Vous êtes sur la page 1sur 19

MANUAL DE INSTALAO

Piso/Teto R-22 60 Hz (Cond. Vertical)


YOE(K)A18-60FS-AD(E)(F)T

Leia este manual antes da instalao e operao. Certifique-se de que ele seja bem guardado para referncias futuras

CONTEDO
Precaues de instalao........................................................................ 1 Local de instalao.................................................................................. 1 Acessrios.................................................................................................2 Instalao da unidade interna................................................................... 3 Instalar o tubo de ligao.......................................................................... 8 Conectar o tubo de drenagem ................................................................ 10 Fiao........................................................................................................11 Operao de teste.....................................................................................16

PRECAUES DE INSTALAO

LOCAL DE INSTALAO

Para instalar corretamente, primeiro leia este Unidade Interna manual. suficiente para para instalao instalaoe e H H espao espao suficiente O ar condicionado deve ser instalado por manuteno. manuteno. pessoal qualificado. O horizontal, e sua estrutura pode O teto teto horizontal, e sua estrutura Ao instalar a unidade interna ou sua suportar o peso da unidade interior. pode suportar o peso da unidadeA tubulao, siga este manual o mais sada de ar e entrada de ar no interna. estritamente possvel. impedida, influncia externo A sada e e aentrada dedo ararno so Quando a instalao for finalizada, ligue a mnima. impedidas, e a influncia do ar externo energia somente aps verificao minuciosa. fluxo de ar pode atingir todo o No haver nenhum aviso prvio se houver O mnima. ambiente. alguma mudana neste manual devido ao O fluxo de ar pode atingir todo o O tubo de ligao e o tubo de drenagem ambiente. aprimoramento do produto. podem extrados O tuboser de ligaocom e facilidade. o tubo de Nota: O instalador deve mostrar aos usurios No h radiao direta originadacom dos drenagem podem ser retirados como usar e manter o ar condicionado aquecedores facilidade. corretamente, bem como lembrar os usurios Cuidados de lerem atentamente e preservar tanto o Cuidados Manual de Instalao como o Manual do Location in the following podem places causar may cause As seguintes localizaes o Proprietrio. malfunction of the machine. (If unavoidable, mau funcionamento da mquina. (Se for Observaes Antes da Instalao please consult your local dealer.) inevitvel, consulte o seu revendedor local.) 1. Selecione o caminho de transporte correto. b. (perto da dacosta) costa). c. b.H H ar ar salgado circundante (perto 2. Mova esta unidade de maneira mais H gs sulfeto, por exemplo) c. H gs custico (o(o sulfeto, por exemplo) prxima da embalada originalmente. existentes noarar (perto uma fonte de gua existente no (perto de de uma fonte de gua 3. Se o ar condicionado estiver instalado em quente). quente). uma parte de metal do prdio, ele deve ser d. Volt vibra violentamente (nas fbricas). d.O Variao de tenso bruscas (nas fbricas). isolado eletricamente de acordo com e. Em barramentos ou e. Em barramentos ou armrios padres relevantes para aparelhos eltricos. armrios. f. Na cozinha, onde ela cheia de gs de leo. 4. A instalao deve ser realizada de acordo f. Na cozinha, onde ela cheia de gs g. leo. H fortes ondas eletromagnticas. de com as Normas nacionais de fiao e h. Existem materiais inflamveis ou existentes. gs. g. H fortes ondas eletromagnticas h. somente por pessoal autorizado.
i. H cido ou lquido alcalinoou evaporando. Existem materiais inflamveis gs. j. Outras condies especiais. i. H cido ou lquido alcalino evaporando. a.H Hpetrolato. petrolato. a.

Observao pela Portaria EMC 89/336/EEC Para evitar oscilaes de tenso durante a inicializao do compressor (processo tcnico), as condies de instalao so as seguintes. 1. A conexo de energia para o ar condicionado deve ser feita na distribuio de energia principal. A distribuio deve ser de baixa impedncia; normalmente a impedncia necessria chega a um ponto de fuso de 32A. 2. Nenhum outro equipamento deve ser ligado a esta linha de energia. 3. Para aprovao detalhada da instalao, favor consultar seu contrato com o fornecedor de energia se as restries realmente se aplicam para produtos como mquinas de lavar roupa, ar condicionados, ou fornos eltricos. 4. Para detalhes sobre a energia do ar condicionado, consulte a placa de identificao do produto. 5. Em caso de dvidas, entre em contato com o seu revendedor local.

OBSERVAO:

ACESSRIOS
Nome dos Acessrios Manual do Proprietrio Manual de Instalao Gancho Brao suspenso Conector de tubo Qtd 1 1 2 2 1 Design
(Este manual)

Uso Para montagem em parede Para instalao no teto


Somente para Piso/Teto de 18K

B ST2.9x10-C-H

3 Parafuso de montagem

Controle remoto e acessorios 1. Controle remoto .................. 1


1

Controle remoto

2. Suporte................................. 1

2 Suporte para controle remoto

Cuidados com a instalao do controle remoto 3. Parafuso de montagem (ST2.9x10-C-H).....................2 4. Pilhas alcalinas secas (AM4) ...............................................2 Nunca jogue ou bata no controle. Nunca jogue ou bata o controle. Antes da instalao, opere o controle remoto Antes da instalao, opere o controle para determinar a sua localizao emlocalizao um alcance remoto para determinar a sua de recepo. Keep the remote controller at least em um alcance de recepo. 1m apart from the nearest TV set or stereo Mantenha o controle remoto ao menos equipment. (It is necessary to prevent image 1m de distncia do televisor ou disturbances or noise interferences.) de som mais prximo. ( Do not equipamento install the remote controller in a place necessrio para evitar interferncias de exposed to direct sunlight or close to a heating imagem rudos.) source, such asou a stove. Note positive and negative poles that Nothe instale o controle remoto em um are in right local positions when loading batteries. diretamente exposto luz do sol ou prximo a uma fonte de calor, tais como fogo. Observe se os plos positivos e negativos esto nas posies corretas ao colocar as pilhas.

INSTALAO DA UNIDADE INTERNA


Local de instalao
A unidade interna deve ser instalada em um local que atenda aos seguintes requisitos: H espao suficiente para instalao e manuteno. O teto horizontal, e sua estrutura pode suportar o peso da unidade interna. A sada e a entrada no so impedidas, e a influncia do ar externo mnima. O fluxo de ar pode atingir todo o ambiente. O tubo de ligao e o tubo de drenagem podem ser retirados com facilidade. No h radiao direta originada dos aquecedores.

CUIDADO
Mantenha a unidade interna, a unidade externa, a fiao de alimentao e a fiao de transmisso a pelo menos 1 metro de distncia de televisores e rdios. Isso para evitar interferncia de imagem e rudo nestes aparelhos eltricos. (O rudo pode ser gerado, dependendo das condies em que a onda eltrica gerada, mesmo que a distncia de 1 metro seja obedecida.) 1 2 Fixe o gancho com parafuso autorroscante na parede. Pendure a unidade interna no gancho. (A parte interna do corpo pode tocar o cho ou ficar suspenso, mas o corpo deve ser instalado na vertical.)

Gancho

Tipo de teto

Tipo de piso

Parafuso autorroscante

Arruela

6mm

Instalando 10 parafusos ganchos. parafusos) Instalando 10 parafusos ganchos. (4(4 parafusos) Consulte apara seguir para a medio da distncia entre os parafusos. Consulte a figuraaafigura seguir a medio da distncia entre os parafusos. Instale com 10 parafusos ganchos. Instale com 10 parafusos ganchos. O manuseio para a dependendo instalao no varia dependendo das construes. O manuseio para o teto varia dasteto construes. Consulte o pessoal da construo para os procedimentos especficos. Consulte profissionais da construo para os procedimentos especficos. 1. O tamanho teto a ser utilizado ... ... mantm, deo fato, teto plano. Consolide 1. O tamanho do tetodo a ser utilizado ... ... realmente mantm teto o plano. Consolide a viga a viga para do telhado para possvel vibrao. do telhado possvel vibrao. 2. Corte o feixe de telhado. 2. Corte o feixe de telhado. 3. Fortalea o lugar cortado, e consolide a viga telhado. 3. Fortalea o lugar cortado, e consolide ado viga do telhado. Realizar a operao do tubo e tubo da linha no tetono aps terminar a instalao do corpo Realize a operao do e da linha teto aps terminar a instalao do corpo principal. Ao escolher por onde comear a operao, determinar a direo dos tubos principal. Ao escolher por onde comear a operao, determine a direo a dos serem retirados. Especialmente no caso de haver um teto, posicione os tubos de tubos a serem retirados. Especialmente no caso de haver um teto, posicione os refrigerantes, tubos de drenagem, tubos de refrigerantes, tubos de drenagem, linhas internas e externas para os linhas de interior e exterior para os suspender locais de conexo antes de pendurar a locais de conexo antes de a mquina. mquina. A instalao de parafusos gancho. A instalao de parafusos gancho.
Construo da madeira Novos tijolos de concreto

Coloque a madeira quadrada transversalmente sobre a viga do teto, em seguida, instale os parafusos. (Consulte o Figura 1)
Madeira sobre a viga do telhado

Embutir ou incorporar os parafusos. (Consulte o Figura 2)

(Insero em forma de lmina)

(Insero em declive)

Viga do telhado Teto Parafusos

Figura 2

Figura 1

Para tijolos de concreto Originais

Estrutura da viga do teto em ao

Use parafuso gancho, bucha e suporte de chicote. (Consulte o Figura 3)


Barra de ao Parafuso gancho

Instalar e usar diretamente o ngulo de suporte metlico. (Consulte o Figura 4)


Parafuso gancho

(Tubo suspenso e parafuso gancho)


Figura 3
Parafusos gancho

Suporte ngulo metlico

Figura 4

Instalao em parede

D. Ponto de ligao do tubo de refrigerante (D. lado gs) Ponto de drenagem E. Ponto de ligao do tubo de refrigerante (E. Lado lquido)

Gancho

Figura 5

1.Fixe o gancho com parafuso autorroscante na parede. (Veja Figura 6)

Gancho

Parafuso autorroscante Arruela

<6 mm

Figura 6

2. Pendurar a unidade interna no gancho.

Instalao no teto

Brao suspenso

Figura 7

1. Retire a placa lateral e a grade. (Consulte o Figura 8) (Para os modelos 48000 e 60000 BTU/h, no retire a grade.)

Placa lateral

Grade

Figura 8

2. Localize o brao suspenso no parafuso gancho. (Consulte o Figura 9) Prepare os parafusos de montagem na unidade. (Consulte Figura 10)

Porca do parafuso Arruela

813mm

UNIDADE INTERNA
Parafuso gancho Brao suspenso Parafuso de montagem (mx.40mm)

Figura 9

Figura 10

3. Pendure a unidade no brao suspenso deslizando-a para trs. Aperte os parafusos de montagem em ambos os lados. (Consulte o Figura 9)
Parafuso gancho Brao suspenso

Parafuso de montagem

D. Ponto de ligao do tubo de refrigerante (D.lado gs) E. Ponto de ligao do tubo de refrigerante (E. Lado lquido)

Ponto de drenagem

Declive para baixo Mais baixo entre (1-2)/100

Figura 11

ATENO: As figuras acima so baseadas no modelo com 18000BTU/h como capacidade nominal, que pode diferir da unidade que voc comprou.

A dimenso da unidade
Tipo (BTU/h)

A
990 1280 1670

B
660 660 680

C
206 206 244

D
505 795 1070

E
506 506 450

F
907 1195 1542

G
200 200 200

H
203 203 240

18000-24000BTU/h 36000BTU/h 48000-60000BTU/h

Nota: A dimenso de 18000BTU/h e 24000BTU/h so as mesmas A dimenso de 18000BTU/h e 60000BTU/h so as mesmas

INSTALAR O TUBO DE LIGAO


Verifique se a altura da queda entre a unidade interna e unidade externa, o comprimento do tubo de refrigerante, e o nmero de curvas atendem aos seguintes requisitos: A queda de altura mxima...................................................................................................20m (Se a queda de altura for maior que 10m, deve-se colocar a unidade externa sobre a unidade interna.) O comprimento do tubo de refrigerante....................................................................menor que 30m O nmero de dobras .................................................................................................Menor que 15

No deixe ar, poeira, ou outras impurezas entrarem no sistema de tubulao durante o tempo de instalao. O tubo de ligao no deve ser instalado at que as unidades interior e exterior j tiverem sido corrigidas. 1. Mea o comprimento necessrio do tubo de ligao, e o faa da seguinte forma. 1) Ligue a unidade interna, depois a unidade exterior. Dobre o tubo de maneira adequada. No os danifique.

O Procedimento dos Tubos de Ligao

Cuidados
Cubra as superfcies do tubo de alargamento e as porcas de juno com leo congelado, e as rosqueie de 3 a 4 vezes com as mos antes de apertar as porcas de alargamento. (Consulte o Figura 12) Certifique-se de usar duas chaves simultaneamente ao conectar ou desconectar os tubos. 2) A vlvula de paragem da unidade externa deve ser fechada totalmente (como o estado original). Toda vez que ela for conectada, primeiro afrouxe as porcas na parte da vlvula de paragem e, em seguida, conecte o tubo de alargamento imediatamente (em 5 minutos). Se as porcas esto frouxas h muito tempo, poeiras e outras impurezas podem entrar no sistema de tubulao e causar mau funcionamento no futuro. Ento, tire o ar do tubo com refrigerante antes da conexo. 3) Retire o ar (consulte Retire o Ar) aps conectar o tubo de refrigerante com a unidade interna e com a unidade externa. Em seguida, aperte as porcas nos pontos de reparo. Avisos Para tubo Flexvel. o O ngulo de flexo no deve exceder 90 C A posio de flexo , de preferncia, no tubo flexvel. Quanto maior, melhor. No dobre o tubo mais de trs vezes. Dobre o tubo de ligao de pequena espessura de parede. Faa o corte cncavo desejado na parte flexvel do tubo isolante. Em seguida, exponha o tubo (cubra-o com fitas aps a dobra). Para evitar que ele ceda ou deforme, dobre o tubo em seu maior raio. Use flexor para obter tubos de pequeno raio.

Use o tubo de lato disponvel no mercado. Assegure-se do uso dos mesmos materiais isolantes ao comprar o tubo de lato. (Mais do que 9 mm de espessura)
Use leo congelado Dobre o tubo com o polegar Deixe as pontas retas Min-raio 100 mm Figura 12 Figura 13 Figura 14

2. Localize O Tubo 1) Faa um furo na parede (adequado apenas para o tamanho do tubo de parede, normalmente de 90mm), e ento coloque os acessrios tais como o tubo de parede e seu revestimento. 2) Conecte firmemente o tubo de ligao e os cabos com fitas de ligao. No deixe que o ar entre, pois isso causar vazamentos de gua por condensao. 3) Passe o tubo ligado a conexo atravs do tubo de parede pelo lado de fora. Tenha cuidado com a alocao do tubo para no provocar danos tubulao. 3. Conecte os tubos. 4. Em seguida, abra a haste das vlvulas de paragem da unidade externa para que o tubo de refrigerante conecte-se unidade interna com a unidade externa flua com facilidade. 5. Certifique-se de que no h vazamento, marcando-o com detector de vazamento ou gua com sabo. 6. Cubra a juno do tubo de ligao unidade interna com revestimento a prova de som/isolante (acessrios), e vede bem com as fitas para evitar vazamento.

CONEXO DE TUBO DE REFRIGERANTE


1. Corte um tubo com um cortador de canos. 2. Insira uma porca de alargamento em um tubo e alargue-o. Para teto e piso do tipo 18k, Instale o acessrio: conector de tubo e aperte a porca. A(mm) Dimetro Externa Mx Min 6,35mm 9,53mm
90 fino cru rebarba

12,7mm 16mm 19mm

8.7 12.4 15.8 19.0 23.3

8.3 12.0 15.4 18.6 22.9

Figura 16

Figura 15

Tabela 1

Aperte a porca
Coloque o tubo de ligao na posio adequada, rosqueie as porcas com as mos, ento prenda-o com uma chave. (Consulte o Figura a)
Figura a
Tamanho da tubulao 9.53 12.7 19

Torque
26~30 26~30 35~40 N. m N. m N. m

Cuidado
Torque muito grande ir prejudicar o bocal e um muito pequeno ir causar vazamentos. Determine o torque de acordo com a Tabela 2.

Tabela 2

CONECTAR O TUBO DE DRENAGEM


1. Instale o tubo de drenagem da unidade interior A tomada tem parafuso com rosca PTI. Use materiais de vedao e revestimento de tubo (acessrio) ao conectar tubos de PVC.

CUIDADOS

Ode tubo de drenagem da interior unidade interior deve ser isolado termicamente, ou O tubo drenagem da unidade deve ser isolado termicamente, ou condensar no bem ponto de orvalho, bem como as conexes da unidade interior. condensar orvalho, como as conexes da unidade interior. rgido PVC rgido aglutinante deve ser utilizado para ligao de e certifique-se de PVC aglutinante deve ser utilizado para ligao de tubo, e tubo, certifique-se de que no que no h vazamento. h vazamento. Com a parte de conexo com a unidade interna, preste ateno para no fazer presso no ladopara dos tubos da unidade Preste ateno no fazer pressointerna. no lado dos tubos da unidade interna com Quando a declividade da tubagem de dreno voltada para baixo maior que 1/100, no a parte de conexo com a unidade interna, deve qualquer enrolao. haver Quando a declividade da tubagem de dreno voltada para baixo for maior que O comprimento total da tubagem de drenagem ao ser puxada transversalmente no 1/100, no deve haver qualquer ventilao. deve exceder 20m. Quando o tubo for muito longo, um apoio deve ser instalado para O comprimento total da tubagem de drenagem ao ser puxada transversalmente evitar ventilao. no deve exceder 20m. Quando o tubo for muito longo, um apoio deve ser Consultar s figuras da direita para a instalao dos tubos. instalado para evitar ventilao. Consultar s figuras da direita para a instalao dos tubos.
Coloque o mais fundo possvel (Cerca de 10cm)
Dobrar

1.5m~2m

Forma em S
Material de isolamento Declive para baixo menor que 1 / 100

Declive para baixo menor que 1 / 100

VP30

2. Teste de drenagem Verifique se o cano de drenagem no possui obstculos Em uma casa recm construda, um teste deve ser feito antes do teto ser pavimentado.

10

FIAO
Anexando fiao
2. A fonte de alimentao externa para o ar condicionado deve ter fiao no solo, que ligada fiao de solo da unidade interna e externa. 3.A fiao deve ser feita por pessoal qualificado de acordo com o circuito elaborado. 4. Um protetor de vazamento deve ser instalado de acordo com o Padro Nacional relacionado a aparelhos eltricos. 5. Certifique-se de localizar a fiao de energia e a fiao do sinal para evitar interferncia cruzada e seu contato com o tubo de ligao ou corpo da vlvula de paragem. 6. A fiao anexada no presente ar condicionado de 10m de comprimento. Certifique-se de prolong-la com a fiao do mesmo tipo e tamanho adequado, se necessrio. De forma geral, no tora dois cabos juntos, a menos que a juno seja bem soldada e coberta com fita isolante. 7. No ligue a energia at ter verificado cuidadosamente a fiao. 8. Se o cabo de alimentao estiver danificado, o trabalho de substituio deve ser realizado apenas por pessoal autorizado.

1.O ar condicionado deve usar fonte de alimentao separada com tenso nominal

Para tipo 220-230V~ 60Hz UNIDADE EXTERNA


TIPO (Somente resfriamento) FASE POTNCIA FREQUNCIA E VOLTAGEM FUSVEL/DIJUNTOR INTERNO (A) FUSVEL/DIJUNTOR EXTERNO (A) FIAO DE ENERGIA DA UNIDADE INTERNA (mm 2) FIAO TRREA FIAO DE ENERGIA DA UNIDADE EXTERNA SINAL ELTRICO FORTE SINAL ELTRICO FRACO 18000BTU/h FASE 1 220-230v~, 60hZ 25/15 35/20 3X2.5 2.5 24000BTU/h FASE 1 220-230v~, 60Hz 25/15 35/20 3X2.5 2.5 36000BTU/h FASE 1 220-230v~, 60hZ 25/15 35/20 3X2.5 4.0 3X4.0 48000BTU/h FASE 1 220-230v~, 60hZ 25/15 35/20 3X2.5 6.0 3X6.0 60000BTU/h FASE 1 220-230v~, 60hZ 25/15 35/20 3X2.5 10.0

A Especificao de Potncia

FIAO DE LIGAO INTERNA/EXTERNA (mm2)

3X2.5

3X2.5

3X10.0

_______ 2X1.0

_______ 2X1.0

_______ 2X1.0

_______ 2X1.0

_______ 2X1.0

Figura 18
Para 220V/380-420V 3N~60Hz tipo UNIDADE EXTERNA
TIPO (Somente resfriamento) UNIDADE INTERNA POTNCIA UNIDADE EXTERNA FUSVEL/DIJUNTOR INTERNO (A) FUSVEL/DIJUNTOR EXTERNO (A) FIAO DE ENERGIA DA UNIDADE INTERNA (mm2) FIAO TRREA FIAO DE FIAO DE ENERGIA DA LIGAO UNIDADE EXTERNA INTERNA/EXTERNA SINAL ELTRICO FORTE 2 (mm ) SINAL ELTRICO FRACO 36000BTU/h FASE
FREQUNCIA E VOLTAGEM

48000BTU/h FASE 1 220-230V~, 60Hz 3 FASES 220-230v~, 60Hz 25/15 50/38 3X2.5 4.0 5X4.0 _______ 2X1.0

60000BTU/h FASE 1 220-230V~, 60Hz 3 FASES 220-230v~, 60hZ 25/15 50/38 3X2.5 4.0 5X4.0 _______ 2X1.0

60000BTU/h FASE 1 220-230V~, 60Hz 3 FASES 220-230v~, 60hZ 25/15 50/38 3X2.5 2.5 5X2.5 _______ 2X1.0

FASE
FREQUNCIA E VOLTAGEM

25/15 35/25 3X2.5 4.0 5X4.0 _______ 2X1.0

Figura 19

11

For 220-230V~ 60Hz OUTDOOR UNIT type


TIPO (Resfriamento e aquecimento)

18000BTU/h 1-FASE

24000BTU/h 36000BTU/h 1-FASE 1-FASE


220-230V~, 60Hz

48000BTU/h 1-FASE
220-230V~, 60Hz

60000BTU/h 1-FASE
220-230V~, 60Hz

FASE
POTNCIA

FREQNCIA E VOLT

220-230V~, 60Hz 220-230V~, 6 0 Hz

FUSVEL/DISJUNTOR INTERNO FUSVEL/DISJUNTOR EXTERNO


FIAO DE ENERGIA DA UNIDADE NTERNA

( A) ( A) 2 (mm )

25/15 35/20 3x2.5 2,5 3x 2.5 _______ 4x1.0

25/15 35/20 3x2.5 2,5 3 x 2 .5

25/15 50/35 3x2.5 4,0 3x4.0

25/15 70/40 3x2.5 6,0 3x6.0

25/15 80/48 3x2.5 10,0 3x10.0

FIAO TRREA
FIAO DE LIGAO INTERNA/EXTERNA FIAO DE ENERGIA EXTERNA

(mm (mm ) )
2

SINAL ELTRICO FORTE


SINAL ELTRICO FRACO

4x1.0

4x1.0

4x1.0

4x1.0

Figura 20

Para tipo 220V 3N~ 60Hz UNIDADE EXTERNA


TIPO (Resfriamento & Aquecimento) POTNCIA UNIDADE INTERNA FASE FREQUNCIA E VOLTAGEM FASE 36000BTU/h 1 FASE 220-230V~, 60Hz 3 FASES 220-230v~, 60Hz 25/15 35/25 3X2.5 4.0 5X4.0 _______ 2X1.0 48000BTU/h 1 FASE 220-230V~, 60Hz 3 FASES 220-230v~, 60hZ 25/15 50/38 3X2.5 4.0 5X4.0 _______ 2X1.0 60000BTU/h 1 FASE 220-230V~, 60Hz 3 FASES 220-230v~, 60hZ 25/15 50/38 3X2.5 4.0 5X4.0 _______ 2X1.0

UNIDADE EXTERNA

FREQUNCIA E VOLTAGEM FUSVEL/DIJUNTOR INTERNO (A) FUSVEL/DIJUNTOR EXTERNO (A) FIAO DE ENERGIA DA UNIDADE INTERNA (mm2) FIAO DE LIGAO INTERNA/EXTERNA (mm2) FIAO TRREA FIAO DE ENERGIA DA UNIDADE EXTERNA SINAL ELTRICO FORTE SINAL ELTRICO FRACO

Figura 21

12

CUIDADO: Ao colocar a fiao, escolha o Figura correspondente, ou ela pode causar danos.

UNIDADE INTERNA
L N C1 N1 XT1 Y/G

24V

POTNCIA

220-230V~60Hz 3-core cable


3-cabo central

2-cabo 2-core cable principal

UNIDADE EXTERNA

POTNCIA

220-230V~60Hz

3-core cable

Para tipo 18000~60000BTU/h (Somente resfriamento) Para tipo 220-230V~ 60Hz UNIDADE EXTERNA Figura 22

UNIDADE INTERNA
L N C1 N1 XT1

220-230V~ 60Hz

POTNCIA

24V

2-cabo principal

UNIDADE EXTERNA

Para tipo 36000~60000BTU/h (Somente resfriamento) Para tipo 220V 3N~ 60Hz UNIDADE EXTERNA Figura 23

13

UNIDADE INTERNA
L N C1 N1 XT1

220-230V~ 60Hz

POTNCIA

24V

2-cabo principal

UNIDADE EXTERNA -

Para tipo 36000~60000BTU/h (Somente resfriamento) Para tipo 380-420V 3N~ 60Hz UNIDADE EXTERNA Figura 24

UNIDADE INTERNA
XT2
VI F1 L N C1 N1 XT1 Y/G

24V

24V

220-230V~60Hz 3- cabo principal

POTNCIA

4-cabo principal

UNIDADE EXTERNA

220-230V~60Hz

POTNCIA

3-cabo principal

Para tipo 18000~48000BTU/h (Resfriamento e Aquecimento) Para tipo 220-230V~ 60Hz UNIDADE EXTERNA Figura 25

14

UNIDADE INTERNA
XT2
VI F1 L N C1 N1 XT1 Y/G

24V

24V

220-230V~60Hz 3-cabo principal

POTNCIA

4-cabo principal

UNIDADE EXTERNA

220-230V~60Hz

POTNCiA

3-cabo principal

Para tipo 60000BTU/h (Resfriamento e Aquecimento) Para tipo 220-230V~ 60Hz UNIDADE EXTERNA Figura 26

UNIDADE INTERNA
XT2
VI F1

C1 N1 XT1

24V

24V
POTNCIA

220-230V~ 60Hz

4-cabo principal

UNIDADE EXTERNA

Para tipo 36000~60000BTU/h (Resfriamento e Aquecimento) Para tipo 220V 3N~ 60Hz UNIDADE EXTERNA Figura 27

15

OPERAO DE TESTE
1. A operao de teste deve ser realizada aps toda a instalao ter sido concluda. 2. Por favor, confirme os seguintes pontos antes da operao de teste: A unidade interna e unidade externa esto instaladas corretamente. A Tubulao e a fiao esto corretamente concludas. O sistema de tubo de refrigerante est verificado contra vazamento. A drenagem est livre. O isolamento de aquecimento funciona bem. A fiao trrea est conectada corretamente.

O comprimento da tubulao e da capacidade adicional de guardar o refrigerante foi registrado. A tenso se ajusta a tenso nominal do ar condicionado. No h qualquer obstculo na sada e entrada das unidades interior e exterior. As vlvulas de paragem do lado do gs e do lquido esto abertas. O condicionador de ar pr-aquecido ao ligar a energia. 3. De acordo com o solicitado pelo usurio, instale a base do controle remoto onde o sinal possa alcanar facilmente a unidade interna. 4. Operao de teste Coloque o ar condicionado sob o modo COOLING com o controle remoto, e verifique os seguintes pontos atravs do Manual do Proprietrio. Se houver algum defeito, resolva-o atravs do captulo Problemas e causas no Manual do Proprietrio. 1) A Unidade Interior a. Se o interruptor do controle remoto funciona bem. b. Se os botes do controle remoto funcionam bem. c. Se a persiana de fluxo de ar se move normalmente. d. Se a temperatura ambiente est bem ajustada. e. Se o indicador se acende normalmente. f. Se os botes temporrios funcionam bem. g. Se a drenagem normal. h. Se h vibrao ou rudo anormal durante o funcionamento. 2) A Unidade exterior a. Se h vibrao ou rudo anormal durante o funcionamento. b. Se o vento gerado, rudo, ou a gua condensada pelo condicionador de ar influenciou o seu bairro. c. Se algum dos refrigerantes est vazando.

Cuidados
A funo de proteo ir atrasar a inicializao do compressor por 3 minutos no caso de a unidade ser ligada imediatamente aps o ligamento de energia ou reiniciado aps o desligamento.

16

2010 Johnson Controls, Inc.

www.johnsoncontrols.com

Formulrio No.035M00556-000

Johnson Controls reserva o direito de alterar as caractersticas do produto sem aviso prvio.

Vous aimerez peut-être aussi