Vous êtes sur la page 1sur 4

Tudo ou Nada

Um jovem perguntou a um sbio: "Onde est Deus, que no o encontro em lugar algum?" O sbio resolveu responder com uma dinmica, digamos, radical: tomou o jovem pelos cabelos e imergiu a cabea dele dentro de um tanque d'gua. Claro que o jovem esperneou, relutou e, por fim, se desvencilhou das mos do sbio, retirando a cabea de dentro d'gua entre assustado e revoltado: - Quando sua alma procurar a Deus do mesmo modo que o seu corpo procurou o oxignio, voc o achar. - disse o sbio.
Por que voc acha que o homem busca a Deus? A Bblia responde que por causa da fome de eternidade que ri o peito do homem, por causa de sua sede de transcendncia (Sl 42). Foi o prprio Deus quem ps isso dentro de ns (Ec 3.11). Portanto, no mrito nosso. Agostinho disse na primeira pgina de suas Confisses: "Viemos de Ti, e nossa alma no achar descanso, enquanto no voltar para Ti". Deus disse ao povo de Israel: "Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso corao".Jr 29.13 Observe a condio que Deus estabeleceu para ser encontrado: ser buscado "de todo corao". Que significa isso?

Imagine um jovem apaixonado por uma moa. Que bonito! Ele no tem olhos para outras moas. Qualquer migalha de tempo que lhe sobre correr para a sua princesa. Alm de telefonar, mandar e-mail, flores e de conversar pelo computador, ele quer ficar ao lado dela, conversar com ela e agrad-la em tudo. Pergunto: com dedicao assim que buscamos a Deus?
Por fim, por que Deus se deixaria achar? Porque ele mesmo criou o homem, programando-o para empreender essa busca. E tambm porque Deus sabe que esse encontro deixar o homem feliz. Quando se encontra com Deus, o homem acha significao para a sua vida e propsito para a sua passagem por este mundo. Irmo, busque a Deus. Agora! Pois Isaas disse: "Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar. Invocai-o enquanto est perto" .Is
55.6 Pr. Joo Soares da Fonseca

O Lpis
O menino observava seu av escrevendo em um caderno, e perguntou: - Vov, voc est escrevendo algo sobre mim? O av sorriu, e disse ao netinho: - Sim, estou escrevendo algo sobre voc. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, este lpis que estou usando. Espero que voc seja como ele, quando crescer. O menino olhou para o lpis, e no vendo nada de especial, intrigado, comentou: - Mas este lpis igual a todos os que j vi. O que ele tem de to especial? - Bem, depende do modo como voc olha. H cinco qualidades nele que, se voc conseguir viv-las, ser uma pessoa de bem e em paz com o mundo respondeu o av. - Primeira qualidade: Assim como o lpis, voc pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esquea que existe uma mo que guia os seus passos, e que sem ela, o lpis pode se partir e a no tem qualquer utilidade: a mo de Deus e sua maravilhosa direo. - Segunda qualidade: Assim como o lpis, sempre voc vai ter que parar o que est escrevendo, e usar um apontador. Isso faz com que o lpis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, o apontador do ser humano a Palavra de Deus, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas faro de voc uma pessoa sbia e til para as pessoas em sua volta. - Terceira qualidade: Assim como o lpis, permita que se apague o que est errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos no necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo. - Quarta qualidade: Assim como no lpis, o que realmente importa no a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que est dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de voc. O seu carter ser sempre mais importante que a sua aparncia. Tema a Deus.

- Finalmente, a quinta qualidade do lpis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que voc fizer na vida deixar traos e marcas nas vidas das pessoas, portanto, procure ser consciente de cada ao, sendo benos a vida das pessoas.

NAMORO CRISTO Hoje quase no temos visto artigos que orientamos jovens na rea de namoro, noivado e casamento. Antigamente era comum os pastores darem mais orientaes aos jovens neste sentido. Basta fazer uma pesquisa nos exemplares nos Jornais das denominaes crists da dcada de sessenta, por exemplo. Pensando nesta necessidade, pontuo alguns temas importantes que daro diretrizes certas para os jovens que desejam realmente agradar a Deus e fazerem Sua vontade nesta rea to importante da vida.
1 Siga fielmente 2 Corntios 6.14-18 Esta a vontade de Deus, que Ele deixou clara na Bblia. Ah, mas eu conheo gente que no observou isso e se deu bem no casamento, voc pode dizer. Mas, em contrapartida, quantos e quantos fracassaram? O que a Bblia recomenda que um jovem comprometido com Cristo procure uma jovem tambm comprometida com Cristo. Infelizmente este princpio est sendo quebrado com muita frequncia em nossos dias, e s vezes, com apoio de muitos pastores. 2 Procure namorar algum mais espiritual do que voc Essa dica do pastor Russell Shedd. No convm questionar algo vindo desse servo de Deus que mantm uma profunda comunho com o Pai. Namorar pessoas que desejam crescer, a cada dia, na graa e no conhecimento de Jesus tornar o namoro mais forte contra as tentaes do Diabo (2 Ped. 3.18). 3 Ore, ore, ore Pea a Deus que coloque em seu caminho algum que seja da vontade dele, uma bno em sua vida e no Reino de Deus. Um namorado ou namorada deve ser fruto de experincia de orao, no apenas de uma vontade humana (Fil. 4.6). 4 Esteja em lugares certos Um jovem comprometido por Deus deseja encontrar a sua futura esposa num baile funk? Estou exagerando, apenas para chamar ateno. Rapazes crentes encontraro suas namoradas em lugares condizentes com a conduta crist . Eu conheci minha esposa num projeto missionrio da Juventude Batista Fluminense. Ela me achou porque um dia resolveu participar de tal empreendimento missionrio. At duas dcadas atrs era com um ouvir histria de casais em que ambos se conheceram em congressos, projetos missionrios, etc. 5 Olhe como ele/ela trata seus pais Se aquele jovem que voc est namorando trata mal a me, o pai e os irmos, pense duas vezes antes de continuar o namoro. Rapazes que tratam mal suas mes e irms podero repetir o comportamento quando se casarem (Ef. 6.1-4). 6 Sexo? Quem ama espera! A hora certa, segundo a Bblia, no contexto do casamento (Gn. 2.24; Heb.13.4). Vai ser bem melhor. Sem culpa, sem medo e com a aprovao de Deus. O que temos visto hoje, inclusive em nossas igrejas, a quebra deste princpio cristo. 7 No procure por um marido/uma esposa perfeita ou que seja sua outra metade

No existem maridos perfeitos, como tambm no existem esposas perfeitas. Muitos tem dificuldades de comearem um namoro porque tem em mente aquele prncipe encantado ou a linda cinderela. Tambm no existem a sua cara metade que voc tem que descobrir neste mundo com milhes de habitantes. 8 Fuja de namorados ou namoradas possessivas preocupante quando algum namora com sentimentos de posse. Um namorado que probe sua namorada de continuar com suas amizades, ou que controla todos os seus passos ou que a sufoca com sua presena um mau pressgio (1 Cor. 13.4). Gilson e Elizabete Bifano

Vous aimerez peut-être aussi