Vous êtes sur la page 1sur 25

MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECURIA SDA DEPARTAMENTO DE SADE ANIMAL DSA

MANUAL DE PREENCHIMENTO PARA EMISSO DE GUIA DE TRNSITO ANIMAL DE EQUDEOS


VERSO 16.0
Na verso 16.0 do Manual, foram realizadas as seguintes alteraes:

ITEM 16: ATESTADOS DE EXAMES Incluso do Paran entre os estados que registraram casos de mormo.

Instrues para movimentao de equdeos A GTA o documento obrigatrio para movimentao de equdeos para qualquer finalidade. A GTA s pode ser expedida para equdeos oriundos de estabelecimentos que cumpram a legislao vigente. A emisso da GTA por mdicos veterinrios habilitados fica condicionada assistncia veterinria aos rebanhos de onde se originam os animais, aos registros do estabelecimento de procedncia e ao cumprimento das exigncias de ordem sanitria estabelecidas para os equdeos.

ITEM 8: EQUDEOS Entende-se por equdeos todos os solpedes domsticos da famlia Equidae, abrangendo equinos (cavalos, pneis), asininos (jumentos) e muares (burros e mulas). Preencher os campos de idade com os quantitativos correspondentes.

ITEM 10: TOTAL POR EXTENSO Preencher o quantitativo por extenso, descrevendo a quantidade total de animais. Ex. 1: dezesseis equinos. Ex. 2: quinze equinos e um asinino. Ex. 3: doze equinos, dois muares e dois asininos.

ITEM 11: PROCEDNCIA Todos os campos devero ser preenchidos. A GTA s poder ser emitida para equdeos procedentes de estabelecimentos cadastrados no servio veterinrio oficial e que cumpram a legislao sanitria vigente. CPF/CNPJ: escrever o nmero de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) ou o nmero do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) do produtor responsvel pela explorao pecuria de origem dos animais. Os nmeros no devem conter smbolos como pontos, barras ou hfen. Nome: escrever o nome completo do produtor responsvel pela explorao pecuria de origem dos animais, detentor do CPF ou do CNPJ registrado no campo anterior. Estabelecimento: escrever o nome completo do estabelecimento de procedncia dos equdeos. Caso o estabelecimento no tenha um nome comercial, colocar o nome da Pessoa Fsica ou Jurdica que detenha a posse do estabelecimento, mesmo que seja o mesmo nome do produtor relacionado no campo anterior. No usar a expresso o mesmo e sim, repetir a informao quando for necessrio. Cdigo do Estabelecimento: escrever o cdigo do estabelecimento de acordo com o cadastro do rgo executor de sanidade agropecuria. Municpio: escrever o nome completo do municpio no qual est localizado o estabelecimento indicado nos campos acima, de acordo com a base de municpios do IBGE. Ateno, no empregar nomes de distritos, bairros, vilas ou outras localidades do municpio. UF: escrever a sigla, com duas letras maisculas, da Unidade Federativa onde se localiza o municpio descrito no campo acima. Obs.: no caso de aglomeraes de animais, como exposies e leiles, os campos de procedncia devero indicar o local de realizao do evento em questo. Nesse caso, com objetivo de facilitar o rastreamento dos animais, no campo 17 (OBSERVAO) devero ser registradas as GTAs (UF/Srie/N), com o nome do municpio de emisso, que acompanharam os animais para participao no evento. Assim, no caso do trnsito de animais com diferentes origens, devero ser registradas no Item Observao todas as respectivas GTAs de ingresso dos animais ao evento. Para animais importados, o Fiscal Federal Agropecurio do VIGIAGRO dever deixar em branco o campo Cdigo do Estabelecimento. Nesses casos, dever ser discriminado no campo 17 (OBSERVAO) o nmero do Certificado Zoossanitrio Internacional do animal e a cpia do mesmo dever acompanhar o equdeo at o local de destino.

ITEM 12: DESTINO

CPF/CNPJ: escrever o nmero de Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) ou o nmero do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) do produtor responsvel pela explorao pecuria para onde so destinados os animais ( exceo de aglomeraes, nas quais devem ser seguidas as orientaes

descritas no item Observaes desta seo do manual). Os nmeros no devem conter smbolos como pontos, barras ou hfen. Nome: escrever o nome completo do produtor detentor do CPF ou do CNPJ registrado no campo anterior, responsvel pela explorao pecuria para onde so destinados os animais. Estabelecimento: escrever o nome completo do estabelecimento de destino dos equdeos para onde os animais sero transportados. Caso o estabelecimento no tenha um nome comercial, colocar o nome da Pessoa Fsica ou Jurdica que detenha a posse do estabelecimento, mesmo que seja o mesmo nome do produtor relacionado no campo anterior. No usar a expresso o mesmo e sim, repetir a informao quando for necessrio. Cdigo do Estabelecimento: quando disponvel, escrever o cdigo do estabelecimento de destino dos animais, de acordo com o cadastro dos rgos executores de defesa sanitria animal. No caso de estabelecimentos de abate, informar, obrigatoriamente, o nmero do servio de inspeo (SIF, SIE ou SIM). Municpio: escrever o nome completo do municpio no qual est localizado o estabelecimento indicado nos campos acima, de acordo com a base de municpios do IBGE. Ateno, no empregar nomes de distritos, bairros, vilas ou outras localidades do municpio. UF: escrever a sigla, com duas letras maisculas, da Unidade Federativa onde se localiza o municpio descrito no campo acima. Obs.: No empregar a expresso o mesmo nos campos CPF/CNPJ e Nome para o caso de igual produtor na procedncia e no destino. Nessa situao, as informaes devero ser repetidas nos referidos campos. Para casos em que um indivduo/empresa adquira equdeos e deseje que os animais sejam transportados direto para um frigorfico para abate, os campos Nome e CPF/CNPJ devero indicar o comprador dos animais e os campos Estabelecimento, Cdigo do Estabelecimento, Municpio e UF devero indicar o estabelecimento onde os animais sero abatidos Os dados de destino de uma GTA para exposies, leiles, feiras ou outras aglomeraes, sero: Nome e CPF/CNPJ produtor detentor da posse dos animais; Estabelecimento, Cdigo do estabelecimento, Municpio e UF dados do estabelecimento onde ser realizado o evento.

Deve-se ter rigor no preenchimento dos itens 11 e 12. A definio correta da procedncia e do destino dos animais de fundamental importncia para o sistema de defesa sanitria animal, tanto no aspecto de rastreamento de eventos sanitrios como na anlise de dados, permitindo o estabelecimento de fluxos de comercializao de animais, entre outras questes de importncia sanitria. Para casos especficos de trnsito intraestadual, envolvendo regies de difcil acesso e controle, como, por exemplo, parte das regies pantaneira e amaznica, os rgos executores de defesa sanitria animal, em conjunto com as SFAs, devero estabelecer os controles que permitam a melhor definio da origem e do destino dos animais. As situaes no previstas neste manual devero ser comunicadas ao DSA, por meio da Coordenao do Trnsito e Quarentena Animal CTQA, para definio e padronizao dos procedimentos necessrios.

ITEM 13: FINALIDADE Indicar a finalidade do transporte: a) ABATE: animal destinado a abatedouros com inspeo veterinria oficial. A GTA ser emitida exclusivamente por mdico veterinrio oficial, funcionrio autorizado ou mdico veterinrio habilitado quando os animais forem transportados da(s) propriedade(s) de origem diretamente ao estabelecimento de abate. Quando os animais forem transportados diretamente de uma Propriedade de Espera para Abate de Equdeos para um estabelecimento de abate, caso o emissor da GTA seja um veterinrio autnomo, este dever ser tambm o responsvel pela PEAE. No caso de abate de equdeos destinados Unio Europeia, a GTA dever estar acompanhada de planilha de compra (conforme anexo I do Ofcio Circular Conjunto DSA/ DIPOA/ DFIP n 01 /2010). Para o trnsito da PEAE ao estabelecimento de abate, a GTA emitida dever estar acompanhada das cpias das respectivas Planilhas de Compra e GTA inicialmente emitidas, quando do transporte dos equdeos da(s) propriedade(s) de origem para a PEAE. O emitente de GTA para animais destinados ao abate dever averiguar, periodicamente com o SIF, SIE ou SIM, o recebimento do lote anterior de equdeos. b) REPRODUO: animais destinados a um Centro de Colheita e Processamento de Smen (CCPS) de equdeos, alm de animais destinados monta natural em propriedade especfica, ou outras atividades reprodutivas; c) EXPOSIO: animais destinados a parque de exposio especfico quando da sua participao em evento que no seja leilo ou prtica de esporte; d) LEILO: animais destinados propriedade especfica (incluindo parques de exposio) para participao em leilo; e) ESPORTE: animais destinados a vaquejadas, cavalgadas, provas de lao, provas de tambor, enduro equestre, hipismo, turfe, plo e demais atividades esportivas que utilizem equdeos, em propriedade especfica (incluindo parques de exposio); Caso a finalidade do trnsito no se enquadre entre as opes previstas, dever ser assinalada a ltima quadrcula, empregando-se uma das opes listadas abaixo, que dever ser transcrita no espao frente da referida quadrcula. Caso a descrio da finalidade no caiba no espao frente da quadrcula, deve ser utilizada a abreviao constante entre parnteses, sendo a descrio completa transcrita no campo 17 - OBSERVAO (Ex: Sac.Sn. = Sacrifcio Sanitrio). O emprego de qualquer outra finalidade no prevista abaixo dever contar com prvia autorizao do DSA.

SACRIFCIO SANITRIO (Sac.Sn.): finalidade de uso exclusivo do servio veterinrio oficial, com o objetivo de saneamento de estabelecimentos aps confirmao da ocorrncia de doena, que consiste no abate dos animais com aproveitamento condicional das carcaas e vsceras, em estabelecimento de abate sob inspeo oficial previamente autorizado. Dever constar no campo do Item 17 (OBSERVAO), o nmero do lacre e a frase SACRIFCIO SANITRIO - estabelecimento positivo para (nome da doena). AGLOMERAO COM FINALIDADE COMERCIAL (Ag.Com.): animais enviados a aglomeraes no listadas nos itens anteriores, nas quais haja a possibilidade de comercializao dos animais enviados aglomerao. AGLOMERAO SEM FINALIDADE COMERCIAL (Ag.N.Com.): animais enviados a aglomeraes no listadas nos itens anteriores, nas quais no haja a possibilidade de comercializao dos animais enviados aglomerao. EXPORTAO (Exp.): animais transportados para uma Unidade de Vigilncia Agropecuria para sarem do pas. PESQUISA (Psq.): animais transportados para instituies de ensino, pesquisa ou laboratrios, para serem utilizados em aulas, testes ou provas laboratoriais. PRODUO DE INSUMOS BIOLGICOS (Ins.Bio.): animais destinados a estabelecimento produtor de insumos biolgicos. QUARENTENA (Qua.): finalidade com o objetivo de registrar: - trnsito de animais importados, do local de entrada no Brasil at o local da quarentena, de emisso exclusiva por Fiscal Federal Agropecurio; e - trnsito de animais do estabelecimento de origem no pas at o local da quarentena para posterior exportao. DESTRUIO (Dest.): finalidade de uso exclusivo do servio veterinrio oficial, com o objetivo de saneamento de estabelecimentos aps confirmao da ocorrncia de doena, que consiste na eliminao dos animais e de suas carcaas, em local indicado pelo servio veterinrio oficial. Dever constar no campo do Item 17 (OBSERVAO), o nmero do lacre e a frase DESTRUIO - estabelecimento positivo para (nome da doena). ATENDIMENTO VETERINRIO (At.Vet.): animal com destino a hospital, clnica ou demais instalaes que providenciem atendimento veterinrio.

TRABALHO (Trb): animais destinados a atividades e servios de transporte ou trao.

RECRIA (Rec.): finalidade empregada para trnsito de animais desmamados que ainda no esto aptos reproduo, podendo, no futuro, ser destinados tanto reproduo como engorda.

PESAGEM (Pes.): animais que saem de suas estabelecimentos de origem e vo at outro estabelecimento para pesagem, e em seguida voltam para suas estabelecimentos de origem.

SADA DE FRIGORFICO/ABATEDOURO (S.Frig.): utilizada em casos excepcionais quando se faz necessrio a sada de animais a partir de frigorfico/abatedouro. Quando a sada ocorrer a partir de SIF, o FFA responsvel utilizar GTA sigla BR.

RETORNO ORIGEM (Ret.): retorno ao estabelecimento de origem. EQUOTERAPIA (Eqt.): animais destinados equoterapia;

PROPRIEDADE DE ESPERA PARA ABATE DE EQUDEOS (PEAE): animais transportados para uma propriedade especfica para permanncia nesta at posterior transporte para abate. Animais destinados a PEAEs, a exemplo daqueles destinados ao abate, esto isentos da apresentao de exame negativo de AIE. O preenchimento de qualquer outra finalidade nesse campo ser definido a critrio do Departamento de Sade Animal do MAPA, no podendo ser preenchido sem orientao prvia. Obs: Os estabelecimentos destinados a aglomeraes de animais devero estar cadastrados junto aos rgos executores de defesa sanitria animal . ITEM 14: MEIO DE TRANSPORTE Assinalar a quadrcula correspondente corretamente. Em caso de vrios meios de transporte, marcar os correspondentes. Dever ser emitida uma GTA por origem e destino dos animais. Caso o veculo transporte equdeos de vrias origens para um ou mais destinos, dever estar acompanhado de tantas GTAs quantas forem as origens e os destinos. Lacre n diz respeito ao nmero do lacre aposto no veculo pelo servio veterinrio oficial na origem, com destino quarentena ou ao abate, devendo ser conferida a sua integridade nos postos de passagem e no destino final (abatedouros ou quarentenrio). Os veculos de transporte de animais destinados a PEAE ou estabelecimentos de abate esto isentos da aposio do lacre, uma vez que os equdeos estaro identificados conforme Ofcio Circular Conjunto DSA/ DIPOA/ DFIP n 01 /2010. O servio veterinrio oficial poder exigir o lacre em outras situaes que julgar necessrias como, por exemplo, abate sanitrio. Caso sejam utilizados mais de um lacre por veculo transportador, escrever na quadrcula Lacre n as palavras VIDE 17 e, a seguir, escrever no campo 17 (OBSERVAO) a palavra Lacres n, seguida da numerao dos lacres empregados. Quando se utilizar mais de um meio de transporte, marcar todos, indicando a sequncia dos transportes utilizados da origem at o destino no campo 17 (OBSERVAO).

ITEM 15: VACINAES Animais destinados exposio, leilo e esporte (especificados no item 13) devem portar atestado de vacinao contra influenza equina ou atestado emitido por veterinrio responsvel tcnico relatando a no ocorrncia clnica da doena, no estabelecimento de origem, nos trinta dias que antecederam a emisso do documento de trnsito. A escolha pelo atestado de vacinao ou pelo certificado oficial de no ocorrncia da doena de deciso do servio veterinrio oficial do estado de destino dos animais. O atestado de vacinao poder ser substitudo por cpia autenticada em cartrio ou pelo servio veterinrio oficial do comprovante de vacinao do passaporte equino, desde que assinado e carimbado por mdico veterinrio com inscrio no CRMV, com identificao da vacina para influenza, data de vacinao e nmero de partida. No caso de atestado de vacinao ou cpia de comprovante de vacinao, marcar ao quadriculado em branco e escrever influenza, com sua respectiva data de vacinao, que no dever ser anterior a 360 dias da emisso do documento de trnsito. (Instruo de Servio DDA 17/01, de 16 de novembro de 2001). No caso de animais vacinados em datas diferentes, estas datas de vacinao devem ser especificadas no campo 17 (OBSERVAO). ITEM 16: ATESTADO DE EXAMES a) Anemia Infecciosa Equina - AIE O trnsito interestadual de equdeos condicionado apresentao de exame negativo para AIE, original ou cpia autenticada pelo servio veterinrio oficial em situaes excepcionais e a critrio do DSA, emitido por laboratrio oficial ou credenciado, que tem prazo de validade de 60 dias. O perodo total do trnsito deve estar dentro do perodo de validade do exame. Animais destinados ao abate esto isentos da apresentao de exame negativo de AIE, devendo ser transportados em veculo lacrado, com lacre numerado afixado pelo veterinrio emitente ou pelo servio veterinrio oficial do estado de origem e conferido pelo servio veterinrio no abatedouro de destino. Para o trnsito intraestadual devem ser consideradas as respectivas legislaes estaduais quanto exigncia de apresentao de exame negativo para AIE. O veculo de transporte de animais destinados a Propriedades de Espera para Abate de Equdeos (PEAE) e delas procedentes para o matadouro-frigorfico esto isentos da aposio do lacre, uma vez que os equdeos estaro identificados conforme Ofcio Circular Conjunto DSA/ DIPOA/ DFIP n 01 /2010. Equdeos com idade inferior a 6 meses so isentos da apresentao de exame negativo de AIE, desde que acompanhados da me portando exame negativo. Animais procedentes de propriedades controladas para AIE devero apresentar o resultado do exame que vlido por 180 dias, alm de cpia da certificao que dever estar anexa GTA. (Instruo Normativa SDA n 45/04 de 15 de junho de 2004),

Animais procedentes de Santa Catarina, ainda que cumpridas s prerrogativas da Portaria n 75/2011, da Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, quando em trnsito interestadual, somente devero apresentar exame com validade de 180 dias EXCLUSIVAMENTE se esses animais forem oriundos de propriedades controladas para AIE e, portanto, atendendo ao que consta no pargrafo anterior.

b) Mormo Animais provenientes de unidades da federao onde se confirmou a presena do agente causador do mormo devem portar exame negativo para a doena (fixao de complemento), ORIGINAL e dentro do prazo de validade (60 dias) para todas as finalidades. Animais destinados exposio, leilo e esporte em UF onde se confirmou a presena do agente causador do mormo devem portar exame negativo, mesmo sendo proveniente de UF onde no se confirmou a presena do agente etiolgico da doena. O retorno de animal que ingressou em UF onde se confirmou a presena de mormo, para UF onde no h confirmao da presena da doena, est condicionado apresentao de exame negativo dentro do prazo de validade (Instruo Normativa N 24, de 5 de Abril de 2004). Relao atual das UFs onde se confirmou a presena de mormo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Cear, Esprito Santo, Maranho, Minas Gerais, Par, Paraba, Paran, Pernambuco, Piau, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondnia, Roraima, So Paulo e Sergipe. Certificao n diz respeito ao nmero da certificao da propriedade controlada para AIE, devendo a cpia da certificao estar anexa GTA.

ITEM 17: OBSERVAO Espao reservado nica e exclusivamente para o preenchimento dos seguintes itens: Nmero dos exames de mormo e AIE, data de realizao dos testes e laboratrio que os realizou. Os resultados dos exames devero acompanhar a GTA durante todo o percurso; Nome, nmero de partida e laboratrio da vacina para influenza, quando exigido; Ordem dos meios de transporte, em caso de transporte multimodal; Ex: transporte rodovirio seguido de transporte areo; Lacres n, seguido da numerao dos lacres empregados, caso necessrio; Nmero do resenho ou passaporte do animal que deve acompanhar a GTA; Cdigo e discriminao da finalidade utilizada no campo em branco do item 13) FINALIDADE; Nmero do Certificado Zoossanitrio Internacional que acompanhou o animal importado do pas de procedncia at o Brasil; Declarao que os animais destinados para o abate sanitrio so positivos para AIE; Nmeros da GTAs que foram emitidas para o ingresso dos equdeos em locais de aglomeraes de animais.

ITEM 18: UNIDADE EXPEDIDORA Espao destinado identificao da Unidade Local que emitiu o documento. No caso de Mdico Veterinrio Habilitado, citar a unidade de ateno veterinria local responsvel pelo cadastro da propriedade de origem. No caso de animal importado, citar a Unidade ou Servio de Vigilncia Agropecuria de ingresso do animal expedidora da GTA.

ITEM 19: EMITENTE A emisso da GTA para equdeos poder ser feita por:

Mdicos veterinrios do MAPA, ocupantes do cargo de Fiscal Federal Agropecurio. Nesse caso, assinalar a quadrcula correspondente a Mdico Veterinrio Federal; Mdicos veterinrios dos rgos executores de defesa sanitria animal. Nesse caso assinalar a quadrcula correspondente a Mdico Veterinrio Estadual; Mdicos veterinrios autnomos habilitados pela Superintendncia Federal de Agricultura, Pecuria e Abastecimento da Unidade Federativa de procedncia dos animais. Nesse caso, assinalar a quadrcula correspondente a Mdico Veterinrio Habilitado e; Outros funcionrios autorizados dos rgos executores de defesa sanitria animal. Nesse caso assinalar a quadrcula correspondente a Funcionrio Autorizado.

Os rgos executores de defesa sanitria animal adotaro as providncias cabveis para, aps treinamento especfico, designarem atravs de ato administrativo formal, os funcionrios que estejam autorizados a emitir a GTA, especificando inclusive os municpios que constituem a rea de jurisdio dos mesmos. As Superintendncias Federais de Agricultura (SFAs) correspondentes mantero o controle dos atos normativos em questo.

ITEM 20: EMISSO


Local: escrever o nome do municpio onde a GTA foi emitida. Data: escrever a data em que a GTA foi emitida, com dois dgitos para o dia, dois dgitos para o ms e quatro dgitos para o ano. Hora: escrever a hora em que a GTA foi emitida, com dois dgitos para a hora e dois dgitos para os minutos, separados por dois pontos sobrepostos. Exemplo: 08:20 (oito horas e vinte minutos). Validade: escrever a data at a qual a GTA ter validade. O emitente dever definir esse prazo levando-se em considerao a distncia entre a procedncia e o destino, o meio de transporte e outras informaes pertinentes ao tempo de percurso do trnsito dos animais. A data dever ser registrada com dois dgitos para o dia, dois dgitos para o ms e quatro dgitos para o ano. Fone: escrever o nmero da linha telefnica, com o cdigo de rea, do escritrio de atendimento comunidade onde foi realizada a emisso ou do responsvel pela emisso, quando se tratar de mdico veterinrio habilitado.

ITEM 21: IDENTIFICAO E ASSINATURA DO EMITENTE Devero ser apostas a identificao e a assinatura do emitente. A identificao dever ser feita por impresso eletrnica ou por carimbo identificatrio, conforme modelo determinado no anexo III da IN. n 18, de 18 de julho de 2006. A assinatura dever ser realizada com caneta de cor azul ou preta. Observaes Adicionais: Os escritrios de atendimento comunidade das unidades veterinrias locais de destino dos animais transportados devero atualizar o cadastro da explorao pecuria de destino com o quantitativo de animais recebidos, aps confirmao de ingresso pelo produtor responsvel pela referida explorao pecuria ou seu representante legal. Sempre que possvel, o responsvel pelo escritrio de destino dever inspecionar os animais recebidos na propriedade de destino ou, pelo menos, enviar um auxiliar para conferir os documentos de trnsito animal para atualizao cadastral. Os Mdicos Veterinrios Habilitados devem encaminhar ao respectivo escritrio de atendimento comunidade, relatrio semanal de trnsito de equdeos das propriedades que atendem. Poder ser preenchida uma GTA para mais de uma espcie de equdeos. Por exemplo, podero constar na mesma Guia de Trnsito Animal equinos e asininos. Animais importados e em trnsito do ponto de ingresso no Brasil at o local de destino esto isentos de apresentar documentos que atestam os resultados negativos para mormo e AIE e a vacinao para influenza equina junto GTA, uma vez que essas exigncias foram cumpridas no pas de procedncia. No entanto, a cpia dos Certificados Zoosanitrios Internacionais (CZIs) devero acompanhar os animais at o destino final. Nesse caso, o nmero do CZI que acompanhou os animais do pas de procedncia at o Brasil dever constar no campo 17 (OBSERVAO), assim como a descrio da UVAGRO de ingresso do animal no campo 11 (PROCEDNCIA). Como opo apresentao de resenho, estes animais podero transitar com a GTA acompanhada de passaporte equino. O passaporte equino um documento de identificao e no substitui a GTA ou o resenho que dever ser preenchido a cada vez que o animal for submetido aos testes para mormo e AIE (Ofcio Circular DSA n 94/2008).

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA ABATE

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal 00000000000 Nome Abatedouro ou PEAE de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

XX

XX

X Mormo
- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n de lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). - N dos exames de mormo (se aplicvel), data da realizao dos testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os animais.

Dados da unidade local em Dados da unidade local que o estabelecimento de em que o estabelecimento origem est cadastrado.

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL, HABILITADO OU FUNCIONRIO AUTORIZADO (Federal ou Estadual)

de origem est cadastrado.


Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual), Funcionrio Autorizado ou Mdico Veterinrio Habilitado

X
X

Preenchimento obrigatrio

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA ABATE SANITRIO

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Abatedouro de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

X Ab.San.
X Mormo
- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). - N dos exames de mormo (se aplicvel), data da realizao dos testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os animais. -Finalidade: Abate sanitrio. Animais positivos para AIE .

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL OU FUNCIONRIO AUTORIZADO

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA O ESTABEELCIMENTO DE DESTINO EQUDEOS IMPORTADOS

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

VINTE EQUINOS OU TRS ASININOS OU MUARES DEZESSEIS EQUINOS, MUARES E UM ASININO


00000000000 Nome Ponto de Ingresso Cidade Tal XX Nome Estabelecimento de destino (Quarentenrio) 11 DGITOS Cidade Tal XX 00000000000

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17

X Quar.

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino. - Finalidade: Trnsito de animal importado at o estabelecimento de destino. - Indicar nmeros de CZIs dos animais importados cuja cpia deve acompanhar os animais.

UVAGRO de ingresso do animal expedidora da GTA

X Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial Federal

NOTA: Cpia do CZI dos animais dever acompanh-los at o destino.

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA QUARENTENA PR-EXPORTAO EQUDEOS A SEREM EXPORTADOS

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

00000000000 Nome Estabelecimento de origem Cidade Tal XX Nome

00000000000 Estabelecimento de destino (Quarentenrio) 11 DGITOS Cidade Tal X Quar. XX

- Escrever ordem dos meios de transporte, se multimodal.

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL, HABILITADO OU FUNCIONRIO AUTORIZADO


X

- Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino. - Finalidade: Quarentena - N dos exames de mormo (se aplicvel) e AIE, data da realizao dos testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os animais. - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes.

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual), Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA ENTRADA EM LOCAIS DE LEILO, ESPORTE OU EXPOSIO.

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

X MARCAR A FINALIDADE ADEQUADA

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

X Influenza
X Mormo

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. INDICAR SE - N do passaporte equino (se aplicvel). VETERINRIO - N dos exames de mormo (se aplicvel) e AIE, data da realizao dos testes e laboratrio que realizou cujo original OFICIAL, HABILITADO OU FUNCIONRIO dever acompanhar os animais. - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso AUTORIZADO haja animais vacinados em datas diferentes.

MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA SADA DE LOCAIS DE LEILO, ESPORTE OU EXPOSIO

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01
MARCAR A FINALIDADE ADEQUADA

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

X Mormo
- Ordem dos meios de transporte, se multimodal. - N dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel) - N dos exames de mormo (se aplicvel) e AIE , data da realizao dos testes e laboratrio que realizou. - N das GTAs (UF/Srie/N), acompanhadas do nome do municpio de emisso emitidas para ingresso dos animais no local do evento.

INDICAR SE VETERINRIO OFICIAL, HABILITADO OU FUNCIONRIO AUTORIZADO

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA REPRODUO.

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

X MARCAR A FINALIDADE ADEQUADA

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

X Mormo

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. INDICAR SE - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. VETERINRIO - N do passaporte equino (se aplicvel). OFICIAL, HABILITADO - N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da OU FUNCIONRIO realizao dos testes e laboratrio que realizou cujo AUTORIZADO original dever acompanhar os animais..

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA ATENDIMENTO VETERINRIO

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

At.Vet.
MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

X Influenza
X

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). INDICAR SE - N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da realizao dos VETERINRIO testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os OFICIAL, HABILITADO animais. OU FUNCIONRIO - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes. AUTORIZADO Finalidade: Atendimento Veterinrio.

Mormo Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA APRESENTAES EM CIRCOS, MANUTENO EM ZOOLGICOS OU UNIDADES DE CONSERVAO

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

X Cir. Zoo.
X Influenza
X MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). INDICAR SE N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da realizao dos VETERINRIO testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os OFICIAL, HABILITADO animais. OU FUNCIONRIO - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes. AUTORIZADO Finalidade: escrever apresentao em circo, manuteno em zoolgico ou manuteno em unidade de conservao.

Mormo Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA EXPORTAO

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

Export.
MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

X Influenza
X

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). INDICAR SE N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da realizao dos VETERINRIO testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os OFICIAL, HABILITADO animais. OU FUNCIONRIO - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes. AUTORIZADO Finalidade: Exportao.

Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual), Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA UTILIZAO COMO ANIMAL DE ESTIMAO OU LAZER

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

Laz.
MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

X Influenza
X

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). INDICAR SE N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da realizao dos VETERINRIO testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os OFICIAL, HABILITADO animais. OU FUNCIONRIO - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes. AUTORIZADO Finalidade: Escrever animal de estimao ou lazer.

Mormo Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES DESTINADOS A INSTITUIES DE PESQUISA, LABORATRIOS, INSTITUIES DE ENSINO OU CAPACITAO TCNICA

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

X P.Cient.
X Influenza
X MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). INDICAR SE N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da realizao dos VETERINRIO testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os OFICIAL, HABILITADO animais. OU FUNCIONRIO - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes. AUTORIZADO Finalidade: Escrever destinado a instituio de pesquisa ou laboratrio ou instituio de ensino ou para capacitao tcnica.

Mormo Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES DESTINADOS PRODUO DE PRODUTOS BIOLGICOS

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

Pr.Bio.
MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

X Influenza
X

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). INDICAR SE N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da realizao dos VETERINRIO testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os OFICIAL, HABILITADO animais. OU FUNCIONRIO - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes. AUTORIZADO Finalidade: Produo de produtos biolgicos.

Mormo Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES PARA TRAO, LIDA OU TRABALHO

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

Trab.
MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

X Influenza
X

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). INDICAR SE - N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da realizao dos VETERINRIO testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os OFICIAL, HABILITADO animais. OU FUNCIONRIO - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes. AUTORIZADO Finalidade: Escrever trao ou lida ou trabalho.

Mormo Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

MODELO DE GTA PARA TRNSITO DE EQUINOS OU ASININOS OU MUARES DESTINADOS RECRIA E/OU TERMINAO

XX XX

XXXXXXX

INDICAR SE EQUINO OU ASININO OU MUAR

01

10

09

20

DEZESSEIS EQUINOS, TRS MUARES E UM ASININO


00000000000 00000000000 Nome Estabelecimento de destino 11 DGITOS Cidade Tal

MARCAR MEIOS DE TRANSPORTES UTILIZADOS, MESMO QUE MAIS DE UM

Nome Estabelecimento de origem 11 DGITOS Cidade Tal

CASO HAJA MAIS DE UM LACRE, ESCREVER VIDE 17


XX

XX

Rec.
MARCAR DATA DE VACINAO CONTRA INFLUENZA (se aplicvel)

X Influenza
X

- Escrever ordem dos meios de transporte, se o transporte for multimodal. Ex: transp. rodovirio seguido de areo. - Escrever n dos lacres caso existam mais de um. - N do passaporte equino (se aplicvel). INDICAR SE N dos exames de mormo e AIE (se aplicvel), data da realizao dos VETERINRIO testes e laboratrio que realizou cujo original dever acompanhar os OFICIAL, HABILITADO animais. OU FUNCIONRIO - Se aplicvel, escrever datas de vacinao para influenza, caso haja animais vacinados em datas diferentes. AUTORIZADO Finalidade: Escrever recria e/ou terminao.

Mormo Dados da unidade local em que o estabelecimento de origem est cadastrado.

X
X

Preenchimento obrigatrio

Mdico Veterinrio Oficial (Federal ou Estadual) ou Habilitado ou Funcionrio Autorizado

Vous aimerez peut-être aussi