Vous êtes sur la page 1sur 2

Aula 2 Direito Empresarial 26-02-2013 Empresrio x no empresrio 1. O art. 966 e o conceito 2. Excees art. 966, pu.

Art. 966. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.

Os profissionais intelectuais possuem limites. A profisso no pode ser mercantilizada. A confiana pessoal, intuito personae. Nenhum profissional liberal pode fazer propaganda, nem moderadamente. Natureza cientfica: no pode ter propaganda, entra no campo da moral. Artstico e literrio: valor tico de respeito incorporado norma jurdica. O fato de ter funcionrio no faz com se torne empresrio. O elemento de empresa faz se tornar empresrio: caso de impessoalidade, afastamento do scio na prestao do servio. Ser atendido pela organizao hospitalar. Apesar de ser intelectual e cientfico, possui elemento de empresa, ento empresrio. Mater Dei. Laboratrio Hermes Pardini. As pessoas vo ser atendidas pela organizao HP, o homem HP se afastou do atendimento e se tornou um administrador. H 2 espcies de empresrio: 1. Empresrio individual / h tambm os autnomos. 2. Sociedade empresria = sociedade simples Circo: executado pela famlia = sociedade simples, so organizados, mas executam os servios. Circo de Soleil = so empresrios, organizao. Ivete Zangallo lucro, mas pessoal, sociedade simples, arte, no empresria. Agora, se ela comear a gerenciar a carreira de terceiros, ser empresria. Leonardo = objeto arte, faz vrios gerenciamentos. Promoveu a carreira do Bruno e Marroni. Outros interesses. Elton John. A atividade de boteco empresria. Mesmo se for administrada por fisioterapeutas. 3. A quem a falncia se destina: no atinge que no empresrio. S pode ter falncia da sociedade empresria e do empresrio individual.

Eike Batista. Criou uma PJ, para proteo patrimonial. Existe separao patrimonial, quem quebra o empresrio, pode atingir o empresrio se tiver fraude. O que vai falir a empresa. O sujeito dono da quota ou das aes, no pode vender a pessoa jurdica, mas sim as quotas. Pode haver incorporao, ciso... pode mudar a pessoa jurdica, mas no por vontade do dono e sim dos scios. 4. Caracterizao do Estado falimentar 1. A condio de empresrio 2. A insolvncia: noo jurdica, patrimnio conjunto de bens, direitos e obrigaes. Bens + direitos = obrigaes. Pode separar o ativo do passivo. ativo menos passivo = patrimnio lquido. Se o patrimnio lquido for negativo gera insolvncia e no h como pagar a todos os credores. Falncia ideia protetiva de mercado, quando se constata que nem tem como exercer mais uma atividade vivel, tem que buscar um mtodo para o insolvente sair do mercado. Medida de higiene para preservar o mercado. A falncia uma medida excepcional. Lei 6404/76 lei das SAs. O patrimnio formado por bens presentes e futuros. O conceito de insolvncia varivel. preciso analisar o potencial. A determinao do ativo depende do mtodo. A falncia tambm escolhe mtodos prprios. Mesmo na falncia, h bens impenhorveis. 3. Sistemas de verificao de insolvncia: a) b) c) d) Contbil Nmero de obrigaes inadimplidas. Impontualidade Comportamento

Vous aimerez peut-être aussi