Vous êtes sur la page 1sur 9

A Pscoa

Autor: Fernando Paixo

Que Deus santo de Israel Me d muita inspirao, Pra que esse humilde poeta Possa cumprir a misso De escrever esse cordel Falando em libertao.

Uma pessoa querida Brilhante idia me deu De escrever esse trabalho Para o crente e para o ateu Falando do surgimento Da Pscoa do povo hebreu.

A Pscoa significa No seu ntimo: passagem Sada da escravido Para uma nova viagem Marchando pra liberdade Com fora, f e coragem.

Na aurora da existncia Um povo foi escolhido, Por Deus ele foi eleito Um povo que foi ungido Povo de sangue guerreiro Dentre todos preferido.

Esse povo tem histria Que por demais fascinante A raiz Abrao Que foi arameu errante Gerou Isaac e Jac

Pais do povo caminhante.

Jac teve 12 filhos: Ruben foi primeiro irmo Issacar, D e Aser, Levi, Gad e Simeo, Neftali, Zabulon Citei nove at ento.

Tem ainda Benjamim Jud, esse tambm , O ltimo que citarei personagem de f, Tem histria fascinante E seu nome Jos.

Nesta lista dos irmos T faltando uma menina Seu nome no citado Pois a histria discrimina Filha mulher de Jac E seu nome era Dina.

Esses filhos de Jac Citados na Tradio Representam todo o povo De Israel ou de Sio So personagens sagrados Patriarcas da nao.

Esse povo descendente Da linhagem de Jac Sofreu uma grande seca Ficou sofrendo no p Foi escapar no Egito Sob os ps do Fara.

E nessa terra estrangeira O povo foi maltratado Enfrentou duras corvias Sob o chicote humilhado Perdeu sua identidade Ficou sendo escravizado.

E por ser um povo forte Superou a humilhao Suportou o grande peso Da canga da opresso Porque sonhava que um dia Viria a libertao.

Alimentados no sonho Esse povo a crescendo Se tornou to numeroso Pois o rei ficou temendo Que o povo se revoltasse Foi ento logo dizendo:

- Quando uma mulher hebria Der a luz a uma criana E se for um filho macho No lhe darei confiana Sem piedade farei Com o inocente a matana!

Mas, uma boa parteira, No concordou com a morte Salvou logo uma criana Porque era bela e forte A criana era Moiss Que teve essa grande sorte.

Foi esse mesmo Moiss Que na corte foi criado A sua infncia foi nobre Como prncipe, educado, Mas no aceitava nunca Ver seu povo injustiado.

Fervia nas suas veias Sangue de paz e bondade No tolerando a injustia Cometeu fatalidade Assassinou um egpcio Que cometia maldade.

Moiss teve que fugir Se tornando um ser errante Foi em busca de outras terras Pra outro lugar distante Mas, Deus logo o convocou Para seu plano brilhante.

Moiss estava no campo Apascentando o rebanho Quando de repente viu Aquele episdio estranho A sara pegava fogo Era um mistrio tamanho!

Do fogo vinha uma voz Dizendo: - Preste ateno Escolhi voc, Moiss Juntamente com Aaro Para libertar meu povo Das garras da escravido.

Dizia mais pra Moiss:

- Eu vi, eu vi o lamento Ouvi o clamor do povo Por causa do sofrimento Eu desci pra libert-lo Eis que chegou o momento!

Moiss sem nada entender Comeou a recuar Dizendo: - No sou capaz Desta misso enfrentar, Eis que sou um homem gago Nem sequer eu sei falar!

Mas, Deus convenceu Moiss Lhe dando fora e coragem Moiss deixou sua terra As ovelhas, a pastagem... E pras terras do Egito Comeou sua viagem.

No Egito Moiss fez Aquele esforo medonho Pra convencer fara Que realizasse o sonho Da libertao do povo Escravizado e tristonho.

O Egito resistiu No deixava o povo hebreu Escapar da escravido E Deus ento resolveu Lutar contra o fara E o combate ento se deu.

O Deus todo poderoso Mandou pragas pro Egito

Fara foi suportando O doloroso conflito O combate Deus venceu Mostrando ser Infinito.

Deus mandou para o Egito Uma praga violenta At mesmo o fara Tamanha dor no agenta A morte dos primognitos O Egito inteiro lamenta.

Fara muito abatido Deixa o povo ir embora O povo j deslumbrava O raiar da nova aurora Festejou a liberdade E saiu de estrada afora.

E na noite anterior Houve ento um ritual O povo se reuniu Com uma pressa anormal Nesse momento nascia A celebrao pascal.

E cada famlia hebria Se uniu em orao Prepararam sua ceia No meio da escurido Porque ao raiar do dia Viria a Libertao!

A ordem era imolar Um cordeiro sem defeito De um ano de idade

Que fosse macho, perfeito Um cordeiro por famlia Pra se cumprir o preceito.

O sangue do animal No ritual, imolado Nas travessas e batentes Deveria ser passado Pra marcar as residncias De quem ser libertado.

Pois naquela mesma noite Um anjo ia passar Os primognitos egpcios Ele ia exterminar Os filhos do povo hebreu Todos iam se salvar.

Houve ento a grande ceia No meio da noite escura Comendo apressadamente Carne assada sem gordura J com cajado na mo E o cinto na cintura.

A carne era acompanhada Com pes zimos, sem fermento, Bebiam ervas amargas Como sinal de lamento Relembrando a escravido As dores e o sofrimento.

Pois ento aconteceu Conforme foi prometido Deus libertou o seu povo Que ficou agradecido

Para a terra prometida O povo foi conduzido.

Todo povo de Israel Que celebra desde ento O grande acontecimento Da sua libertao At hoje o mantm vivo Nessa rica tradio.

Foi na Escritura Sagrada Que muita gente j leu O grande acontecimento Que a Histria conheceu Ato fundante da f Do bravo povo judeu.

Aqui fao uma ressalva Para o leitor se informar: O hebreu j celebrava Antes de se escravizar A Pscoa bem mais antiga, Que se possa imaginar!

Os mais antigos pastores Nas celebraes pascais Imolavam um cordeiro Com gestos e rituais E com o sangue tingiam As entradas dos currais. Pois eles acreditavam Que com esse ritual Se protegia o rebanho Dos espritos do mal E o sangue do cordeiro Tinha poder divinal.

O hebreu l no Egito Ao sair da escravido Deu novo sentido Pscoa E sua celebrao. Pscoa agora representa A sua libertao.

A Pscoa para o judeu grande acontecimento; Da revelao de Deus A Pscoa o fundamento Recebeu mais um sentido Com o Novo Testamento.

A Pscoa significa Para o povo que cristo Nascimento, vida nova, Amor e renovao Por causa de Jesus Cristo E sua ressurreio.

Terminei o meu relato Procurando ser fiel; Expliquei o que Pscoa Nas estrofes do cordel Falei do maior evento Da Histria de Israel.

Vous aimerez peut-être aussi