Vous êtes sur la page 1sur 8

1.

INTRODUO

Aps a concluso de seu TCC, sendo o mesmo aprovado pelo tutor de orientao, o aluno dever submet-lo Defesa Oral: momento em que ser produzido o parecer quanto ao mrito do trabalho de concluso do curso por uma banca de docentes qualificados. Para aprovao, a nota expressa e justificada na ata de defesa, deve ser igual ou superior a 7,0 (sete). A nota e ttulo do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) sero publicados no Sistema Integrado de Administrao Escolar (SIAE).

2. APROVAO PARA A BANCA DE DEFESA

2.1 Chamadas para a Banca

O Coordenador da Unidade em que est matriculado far a convocao para as bancas de TCC. Somente o aluno que no possui nenhuma pendncia acadmica (notas e mdias) e obtiver a aprovao no trabalho escrito, considerado apto e ser convocado para a defesa oral do Trabalho de Concluso de Curso.

2.2 Agendamento da Banca de TCC

O perodo de agendamento determinado pela Coordenao de TCC, e a data especfica da apresentao oral ser agendada pelo Coordenador da Unidade. O aluno receber a informao sobre o dia e horrio de sua banca com no mnimo sete dias de antecedncia. 2.3 O dia da Defesa do TCC Os alunos aptos devero realizar a defesa oral, presencialmente. O dia, horrio e local sero pr-agendados, definidos pela coordenao da unidade e divulgados por email e em painel em local visvel na unidade. O aluno que se ausentar sem justificativa prvia estar reprovado no TCC e, consequentemente, no receber o Certificado de Concluso de Ps-Graduao.

3. SOBRE A BANCA DE DEFESA DO TCC

Para a defesa presencial do TCC o aluno dever seguir os procedimentos descritos: 3.1 Preparao

a) O aluno deve disponibilizar duas cpias, impressas e encadernadas em espiral, de seu TCC para o coordenador da unidade com cinco dias de antecedncia data da defesa.

b) O aluno dever preparar um painel (item 6 deste Manual), que ser exposto no dia da defesa oral.

c) O aluno dever consultar o Coordenador da Unidade sobre o dia, horrio e local de sua apresentao oral.

d) O aluno deve comparecer ao local informado com quinze minutos de antecedncia para dispor o seu painel e se preparar para o incio das apresentaes. 3.2 Local

O aluno realizar a defesa de seu TCC em dia e horrio pr-agendados na unidade/polo em que est matriculado. A relao de defesas ser divulgada pela unidade do aluno (Item 2.3 deste Manual).

3.2 Aprovao

Aps a apresentao, a banca de defesa emitir o parecer final do trabalho: APROVADO ou REPROVADO.

3.3 Finalizao

O aluno deve assinar a ATA de Defesa do TCC, documento oficial que comprova a apresentao oral de seu trabalho.

4. A APRESENTAO

A apresentao do TCC ocorrer por meio de exposio de painel. O aluno ter no mximo 10 (dez) minutos para apresentar seu trabalho e no momento da apresentao uma banca, composta por professores mestres e/ou doutores, acompanhar a exposio. A banca ser responsvel por realizar a arguio e emitir o parecer final sobre o TCC. Para cada aluno, dever ser lavrada uma ata comprovando a defesa presencial. A defesa ser aberta ao pblico, realizada em exposio de painis em local e horrio pr-definido e divulgado com antecedncia. Sobre a apresentao: O painel de apresentao do artigo dever constituir-se de um resumo indicativo do contedo do artigo produzido durante a Orientao de TCC do curso de Especializao Lato Sensu; O painel dever respeitar fidedignamente o contedo do artigo aprovado pelo orientador; O evento aberto ao pblico, o aluno dever ficar ao lado do painel para esclarecer as dvidas e questionamentos; O aluno que faz a defesa do artigo dever responder obrigatoriamente aos questionamentos da banca e facultativamente aos eventuais

questionamentos que terceiros lhe dirigirem; A simples disponibilizao do painel no caracteriza defesa do artigo. A presena do aluno responsvel pelo painel e a conseqente defesa do trabalho frente aos questionamentos da banca so fundamentais para caracterizar a defesa presencial; Finda a arguio, a ata de defesa deve ser assinada por todos os participantes: membros da banca e aluno; O aluno que se ausentar no dia da apresentao do painel no poder ser considerado aprovado na defesa presencial do artigo.

5. PROCEDIMENTOS DE DEFESA

A banca ser composta por, pelo menos, 2 (dois) professores. Um dos professores da banca dever possuir, no mnimo, o ttulo de mestre. Para cada aluno, haver uma Ata comprovando a defesa presencial.

5.1 A ATA de Defesa

a) ATA da Banca: corresponde ao documento da banca de avaliadores, dever conter, alm dos dados relativos ao TCC, os nomes e as assinaturas dos dois membros da banca de defesa e do coordenador de TCC. b) A assinatura da ATA de defesa do TCC obrigatria e imprescindvel para a certificao do aluno de Ps-Graduao. Os agendamentos das Bancas de Defesa sero organizados pela coordenao junto com as unidades, e as datas sero divulgadas e comunicados antecipadamente aos alunos. O aluno que no comparecer no dia agendado de sua defesa, sem qualquer justificativa prvia, estar automaticamente reprovado. No dia da defesa ser disponibilizado, caso o aluno necessite, uma declarao de Defesa de TCC. 6. PASSO A PASSO DA DEFESA

6.1 Modelo do Painel

Tamanho: 70cm x 100cm Itens obrigatrios: Ttulo do Trabalho Nome do Curso Autor Orientador Palavras-chave Introduo Metodologia Desenvolvimento Consideraes Finais Referncias Bibliogrficas Itens opcionais: Imagens Cor e layout

6.1.1 Exemplo de Painel

6.2 A defesa

No momento de Defesa, quando solicitado, o aluno dever apresentar um documento de identificao com foto ao responsvel pela defesa da unidade. O aluno deve disponibilizar o painel em local determinado pela coordenao da unidade, de forma visvel e acessvel. Cada aluno ter direito a uma apresentao oral do contedo do artigo de at no mximo10 (dez) minutos. O aluno dever apresentar seu TCC em painel, respeitando padro apresentado no item 6.1. O aluno dever responder obrigatoriamente aos questionamentos da banca e facultativamente aos eventuais questionamentos que terceiros lhe dirigirem. A simples apresentao no caracteriza a defesa do artigo. A presena do aluno responsvel e a consequente defesa do trabalho frente aos questionamentos da banca so fundamentais para caracterizar a defesa presencial.

Finda arguio o aluno, assim como a banca, dever assinar a Ata de defesa. O aluno que se ausentar no dia da defesa no poder ser considerado aprovado no curso e perde o direito ao certificado.

7. APS A BANCA DE DEFESA: ALUNOS APROVADOS

7.1 Entrega do TCC Uma vez aprovado o TCC (o Artigo Cientfico e a Defesa), o aluno dever fornecer Coordenao uma cpia impressa de seu Artigo Cientfico para depsito na Biblioteca da Unidade e uma cpia eletrnica, para publicao dos resumos no Anurio da Produo Acadmico-Cientfica dos Cursos de Ps-Graduao. Todos os artigos aprovados, desde que realizem as adequaes normativas, podero ser publicados no Anurio da Produo Acadmica Cientfica dos cursos de Ps-Graduao da Anhanguera Educacional S.A., uma publicao eletrnica com foco multidisciplinar e periodicidade anual. E tambm, tais artigos, podero ser disponibilizados no Sistema Anhanguera de Revistas Eletrnicas (SARE). A submisso do arquivo eletrnico ao SARE de responsabilidade do Coordenador de Ps-Graduao da unidade.

7.2 Arquivamento e Publicao dos Artigos

Todos os artigos considerados aprovados na defesa sero arquivados na Biblioteca Digital, cuja administrao compete ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvidas Educacional (IPADE). Dentre todos os artigos aprovados, o coordenador do curso dever selecionar, com o auxlio da banca examinadora, o melhor artigo da turma de defesa. Este artigo selecionado dever ser encaminhado para avaliao e submisso da publicao no Anurio de Produo Discente da Ps-Graduao e ao Prmio de Produo Cientfica da Anhanguera Educacional.

8. PROCEDIMENTOS PARA ALUNOS REPROVADOS NO TCC Caso o aluno seja reprovado no trabalho escrito, dever comparecer a Diretoria de Controle Acadmico (DCA) e solicitar requerimento para a Reposio da Insuficincia de disciplina TCC dos cursos EaD. Aos alunos que j pagaram todos os boletos, os valores referentes ao requerimento sero cobrados em boleto parte. Caso seja reprovado pela banca avaliadora em sua apresentao oral, o aluno est reprovado em seu curso de ps-graduao e no receber o Certificado de Concluso de Ps-Graduao.

Vous aimerez peut-être aussi