Vous êtes sur la page 1sur 11

COMO LIDAR COM CRIANAS DISLXICAS

Vicente Martins Professor Univ. Estadual Vale do Acara (UVA), Sobral, Estado do Cear, Brasil

No presente artigo, vamos apontar a dislexia como uma dificuldade especfica em leitura. A leitura uma habilidade cognitiva que leva o leitor de uma mensagem a decodificar e a compreender o texto lido. So quatro as habilidades da linguagem verbal: a leitura, a escrita, a fala e a escuta. Destas, a leitura a habilidade lingstica mais difcil e complexa. A leitura dos um processo de aquisio da lectoescrita e, como tal, compreende duas operaes fundamentais: a decodificao e a compreenso. A decodificao a capacidade que temos como escritores ou leitores ou aprendentes de uma lngua para identificarmos um signo grfico por um nome ou por um som. Esta capacidade ou competncia lingstica consiste no reconhecimento das letras ou signos grficos e na traduo dos signos grficos para a linguagem oral ou para outro sistema de signo. A aprendizagem da decodificao se consegue atravs do conhecimento do alfabeto e da leitura oral ou transcrio de um texto. Conhecer o alfabeto no significa apenas o reconhecimento das letras, e sim, entendermos a evoluo da escrita como: a) a pictogrfica (desenho figurativo), a ideogrfica (representao de idias sem indicao dos sons das palavras) e a fonogrfica (representao dos sons das palavras). Toda palavra tem uma origem, uma motivao e, a rigor, no absolutamente arbitrria como quis Ferdinand de Saussure, em seu Curso de Lingstica geral. O ag, por exemplo, nas lnguas neolatinas, como o portugus, o espanhol, o italiano e o francs, pode indicar um fonema mudo, mas traduz, por sua vez, uma origem semtica heth. O grego, por exemplo, usou a letra h para representar a vogal longa eta. Por isso, toda palavra, em portugus, iniciada pela letra h (hoje, homem, histria etc), de origem grega.

A compreenso a captao do sentido ou contedo das mensagens escritas. Sua aprendizagem se d atravs do domnio progressivo de textos escritos cada vez mais complexos (ALLIENDE: 1987, p.27) 1. AS FUNES ESSENCIAIS DA LEITURA So trs os verbos que definem as funes essenciais da leitura: a)transformar, b) compreender e c) julgar. Transformar, em leitura, se d quando o leitor converte a linguagem escrita em linguagem oral. Compreender se efetiva quando o leitor consegue captar ou d sentido ao contedo da mensagem. Julgar capacidade que o leitor tem de analisar o valor da mensagem no contexto social. 2. OS PROCESSOS DA CAPACIDADE LEITORA O enfoque da Psicolingstica, ramo interdisciplinar da Psicologia Cognitiva e da Lingstica Aplicada, considera a leitura como uma habilidade complexa, na qual intervm uma srie de processos cognitivo-lingsticos de distintos nveis, cujo incio um estmulo visual e cujo final deve ser a decodificao do mesmo e sua compreenso. Refiro-me aos processos bsicos e superiores da habilidade leitora. Os processos bsicos da leitura so tambm chamados de processos de nvel inferior. Sua finalidade o reconhecimento e a compreenso das palavras. Dentro destes se encontram a decodificao e a compreenso de palavras. Os processos superiores ou de nvel superior tm por finalidade a compreenso de textos. Os dois processos, isto , os bsicos e os superiores, devem ser considerados no ensino do portugus e na aprendizagem da lectoescrita uma vez que funcionam de modo interativo ou interdependente. Os processos bsicos, isto , que se voltam decodificao e compreenso de palavras, so particularmente importantes nas primeiras etapas da aprendizagem da leitura (ou leitura inicial na educao infantil) e devem ser automatizados ou bem assimilados no primeiro ciclo do ensino fundamental (at a quarta srie), j que um

dficit em algum deles atua como um n de gravata que impede o desenvolvimento dos processos superiores de compreenso leitora. Processos preceptivos - O leitor atinge a decodificao atravs dos processos perceptivos e dos processos lxicos. Os processos perceptivos referem-se percepo visual. A percepo visual permite a extrao de informaes sobre cosias, lugares e eventos do mundo visvel. Portanto, a percepo um processo para aquisio de informaes e conhecimentos, guardando estreita relao com a memria de longo prazo (MLP) e a cognio. A percepo uma das primeiras atividades que tomam parte do processo leitor e a forma mais especfica da percepo visual. Aprendemos a ler com o poder do olhar. Ao nos engajarmos na leitura, fixamos, inicialmente, nossa olhada nos smbolos impressos, isto , nas palavras e nos seus grafemas, e se no analisamos em profundidade o que realmente ocorre pode parecer-nos que os olhos percebem as palavras de uma linha ou de um texto de forma contnua. Ler, a rigor, no apenas ler as palavras nas linhas, na sua dimenso linear sintagmtica, mas ler as entrelinhas, o subjacente, o paradigmtico, o ausente, o dito no explcito no texto. Essa operao visual se d assim: os olhos se movimentam da esquerda para direita mediante uns saltos rpidos denominados movimentos oculares sacdicos. No percurso da leitura, vamos alternando fixaes e movimentos sacdicos e somente podemos ler e compreender o que lemos nos perodos em que nos fixamos, em cerca de um quarto de segundo (com a faixa mdia sendo de cerca de 150-500ms com uma mdia de 200-250 ms) nos olhos no texto. (ELLIS: 1995, p.17). A durao e amplitude das fixaes e a direo dos movimentos sacdicos no variam arbitrariamente, e sim, dependem de: a) as caractersticas do texto, b) a maturidade dos processos cognitivos do leitor, c) a viso, d) a fadiga ocular, e) a iluminao, f) a distncia olho-texto, g) a postura do corpo e h) o tipo de letra e papel. Processos lxicos Depois da anlise perceptiva, o passo seguinte chegarmos ao significado das palavras que, no ensino da lngua materna, , realmente, o que interessa aos professores, escola e famlia e aos prprios alunos. Se nosso objetivo tambm a leitura em voz alta, ento, devemos trabalhar a soletrao, a entonao ou a pronncia escorreita das palavras.

Dois so os caminhos que existem para chegarmos ao reconhecimento das palavras e extrairmos o significado das mesmas. Falaremos pois de duas rotas que nos ajudam no reconhecimento das palavras: a) a fonolgica ou indireta ou tambm chamada via indireta (VI) e b) a rota visual ou lxica ou via direta (VD). A rota fonolgica - A rota fonolgica a que a nos permite a leitura de textos, segmentando-os, por fora da metalinguagem, em seus componentes (pargrafos, perodos, oraes, frases, sintagmas, palavras, morfemas), como tambm em slabas ou em sons da fala (fonemas). Baseia-se a rota fonolgica na segmentao fonolgica das palavras escritas, por meio da qual o leitor tem a alcana a chamada conscincia fonolgica. A rota fonolgica o guia prtico para o alfabetizador que trabalha, em sala de aula, com o chamado mtodo fnico de leitura. A rota fonolgica consiste em descriminar os sons correspondentes a cada uma das letras ou grafemas que compem a palavra. Esta rota permite, na realidade, o reconhecer das letras das palavras e sua transformao em sons. Atravs desta via, portanto, podemos, como leitores hbeis, ler palavras pouco freqentes (por exemplo, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconitico, a maior palavra na lngua portuguesa), desconhecidas e inclusive as pseudopalavras (MARTINS: 2002). A rota fonolgica a via, pois, para se atingir a conscincia fonolgica, atravs da qual se podem ler todas as palavras em lngua portuguesa, j que nosso idioma neolatino alfabtico e transparente, isto , no tem palavras, a rigor, irregulares, impossveis de serem lidas (exceto os estrangeirismos). Podemos, enfim, resumir os objetivos da via fonolgica no processo de aquisio da leitura:

Identificar as letras atravs da anlise visual Recuperar os sons mediante a conscincia fonolgica Pronunciar os sons da fala fazendo uso do lxico auditivo Chegar ao significado de cada palavra no lxico interno (vocabulrio)

A via fonolgica mais lenta que a via direta j que o processo requerido muito mais extenso at chegarmos a reconhecer a palavra, no entanto, no menos importante e, inclusive, podemos afirmar que os estgios iniciais da aprendizagem da leitura dependem da conscincia fonolgica.

A rota visual ou direta ou lxica - uma rota global e muito rpida j que nos permite o reconhecimento global da palavra e sua pronunciao imediata sem necessidade de analisar os signos ( significante e significado) que a compem. Os passos que temos na leitura de palavras atravs da via direta so:

Analisar globalmente a palavra escrita: anlise visual Ativar as notaes lxicas Chegar ao significado no lxico interno (vocabulrio) Recuperar a pronunciao no caso de leitura em voz alta

O modelo de leitura atravs da rota direta permite explicar a facilidade que temos para reconhecer as palavras cuja imagem visual temos visto com muita freqncia. Isto , atravs desta rota podemos ler palavras que nos so familiares em nvel de escrita. A rota direta base para a prtica do mtodo global de leitura (tambm chamado construtivista) Em qualquer caso, ambas as vias no so excludentes entre si As rotas fonolgica e global so necessrias e coexistem na leitura hbil. medida que a habilidade leitora se desenvolve, intensificamos as estratgias da via direta ou lxica ou ambas ao mesmo tempo. 3. FATORES QUE INFLUENCIAM A DISLEXIA Os padres de movimentos oculares so fundamentais para a leitura eficiente. So as fixaes nos movimentos oculares que garantem que o leitor possa extrair informaes visuais do texto. No entanto, algumas palavras so fixadas por um tempo maior que outras. Por que isso ocorre? Existiriam assim fatores que influenciam ou determinam ou afetam a facilidade ou dificuldade do reconhecimento de palavras, a saber: a) familiaridade, b) freqncia, c0 idade da aquisio, d) repetio, e) significado e contexto, f) Regularidade de correspondncia entre ortografia-som ou grafemafonema e g) Interaes. (ELLIS: 1995, p.19-28). 4. A DISLEXIA COMO FRACASSO INESPERADO A dislexia, segundo Jean Dubois et alii (1993, p.197), um defeito de aprendizagem da leitura caracterizado por dificuldades na correspondncia entre

smbolos grficos, s vezes mal reconhecidos, e fonemas, muitas vezes, mal identificados. A dislexia, segundo o lingista, interessa de modo preponderante tanto discriminao fontica quanto ao reconhecimento dos signos grficos ou transformao dos signos escritos em signos verbais. A dislexia, para a Lingstica, assim, no uma doena, mas um fracasso inesperado (defeito) na aprendizagem da leitura, sendo, pois, uma sndrome de origem lingstica. As causas ou a etiologia da sndrome dislxica so de diversas ordens e dependem do enfoque ou anlise do investigador. Aqui, tendemos a nos apoiar em aportes da anlise lingstica e cognitiva ou simplesmente da Psicolingstica. Muitas das causas da dislexia resultam de estudos comparativos entre dislxicos e bons leitores. Podemos indicar as seguintes: a) Hiptese de dficit perceptivo, b) Hiptese de dficit fonolgico e c) Hiptese de dficit na memria. Atualmente os investigadores na rea de Psicolingstica aplicada educao escolar, apresentam a hiptese de dficit fonolgico como a que justificaria, por exemplo, o aparecimento de dislxicos com confuso espacial e articulatria. Desse modo, so considerados sintomas da dislexia relativos leitura e escrita os seguintes erros: a. erros por confuses na proximidade especial: a) confuso de letras simtricas, b) confuso por rotao e c) inverso de slabas b. Confuses por proximidade articulatria e seqelas de distrbios de fala: a) confuses por proximidade articulatria, b) omisses de grafemas e c) omisses de slabas. As caractersticas lingsticas, envolvendo as habilidades de leitura e escrita, mais marcantes das crianas dislxicas, so:

A acumulao e persistncia de seus erros de soletrao ao ler e de ortografia ao escrever Confuso entre letras, slabas ou palavras com diferenas sutis de grafia: a-o; c-o; e-c; f-t; h-n; i-j; m-n; v-u etc. Confuso entre letras, slabas ou palavras com grafia similar, mas com diferente orientao no espao: b-d; b-p; d-b; d-p; d-q; n-u; w-m; a-e.

Confuso entre letras que possuem um ponto de articulao comum, e, cujos sons so acusticamente prximos: d-t; j-x; c-g;m-b-p; v-f Inverses parciais ou totais de silabas ou palavras: me-em; sol-los; som-mos; sal-las; pal-pla.

Segundo Mabel Condemarn (1987, p.23), outras perturbaes da aprendizagem podem acompanhar os dislxicos:

Alteraes na memria Alteraes na memria de sries e seqncias Orientao direita-esquerda Linguagem escrita Dificuldades em matemtica Confuso com relao s tarefas escolares Pobreza de vocabulrio Escassez de conhecimentos prvios (memria de longo prazo)

Agora, uma pergunta pode advir: Quais as causas ou fatores de ordem pedaggicolingstica que favorecem a apario das dislexias? De modo geral, indicaremos causas de ordem pedaggica, a comear por:

Atuao de docente no qualificado para o ensino de lngua materna (por exemplo, um professor ou professora sem formao superior na rea de magistrio escolar ou sem formao pedaggica, em nvel mdio, que desconhea a fonologia aplicada alfabetizao ou conhecimentos lingsticos e metalingsticos aplicados aos processos de leitura e escrita) Crianas com tendncia inverso Crianas com deficincia de memria de curto prazo Crianas com dificuldades na discriminao de fonemas (vogais e consoantes) Vocabulrio pobre Alteraes na relao figura-fundo Conflitos emocionais O meio social As crianas com dislalia Crianas com leso cerebral

No caso da criana em idade escolar, a Psicolingstica define a dislexia como um fracasso inesperado na aprendizagem da leitura (dislexia), da escrita (disgrafia) e da

ortografia (disortografia) na idade prevista em que essas habilidades j devem ser automatizadas. o que se denomina de dislexia de desenvolvimento. No caso de adulto, tais dificuldades quando ocorrem depois de um acidente vascular cerebral (AVC) ou traumatismo cerebral, dizemos que se trata de dislexia adquirida. A dislexia, como dificuldade de aprendizagem, verificada na educao escolar, um distrbio de leitura e de escrita que ocorre na educao infantil e no ensino fundamental. Em geral, a criana tem dificuldade em aprender a ler e escrever e, especialmente, em escrever corretamente sem erros de ortografia, mesmo tendo o Quociente de Inteligncia (Q.I) acima da mdia. Alm do Q.I acima da mdia, o psiclogo Jesus Nicasio Garca, assinala que devem ser excludas do diagnstico do transtorno da leitura as crianas com deficincia mental, com escolarizao escassa ou inadequada e com dficits auditivos ou visuais.(1998, p.144). Tomando por base a proposta de Mabel Condemarn (l989, p. 55), a dificuldade de aprendizagem relacionadas com a linguagem (leitura, escrita e ortografia), pode ser inicial e informalmente (um diagnstico mais preciso deve ser feito e confirmado por neurolingista) diagnosticada pelo professor de lngua materna, com formao na rea de Letras e com habilitao em Pedagogia, que pode vir a realizar uma medio da velocidade da leitura da criana, utilizando, para tanto, a seguinte ficha de observao, com as seguintes questes a serem prontamente respondidas:

A criana movimenta os lbios ou murmura ao ler? A criana movimenta a cabea ao longo da linha? Sua leitura silenciosa mais rpida que a oral ou mantm o mesmo ritmo de velocidade? A criana segue a linha com o dedo? A criana faz excessivas fixaes do olho ao longo da linha impressa? A criana demonstra excessiva tenso ao ler? A criana efetua excessivos retrocessos da vista ao ler?

Para o exame dos dois ltimos pontos, recomendvel que o professor coloque um espelho do lado posto da pgina que a criana l. O professor coloca-se atrs e nessa posio pode olhar no espelho os movimentos dos olhos da criana.

O cloze, que consiste em pedir criana para completar certas palavras omitidas no texto, pode ser importante, tambm, aliado para o professor de lngua materna determinar o nvel de compreensibilidade do material de leitura (ALLIENDE: 1987, p.144) No campo da Psicolingstica, a dislexia possui uma rica tipologia. Para descrever alguns tipos, vamos tomar como referncia lexicogrfica, para nossa refundio terminolgica, o trabalho de M. F. Xavier e Mira Helena M. Mateus, organizadores Dicionrio de termos lingsticos (Lisboa: Cosmos: 1990). A dislexia pode ser considerada um tipo de afasia sensorial. Como tal caracterizase, segundo as autoras, pela incapacidade de compreender palavras escritas ou impressas, proveniente de leso no lbulo lingual. O indivduo incapaz de ler corretamente, apesar de a sua viso ser perfeita e de poder soletrar ou, mesmo, escrever. No caso da criana, especialmente no ensino fundamental, quando manifesta, a dislexia pode tratar-se de um fracasso inesperado na aprendizagem da leitura e da escrita na idade prevista (dislexia de desenvolvimento), enquanto no caso do adulto se trata de dificuldades na leitura depois de acidente vascular cerebral ou traumatismo cerebral (dislexia adquirida). Basicamente, os autores apresentam os dois tipos fundamentais de dislexia: a adquirida e a desenvolvimental. A dislexia adquirida, como o prprio nome sugere, um distrbio adquirido que se caracteriza pela incapacidade de ler ou deteriorao da funo de ler, resultante de um acidente vascular cerebral ou traumatismo cerebral. So quatro os tipos de dislexia adquirida: dislexia fonolgica, dislexia profunda, leitura soletrada (dislexia de estrutura de palavra ou sndrome de Djerine) e dislexia de superfcie. A dislexia desenvolvimental ou dislexia de desenvolvimento refere-se a distrbios de leitura e de escrita que ocorrem na educao infantil.Em geral, a criana tem dificuldade em aprender a ler e escrever e, especialmente, em escrever correctamente sem erros de ortografia, mesmo tendo o Q.I. acima da mdia. O nvel de distrbios definido pelo teste de dislexia de Bangor. Ao lado da dislexia adquirida e desenvolvimental, existem outras manifestaes da sndrome dislxica. Uma delas a chamada dislexia de estrutura de palavra que consiste na incapacidade de ler a no ser pronunciando em voz alta uma letra de cada vez. o nico tipo de dislexia adquirida que pode ser explicado do ponto de vista neurolgico. Na maioria dos casos a escrita no afectada. No menos importante a dislexia de superfcie que se define como a incapacidade de ler caracterizada por distrbios que ocorrem entre o sistema de reconhecimento visual de palavras e o sistema semntico. O paciente continua, no

entanto, a poder dizer a palavra j que o sistema de reconhecimento visual e o sistema responsvel pela produo da voz continuam intactos. A dislexia fonolgica, de grande interesse para a Pedagogia, refere-se incapacidade de ler em voz alta as no-palavras e as pseudo-palavras, por exemplo, "bur", "pquina", enquanto se mantm intacta a capacidade de leitura do vocabulrio corrente. O indivduo pode acusar igualmente outros sintomas, por exemplo, erros visuais ao produzir pseudo-palavras na leitura em voz alta, em vez da palavra existente, por exemplo "pquina" em vez de "mquina". Erros derivacionais tambm podem surgir na leitura oral, especialmente quando contm morfemas presos. H dislexia profunda que pode ser definida como a incapacidade de ler sem cometer erros semnticos. As outras afirmam que podem observar-se, no caso da dislexia profunda, igualmente, outros sintomas, tais como deficincia visual, substituio de palavras funcionais e erros derivacionais. Palavras dificilmente representveis por imagens tornam-se mais difceis de ler em voz alta do que as de representao fcil; os verbos so mais difceis de ler em voz alta que os adjectivos, os quais, por sua vez, so mais difceis de ler do que os substantivos. O paciente pode ser diagnosticado como dislxico profundo se na sua leitura em voz alta forem detectados apenas erros semnticos. Bibliografia e webliografia bsicas: 1. ALLIENDE, Felipe, CONDEMARN, Mabel. (1987). Leitura: teoria, avaliao e desenvolvimento. Traduo de Jos Cludio de Almeida Abreu. Porto Alegre: Artes Mdicas. 2. CONDEMARN, Mabel, BLOMQUIST, Marlys. (1989). Dislexia; manual de leitura corretiva. 3 ed. Traduo de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Mdicas. 3. DUBOIS, Jean et alii. (1993). Dicionrio de lingstica. SP: Cultrix. ELLIS, Andrew W. (1995). Leitura, escrita e dislexia: uma anlise cognitiva. 2 ed. Traduo de Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Mdicas. 4. GARCA, Jesus Nicasio. (1998). Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemtica. Traduo de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Mdicas. 5. HOUT, Anne Van, SESTIENNE, Francoise. (2001). Dislexias: descrio, avaliao, explicao e tratamento. 2 ed. Traduo de Cludia Schilling. Porto Alegre: Artes Mdicas.

10

6. MARTINS, Vicente. (2002). Lingstica Aplicada s dificuldades de aprendizagem relacionadas com a linguagem: dislexia, disgrafia e disortografia. Disponvel na Internet: http://sites.uol.com.br/vicente.martins/ 7. CHAPMAN, Robin S. (org.). (1996). Processos e distrbios na aquisio da linguagem. Traduo de Emilia de Oliveira Diehl e Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Mdicas. 284p 8. CHAPMAN, Robin S. et alii. (1996). Fala infantil: suposies de um modelo processual desenvolvimental para a aprendizagem inicial da linguagem. In CHAPMAN, Robin S. (org.). (1996). Processos e distrbios na aquisio da linguagem. Traduo de Emilia de Oliveira Diehl e Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Mdicas. p.15 29. 9. KAMBI, Alan G. (1996). Trs perspectivas sobre processamento lingstico: interacionismo, modularidade e holismo. In CHAPMAN, Robin S. (org.). (1996). Processos e distrbios na aquisio da linguagem. Traduo de Emilia de Oliveira Diehl e Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Mdicas. p.5269. 10. KENT, Raymond D. (1996). Desenvolvimento fonolgico como biologia e comportamento. In CHAPMAN, Robin S. (org.). (1996). Processos e distrbios na aquisio da linguagem. Traduo de Emilia de Oliveira Diehl e Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Mdicas. p.73-89. 11. MILOSKY, Linda M. (1996). As crianas na escuta: o papel do conhecimento de mundo na compreenso da linguagem. In CHAPMAN, Robin S. (org.). (1996). Processos e distrbios na aquisio da linguagem. Traduo de Emilia de Oliveira Diehl e Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Mdicas. p.30-51. 12. SOL, Isabel. (1998). Estratgias de leitura. Traduo de Cludia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: ArtMed. 194 p. 13. STRAND, Edythe A. (1996). A integrao entre o controle motor da fala e a formulao de linguagem nos modelos processuais de aquisio. In CHAPMAN, Robin S. (org.). (1996). Processos e distrbios na aquisio da linguagem. Traduo de Emilia de Oliveira Diehl e Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Mdicas. p.90-109. 14. Sugesto de leitura: 15. Xavier, M. F. & M. H. M. Mateus (1990) (orgs.) Dicionrio de termos lingsticos. Volume 1. Lisboa: Cosmos

11

Vous aimerez peut-être aussi