Vous êtes sur la page 1sur 7

Anatomia Interna - endo-e

A adequada interveno endodntica requer o conhecimento detalhado da configurao interna dental. Para tanto, desde o incio do sculo passado, foram desenvolvidas vrias tcnicas visando estudar a morfologia dos grupamentos dentrios. Considerando que a radiografia, elemento que dispomos para observao da cavidade pulpar durante a terapia endodntica, fornece apenas a imagem bidimensional, muitos detalhes podero passar despercebidos. Contudo, o estudo detalhado da cavidade pulpar de cada dente, seus aspectos normais, bem como as variaes anatmicas mais frequentes, de extrema importncia. "No conhecimento da anatomia se fundamentam a arte e a cincia da cura". Kuttler, Y.

Posio dos dentes na arcada dentria, desvios da direo radicular como decorrentes da adaptao da raiz direo dos vasos sanguneos e nervos: Teoria da Hemodinmica. Anatomia das cavidades pulpares e posio dos dentes superiores e inferiores na arcada dentria, sentido mesiodistal e sentido vestbulopalatin o.

Inclinaes mdias em graus dos dentes nos arcos dentrios, sentidos mesiodistal e vestbulopalatin o.

Estudo dos grupamentos dentrios individuais de interesse Endodontia - clique nos cones abaixo:

ICS

ILS

CS

1o.PMS 2o.PMS 1o. MS 2o. MS

ICI

ILI

CI

1o. PMI 2o. PMI

1o. MI

2o. MI

Consideraes preliminares Em um mesmo indivduo no existem dois dentes iguais, considerando-se entre outros fatores, comprimento, largura e dimenses coronrias e radiculares, morfologias externa e interna, nmero e trajeto de canais radiculares e inclinaes dentrias nas arcadas. Deste modo, trataremos dos casos mais comuns, citando outros, contudo, em vista de suas considerveis incidncias. Em todo dente existem duas pores distintas: uma livre - coroa e outra implantada no osso raiz. H dentes que s possuem uma raiz (unirradiculares), ao passo que outros apresentam, comumente, duas (birradiculares) ou mais razes (multirradiculares). A sua vez, toda raiz possui, normalmente, um ou dois canais, esta ltima, nos casos de achatamento proximal acentuado. A anatomia externa pode ser estudada pela simples observao no oferecendo dificuldades, o mesmo no acontece com o estudo da configurao interna. Cavidade pulpar A polpa dentria, o nico tecido mole do dente, est protegida no interior das estruturas calcificadas numa cavidade denominada cavidade pulpar. Esta limitada pela dentina coronria e pela dentina radicular, reproduzindo a morfologia externa do dente. A cavidade pulpar est dividida em duas partes: cmara pulpar e canal radicular. ICSup - Vista vestibular Cmara pulpar: O nmero de faces que compe a cmara pulpar depende do nmero de canais que o dente contm e do grupo dental a que pertence. Assim, a cmara pulpar dos incisivos e caninos portadores de apenas um canal tem 5 paredes: mesial, distal, vestibular, lingual ou palatina e incisal (teto da cmara pulpar). ICSup - Vista vestibular ICSup - Vista proximal

Contudo, se o incisivo ou canino inferior tiver dois canais, a cmara pulpar ter, alm das faces acima citadas, mais o assoalho.

ICInf - vista proximal

CInf - vista proximal

Tratando-se de pr-molares e molares inferiores ou superiores, tambm apresentando um nico canal, a cmara pulpar composta de 5 faces: mesial, distal, vestibular, lingual ou palatina e oclusal.

1o. PMI - vista vestibular

1o. PMI - vista proximal

2o. PMS - vista vestibular

2o. MI - 1 canal

Finalmente para os casos de pr-molares e molares, superiores ou inferiores, que contm mais de um canal a cmara pulpar possui as 5 faces j citadas e mais o assoalho.

1o. PMS com 2 canais - vista proximal

1o. PMI com 2 canais - vista proximal

1o. PMI com 2 canais - vista vestibular

1o. MI - vista vestibular

1o. MS - vista proximal

O teto da cmara pulpar dos pr-molares e molares a sua face oclusal, enquanto que o teto da cmara pulpar dos dentes anteriores corresponde sua face incisal. De modo geral, a cmara pulpar dos incisivos, caninos e pr-molares superiores localiza-se no centro do dente; j a dos pr-molares e molares inferiores, situa-se do centro para mesial.

ICS

CS

PMS

PMI

MS

MI

Com relao ao canal radicular, seu incio confunde-se com o trmino da cmara pulpar nos dentes portadores de um canal (a nvel do colo anatmico do dente) e nos dentes com mais de um canal comea no assoalho da cmara pulpar.

Composio da cmara pulpar

A - Assoalho Cornos Cpulpares P - Paredes T - Teto

ICS

MI

Para estudar a anatomia interna, vrios mtodos foram introduzidos, desde a injeo de borracha lquida e sua posterior vulcanizao no interior dos dentes, diafanizao e atualmente a microtomografia.

1o. PMI

1o. PMS

Kutller (1955) deixa claro que, o canal radicular no nico, baseado em sua estrutura divide-se em canal dentinrio e canal cementrio. Ambos os canais se unem pelos vrtices dando, geralmente, o formato de cones truncados, com o canal dentinrio representando quase todo o ducto radicular e o canal cementrio constitundo cerca de, no mnimo, meio milmetro de distncia do forame apical.

2o. PMI

Histolgico

Matsumya, S.

CDC - Juno Cemento Dentina Canal D - dentina C - cemento Menor dimetro do canal se d: 42% Dentina e 32% CDC Distncia da Juno CDC ao vrtice em mdia 0,7mm, porm na prtica clnica essa medida torna-se 1mm.

Geralmente o canal radicular apresenta o mesmo trajeto da raiz a que pertence. Pode ser, portanto, reto, curvo e sinuoso. Salienta-se novamente que, no tero apical o canal costuma mudar de direo, mesmo em razes retilneas, apresentando o forame localizado para-apicalmente.

ICS O fim do canal radicular forame apical situa-se quase sempre num dos lados da raiz e muito raramente em seu vrtice, mesmo em razes retilneas, apresentan do o forame localizado paraapicalment e.

A desembocad ura do canal nas imediaes do pice raramente coincide de forma retilnea, geralmente em um dos lados da raiz (seta).

2o. PMS

ICS

Antes de estudar os grupamentos dentrios individualmente podemos de forma geral dizer que, nos incisivos e caninos superiores, nos pr-molares inferiores, na raiz distal dos molares inferiores e nas razes disto-vestibular e palatina dos molares superiores, o canal cnico. Nos incisivos e caninos inferiores, nos pr-molares superiores, na raiz mesial dos molares inferiores e na raiz mesio-vestibular dos molares superiores, o canal achatado no sentido msio-distal.

Sistema de condutos radiculares, segundo REIG & PUCCI. Aspecto da macroconfigurao da cavidade pulpar, revelado pela tcnica da diafanizao onde se pode ver o verdadeiro labirinto da anatomia interna dental ou o sistema de canais radiculares, aps as consideraes bsicas da anatomia interna (coroa, raiz, esmalte, dentina, cmara pulpar, cemento, canal radicular e pice). O sistema de canais radiculares no formado exclusivamente por canais nicos, e sim por um emaranhado de canais, como podemos observar a seguir:

Sistema de canais radiculares

Anatomia apical

Localizao topogrfica do forame em dentes humanos, 260 casos, MILANO et al. 1983. O forame apical distancia-se do pice radicular, podendo esta distncia variar entre 0,5 3,0mm, lateralmente da raiz, com maior freqncia para distal: D - 48%. C- centro do pice.

Vous aimerez peut-être aussi