Vous êtes sur la page 1sur 22

Conceito de pragmtica

Conceito de pragmtica
O homem vive em sociedade, tem que forosamente

partilhar experincias, desejos, sentimentos e determinados conhecimentos. Esta comunho de experincias exigiu a criao de um conjunto de signos atravs dos quais ele pudesse comunicar com os outros homens (assim foram criadas as lnguas). A importncia da comunicao comea, desde logo, pelo seu papel fulcral na distino entre o homem e o animal.

Conceito de pragmtica
A linguagem intervm na evoluo e na educao da

humanidade e, atravs dela, o homem conhece-se a si prprio e ao meio que o rodeia. No podemos conceber o homem sem falar da sua capacidade de usar a linguagem. O nosso pensamento sempre verbal, lingustico e quando produzimos um acto de fala, fazemo-lo sempre para algum. O prprio acto de fala obriga esse algum a ter em ateno o que estamos a dizer

Conceito de pragmtica
A linguagem permite, portanto, criar laos, relaes

interpessoais. Por isso, Roland Barthes (Semiologia da Significao) afirma que toda a palavra um pedido implcito de reconhecimento. Deste modo, o uso da lngua deve ser encarado sob trs pontos de vista: 1 Como locuo (quando um falante/locutor usa a lngua) 2 Como alocuo (quando um locutor se dirige a um alocutrio) 3 Como interlocuo (quando h trocas verbais)

Conceito de pragmtica
O objecto de estudo da pragmtica ser precisamente

a interlocuo e tudo o que a envolve. Pragmtica: de um modo genrico, a relao entre a expresso lingustica natural e o seu contexto, a situao especfica em que ocorre, os participantes, o tempo, o local e a posio social dos intervenientes. Pragmtica: compreende o estudo das relaes de referncia que a linguagem estabelece com o mundo extralingustico, com as situaes e os contextos enunciativos, e das maneiras como estas relaes se estabelecem.

Conceito de pragmtica
A origem do pragmatismo est associada ao contexto

do pensamento filosfico americano. Sobre o aparecimento da pragmtica no possivel traar uma linha nica na sua histria, uma vez que vrios autores se dedicaram pragmtica. Carl Sanders Pierce (1931-1958) foi o autor que mais longe levou a clarificao dos princpios e a fundamentao da filosofia pragmtica. Tem uma concepo tridica do signo, por oposio a Saussure (1839-1914) que defende uma dicotomia do signo (significante = imagem acstica/ significado = conceito).

Conceito de pragmtica
Peirce define o signo como uma relao entre o

representamen, o objecto para que remete e o interpretante, que somos levados a conceber a partir da relao entre o representamen e o seu objecto. Objecto (Pai)

Representamen (filho)

Interpretante (Esprito Santo)

O signo ou representamen cria um signo equivalente = interpretante do 1 signo e este interpretante est em lugar de qualquer coisa = objecto

Conceito de pragmtica
Estas trs faces do signo do origem a trs disciplinas

semiticas a que Peirce d o nome de Gramtica Especulativa, de Lgica e de Retrica. Mais tarde, Charles Morris (1938-1941) substituiria estas designaes por Sintaxe, Semntica e Pragmtica (terminologia que acabou por se impor) Com Carnap, Montague, Lewis e Cresswell, a pragmtica passaria a ser considerada como a disciplina englobante do estudo das linguagens naturais. Wittgenstein, Austin, Grice e Searle defendem uma concepo accional do discurso = falar de algum modo agir.

Conceito de pragmtica
A partir de diferentes perspectivas da pragmtica,

verificou-se que a prtica discursiva aparece como interaco entre falantes dotados de uma competncia especfica para agenciarem enunciados de acordo com regras, como participantes de uma orquestra que executam uma partitura invisvel. (Adriano Duarte Rodrigues)

Conceito de pragmtica
Enquanto a sintaxe, a fonologia, a morfologia e a

semntica se centram no estudo das lnguas como sistemas formais de elementos e de regras de combinao dos mesmos, a pragmtica encara as lnguas como instrumentos de aco e de comportamento, tambm eles regidos por regras, dando simultaneamente conta da relao existente entre as lnguas enquanto sistemas formais e a sua actualizao em situaes de uso.

Conceito de pragmtica
Nos aspectos centrais para a comunicao que

podemos definir como pragmticos fazem parte uma srie de factores lingusticos e no lingusticos, que incluem o que dito, o modo como dito e a inteno com que dito, o posicionamento fsico, os papis sociais, as identidades, as atitudes, os comportamentos e as crenas dos participantes, bem como as relaes que entre eles se estabelecem.

Contexto lingustico e contexto extralingustico


O que dito, o modo como dito, a inteno com que

dito, o posicionamento fsico e social, os comportamentos e crenas, quando espaciotemporalmente localizados, constituem no momento da produo lingustica o contexto extra lingustico (situacional). O contexto lingustico (co-texto) diz unicamente respeito ao conjunto de palavras que, numa frase, so usadas em articulao com uma palavra particular. o contexto lingustico que nos permite aceder ao significado de uma palavra

Contexto extra lingustico


Diz respeito ao remetente, o destinatrio, o cenrio, o

canal (o modo como se efectua a comunicao: se falada ou escrita), o cdigo (lngua em que se comunica), a forma da mensagem (carta, sermo, conversa, debate), a ocasio em que se verifica (formal ou informal). (Hymes, 1964) H, assim, uma srie de factores: fsicos (objectos e sujeitos intervenientes, tempo e lugar), sociais (posio social do falante e do ouvinte), factores informativos (modo como a informao recebida, filtrada e ordenada), factores de competncias, saberes.

Contexto lingustico
todo o entorno lingustico que acompanha uma

palavra, expresso ou enuciado, e do qual depende muitas vezes o sentido das mensagens. Por exemplo: a) A mesa fez aprovar a moo. b) A mesa est posta para o almoo. a utilizao de palavras como aprovar e moo no mesmo contexto lingustico que nos permite descodificar o significado da palavra mesa em a), diferente do significado da mesma palavra em b)

Deixis
Tendo em considerao a noo de contexto

extralingustico, cada texto (enunciado) sempre um acto que revela a presena do sujeito enunciador que o produziu, ou seja, os enunciados podem conter dispositivos indicadores ou marcadores do processo de comunicao. Vamos ver as diferentes maneiras de a enunciao se manifestar no enunciado e a maneira mais evidente de manifestao da enunciao a do seu reflexo atravs das unidades decticas.

Deixis
As unidades decticas so entidades do sistema com

ligao imediata a cada e a toda a situao de enunciao. Designam, referem as coordenadas da situao de enunciao: pessoas (eu/tu); tempo (agora); espao (aqui). Ou seja, a deixis refere a forma como as diferentes lnguas organizam, codificam e gramaticalizam as vrias coordenadas de qualquer situao de enunciao. Portanto, a deixis est relacionada com o gesto de apontar. Refere uma mostrao de carcter verbal, o gesto verbal de apontar.

Deixis
a partir do sistema de coordenadas Eu/Tu Aqui

Agora da enunciao - que se realizam as operaes de referenciao que tornam possvel a significao e que constituem a base de funcionamento da deixis. Exemplo: Deixo-te aqui o trabalho para hoje; volto j. Quase todos os termos usados no exemplo so decticos: apontam para elementos da enunciao os participantes do acto verbal, o lugar e o momento do tempo em que eles se situam.

Deixis
Podemos distinguir trs tipos de deixis:
1) Deixis pessoal: diz respeito forma como as lnguas

organizam a categoria de pessoa e essa categoria manifesta-se atravs do paradigma dos pronomes e do paradigma verbal. Ou seja, so os decticos que indiciam o estatuto de participante num acto verbal. Exemplo: Eu fui ao cinema. (indica que o locutor foi ao cinema, trata-se da 1 pessoa do singular)/Fui ao cinema. (pela desinncia verbal sabemos que se trata da 1 pessoa do singular)

Deixis
Os pronomes pessoais EU e TU atribuem o estatuto

de participantes, ELE o de no-participante. Segundo Benveniste (1966), o EU o sujeito que enuncia, o TU s existe porque postulado pelo EU, o ELE destitudo de pessoalidade porque pode ser uma infinidade de pessoas.

Deixis
2) Deixis espacial: diz respeito forma como as

lnguas codificam o espao da interaco, manifestando-se atravs dos pronomes demonstrativos, advrbios de lugar e verbos de movimento (ir, vir, trazer, levar). Os decticos espaciais gramaticalizam a relao de proximidade maior ou menor relativamente ao lugar ocupado pelo locutor. Exemplo: Esta mesa mais larga do que aquela: fica melhor aqui do que ali.

Deixis
3) Deixis temporal: diz respeito forma como as

lnguas organizam o tempo da interaco, manifestando-se atravs de advrbios de tempo e dos tempos verbais. em torno do momento da enunciao (momento em que o locutor fala) que o tempo se constitui como experincia discursiva da temporalidade. A deixis temporal diz respeito utilizao do momento da enunciao (AGORA) como marco da referncia para a localizao temporal. Ou seja, o tempo presente, passado e futuro so relativas ao momento de enunciao.

Deixis
O que acabmos de ver pode designar-se por deixis de

base. Mas h ainda a chamada deixis social (Lyons 1968 e Filmore 1971, 1975), que diz respeito natureza da relao social entre os participantes do discurso.
Exemplo: Tu gostas de ir ao cinema. (o locutor denuncia proximidade e familiaridade com o alocutrio, pois usa a 2 pessoa do singular). / A senhora gosta de ir ao cinema. (o locutor denota um distanciamento relativamente ao alocutrio, pois utiliza a expresso senhora e a 3 pessoa do singular). Portanto, a deixis social diz respeito escolha nas formas de tratamento entre TU, VOC, SENHOR, PROFESSOR, V. Ex, SUA EMINNCIA

Vous aimerez peut-être aussi