Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PR-REITORIA DE GRADUAO COORDENAO DO PARFOR EDITAL PROGRAD 16/2012 PROCESSO SELETIVO PARA

OCUPAO DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS HABILITADOS PELA PLATAFORMA PAULO FREIRE - PARFOR PARA INGRESSO NO SEGUNDO PERODO LETIVO DE 2012 NA UFRRJ A Pr-Reitoria de Graduao da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PROGRAD) torna pblico o edital de convocao dos candidatos habilitados atravs da Plataforma Paulo Freire em atendimento ao Plano Nacional de Formao de Professores da Educao Bsica (PARFOR), institudo pelo decreto N 6.755, de 29 de janeiro de 2009, no segundo semestre de 2012. As vagas oferecidas pela UFRRJ ao PARFOR so fruto do Acordo de Cooperao Tcnica estabelecido entre o Governo do Estado e Municpios do Rio de Janeiro e a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior - CAPES, do Ministrio de Educao e as Universidades Pblicas. 1. As fases para participar do programa, conforme publicado no site da CAPES (http://www.capes.gov.br) so: a. Pr-inscrio: o professor verifica a oferta e realiza sua pr-inscrio no curso em que necessita obter a formao requerida pela LDB; b. Validao: a Secretaria de Educao qual o professor est vinculado analisa e homologa a pr-inscrio se o professor estiver em exerccio, se a formao pleiteada estiver vinculada sua atuao em sala de aula e for necessria para cumprir as exigncias da LDB; c. Seleo: O processo de seleo e divulgao dos resultados de responsabilidade de cada IES; e d. Matrcula: os professores selecionados apresentam a documentao exigida pela IES. 2. O presente edital visa ao atendimento aos itens c e d acima, considerando que estes so de responsabilidade da UFRRJ. 3. LISTA DE CONVOCADOS PARA A MATRCULA

A lista dos convocados para o processo seletivo de ocupao das vagas destinadas ao PARFOR ser divulgada no site da PROGRAD (http://r1.ufrrj.br/graduacao). 4. 4.1. 4.2. CURSOS E VAGAS Cada turma s abrir com no mnimo 30 alunos matriculados. Todos os cursos de graduao se realizaro no Campus de Nova Iguau, com incio no segundo semestre de 2012, na modalidade presencial. Segue tabela com os cursos e respectivas vagas: Curso Licenciatura em Letras Licenciatura Histria 2 Licenciatura em Filosofia Vagas 40 40 40 Turno Verpertino Verpertino Matutino (2, 4, 6) e sbados.

4.3. Para o curso de licenciatura em Letras o candidato dever optar na matrcula se deseja a sua habilitao em Portugus-Literaturas ou em Portugus-Espanhol. 5. REQUISITOS 5.1. Para participar do processo seletivo na UFRRJ, o candidato dever estar devidamente inscrito e habilitado na Plataforma Paulo Freire pela Secretaria de Educao a qual est vinculado. Ao aluno ingressante via PARFOR vedada a migrao para outro curso durante a sua graduao, considerando que a vaga disponibilizada para o programa visa atender a uma demanda de capacitao para aprimoramento de sua atuao na rede de ensino pblica, sendo a habilitao de sua candidatura submetida Secretaria de Educao a qual o candidato est vinculado.

5.2.

6.

SELEO DOS HABILITADOS 6.1. A Coordenao do PARFOR/UFRRJ promover um sorteio eletrnico aleatrio, por meio do site da CAPES que selecionar a quantidade de candidatos de acordo com o nmero de vagas oferecidas para o curso, caso a oferta de vagas seja inferior ao nmero de candidatos habilitados pela Plataforma Freire. A ordem do sorteio dar origem a uma lista de convocados e de espera, disponvel no site da PROGRAD (http://r1.ufrrj.br/graduacao).. 6.2. O sorteio eletrnico ser aberto ao pblico e realizado no dia 07 de maio de 2012, s 13 horas, no auditrio do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ em Nova Iguau. Esta data pode ser alterada, caso a CAPES promova alguma alterao em seu calendrio, o que ser comunicado no site da UFRRJ. 6.3. A lista dos convocados para a matrcula na UFRRJ ser divulgada no portal da PROGRAD no dia 08 de maio de 2012.

6.4. A UFRRJ NO enviar mensagem individual com informaes sobre o processo seletivo, devendo o candidato obter todas as informaes sobre o processo seletivo no site da PROGRAD. 7. DA MATRCULA NA UFRRJ 7.1. Para efetivao da matrcula na UFRRJ, os candidatos convocados devero apresentar, no ato da matrcula, os documentos listados a seguir, no dia 15 de maio (tera-feira) de 2012 na sala 96 do Pavilho Central do Campus Seropdica, das 9 h s 16 h. a. Histrico Escolar do Ensino Mdio (original e cpia); b. Certificado de Concluso do Ensino Mdio (original e cpia); c. Certido de Nascimento ou Casamento (original e cpia); d. Carteira de Identidade (original e copia); e. Certificado de Alistamento Militar ou de dispensa para candidatos do sexo masculino; f. Ttulo de Eleitor e documento de quitao das obrigaes eleitorais (originais e cpias); g. CPF (originais e cpias); h. 01 foto 3x4 recente; i. Contracheque para fins de comprovao que o candidato professor da rede pblica municipal ou estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro, condio inarredvel efetivao da matrcula. 7.2. Em caso de impedimento de comparecimento, o candidato poder nomear um procurador, devidamente documentado. 7.3. O no comparecimento do candidato ou do seu procurador convocao de matrcula no dia 15 de maio de 2012 acarretar a perda da vaga, sendo esta disponibilizada para chamada da lista de espera conforme a ordem do sorteio. 7.4. A reclassificao para as vagas no ocupadas ser divulgada no dia 17 de maio e matrcula ser realizada no dia 21 de maio de 2012. 7.5. A UFRRJ NO enviar informaes individuais sobre a matrcula. Todas as informaes devero ser obtidas no site da PROGRAD.

Seropdica, 02 de maio de 2012.

Vous aimerez peut-être aussi