Vous êtes sur la page 1sur 21

LEI 18030 2009

Data: 12/01/2009

Origem: LEGISLATIVO

Dispe sobre a distribuio da parcela da receita do produto da arrecadao do ICMS pertencente aos Municpios.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

CAPTULO I DA DISTRIBUIO DA PARCELA DA RECEITA DO ICMS PERTENCENTE AOS MUNICPIOS

Seo I Dos Critrios Art. 1 - A parcela da receita do produto da arrecadao do Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao - ICMS - pertencente aos Municpios, de que trata o 1 do art. 150 da Constituio do Estado, ser distribuda nos percentuais indicados no Anexo I desta Lei, conforme os seguintes critrios: I - Valor Adicionado Fiscal - VAF -: valor apurado com base nos critrios para clculo da parcela de que trata o inciso I do 1 do art. 150 da Constituio do Estado; II - rea geogrfica: relao percentual entre a rea geogrfica do Municpio e a rea total do Estado, informadas pelo Instituto de Geocincias Aplicadas - IGA -; III - populao: relao percentual entre a populao residente no Municpio e a populao total do Estado, medida segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE -; IV - populao dos cinqenta Municpios mais populosos: relao percentual entre a populao residente em cada um dos cinqenta Municpios mais populosos do Estado e a populao total desses Municpios, medida segundo dados do IBGE; V - educao; VI - produo de alimentos; VII - patrimnio cultural: relao percentual entre o ndice de Patrimnio Cultural do Municpio e o somatrio dos ndices de todos os Municpios, fornecida pelo Instituto Estadual do Patrimnio Histrico e Artstico - IEPHA -, observado o disposto no Anexo II desta Lei;

VIII - meio ambiente; IX - sade; X - receita prpria: relao percentual entre a receita prpria do Municpio, oriunda de tributos de sua competncia, e as transferncias de recursos federais e estaduais recebidas pelo Municpio, baseada em dados relativos ao segundo ano civil imediatamente anterior ao do clculo, fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado; XI - cota mnima: parcela a ser distribuda em igual valor para todos os Municpios; XII - Municpios mineradores: percentagem mdia do Imposto nico sobre Minerais - IUM recebido pelos Municpios mineradores em 1988, com base em ndice elaborado pela Secretaria de Estado de Fazenda, demonstrando a efetiva participao de cada um na arrecadao do IUM naquele exerccio; XIII - recursos hdricos; XIV - Municpios sede de estabelecimentos penitencirios; XV - esportes; XVI - turismo; XVII - ICMS solidrio; XVIII - mnimo per capita.

Seo II Da Distribuio

Subseo I Do Critrio "Educao" Art. 2 - Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "educao", de que trata o inciso V do art. 1, sero distribudos aos Municpios de acordo com a relao entre o total de alunos atendidos, inclusive os alunos da pr-escola, e a capacidade mnima de atendimento do Municpio, relativamente aos dados do ano civil imediatamente anterior, calculada de acordo com o Anexo III desta Lei e publicada pela Fundao Joo Pinheiro at o dia 31 de agosto de cada ano, com base em dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Educao e pelo Tribunal de Contas do Estado. Pargrafo nico. Para efeito do clculo previsto neste artigo, ficam excludos os Municpios nos quais o nmero de alunos atendidos pela rede municipal no corresponda a, pelo menos, 90% (noventa por cento) de sua capacidade mnima de atendimento.

Subseo II Do Critrio "Produo de Alimentos" Art. 3 - Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "produo de alimentos", de que trata o inciso VI do art. 1, sero distribudos aos Municpios da seguinte forma: I - parcela de 35% (trinta e cinco por cento) do total de acordo com a relao percentual entre a rea cultivada do Municpio e a rea cultivada do Estado, considerada a mdia dos dois ltimos anos anteriores ao do clculo, incluindo-se na rea cultivada a rea destinada agricultura de pequeno porte; II - parcela de 30% (trinta por cento) do total de acordo com a relao percentual entre o nmero de pequenos produtores agropecurios do Municpio e o nmero de pequenos produtores agropecurios do Estado; III - parcela de 30% (trinta por cento) do total entre os Municpios onde exista programa ou estrutura de apoio ou rgo de apoio produo, ao desenvolvimento e comercializao de produtos agropecurios, de acordo com a relao percentual entre o nmero de produtores agropecurios atendidos e o nmero total de produtores agropecurios existentes no Municpio e no Estado; IV - parcela de 5% (cinco por cento) do total aos Municpios onde exista Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentvel - CMDRS - constitudo e Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentvel - PMDRS - em execuo. 1 - Para os efeitos deste artigo, considera-se pequeno produtor agropecurio aquele que preencher os seguintes requisitos: I - manter at dois empregados permanentes, permitida a contratao eventual de terceiros; II - ter, no mnimo, 80% (oitenta por cento) de sua renda bruta anual proveniente de explorao agropecuria; III - residir na propriedade rural ou em aglomerado urbano prximo. 2 - Os dados constitutivos dos ndices a que se refere este artigo sero apurados em maio, para vigorar de julho a dezembro, e em novembro, para vigorar de janeiro a junho do exerccio subseqente. 3 - A Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER far publicar, at os dias 15 de junho e 15 de dezembro de cada ano, as informaes pertinentes aos incisos I a IV do caput deste artigo, para fins de distribuio dos recursos no semestre subseqente.

Subseo III Do Critrio "Meio Ambiente" Art. 4 - Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "meio ambiente", de que trata o inciso VIII do art. 1, sero distribudos aos Municpios da seguinte forma: I - parcela de 45,45% (quarenta e cinco vrgula quarenta e cinco por cento) do total aos Municpios cujos sistemas de tratamento ou disposio final de lixo ou de esgoto sanitrio, com operao licenciada ou autorizada pelo rgo ambiental estadual, atendam, no mnimo, a, respectivamente, 70% (setenta por cento) e 50% (cinqenta por cento) da populao urbana, observadas as seguintes diretrizes: a) o valor mximo a ser atribudo a cada Municpio no exceder o seu investimento inicial para a implantao do sistema, estimado com base na populao atendida e no custo mdio per capita dos sistemas de aterro sanitrio, usina de compostagem de lixo e estao de tratamento de esgotos sanitrios, custo este fixado pelo Conselho Estadual de Poltica Ambiental - Copam -, observado o disposto em regulamento; b) sobre o valor calculado na forma da alnea "a" incidir um fator de qualidade varivel de 0,1 (um dcimo) a 1 (um), apurado anualmente, conforme disposto em regulamento, com observncia de pressupostos de desempenho operacional, gesto multimunicipal e localizao compartilhada do sistema, tipo e peso de material reciclvel selecionado e comercializado no Municpio por associao ou cooperativa de coletores de resduos e energia gerada pelo sistema; e c) o limite previsto na alnea "a" decrescer, anualmente, na proporo de 20% (vinte por cento) de seu valor, a partir do dcimo primeiro ano subseqente quele do licenciamento ou autorizao para operacionalizao do sistema; II - parcela de 45,45% (quarenta e cinco vrgula quarenta e cinco por cento) do total com base no ndice de Conservao do Municpio, calculado de acordo com o Anexo IV desta Lei, considerando-se as unidades de conservao estaduais, federais, municipais e particulares e rea de reserva indgena, com cadastramento, renovao de autorizao e demais procedimentos a serem definidos em regulamento; III - parcela de 9,1% (nove vrgula um por cento) do total com base na relao percentual entre a rea de ocorrncia de mata seca em cada Municpio, nos termos da Lei n 17.353, de 17 de janeiro de 2008, e a rea total deste, informada pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF. 1 - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel far publicar, at o ltimo dia do trimestre civil, os dados constitutivos dos ndices a que se refere este artigo relativos ao trimestre imediatamente anterior, com a relao de Municpios habilitados segundo os incisos I, II e III do caput deste artigo, para fins de distribuio dos recursos no trimestre subseqente.

2 - O fator de qualidade a que se refere a alnea "b" do inciso I do caput deste artigo incidir sobre os ndices de repasse de recursos a serem aplicados a partir de 1 de janeiro do segundo ano de vigncia desta Lei. 3 - A Fundao Joo Pinheiro far apurar o valor mximo a que se refere a alnea "a" do inciso I do caput deste artigo, bem como os novos ndices a serem aplicados quando o valor mximo a ser atribudo a cada Municpio for atingido, promovendo a publicao dos percentuais a serem aplicados nos futuros repasses.

Subseo IV Do Critrio "Sade" Art. 5 - Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "sade", de que trata o inciso IX do art. 1, sero distribudos aos Municpios da seguinte forma: I - parcela de, no mximo, 50% (cinqenta por cento) do total aos Municpios que desenvolverem e mantiverem em funcionamento programas especficos voltados para o atendimento sade das famlias, mediante comprovao na Secretaria de Estado de Sade, calculada conforme a populao efetivamente atendida em relao populao total do Municpio; II - o saldo remanescente dos recursos, encerrada a distribuio conforme o inciso I, de acordo com a relao entre os gastos de sade per capita do Municpio e o somatrio dos gastos de sade per capita de todos os Municpios do Estado, calculada com base nos dados relativos ao segundo ano civil imediatamente anterior, fornecidos pelo Tribunal de Contas do Estado. Pargrafo nico. A Fundao Joo Pinheiro far publicar, na primeira segunda-feira de cada ms, os dados constitutivos e a relao dos ndices de participao de cada Municpio, no critrio a que se refere este artigo, relativos ao ms imediatamente anterior, para fins de distribuio no ms subseqente.

Subseo V Do Critrio "Recursos Hdricos" Art. 6 - Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "recursos hdricos", de que trata o inciso XIII do art. 1 - , sero destinados aos Municpios que tm rea alagada por reservatrio de gua destinado gerao de energia, da seguinte forma: I - apura-se o valor adicionado das operaes de gerao de energia eltrica de cada usina relativo ao ano imediatamente anterior ao da apurao e divide-se o valor encontrado por dois; II - atribui-se o valor encontrado na forma do inciso I aos Municpios que tm rea alagada por reservatrio de gua destinado gerao de energia e que no sejam sede da usina, na proporo entre a rea do reservatrio da usina em territrio do Estado e a localizada em cada Municpio, de

acordo com dados da Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL -, apurados pela Secretaria de Estado de Fazenda; III - a base de clculo do ndice para cada Municpio ser a soma dos valores encontrados na forma do inciso II relativos s usinas existentes em seu territrio; IV - o ndice de participao nesse critrio ser obtido pela relao percentual dos valores de cada Municpio e o total desses Municpios, encontrado na forma do inciso III. Pargrafo nico. Ficam excludas do clculo desse critrio as reas de reservatrio de gua destinado gerao de energia que estejam no territrio de Municpio sede de usina cujo movimento econmico tenha sido utilizado para apurao do critrio previsto no inciso I do art. 1.

Subseo VI Do Critrio "Municpios Sede de Estabelecimentos Penitencirios" Art. 7 - Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "Municpios sede de estabelecimentos penitencirios", de que trata o inciso XIV do art. 1, sero destinados aos Municpios com base na relao percentual entre a mdia da populao carcerria de cada Municpio do Estado onde existem estabelecimentos penitencirios, de que trata o art. 71 da Lei n 11.404, de 25 de janeiro de 1994, e a mdia da populao carcerria total desses Municpios, apurada em cada exerccio, fornecida pela Secretaria de Estado de Defesa Social. Pargrafo nico. A relao dos Municpios habilitados segundo o critrio previsto no caput e os respectivos ndices de participao, com base nos dados apurados relativos ao exerccio imediatamente anterior, para fins de distribuio dos recursos no exerccio subseqente, sero publicados pela Secretaria de Estado de Defesa Social: I - at o dia 15 de julho de cada ano, os dados dos ndices provisrios apurados relativos ao ano civil imediatamente anterior; II - at o dia 15 de agosto de cada ano, os dados dos ndices definitivos apurados relativos ao ano civil imediatamente anterior.

Subseo VII Do Critrio "Esportes" Art. 8 - Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "esportes", de que trata o inciso XV do art. 1, sero destinados aos Municpios de acordo com a relao percentual entre as atividades esportivas desenvolvidas pelo Municpio e o somatrio das atividades esportivas desenvolvidas por todos os Municpios do Estado, fornecida pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - SEEJ -, observado o disposto no Anexo V desta Lei.

1 - Somente participam deste critrio os Municpios que instalarem e mantiverem em pleno funcionamento o Conselho Comunitrio de Esportes, o qual dever elaborar e desenvolver, em conjunto com a Prefeitura Municipal, os projetos destinados promoo das atividades esportivas, bem como fiscalizar a sua execuo. 2 - A SEEJ regulamentar os procedimentos necessrios para apurao dos dados constitutivos dos ndices a que se refere o caput deste artigo. 3 - A relao dos Municpios habilitados segundo o critrio previsto no caput e os respectivos ndices de participao, com base nos dados apurados relativos ao exerccio imediatamente anterior, para fins de distribuio dos recursos no exerccio subseqente, sero publicados pela SEEJ: I - at o dia 15 de julho de cada ano, os dados dos ndices provisrios apurados relativos ao ano civil imediatamente anterior; II - at o dia 15 de agosto de cada ano, os dados dos ndices definitivos apurados relativos ao ano civil imediatamente anterior. 4 - A Fundao Joo Pinheiro fornecer anualmente SEEJ relao contendo a receita corrente lquida per capita de cada Municpio e sua respectiva memria de clculo, com base em dados de receita do exerccio anterior ao da apurao. 5 - A Tabela Faixas de Receita Corrente Lquida Per Capita, constante no Anexo V, dever ser atualizada anualmente, a partir do segundo ano de vigncia desta Lei, na proporo do crescimento nominal da receita corrente lquida de todos os Municpios em relao ao ano anterior ao da apurao.

Subseo VIII Do Critrio "Turismo" Art. 9 - Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "turismo", de que trata o inciso XVI do art. 1, sero destinados aos Municpios com base na relao percentual entre o ndice de investimento em turismo do Municpio e o somatrio dos ndices de investimento em turismo de todos os Municpios do Estado, fornecida pela Secretaria de Estado de Turismo SETUR -, observado o disposto no Anexo VI desta Lei. 1 - Para se habilitar participao no critrio "turismo", o Municpio dever: I - participar do Programa de Regionalizao do Turismo da SETUR; II - elaborar uma poltica municipal de turismo; III - constituir e manter em regular funcionamento o Conselho Municipal de Turismo e o Fundo Municipal de Turismo.

2 - As regras a serem utilizadas na avaliao dos critrios estabelecidos na Tabela Nota da Organizao Turstica do Municpio, constante no Anexo VI, sero definidas nos termos do regulamento. 3 - A Fundao Joo Pinheiro fornecer anualmente SETUR, para fins de clculo do ndice de investimento em turismo, relao contendo a receita corrente lquida per capita de cada Municpio e sua respectiva memria de clculo, com base em dados de receita do exerccio anterior ao da apurao. 4 - A Tabela Faixas de Receita Corrente Lquida Per Capita, constante no Anexo VI, dever ser atualizada anualmente, a partir do segundo ano de vigncia desta Lei, na proporo do crescimento nominal da receita corrente lquida de todos os Municpios em relao ao ano anterior ao da apurao. 5 - A relao dos Municpios habilitados segundo o critrio previsto no caput e os respectivos ndices de participao, com base nos dados apurados relativos ao exerccio imediatamente anterior, para fins de distribuio dos recursos no exerccio subseqente, sero publicados pela SETUR: I - at o dia 15 de julho de cada ano, os dados dos ndices provisrios apurados relativos ao ano civil imediatamente anterior; II - at o dia 15 de agosto de cada ano, os dados dos ndices definitivos apurados relativos ao ano civil imediatamente anterior.

Subseo IX Do Critrio "ICMS Solidrio" Art. 10. Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "ICMS solidrio", de que trata o inciso XVII do art. 1, sero distribudos de acordo com a relao percentual entre a populao de cada um dos Municpios com menor ndice de ICMS per capita do Estado e a populao total desses Municpios, fornecida pela Fundao Joo Pinheiro, observados os seguintes conceitos: I - considera-se ndice de ICMS per capita o percentual resultante da diviso do ndice consolidado dos critrios previstos nos incisos I a XVI do art. 1 de cada Municpio pela respectiva populao, medida segundo dados do IBGE; II - consideram-se Municpios com menor ndice de ICMS per capita: a) aqueles cujo percentual calculado na forma do inciso I seja inferior mdia do Estado acrescida de 40% (quarenta por cento); b) aqueles cujo percentual calculado na forma do inciso I seja superior mdia do Estado acrescida de 40% (quarenta por cento) e inferior a seis vezes a mdia do Estado, desde que tenham

participao no Fundo de Participao dos Municpios - FPM - no coeficiente 0,6 (zero vrgula seis), nos termos da Lei Complementar Federal n 91, de 22 de dezembro de 1997; c) aqueles cujo percentual calculado na forma do inciso I seja superior mdia do Estado acrescida de 40% (quarenta por cento) e inferior a duas vezes a mdia do Estado, desde que tenham populao superior a cem mil habitantes.

Subseo X Do Critrio "Mnimo Per Capita" Art. 11. Os valores decorrentes da aplicao dos percentuais relativos ao critrio "mnimo per capita", de que trata o inciso XVIII do art. 1, sero distribudos de acordo com a relao percentual entre a populao de cada um dos Municpios com menor ndice de ICMS per capita do Estado e a populao total desses Municpios, fornecida pela Fundao Joo Pinheiro, observados os seguintes conceitos: I - considera-se ndice de ICMS per capita para o clculo desse critrio o percentual resultante da diviso do ndice consolidado dos critrios previstos nos incisos I a XVII do art. 1 de cada Municpio pela respectiva populao, medida segundo dados fornecidos pelo IBGE; II - consideram-se Municpios com menor ndice de ICMS per capita para o clculo desse critrio aqueles cujo percentual calculado na forma do inciso I seja inferior a 1/3 (um tero) da mdia do Estado. Pargrafo nico. Na hiptese de no haver Municpio que atenda as condies exigidas para participar do critrio "mnimo per capita", os recursos destinados a esse critrio sero distribudos com base no critrio "ICMS solidrio", de que trata o inciso XVII do art. 1.

CAPTULO II DISPOSIES GERAIS Art. 12. A apurao do VAF observar o disposto na Lei Complementar Federal n 63, de 11 de janeiro de 1990. Art. 13. As publicaes de ndices previstas nesta Lei apresentaro os dados constitutivos e os percentuais para cada critrio. 1 - A Secretaria de Estado de Fazenda far publicar: I - at o dia 30 de junho de cada ano, o ndice provisrio do VAF; II - o resultado das impugnaes relativas ao VAF, no prazo de trinta dias contados do ltimo dia para seu recebimento; III - at o dia 31 de agosto de cada ano:

a) o ndice definitivo do VAF, para fins de distribuio dos recursos no exerccio subseqente, aps o julgamento das impugnaes previstas no art. 14; b) os dados constitutivos e a relao dos ndices de participao de cada Municpio no critrio a que se refere o inciso XIII do art. 1. 2 - A Fundao Joo Pinheiro far publicar: I - at o ltimo dia de cada ms, os ndices de que tratam os incisos I a XVIII do art. 1, bem como a consolidao destes por Municpio, para vigorarem no ms subseqente; II - o resultado das impugnaes relativas aos critrios previstos nos incisos I a XVIII do art. 1, no prazo de quinze dias contados do ltimo dia para seu recebimento. 3 - O IEPHA far publicar, para o clculo da relao percentual a que se refere o inciso VII do art. 1: I - at o dia 20 de junho de cada ano, os dados dos ndices provisrios apurados relativos ao ano civil imediatamente anterior; II - at o dia 20 de julho de cada ano, os dados dos ndices definitivos apurados relativos ao ano civil imediatamente anterior. 4 - As publicaes relativas aos critrios a que se referem os incisos II a XVIII do art. 1 - sero feitas por meio eletrnico, nas pginas oficiais dos respectivos rgos na internet. Art. 14. Sem prejuzo das aes cveis e criminais cabveis, os Prefeitos Municipais e as associaes de Municpios ou seus representantes podero impugnar, no prazo de trinta dias contados de sua publicao, os dados e os ndices relativos aos critrios para apurao anual do VAF e, no prazo de quinze dias, os demais. Art. 15. Ficam revogados os arts. 1, 2 e 4, os Anexos I a IV e a Tabela Fator de Conservao para Categorias de Manejo de Unidades de Conservao da Lei n 13.803, de 27 de dezembro de 2000. Art. 16. Esta Lei entra em vigor no primeiro dia do exerccio subseqente ao de sua publicao.

Palcio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 12 de janeiro de 2009; 221 da Inconfidncia Mineira e 188 da Independncia do Brasil.

ACIO NEVES Danilo de Castro Renata Maria Paes de Vilhena Simo Cirineu Dias

ANEXO I (a que se refere o art. 1 da Lei n 18.030, de 12 de janeiro de 2009.) Critrios de distribuio 2009 VAF (art. 1, I) rea geogrfica (art.1, II) Populao (art. 1, III) Populao dos 50 Municpios mais populosos (art. 1, IV) Educao (art. 1, V) Produo de alimentos (art. 1, VI) Patrimnio cultural (art. 1, VII) Meio ambiente (art. 1, VIII) Sade (art. 1, IX) Receita prpria (art. 1, X) Cota mnima (art. 1, XI) Municpios mineradores (art. 1, XII) Recursos hdricos (art. 1, XIII) Municpios sede de estabelecimentos penitencirios (art. 1, XIV) Esportes (art. 1, XV) Turismo (art. 1, XVI) ICMS solidrio (art. 1, XVII) Mnimo "per capita" (art. 1, XVIII) Total 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00 0,10 0,10 4,14 0,10 100,00 79,68 1,00 2,71 2,00 2,00 1,00 1,00 1,00 2,00 2,00 5,50 0,11 0,00 0,00 Percentuais/exerccio 2010 79,68 1,00 2,71 2,00 2,00 1,00 1,00 1,00 2,00 2,00 5,50 0,11 0,00 0,00 a partir de 2011 75,00 1,00 2,70 2,00 2,00 1,00 1,00 1,10 2,00 1,90 5,50 0,01 0,25 0,10

ANEXO II (a que se refere o inciso VII do art. 1 da Lei n 18.030, de 12 de janeiro de 2009.) ndice de Patrimnio Cultural - PPC PPC = Somatrio das notas do Municpio Somatrio das notas de todos os Municpios ATRIBUTO Cidade ou distrito com seu ncleo histrico urbano tombado no nvel estadual ou federal de 2.001 a 3.000 domiclios de 3.001 a 5.000 domiclios acima de 5.000 domiclios Somatrio dos conjuntos urbanos ou paisagsticos, localizados em zonas urbanas ou rurais, tombados no nvel estadual ou federal rea de 0,2 a 1,9 hectare ou que tenha de 5 a 10 unidades rea de 2 a 4,9 hectares ou que tenha de 11 a 20 unidades rea de 5 a 10 hectares ou que tenha de 21 a 30 unidades rea acima de 10 hectares ou que tenha acima de 30 unidades Bens imveis tombados isoladamente no nvel estadual ou federal, includos seus respectivos acervos de bens mveis, quando houver de 6 a 10 unidades de 11 a 20 unidades BI e/f 04 BI e/f 06 4 6 de 1 a 5 unidades BI e/f 02 2 CP e/f 05 5 CP e/f 04 4 CP e/f 03 3 NH e/f 16 CP e/f 02 16 2 NH e/f 12 12 NH e/f 08 8 CARACTERSTICA at 2.000 domiclios SIGLA NH e/f 05 NOTA 5

acima de 20 unidades Bens mveis tombados isoladamente no nvel estadual ou federal de 21 a 50 unidades de 1 a 20 unidades

BI e/f 08 BM e/f 01 BM e/f 02

8 1

acima de 50 unidades

BM e/f 03

Cidade ou distrito com seu ncleo histrico urbano tombado no nvel municipal

de 20 a 2.000 unidades

NH mun 03

acima de 2.000 unidades

NH mun 04

Somatrio dos conjuntos urbanos ou paisagsticos, localizados em zonas urbanas ou rurais, tombados no nvel municipal

rea de 0,2 hectare a 1,9 hectare ou composto de 5 unidades rea acima de 2 hectares ou composto de 10 unidades

CP mun 01

CP mun 02

Bens imveis tombados isoladamente no nvel municipal, includos seus respectivos acervos de bens mveis, quando houver

de 1 a 5 unidades

BI mun 01

de 6 a 10 unidades

BI mun 02

acima de 10 unidades

BI mun 03

Bens mveis tombados isoladamente no nvel municipal

de 1 a 20 unidades

BM mun 01

de 21 a 50 unidades

BM mun 02

acima de 50 unidades

BM mun

03 Registro de bens imateriais em nvel federal, estadual e municipal de 6 a 10 bens registrados acima de 10 bens registrados Educao patrimonial municipal Elaborao de projetos e realizao de atividades de educao patrimonial Inventrio de Proteo do Patrimnio Cultural elaborado pelo Municpio Elaborao do plano e desenvolvimento de Inventrio do Patrimnio Cultural Criao do Fundo Municipal de Preservao do Patrimnio Cultural Existncia de planejamento e de poltica municipal de proteo do patrimnio cultural e outras aes Criao do Fundo e gesto dos recursos Desenvolver poltica cultural FU mun 03 PCL mun 04 4 3 INV mun 02 2 EP mun 02 2 RI 03 RI 04 3 4 de 1 a 5 bens registrados RI 02 2

Notas: 1 - Os dados relativos aos bens tombados pelo governo federal so os constantes na relao divulgada pelo Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - IPHAN. 2 - Os dados relativos aos bens tombados pelo governo do Estado so os constantes na Relao de Bens Tombados pelo IEPHA, fornecida pelo IEPHA, e no art. 84 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio do Estado. 3 - O nmero de domiclios a que se refere a tabela foi obtido a partir do somatrio do nmero total de domiclios dos setores censitrios integrantes dos permetros de tombamento. 4 - Os permetros de tombamento e de entorno so os estabelecidos pelos respectivos dossis de tombamento ou originrios de estudos e resolues do IEPHA ou da 13a Coordenao Regional do IPHAN. 5 - O nmero total de domiclios o fornecido pelo IBGE.

6 - Os dados relativos aos tombamentos, aos registros e s polticas municipais so os atestados pelo IEPHA, mediante a comprovao pelo Municpio: a) de que os tombamentos e registros esto sendo realizados conforme a tcnica e a metodologia adequadas definidas pelo IEPHA; b) de que possui poltica de preservao de patrimnio cultural respaldada por lei e comprovada ao IEPHA, conforme definido pela instituio em suas deliberaes normativas; c) de que tem efetiva atuao na preservao dos seus bens culturais, inventariando, tombando, registrando, difundindo e investindo na conservao desses bens.

ANEXO III (a que se refere o art. 2 da Lei n 18.030, de 12 de janeiro de 2009.) ndice de Educao - PEi PEi = ICMAi x 100, considerando-se: ICMAi a) ICMAi = MRMi, onde: CMAi a.1) MRMi o nmero de matrculas na rede municipal de ensino do Municpio; a.2) CMAi a capacidade mnima de atendimento do Municpio, calculada pela relao entre 25% (vinte e cinco por cento) da receita de impostos do Municpio, compreendida a proveniente de transferncias, e o custo por aluno estimado pela Secretaria de Estado de Educao; b) ICMAi o somatrio do ICMAi para todos os Municpios.

ANEXO IV (a que se refere o inciso II do caput do art. 4 da Lei n 18.030, de 12 de janeiro de 2009.) ndice de Conservao do Municpio - IC I - ndice de Conservao do Municpio "i" ICi = FCMi, onde: FCE a) FCMi = Fator de Conservao do Municpio "i"; b) FCE = Fator de Conservao do Estado. II - FCE - Fator de Conservao do Estado FCE = FCMi, onde: a) FCMi = Fator de Conservao do Municpio "i" FCMi = FCMi,i; b) FCMi,j = Fator de Conservao da Unidade de Conservao "j" no Municpio " i ".

III - FCMi,j = rea UCi,j x FC x FQ, onde: rea Mi a) rea UCi,j = rea da Unidade de Conservao "j" no Municpio "i"; b) rea Mi = rea do Municpio "i"; c) FC = Fator de Conservao relativo categoria de unidade de conservao ou rea indgena, conforme tabela; d) FQ = Fator de Qualidade, varivel de 0,1 (um dcimo) a 1 (um), relativo a planejamento, estrutura de gesto, apoio do Municpio, infra-estrutura fsica, pessoal, financiamento, situao fundiria, conhecimento e conservao, entre outros parmetros, conforme deliberao normativa do Copam. (1) Nota: 1 - O Fator de Qualidade ser igual a 1 (um) at que sejam ponderadas as variveis e disciplinada sua aplicao, por meio de deliberao normativa do Copam.

Tabela Fator de Conservao para Categorias de Manejo de Unidades de Conservao Unidades de conservao GRUPO CATEGORIA DE MANEJO CDIGO FATOR DE CONSERVAO - FC Proteo integral Reserva biolgica Parque nacional, estadual e municipal natural Monumento natural Refgio da vida silvestre Uso sustentvel Reserva particular do patrimnio natural Reserva extrativista Reserva de desenvolvimento RESEX REDES 0,5 0,5 MN RVS RPPN 1,0 1,0 1,0 RB PAQ 1,0 1,0 Estao ecolgica EE 1,0

sustentvel Floresta nacional, estadual ou municipal Reserva de fauna rea de relevante interesse ecolgico rea de Proteo Ambiental I APA I Demais zonas rea de Proteo Ambiental II, estadual ou federal Outras categorias de unidades de conservao, definidas em lei e declaradas pelo poder pblico estadual, com o respectivo fator de conservao rea indgena AI 0,5 Reserva particular de recomposio ambiental RPRA 0,1 DZ APA II 0,1 0,025 Zona da vida silvestre ZVS 0,5 RF ARIE 0,3 0,3 FLO 0,3

ANEXO V (a que se refere o art. 8 da Lei n 18.030, de 12 de janeiro de 2009.) ndice de Esportes - IE IE = (N x P x NM x NA), onde: MB a) IE = ndice de Esportes do Municpio; b) N = nota da atividade esportiva desenvolvida pelo Municpio; c) P = peso da receita corrente lquida per capita; d) NM = nmero de modalidades esportivas de que o Municpio participa em cada atividade esportiva; e) NA = nmero de atletas participantes em cada atividade esportiva; f) MB = somatrio das notas de todos os Municpios beneficiados.

Tabela Faixas de Receita Corrente Lquida "Per Capita" RECEITA CORRENTE LQUIDA "PER CAPITA" - R$ 0,00 a 750,00 750,01 a 875,00 875,01 a 1.000,00 1.000,01 a 1.125,00 1.125,01 a 1.250,00 1.250,01 a 1.375,00 1.375,01 a 1.500,00 1.500,01 a 2.000,00 2.000,01 a 3.000,00 acima de 3.000,00 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 PESO

Tabela Atividades Esportivas ATIVIDADE ESPORTIVA Projetos Scio-Educacionais Esporte para Pessoas com Deficincia Jogos Escolares Municipais Minas Olmpica Jogos Escolares de Minas Gerais Minas Olmpica Jogos Interior de Minas Gerais Atividades Futebol Amador Esporte Terceira Idade Atividades de Lazer Qualificao Agente Esportivo Xadrez na Escola Academia na Escola Outros Programas/Projetos Instalao/Reforma/Equipamento Esportivo JIMI AFA ETI AL QAE XE AE PP IREE 0,5 0,5 1,0 0,5 1,0 0,5 0,5 1,5 0,5 SIGLA PSE EPD JEM JEMG NOTA 0,5 1,0 1,0 1,0

ANEXO VI (a que se refere o art. 9 da Lei n 18.030, de 12 de janeiro de 2009.) ndice de Investimento em Turismo - IIT IIT = NT x IRC, onde: MB a) IIT = ndice de Investimento em Turismo do Municpio; b) ? NT = somatrio das notas da organizao turstica do Municpio; c) IRC = ndice de receita corrente lquida per capita; d) MB = somatrio das notas de todos os Municpios beneficiados.

Tabela Faixas de Receita Corrente Lquida Per Capita RECEITA CORRENTE LQUIDA "PER CAPITA" - R$ 0,00 a 750,00 750,01 a 875,00 875,01 a 1.000,00 1.000,01 a 1.125,00 1.125,01 a 1.250,00 1.250,01 a 1.375,00 1.375,01 a 1.500,00 1.500,01 a 2.000,00 2.000,01 a 3.000,00 Acima de 3.000,00 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 IRC

Tabela Nota da Organizao Turstica do Municpio

CRITRIO Participar de um circuito turstico reconhecido pela Setur, nos termos do Programa de Regionalizao do Turismo no Estado de Minas Gerais Ter elaborada e em implementao uma poltica municipal de turismo Possuir Conselho Municipal de Turismo - Comtur -, constitudo e em funcionamento Possuir Fundo Municipal de Turismo - Fumtur -, constitudo e em funcionamento Ter participao no critrio "patrimnio cultural" desta lei (art. 1 , VII) Ter participao no critrio "meio ambiente" desta lei (art. 1, VIII)

NOTA 4,0

2,5 1,0

1,0 0,75 0,75

Vous aimerez peut-être aussi