Vous êtes sur la page 1sur 15

SUBSDIOS

PARA A COMPREENSO

DO GNERO RESENHA*

Support for an understanding of the genre review


Siderlene Muniz-Oliveira**

INTRODUO
Ao tentar definir o gnero resenha, percebemos que h uma dificuldade para identific-lo e classific-lo. Assim, neste artigo, buscamos, primeiramente, discutir essa problemtica da definio e da classificao do gnero resenha para a comunidade acadmica, apoiando-nos na discusso mais geral sobre os gneros. Em seguida, faremos um estudo no s sobre pesquisas que nos do elementos para uma melhor compreenso do gnero resenha, como tambm sobre pesquisas especficas sobre resenhas.

COMPREENDENDO O GNERO RESENHA


Na tentativa de identificar/classificar o gnero resenha, observamos que h vrios rtulos usados pela comunidade acadmica para os
* Adaptao do captulo 1 da Dissertao de Mestrado Os verbos de dizer em resenhas acadmicas e a interpretao do agir verbal, de Siderlene Muniz Oliveira, defendida em 2004 pelo LAEL-PUC/SP sob a orientao da Prof Dr Anna Rachel Machado. ** Mestre em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem LAEL/PUC-SP . Integrante do grupo de pesquisa ALTER (Anlise de Linguagem e Trabalho Educacional) do LAEL/PUC-SP , coordenado pela Prof Dr Anna Rachel Machado.

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

267

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A COMPREENSO

DO GNERO RESENHA

gneros que apresentam como uma das caractersticas relatar o discurso do outro, como resumo, resenha, resenha crtica, recenso, notas bibliogrficas. Por exemplo, o termo resumo utilizado em cadernos de congressos ou revistas especializadas para textos produzidos pelo autor do texto publicado pela revista, com o objetivo de dar comunidade cientfica em questo as informaes que permitam ao destinatrio decidir se vai ou no ouvir a comunicao. Do mesmo modo, h publicaes que usam o termo sinopse para os textos que trazem informaes sucintas sobre filmes, textos estes que no so produzidos pelo autor do filme. Podemos dizer que o uso corrente do termo resumo nas publicaes cientficas abrange textos equivalentes ao que o dicionrio Aurlio designa sinopse, que definida como a apresentao concisa do contedo de um artigo redigido pelo autor ou pelo redator da revista na qual publicado o trabalho. Por sua vez, analisando a revista DELTA, vemos que nela aparecem mais trs rtulos: resenha, nota bibliogrfica ou notas sobre livros, que parecem corresponder a uma nica espcie de texto, produzido por um emissor-enunciador diferente do autor do texto original. Alm desses rtulos empregados, h tambm os rtulos resenha e resenha crtica. Alguns autores consideram a resenha como sntese ou relato de uma obra e a resenha crtica como sntese ou relato, acrescentando o julgamento de valor da obra (SEVERINO, 2003; MEDEIROS, 1991; FIORIN; SAVIOLI, 1990). Severino (2003), por exemplo, classifica a resenha em:

informativa: quando apenas o resenhador expe o contedo do


texto;

crtica: quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto a


ser analisado;

crtica-informativa: quando o resenhador expe o contedo e


tece comentrios sobre o texto a ser analisado. Por sua vez, Medeiros (1991), citando Fiorin e Savioli (1990), afirma que esses autores dividem a resenha em descritiva e crtica. Na resenha descritiva, o que se ressaltaria a estrutura da obra (parte, captulos, estrutura, ndices). J na resenha crtica, seriam acrescentados comentrios e julgamento de valor do resenhador. Percebemos que h convergncia em relao definio de resenha e de resenha crtica entre Severino (2003) e Fiorin e Savioli (1990), sendo a resenha um gnero mais descritivo e a resenha crtica descritiva e avaliativa. Em relao a Medeiros (1991), o que percebemos que h uma confuso ao definir resenha e resenha crtica. O autor, no captulo 7, denominado Resenha, destina a primeira seo resenha e a segunda resenha
268 REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A

COMPREENSO DO GNERO RESENHA

crtica. Contudo, o autor apresenta uma mesma definio para resenha e para resenha crtica. Notamos, nesse autor, que no h clareza para a definio de resenha e de resenha crtica, parecendo se tratar do mesmo gnero. Acreditamos que a existncia de rtulos variados est relacionada nomeao que dada a um gnero pela sociedade, que nem sempre sistemtica e homognea. Por exemplo, podemos encontrar um mesmo gnero com nomes diversos, um mesmo nome para gneros diferentes, gneros novos para os quais no h um nome estabelecido etc. Assim, a identificao dos gneros apenas pelos nomes que lhes so socialmente atribudos problemtica, no transparente e no est a pronta ou dada de forma indubitvel ao analista ou ao professor (MACHADO, 2002). Para Bronckart (1997), os critrios de classificao dos gneros podem ser referentes ao tipo de atividade humana implicada (ex.: gnero cientfico), ao efeito comunicativo visado (ex.: gnero potico), ao tamanho e/ou natureza do suporte utilizado (ex.: romance, artigo de jornal), ao contedo temtico abordado (ex.: romance policial). Alm de existirem diversos critrios para a classificao dos gneros, eles esto em perptuo movimento, podendo desaparecer, reaparecer, modificar; tudo isso ligado ao carter fundamentalmente histrico das produes textuais (BRONCKART, 1997/ 2003). Podemos citar, como exemplo da dificuldade em classificar os gneros, a pesquisa de Machado (2002) sobre a dificuldade em nomear/classificar o resumo. Ao fazer um levantamento das ocorrncias de resumo na mdia digital, a autora percebe que h uma diversidade muito grande de textos que circulam com o nome de resumos. No meio impresso, percebeuse que h uma grande quantidade de textos ou de textos pertencentes a diferentes gneros, cuja produo implica o processo de sumarizao que ser discutido na prxima seo. Para a autora, no h consenso no meio acadmico para a definio/identificao e classificao para o gnero resumo por haver uma confuso terminolgica entre processo de reduo semntica ou sumarizao desenvolvido durante a leitura e os textos produzidos como resumos. Segundo a autora, que utiliza aportes do ISD (Interacionismo sciodiscursivo) (BRONCKART, 1997; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998) e de Bakthin (1979/ 2000), a identificao dos gneros apenas pelos nomes que lhes so atribudos problemtica, no transparente, no dada de forma indubitvel ao analista ou professor. Diante dessa nebulosa, no difcil compreender por que no h consenso em relao aos rtulos empregados para designar diversos gneros, o que est ligado tanto complexidade de se classificar os gneros em virtude de seu carter fluido, mutvel historicamente, quan-

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

269

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A COMPREENSO

DO GNERO RESENHA

to possibilidade de serem aplicados diferentes critrios para sua definio e classificao. Diante dessa complexidade para a classificao e definio de diferentes gneros, para compreender o gnero resenha acadmica, apresentamos, a seguir, uma sntese de pesquisas j realizadas tanto sobre o gnero resenha acadmica quanto sobre outros estudos que possam nos fornecer elementos para definio/classificao desse gnero. o que faremos na prxima seo.

A METATEXTUALIDADE E O GNERO RESENHA


De acordo com Bakthin (1929/1997), a verdadeira substncia da lngua constituda pelo fenmeno social da interao verbal, realizada pela enunciao. Para o autor, o dilogo, no sentido estrito do termo, constitui uma das formas mais importantes da interao verbal. Mas, no sentido amplo, pode-se compreender que toda comunicao verbal, de qualquer tipo que seja, dialgica. Seguindo essa concepo dialgica, encontramos em uma enunciao as vozes dos diferentes papis desempenhados pelos participantes em um discurso. Assim, o discurso constitudo de modo polifnico, em um jogo de vrias vozes que se cruzam, em complementao ou em contradio. Desse modo, todo texto um objeto heterogneo, que revela uma relao radical de seu interior com seu exterior, e desse exterior fazem parte outros textos que lhe do origem, que o pr-determinam, com os quais dialoga, que retoma, a que alude, ou a que se ope (KOCH, 1997). Nessa concepo, a intertextualidade condio de existncia do prprio discurso e, assim, todo texto tem relaes dialgicas e intertextuais com outro texto. Koch (1997), ao estudar esse fenmeno, estabelece uma diferena entre a intertextualidade explcita e a intertextualidade implcita. Para a autora, a intertextualidade explcita quando h citao da fonte do intertexto, como acontece no discurso relatado, nas citaes e referncias, nos resumos, em resenhas e em tradues. J a intertextualidade implcita ocorre sem citao expressa da fonte, cabendo ao interlocutor recuper-la para construir o sentido do texto. diante da nebulosa da intertextualidade que Genette (1981) estabelece uma classificao para essa intertextualidade, renomeando-a com o termo transtextualidade, definida como toda relao, explcita ou implcita, que um texto mantm com outro. Assim, o autor divide a transtextualidade em cinco tipos:
270 REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A

COMPREENSO DO GNERO RESENHA

1)

Intertextualidade: quando h a presena efetiva de um texto em outro, como na citao, plgio, aluso, que pode ocorrer com marcas mais explcitas e menos explcitas. Paratextualidade: relao de um texto aos elementos que esto a sua volta, como o ttulo, o subttulo, o prefcio de um livro, a epgrafe de texto ou livro, a ilustrao, os comentrios marginais. Metatextualidade: corresponde relao de comentrio de um texto sobre outro, relao essa que pode no ser feita necessariamente por meio da citao de fragmentos do texto comentado. Arquitextualidade: muito mais abstrata, que coloca um texto em relao com as diferentes formas s quais ele pertence. Por exemplo, a relao do poema com a classe dos sonetos. Hipertextualidade: a relao que liga um texto a outro texto, como a pardia.

2)

3)

4)

5)

Partindo dessa classificao, podemos dizer que a resenha se configura como um metatexto, j que um gnero que tem como funo comentar outro texto. Ao buscar pesquisas que nos possam dar subsdios para a compreenso dos metatextos, encontramos algumas sobre resumos, dentre as quais salientamos, em primeiro lugar, a de Machado (2002), j comentada anteriormente, que tenta compreender a dificuldade para definir e classificar o resumo. Como vimos, para a autora no h consenso no meio acadmico para nomear o resumo por haver uma confuso terminolgica entre processo de reduo semntica ou sumarizao desenvolvido durante a leitura e os textos produzidos como resumos. Segundo a autora, o processo de sumarizao condio fundamental para a mobilizao de contedos pertinentes para a produo de textos pertencentes a diferentes gneros, como resenhas, contracapas e reportagens. Para Machado (2002), em alguns desses gneros, como na resenha, o resumo parcial ou integral de textos constitui parte de seu plano global. Para explicar o processo de reduo semntica ou sumarizao, a autora postula que, durante o processo normal de leitura com compreenso, ocorreria um processo de sumarizao por meio do qual o leitor construiria uma espcie de resumo mental do texto, retendo informaes bsicas e eliminando as acessrias. Nessa abordagem, os leitores utilizariam regras para selecionar os contedos relevantes do texto, com o apagamento de informaes desnecessrias. A essas regras, que passaram a ser tratadas

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

271

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A COMPREENSO

DO GNERO RESENHA

como estratgias, foi atribudo um carter flexvel e no rgido e homogneo, levando-se em conta que sua aplicao estaria condicionada ao objetivo da leitura, ao conjunto de conhecimentos prvios do leitor, ao tipo de situao em que se processa a leitura, enfim, a uma srie de fatores contextuais. Assim, admitiu-se que prticas que se voltassem para o ensino e conseqente interiorizao dessas regras/estratgias possibilitariam o desenvolvimento da compreenso da leitura e da capacidade de produo de resumos. Contudo, ainda no se levava em considerao a questo do gnero em relao 1) ao processo de sumarizao; 2) ao texto que era resumido; 3) aos resumos produzidos. Assim, para a autora, fundamental rever esse posicionamento com base na noo de gnero para uma melhor compreenso do processo de sumarizao e para a produo de resumo para a realizao de um trabalho didtico eficaz (MACHADO, 2002). Para a autora, a produo de resumos como parte de outro texto orientada pelas representaes1 sobre o contexto de produo do texto em que est inserido, portanto, sobre os destinatrios, a instituio social, os objetivos tpicos do gnero a que pertence. Desse modo, considerando que a resenha tem uma parte de resumo, acreditamos que o processo de sumarizao para a resenha deva estar relacionado situao concreta de comunicao, o que implica para seu enfoque didtico a especificao clara dessa situao. Ou seja, pode-se trabalhar com as chamadas estratgias de reduo semntica, mas como parte de um processo de sumarizao, que contextualizada, levando-se em conta o contexto sociocultural mais amplo em que o texto produzido, o papel social do produtor, do destinatrio, a instituio social em que o texto circula, os objetivos, o conhecimento suficiente sobre o tema abordado. Esses diferentes conhecimentos interagem com as informaes que vm do texto resumido, com a representao que o leitor tem do contexto de

1 Haja vista a complexidade do termo representao, necessrio se faz conceitulo. Por um lado, todas as espcies vivas e no humanas mostram capacidades de representao: dispem de impresses (huellas) internas mais ou menos estveis e organizadas, que se derivam das modalidades de interao comportamentais com o meio. Estas impresses (huellas) internas permanecem, no entanto, individuais e a princpio idiossincrticas, porque estas espcies no dispem de sistemas de intercmbio de representaes, que permitiriam elabor-las, regullas e control-las coletivamente. Por outro lado, no caso dos humanos, as capacidades de representao, que so tambm ao mesmo tempo produtos e organizadores das interaes, adotam a forma de um mecanismo de pensamento operatrio, acessvel, ao mesmo tempo, ou consciente, e que originam para atribuio de significados. A emergncia, nos humanos, de um sistema de intercmbio de representaes (a lngua) permite que os seres humanos se organizem em mundos coletivos de conhecimento, transmitidos de gerao em gerao (BRONCKART, 2002, traduo do espanhol nossa). Para mais esclarecimentos sobre representaes ver MOSCOVICI, S. A representao social da psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

272

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A

COMPREENSO DO GNERO RESENHA

produo desse texto, com a prpria leitura, permitindo a interpretao e seleo das informaes que lhe parecerem mais pertinentes para a produo de outro texto. Podemos compreender melhor como se configuram textos que mantm uma relao de metatextualidade com outro texto, como a resenha, que constituda por uma parte de resumo, sendo o processo de reduo de informao ou sumarizao fundamental para esses textos. Para uma melhor compreenso do gnero resenha, fomos em busca de pesquisas especficas sobre esse gnero que possam contribuir para a definio do objeto a ser investigado

PESQUISAS ESPECFICAS SOBRE O GNERO RESENHA


A primeira pesquisa de Motta-Roth (1995), que, em sua tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina, estuda a organizao retrica em 60 resenhas acadmicas produzidas por especialistas de trs diferentes culturas disciplinares a saber, lingstica, qumica e economia , todas escritas em ingls e publicadas em peridicos cientficos internacionais das respectivas reas. Segundo Motta-Roth (1998), as resenhas acadmicas so produzidas por especialistas de uma determinada rea e so publicadas em revistas consagradas, tendo como funo social tornar conhecido um livro recentemente publicado, a partir do julgamento de valor da obra. Segundo a autora, a avaliao do resenhador uma crtica interpretativa consoante com as discusses atuais na rea e destinada tanto a pesquisadores iniciantes como a pesquisadores experientes que fazem parte da rea disciplinar. A autora utiliza em sua pesquisa aportes do modelo de Anlise de Gnero de Swales (apud SWALES, 1990; apud MOTTA-ROTH), que considera os gneros como eventos discursivos dependentes da comunidade discursiva, sendo constitudos de moves (unidades maiores) e steps (subunidades dos moves), que so materializados por expresses ou itens lexicais importantes para direcionar e orientar os leitores, indicando que ato retrico est sendo realizado. Em sua pesquisa, a autora apresenta, como resultado do corpus, uma descrio esquemtica do padro organizacional das resenhas acadmicas que compreende unidades maiores bloco de texto que realiza uma funo comunicativa especfica e unidades menores que podem ser consideradas como as subfunes das unidades maiores. Assim, teramos como unidades maiores: 1) introduzir o livro na rea; 2) sumarizar o livro; 3) destacar partes do livro; 4) prover avaliao final do livro.
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR. 273

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A COMPREENSO

DO GNERO RESENHA

Interessante observar que Motta-Roth (1997), ao comparar as resenhas de lingstica, economia e qumica, estuda o componente de variabilidade das resenhas de qumica, economia e lingstica, observando o modo como o resenhador avalia em cada disciplina. Segundo a autora, essas variaes esto ligadas tanto ao contedo proposicional (tipo de elemento enfocado na avaliao do livro em cada rea) quanto estrutura textual propriamente dita. Ao estudar os termos avaliativos de elogio e de crtica, a autora observa que, nas resenhas de lingstica, os resenhadores demonstram grande preocupao com discursos sobre o estatuto do conhecimento e com o tratamento claro e detalhado dos tpicos. Por sua vez, nas resenhas de economia, para um livro receber uma recomendao positiva, necessrio ser persuasivo e, quando um livro no recomendado, os resenhadores o definem como no convincentes. Em qumica, a qualidade positiva est relacionada a uma abundncia de informao. A amplitude e o imediatismo no acesso informao parecem estar relacionados rapidez com que a qumica se desdobra em novos tpicos ou subreas (MOTTA-ROTH, 1997). Segundo a autora, essas variaes tm relao com os modos caractersticos de argumentao nas disciplinas, em funo da cultura disciplinar especfica de cada rea. Para a autora, a diferena no uso dos termos de elogio e crtica em lingstica, economia e qumica sugere uma diversificao no modo de produzir conhecimento. A segunda pesquisa de Bezerra (2001), que, em sua dissertao de mestrado defendida na Universidade Federal de Cear, analisa os traos descritivos da organizao retrica de 30 resenhas produzidas por alunos de graduao do curso de Teologia em situao acadmica real, como exigncia das disciplinas do curso, comparando-as com 30 resenhas de livros produzidas por especialistas e publicadas numa revista consagrada da rea de Teologia. O autor tambm toma como base o modelo de gnero desenvolvido por Swales (1990), com as adaptaes propostas por Motta-Roth (1995) e Arajo (1996), centrando na questo do propsito comunicativo e na noo de subgnero. Bezerra (2001) chega seguinte descrio das unidades maiores para as resenhas produzidas por especialistas: 1) introduzir a obra; 2) sumarizar a obra; 3) criticar a obra; 4) concluir a anlise da obra. Para cada uma dessas unidades, haveria tambm diversas subunidades que podem ser opcionais. Exemplos de subunidade: definir o tpico geral, que pertence unidade introduzir a obra; descrever a organizao da obra, que pertence unidade sumarizar a obra. Em sua pesquisa, os dados revelam que a produo do gnero resenha admite considervel flexibilidade e maleabilidade, ligadas grande variedade de escolhas que os escritores fazem no que diz respeito disposi-

274

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A

COMPREENSO DO GNERO RESENHA

o das subunidades. Assim, percebeu-se que as resenhas de especialistas caracterizam-se por uma estrutura mais complexa em relao s resenhas produzidas pelos alunos. Alm disso, Bezerra (2001) observou que h diferenas no que se refere ao procedimento de avaliao final do livro, o que decorrente dos diferentes propsitos comunicativos em relao s resenhas produzidas por alunos e resenhas produzidas por especialistas. Para o autor, entende-se que a avaliao, mais que a descrio, o trao caracterstico, definidor da identidade das resenhas como um gnero acadmico especfico, pois mesmo na apresentao e/ou discusso do contedo, a atitude do resenhador revelada (BEZERRA, 2001, p. 80). O autor afirma ainda que a presena de estratgias avaliativas na resenha precisamente o fator central para diferenci-las de outros gneros acadmicos, como o resumo. A terceira pesquisa que encontramos sobre resenha de Arajo (1996), que, em sua tese doutorado, tambm defendida na Universidade Federal de Santa Catarina, analisa um corpus de 80 resenhas de livros, em ingls, produzidas por especialistas na rea de lingstica, estudando alguns termos que explicitam a coeso lexical (conexo frstica e interfrstica). Para essa anlise, a autora utiliza pressupostos da teoria de oraes relacionais que consideram que os sentidos de um texto so estabelecidos a partir de relaes semnticas entre dois perodos ou a partir de um grupo de perodos, precedentes ou subseqentes, no mesmo texto. A autora revela, a partir da anlise de substantivos, a importncia desses termos no s para a articulao do texto, mas tambm para a avaliao da obra resenhada. Arajo (1997) define
resenhas crticas acadmicas como um tipo de gnero discursivo que tem um objetivo claro e definido: descrever e avaliar o contedo do livro apreciado. A avaliao a principal caracterstica desses textos que culmina com a recomendao, ou no, do livro apreciado a um determinado leitor, por parte do resenhador da obra.

Por sua vez, Machado (no prelo), que tambm realiza um estudo sobre o gnero resenha, define a resenha crtica acadmica como uma ao de linguagem2 que se materializa em um texto a ser publicado em uma revista especializada de uma rea, que circula numa instituio acadmica, tendo como destinatrios receptores ausentes, que tambm esto no papel

2 A ao de linguagem pode ser vista como um conjunto de operaes que envolve a linguagem (BRONCKART, 1997).

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

275

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A COMPREENSO

DO GNERO RESENHA

social de especialistas da mesma rea. O objetivo do resenhador tornar conhecida uma obra recm-lanada por outro especialista e convencer os destinatrios sobre a validade de seu posicionamento (na maioria das vezes, positivo) em relao referida obra. Para a autora, a ao de resenhar est relacionada a uma atividade de leitura, de interpretao e de sumarizao prvias, uma vez que devem ser mobilizados os contedos centrais de uma obra e de suas interrelaes. Freqentemente, segundo a autora, o produtor ainda mobiliza contedos de outras obras que lhe permitam estabelecer comparaes e efetuar sua avaliao. Alm disso, Machado (no prelo) afirma que o produtor da resenha deve considerar que est se posicionando em relao a uma questo potencialmente controversa, pois outros leitores podem ou podero ter uma opinio contrria sua, devendo, portanto, apresentar argumentos convincentes e prprios da esfera acadmica.

DEFININDO O GNERO RESENHA ACADMICA


Analisando as concepes anteriores de resenha acadmica, podemos entender tanto a resenha acadmica quanto a resenha crtica acadmica como uma ao de linguagem materializada em um texto escrito produzido por um especialista de uma rea, e que publicado em uma revista acadmica de uma rea especfica, tendo como destinatrios pesquisadores iniciantes e experientes. Assim, a resenha acadmica seria o gnero que tem como funo contextualizar a disciplina na qual a obra se insere; situar o autor da obra resenhada na disciplina em questo; descrever a obra, ressaltando sua estrutura, tornando conhecido um livro recentemente publicado. Entretanto, no que se refere ao contedo da resenha acadmica e da resenha crtica acadmica, com base na definio de resenha informativa e de resenha crtica de Severino (2003), j comentada no incio do artigo, fizemos um levantamento em resenhas de trs revistas diferentes da rea da linguagem, a saber, a revista Linguagem e Ensino, a D.E.L.T.A. e a Linguagem em Discurso, com o propsito de analisar se haveria nas sees destinadas resenha a chamada resenha informativa e a chamada resenha crtica. A seguir esto alguns trechos das resenhas analisadas, retirados da revista Linguagem e Ensino:

276

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A

COMPREENSO DO GNERO RESENHA

... De qualquer forma, recomendo essa obra para todos aqueles que lidam com a linguagem escrita, sejam profissionais ou estudantes, especialmente fonouaudilogos ou educadores (LAZZAROTTO, 2004). Compacto, rico, e ao mesmo tempo apreensvel so caractersticas de Livro e Liberdade que devem ser salientadas, devido ao carter filosfico do texto, informao que pode intimidar algum leitor e distanci-lo, com isso, desta discusso sobre a fora deste objeto subestimado por muitos: o livro (ENZ, 2004). Apesar de Bagno tratar de um assunto recorrente, o autor inova, uma vez que mais do que discutir sobre o preconceito lingstico, aprofunda o tema abordando o elitismo que realmente se esconde por trs dele. (MOREIRA, 2004). Dentre tantas contribuies da autora ao ensino de lngua materna, Magda Soares presenteia seu leitor com mais esta obra, que se torna ponto de parada obrigatrio para os estudiosos da rea (CAMILLO, 2004). Observamos nesses fragmentos que h a avaliao da obra, seja por meio de adjetivos, seja por meio de outros vocbulos tambm avaliativos (verbos, substantivos etc.) encontrados no ltimo pargrafo, vocbulos estes que so utilizados para encerrar a resenha. A seguir apresentamos os trechos retirados do ltimo pargrafo das resenhas do nosso corpus de mestrado retiradas da revista D.E.L.T.A., uma das mais antigas e prestigiadas revistas da rea de lingstica. Em concluso, mesmo com as ressalvas elencadas acima, Corpus Linguistics Investigating Language Structure and Use uma obra valiosa e indispensvel para lingistas de corpus, estudiosos da linguagem em uso, e curiosos a respeito desta recente e excitante rea de investigao, a Lingstica do Corpus (SARDINHA, 1999). ... um ecletismo revelador das mltiplas faces do estudo da lngua em uso e que vem contribuir de forma substancial para aumentar o nosso conhecimento das complexas inter-relaes entre lngua, discurso e sociedade (PAIVA, 1999). Merecem os parabns os organizadores, Branca Telles Ribeiro e Pedro M. Garcez, ambos professores e pesquisadores brasileiros com projeo internacional, pela brilhante idia de olhar para uma rea carente no Brasil e se empenhar na tarefa de suplement-la (OSTERMANN, 1999).

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

277

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A COMPREENSO

DO GNERO RESENHA

... Dificilmente encontraremos algum que tenha lidado, em lingstica, com tanta variedade de assuntos, e que o tenha feito com tanta competncia. Nesse sentido, o volume resenhado faz justia ao trabalho de Labov (OLIVEIRA, 1999). Nas resenhas analisadas da revista D.E.L.T.A., observamos tambm no ltimo pargrafo conclusivo vrios vocbulos avaliativos, assim como nas resenhas da revista Linguagem e Ensino. A seguir exemplificaremos com fragmentos de resenhas da revista Linguagem em Discurso.

A presente obra constitui-se em uma importante contribuio para os estudos de gnero textual. H propostas claras e interessantes sobre o ensino de gneros e reflexes relevantes que abordam questes inexploradas pelos estudiosos da rea (FERREIRA, 2005). Como se pode notar, essa obra representa uma leitura indispensvel para os profissionais que trabalham com o ensino de lnguas, pois contribui para uma reflexo sobre a atual situao lingstica do ingls ao redor do mundo (NASCIMENTO; GARCIA, 2005). Ao retratar a pluralidade e complexidade de processos de letramento e formao docente, esta coletnea uma contribuio preciosa e inspiradora, coerente com as mltiplas variveis envolvidas nas prticas sociodiscursivas em jogo no processo de ensino/aprendizagem de lnguas (REICHMANN, 2005). Os autores da obra Leitura: mltiplos olhares tomaram partido por uma reflexo sria, consistente, comprometida com a heterogeneidade constitutiva da linguagem e com olhares possveis sobre a leitura, em um dilogo profcuo entre orientaes tericas (NETTO; GALLI, 2005). Nesses fragmentos retirados das resenhas da revista Linguagem em Discurso, observamos tambm que os resenhadores concluem suas resenhas com muitos vocbulos avaliativos que deixam claro se a obra resenhada deve ou no ser lida. Observamos, ainda, nas resenhas analisadas que todas as avaliaes foram positivas.

278

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A

COMPREENSO DO GNERO RESENHA

CONCLUSO
Observamos que, a partir das resenhas analisadas das revistas D.E.L.T.A., Linguagem em Discurso e Linguagem e Ensino, todas da rea da linguagem, nas sees em que se publica o que se chama de resenha, que esta corresponderia, de acordo com a distino de Severino (2003), na verdade, ao gnero resenha crtica, j que so textos que descrevem e avaliam a obra resenhada. Ademais, levantamos a hiptese de que no haja na rea da linguagem somente resenha informativa conforme a distino de Severino (2003), pois os autores encerram a resenha fazendo algum comentrio, geralmente positivo, da obra, ou seja, avaliando-a. Alm disso, a linguagem permeada de ndices avaliativos que esto impregnados no texto. Todavia, faz-se necessrio mais estudo em outras resenhas de outras revistas da mesma rea e de outras reas para analisar se h resenhas que visam mais ao informativo, sem fazer a avaliao explcita da obra resenhada. Partimos do pressuposto de que necessrio deixar mais claro para os alunos qual o objeto especfico de ensino que queremos enfocar, sendo necessria, desse modo, a compreenso de determinado gnero; no caso especfico, o gnero resenha acadmica.

RESUMO
Este trabalho tem com objetivo fazer um estudo sobre o gnero resenha, buscando uma melhor definio para a chamada resenha e a resenha crtica, pois percebemos que h, na comunidade acadmica, dificuldades para identific-las e classific-las. Para tal estudo, buscamos diferentes autores que tem trabalhado com este gnero. Palavras-chave: gnero; resenha acadmica; produo de textos.

ABSTRACT
This paper aims to study the genre known as review in an attempt to provide a more adequate definition to both review and critical review as it is often difficult for the academic community to conceptualize and classify them. This work examined different studies that have investigated this genre Key-words: genre; academic review; text production.

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

279

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A COMPREENSO

DO GNERO RESENHA

RESENHAS CITADAS
Berber Sardinha, A. (1999) Resenha de Corpus Linguistic Investigating language structure and use por D. Biber et alli. DELTA, So Paulo, v.15:1. Camillo, L. (2004). Resenha de Alfabetizao e letramento por Soares, M. Linguagem e Ensino, Pelotas, vol. 7, n 2. Enz, A. (2004). Resenha de Livro e Liberdade por Cnfora, L. Linguagem e Ensino, Pelotas, vol. 7, n 2. Ferreira,M. M. (2005) Resenha de Gneros textuais: reflexes e ensino por Karwoski, A.; Gaydeczka, B. & Brito, K.S. Linguagem em Discurso, SC, vol.6. Lazzarotto, C. (2004). Resenha de Aprendizagem e distrbios da linguagem escrita. Questes clnicas e educacionais por Zorzi, J., Linguagem e Ensino, Pelotas, vol. 7, n 2. Moreira, R. (2004). Resenha de A norma oculta: lngua e poder na sociedade brasileira por Bagno, Marcos. Linguagem e Ensino, Pelotas, vol. 7, n2. Nascimento, K.H. & Garcia, M. A. (2005). Resenha de A geopoltica do ingls por Lacoste, Y. Linguagem em Discurso, SC, vol.6 Netto, A.D.S. & Galli, F.C.S. Resenha de Leitura: mltiplos olhares. Linguagem em Discurso, SC, vol.6. Oliveira, M.A (1999). Resenha de Towards a social science of language papers in honor of William Labov Volume 1: Variating and change in language and society editado por G. Guy et alli.. DELTA, So Paulo, v.15:2. Ostermann, A. C. (1999). Resenha de Sociolingstica interacional:antropologia, lingstica e sociologia em anlise do discurso organizado por B.T. Ribeiro & P.M.Garcez. DELTA, So Paulo, v.15:2. Paiva, M. C.(1999). Resenha de Towards a social science of language. V2: Social interaction structure editado por F. Guy et alli.. DELTA, So Paulo, v. 15:1. Reichmann, C. (2005). Resenha de Letramento e formao do professor: prticas discursivas, representaes e construo do saber por Kleiman, A. & Matncio, M.L. Linguagem em Discurso, SC, vol.6.

REFERNCIAS
ARAJO, Antonia Dilamar. Lexical signalling: a study of unspecific-nouns in book reviews. Florianpolis, 1996. Tese (Doutorado em Lingstica) - Universidade Federal de Santa Catarina, 1996. _____. Resenha crtica acadmica: relaes entre termos especficos e no especficos. Trabalho apresentado no Congresso Nacional da ABRALIN, 21., 1997. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 8. ed. Traduo de: Michel Lahud e Yara F. Vieira. So Paulo: Hucitec, 1929-1997. _____. Esttica da criao verbal. Traduo de: Maria Ermantina G. G. Pereira So Paulo: Martins Fontes, 1979-2000.

280

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

MUNIZ-OLIVEIRA, S. SUBSDIOS PARA A

COMPREENSO DO GNERO RESENHA

BEZERRA, Benedito Gomes. A distribuio das informaes em resenhas acadmicas. Cear, 2001. Dissertao (Mestrado em Lingstica) - Universidade Federal do Cear, 2001. BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo scio-discursivo. 2. ed. Traduo de: Anna Rachel Machado. So Paulo: EDUC, 1997-2003. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Pour un enseignement de loral initiation aux genres formels lcole. Paris: ESF (Collection Didactique du Franais), 1998. FIORIN, Jos Luiz; SAVIOLI, Francisco Plato. Para entender o texto. So Paulo: tica, 1990. GENETTE, Grard. Palimpsestes. Paris: Le Seuil, 1981. KOCH, Ingedore G. Villaa. O texto e a construo de sentido. So Paulo: Contexto, 1997. MACHADO, Anna Rachel. Revistando o conceito de resumos. In: DIONSIO, A. P .; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. _____. Seminrio de prticas de anlises: os textos dos alunos como ndice para avaliao das capacidades de linguagem. In: COLQUIO FRANCO-BRASILEIRO DE ANLISE DE DISCURSO, 3., Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG. No prelo. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Llia. Resenha. 2. ed. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. MATNCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re)textualizao em prticas acadmicas: um estudo do resumo. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2002. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. So Paulo: Atlas, 1991. MOTTA-ROTH, Dsire. Rhetorical features and disciplinary cultures : a genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics. Florianpolis, 1995. Tese (Doutorado em Lingstica) - Universidade Federal de Santa Catarina, 1995. _____. Termos de elogio e crtica em resenhas acadmicas em lingstica, qumica e economia. Intercmbio, n. 6, p. 793-813, 1997. _____. A viso de editores sobre o gnero resenha acadmica. Intercmbio, So Paulo, v. 7, p. 135-144, 1998. MOTTA-ROTH, Dsire; HENDGES, Graciela Habuske. Captulo 4: Artigo acadmico reviso da literatura. In: MOTTA-ROTH, D. (Org.). Princpios bsicos: redao acadmica. Santa Maria, RS: Laboratrio de Leitura e Redao, Universidade Federal de Santa Maria, 2003. MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Os verbos de dizer em resenhas acadmicas e a interpretao do agir verbal. So Paulo, 2004. Dissertao (Mestrado em Lingstica Aplicada e Estudos da Linguagem) - LAEL/Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 2004. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2003. SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 70, P. 267-281, SET./DEZ. 2006. EDITORA UFPR.

281

Vous aimerez peut-être aussi