Vous êtes sur la page 1sur 2

A paz divina no corao

Estudo n 78 Texto: Filipenses 4:1-13,19

Introduo: O apstolo Paulo escreve ao pastor da igreja em Filipos, dando-lhe orientaes pastorais, vis um pastoreio eficaz. E para ns discpulos de Jesus, temos orientaes importantes atravs de princpios espirituais que nos daro qualidade de vida. 1) Alegria no Senhor, em qualquer circunstncia (v.4). Isto denota confiana na justia do Deus que servimos. Meus irmos, tende por motivo de toda alegria o passardes por vrias provaes Tg 1:2. - Jesus era mais alegre que seus companheiros Hb 1:9 - Ele veio trazer alegria ao invs de tristeza Is 61:1-3 - O corao alegre bom remdio, mas o esprito abatido faz secar os ossos Pv 17:22

2) Equidade ou Moderao, porque perto est o Senhor (v.5). Sabedoria, em Provrbios 8:32-36, diz q quem no ama a sabedoria avilta a prpria alma. - Tg 1:5 diz: E, se algum de vs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus que a todos d liberalmente e no o lana em rosto; e ser-lhe- dada. - Pv 2:1-6 diz para clamar por inteligncia e por sabedoria, alar a voz. 3) Desaparecimento da ansiedade (v.6). - I Pe 5:7 diz: Lanando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vs. - Jesus disse em Mt 6:25-34, para no nutrirmos a nossa alma com preocupaes com o amanh.

4) Florescimento de aes de graas e oraes com splicas (v.6). - I Ts 5:17 diz: Orai sem cessar. Isto , em todo tempo tudo, cada detalhe de nossa vida deve ser apresentado diante de Deus em orao, em nome de Jesus. - I Ts 5:18 diz: Em tudo dai graas, porque esta a vontade de deus em Cristo Jesus para convosco. Quando agradecemos antecipadamente estamos demonstrando confiana na fidelidade de nosso Deus, Sen Salvador, Jesus Cristo.

5) Santificao do pensamento (v.8) - Necessrio uma mudana radical no padro de pensamentos. - Pv 23:7 diz: porque, como imagina em sua alma, assim ele . - Se pensarmos coisas boas, dignas de louvor, somos abenoados. - Se pensarmos em derrotas, perdas, prejuzos, enfermidades, assim ser. - Se pensarmos em coisas santas, praticaremos atos santos e seremos santos. - Se pensarmos coisas profanas, isto praticaremos. - Se nutrirmos pensamentos de altivez, nos tornamos soberbos e a Palavra de Deus diz em Pe 5:5 que Deu resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes.

6) Contentamento real em todas as circunstncias (v.11 e 12). A nossa qualidade de vida no depende das circunstncias exteriores, mas sim de uma profunda convico nossa f e esperana. 7) Plena confiana no poder de Deus (v.13). - Deus fiel em todos os momentos. - Js 1:9b diz: O Senhor teu Deus contigo por onde quer que andares.

- Dn 11:32b diz: Mas o povo que conhece seu Deus se esforar e far proezas. 8) Retribuio Paz e suprimento (v.7 e 19). - H recompensas para aqueles que crem, em todas as reas da vida. - Quando vivemos pelos princpios espirituais, recebemos a paz (alma) e o suprimento (corpo). Concluso: Quando amamos e vivemos os padres prescritos pela Palavra de Deus, temos garantia de qualidade de vida e certeza da salvao eterna, atravs da obra expiatria do Messias (Jesus) na cruz do Calvrio. Faa uma aliana com Jesus e ters, pela f os direitos conquistados por Ele.

Vous aimerez peut-être aussi