Vous êtes sur la page 1sur 10

CENTRO UNIVERSITRIO DA FEI

GABRIEL AUGUSTO BRAZO DE SOUZA

DISCUSSO DO PROCESSO DE OBTENO DE PS METLICOS POR DECOMPOSIO DE CARBONILAS

So Bernardo do Campo 2013

CENTRO UNIVERSITRIO DA FEI

GABRIEL AUGUSTO BRAZO DE SOUZA

DISCUSSO DO PROCESSO DE OBTENO DE PS METLICOS POR DECOMPOSIO DE CARBONILAS

Trabalho que visa discutir a obteno de ps metlicos por decomposio de carbonilas, como requisito para aprovao da disciplina Processos Metalrgicos de Fabricao.

So Bernardo do Campo 2013

SUMRIO

1. 2.

INTRODUO .................................................................................................................. 4 METALURGIA DO P .................................................................................................... 5

2.1 Vantagens da metalurgia do p ......................................................................................... 6 3. PROCESSOS DE OBTENO DO P METALICO ................................................. 6

3.1 Processo de decomposio de carbonilas ......................................................................... 7 3.2 Caractersticas do p produzido ....................................................................................... 7 4. 5. CONCLUSO .................................................................................................................... 8 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................ 9

1. INTRODUO

O presente trabalho aborda a importncia da metalurgia do p e sua aplicao. Tambm mostrando suas vantagens sobre outros processos de fabricao. Procura-se apresentar a obteno do p metlico de ferro e nquel a partir da decomposio de suas carbonilas.

2. METALURGIA DO P

Metalurgia do p um processo definido pela fabricao de peas a partir de ps metlicos ou no metlicos. O processo consiste em compactar e/ou modelar a mistura e aquec-la (etapa chamada de sinterizao), com o objetivo de melhorar a coeso da estrutura interna. A caracterstica especfica do processo que a temperatura permanece abaixo da temperatura de fuso do elemento constituinte principal. A metalurgia do p um processo em que a economia de material levada ao extremo, com mnimas perdas de matria-prima (as perdas na usinagem convencional, por exemplo, podem chegar a 50%). Certas ligas podem ser obtidas pela metalurgia do p a custos vrias vezes inferiores do que se fossem produzidas pela metalurgia convencional.

Figura 1 Fonte: http://www.revistaih.com.br

Ela utilizada para produzir peas complexas, como as mostradas na figura 1, que necessitariam de muitos processos de fabricao e gerariam alta produo de cavaco. Para tais, a metalurgia do p apresenta-se como melhor alternativa para a produo em larga escala (acima de 2000 peas), com apenas uma prensa e um operador.

A possibilidade de conjugar peas simples e partes sinterizadas tambm representa um importante fator de economia de custos, com preservao de qualidade do produto final. 2.1 Vantagens da metalurgia do p

Alto aproveitamento da matria prima, geralmente acima de 95%. Este aproveitamento reflete-se no custo de fabricao permitindo que o produto seja economicamente vantajoso frente aos obtidos por outros processos.

um processo com baixo impacto ambiental por no ser poluente e por exigir uma baixa energia de transformao do material.

Na figura 2 est visvel a diferena do consumo de energia nos diferentes processos de manufatura e o uso de matria prima.

Figura 2 Fonte: http://www.revistaih.com.br

3. PROCESSOS DE OBTENO DO P METALICO

A matria prima na metalurgia do p tem um fator bsico, principalmente no que diz respeito sua uniformidade, mais do que na maioria dos processos metalrgicos convencionais. Por isso preciso o seu controle rigoroso, o que significa que todas as

suas caractersticas devem ser determinadas com a maior cautela possvel e tambm devem ser bem conhecidas. Existem os processos principais que so necessrios para obteno do p metlico, e eles so, a reduo direta do minrio de ferro por carbono, a atomizao de ao baixo carbono por gua e a granulao de ferro fundido por gua seguida por moagem. Neste trabalho o objetivo ser o de discutir o processo de obteno dos ps metlicos atravs da decomposio de suas carbonilas.

3.1 Processo de decomposio de carbonilas

Esse processo consiste na condensao de um metal a partir de seu vapor. Os elementos que aparecem com maior frequncia so o ferro e o nquel. Esses metais so obtidos pela decomposio de suas carbonilas correspondentes. Para isso, as carbonilas de ferro (Fe(CO)5 )e de nquel(Ni(CO)4 ) so preparadas pela passagem de CO, sob alta presso, sobre uma massa de metal aquecida, seguindo-se a condensao na forma lquida e armazenando o lquido sob presso. Aquecendo as carbonilas at seu ponto de ebulio em recipientes aquecidos presso atmosfrica sob condies que levam decomposio do vapor dentro dos recipientes e no em suas paredes, originam os ps metlicos correspondentes. Os ps so recolhidos, peneirados e se necessrios, modos e recozidos. Obs. o Fe(CO)5 tem o seu ponto a 102,5C e o Ni(CO)4 a 42,7 C

3.2 Caractersticas do p produzido

A pureza desses ps geralmente elevada, superando os 99% e suas principais impurezas so o carbono, nitrognio e o oxignio. O formato das partculas pode ser rigorosamente controlado. O p de ferro carbonila muito fino e se apresenta em formato esfrico bastante regular e o de nquel apesar de esfrico, apresenta-se de forma bastante irregular e porosa.

4. CONCLUSO

Realizando uma anlise do tema proposto pode-se observar que a metalurgia do p importante para a fabricao de peas metlicas e no metlicas que apresentam geometria complexa. Tambm conclui-se que ela influncia no aspecto econmico, sendo mais barato para realiza-la. No mtodo de obteno por decomposio de carbonilas conclui-se que a pureza obtida elevada.

5. BIBLIOGRAFIA

CHIAVERINI, Vicente. Metalurgia do P: Tcnicas e Produtos. So Paulo/SP: Ed. ABM Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais.

Disponvel em: <www.metalurgiadopo.com.br > Acesso em: 09/09/2013

Disponvel em: <http://www.revistaih.com.br > Acesso em: 10/09/2013

10

Vous aimerez peut-être aussi