Vous êtes sur la page 1sur 16

Escola Estadual Luiza Gomes Lemos.

Gravidez na Adolescncia

30 de setembro de 2013. Trs Coraes Minas Gerais.

Escola Estadual Luiza Gomes Lemos.

Sociologia

Grupo:
Camila Dos Santos Gabriel Souza Graziela Sadco Ingridy Marques Joice De Cssia Kenysson Pereira Maycom Douglas Natalia Araujo Renara Nogueira

n:
04 08 09 11 15 17 23 26 34

Introduo

PALAVRAS-CHAVE: Legalizao da Maconha, Aspectos Gerais, Lei 11.343/2006.


Temos que os primeiros registros sobre a Canabis Sativa, nome cientfico da Maconha que tem como princpio ativo o THC (tetrahidrocanabinol) foi por volta do ano 8.000 a.C. na China, onde a planta era usada na fabricao de papel, para produo de artigos txteis e tambm com a finalidade medicinal. Entre outros povos tambm era comum o uso da planta, principalmente entre os indianos, rabes, gregos, africanos e romanos que entre as utilidades j citadas ainda a utilizavam em forma de alimento, como combustvel, como tratamento medicinal e tambm na forma de fumo, ao que damos hoje o nome de uso recreativo. Para entender o porque deste trabalho preciso dizer que a proibio se deu pelo grande preconceito existente entre os usurios mais frequentes da erva durante o Sec. XX. Esta proibio que foi usada como agente discriminador serviu tanto para reprimir as populaes de Chineses, rabes, Mexicanos como tambm para criminalizar os indivduos de raa Negra, principalmente nos Estados Unidos da Amrica (EUA). O aspecto econmico tambm foi grande causador desta proibio, visto que a planta da maconha altamente farta em fibras e isso ameaava a industria txtil da poca, basicamente mantida pelo algodo.

Aspecto histrico
Como j visto na introduo deste artigo a maconha foi usada por muitos povos da antiguidade, tendo seu primeiro relato na histria datado de 8.000 a.C. De 8.000 a.C. at as primeiras dcadas do Sec. XX a maconha foi usada livremente, com finalidade medicinal, com a finalidade comercial seja na fabricao de cordas para embarcaes, papel para livros, tecelagem de roupas em geral e principalmente para o uso recreativo. A utilizao como combustvel tambm era comum. No ano de 1.937 a revista American Magazine, publicou uma matria com a seguinte intitulao Marijuana: assassina de jovens. Na matria o autor faz um sensacionalismo em cima de um fato que nunca ocorreu. Vejamos o inicio da matria nas palavras do autor: O corpo esmagado da menina jazia espalhado na calada um dia depois de mergulhar do quinto andar de um prdio de apartamentos em Chicago. Todos disseram que ela tinha se suicidado, mas, na verdade, foi homicdio. O assassino foi um narctico conhecido na Amrica como marijuana e na histria como haxixe. Usado na forma de cigarros, ele uma novidade nos Estados Unidos e to perigoso quanto uma cascavel. Este texto escrito pelo Sr. Harry Anslinger, que na poca era funcionrio do governo dos EUA mostra a grande iniciativa governamental para derrubar o uso do entorpecente naquele pas que tinha e tem at hoje como maiores consumidores os negros, mexicanos e imigrantes em geral. O f mais interessante que o fato noticiado na matria nunca ocorreu, o que nos faz pensar nos dias de hoje que a inteno do governo daquele pas no ; e nunca foi segurana e a sade do seu povo. Assim como em outras partes do mundo a maconha no Brasil sempre foi vista como de uso das classes marginalizadas de nossa populao. Ainda que permitido no inicio do sculo passado, o uso sempre foi visto com maus olhos pois o consumo era predominante entre os negros e aqui no Brasil existia uma discriminao ainda maior pois planta era associada aos frequentadores dos terreiros de Candombl, religio de origem africana. Com a chegada da Lei seca nos EUA (1.920 a 1.933) que proibia a venda e o uso de bebidas alcolicas, a maconha comeou a ser muito usada no apenas pelas classes pobres, o

que provocou intensa campanha proibicionista movida por grupos religiosos protestantes. O que no atentaram na poca, era que alm da fibra da maconha ser usada em cordas, livros e roupas, o extrato da planta estava em vrios xaropes para tosse e outros remdios. Como a quantidade de fibra da planta era grande e isso no interessava a industria dos sinttico que estava sendo implantada, a proibio tambm foi apoiada por este setor, grande detentor de capital financeiro, a quem as grandes plantaes da cnhamo espalhadas por aquele pas no eram interessantes. Historicamente foi este o inicio da proibio das drogas nos EUA, onde o governo aproveitou a preocupao com o uso da cocana e do pio e criou em uma agencia chamada FBN (Federal Bureau of Narcotics) que proibiu todo uso na poca dos chamados narcticos. Mais do que por danos reais, uma vez que os males da Canabis so pequenos na maior parte da populao, a maconha foi proibida em um mesmo pacote junto com a cocana e com o pio, principalmente para atender a interesses capitalistas e opressores para que a massa marginalizada da poca tambm fossem criminalizada, tornado a poltica adotada em uma eficiente ferramenta de controle social, o que acontece at hoje em vrios pases do mundo inclusive o Brasil. No foi necessrio muito tempo para esta ideia se espalhar pelo mundo.

Aspectos de sade pblica


Atualmente j se fala em vrios tratamentos feitos a base da erva, algumas vezes indicada atravs do uso na forma de fumo, com pacientes em tratamento de HIV e cncer, que tem dificuldades em ganhar peso e a utilizam para que possam ter maior apetite para se alimentar. Outras vezes fumar maconha diminui as nuseas de pacientes em tratamento quimioterpico. Muito usado tambm o tratamento para doentes de glaucoma, vez que a planta tem como caracterstica a melhoria na circulao, dilatando os vasos sanguneos, principalmente nos olhos e por esse motivo ficam vermelhos. Como fumar qualquer coisa no aconselhvel visto que a ingesto de fumaa prejudicial para os pulmes principalmente, o uso do princpio ativo da Canabis (THC) tambm pode ser feito atravs de capsulas ou da inalao que possvel com a vaporizao, o que faz praticamente zerar os prejuzos em relao aos benefcios do tratamento. Hoje no Brasil, com a proximidade da copa do mundo e das olimpadas os usurios de cocana e de crack do estado do Rio de Janeiro por exemplo esto sendo internados compulsoriamente para que se tratem e no fiquem nas ruas. Importante salientar que isso s esta acontecendo agora porque o referido estado assim como o Brasil pretende minimizar a imagem de pas do crime, onde tudo permitido. Nas campanhas de todos os lados se fala muito no crack mas a maconha acaba sendo a maior prejudicada, uma vez que ela poderia estar sendo utilizada na diminuio dos danos para quem usa drogas mais pesadas. Em 2010, aps largo estudo sobre as Drogas em geral, o Governo Federal do ento Presidente na poca Sr. Luiz Incio Lula da Silva, foi publicada obra intitulada de Legislao e Polticas Publicas sobre Drogas no Brasil onde em sua pagina 10 podemos encontrar o seguinte texto:

No confundir as estratgias de reduo de danos como incentivo ao uso indevido de drogas, pois se trata de uma estratgia de preveno.

A partir da pagina 16 da publicao acima citada, o autor, na poca Presidente do Conselho Nacional Antidrogas (CONAD) Sr. Jorge Armando Felix trata da diminuio de danos tanto os sociais quanto relativo aos danos sade e pontua diretrizes para a execuo desta nova poltica do governo, contudo deixando em aberto as formas e prticas e que devem ser adotadas. Vejo com bons olhos esta abertura que foi deixada diante da grande dimenso territorial e diversidade scio cultural do nosso pas; mas por outro lado acredito ser prejudicial, visto que muitas das vezes o prprio governo, os rgos de atuao na rea da sade e outras entidades civis organizadas no esto preparadas para enfrentar certas realidades. Se este trabalho tivesse como foco as drogas em geral, qualquer instituio voltada para o tratamento de dependentes qumicos poderia defender como poltica de diminuio de danos a distribuio de seringas descartveis para dependentes de drogas injetveis, de forma a diminuir a transmisso e contaminao de doenas como a AIDS e a hepatite. Esta atitude provavelmente seria questionada por vrios seguimentos e instituies. Como este artigo tem como tema a maconha e sua legalizao diante dos aspectos prs e contras, a proposta que se faa o uso da maconha em pacientes em tratamento de crack por exemplo.

Com a retirada do crack, o paciente costuma ficar agressivo, e crises de abstinncias so frequentes, pois fica o dependente qumico agitado, podendo passar por alucinaes, ficando em algumas vezes em estado febril e sentido muita falta do hbito de fumar. Neste sentido, alguns pases utilizam a maconha para que esse individuo em tratamento no sinta o choque de ser privado bruscamente do ato de fumar e em consequncia disso, fique mais calmo, pois da natureza da maconha deixar a pessoa um pouco mais tranquila e capaz de resistir a abstinncia das substancias do crack. A aquisio de peso tambm notria quando a maconha utilizada na diminuio dos danos a sade, pois abre o apetite do dependente do crack que muitas das vezes est magro e tambm pode estar sofrendo de problemas gstricos e de refluxo alimentar, o que muito comum diante do alto grau toxico da droga. Alguns estudos que esto em andamento, inclusive no Brasil, apontam que quando no tratamento para o crack se faz uso de remdios que na verdade no passam de drogas permitidas, grande a possibilidade do indivduo voltar a usar o crack quando acaba o tratamento ambulatorial. Algumas vezes por no ter cessado por completo sua dependncia qumica, e em outros casos porque a sociedade, famlia e estado no foram capazes de ajudar na reinsero desta pessoa em um circulo scial. Como a maconha no causa dependncia fsica como o lcool, a nicotina, a cocana e o crack, mas sim dependncia psicolgica , talvez fosse mais aconselhvel o tratamento de drogas pesadas com base na administrao de maconha seja na forma de cigarros ou da aplicao do seu princpio ativo THC em forma de capsulas por exemplo do que por medicamentos farmacuticos muito mais nocivos a sade e com piores resultados prticos. Como os remdios para conter a abstinncia de usurios de drogas pesadas so fortssimos, em muitos casos os pacientes podem ficar dependentes da prpria medicao, uma vez que de conhecimento pblico e notrio que nem todas entidades que trabalham com o tratamento e recuperao so realmente boas e eficientes em suas prticas, alguns no tem nem farmacutico e enfermeiro responsvel para ministrar o medicamento.

Aspectos Sociais
Com base no que foi exposto acima, quanto aos fatores histricos e de sade, se faz necessrio fazer uma abordagem social, em um esboo da transversalidade das relaes humanas no que circulam o tema at os tempos atuais. A sociedade, se organiza em setores, formado por grupos que defendem na maioria das vezes a supremacia de suas ideias, ou interesses sobre os demais grupos. prudente lembrar que o ultimo tpico deste artigo vai versar sobre os aspectos legais em relao a legalizao ou no da maconha no Brasil e o regulamento jurdico que poder vir a reger todas essas relaes sociais que passarei a discorrer. Se passarmos a elencar o histrico de quais foram as classes sociais que assumiram o uso da planta seja para uso energtico, em tecidos e para o uso recreativo, a partir de 1937 quando EUA , iniciou sua guerra proibicionista, vamos constatar que sempre as classes mais baixas e grupos de minorias na maioria negros e estrangeiros foram os mais perseguidos e excludos socialmente. A guerras s drogas de forma geral, gerou um terceiro mercado; irregular, criminoso, que financia as piores atrocidades a custo da vidas humanas. No difcil notar a perseguio que os Norte Americanos fizeram com os imigrantes Mexicanos que culturalmente faziam o uso da Canabis. Mesmo que no sendo amplamente divulgado, os mesmos msicos de Jazz, que notoriamente eram mestres dos improvisou quando se tratava de musica e cultura, tambm eram vitimas de dura excluso social. Para tentar dar a dimenso de como se dava essa excluso social, basta contrastar os negros, msicos e pobre imigrantes dos EUA, com os escravos e ndios Brasileiros. Se no quisermos falar dos ndios desta Terra de Santa Cruz, como bem disse o Papa Francisco, na jornada da Juventude 2013, podemos traduzi-los para nossa crescente populao carcerria, em sua maioria formada por jovens. Associar a Canabis e suas diversas finalidades ao crime, criar uma demanda por maiores investimentos em combate a violncia. Declarar uma guerra sem um plano de ao claro, o mesmo que colocar jovens negros que moram em periferias em direta situao de risco; no porque o individuo queira, mas sim porque o caminho mais fcil dele seguir dentro

das suas realidades, visto que ele foi privado de outras possibilidades, como por exemplo uma educao de qualidade e o acesso ao primeiro emprego. Posso dizer em tese que a segregao, religiosa como o Candombl que utiliza a maconha em rituais, a racial, a de etnia, a de opo sexual so apenas algumas formas oprimir classes, de excluir direitos, de privar a vida, de tirar a dignidade e a pior das armas de extermnio, apagar a cultura de um povo e inverter suas verdades. O ordenamento jurdico tem que ser firme, para reger as relaes sociais, mas nunca pode abandonar o seu objetivo, que zelar pela vida dos homens, pesando os prs e os contras, impedindo que uma guerra irracional se torne ferramenta para matar pessoas, ferramentas de controle social.

Aspectos Legais
O Direito sempre existiu para reger as relaes humanas e sobre o tema abordado neste artigo, no diferente. Com o advento da Lei 11.343/2006 conhecida como lei de Txicos, algumas coisas ficaram mais claras e outras no. O porte de pequena quantidade para o uso passou a ser tratado de forma mais branda, admitindo portanto ao infrator a prestao de penas alternativas e transao penal, enquanto o trfico passou a ter tratamento mais rgido com penas de 5 a 15 anos conforme consta no artigo 33 da referida lei, ou at penas de 20 anos conforme veremos adiante no artigo 36. De modo geral a citada lei: Institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas; estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas; define crimes e d outras providncias. Neste pequeno pargrafo de introduo da lei 11.343, podemos verificar as prioridades do legislador, primeiro em criar um Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas. Neste momento no se fala em combate as drogas mas sim em polticas pblicas como medidas a serem adotadas a partir de um estudo sistematizado da realidade para que com o acompanhamento continuo da situao da nao as iniciativas e os resultados possam ser mais efetivos. A importncia dada ao Sisnad talvez seja pela dificuldade em trabalhar no controle de um problema que at a criao deste rgo no se sabia qual eram suas verdadeiras propores, o que provavelmente pode ter criado algumas dificuldades no combate. Em segundo ponto o legislador deixa claro o aspecto humanista que devem incorporar os operadores do direito, quando coloca que devem ser adotadas medidas para preveno do

uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas. Nesta frase fica claro como o tratamento do usurio pelo judicirio em tese deve ser muito mais humanizado, visto ser ele entendido como doente, dependente, produto do meio e do sistema, que tem direito a ter preveno sobre os males causados pelo uso indevido, como tambm deve ter a oportunidade de ser reinserido socialmente, pois est claro que dentro de uma clnica teoricamente fcil controlar o uso de drogas mas quando o indivduo volta ao convvio com a famlia e a sociedade, onde encontra as maiores barreiras para sua reinsero e tambm maiores facilidades para a recada ao vcio. S em ltimo plano o legislador estabelece normas para represso produo no autorizada e ao trfico ilcito de drogas; define crimes e d outras providncias, o que me deixou muito curioso e me fez aps as pesquisas deste trabalho, acreditar que as prticas adotadas pelo aparelho repressor estatal at ento, so ultrapassadas, prestam servio ao avano da violncia e ao extermnio de certas camadas do povo Brasileiro. Para no fugir muito da abordagem mais tcnica do ponto de vista jurdico encerro afirmando que a represso continua a mesma de antes desta lei e s favorece a um sistema movido pelo capitalismo.

No artigo 28 da lei o legislador descreve como sendo o usurio quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal droga sem autorizao ou em desacordo com a lei; e a este individuo se aplicam as seguintes penas: I - advertncia sobre os efeitos das drogas; II - prestao de servios comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Podemos notar que estas penas so brandas e visam mais o combate ao uso e abuso de drogas pelas vias educativas e preventivas para evitar uma reincidncia do que o combate repressivo. Se passarmos ento a leitura do pargrafo 1, iremos notar uma ampliao dessas penas que ao meu ver so mais medidas protetivas e educativas, a outros grupos de usurios, que semeiam colhem e plantam em pequenas quantidades tambm para consumo pessoal. 1 s mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas preparao de pequena quantidade de substncia ou produto capaz de causar dependncia fsica ou psquica. O corre contudo que a lei no colocou parmetros claros para definir quem seria o usurio e quem seria o traficante, uma vez que deixou a critrio do juiz determinar isso de acordo com a natureza, a quantidade, o local e as condies em que ocorreu a ao, conforme podemos notar no pargrafo 2. Este pargrafo provocou um vazio na anlise dos casos, causando uma certa insegurana jurdica sociedade, uma vez que sabido que a maior incidncia de envolvimento com maconha e entorpecentes de modo geral, entre pessoas de classes mais pobres, que consequentemente vivem em locais mais pobres, onde a presena do trfico mais forte e tambm porque so pessoas em situao de risco como jovens, negros, do sexo masculino, desempregados e com baixa escolaridade. Confirmando a linha de raciocnio que eu venho desenvolvendo de que a lei 11.343/2006 se preocupa com o cumprimento das medidas educativas, necessrio salientar que, no artigo

28, 6, inciso II, ordena que caso o agente de forma injustificada se recuse ao cumprimento das penas a que se refere o caput do artigo, e seus incisos I, II e III, que o juiz deve submete-lo a pena de multa. A multa se d por se tratar de infrao penal de pequeno potencial ofensivo, sendo estas as que que no tem pena superior a 2 (dois) anos como podemos verificar no artigo 61 da lei 9099/1995 que dispes sobre os juizados especiais e tambm o artigo 30 da lei 11.343/2006; pois vejamos: Lei 9.099/1995 - Art. 61. Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. (Redao dada pela Lei n 11.313, de 2006) Lei 11.343/2006 Art. 30. Prescrevem em 2 (dois) anos a imposio e a execuo das penas, observado, no tocante interrupo do prazo, o disposto nos arts. 107 e seguintes do Cdigo Penal.

Por fim para encerrar esta primeira abordagem sobre o usurio, o 7 do artigo 28, determina que o Poder Pblico deve colocar de forma gratuita a disposio do infrator flagrado com drogas, tratamento de sade, ambulatorial especializado. Esse pargrafo ao meu ver, tem um pouco de letra morta em sua redao, visto que um indivduo, que foi advertido sobre os efeitos das drogas; encaminhado para a prestao de servios comunidade; passou por orientaes onde compareceu a programa ou curso educativo, continuou usando e chegando a ser reincidente, ou ento que se negou a cumprir essas medidas e preferiu fazer uma transao penal e pagar multa, no me parece algum que queira fazer um tratamento para se livrar do vcio. De qualquer forma, sabemos tambm que os possveis danos causados pelo uso da maconha no podem ser comparados aos prejuzos provocados pelo crack por exemplo. Em casos de droga mais pesada como esta, alguns estados no Brasil como o Rio de Janeiro e So Paulo entenderam que no basta a oferta do tratamento pelo Poder Pblico, mas que a internao compulsria a ao mais adequada nestes casos. O artigo 33 e seguintes da lei 11.343/2006 foram dedicados ao crime de trfico de drogas, este sim punido de forma muito mais rgida. No crime de trfico se enquadra-se a pessoas que:

Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor venda, oferecer, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar:

esses indivduos aplica-se pena de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos de recluso mais o pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa. Esta rigidez com o trfico de drogas eu penso que necessria, pois mesmo existindo entre as drogas ilcitas a maconha que em tese causa menores danos, a legislao trata de drogas de modo geral e sem distino, o que engloba cocana, crack, herona e outras que provocam srios danos a sade e que tambm proporcionam maior lucro ao trfico e ao crime organizado. O problema que eu enxergo por outro lado, que como fica a critrio do juiz determinar o que para uso pessoal, conforme a quantidade, a natureza, o local e as condies da ao como j vimos anteriormente, em muitos casos estamos prendendo usurios como se fossem traficantes, superlotando nosso sistema prisional e causando graves problemas sociais, como podemos observar nas imagens abaixo.

A figura 01, mostra que no ano de 2009, segundo o Ministrio da Justia, 20% da populao carcerria, do sexo masculino estava presa por causa de envolvimento com entorpecentes. No ano anterior a porcentagem era de 19%.

Figura 01 J a figura 02 mostra um quadro mais grave em relao a populao carcerria do sexo feminino que em 2008 e 2009. Segundo dados tambm do Ministrio da justia, 59% da populao carcerria do sexo feminino estaria cumprindo pena por envolvimento com entorpecentes.

Figura 02 No terceiro cenrio onde a anlise feita conforme a faixa etria, verificamos que os jovens com idade entre 18 e 29 anos representaram em 2009, 59% da populao carcerria do Brasil, conforme ilustrao 03. com a anlise desses dados que o legislador deve manter o texto da lei 11.343/2006, suavizar as penas aplicadas ao indivduo que for flagrado com droga para uso pessoal e ser mais rgido com os criminosos envolvidos com o trfico.

Figura 03 Penas de at 20 (vinte) anos podem ser aplicadas com base no artigo 36, que traz a seguinte redao: Art. 36. Financiar ou custear a prtica de qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e 1, e 34 desta Lei: Pena - recluso, de 8 (oito) a 20 (vinte) anos, e pagamento de 1.500 (mil e quinhentos) a 4.000 (quatro mil) dias-multa

ANEXOS

Concluso
Com o encerramento deste trabalho, podemos concluir que necessria uma nova legislao, que vise distinguir o tratamento e as penas impostas aos usurios conforme o tipo de droga que faz uso.

No nosso ponto de vista traria uma maior qualidade no combate diante de que as realidades sociais, histricas, de tratamento e outras, so muito diferentes dentro do Brasil que um pas com divisas continentais, com cultura muito diversificada, seja do ponto de vista das raas, do ponto de vista religioso, e principalmente dos usos e costumes de cada regio. Vejo na legalizao da maconha, um grande leque de oportunidades, seja na medicina, no uso comercial da fibra da planta por exemplo e porque no, oportunidade de tirar grande parte da nossa populao das condies de risco que se encontram. Entendo por outro lado que talvez no estejamos preparados culturalmente para a legalizao de outras drogas, se formos olhar do ponto de vista que no temos estrutura e equipamentos de sade para oferecer tratamento com qualidade todos os cidados que necessitem. inegvel que a legalizao da maconha esteja preste a ocorrer, e que um dos poucos motivos que ainda impedem isso o fato desta planta no ser conhecida, no ter sido estudada e ainda ser tratada como tabu, seja em casa, na escola e nas ruas. O debate por sua vez tem que ser feito, e de forma mais clara e transparente possvel, para que na eventualidade de um plebiscito a populao esteja preparada para decidir o que realmente melhor para o Brasileiro. No podemos contudo esperar uma ampla legalizao, precisamos entender que durante dcadas o uso da maconha foi entendido como coisa muito ruim, e esta imagem no se desfaz de uma hora para outra. Acredito que ela deva ser legalizada para uso dentro de propriedades particulares inicialmente, que o plantio seja permitido em pequena quantidade e que a produo para fins de comercializao seja exclusivamente permitida a iniciativa pblica, de deveria reverter os lucros no combate preventivo a outras drogas, diminuindo assim a necessidade do combate repressivo nos moldes atuais, que se mostrou ineficaz e violento, principalmente quando o usurio parte de algum grupo de minorias, que frequentemente so perseguidas. Precisamos avanar muito mais nas causas que levam ao uso de drogas ao invs de combater elas diretamente. Os motivos sociais como a ausncia da presena e do apoio da famlia por exemplo, ou a falta de preparo dos familiares para receber, lidar e procurar reinserir o dependente na sociedade, aps o retorno de um tratamento, so polticas pblicas que ajudariam muito na reduo do numero de usurios. Campanhas como as que vem sendo desenvolvidas contra o tabagismo em nosso pas se mostraram eficazes e poderiam ser aplicadas no mesmo molde com a maconha caso ela venha a ser legalizada, diminuindo significativamente o consumo. Muito se pode fazer, cabe a populao em consonncia com o seu governo, entender o problema e buscar a melhor forma de resolve-lo. Assim eu encerro este artigo jurdico cientfico que espero que sirva para colaborar um pouco para a conscientizao sobre a legalizao ou no da maconha diante dos aspectos histricos, de sade pblica, sociais e legais.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS:
DEL-CAMPO, Eduardo Roberto Alcntara. Medicina Legal. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. 280 p. (Coleo Curso e Concurso)

FIGUEIREDO, Fbio Vieira, COMETTI, Marcelo Tadeu, FIGUEIREDO, Simone Diogo Carvalho (Org). Teoria Unificada. 4 ed. So Paulo: Saraiva, 2013. 250 p. 251 p. (Coleo OAB nacional) POTICAS PBLICAS SOBRE DROGAS: DOCUMENTOS PARA DEBATE. Braslia: Cmara dos Deputados. Edies Cmara, 2011.. 94 p. (Srie ao parlamentar; n.447) FILHO, Vilmar Velho Pacheco, Direito Penal. 1 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2008. 296 p.(Advocacia Geral) PINTO, Costa L. A. Sociologia e Desenvolvimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira S.A., 1965. 124 p. GUSMO, Paulo Dourado. Manual de Sociologia. 6 ed. rev. Rio de Janeiro: ForenseUniversitria, 1983. 72 p. 110 p. 171 p. 172 p. 179 p. BURGIERMAN, Denis Russo, NUNES Alceu. A verdade sobre a maconha. 2002. Disponvel em: <http://super.abril.com.br/ciencia/verdade-maconha-443276.shtml> Acesso em: 13 jun. 2013.

Vous aimerez peut-être aussi