ato pela 9!al o credor pode ;azer com 9!e !m neg8cio 6!rFdico praticado por !m devedor in'olvente 'e6a an!lado, con;orme apreciao 6!dicial.Somente o' credore' 9!irogra;:rio' 'o tit!lare' de ao pa!liana, com prazo de = ano' a partir da data do neg8cio realizado.
11

=B

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

O negcio jur6dico simulado ser sem%re considerado nulo e, no caso de simula)*o a/soluta, s ele eGiste? assim nada su/sistir. Suando a simula)*o relativa, anulado o negcio jur6dico simulado, su/siste o dissimulado, se for vlido. Cimulao A+soluta e Cimulao -elati.a :imulao +bsoluta' ocorre quando s eGiste o negcio jur6dico falso chamado simulado? :imulao 2elati a' ocorre quando eGistem dois negcios' um negcio simulado que falso e a%arente e um negcio dissimulado que verdadeiro, %orm oculto.

A"Gas so 'onsi!era!as 'o"o "a#i'iosa,

Cimulao Maliciosa Ocorre em @ situa)8es' . Finge cele/rar o negcio, mas n*o o %ratica -7imula)*o 4/soluta.. ,G.' simula)*o de venda de imvel com coloca)*o do nome do com%rador, mas de%ois de um tem%o, o imvel retorna a %osse do vendedor, assim, n*o %rodu;indo efeitos. @. $egcio simulado su%erficialmente, mas deseja %raticar um ato dissimulado -7imula)*o 9elativa. ,G.' doa2se um imvel a terceiro, mas o rece%tor dissimula o negocio transferindo2o ao amante com intuito de lesar a divis*o de /ens do casal.
Se o ato 'onsi!era!o #esi$o4 o ne%o'io po!er2 ser 'onsi!era!o 'o"o n #o,

Cimulao *nocente $essa modalidade de simula)*o n*o eGiste %rejudicados. ,G.' Lnico filho, sem %arentes diversos, %ossui rendimentos redu;idos, e o %ai doa o imvel simulando um contrato de com%ra e venda. 2lementos da simulao inocente a. <ntencional declara)*o contrastando com as vontades das %artes? /. Oculta)*o do negocio real de terceiros? c. 4usncia de %reju6;o a terceiros ou viola)*o da lei. ATO ILCCITO (ARTS, 678 A 6774 CCO ART, >KL4 CCO ART, 6,>KA4 -AR\GRA=O UNICO4 CC+ NOES 7an)*o %atrimonial no Direito Civil.

=C

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

recom%or -materialJ%atrimonial. dano indeni;a)*o com%ensar -moralJeGtra2%atrimonial.

XISTRICO EN /ase O *ingana Coleti a' inde%endente do cul%ado? FN /ase O *ingana Pri ada' individuo res%onsvelJidia de %ro%orcionalidade? GN /ase O 'ndeni5ao Pecuniria' le. aquilia? HN /ase O Estruturao do Conceito de 1olo e Culpa ' distin)*o da res%onsa/ilidade civil e %enal.

ILCCITO CIVIL $s, ILCCITO -ENAL *l$cito Ci.il 4utela do 'nteresse Pri ado $assim como dos trans=indi iduais& ' o interesse individual, via de regra, est relacionado ao interesse %rivado.

*l$cito Penal 4utela do 'nteresse P-blico' re%ress*o da ordem jur6dica geral.

CONDUTA LESIVA DO AGENTE Ao ou Hmisso 2lemento Cu+Ieti.o do Agente <ntencional' dolo $*o2intencional' cul%a

Classificao da Culpa Pela nature,a do de.er .iolado Cul%a contratual Cul%a n*o2contratual

Pela gra.idade da culpa 7ra e' decorre de im%rudncia ou negligncia, avi;inhando2se do dolo. 0e e' aquela em que falta ao agente a diligncia ordinria em sua conduta. 0e ssima' situa)*o que a%enas um home de eGtrema diligencia e cuidado %oderia evitar.
" in!i$i! o pa!ro

Os atos %ra$es4 #e$es e #e$3ssi"os so Gasea!os e"

=D

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato


("e!iano+,

Pelo conte<do da conduta culposa

<in eligendo>' a decorrente da m escolha do re%resentante ou %re%osto, como, %or eGem%lo, algum entregar a dire)*o de um ve6culo > %essoa sem ha/ilita)*o. <in vigilando>' decorre da ausncia de fiscali;a)*o, que seria necessria ou decorrente da lei, so/re outrem, como a rela)*o do %atr*o com os em%regados. (in custodiendo+' quando h falta de aten)*o, cautela ou cuidado, em rela)*o > %essoa ou
coisa, ou animal so/ a nossa guarda ou %rote)*o.

<in commitendo>' quando o agente %ratica um ato %ositivo, isto , com im%rudncia. <in ommitendo>' quando o agente cometer uma a/sten)*o, ou seja, for negligente.

Duanto aos modos de apreciao <in concreto>' eGamina2se a conduta do agente no caso ocorrido. <in abstrato>' a res%onsa/ilidade tem como %adr*o o homem mdio da sociedade.

ES-FCIES DE RES-OSADILIDADE CIVIL Duanto ao :ato Jerador O fato gerador %ode ser fundado %ela vontade -contratual. ou %ela lei -eGtra2 contratual.. Contratual ,Gtra2contratual

Duanto ao :undamento 7u/jetiva -cul%a.' calcada na 0eoria do 9isco, analisa2se o caso em /usca de im%er6cia, negligencia e im%rudncia. O/jetiva'

Duanto ao Agente Causador do 8ano 1ireta' a %r%ria %essoa causadora do dano. ,G.' um dermatologista sem %ratica eGecuta a)8es dermatolgicas em %acientes. 'ndireta' a %essoa se res%onsa/ili;a na figura do tutor, do curador.

=G

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

ELE;ENTOS CONSTITUTIVOS :ato Lesi.o #Conduta do Agente% Comissi a' a im%rudncia e a im%er6cia. 3missi a' a negligncia. *oluntria' dolo 'n oluntria' cul%a

8ano Patrimonial #material% e 8ano Moral #e>traGpatrimonial% 8ano patrimonial F o%osto de dano material. F necessria a %rova da %erda. Pode ser dividido em' 1ano Emergente' o que efetivamente se %erdeu. ,G.' gastos hos%italares, consertos de /ens moveis e imveis. 0ucro Cessante' o que ra;oavelmente se deiGou de ganhar. ,G.' um dentista que que/ra a m*o, tendo que cancelar todas as consultas marcadas.

8ano moral F o o%osto de dano eGtra2%atrimonial. 5isa > com%ensa)*o das %erdas, sem a necessidade de com%rova)*o. F dividido em @ momentos da evolu)*o do dano moral' 4ntes de O!!' ressarcimento %or refleGo %atrimonial. ,G.' uma modelo que tem o rosto desconfigurado %oderia requerer tanto dano %atrimonial, como tam/m, o dano moral. De%ois de O!!' ressarcimento %uro

"e>o de Causalidade CO$C,<0O ' $a res%onsa/ilidade su/jetiva, o liame entre a conduta do agente e o resultado danoso. CO$C,<0O @' F o liame entre a atividade desenvolvida %elo agente causador do dano e o dano em si. EWCLUSO DA RES-ONSADILIDADE CIVIL CO$C,<0O D, <NPR04A<3<D4D,' F o elemento constitutivo da cul%a, di;endo res%eito >s condi)8es %essoais do agente que %raticou a conduta lesiva -1os de 4guiar Dias..
INTER-RETAOE Se a pessoa no responsaGi#i1a!a !ireta"ente4 preo' par<se<2 'o" o tipo !e pessoa en$o#$i!a ('apa'i!a!eYin'apa'i!a!e+,

-ol das Causas de 2>cluso da *mputa+ilidade


?2

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

E. ?enoridade F. 1em#ncia E. +nu#ncia $concord%ncia& direta ou indireta da itima ' %odemos falar de cul%a eGclusiva da vitima, como, %or eGem%lo, uma crian)a que enfia o dedo na tomada. H. Estado de necessidade =. E,erccio regular de direito' %ossui tal direito o Policial Nilitar que troca tiros com o /andido, alm do direito de %orte de arma. I. 0egitima defesa' eGcluiu a res%onsa/ilidade %enal e civil. Caso :ortuito ou :ora Maior 4 forca maior um evento oriundo da nature;a, como as tem%estades, eru%)8es vulcQnicas. $esse caso, n*o h res%onsa/ilidade. O caso fortuito s*o situa)8es que n*o %odem ser vencidas individualmente, alm de %ossuir certa dificuldade de sa/er o motivo. ,G.' guerra, motim, greve. Culpa de =erceiro $*o se res%onsa/ili;a aquele que alegadamente cometeu o il6cito, mas um terceiro. 4ssim, move2se a a)*o %ara o verdadeiro res%onsvel.

-RESCRIO E DECAD?NCIA (ART, 67> A K664 CC+ NOES DE -RESCRIO E DECAD?NCIA 0emos o elemento tem%o como %rimordial na %rescri)*o e decadncia. Foi criado em favor da esta/ilidade social. 4 %rescri)*o %rovm de prae scriptio, que hoje, no Arasil, o tem%o %rescricional de " anos, inde%endente da es%cie daquilo que envolvido. 4 %rescri)*o, %revista em lei, a %erda da %retens*o de ir a ju6;o. 4 decadncia, que vem sem%re da lei ou da vontade, a %erda do direito em si. -RESCRIO EWTINTIVA E -RESCRIO ASUISITIVA

Prescrio E,tinti a' o %r%rio conceito de %rescri)*o, ou seja, a %erda da %retens*o de ir a ju6;o. Prescrio +quisiti a' muito utili;ada no usuca%i*o@E? encontraremos a idia de aquisi)*o de direitos na %rescri)*o

ELE;ENTOS DA -RESCRIO

10

!'!capio < a9!i'io de propriedade m8vel o! im8vel pela po''e prolongada e 'em interr!po, d!rante o prazo legal e'tabelecido para a pre'crio a9!i'itiva.

?4

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

a. E,ist#ncia de um 1ireito +tual Pleite el em 8u5o ' necessrio o direito ser atual. b& 'n"rcia do 4itular +nte a *iolao de seu 1ireito c. *iolao de um 1ireito' quando se tem %rescri)*o, o %ro/lema n*o surge no ato da cele/ra)*o do contrato, e, sim, quando n*o h o cum%rimento desse contrato. d. 1ecurso do 4empo /i,ado em 0ei' a caracter6stica %rescricional d2se somente em lei. -RETENSAO I;-RESCRITCVEIS a& PretensPes En ol endo 1ireitos de Personalidade /. PretensPes 2elati as ao Estado Ci il' somente %oss6vel esta/elecer o %ra;o m6nimo no divrcio. c. PretensPes 2eferentes aos .ens P-blicos' relativo > %rescri)*o aquisitiva -usuca%i*o.. d. PretensPes 2elati as ao E,erccio de 1ireitos Potestati os@# e. Pretenso de 2equerer .em Confiado Q 7uarda de 3utrem ' sem%re haver devolu)*o do /em, na situa)*o do %enhor. CAUSAS I;-EDITIVAS4 SUS-ENSIVAS E INTERRU-TIVAS DA -RESCRIO 0emos que verificar como se conta. Causas 'mpediti as da Prescrio' o %ra;o sequer chega a ser contado %orque nem come)ou ainda. Causas :uspensi as da Prescrio ' tudo o que vale %ara a sus%ens*o, valer %ara o im%edimento %orque temos fatos cotidianos, ou seja, fatos %ela qual o legislador considera im%ortante.

M = ano'

Causas 'nterrupti as da Prescrio' n*o temos sim%lesmente fatos, mas sim a /usca do eGerc6cio do direito? %ossui conseqYncias drsticas.

= ano'

1=

pote'tativo < o implemento na condio contrat!al depende da vontade de !ma da' parte'.

?1

Teoria Geral do Direito Civil Prof. Antnio Carlos Morato

Co" a ao !e protesto4 o te"po reini'ia4 'ontan!o4 assi"4 "ais Q anos (pra1o !e 'oGrana+, -o!er2 ser e*e' ta!o apenas 6 $e1,

-OSSIDILIDADE DA ALEGAO DA -RESCRIO Poder ser alegado a qualquer momento. $o artigo O# do Cdigo Civil de .O I dis%unha que o jui; n*o %oderia requerer a %rescri)*o de oficio. INSTITUTOS A=INS R -RESCRIO Precluso' %erda do direito de %raticar um ato %rocessual. Perempo' %erda do direito de a)*o %elo autor contuma;, negligente. <sso acontecer quando o %rocesso for, %or E ve;es, a/andonado.

DI=ERENCIAO ENTRE DECAD?NCIA E A -RESCRIO 1EC+1R)C'+ 4 decadncia corre contra qualquer %essoa. $*o se sus%ende ou interrom%e. Perda do direito. $asce no mesmo momento. 9esulta da lei, do contrato e da vontade das %artes. P2E:C2'CD3 $*o corre contra determinadas %essoas. 4 %rescri)*o %ode ser sus%ensiva ou interrom%ida. Perda da %rescri)*o. Direito material nasce antes da %retens*o. 9esulta eGclusivamente da lei.

6@+)43 +3: E/E'43: 6@+)43 A )+4@2ES+ 6@+)43 A 32'7E?

RENUNCIA R -RESCRIO

?0

Vous aimerez peut-être aussi