Vous êtes sur la page 1sur 43

1

1. INTRODUO
! # % & #) * # , 4# 5 &! -./0#12 5 & ! 2 " &+ 3 %6 /0 +2788988#0 + ' " " (& $ "

"

ALVOS DO CURSO : ) - !; !; " <, = 7> ?)3 + . &3( ( !;

6 3 +

LIO 1
ALFABETO/VOGAIS/DITONGOS/ASPIRAO/PONTUAO

OBJETIVOS: 1. 2. 3. 4. 5. I Recitar e escrever o alfabeto grego de cor. Distinguir as vogais longas e breves. Reconhecer e pronunciar os ditongos gregos. Usar e pronunciar os sinais de aspirao. Reconhecer os sinais de pontuao.

O ALFABETO MAISCULAS MINSCULAS NOME


Alfa Betha Gama Delta psilon Zeta ta Theta Ita Kapa Lmbda

PRONNCIA
a em mar b em boi g em gato d em dado e em at z em prazo e em v th em ingls i em mim c em c l em l

4
M N Xi micron Pi Ro Sigma Tau psilon Fi Qui Psi mega m em mata n em nada x em sexo o em n p em p r em rato s em sim t em tem u em francs / som i f em Fara j espanhol ch alemo. ps em psicologia o em dono

" $ & ) * , . 0 2

! # % '( + / 1 3

OBSERVAES: a. Este usado sempre no final de uma palavra; em outros lugares use o '. b. O antes de 44/ pronunciado como ng. Ex: ! anguelos. c. Uma palavra grega tem tantas slabas quantas vogais ou ditongos. Ex: (( !4 %(+41+(/4(3'(3.

II AS VOGAIS Breve Longas

! +

3 +

OBS: O 44+ podem ter pronncias breves ou longas. O e o + tm sons longos quase idnticos aos breves, o tem som breve como em pit, e longo como em feet.

III DITINGOS Ditongo a fuso de dois sons vocais em um s. Em grego temos os seguintes ditongos: Ditongos Sons ai em aipo au em audaz +

5 + ! !+ + ei em anis eu em neutro oi em anzis u em tu ui em eqino

OBS: Os ditongos + e 3+ so muito raros. Vogais longas seguidas de iota, 44 34 tm o sobrescrito e no afeta o som.

IV ASPIRAO Toda vogal ou ditongo no incio de uma palavra tem uma aspirao que se coloca em cima da letra; em caso de ditongo, vai a cima da segunda letra. A aspirao branda ( ) no modifica a pronncia; j a spera ({) tem o valor do h em ingls. O + sempre leva aspirao spera. Vejamos alguns exemplos de aspiraes: !4 %34

V PONTUAO H quatro sinais de pontuao no grego: Vrgula, ponto final, ponto em cima e pontoevrgula.

A vrgula e o ponto final so equivalentes aos sinais em portugus. O ponto em cima () equivale aos dois pontos e ponto-e-vrgula ao ponto de interrogao. Assim, temos: , = , . = . = = : ; = ?

LIO 2 +!
ACENTUAO: VERBOS E SUBSTANTIVOS

OBJETIVOS: 1. Aplicar as regras gerais de acentuao. 2. Aplicar as regras gerais de acentuao de nomes e verbos.

I ACENTUAO H trs tipos de acentos em grego: o agudo ( ), o grave ( ) e o circunflexo (^). Os acentos sempre so colocados sobre uma vogal ou ditongo; no caso do ditongo, sempre sobre a segunda vogal.

6 Quando uma aspirao e um sinal vm sobre a mesma vogal, a aspirao vem primeiro e o sinal depois, com exceo do circunflexo, que colocado sobre a aspirao. Ex: !!+4 !!. Slabas contendo vogais longas ou ditongos so slabas longas, mas e ! no final de uma palavra so breves (em relao acentuao). Ex: %3#!+ longa, pois tem ditongo em !+. %3#! breve, pois tem ditongo em !. MAS %3#! longa, pois tem sigma () final acrescentado ao ditongo. O e o ! so sempre breves, o e o 3 so sempre longas. J o 44+ ser aprendido por observao. * REGRAS: 1. EM RELAO LTIMA SLABA: a) O agudo pode cair nas ltimas 3 slabas (Ex: #!'!5! est errada). Um acento agudo na ltima slaba de uma palavra, seguida por outra sem nenhum sinal de pontuao, transformada em grave (Ex: %-5 %3#! est correta). b) O circunflexo pode cair nas duas ltimas slabas (Ex: #'+! est errada). c) O grave s pode cair na ltima slaba.
1.1. QUANDO FOR LONGA:

a) Pode ter acento agudo ou circunflexo. b) A antepenltima no pode ser acentuada. c) A penltima, se acentuada, leva um agudo. Ex: #!'33 e #!'!!+ esto erradas. #!'!3 e #!'!! esto certas.

2. EM RELAO SLABA BREVE:


a) O nico acento que NO PODE vir sobre ela o circunflexo. b) Se a ltima slaba for breve, com uma penltima longa, se acentuada, leva o circunflexo. Ex: !+ e !+! esto erradas; j !! est correta. OBSERVAO: As regras no dizem onde os acentos devem ir, mas estabelecem limites onde no devem ir; assim, por exemplo, o acento de !!+ poderia ser qualquer uma das 3 formas: !+!+4!+!+4!+!+. Existem duas outras regras que nos ajudam a determinar a posio certa.

II ACENTUAO VERBAL

7 Os verbos tm acentos recessivos, ou seja, devem ser colocados na slaba mais atrs possvel quanto permitido pelas regras gerais. Ex: 3'!+, a nica forma 3'!+. ', a nica forma '3.

III ACENTUAO DE SUBSTANTIVOS Deve ser constante em seguir o acento do Nominativo tanto quanto possvel. Assim, necessrio saber de cor: !!4!!+4!34!4!!4!34!!4!!+.

LIO 3 %
PRES. ATIVO INDIC./CONJUNO VERBAL/ANLISE VERBAL

OBJETIVOS: 1. Recitar de cor o vocabulrio grego com suas respectivas tradues. 2. Recitar de cor as terminaes verbais do Presente Ativo do Indicativo. 3. Definir e explicar os conceitos gramaticais, em particular os seis elementos de um verbo.

I PRESENTE ATIVO DO INDICATIVO 1. VOCABULRIO: (aprender de cor os verbos abaixo fazer fichas de auxlio). #3......................... eu vejo 3............. eu recebo 3'3.................... eu conheo 3........................ eu digo %-3......................... eu escrevo +3.......................... eu solto, destruo '3..................... eu ensino /3.......................... eu tenho 2. OS VERBOS: tm tempo, voz e modo, como no portugus. Os tempos verbais gregos expressam mais a qualidade da ao do que o tempo em que a ao acontece. Somente no Indicativo que o Presente indica Tempo Presente. A idia principal do Presente que a ao contnua, ainda em progresso, e chamada de Linear ou Durativa. +3 .............. eu solto, destruo ou eu estou soltando/destruindo. +............ tu soltas, destris ou ests soltando/destruindo. * A VOZ ATIVA indica que o sujeito quem pratica a ao e o MODO INDICATIVO implica que a ao um fato. 3. CONJUGAO DO VERBO: S +3..... eu solto/estou soltando. P +!..... ns soltamos/estamos soltando.

9 I +... tu soltas/ests soltando. L 3......... vs soltais/estais soltando. N +..... ele/ela solta/est soltando. U +!+'..... eles/elas soltam/esto soltando. 4. TERMINAES PESSOAIS: O pronome pessoal quase no usado no grego, pois as prprias terminaes j indicam por si que a pessoa est fazendo a ao. As terminaes para os verbos primrios (presente, futuro e perfeito) so: (34(4(4(!4(4(!+'6 5. RAIZ, TEMA, VOGAL TEMTICA: a) RAIZ: a primeira pessoa do singular do Presente Ativo do Indicativo a raiz do verbo. b) TEMA/RADICAL: a parte constante (quase sempre) de um verbo. c) VOGAL TEMTICA: a vogal colocada entre o Tema e as Terminaes Pessoais que comeam com consoantes. O ! antes de e e antes das outras consoantes.

Para conjugar um verbo s pegar o Tema, adicionar as Terminaes Pessoais e colocar a Vogal Temtica onde for necessria. Como exemplo, vejamos como seria a conjugao do verbo +3. Nmero S I N P L U Pessoa 1 2 3 1 2 3 Tema + + + + + + Vogal Temtica ! !+' Terminaes 3

OBSERVAO: daqui por diante iremos aprender a Vogal Temtica como parte das Terminaes. 6. ACENTUAO VERBAL: Os verbos tm acentos recessivos. Assim, precisamos apenas observar a ltima slaba: se for breve leva um agudo na antepenltima slaba; se for longa leva um agudo na penltima slaba. 7. ANLISE DE UM VERBO: Analisar um verbo significa reconhecer Tempo, Voz, Modo, Pessoa, Nmero, Raiz e Significado do verbo. Vejamos um exemplo de anlise utilizando alguns verbos diferentes e em diferentes conjugaes:

10
VERBO TEMPO VOZ MODO PESSOA NMERO RAIZ SIGNIFICADO
Solto/estou soltando /3 vs tendes/estais tendo. 3 eles dizem/esto dizendo /3ns temos/estamos tendo

+3 / !+' /!

Presente Presente Presente Presente

Ativa Ativa Ativa Ativa

Indicativo Indicativo Indicativo Indicativo

1 2 3 1

Singular Plural Plural Plural

+3

LIO 4 ''%
SEGUNDA DECLINAO/ANLISE DE SUBSTANTIVOS

OBJETIVOS: 1. Recitar de cor o vocabulrio. 2. Recitar de cor as terminaes da Segunda Declinao.

I VOCABULRIO -!4! ................ irmo #!4! ................. templo %3#!4! ................ homem 4 conjuno ................. e #!'!!4! ................ apstolo !!4! ................. palavra !+!4! ................ servo / escravo !!4! ................. lei 3%!4! ................ dom / presente !!4! ................. casa !4! +!4! ................. filho

................. morte

11 II SEGUNDA DECLINAO
1. DECLINAO: a mudana que ocorre na forma dos substantivos (incluindo pronomes, adjetivos e verbos no particpio) com o propsito de indicar sua relao com o resto da sentena. H 3 declinaes em grego. A primeira, com a predominncia do e por isso chamada de declinao , a segunda em !; e a terceira com predominncia de consoantes. Porm, aprenderemos em primeiro lugar a Segunda Declinao por razo de convenincia, por ser mais fcil.

Os substantivos, no grego, tm gnero, nmero e caso. Vejamos:


2. GNERO: existem 3 gneros: masculino, feminino e neutro. Os gneros devem ser decorados juntamente com a palavra. Quase todos os substantivos da Segunda Declinao terminados em ! so masculinos; e em ! so neutros. O gnero indicado no vocabulrio (e tambm nos dicionrios) pelo artigo posto em frente palavra. O artigo masculino !, o feminino e o neutro !.

Exemplos: !+!4! (masculino); %-4 (feminino); 3%!4! (neutro).


OBSERVAO: em grego no h artigo indefinido, nem no singular, nem no plural . Assim, -!

pode significar irmo ou um irmo. No entanto, existe o artigo definido, e quando este aparece traduo no Portugus tambm deve contar o artigo definido. Assim, %3#! significa homens ou uns homens, mas no pode ser traduzido por os homens.
3. NMERO: como no Portugus, existem 2 nmeros (singular ou plural). Verbos concordam com o sujeito em nmero. Vejamos:

!+!+ = um servo/escravo est soltando/destruindo. !+!+!+' = uns servos/escravos esto soltando/destruindo.

4.

CASO: a funo que um substantivo (declinado) exerce na sentena. Caso uma questo

de funo; declinao uma questo de forma. Existem 5 casos: Nominativo, Genitivo, (Ablativo, Locativo, Instrumental); Dativo, Acusativo e Vocativo . Como exemplo, vejamos a declinao de %3#! (homem). Singular um homem Nominativo %3#! de um homem Genitivo %3#!+ para; a um homem Dativo %3#3 um homem Acusativo %3#! , homem! Vocativo %3# Plural uns homens de uns homens para; a uns homens uns homens , homens!

%3#! %3#3 %3#! %3#!+ %3#!

12 OBSERVAO: As regras de acentuao devem ser observadas e a pronncia deve ser feita colocando nfase na slaba acentuada como no Portugus. O Tema (radical) a parte constante, ao qual as terminaes so adicionadas. O Tema de %3#! %3#!, da ser chamada declinao !; mas devemos decorar como %3# e !, -!+, -3, -!, etc., como sendo as terminaes. Observe, entretanto, que o ! a vogal predominante na ltima slaba. Vejamos, ento, as funes: a) Nominativo: O sujeito de uma sentena aparece sempre no Nominativo. Assim, #!'!!3' significa um apstolo conhece (est conhecendo). Genitivo: Expressa possesso, bem como origem ou derivao. O Genitivo tem outros usos, os quais devero ser aprendidos por observao; mas por enquanto, iremos ficar com estes dois usos principais. Ex: !+!#!'!!+%- um servo de um apstolo escreve/est escrevendo. !!#!'!3 umas palavras de uns apstolos. Dativo: o caso do objeto indireto, ou seja, a quem a ao do sujeito se refere. Ex: %3#!%--3 um homem est escrevendo/escreve para um irmo. O Dativo (como o Genitivo), tambm tem outras funes que devero ser aprendidas posteriormente. Acusativo: o caso do objeto direto, ou seja, sobre quem a ao do sujeito. Ex: -!%!!+%3#3 um irmo est escrevendo umas palavras para um homem. Vocativo: o caso de invocao ou exclamao. %3# , homem! ou homem!. O Vocativo plural em todas as declinaes semelhante ao Nominativo plural.
5. DECLINAO SUBSTANTIVO MASCULINO: SINGULAR PLURAL N. ..................... +! ................. +! G. ..................... +!+ ................ +3 D. ..................... +3 ................ +! A. ..................... +! .................+!+ V. ..................... + .................. +! OBSERVAO: J que a regra geral nos permite acentuar uma slaba longa, com agudo ou

b)

c)

d)

e)

circunflexo, ento precisamos de uma extra para nos ajudar. Assim sendo, na Segunda Declinao, todas as ltimas slabas longas acentuadas levam circunflexo, exceto no Acusativo plural.
6. DECLINAO SUBSTANTIVO NEUTRO:

SINGULAR

PLURAL

N.V. ......... 3%! ...................................... 3% G. ............. 3%!+ .....................................3%3 D. ............. 3%3 ...................................... 3%!

13 A. ............. 3%! ......................................3%


OBSERVAO: 3%!4! um substantivo neutro. Os vocativos de substantivos neutros em todas

as declinaes so idnticos aos nominativos (singular e plural). O nominativo, acusativo e vocativo plural terminam com breve.

III ORDEM DAS PALAVRAS 1. A maneira normal de construir uma sentena : sujeito, verbo e objeto. Ex: O homem fala palavras. J no grego a ordem das frases determinada pela nfase que se quer dar sentena. Ex: %3#!!!+ seria a ordem correta; no entanto, %3#!!!+ ou !!+%3#! so corretamente possveis. Assim sendo, a traduo para o Portugus deve ser feita observando as terminaes e no a ordem das palavras. Primeiramente procura-se o sujeito, um substantivo no Nominativo (ou um pronome determinado pelo verbo), depois o verbo e, finalmente, os objetos direto e indireto esta a ordem de construo no Portugus. Ex: # verbo !!+ objeto direto conjuno !+ objeto indireto

Traduo: Vs vedes leis e casas/estais vendo umas leis e umas casas. 2. O mvel. Quando a terminao !+' vem antes de uma vogal ou no final de uma sentena, o acrescentado. Ex: #!+'#!'!!+.Obs: s vezes pode tambm aparecer antes de uma palavra que comea com consoante. 3. Identificao ou anlise de substantivos: Deve-se identificar o caso, gnero, nmero, raiz e significado. Obs: a raiz de um substantivo o nominativo singular do mesmo. Vejamos um exemplo de como identificao ou anlise. Palavra !! +! 3%! !+! Caso acusativo nominativo dativo genitivo Gnero masculino masculino neutro masculino Nmero singular singular plural singular Raiz !! +! 3%! !+! Significado uma palavra filho para uns dons de um servo

LIO 5#
PRIMEIRA DECLINAO

14 OBJETIVOS: 1. Decorar as palavras do vocabulrio. 2. Decorar as trs formas da primeira declinao.

I VOCABULRIO 45............... verdade 3545............... vida '545............ reino 5%45........... dia %-545.................. escrito, escritura %45.......... corao !545.................... glria #% !545.... parbola %545.................. paz -3545.............. voz, tom '545............ igreja 1+/545............ alma, vida !545.................. mandamento %45............... hora

II PRIMEIRA DECLINAO 1. Todos os substantivos da primeira declinao que terminam em ou so femininos. 2. Os substantivos que terminam em e so masculinos (sero vistos posteriormente). 3. As terminaes no plural de todos os substantivos da primeira declinao so iguais. 4. Exemplo Vejamos a declinao de %45 (hora):
SINGULAR PLURAL

N.V. G. D. A.

% 3% % %

uma hora de uma hora para/a uma hora uma hora

N.V. G. D. A.

3% 3%3 % %

umas horas de umas horas para/a umas horas umas horas

5. O radical de % %, por isto a primeira declinao chamada de declinao , mas j que o combina com as diversas terminaes melhor pensar no radical como 3% e 444, como sendo as terminaes. 6. Quando um substantivo da primeira declinao termina , precedido de %4 e o mantido nas terminaes do singular.

15 7. Quando o do Nominativo singular longo (pode ser observado pelo acento agudo na penltima slaba), ele longo em todos os casos com exceo do Nominativo Plural. 8. O Genitivo Plural mostra uma exceo regra de acentuao. Todos os Genitivos Plurais da primeira declinao tm um acento circunflexo na ltima, independente da acentuao no Nominativo singular. 9. Note que o Genitivo Singular e o Acusativo Plural so idnticos. 10. Mais um exemplo Vejamos a declinao de 545 (verdade):
SINGULAR PLURAL

N.V. G. D. A.

5 5

uma verdade de uma verdade para/a uma verdade uma verdade

N.V. G. D. A.

umas verdades de umas verdades para/a umas verdades umas verdades

OBS: Todas as regras acima se aplicam a esta declinao com a seguinte exceo: o Nominativo singular termina com curto (o acento cai na penltima slaba), assim, alm do Nominativo Plural o Acusativo singular curto tambm. 11. Outro exemplo Vejamos a declinao de !545 (glria):
SINGULAR PLURAL

N.V. G. D. A.

!5 ! ! !

uma glria de uma glrias para/a uma glria uma glria

N.V. G. D. A.

! !3 ! !

umas glrias de umas glrias para/a umas glrias umas glrias

12. Quando o Nominativo Singular termina em no precedido de %44, usa-se o no Genitivo e Dativo Singular. 13. Exemplo Vejamos a declinao de %-545 (escrito, escritura):
SINGULAR PLURAL

N.V. G. D. A.

%-5 %%-5 %-

um escrito de um escrito para/a um escrito um escrito

N.V. G. D. A.

%%-! %%-

Uns escritos de uns escritos para/a uns escritos uns escritos

16 14. Quando o Nominativo Singular termina em este mantido nas terminaes do singular. 15. Na primeira declinao, como na segunda, quando a ltima slaba acentuada, leva acento circunflexo no Genitivo e Dativo de ambos os nmeros, e o restante leva o acento agudo.

LIO 6
ADJETIVO / ARTIGO DEFINIDO

OBJETIVOS: 1. Aprender o uso dos adjetivos. 2. Aprender o uso dos artigos definidos, bem como sua declinao.

I VOCABULRIO !5454!5.................... adj. bom +5%!4!5.................. senhor !44!........................ adj. outro, diferente %!5454!5........... adj. pequeno 5!44!5.................. adj. reto, justo %!5454!5........... adj. morto 5%3................................ acordar, despertar !5454!5...................... artigo definido %!454!5.................... deserto !5454!5............... estrada, caminho '/!454!5................. adj. ltimo #'!5454!5.......... adj. fiel, crente !5454!5..................... mau, maligno #%!454!5.......... adj. primeiro !5454!5..................... bom, bonito OBSERVAO: observe que %! e !5!5 so palavras femininas, uma exceo s palavras terminadas em !5 da Segunda Declinao, que normalmente so masculinas.

II DECLINAO DOS ADJETIVOS Usaremos como exemplo o adjetivo !5 (bom):

17
Singular Plural

Caso N.V. G. D. A.

Masculino !5 !+ 3 !

Feminino 5 5

Neutro ! !+ 3 !

Masculino ! 3 ! !+

Feminino 3

Neutro 3 !

OBSERVAO: o masculino e neutro so idnticos s terminaes da Segunda Declinao. O feminino segue as mesmas regras da Primeira Declinao. Como a terminao no precedida de %44 um longo usado. Este o caso de %!5454!5.

III DECLINAO DO ARTIGO DEFINIDO


Singular Plural

3 ! ! D. 3 3 ! ! ! A. ! ! !+ 5 OBSERVAO: as formas !5454!5 so proclticas, isto , tm acentos prprios e so pronunciadas com a palavra seguinte. O artigo declinado como o adjetivo !5 com as seguintes excees: 1) as proclticas mencionadas acima; 2) O Nominativo e Acusativo Neutro singular tm !5 ao invs de !; e, 3) O Nominativo Masculino !5 ao invs de !5.

Caso N.V. G.

Masculino

Feminino 5

Neutro !5

Masculino ! 3

Feminino

Neutro 5 3

IV USO DO ARTIGO O uso do artigo em Grego corresponde basicamente ao uso do artigo definido em Portugus. Ex: !5! = palavra ou uma palavra; !5!5! = a palavra.

V CONCORDNCIA Os adjetivos, incluindo os artigos, concordam com os substantivos que eles modificam, em gnero, nmero e caso. Vejamos alguns exemplos: !5!5!4!!!+43!34 #3!!!4!!!4 3!34 5#3!+!!+6 !53%!4!+3%!+45%4 5#33%43%6

18 !5!54!!+4!34 5#3!!4!!4 !!4 5#3!!+6 !5!5!4!+!!+4%4!5!54! %!6

VI USO DOS ADJETIVOS Os adjetivos podem ser usados de 3 maneiras: Atributivo, Predicativo e Substantivado. Esta distino base de algumas caractersticas mais importantes na lngua grega. a) Adjetivo Atributivo: o adjetivo atributivo qualifica o substantivo (d-lhe um atributo). Neste caso, o artigo sempre precede o adjetivo. Ex: !5 !5!5! = a boa palavra estas duas so as formas !5!5!!5 !5 = a boa palavra mas comuns do NT. !5!!5 !5 = a boa palavra b) Adjetivo Predicativo: este destaca a qualidade do substantivo. O artigo no procede o adjetivo. Ex: !5!!#'!5 = o servo fiel #'!5!5!5! = o servo fiel.

OBSERVAO: quando no h artigo numa frase, o uso do adjetivo, atributivo ou predicativo, determinado pelo contexto. Assim !5!5! ou !5! !5 pode ser traduzido uma boa palavra ou uma palavra boa. c) Adjetivo Substantivo: um adjetivo pode ser usado como um substantivo, principalmente com o artigo, quando no h nenhum substantivo modificado por ele. Vejamos: !5 !5 = o homem bom !! = os homens bons 53 = a boa mulher = as boas mulheres !5! = a boa coisa 55 = as boas coisas OBSERVAO: algumas vezes, no portugus, os adjetivos, especialmente os masculinos, tm esse mesmo uso como substantivos: !5%!5 = o morto (homem); !%! = os mortos; !5 !5 = o bom (homem); !! = os bons.

19

20

LIO 7 #
PRIMEIRA DECLINAO NOMES MASCULINOS / PREPOSIO

OBJETIVOS: 1. Decorar o vocabulrio. 2. Recitar de cor a declinao de #%!-5. 3. Relacionar as preposies com os casos que elas requerem.

I VOCABULRIO 1. Decorar o vocabulrio. 2. Recitar de cor a declinao de #%!-5. 3. Relacionar as preposies com os casos que elas requerem.

I VOCABULRIO !4 !5 3 #!5 53 5 !4!5 !#!4!5 Anjo, mensageiro Guio, conduzo, lidero prep. c/ gen. de Jogo, ponho, sacudo Prep. c/ Acusat., por causa de !5'!4!5 5!4!5 54! 53 5 Mundo Pedra Discpulo, aluno Fico, permaneo Prep. c/ Gen., com, prep. c/ Acusat., depois de Cu Envio Profeta Prep. c/ Acusat., para, a. Deus, deus (pode ou no pode ter artigo). Levo.

Prep. c/ Acusat., para dentro !+%!4!5 de ( antes de vogais) prep. c/ #5#! genit., de dentro de Prep. c/ Dativo, em. #%!-54!5 Criana #%!5 Lugar !54!5 -%3

21 1. Nomes da Primeira Declinao terminados em - so masculinos. 2. A declinao de #%!-54!5, a seguinte:


SINGULAR PLURAL

N. G. D. A. V.

#%!-5 #%!-!+ #%!#%!#%!-

#%!#%!-3 #%!#%!#%!-

OBSERVAO: Embora a palavra seja masculina ela um nome da primeira declinao, e declinao do mesmo jeito de uma palavra feminina, exceto o Nominativo (), Genitivo (!+) e Vocativo singular (). II USO DE PREPOSIES a) Preposies expressam relaes. Por exemplo, o livro est na (em + a) mesa; a preposio em expressa a relao entre o livro e a mesa. b) As preposies no governam os casos, simplesmente auxiliam os substantivos a expressarem os seus casos mais claramente. c) As preposies tm muitos usos diferentes; muito difcil traduzir apenas com a noo do vocabulrio, mas importante que se decore os casos com os quais elas so construdas. Assim, deve-se dizer que + dativo = em. Precisamos, em primeiro l ugar, conhecer o uso simples da preposio para depois partir para usos mais complexos. d) A preposio , significando em, sempre pede o Dativo. Assim (em + a) na casa expressa por 3!3; (em + a) na verdade 5. A preposio 5, significando para dentro de, exige sempre o Acusativo. Assim, para dentro da casa expresso por 5!!. A preposio #!5 sempre pede o Genitivo. Assim, (de + a) da casa expressa por #!5!+!!+. e) Estas 3 preposies ilustram o princpio geral de que o Genitivo o caso de separao, o Dativo o caso de permanncia em um lugar e o Acusativo o caso de movimento para um lugar. Preposies expressando Dativo separao naturalmente pedem o Genitivo; expressando permanncia num lugar pedem o Dativo; e prep osies expressando movimento para um lugar pedem o Acusativo. Exemplos: 1. 5 com Acusativo: 3!!+!5!!! (Eu conduzo o servo para dentro da casa). 5 leva o Acusativo, significando para dentro de; !! est no Acusativo. 2. com Dativo: !+'35%3 (Eles esto falando no templo). A preposio leva Dativo; e templo est no Dativo.

22 3. 5 com Acusativo: 3'!!!5' (Vs conheceis a lei por causa da igreja). A preposio 5 pode ser acompanhada do Acusativo; quando isto acontece, ela traduzida por por causa de, ' est no Acusativo. 4. 5 com Genitivo: 3'!!!!5%- (Ns conhecemos a lei atravs da Escritura). A preposio 5 tambm pode ser acompanhada do Genitivo. -%- est no Genitivo; por isso, a traduo atravs de.

LIO 8 !3
ENCLTICAS / PRONOMES PESSOAIS / PRES. IND. 5

OBJETIVOS: 1. Recitar de cor a declinao dos pronomes pessoais. 2. Explicar os usos dos pronomes. 3. Recitar de cor o Presente do Indicativo de 5. 4. Explicar o uso do Nominativo no Predicativo.

VOCABULRIO 5 ................... eu sou ...................... conjuno, mas, e +!454!5

3 ........................... pronome, eu '+ ............................. pronome, tu ............. pronome, ele

OBSERVAO: a conjuno ps-positiva, isto , ela nunca vem em primeiro lugar numa sentena; geralmente aparece em segundo. Ex: !5!+!3'! #!'!!4 #!+%! (O servo conhece o apstolo, e o apstolo v o Senhor).

23 II ENCLTICA Encltica uma palavra que se liga intimamente palavra que a procede, de modo que pronunciada junto com ela, e no tem acento prprio. Encltica deve ser distinguida de Procltica (ver Lio 6.3 obs.). Uma palavra encltica modifica a acentuao da palavra que a procede 1 Voc no precisa saber estas regras, mas lembre-se de que se encontrar algum acento incomum ou que no aprendeu, provavelmente ele resultado da presena de uma palavra encltica. Ex: %3#!!+73%!'!+7%3#!'6

III PRONOMES PESSOAIS a) A declinao do pronome pessoal da primeira pessoa :


enftica SINGULAR PLURAL

N. 3 Eu G. !+4!+ De mim / meu D. !4! A / para mim A. 4 Me, mim enclticas 3

Ns De ns / nosso A / para ns nos

enftica OBSERVAO: os Genitivos devem ser traduzidos por meu, nosso. As formas !+4!4 , so usadas quando h necessidade de nfase. b) A declinao do pronome pessoal da segunda pessoa, :
SINGULAR PLURAL

N. G. D. A.

'+ '!+ '! '

tu de ti, teu, seu a / para ti te

+ +3 + +

vs de vs, vosso, seu a / para vs vos

OBSERVAO: embora a forma prpria seja a segunda pessoa (tu, vs), no Portugus moderno tambm podemos usar a terceira pessoa voc, vocs porm, para que se no confunda com a terceira pessoa de fato, prefere-se que se faa o uso correto, ou seja, o da segunda pessoa. As formas '!+4'!4'4 so enclticas, exceto quando so enfticas. A traduo do Genitivo tambm pode ser seu, seus.

W.C. TAYLOR. Introduo ao Estudo do Novo Testamento Grego. Ed. JUERP. Ver as regras esboadas neste livro. Nota do autor.

24 c) declinao do pronome pessoal da terceira pessoa, :

SINGULAR Masculino N. G. D. A. +! +!+ +9 +! ele dele/seu a/para ele lhe, o +8 +8 + + Feminino ela dela/sua a/para ela lhe, a +! +!+ +3 +! Neutro isto disto a/para isto isto, o, a

PLURAL Masculino N. G. D. A. +! +3 +! +!+ eles deles/seus a/para eles lhe, os + +3 + + Feminino elas delas/suas a/para elas lhes, as + +3 +! + Neutro estes destes para estes estes, os, as

OBSERVAO: deve-se notar que a declinao de +! parecida com !, exceto a omisso do Vocativo e a forma +! no Nominativo e Acusativo Neutro Singular.

III USO DOS PRONOMES Um pronome uma palavra usada no lugar de um nome (ou substantivo). Exemplo: Joo est na escola, ele est estudando. O pronome ele est substituindo Joo. O nome Joo chamado de antecedente do pronome. H 3 coisas que consideraremos acerca dos pronomes pessoais: a) O pronome pessoal concorda com o antecedente em gnero e nmero, mas no necessariamente em caso. O caso do pronome pessoal determinado por sua funo na sentena. Ex: #3!'3+! eu vejo o discpulo e o ensino (estou ensinando-lhe). Aqui o antecedente de +!, e j que est no masc., sig., +! tambm est no masc., sig. Por ambos exercerem a mesma funo na sentena (objeto direto), eles esto no Acusativo. Ex: !5#!'!!'!!+!!!+! #+! O apstolo ensina ao servo e o servo o v. #!'!! o antecedente de +!, pois concordam em gnero e nmero (masc./sing., respectivamente). No entanto, eles no concordam em caso devido funo que exercem; #!'!! est no Nominativo (porque o sujeito da primeira sentena) e +! est no Acusativo (porque o objeto direto).

25 Ex: #!!!!!+3+3 Eu vejo a minha casa e permaneo nela. O antecedente !! masc., sing., e o pronome tambm. Mas !! est no Acusativo por ser objeto direto, e +3no Dativo por causa da preposio, que tambm modifica a traduo. Ex:!+!+ Ele est ouvindo minha voz. O pronome !+ Genitivo masc., sing., e no tem antecedente, pois usado como Genitivo de Possesso.

b) O pronome pessoal no usado no Nominativo, a no ser que haja nfase. Quando no so usados, o sujeito expresso pela pessoa do verbo. nfase normalmente causada por contraste. Ex:334!+%- Eu (e no neutro) falo, mas tu (e no outro) escreves. 3 e '+ so enfticos porque esto em contraste um com o outro. Na sentena 33, eu digo, a implicao natural que outra pessoa no fala. O uso enftico (duplo) de 3 (que o pronome do verbo) sugere um contraste implcito. +! quase nunca usado no Nominativo, como sendo um pronome pessoal. Seu uso ser estudado na prxima lio. * APLICAO: Jesus fez muito uso do pronome no sentido enftico, quando dizia: Eu sou (e no outra pessoa). Vejamos os seguintes textos como exemplo: Jo 6.35; 8.12; 10.9,11,14; 11.25; 14.6; 15.1.

c) O uso das formas enfticas e enclticas. Para expressar possesso a forma encltica do Genitivo deve ser usada. Ex: Minha palavra !5!5!!+; tua/sua palavra !5!5!'!+. Se h uma nfase na idia possessiva minha palavra (e no de outra pessoa), usa-se um adjetivo possessivo, que ser estudado mais tarde. Depois da preposio usam-se as formas enfticas. Ex: !+ e no !+ ! e no ! Porm, #%!5 comum. OBSERVAO: a vogal final de uma preposio normalmente contrada antes de palavras que comeam com vogais, sendo que um apstrofo a substituiu. IV PRESENTE DO INDICATIVO DE 55 SINGULAR 1. 2. 3. '() 55 Eu sou Tu s Ele/ela ' ' ' () PLURAL Ns somos vs sois Eles/elas so

26 OBSERVAO: todas as formas so enclticas exceto . O verbo no tem voz, pois mostra um estado e no ao. As formas (), '() usam mvel. O verbo requer um complemento (no Nominativo) e no um objeto (prova) (no Acusativo) para complementar seu significado. O complemento chamado de Predicado Nominativo. Ex: !5#!'!!%3#!' o apstolo um homem. !#!'!!'! o apstolo bom (um homem bom).

27

LIO 9
PRONOMES DEMONSTRATIVOS / USOS DE !5 OBJETIVOS: 1. Decorar o vocabulrio. 2. Recitar de cor a declinao de !56 3. Entender, explicar o uso de !5 e ! com e sem substantivos. 4. Reconhecer, explicar e traduzir as construes com !5.

I VOCABULRIO 5#44 %544 #53 5'!4!+4!5 !454! #545 5!4!5 %53 Amor. pecado. Batizo. Professor. !4 !! 3 4 advrbio, agora. pronome, este, esta, isto. advrbio de modo, assim. adj., maligno, mau (carter). Face Gozo, alegria.

#!%!5454!5 pronome, aquele. #%!'3#!4! Promessa. /% 45 Evangelho. Julgo.

1. DECLINAO DE +! Singular Caso Masculino Feminino Nominativo !+! + Genitivo !+!+ + Plural Masculino Feminino !+! + !+3 !+3

Neutro !+! !+!+

Neutro + !+3

28 Dativo Acusativo !+3 !+! + + !+3 !+! !+! !+!+ + + !+! +

OBSERVAO: para diferenciar quanto ao uso de !+ e + na primeira slaba s observar as terminaes: A) quando a terminao !5435, o !+ usado na primeira slaba; B) quando a terminao 45 o + usado na primeira slaba. Os Nominativos do Feminino e Masculino tm aspirao spera. Todos os outros tm no incio. Note bem as diferenas entre os Pronomes Pessoais e os Demonstrativos a aspirao e o acento. Veja: Pronomes Pessoais (3a. pessoa): +!4+4+!6 Pronome Demonstrativo: +!4+4!+!6 A declinao de ! semelhante a dos adjetivos, exceto o neutro !6 II USO DE !!5 e ! Os Pronomes Demonstrativos podem ser usados de duas maneiras: a) Na posio Predicativa: nestas posies eles modificam um substantivo, semelhante aos adjetivos. Neste caso o substantivo tem o artigo. Ex: esta palavra !+5!!5!5! ou !5!5!+5!6 igreja 5#3'6 eu vejo esta

b) Substantivado: !+5! e ! so usados freqentemente sozinhos. Quando isto acontece ele substantivado e traduzido de acordo com o gnero. Ex: este homem !+5!6 esta mulher - 56 este homem est falando !+5!6 esta mulher v seu senhor - 5 #!+%!6 isto do Senhor !+!' #!5!++%!+6

III USO DE !5 !5 uma palavra muito importante na lngua grega. Alm do uso normal como Pronome Pessoal, ela pode ser usada nas seguintes formas: a) Na posio Predicativa: nesta posio ele intensifica o substantivo. Ele concorda com o substantivo em gnero, nmero e caso, mas no tem o artigo. a prpria pessoa que faz a ao; ela mesma que faz isso ou aquilo.

29 Ex: o apstolo mesmo / o prprio apstolo - !5!5 #!5'!! ou !5 #!5'!!!56 a igreja mesma / a prpria igreja - 55'556

b) Ainda no Intensivo: ele tambm pode intensificar um pronome pessoal ou o pronome implcito no verbo. eu mesmo falo - !5353 ou !536 ns mesmos falamos - !! ou ! !6

5#: A melhor maneira para definir contrastar com outra palavra grega para amor: -5!, que aquela afeio que algum tem por uma pessoa e que resulta num prazer recebido. Ele instintivo e caracteriza nossas afeies naturais. a afeio que temos por pais, amigos, filhos, filhos e cnjuge. Quando aceito e retornado pela pessoa a quem dado, h uma amizade e amor recproco. 5# a deciso de ver na pessoa aquilo que digno de respeito; possvel quando estamos em contato com Deus. Ele pode e d aos seus, afeio baseada no valor inerente e precioso da pessoa amada. Expressa um apego mais racional proveniente da escolha. Um amor que flui ainda quando ele no aceito e respondido. o que chamamos de amor puro, sacrifical. c) Na posio Atributiva: ele identifica o substantivo e precedido pelo artigo. Ex: o mesmo apstolo !5!5 #!5'!!ou !5 #!5'!!!5 !5!6 a mesma igreja 55'5 ou 5'55 56

RESUMO A tabela abaixo serve de reviso dos principais usos de adjetivos e pronomes:
A boa palavra. A palavra boa. Esta palavra. Aquela palavra. 5!!5!ou!5!!5! !!5!5!ou !5!5!! !+5!!5!5!ou !5!5!!+5!6 ! !5 !5! ou !5 !5! !6 Atributiva (adjetivo) Predicativo (adjetivo) Predicativo (pronome demonstrativo). Predicativo (pronome demonstrativo). Predicativo Intensivo. Atributivo.

A palavra mesma !5!5!5!ou !5!5!!56 A mesma palavra !5!5!5!ou !5!5!!56 Minha palavra Sua palavra Eu o vejo Eu vejo este !5!5!!+ 5!5!!+ 5#3! 5#3!+!

30
homem Eu vejo coisas estas 5#3+

LIO 10
PRESENTE DO INDICATIVO MDIO E PASSIVO

OBJETIVOS: 1. Conjugar e reconhecer verbos nas vozes mdia e passiva. 2. Uso do caso Dativo de Meio ou Instrumental. 3. Conhecer verbos deponentes e compostos. 4. Aprender alguns significados do uso de casos juntamente com verbos.

I VOCABULRIO 5............... !+53 ............. conj., adversativa, mas, porm Ouo, escuto Gen.,/Ac.). (pode '%5/! .. pedir %/! .... Depoente, entro. Depoente saio.

31 %3!54! pecador conj., que, porque ..................... %/3 ................. 5! ............ 5%/! ........ #!5 .................... Eu reino (pede Gen.) Depoente torno-me (pred., Nomin. Depoente, atravesso. ...... '3 ............. #!%5! %/! ........ + ................... Depoente, vou, venho :(!+ antes de vogais, !+/ antes de aspirao spera), procltico, no. Depoente, vou. Salvo. Depoente, replico. Lavo. respondo,

Prep., c/ Gen., por (expressa !+53 ............. agncia); prep., c/ Acus., sob.

II - VOZ O verbo grego tem trs vozes: ativa, mdia e passiva. As vozes ativa e passiva so usadas como no Portugus: na ativa o sujeito executa a ao do verbo; na passiva o sujeito sofre a ao do verbo. A voz mdia representa o sujeito com referncia a si mesmo ou a algo que lhe pertence: a) agindo diretamente sobre si !+53 (eu lavo ativo); !+ (eu me lavo mdio). b) Agindo para si, ou com vantagem para si - !%! (eu compro para mim). s vezes, a diferena entre a ativa e a mdia to delicada que impossvel de traduzir para o Portugus. Em outros casos a diferena to forte que necessrio um verbo para a ativa e outro bem diferente para mdia. Ex: %/3, eu reino e %/!, eu comeo.

A) VOZ MDIA: vejamos conjugao do Presente do Indicativo Mdio.


SINGULAR PLURAL

1. 2. 3.

!+! !+ !+

Eu me lavo Tu te lavas Ele / ela se lava

!+! !+' !+!

Ns nos lavamos Vs vos lavais Eles/elas se lavam

As terminaes mdias primrias so: 1. , eu 2. ', tu -, ns -', vs

32 3. , ele/ela -, eles/elas

OBSERVAO: note as vogais temticas (4!) antes das consoantes (como j foi visto em lio anterior). A segunda pessoa, !+5, uma forma abreviada (ao invs de !+').

B. VOZ PASSIVA: ela no tem terminaes prprias. A passiva e a mdia so idnticas, exceto nos tempos futuro e aoristo. (OBS: nos nossos exerccios as formas que podem ser consideradas com mdia ou passivas devem ser consideradas passivas). Vejamos, como exemplo, a conjugao do Presente do Indicativo Passivo de +3, solto/destruo.
SEINGULAR PLURAL

+! + +

Eu estou (sendo) destrudo. Tu ests (sendo) destrudo. Ele/ela est (sendo) destrudo.

+! +' +!

Ns estamos (sendo) destrudos. Vs estais (sendo) destrudos. Eles/elas esto (sendo) destrudos.

III - #!5 COM O GENITIVO Um verbo na voz passiva normalmente seguido de um agente. Se o agente uma pessoa, ser no Genitivo precedido por #!5. Ex: !5+5%!'3!!+! O Senhor salva/est salvando o servo. 5!!'3#!5!++%!!+ O servo est (sendo) salvo pelo Senhor.

IV DATIVO DE MEIO OU INSTRUMENTAL O Dativo sem nenhuma preposio usado para expressar meio ou instrumento pelo qual alguma coisa foi realizada. Enquanto #!5 com Genitivo expressa agncia pessoal, o Dativo de meio expressa meios impessoais. Ex: !35!3!++%!+ Ns somos conduzidos pela palavra do Senhor. !!!!! Tu ests conduzindo a criana com boas palavras.

V VERBOS DEPOENTES Os verbos depoentes ou deponentes so verbos os verbos que no tm forma ativa. Eles aparecem na forma mdia/passiva, mas tm funo ativa.

33 Ex: #!%+! passivo em forma, mas o significado ativo: eu vou/estou indo.

VI VERBOS COMPOSTOS So apenas os verbos que tm uma preposio prefixada. O resultado da combinao do verbo e da preposio devem ser apreendidos por observao. H trs categorias. a) Efeito Simples: normalmente o significado do verbo composto pode ser determinado pelo significado da preposio. Ex: %/! eu vou, mas '%/! eu vou para dentro, entro. #!%!+ eu vou mas #!%!+ eu vou para fora, saio.

b) Intensificao: a idia do verbo intensificada pela preposio. Ex: 3'3 eu conheo #3'3 eu conheo completamente (implica envolvimento pessoal). c) Mudana Total: o significado do verbo completamente mudado pela preposio. Ex: 3'3 eu conheo, mas 3'3 eu leio ( c/Acus. = sobre).

VII A POSIO DE !+5 O negativo !+5, precede a palavra a qual ele nega. Como na maioria dos casos normalmente se nega o verbo, o local normal dele antes do verbo. Ex: !+5+3 eu no estou soltando. !+5+! eu no estou sendo solto.

Aplicao: o verbo 3'3, eu conheo, refere-se ao conhecimento adquirido por leituras, aulas, etc., porm, #3'3 significa a acumulao de conhecimento por envolvimento ou experincia pessoal. O substantivo #3', e aparece em 2Pe 1.2,3. De acordo com este verso, graa, paz, vida e santidade vm de um conhecimento concreto e precioso (total) de Deus, que baseado num envolvimento pessoal com Ele.

VIII ALGUNS CASOS COM VERBOS Muitos verbos tm objetos em casos diferentes do Acusativo. Alguns pedem o Genitivo e outros o Dativo. O uso deve ser aprendido por observao. Ex: #!%!35 #!5'!3 eu respondo ao apstolo. !+3-3 eu ouo a voz (mas sem entendimento

34 escuto). !+3-3 eu ouo a voz (com entendimento).

OBSERVAO: At 9.7 fala que os companheiros de Paulo ouviram (com Gen.); mas em 22.9 fala que eles no ouviram (com Acus.). No h contradio: eles no entenderam a voz, mas escutaram um som incompreensvel.

LIO 11
IMPERFEITO ATIVO DO INDICATIVO

I VOCABULRIO

35
Palavra Significado

%3 3 #!'3 #!3 #!'3 %!4!5 3 '3

3 666 !+ #% #% 3 '+ '+3 !

Levanto, levo. Subo. Morro. Mato. Envio (com comisso). Po, pedao de po. Vou (a forma no aparece no NT, mas as formas compostas so comuns). Como (comer). prep., c/ Gen., contra c/ Acus., de acordo com significado original para baixo; tem muitos significados no NT. Deso. Por um lado por outro lado. Normalmente o no traduzido, e traduzido por mas. Adj. no mais. Prep. c/ Gen. de c/ Dat., ao lado, na presena c/ Acus., ao (no, para) lado. Recebo (noo, ao lado de). Prep. c/ Dat. com. Ajunto, junto. Adv., ento (noo de algo que no passado eu no fazia).

II IM[ERFEITO ATIVO DO INDICATIVO No tempo presente, no h uma forma especial do verbo grego indicar uma ao contnua; no h distino entre eu solto ou eu estou soltando. Mas no tempo passado esta distino mais forte do que no Portugus. O tempo que usado com Pretrito Perfeito chamado de Aoristo (ser estudado depois). O Imperfeito do Indicativo representa a ao em processo no passado (linear). Vejamos a conjuno do Imperfeito do Indicativo de !+3, lavo: SINGULAR Eu estava lavando, lavava. PLURAL Ns estvamos lavando, lavvamos. Vs estveis lavando, lavveis. Eles/elas estavam lavando, lavavam.

(!+(!( (!+(( (!+(

(!+(!((

Tu estava lavando, lavavas. (!+(( Ele/ela estava lavando, lavava. (!+(!(

36 OBSERVAO: A) Note que, alm das terminaes, aparece um antes do radical. Este chamado de aumento. Se o radical comea com uma consoante, o aumento simplesmente prefixado a ele, e chamado de sbado. Se o radical comea com uma vogal, h uma fuso entre esta e o aumento, e este chamado de temporal. Vejamos a tabela abaixo que mostra esta fuso2 = = !=3 Exemplo: PRESENTE !+53 5%3 53 !!!53 %5'3 IMPERATIVO !+! %! !+ 3!!!+ %'! =8 =8 != 9 += + += +

B) A vogal temtica igual ao presente: ! antes de 44 e antes das outras letras. C) As terminaes do imperfeito, para fins de estudo, devem ser consideradas como: -!, -4 -4 !4 -, -!. D) Na terceira pessoa do singular, s vezes aparece o mvel. E) A primeira pessoa do singular e a terceira do plural so idnticas. Apenas o contexto pode determinar qual pessoa deve ser usada3.

III AUMENTO ANTES DE VERBOS COMPOSTOS Nos verbos compostos o aumento vem entre a preposio e o radical. Se a preposio termina com uma vogal, esta desaparece. Exemplos:
PRESENTE 53 #!53 #53 IMPERATIVO 5 ! #! #!

IV IMPERFEITO DO INDICATIVO DE

2 3

s vezes no Novo Testamento alguns ditongos no sofrem modificaes.

Nota: A) Na terceira pessoa do plural, a forma (!+(!(', s vezes, encontrada. B) No plural, formas como (!+((4 (!+((4 (!+((, so encontradas. C) A traduo de !+, alm das significaes dadas, pode ser, em certos contextos: eu ia lavar, eu comecei a lavar, eu procurava lavar, eu continuava lavar, eu continuava a lavar, eu estava acostumado a lavar, etc.

37
;6 SINGULAR . e ', tu eras, estava. , ele/ela era, estava. PLURAL e , ns ramos, estvamos. , vs reis, estveis. eles/elas eram, estavam.

OBSERVAO: A) A forma mdia quase encostou o uso da forma ativa . B) ' o velho perfeito, e encontrado duas vezes no NT. C) e so usados quase o mesmo nmero de vezes no Novo Testamento.

LIO 12 3
IMPERFEITO MDIO E PASSIVO DO INDICATIVO SUJEITO NEUTRO PLURAL

VOCABULRIO
Significado dep. vou embora livro demnio dep. recebo, tomo dep. saio trabalho adv. ainda conj. e, tambm, at tanto... como dep. deso conj. e no, nem nem... nem adv. ainda no prep . c/ Gen., a respeito de concernente, sobre c/ Acus. Ao redor barco lago, mar dep. Reuno, vou ao encontro. prep. c/ Gen. A favor c/Acus. Sobre.

Palavra #5%/! 5!4!5 !5!4!5 /!5 #!%+5 %!4!5 666 %/!5 !5 !5666!5 !#35 #%5 #!!4!5 5''45 '+5%/! #5%

II IMPERFEITO MDIO E PASSIVO DO INDICATIVO A conjugao do Imperfeito Mdio/Passivo do Indicativo de +3 (solto, destruo, desato):
SINGULAR 1. +!, eu estava desatando para mim. 2. +!+, tu estavas desatando para ti. 3. +!4 ele/ela estava desatando. PLURAL 1. +'4ns estvamos nos desatando. 2. +!', vs estveis vos desatando. 3. +!!, eles/elas estavam se desatando.

38 As terminaes pessoais do mdio e passivo so:


SINGULAR ;6 <6 '! =6 ! PLURAL ;6 <6 ' =6 !

OBSERVAO: A) O aumento colocado antes do trabalho, indicando tempo passado. B) A traduo varia, como na voz ativa: eu me desatava, ou ia, principiava, continuava !/ normal. D) A segunda pessoa do singular, +!+ uma forma abreviada para +!+4 uma forma abreviada para +'!. E) Como no presente, tambm no Imperfeito, as vozes passivas e mdias so idnticas. A conjugao do Imperativo Passivo de +53 (solto, destruo, desato):
SINGULAR 1. +!, eu estava sendo desatado. 2. +!+, tu estavas sendo desatado. 3. +!, ele/ela estava sendo desatado. PLURAL 1. +!, ns estvamos sendo desatados. 2. +', vs estveis sendo desatados. 3. +!!, eles/elas estavam sendo desatados.

Os verbos que so depoentes no Presente, tambm o so no Imperativo. Ex: * %/! eu venho; %/! eu estava vindo.

III SUJEITO NEUTRO PLURAL Um Sujeito Neutro Plural, s vezes, tem o verbo no singular. Ex: 5!5%/ os demnios saem. +'53% estes so bons presentes.

IV USO DE E !5 A) J vimos o uso de significando e. Mas ele tem outros usos. Freqentemente significa tambm, e at. Quando usado assim, ele precede a palavra com a qual est logicamente conectado. Ex: !+!353 mas isto eu tambm falo. 3'!+'5!!! at as crianas conhecem a lei.

B) !5, como , tem o uso simples, significando e no, nem, mas tambm tem outros usos como nem mesmo. Ex:

39 !+!!+3!5!+'+!!! mas isto eu no digo, nem os outros dizem (isto) Uso Simples. !!+!+ #!+'!5! nem mesmo os discpulos vem a glria de Deus.

C) Finalmente, 6664!5666!5 significam respectivamente: tanto... como, e nem... nem. Ex: !+!!+'!#!'!!!!+! tanto os apstolos como servos dizem isto. )!+!!+'!5!#!'!!!5!!+! nem os apstolos nem os servos dizem isto.

LIO 13 %
FUTURO ATIVO E MDIO DO INDICATIVO

OBJETIVOS: 1. Verificar como se d a formao do Modo Indicativo, reconhecendo as partes principais dos verbos. 2. Aprender a formao e a conjuno de um verbo no Futuro do Indicativo Ativo e Mdio. 3. Verificar a formao de radicais do Futuro e de outros tempos de vrios verbos.

I VOCABULRIO
Palavra Significado

5#3 '! 3 353 !53 +5'! 3 %+5''3

fut. 5 13 eu olho para cima, recebo minha vista. eu irei, fut. depoente de !6 eu ensinarei. fut. 33 ... persigo, persisto, prossigo. fut.!'3 ... glorifico. eu virei, irei. fut. ind. md. de %/!(depoente). eu terei, fut. de /3 fut. %+3 ... prego.

40 5'! 35'! 51! #%!'+5/! tornar-me-ei, fut. ind. md. 5!6(depoente). eu conhecerei, fut. md. (depoente) de 35'36 tornarei, receberei, fut. ind. md. (depoente) de 536 dep., ... oro, fut. #%!'+5!6

II FORMAO DO INDICATIVO Para aprender a conjugao de um verbo no Grego, necessrio primeiramente, aprender as Principais Partes dos verbos. Estas partes so as vrias formas de tempo, nas quais os verbos so escritos. Elas so as primeiras pessoas do singular do tempo. Por exemplo, as principais partes de +53, so: 1. Sistema Presente 2. Sistema Futuro 3. Sistema Aoristo 4. Sistema Perfeito 5. Sistema Perfeito Passivo 6. Sistema Aoristo Passivo +53 +'3 +' + + +-

Uma vez que se conhea a primeira pessoa do singular de cada forma de tempo, tornase fcil conjugar os verbos em todas as vozes e modos, pois so baseados naquele radical. Como exemplificado acima, a forma do Sistema Presente +53, da qual o radical +-. Uma vez que se conhea a primeira pessoa do singular do Sistema Presente fcil conjugar o Presente e o Imperfeito (nas Ativa e Mdia/Passiva), pois eles seguem um padro muito consistente na lngua grega. Verbos regulares so aqueles onde todas as formas de tempo so derivadas do Presente. +53 um verbo regular. Ns estudamos o Sistema Presente (no Modo Indicativo), o qual composto dos tempos Presente e Imperfeito. Agora iremos estudar o Sistema Futuro, o qual composto das formas do Futuro Ativo e Mdio. O Futuro Passivo parte do Sistema Aoristo Passivo.

III FUTURO ATIVO DO INDICATIVO Para a formao do futuro de um verbo regular, s adicionar o sinal de futuro ( ') ao radical do verbo, e acrescentar as terminaes pessoais. (NOTA: nem sempre o radical de um verbo igual ao radical usado no Sistema Presente). A conjugao do FUTURO ATIVO do Indicativo de +53:
SINGULAR PLURAL

41 1. +'3, eu soltarei. 2. +', tu soltars. 3. +', ele/ela soltar. 1. +'!, ns soltaremos. 2. +', vs soltareis. 3. +'!+'(), eles/elas soltaro.

OBSERVAES: A) O tipo de ao do Futuro pode ser pontilear (soltarei) ou durativa (estarei soltando), mas geralmente pontilear denota uma ao que acontecer no futuro; B) As Terminaes pessoais so idnticas s do Presente Ativo, inclusive as vogais temticas; C) O sinal de Futuro adicionado ao radical.

A conjugao do FUTURO MDIO do indicativo de +53: SINGULAR 1. +'!, eu soltarei para mim. 2. +', tu soltars para ti. 3. +', ele/ela soltar para si. PLURAL 1. +'!, ns soltaremos para ns. 2. +'', vs soltareis para vs. 3. +'!, eles/elas soltaro para si.

OBSERVAES: A) A tradio do Mdio eu soltarei para mim, etc.. No futuro as formas Mdias e Passivas so bem diferentes; B) As terminaes so idnticas s do Presente Mdio; C) O sinal de futuro adicionado ao radical.

IV FUTURO ATIVO E MDIO DE VERBOS TERMINADOS EM CONSOANTES Quando o radical de um verbo termina numa consoante, o sufixo funde com esta consoante e provocam os seguintes resultados: 1. Verbos com os radicais Ao adicionar ' sofrem um alongamento: + ' = terminados em vogais: '7 + ' ='7 44!
! + ' = 3'7

Exemplo
#3 (rad. #) = #'3 3 (rad. () = '3 -%!3(rad. -%!() = -%3'3

2. Verbos com os radicais terminados em consoantes labiais 3. Verbos com os radicais terminados em consoantes guturais 4. Verbos com os radicais terminados em consoantes dentais

#4 4-+ ' = 1

5#3(rad. #() = 13 #3 (rad. () = 13 %-3(rad. %-() = %13

44/ + ' =

33(rad. 3-) = 33 3(rad. -) = 3 /3(rad. '/-) = 3 '33(rad. '3-) = '3'3 #3 (rad. #-) = #'3

44+ ' = '

42 V FORMAO DE RADICAIS DO FUTURO E DE OUTROS TEMPOS Neste caso de muitos verbos, os radicais de outros tempos so bastante diferentes do radical do tempo presente. Veja o exemplo:
PRESENTE RADICAL FUTURO

%+''3 #3

%+#-

%+3 #'3

OBSERVAES: A) Em geral, o futuro de um verbo no pode ser formado por nenhuma regra, cada verbo deve ser olhado no lxico, devido ao grande nmero de irregularidades; B) A grande irregularidade na formao dos sistemas e a regularidade na conjugao de um tempo dentro do sistema, pode ser ilustrado na comparao destes dois verbos: Presente = +534%/! (dep.) Futuro = +'3 (+'!4+'!),+'! (+'!); C) Ao fazer uma traduo necessrio procurar identificar o radical do Sistema Presente, para procurar o significado num lxico ex: 3 pode ser 3434ou /3, porm ao procurar no lxico descobre-se que o segundo correto; D) Ao procurar identificar verbos compostos necessrio desassociar a preposio antes de procurar no lxico ex: #+''vem de +'', a primeira pessoa do singular +'!. Ao procurar no vocabulrio v-se que o futuro de %/!. Assim, #+'' vem da forma grega #%/!, que dever ser procurado no lxico para achar o significado; E) Alguns verbos no so depoentes num tempo, mas so em outro ex: depoente). 3 (presente) '! (futuro mdio

1.

Nestre-ALAND. Novum Testamentum Graece Deutsche Bibelgesellschaft. 1994. CHAMBERLAIN. Gramtica Exegtica do

14. William Douglas Grego Neo-

Testamentrio. (Tradutor: Dr. Waldyr Carvalho Luz). Casa Editora Presbiteriana. SP. 1989.

43 15. W.C. TAYLOR. Introduo ao Estudo do Novo Testamento Grego. Editora Batista Regular, SP. 1999.

16. Francisco

Leonardo

SCHALKWIJK.

Coin:

pequena

gramtica

do

Grego

NeoTestamentrio. CEIBEL. 1994.

17. Brbara FRIBERG & Timothy FRIBERG. O Novo Testamento Grego Analtico. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova. SP. 1987. 18. F. Wilbur GINGRICH & Frederick W. DANKER. Lxico do N.T. Grego/Portugus. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova. SP. 1993. 19. Waldyr Carvalho LUZ. Manual de Lngua Grega. Vols. I-III. Casa Editora Presbiteriana, Cambuci, SP. 1991.

20. William Sanford LASOR. Gramtica Sinttica do Grego do N.T.. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova. SP. 1990.

Vous aimerez peut-être aussi