Vous êtes sur la page 1sur 2

Equipamentos e Instrumentos envolvidos num sistema interligado com compressores Tanto o compressores como bomba so equipamentos auxiliares em um processo.

E dentre os equipamentos e instrumentos interligados a estes , esto:

Separadores- Os separadores de leo so instalados nas linhas de descarga dos compressores.


Eles so geralmente um recipiente vertical com o gs de conexes de descarga na parte superior e uma porta de retorno do leo na parte inferior. Esta linha de retorno pode ser canalizada diretamente para a linha de suco em unidades de um nico compressor ou em racks de mltiplos compressores seria canalizada para um tanque chamado de reservatrio de petrleo. Alguns separadores de leo tm um reservatrio construdo na parte inferior do recipiente com a parte superior sendo o separador. A partir do reservatrio, o leo ento devolvido aos compressores atravs da utilizao de um controle mecnico ou eletrnico de nvel de leo preso ao crter do compressor. Os separadores de leo usam vrios mtodos de separao de leo para remover o leo da descarga de gs quando deixa o compressor. Estes mtodos incluem a reduo de velocidade, o choque, uma ao centrfuga, ou elementos coalescentes. Os separadores de leo variam em capacidade e eficincia, dependendo do fluxo de massa que est sendo bombeado atravs deles e nenhum separador de leo 100% eficiente.

Permutador de energia trmica - visa transferncia de energia trmica de forma eficiente de


um meio para outro.Tem a finalidade de propiciar calor de um fluido para o outro, encontrandose estes a temperaturas diferentes. Os meios podem ser separados por uma parede slida, tanto que eles nunca misturam-se, ou podem estar em contato direto.

Trocadores de calor fluidos


Este um trocador de calor com um gs que passa para cima atravs de um banho de lquido (frequentemente gua), e o fluido , ento, levado para outro lugar antes de ser refrigerado. Isto comumente utilizado para o resfriamento de gases ao mesmo tempo que remove-se certas impurezas, assim, resolve-se dois problemas de uma vez. amplamente utilizado em mquinas de caf expressocomo um mtodo de poupar-se energia de resfriamento de gua super-aquecida para ser utilizada na extrao do expresso.

Trocadores de calor de contato direto[editar]


Trocadores de calor de contato direto envolvem transferncia de calor entre correntes quentes 8 e frias de duas fases na ausncia de uma parede de separao. Assim tais trocadores de calor podem ser classificados como: Gs lquido Lquido imiscvel lquido Slido-lquido ou slido-gs

A maioria dos trocadores de calor contacto directo caem sob a categoria Gs-Lquido, onde o 2 calor transferido entre gs e lquido na forma de gotas, filmes ou sprays.

http://www.em.ufop.br/cecau/monografias/2013/Leonardo%20Vidigal%20Meireles.pdf

http://www.mipal.com.br/dicas/dicas.php?dica=22

Vous aimerez peut-être aussi