Vous êtes sur la page 1sur 3

Pneumopatias Relacionadas com a Solda

As doenas pulmonares ocupacionais crnicas so conseqncias do acmulo de fumos de solda nos pulmes. Este acmulo pode ser visualizado atravs de exame radiolgico como reas de densidade radiolgica maior que as do pulmo normal. Alguns fumos ocasionam pneumopatias, como a pneumonia devida ao mangans, a bronquite crnica ou pneumonia devida ao vandio, a pneumonia grave devida ao cdmio, etc. Os fumos de solda no costumam ocasionar fibrose pulmonar como ocorre na exposio slica cristalina, ao berlio, ao asbesto, ao talco e s diatomceas. Enfisema pulmonar crnico est ligado a exposies prolongadas ao oznio, xidos de nitrognio, cdmio e, eventualmente, outros agentes. xidos de nitrognio, dixido de enxofre tem sido responsabilizados por bronquite crnica.

Febre de Fumos Metlicos


uma reao febril do organismo exposio de certos fumos, principalmente de zinco, mas tambm podendo ocorrer com outros fumos como de magnsio, nquel, cdmio (na fase inicial), polmeros, cobre, etc. Aps o episdio da febre, o trabalhador adquire tolerncia aos fumos, mas perde-a rapidamente quando cessa a exposio. Por este motivo, a febre de fumos costuma ocorrer com trabalhadores que no tiveram exposio prvia, ou quando retornam exposio aps alguns dias de afastamento, como por exemplo aps as frias. O diagnstico de febre dos fumos metlicos habitualmente confundido com episdios gripais e, por isso, raramente identificado.

CHUMBO
Nas exposies usuais de solda de indstria, a exposio ao chumbo no muito freqente, com exceo da indstria eletroeletrnica. Mas oportuno no esquecer que h chapas de ao

revestidas de chumbo. Este metal tambm participa da constituio de ligas como bronze e, eventualmente, lato. A intoxicao crnica pelo chumbo , provavelmente a patologia mais conhecida e estudada. O chumbo absorvido (principalmente por via respiratria e, secundariamente, por via digestiva) retido pelos eritrcitos, de onde transferido fixado pelo tecido sseo devido grande afinidade do chumbo com o mesmo. O chumbo causa vasoconstrio perifrica e alteraes no sangue e na medula ssea com graves perturbaes na hematopoese, devido ao do chumbo sobre o sistema enzimtico formador da hemoglobina. O chumbo tambm interfere na velocidade da conduo do influxo nervoso. Os principais sintomas so: reduo da capacidade fsica, fadiga precoce, alteraes do sono, mialgias, especialmente na regio gemelar, sensao de desconforto abdominal, inapetncia, emagrecimento, impotncia sexual, etc. No exame fsico, comum encontrar-se mucosas descoradas, palidez da pele, orla azulada nas gengivas e dor palpao abdominal. Posteriormente, os sintomas digestivos pioram com o aparecimento de clicas intestinais de grande intensidade, que podem simular abdmen agudo cirrgico, notadamente quando estas clicas so acompanhadas de obstipao, disteno intestinal e vmitos. Isto costuma ocorrer precocemente, quando h exposio a altas concentraes do metal. Quando no controlada, a intoxicao evolui para alteraes do sistema nervoso. Quando afeta os nervos perifricos ocasiona paralisia muscular evidenciada atravs do sinal da "queda de mo" e sendo a paralisia do nervo radial muito caracterstica desta situao. O mesmo pode ocorrer com a inervao dos msculos palpebrais, impossibilitando a abertura completa dos olhos. Embora rara, pode ocorrer uma encefalite causada pelo metal, com cefalia, convulses, delrio e coma, chegando a evoluir para bito. Resta ainda mencionar que em intoxicaes antigas freqente observar-se hipertenso arterial associada com arteriosclerose e esclerose renal.

O controle mdico feito atravs de exames laboratoriais como a dosagem de chumbo no sangue ou na urina e das alteraes metablicas no mecanismo formador da hemoglobina, medida da condutividade nervosa etc. O tratamento, em geral, permite a cura completa e sem seqelas. Para isto basta, na maioria dos casos, o simples afastamento da exposio ou do trabalho.

Vous aimerez peut-être aussi