Vous êtes sur la page 1sur 10

Guitarra clssica

Guitarra clssica
Nota: Este artigo somente sobre a guitarra clssica ou violo. Para outros tipos, veja Guitarra.
Guitarra clssica

Nomes alternativos:violo, viola (Portugal) foto por Silvio Tanaka Classificao Instrumento de cordas Cordofone

Extenso

Outras extenses possveis de acordo com o encordoamento e afinao. Instrumentos relacionados Guitarra de flamenco Guitarra folk Guitarra de jazz

A guitarra clssica, tambm conhecida como violo, ou Nylon guitar em ingls (em Portugal a denominao mais comum viola que tambm pode ser o nome de um violino um pouco maior que o normal, embora at meados do sculo XX tambm fosse violo), uma guitarra acstica com cordas de nylon, concebida inicialmente para a interpretao de peas de msica erudita. O corpo oco e feito de vrias madeiras diferentes. O brao possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As verses mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas h violes com outras configuraes, como o violo de sete cordas e o violo baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violo.

Caractersticas gerais
A sua configurao moderna e desenho foram confeccionados na Espanha. Presente hoje em quase todos os gneros musicais populares, sua abrangncia s se compara do piano. Ao longo do tempo este instrumento sofreu grandes evolues e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execuo. Entre os gneros que mais utilizam a guitarra clssica, esto a msica erudita, o flamenco espanhol, o vals peruano, a cumbia colombiana, o joropo venezuelano, as rancheras mexicanas, a MPB, o fado portugus, a modinha, a morna, o choro, a bossa nova, as gaitas, entre outros.

Guitarra clssica

Sobre o nome
Na lngua portuguesa, o nome "guitarra" se aplica ao instrumento acstico ou eltrico indistintamente. No Brasil e em Cabo Verde manteve-se a designao mais comum violo para a guitarra clssica. Acredita-se que o nome derive diretamente do termo "viola", que designa vrios instrumentos portugueses, da qual a viola caipira brasileira uma evoluo. Embora possua vrias diferenas de timbre e de nmero de cordas, a viola muito semelhante em formato guitarra, apenas menor. compreensvel que, para um leigo, uma guitarra seja apenas uma viola grande. Assim, apesar de referir-se ao mesmo instrumento que a guitarra, a origem lingustica do nome "violo" foi o termo "viola", acrescido do sufixo de aumentativo "o". Mesmo originando-se de um equvoco, o nome violo hoje faz parte do vocabulrio de todos os brasileiros e designa de forma inequvoca a guitarra clssica. Muitos compositores e estudiosos tentaram, sem sucesso, fazer com que o termo guitarra voltasse a ser utilizado no Brasil para unificar a nomenclatura a todas as outras lnguas. Apenas no sculo XX o nome guitarra retornou ao vocabulrio corrente dos brasileiros, mas apenas para designar a verso eletrificada.

Uso na msica popular


Diversas caractersticas do violo o tornam propcio ao acompanhamento do canto. Entre elas, a extenso, o volume sonoro, a relativa riqueza harmnica, o baixo custo e o peso reduzido. Isso tambm o torna o instrumento preferido de alguns intrpretes. Como fcil de transportar, comum ver grupos de pessoas reunidas em torno de um violo em festas, bares, praias, estdios, estaes de trem ou outros locais ou situaes em que as pessoas se agrupam. A execuo puramente harmnica para o acompanhamento do canto facilmente dominada e as revistas com cifras dos sucessos musicais do momento so facilmente encontrveis em qualquer quiosque de jornais. Poucos instrumentos so to presentes no cotidiano, executados por msicos amadores tanto quanto por profissionais. No Brasil, apresentaes com "um banquinho e um violo", em pequenos espaos, com um cantor se acompanhando ao violo so comuns na bossa nova e na MPB. A despeito desse valor gregrio, em muitas canes, o violo descrito como o nico companheiro das horas de solido. Os versos de Caetano Veloso em "Tigresa" Um violo ou guitarra clssica descrevem um desses momentos: "E eu corri pra o violo num lamento E a manh nasceu azul Como bom poder tocar um instrumento". Em outros momentos, o violo descrito como um item essencial sem o qual a vida no teria sentido. Na letra de "Cho de Estrelas", Orestes Barbosa diz que "() a ventura desta vida a cabrocha, o luar e o violo". No verso final de "Acorda amor" (Julinho da Adelaide, pseudnimo de Chico Buarque) o marido em fuga pede sua esposa que no se esquea de colocar na mala os itens de primeira necessidade: "No esquea a escova, o sabonete e o violo".

Guitarra clssica Em Cabo Verde, o violo o instrumento-rei para acompanhar gneros musicais locais, tais como a coladeira, a mazurca e a morna, e pode ocasionalmente ser usada em outros gneros. Para alm de instrumento de acompanhamento tambm utilizado como instrumento solista. Em Portugal, para alm de ser usado em vrios gneros musicais, o principal instrumento de acompanhamento para o fado (sendo, neste caso, chamado pelos msicos de "viola"), onde a parte meldica feita na guitarra portuguesa e o baixo feito no violo baixo.

Construo
Para as caractersticas comuns a toda a famlia de instrumentos, ver o artigo guitarra A guitarra clssica possui diversas caractersticas em comum com todas as outras guitarras. A principal diferena em relao s outras o fato de usar cordas de nylon, a cabea possuir carrilhes em vez de cravelhas, o brao mais largo e o tipo de madeiras usadas. A guitarra clssica pode ser eletrificada mediante o uso de microfones externos ou colocados junto s cordas. A figura abaixo mostra as partes de uma guitarra clssica.
1 Cabea, mo ou palheta 2 Pestana ou capotraste 3 Tarrachas, cravelhas ou carrilhes 4 Trastes 6 Elementos decorativos 7 Brao 8 Trculo 9 Corpo 12 Cavalete 14 Fundo 15 Tampo Dianteiro 16 Lateral, faixas ou ilhargas 17 Abertura ou boca 18 Cordas 19 Rastilho 20 Escala

Guitarra clssica

Cabea, brao e escala


A cabea (1) da guitarra clssica geralmente feita da mesma madeira do brao e em alguns casos entalhada no mesmo bloco de madeira. fixada na extremidade do brao formando um pequeno ngulo para facilitar o posicionamento das cordas sobre a pestana (feita de osso ou plstico). Os carrilhes dos instrumentos modernos so feitos de ao com abas de plstico, osso ou madreprola. Na maior parte das guitarras acsticas h trs carrilhes de cada lado da cabea. Outras configuraes so possveis, como 4+2, 4+3 em violes de 7 cordas e 2+2 para violes baixo. O brao (7) do violo mais largo que o de outras guitarras acsticas, como por exemplo, a guitarra folk. composto basicamente de uma barra macia e rgida de madeira fixada ao corpo. Madeiras de grande resistncia trao so preferveis, as mais usadas so o mogno e o cedro. O brao colado ao corpo com o auxlio de um reforo estrutural, o trculo (8), em geral entalhado na mesma pea do brao, mas que tambm pode ser uma parte separada e colada ao brao e ao corpo. Feita de uma madeira diferente do resto do brao, como bano, a escala (20) montada sobre o brao para fixar os trastes e servir de apoio aos dedos do executante. As guitarras clssicas geralmente no apresentam elementos decorativos sobre a escala. Os violes modernos so construdos com os trastes posicionados para proporcionar intervalos iguais em todos os semitons (temperamento igual). Em geral, a parte livre do brao mais curta que nos instrumentos eltricos, com doze trastes da pestana at a juno com o corpo.

Cabea de uma guitarra clssica, mostrando o sistema de afinao diferente de outras guitarras acsticas.

Corpo
Em todos os tipos de violo o corpo (9) tem as funes de caixa de ressonncia e de fixao das cordas. A combinao de madeiras utilizadas no meramente decorativa. Cada madeira escolhida devido s suas caractersticas fsicas, tais como flexibilidade, resistncia trao e absoro de umidade. As caractersticas combinadas de cada madeira permitem construir instrumentos com a sonoridade desejada, bem como garantem que o instrumento ter afinao e timbre estveis em condies diferentes de temperatura, umidade e tenso das cordas. Devido ao formato caracterstico do corpo do violo, costuma-se dizer que ele tem as mesmas propores de um corpo feminino. Por analogia tambm diz-se de mulheres que tm a cintura acentuada, que tm um "corpo de violo". Faixas laterais (16) Feitas de madeiras resistentes trao. A madeira preferida para esta parte do corpo o jacarand da Bahia. Como esta rvore est em risco de extino, apenas luthiers que possuem estoques antigos utilizam essa madeira. Uma alternativa o jacarand da ndia, tambm chamado Rosewood. Tambm pode ser usado o mogno ou algumas outras madeiras. As finas lminas, de no mximo 3mm de espessura e com cerca de 3 a 5cm de largura, so molhadas e moldadas no formato desejado do instrumento (normalmente no formato aproximado de um 8) com a ajuda de moldes de madeira e grampos. Aps alguns dias as faixas adquirem a forma definitivamente. Vrias peas de madeira em forma de "L" so coladas ao longo de toda a parte interna das faixas. Estas peas serviro para colar o

Guitarra clssica fundo e o tampo. Fundo (14) Construdo da mesma madeira que as faixas, o fundo tambm uma lmina fina de madeira, cortada para preencher exatamente o contorno definido pelas faixas. Na verdade, no constitudo de uma nica chapa, mas de duas partes simtricas fixadas no meio a um estrutura que se estende longitudinalmente ao corpo. O resultado um fundo que no plano, mas levemente curvo em direo ao exterior. Essa montagem permite a dilatao e faz com que alteraes da madeira decorrentes de variaes de temperatura ou umidade sejam absorvidas sem danos s lminas. Tampo (15) Esta a principal parte do corpo do violo. Como as cordas so fixadas ao tampo, quando elas vibram todo o tampo vibra solidariamente. Este efeito responsvel pela maior parte da amplificao acstica. Como deve agir como uma membrana, o tampo deve ser construdo de uma lmina fina (em geral menos espessa que o fundo e laterais) de uma madeira altamente flexvel, mas ainda assim resistente o suficiente para suportar a trao ocasionada pelas cordas. A madeira preferencial para o tampo o cedro, mas vrias outras madeiras podem ser usadas. Os melhores instrumentos so obtidos de rvores com pelo menos 200 anos, que possuem veios praticamente paralelos. Assim como o fundo, o tampo obtido de uma nica chapa de pinho dividida em duas metades unidas ao meio e colado aos suportes em "L". No ponto de juno entre as faixas e o tampo, um friso colado como elemento decorativo e tambm como reforo estrutural do conjunto. Aproximadamente no centro do tampo, uma abertura, a boca (17) serve para permitir a passagem do ar em vibrao. Em geral, um mosaico feito em marchetaria decora e protege as bordas das aberturas. O desenho utilizado caracterstico de cada luthier. Na parte interna do tampo, uma complexa estrutura de barras ou ripas de madeira construda para "disciplinar" a vibrao do tampo. Chamada de leque, esta estrutura fundamental para permitir o reforo de determinados harmnicos e a absoro de rudos indesejveis. Em geral o nmero de barras e o desenho utilizado caracterstico de cada luthier ou de cada modelo. Abaixo da boca colado o cavalete (12), usado para fixar as cordas ao corpo. O cavalete possui furos para a fixao das cordas e sobre ele montado o rastilho (19), uma barra de osso ou plstico que serve para apoiar e distanciar as cordas do corpo e da escala, alm de transmitir a vibrao das cordas ao tampo.

Encordoamento
As guitarras clssicas utilizam exclusivamente cordas (18) de nylon; a construo deste tipo de instrumento no suporta a tenso maior proporcionada pelas cordas de ao. As cordas mais finas, chamadas de primas ou agudas, so feitas de polmero monofilamento (um fio nico), de nylon ou compostos utilizando carbono e titnio. As mais grossas, chamadas de bordes ou baixos, consistem de um ncleo composto por Detalhe do cavalete mostrando a fixao de um multifilamentos de fios de nylon, enrolados em espiral por um fio encordoamento de nylon metlico. Este fio feito geralmente de cobre (puro ou suas ligas), cobre banhado a prata, ou mesmo de prata pura, tratado com revestimento antioxidante. Esta construo permite maior resistncia trao, maior estabilidade de afinao e maior flexibilidade do que seria possvel caso se usassem fios de cobre tambm nas cordas mais grossas.

Guitarra clssica

Execuo
Msica clssica
Este instrumento originou um ramo da msica clssica composta por obras escritas especialmente para tirar partido das possibilidades expressivas do violo, geralmente preldios, sonatas e concertos, embora qualquer forma de composio musical possa ser utilizada. O violo tocado sem o uso de palhetas, utilizando-se as unhas (normalmente da mo direita). As unhas devem estar bem polidas para um som mais perfeito. Ao contrrio da msica popular a execuo mais freqente de uma linha meldica tocada nas cordas agudas e linhas de baixo, escalas e harpejos so tocados simultaneamente melodia principal. Principais compositores que escreveram para o instrumento Sculo XIX Dionisio Aguado (1784 - 1849) Ferdinando Carulli (1770 - 1841) Fernando Sor (1778 - 1839) Francisco Trrega (1852 - 1909)

Johann Kaspar Mertz (1806 - 1856) Matteo Carcassi (1832 - 1882) Mauro Giuliani (1781 - 1829) Sculo XX Manuel de Falla (1876 1946) Ottorino Respighi (1879 - 1936) Cyril Scott (1879 1970) Agustn Barrios Mangor (1885 - 1944) Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959) Frank Martin (1890 - 1974) Frederico Moreno-Torroba (1891 - 1982) Darius Milhaud (1892 1974) Francisco Mignone (1897 - 1986) Leo Brouwer (1939 - ) Francis Poulenc (1899 1963) Joaqun Rodrigo (1901) - (1999) Antonio Jos (1902 - 1936) William Walton (1902 - 1983) Lennox Berkeley (1903 - 1989) Alan Rawsthorne (1905 - 1971)* Hans Werner Henze (1926) Radams Gnattali (1906 - 1988) Mozart Camargo Guarnieri (1907 - 1993) Elliott Carter (1908 - ) Benjamin Britten (1913 - 1976) Toru Takemitsu (1926) - (1996) Peter Maxwell Davies (1934 - ) Ronaldo Miranda (1948 - )

Antero Martins (1928 - 2008)

Guitarra clssica

Msica popular
Na msica popular as guitarras clssicas so utilizadas para acompanhamento do canto e a execuo freqentemente harmnica. Os acordes so montados com a mo esquerda e com os dedos da mo direita ou palhetas, so feitos diversos tipos de ritmos ou arpegios. Alguns gneros musicais permitem a utilizao de linhas meldicas em introdues e solos. No jazz podem ser utilizadas tcnicas mais elaboradas como o tapping e a execuo com harmnicos. Na msica popular comum a amplificao das guitarras clssicas com microfones dinmicos. Os amplificadores permitem ajustes de tonalidade e mesmo algumas leves distores so tolerveis em alguns estilos populares. Principais instrumentistas A lista abaixo apresenta Blgica Django Reinhardt Brasil Accio Oliveira Amrico Jacomino, Canhoto Alessandro Penezzi Andr Lus Lopes Garbim Badi Assad Baden Powell Antnio Carlos Barbosa-Lima Dilermando Reis Djavan Edelton Gloeden Eduardo Abreu Egberto Gismonti Fbio Zanon Franco de Iav Henrique Pinto Isaas Svio Joo Alexandre Silveira Eurico Pereira da Silva Filho Pedro Henrique Loureiro Lacildo Santos Laurindo de Almeida Rosinha de Valena Murillo Da Rs Nonato Luiz Odair Assad Olmir Stocker (Alemo) Paulinho Nogueira Paulo Bellinati

Pepeu Gomes Raphael Rabello Robson Miguel

Guitarra clssica Srgio Abreu Srgio Assad Toni Azeredo Toninho Horta Toquinho Turbio Santos Ventura Ramirez Yamand Costa Coco Chanell

Cabo Verde Hernni Vasco Martins Cuba Leo Brouwer Espanha Andrs Segovia Paco de Luca Tomatito Estados Unidos da Amrica Al Di Meola Manuel Barrueco Eliot Fisk David Tanenbaum Sharon Isbin John LeCompt

Portugal Antnio Brojo Antnio Chainho Antnio Parreira Armando Augusto Freire (Armandinho) Artur Paredes Carlos Paredes Fernando Alvim Fernando Silva Gonalo Paredes Lus Varatojo Pedro Ayres Magalhes Pedro Caldeira Cabral

Guitarra clssica Reino Unido John McLaughlin Julian Bream Japo Masao Koga Kaori Muraji Tadashi Sasaki Shinobu Sato Kazuhito Yamashita

Ver tambm
Violo de 7 cordas Cifra (msica)

Ligaes externas
Srie de programas radiofnicos apresentados pelo violonista Fbio Zanon [1]

Referncias
[1] http:/ / aadv. radio. googlepages. com

Fontes e Editores da Pgina

10

Fontes e Editores da Pgina


Guitarra clssica Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=18953008 Contribuidores: 999, AVM, Adailton, Alchimista, Ale J. Ven, Alepenezzi, Alex Bonf, Alexg, Alpha Aurigae, Amatnecks, Andrmb, Arley, Augusto Reynaldo Caetano Shereiber, BMel, Belanidia, BelyseElohim, Bemelmans, Bisbis, Brasilmus, Braz Leme, Cadum, Chico, ChristianH, Coelhoscoelho, Cralize, Crtico, Daimore, Eamaral, Ebalter, Fernandoghotico, Fesaopilger, Frango com Nata, GOE, Gabrielt4e, Galgani, Gunnex, Henriquerubin, Hermgenes Teixeira Pinto Filho, Jean-Franois Delcamp, Jo Lorib, Joaopaulooo, JoniFili, Josboroliv, Jos Augusto, Juntas, Jussa-bass, Kao, Kleiner, Lechatjaune, Leonardo.stabile, Luckas Blade, Mariflor, Mibaango, Nandomatt, Ncultural, Nikitta, Nuno Tavares, OS2Warp, Onjacktallcuca, Opus88888, Paisagens36, Paulo Furquim, Porantim, Rachmaninoff, RoThorpe, Rodrigo Tetsuo Argenton, Rogeriomlima, Teles, TenIslands, Tijolo Eltrico, Trebaruna, Ts42, Tumnus, Vini 175, Vitinho1310, Vtor Dassie, 232 edies annimas

Fontes, licenas e editores da imagem


Ficheiro:Violo.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Violo.jpg Licena: Creative Commons Attribution 2.0 Contribuidores: Silvio Tanaka Ficheiro:Range guitar.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Range_guitar.png Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: Joey-das-WBF, Mezzofortist, Quibik, Ysangkok Ficheiro:Classical Guitar two views.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Classical_Guitar_two_views.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.0 Contribuidores: User:Martin Mller Ficheiro:Acoustic guitar parts.png Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Acoustic_guitar_parts.png Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: User:Cralize Ficheiro:Guitar headstock front.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Guitar_headstock_front.jpg Licena: Creative Commons Attribution-Sharealike 2.0 Contribuidores: User:Martin Mller Ficheiro:ClassicalGuitar bridge.jpg Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:ClassicalGuitar_bridge.jpg Licena: GNU Free Documentation License Contribuidores: User:Vonvon

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http:/ / creativecommons. org/ licenses/ by-sa/ 3. 0/

Vous aimerez peut-être aussi