Vous êtes sur la page 1sur 8

Relatrio Mini-Mental

Relatrio sobre o exame Mini Mental de Folstein realizado no dia 28 de Abril de 2012 com a paciente Marinha Luiza de Faria. O exame foi realizado na unidade de sade PSF Padre Dionsio na cidade de Crrego Fundo MG, onde a paciente se encontrava a fim de consulta medica. A paciente do sexo feminino, 61 anos, viva, aposentada, com histrico de Diabetes Mellitus, com nvel de escolaridade Fundamental incompleto. A paciente aceitou prontamente realizar o exame, foi encaminhada a uma sala dentro da unidade onde permaneceu sozinha com a avaliadora a acadmica de enfermagem Micheline Anisia de Souza. A paciente deambula com facilidade, verbaliza bem, mostra-se orientada quanto a tempo e espao. Durante a avaliao respondeu corretamente os itens sobre orientao temporal, e espacial, confundindo-se somente com a pergunta sobre o dia do ms, entretanto respondeu prontamente a pergunta sobre quantas horas imaginava que seriam no momento, falando a hora exata no momento da pergunta 09h40min. Relato que a sala onde se encontrava a paciente no tinha relgio, nem a mesma portava nenhum aparelho que pudesse ter sido usado como forma de orientao. Realizou corretamente a tarefa de registro, repetindo as palavras Gelo, Leo e planta, mostrando-se um pouco confusa quanto finalidade do exame, foi orientada pela avaliadora sobre o objetivo do exame que avaliar o nvel de orientao, registro, ateno e clculo, recordao e linguagem do paciente. Mostrou- se mais tranquila depois das explicaes. Conversou um pouco com a orientadora, falando sobre sua rotina diria, preocupaes com a sade, famlia etc. O avaliador passou ento a parte onde foram nomeados dois objetos, dispostos sobre a mesa. Pedindo ao paciente que repetisse a operao nomeando-os, e por fim para melhor fixao repedindo-os junto com o paciente. O prximo passo foi realizao do exame sobre ateno e clculo onde a mesma disse ter sempre bom aproveitamento durante a fase escolar, mostrou-se concentrada durante o exame, mantendo-se em silencio e demostrando boa funo executiva . Pediu para a avaliadora transcrever a operao para o espao abaixo, relatando assim se concentrar melhor. O tempo para a realizao do calculo foi de aproximadamente 15 minutos. Durante a soletrao da palavra mundo inversamente a paciente apresentou dificuldade em realizar a atividade no tendo, portanto bom aproveitamento.

Na fase de memoria de invocao a mesma no se lembrou dos objetos nomeados anteriormente. Mostrando-se bastante contrariada com isso. A avaliadora neste momento interrompeu o exame para conversar com h paciente um pouco a fim de distrai-la e deixa-la mais tranquila. Quando o exame recomeou a paciente teve dificuldade em verbalizar a frase NEM AQUI, NEM ALI, NEM L ,mas mostrou-se descontrada no demostrando irritao por no conseguir realizar o operao. O comando de estgios foi realizado corretamente e com facilidade, confirmando que a paciente possui uma boa praxia. A paciente escreveu uma frase completa, mostrando compreenso a cerca dos conceitos de comeo, meio e fim solicitados pela avaliadora. Copiou o pentagrama de maneira razoavelmente bem, e durante o teste do relgio mostrou pequenos erros espaciais com dgitos e hora corretos. A paciente no desenhou o relgio com todos os nmeros e teve um pequeno erro espacial na marcao do numero 11, mas a hora foi marcada de forma correta. A avaliadora durante a avaliao do teste do relgio teve dificuldade de determinar a pontuao da paciente, corrigindo o erro com uma nota ao p da pgina. A pontuao final do exame de Mini-Mental atribuda a paciente de 25 pontos, a mesma alcanou quatro pontos durante o exame do relgio, considerada, portanto com um bom aproveitamento cognitivo. Relatamos, entretanto que a paciente tem um nvel educacional abaixo da oitava serie o que pode produzir um resultado equivocado, j que o referido exame pede no mnimo a oitava serie de escolaridade. O background cultural pode influenciar o resultado, pois a paciente passou a maior parte de sua vida em uma regio de cultura bastante conservadora de caractersticas rurais onde as informaes demoravam a chegar, contribuindo para sua formao intelectual simples.

Escala de Katz

A avaliao funcional um mtodo sistemtico de avaliar a capacidade do idoso de funcionar no seu ambiente. Um dos instrumentos para a avaliao funcional a escala de Katz, este exame fornece uma base pela qual as metas podem ser estabelecidas e a melhora do paciente mensurada. No final do exame espera- se determinar o nvel de dependncia e independncia do paciente. A paciente M. L. F, alcanou media total de cinco pontos no exame, relatando, entretanto problemas de incontinncia (no caso urina) no tendo controle total sobre suas eliminaes, sendo orientada pela avaliadora a falar com o medico sobre tal questo a fim iniciar o tratamento recomendado. Mostrou independncia nas tarefas dirias como banho, vestir-se, usar sanitrio, transferncia, e alimentao. Ao fim desta parte do exame apresentou satisfao, e orgulho em responder as perguntas, satisfeita com o nvel de independncia atribuda a ela pela avaliadora.

Escala de LAWTON-BRODY- AIVD

As AIVDs so avaliaes mais complexas e so indicadores da capacidade do idoso de viver sozinho na comunidade. So extremamente diversificadas e influenciadas pela cultura, gnero, nvel socioeconmico etc. (Morais, 2008, p. 72). A paciente alcanou nota 24 no referido exame, mostrando um bom nvel de independncia e autonomia. Respondendo afirmativamente a questes como preparo de refeies, uso correto de medicamentos, controle de finanas, uso de tecnologias como aparelho celular, relata fazer viagens interestaduais em excurses como forma de lazer sem necessitar de acompanhamento familiar. Ao fim dos exames para a determinao da avaliao funcional da paciente Marinha Luiza de Faria suas respostas levam a crer que a mesma encontra-se com uma boa sade mental e cognitiva. Dentro da capacidade avaliativa da Acadmica de enfermagem Micheline Ansia de Souza, conclui-se que as funes motoras da paciente contribuem para que a mesma desenvolva suas tarefas dirias sem necessitar de ajuda, preservando assim sua independncia. Os relatos feitos pela paciente levam a acreditar que a mesma possui autonomia frente s decises familiares, e em nenhum momento a paciente mostrou desinteresse, tristeza, ou outro qualquer outro sinal que pudesse ser

interpretado como sintoma de um mau funcionamento afetivo. A paciente alcanou pontuao adequada em todos os exames. Para esclarecimentos a cerca de informaes que paream inconsistentes, ou possveis erros de interpretao, realizados pela avaliadora, seguem em anexo o questionrio utilizado durante a entrevista da paciente.

Relatrio Mini-Mental

Relatrio Mini-Mental do paciente Takeshi Kato, realizado no dia 25 de Abril de 2012 na Unidade de Pronto atendimento de Crrego-Fundo MG, onde o paciente trabalha, o paciente relata ter 76 anos, natural de Araguari MG, reside na cidade de Formiga MG, com nvel de escolaridade superior, formado em medicina, relata histrico de Diabetes Mellitus. Paciente de constituio magra, altura mediana, deambula e verbaliza bem. Mostrou-se disposto a realizar o exame aps ser informado de sua finalidade pela avaliadora. O exame foi realizado dentro do consultrio mdico, onde no havia relgio ou qualquer dispositivo que auxilia-se o paciente quanto a sua orientao temporal. As questes relacionadas orientao temporal do paciente apresentaram bom aproveitamento. O paciente respondeu corretamente as questes sobre ano, ms, dia, dia da semana e errou a questo sobre as horas com uma diferena de aproximadamente 25 minutos. Quanto orientao espacial o mesmo respondeu corretamente as questes sobre estado, e bairro onde se encontrava, mais confundiu- se com a cidade dizendo estar em Formiga, quando se encontrava em Crrego Fundo. O paciente aparenta desorientao espacial pontuando somente dois pontos em cinco nesta parte do exame. Mostra dificuldade em compreender as questes sobre local geral e local especfico, e mesmo sendo orientado pela avaliadora, e recebendo exemplos para facilitar seu entendimento, no consegue estabelecer estes parmetros. O prximo passo relacionado com a questo de registro foi nomear trs objetos dispostos sobre a mesa, o paciente os identificou, repetiu a operao juntamente com a avaliadora e depois novamente sozinho. As questes sobre, ateno e calculo, e soletrao foram realizadas satisfatoriamente. O paciente tem extrema facilidade e rapidez para realizar clculos matemticos e executou a ao em aproximadamente 5 minutos, com uma boa funo executiva . Mostrou-se bem humorado e satisfeito durante est parte do exame. Relamos que o paciente solicitou uma folha adicional para a execuo das tarefas sobre calculo e soletrao. Transcreveu as operaes ditadas pela avaliadora, e a palavra mundo. Durante a parte de soletrao o paciente escreveu a palavra inversamente de forma errada mais executou a ao de soletrao corretamente.

O paciente apresentou pouco aproveitamento na parte de Evocao, no se recordando dos objetos que nomeou. Pediu tempo para pensar, mesmo assim no se lembrou. O paciente neste momento mostra-se um pouco distrado, o que pode ter interferido na sua capacidade de evocao, porque um dos objetos encontrava-se ainda disposto sobre a mesa. A frase NEM AQUI, NEM ALI, NEM L foi repetida corretamente, o mesmo apresentou boa praxia durante o comando dos estagio. Relata que se preocupa muito com sua forma fsica e que mantem uma boa alimentao, com uma dieta balanceada para controle dos nveis glicmicos. Escreveu a frase corretamente tendo somente que ser esclarecido quanto as questes de comeo meio e fim solicitados pela avaliadora. Leu e executou as aes do pentagrama e FECHE SEUS OLHOS corretamente. Foi observado pela avaliadora que o paciente no apresenta nenhuma espcie de tremor nas mos ou dificuldade em escrever e segurar pequenos objetos. A pontuao final acusa 22 pontos em 30. Levando em considerao o nvel de escolaridade do paciente, acima da oitava serie como solicitado pelo exame o resultado sinaliza possvel prejuzo cognitivo moderado. O background cultural do paciente bom, o mesmo tem acesso fcil a tecnologias e informaes. O paciente aparenta ter dificuldades em gravar informaes recentes, e mostra pouca orientao espacial, a capacidade de concentrao parece prejudicada, e o mesmo demostrou ansiedade em alguns momentos. Visto que todas as informaes foram analisadas pela avaliadora de acordo com seu nvel de aproveitamento da matria exposta em sala de aula, no so atribudas aqui com fins diagnsticos, sendo necessrio, portanto uma avaliao especializada para determinar se h realmente prejuzo cognitivo no paciente. O teste do relgio acusa desinteresse quanto realizao da tarefa ou desorganizao visuo-espacial grave, pois o paciente no desenhou os nmeros e a marcao da hora foi feita de forma incorreta. Sendo atribudo a essa parte do exame a pontuao de um ponto em cinco. Relato que o paciente mostrava-se ansioso pelo termino do exame o que pode ter prejudicado a realizao das tarefas.

Indice / escala de Katz- AVD

A avaliao funcional um mtodo sistemtico de avaliar a capacidade do idoso de funcionar no seu ambiente. Um dos instrumentos para a avaliao funcional a

escala de Katz, este exame fornece uma base pela qual as metas podem ser estabelecidas e a melhora do paciente mensurada. No final do exame espera- se determinar o nvel de dependncia e independncia do paciente. O paciente T.K. Respondeu afirmativamente a todas as questes atribudas a este exame, tendo conseguido uma pontuao de seis pontos o que acusa um nvel de independncia considervel na sua idade. Relata fazer atividades fsicas como caminhadas, aulas de dana e natao para manter uma boa forma fsica e agilidade motora, o que contribui para sua independncia.

Escala de LAWTON-BRODY- AIVD

A independncia e autonomia nas atividades de vida diria esto intimamente relacionadas ao funcionamento integrado e harmonioso das seguintes grandes funes ou domnios, cognio, humor, mobilidade e comunicao. (Morais,2008,p.72). O paciente Takeshi Kato apresentou um nvel de autonomia satisfatrio alcanando a pontuao mxima no exame 24 pontos, sendo atribudos trs pontos a cada resposta afirmativa sobre questes relacionadas a atividades dirias de vida. O mesmo relata preparar suas refeies quando necessrio no tendo nenhuma dificuldade, mais tem na sua residncia uma pessoa responsvel para tais atividades, faz suas compras sem precisar de ajuda, controla suas finanas e executa servios bancrios sem necessitar de auxilio, usa telefones e demais aparelhos, mesmo os mais modernos frisou o paciente. Viaja sozinho quando de sua vontade ou acompanhado pela namorada. O paciente aparenta bom humor e em nenhum momento foi detectado algum distrbio da funo afetiva, mais relato no ter sido realizado nenhum exame especifico para determinar este estado. O que foi observado que o estado emocional do paciente condizia com seu estado fsico, o mesmo mostra-se disposto, tem uma aparncia saudvel, alegre e demostra autonomia, em nenhum momento fez referncia s dificuldades atribudas a sua idade e diz est vivendo o melhor momento da sua vida. Ao fim dos exames para a determinao da avaliao funcional da paciente Takeshi Kato suas respostas levam a crer que o mesmo encontra-se com uma boa sade mental. Entretanto ressaltando a baixa pontuao no exame Mini-Mental. Sugiro, uma avaliao especializada para esclarecimentos a cerca das dificuldades apresentadas pelo paciente nos itens sobre orientao espacial, memoria de evocao, e sua baixa

pontuao no teste do relgio. Dentro da capacidade avaliativa da Acadmica de enfermagem Micheline Ansia de Souza, conclui-se que as funes motoras do paciente contribuem para que ele desenvolva suas tarefas dirias sem necessitar de ajuda, preservando assim sua independncia. Os relatos feitos pelo paciente levam a acreditar que o mesmo possui autonomia frente s decises familiares. Relata-se ainda que o paciente no apresentou durante a entrevista nenhum sinal que pudesse ser interpretado como sintoma de um mau funcionamento afetivo. Para esclarecimentos a cerca de informaes que paream inconsistentes, ou possveis erros de interpretao, realizados pela avaliadora, seguem em anexo o questionrio utilizado durante a entrevista do paciente.

Vous aimerez peut-être aussi