Vous êtes sur la page 1sur 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

4 Srie Teorias Psicanalticas I

Psicologia

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Thais de A.A.Baungart


Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3

Psicologia -4 srie - Teorias Psicanalticas I

Pg. 2 de 6

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Organizar e expressar o pensamento de forma a derivar argumentos e demonstraes coerentes e compreensveis dentro da prtica profissional. Conhecer o processo motivacional, de aprendizagem e de tomada de deciso do ser humano. Desenvolver e programar projetos de reintegrao social de pessoas portadoras de necessidades especiais e portadores de transtornos psiquitricos. Compreender os processos de formao de grupos e constituio do indivduo.

Produo Acadmica

Elaborao de resenhas crticas dos textos indicados. Preparao de uma palestra sobre Psicodinmica para leigos. Apresentao final em Power Point.

Participao
Esta atividade dever ser realizada em grupos compostos de 3, 4 ou 5 alunos. Para a elaborao desta atividade, os alunos devero entregar seus nomes, RAs e emails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas e no haver possibilidade de mudanas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Thais de A.A.Baungart

Psicologia -4 srie - Teorias Psicanalticas I

Pg. 3 de 6

DESAFIO
Voc, psiclogo, foi convidado a ministrar uma palestra sobre Teorias Psicanalticas para um pblico leigo no assunto. Essa palestra tem como objetivo despertar nesse pblico um maior interesse pela psicologia e pela psicanlise em especial. A palestra ser realizada numa renomada livraria da sua cidade e contar com a presena de pessoas importantes como o prefeito e o secretrio da educao, cultura e lazer. O investimento nessa palestra se justifica pela importncia em levar para o pblico leigo maiores informaes sobre como a psicologia pode ajudar na nossa vida cotidiana. Sua tarefa enquanto psiclogo preparar essa palestra da maneira mais motivadora possvel. Atravs deste trabalho, voc ter mais contato com os diversos autores da psicanlise e com seus principais conceitos, o que se faz muito importante para a profisso de psiclogo.

Objetivo do desafio
Elaborao de uma palestra sobre Teorias Psicodinmicas para leigos.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: A psicanlise como mtodo de investigao do psiquismo. A descoberta e a construo do conceito de inconsciente. Esta atividade importante para que voc conhea os mtodos de investigao do psiquismo bem como os conceitos de inconsciente. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Escolher seu grupo de trabalho. Lembrar-se que a sua escolha dever permanecer a mesma at o final deste trabalho. Entregar para seu professor uma folha contendo: os nomes dos alunos, RAs e e-mail. Passo 2 (Equipe) Ler os materiais disponveis abaixo:

A Psicanlise. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0B0EMRzdACiXpd21kdDREckU4ZzA/edit?usp=s haring>. Acesso em: 06 maio 2013. LOPARIC, Zeljko. divisvel o Inconsciente? Nat. hum., So Paulo, v. 1, n. 2, dez. 1999. Disponvel em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151724301999000200005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 maio 2013.

Thais de A.A.Baungart

Psicologia -4 srie - Teorias Psicanalticas I

Pg. 4 de 6

Passo 3 (Equipe) Ampliar seus conhecimentos realizando uma pesquisa complementar sobre o tema: Inconsciente e Psicanlise. Passo 4 (Equipe) Elaborar uma resenha critica sobre os textos estudados. No se esquecer de citar os dois textos indicados e tambm os materiais pesquisados pela equipe utilizando sempre as normas da ABNT.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Principais autores da Psicanlise. Esta atividade importante para que voc conhea os principais autores da Psicanlise. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler o texto citado abaixo. CARLONI, P. A histria e a constituio da Psicanlise: introduo aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana. RENEFARA, 1, ago. 2011. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0B0EMRzdACiXpZF9rc1dUVXB3b0k/edit?usp=sh aring>. Acesso em: 06 maio 2013. Passo 2 (Equipe) Pesquisar em sites, blogs e livros no mnimo trs autores importantes da Psicanlise tradicional. Vocs podero utilizar, para pesquisa, os mesmo autores estudados em sala de aula. Aproveitar esse momento para aprofundar seus conhecimentos sobre os autores clssicos da psicanlise. Passo 3 (Equipe) Discutir com sua equipe sobre a atuao, linha de pensamento e contribuies que cada autor estudado trouxe para a Psicanlise. Passo 4 (Equipe) Elaborar uma resenha sobre os principais autores da psicanlise tradicional. Procurar desenvolver um texto abordando como cada um deles colaborou para o desenvolvimento da

Thais de A.A.Baungart

Psicologia -4 srie - Teorias Psicanalticas I

Pg. 5 de 6

abordagem psicanaltica. Utilizar o texto indicado e tambm os materiais pesquisados pela equipe. No se esquecer das normas da ABNT.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Conceitos principais: sonhos, atos-falho, chistes, sintoma, inibio, sintoma e angstia, sintoma e transferncia. Esta atividade importante para que voc conhea os principais conceitos em Psicanlise. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler o texto disponvel no site: Psicanlise: Conceitos Bsicos. Disponvel em: <http://www.brunocarrasco.com/2009/06/psicanalise-conceitos-basicos.html>. Acesso em: 06 maio 2013. Passo 2 (Equipe) Pesquisar em sites, blogs, livros e artigos mais informaes sobre os conceitos bsicos de psicanlise. Procurar as definies dos conceitos de sonhos, ato-falho, angstia, sintoma transferncia, contratransferncia, mecanismos de defesa do Ego, Id, Ego e Super Ego. Passo 3 (Equipe) Discutir com sua equipe sobre o material pesquisado e fazer uma reflexo sobre os conceitos bsicos de psicanlise. Passo 4 (Equipe) Elaborar uma resenha contendo os principais conceitos de psicanlise e uma reflexo critica sobre como esses conceitos podem ajudar a compreender a prtica psicanalista.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Os efeitos do inconsciente sobre a conscincia. Esta atividade importante para que voc aprenda como elaborar uma palestra e aprofunde seus conhecimentos nas Teorias Psicodinmicas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Thais de A.A.Baungart

Psicologia -4 srie - Teorias Psicanalticas I

Pg. 6 de 6

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Organizar todo o material (resenhas) que foi produzido nas etapas anteriores. Discutir com a equipe a melhor forma de preparar o texto da palestra e os slides para apresentao. Passo 2 (Equipe) Preparar os slides que sero usados na palestra. Para isso, usar o texto que j foi elaborado sobre o contedo a ser ministrado. Utilizar, para preparar os slides, o programa da Microsoft Office Power Point. Lembrar-se que nos slides no se deve usar textos longos, pois isso desmotiva o ouvinte. Procurar usar figuras, setas e frases curtas (estilo esquema/esqueleto). Passo 3 (Equipe) Realizar a apresentao de sua palestra, em data determinada pelo professor.

Livro-Texto da disciplina:
SANTOS, Sandra R. Jung - Um Caminhar pela Psicologia Analtica. 1 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

Thais de A.A.Baungart

Vous aimerez peut-être aussi