Vous êtes sur la page 1sur 4

Vanessa Guimares Porfirio

Demandas no marketing

1Demanda Inexistente Quando um produto ainda no foi lanado no mercado ou no existe um mercado sustentvel para aquele produto. Exemplos: Fbrica de pranchas de surf em Goinia/GO ou em Rio Branco/AC. Pinho no RN. Aes de comunicao Levantar os principais atributos do produto; Fazer a perfeita distribuio nas praas mais demandantes. 2Demanda Negativa Quando um produto no quer ser consumido, mas o consumidor forado. No tem escolha, ou consome ou punido de alguma forma. Exemplos: Servio Militar Obrigatrio. Vacinao/Votao. Aes de comunicao Fazer com que o produto ganhe a importncia do coletivo. Mostrar que a obrigao apenas a externao de um comportamento. 3Demanda Indesejada Quando um produto no quer ser consumido, mas o consumidor o faz para ter um resultado positivo. O consumidor at tem escolha, mas os prejuzos do no-consumo podem ser piores que o do prprio consumo indesejado. Exemplos: Seguro de Vida/ Automveis. Remdios. Aes de comunicao Ressaltar o bem-estar que o produto pode trazer em momento no muito agradveis. Mostrar a tranquilidade de se ter um seguro e no o transtorno de ser assalto. 4-

Demanda Plena Quando tudo que produzido vendido. a melhor demanda, porm a mais ameada de todas. Est sempre perto de cair para uma outra demanda ou subir para uma demanda latente. Exemplos: Televisores LED. LapTop. Aes de comunicao Cuidado com a concorrncia. Lanar novos produtos esporadicamente. Demarcar datas de promoes. 5Demanda Latente Quando tudo que produzido vendido e os clientes ainda querem mais. uma excelente demanda, porm muito ameada, pois o mercado est aberto. Novos concorrentes aparecem a cada dia. Exemplos: I-Pad. I-Phone. Aes de comunicao Tentar analisar o tamanho real do mercado.Muito cuidado com a concorrncia. Privilegiar as reas mais demandantes. Fazer grandes lanamentos. 6Demanda Declinante Quando o mercado j no est mais interessado, da mesma forma, no segmento de produto/servio oferecido. Exemplos: Desodorante Avano. Mquina de escrever. Aes de comunicao Analisar os motivos da queda. Tentar agregar novos atributos ou funes ao produto. Tentar entrar em mercados ou targets ainda no explorados e com potencial . 7Demanda Irregular ou Sazonal Quando o mercado j est preparado para a oferta do produto em determinada poca do ano. Ou mesmo o aumento do consumo por necessidades imediatas. Exemplos: Material Escolar . Panetonne.

Aes de comunicao Restringir os perodos de oferta. Tentar adaptar o produto para aumentar o perodo de vendas. Fazer grandes eventos para o consumo do produto fora dos perodos de grande venda. 8Demanda Excessiva Quando tudo que eu produzo eu vendo e o mercado ainda quer mais, e eu no tenho interesse em atender a esta demanda. Exemplos: Ferrari. Grandes costureiros. Aes de comunicao Fortalecer sempre a marca. Aumentar o preo em caso de grande procura. Nunca descuidar da qualidade. Fazer seleo de clientes prioritrios e recusar clientes fora do perfil da marca. Fazer aes de demarketing. TradeOff. 9Demanda Oportuna Quando algum fato desencadeia uma demanda muito grande e imediata. As medidas por fora de lei costumam lanar muitas demandas oportunas. Os grandes eventos mundiais tambm movimentam muitos produtos/servios de oportunidade. Exemplos: Olimpadas. Cadeira de Bebe para os carros. Aes de comunicao Comunicao rpida e em geral em forma de varejo. Uma vez que a demanda foi criada, os preos passam a ser o mais importante neste momento. 10Demanda Agregada Quando aps a compra de algum produto, o consumidor tem que adquirir novos produtos ou servios para o bom uso do produto inicial. Quando se vende um bem de consumo, em geral, se conta com a demanda agregada no ps-venda. Exemplos: Carro. Impressora. Aes de comunicao Monitoramento do conumo dos clientes. Aes mais direcionadas e com maior resultado. Promoes direcionadas ao interesse do cliente. Aes de CRM e Marketing de relacionamento.

Vous aimerez peut-être aussi