Vous êtes sur la page 1sur 18

Atividade 1 Introduo s Engenharias

Professores: Patrcia Leite (patricia.leite@ufabc.edu.br) Alexandre Lanfredi (alexandre.lanfredi@ufabc.edu.br) Gerson Mantovani (gerson.mantovani@ufabc.edu.br) Jesus Franklin (jesus.romero@ufabc.edu.br) Centro de Engenharia, Modelagem e Cincias Sociais Aplicadas

Consideraes Preliminares
Fazer com que todos percebam a importncia, a beleza e o lado humano da engenharia. Fazer com que os estudantes que seguirem outras reas fiquem atentos tecnologia. Descobrir que o papel do engenheiro sempre melhorar o produto... melhorar, melhorar e melhorar.

Consideraes Preliminares
Hoje vamos desenvolver uma atividade em sala com grupos pr-selecionados. Os grupos devero trabalhar juntos at o final do trimestre desenvolvendo outras atividades conforme forem solicitadas. Os resultados das atividades sero utilizados para a composio do conceito final.

Atividade 1

Desenhar, projetar e fazer uma sacola para doces mais otimizada possvel.

Atividade 1
Objetivo: Demonstrar como a gesto do trabalho em grupo pode afetar o sucesso de um produto final neste caso, uma sacola para doces. Vocs devero trabalhar em grupo para avaliar, desenhar e elaborar uma sacola para doces otimizada.

Atividade 1
Objetivo: As equipes devem projetar uma sacola de doces fazendo uma previso quanto ao volume e resistncia do produto. Em seguida, devem implementar um modelo do produto concebido, redesenh-lo, otimiz-lo, e reavali-lo. Debater as descobertas e partilhar os resultados.

Atividade 1
Objetivos a serem alcanados: Aprender como o desenho tem impacto sobre o desempenho do produto; Desenhar e conceber uma sacola otimizada recorrendo s cincias, matemtica e aos conceitos e noes de engenharia. Utilizar a anlise de dados para ajudar a resolver o problema.

Atividade 1
Resultado desta atividade para o aluno: Mtodo de projeto de engenharia: Otimizao contnua; Trabalho em equipe no processo de desenho (pr-projeto); Realizao e validao de previso; Identificao de novos desafios no desenho do produto; Venda do produto.

Atividade 1

Mos a obra!!!

Atividade 2
Aula: 02/07/2008 (Turmas de quarta) 05/07/2008 (Turmas de sbado) Cada grupo dever entrar no site

http://www.tryengineering.org/lesson.php Escolher uma atividade, resolv-la e apresent-la em sala de aula aos demais colegas. Cada grupo ter 10 minutos para apresentar seu trabalho!!

Tryengineering.org

Ieee.org

Ieee.org
O IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers objetiva desenvolvimento humano, promovendo a engenharia no desenvolvimento, integrao, compartilhamento do conhecimento aplicado no que se refere cincia e tecnologias. Criado em 1884, nos E.U.A., o IEEE uma sociedade tcnico-profissional internacional, dedicada ao avano da teoria e prtica da engenharia nos campos da eletricidade, eletrnica e computao. O IEEE congrega mais de 380.000 associados, entre engenheiros, estudantes, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 150 pases.

Ieee.org (organizao)
Volunteers: Aproximadamente 5% dos membros do IEEE trabalham voluntariamente e ocupam cargos nas organizao. estes voluntrios so responsveis por muitas das mais importante decises para a organizao como um todo. Staff: Espalhados pelo mundo, um grupo de mais de 700 voluntrios do suporte aos membros. Board, Executive Committee, and Executive Director: O IEEE dirigido por uma diretiva, e por um comit executivo. O presidente o chefe executivo e tem mandato de um ano. Existem 3 presidentes no IEEE, o ex-presidente, o presidente atual e o presidente eleito para o prximo ano. O Diretor executivo administra as atividades operacionais no IEEE. Regies: O IEEE dividido em 10 Regies espalhadas pelo mundo, O Brasil faz parte da Regio 9, que engloba toda a Amrica Latina e a regio do Caribe. Com aproximadamente 380.000 membros e 33.000 afiliados. o IEEE constitudo por 37 Sociedades Tcnicas, 4 Conselhos Tcnicos, 1188 Society Chapters(captulos), 297 Sees, 1032 Ramos estudantis(student Branchs)+258 captulos estudantis.

Ieee.org (organizao)

Ieee.org (sociedades)
Sociedades(Technnical Societies): So conglomerados de membros que trabalham nas mesmas reas de atuao. Geralmente toda sociedade publica magazines (revistas),(transactions (publicao de pesquisas) ou Journals (Notcias e novidades da rea, pesquisas etc.). Um membro do IEEE(mesmo estudante) pode se tornar membro de qualquer sociedade e passar a receber suas publicaes. Algumas sociedades conhecidas: Computer Society Control Systems Society Industrial Eletronics Society Instrumentation an Measurements Society Magnetics Society Microwave Theory and Techniques Society Power Eletronics Society Power Engineering Society Robotics and Automation Society Signal Processing Society

Ieee.org (captulos)
Captulos (Chapters): Um captulo um grupo, geralmente formado dentro de uma seo, com o intuito de estudar (geral pesquisa) de um determinado assunto. Os captulos so sempre ligados a um determinada sociedade e recebem incentivos para realizar congressos (meetings), seminrios e palestras tcnicas. Um ramo estudantil tambm pode formar um captulo estudantil. A Regio 9: A regio 9 formada pela Amrica Latina, Amrica Central, Mxico e pases do Caribe. So 19 pases, onde h mais de 11 mil membros entre engenheiros e estudantes de engenharia, pesquisadores e outros profissionais divididos em 4 conselhos, 29 sees, mais de 100 captulos, mais 175 ramos estudantis e mais de 45 captulos estudantis.

Ieee.org (organizao)

Vous aimerez peut-être aussi