Vous êtes sur la page 1sur 8

Como fazer mapas mentais com FreeMind

Mapa da mente ou mapa mental (no confundir com mapa conceitual) uma tcnica que permite concentrar contedos complexos, ordenar ideias e organizar tarefas em forma de esquema, usando poucas palavras, cores e imagens. Assumindo a forma de rvore ou teia, diz-se que so compostos por ramos ou ns, conforme a metfora usada. Baseiam-se em algumas constataes: 90% das informaes est contida em 10% das palavras de um texto; O desempenho nos estudos maior quando se integram as capacidades dos hemisfrios do crebro: o esquerdo, local do pensamento concreto e da linguagem, e o direito, local das sensaes e sentimentos; Memoriza-se melhor quando fazemos associaes e conexes entre as coisas; Estudantes usualmente sinalizam palavras-chaves ou pontos importantes de um texto atravs de desenhos, ilustraes, smbolos, setas e canetas coloridas. Na Universidade onde leciono, venho incluindo mapas mentais s notas de aula e apresentaes que fao bem como proposto aos alunos para que os construam como atividade extra nas abordagens de contedos conceituais ou factuais.

Mapas mentais so fceis de criar e exigem poucos recursos: folhas de papel A4 ou de flip-chart, canetas e lpis coloridos so suficientes. Entretanto, o uso de softwares torna mais fcil essa tarefa e facilitam sua edio. Um desses o FreeMind. Eleito Projeto do Ms em Fevereiro de 2006 pelo SourceForge (http://ww.sourceforge.net/), o FreeMind um software multiplataforma licenciado sob a GPL. 1. Instalando o FreeMind Observao 01: O FreeMind requer Java 1.4 ou superior. Se voc ainda no o possui instalado e configurado, deve faz-lo agora. Se necessrio, consulte o post Configurando um ambiente de desenvolvimento Java no Ubuntu 5.10 , onde explico o caminho das pedras para isso. Observao 02: Os passos abaixo foram testados com o Ubuntu 6.06. O FreeMind pode ser obtido e instalado de diferentes modos. A partir dos binrios, so necessrios apenas dois passos: a) Fazer o download da ltima verso.

O FreeMind estava disponvel para download a partir dos endereos http://sourceforge.net/projects/freemind ou http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page. Na data deste post, a ltima verso ela era a 0.8.0, disponvel nas verses maximum (8MB) e minimum (3MB). A diferena entre elas est na capacidade de exportar os mapas mentais nos formatos SGV (Scalable Vector Graphics) e PDF (Portable Document Format), presente apenas na verso maximum. Por isso sugiro escolh-la. b) Descompactar o arquivo baixado. Supondo a instalao no diretrio /opt/freemind i) Crie o diretrio freemind dentro do diretrio /opt com o comando sudo mkdir /opt/freemind ii) Mude- se para aquele diretrio cd /opt/freemind iv) Descompacte o arquivo baixado sudo unzip <<caminho onde baixo o freemind>>/freemind-bin-max-0_8_0.zip 2. Executando o freemind Para executar o FreeMind, estando em um diretrio diferente daquele em que foi instalado, digite sh <<caminho onde foi instalado>>/freemind.sh 3. Construindo um mapa mental Observao: O mapa mental que construiremos ilustra o artigo O primeiro mapa mental a gente nunca esquece, de Virglio Vasconcelos Vilela. 3.1 Construa o mapa mental (etapa para ativar o lado esquerdo do crebro) a) Crie um novo mapa mental Para criar novo mapa, selecione a opo de menu Arquivo->Novo Surgir no centro da tela uma elipse com os dizeres Novo mapa da mente.

Essa elipse conhecida como n central. Clique no n central. Ele assumir a forma de uma caixa de texto. Substitua seus dizeres por Benefcios dos mapas mentais e tecle <ENTER>. b) Crie os ramos ou ns Clique com o boto direito do mouse sobre o n central. Surgir um menu de contexto. Selecione a opo Novo n filho. Ser criado um novo n conectado ao n central. Nele escreva Aprendizado.

Sobre o n Aprendizado, clique com o boto direito. Reaparecer o menu de contexto. Selecione novamente a opo Novo n filho e no n criado escreva mais organizado.

Clique agora com o boto direito sobre o n mais organizado. Selecione no menu de contexto a opo Novo n irmo abaixo e no novo n criado escreva mais aplicvel.

Pra concluir, clique com o boto direito sobre o n mais aplicvel. Selecione no menu de contexto a opo Novo n irmo abaixo e no novo n criado escreva mais rpido.

Prossiga construindo os outros ns. Ao final, seu mapa deve parecer- se com este

c) Reorganize os ns, se necessrio. Uma vez criados, possvel mudar os ns de lugar? Sim e do modo simples como nos acostumamos a reposicionar textos, figuras e desenhos em outros documentos: com os recursos arrastar-e-soltar, copiar-colar e recortar-colar. Suponhamos que os ns Trabalho e Efeitos tenham sido criados em po sies trocadas: "Trabalho" do lado direito e "Efeitos", do esquerdo. Usando-se o recurso arrastar-e- soltar, clica- se sobre o n Efeitos e, mantendo -se o boto do mouse pressionado, o arrastamos para cima do n central (Benefcios dos mapas mentais), soltando o boto do mouse apenas quando um retngulo cinza estiver sobre seu lado direito. O mapa assumir a forma abaixo.

Ento mover o n Trabalho para o lado esquerdo do mapa. Tente faz -lo! Vejamos como reorganizar os ns usando o recurso recortar - colar. Para isso, vamos bagunar um pouco nosso mapa. Clique com o boto de direito do mouse sobre o n Pensamento. No menu de contexto, selecione a opo Recortar. Clique com o boto direito do mouse sobre o n Trabalho e no menu de contexto escolha Colar. Seu mapa deve parecer-se com este:

Exercite um pouco mais essa habilidade, reposicionando outros ns. Depois desfaa a baguna para que seu mapa parea-se com este:

3.2 Formate os elementos do mapa (etapa para ativar o lado direito do crebro) Observao: O Freemind no est com sua traduo completa para o portugus. Por isso, algumas opes de menus utilizadas daqui em diante esto em ingls! A formatao dos elementos (fontes, bordas, ns, etc) do mapa mental deve ter por objetivo tornar sua aparncia final mais bonita, vibrante e criativa a fim de ativar o lado direito do crebro (aquele que processa as sensaes e emoes, lembra?) de quem estiver analisando-o. Depende do capricho e criatividade do autor, mas tambm da variedade de recursos que o software oferece. Veremos aqueles do freemind para fazer nosso mapa mental parecido com este:

a) Edio do texto de um n Clique com o boto direito do mouse sobre o n central Benefcios dos mapas mentais e no menu de contexto selecione a o po:

Editar um n extenso Ser aberto o dilogo

Reescreva em caixa alta (letras maisculas) o contedo do n central como mostra a figura. b) Tipo e tamanho da fonte Selecione no menu principal Editar -> Select All Visible. No canto superior direito da barra de ferramentas selecione o tipo e o tamanho desejados para fonte. c) Largura das linhas Selecione no menu principal Editar -> Select All Visible. Clique com o boto direito do mouse sobre qualquer n e selecione no menu de contexto Format -> Edge Widths -> 2 d) Estilo das linhas Selecione no menu principal Editar -> Select All Visible. Clique com o boto direito do mouse sobre qualquer n e selecione no menu de contexto Format -> Edge Styles -> Sharp Bezier e) Formato do n

Pressione a tecla <Shift> e, mantendo- a pressionada, clique sobre os ns mais autoconfiana, mais prazer, mais autoestima, para selecion-los. Em seguida clique com o boto direito do mouse sobre qualquer um desses ns e escolha no menu de contexto Format -> Bolha f) Nuvens Clique com o boto direito do mouse sobre o n Efeitos e escolha no menu de contexto Insert -> Nuvem g) cones Clique com o boto direito do mouse sobre o n Efeitos. No menu de contexto selecione cones -> Eu estou feliz Tente agora inserir o cone Ideia no n Pensamento. h) Cor do n Clique com o boto direito sobre o n central Benefcios dos mapas mentais. No menu de contexto, escolha a opo Format -> Node Background Color Ser aberto o painel de cores abaixo:

Clique sobre uma cor para escolh-la e depois clique em <OK>. i) Cor da borda

Clique com o boto direito do mouse sobre o n Aprendizado. No menu de contexto, escolha a opo Format > Cor da borda Ser aberto o painel de cores anterior. Clique sobre uma cor para escolh-la para colorir a borda e depois clique em <OK>. Prossiga colorindo as demais bordas. 4. Distribuindo seus mapas mentais O FreeMind permite exportar os mapas mentais de muitas formas. As opes esto disponveis em Arquivo -> Export Particularmente gosto de distribuir meus mapas nos formatos JPEG e PDF. Concluso No endereo http://www.mind-mapping.org/ voc encontra uma lista de softwares para gerenciamento de conhecimento e organizao de informaes, incluindo softwares para criao de mapas mentais. Especificamente sobre mapas mentais, recomendo os endereos: http://en.wikipedia.org/wiki/Mindmap http://www.idph.net/artigos/novaeducacao/mapasmentais.php http://www.insilmaril.de/vym/ http://www.mapasmentais.com.br/artigos/introducao.asp http://www.mind- mapping.co.uk/index.htm

Vous aimerez peut-être aussi