Vous êtes sur la page 1sur 2

Atividade Avaliativa 1 Psicologia Educacional Respostas das Questes 1) As duas posies distintas so: a) a que subordina o processo pedaggico

o ao desenvolvimento das estruturas cognitivas da criana, considerando que o contedo bsico a ser desenvolvido na educao o prprio processo de pensamento; -O papel do professor observar, compreender e acompanhar a criana nas etapas de construo da inteligncia, pois o que est em destaque so o indivduo e o desenvolvimento das suas estruturas cognitivas. b) A segunda a que considera haver um papel definido para a escola, o de ensinar contedos cientficos e socialmente relevantes, ou seja, possibilitar criana o domnio dos conhecimentos exigidos pela sociedade para o futuro, considerando que tal aprendizagem um dos principais motores do desenvolvimento. - Nesta segunda posio o professor tem um papel mais atuante no processo de ensino-aprendizagem, porque considera que a aprendizagem estimula o desenvolvimento e no apenas resultado deste; salientado, nesse caso, o papel formador da educao escolar e sua relao com a cultura. 2) Os trs fatores abordados pela psicologia moderna so: a) a relao entre desenvolvimento e aprendizagem b) a importncia da educao para o desenvolvimento do psiquismo c) o papel do professor no processo ensino-aprendizagem 3) J.F. HERBART: Seu pensamento pedaggico alicerava-se em duas bases: na tica que tinha como tarefa estabelecer os fins da educao; e na Psicologia, cincia que definiria os meios racionais para se chegar educao. Dewey: considera o ensino uma atividade consciente, intencional, com mtodo e processo definidos. Dewey no desconsidera o papel do professor no processo educativo, j que o pensamento depende de fontes informativas e de algum que as organize adequadamente para o seu desenvolvimento. Para ele, educar implica desenvolver o pensamento do indivduo em contato com a cultura a que pertence.

E. Claparde: Considera fundamental que a escola leve em conta as diferenas de aptido e inteligncia e propicie ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades particulares. Para ele, escola deve ensinar para desenvolver as caractersticas da inteligncia. O papel do professor seria um estimulador de interesses, de onde dispor e organizar o meio da maneira mais favorvel ao despertar das necessidades intelectuais e sociais da criana e ao incio de suas andanas intelectuais, de sua atividade e de seu esforo.

J. PIAGET: Postula que o desenvolvimento do ser humano est subordinado a dois grupos de fatores em constante interao: os fatores da hereditariedade e da adaptao biolgica, dos quais depende a evoluo do sistema nervoso e dos mecanismos psquicos elementares, e os fatores de transmisso ou de interao social, entre os quais inclui a educao. Henri Wallon: Para ele, a escola uma instituio socialmente determinada. O papel dos aspectos sociais na constituio do indivduo um dos pontos centrais de sua teoria. Wallon acredita ser fundamental o professor considerar as caractersticas especficas dos contedos de cada matria e a natureza das tarefas escolares para, a partir delas, investigar quais os melhores meios para tornar estes contedos assimilveis pelas crianas. L. VYGOTSKY: A importncia do meio social para a constituio do indivduo uma ideia tambm radicalmente defendida por Lev S. Vygotsky. Para ele pela interiorizao de sistemas de signos, produzidos culturalmente, que se d o desenvolvimento cognitivo.

Vous aimerez peut-être aussi