Vous êtes sur la page 1sur 16

MDULO: INICIAO CONSERVAO AMBIENTAL Rio de Janeiro 2004

Prof. Andr Micaldas Corra Bilogo, Especialista em Ecoturismo e Educao Ambiental APRESENTAO O mdulo instrucional Iniciao Conservao Ambiental apresenta temas para reflexo, buscando subsidiar aes para a construo de um mundo melhor para todos. de distribuio gratuita. Pode ser reproduzido na ntegra (preferencialmente), ou em parte, desde que citando a fonte e o autor, logo abaixo da reproduo. proibida a venda. destinado a utilizao dos bacharis e guias de Turismo, estudantes e professores de Biologia, Cincias, Geografia. Para utilizaes em cursos, solicito que seja pedida autorizao prvia. Esse material se encontra registrado na Biblioteca Nacional. OBJETIVOS DO MDULO: Apresentar a definio de Conservao e Preservao, os principais problemas enfrentados na conservao da natureza, medidas para combater a destruio da natureza com as aes bsicas pessoais e de grupo, as categorias em que os seres vivos podem ser classificados segundo a IUCN, sugestes de livros e cursos relacionados Conservao e Educao Ambiental e sugestes de aes teis para conservao da natureza. Ateno: Sugestes para a melhoria desse trabalho podem ser enviadas para Andr Micaldas Corra Rua Marques de So Vicente, no 67, bloco 2, atpo 1006, Gvea, Rio de Janeiro RJ CEP:22451-041 ou pelo e-mail andremicaldas@ig.com.br

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

1 - QUAL PODE SER UM DOS OBJETIVOS DA B IOLOGIA? A Biologia pode ter o objetivo de tentar entender as inmeras formas de vida do planeta, seus processos (surgimento, transformaes e extino), conjuntos, relaes e ainda buscar a preservao e conservao dessas formas de vida, dos conjuntos etc. Hoje em dia percebo trs tipos de grandes movimentos na Biologia: aqueles que querem preservar para pesquisar; aqueles que querem pesquisar para preservar; aqueles que querem apenas preservar a si mesmos. 2 - CONSERVAO E PRESERVAO AMBIENTAL A palavra preservao o ato ou efeito de preservar que vem do latim praeservare, que significa livrar de algum mal, manter livre de perigo ou dano. J a palavra conservao o ato ou efeito de conservar que vem do latim conservare e significa resguardar de dano, decadncia, deteriorao, prejuzo. A despeito de ambas as palavras apresentarem significado semelhante no dicionrio, na Ecologia elas so utilizadas com os seguintes significados:1) preservao como no utilizao dos recursos naturais nem interferncia humana de qualquer forma nos ecossistemas e 2) conservao como a utilizao sustentvel dos recursos naturais renovveis e dos ecossistemas e utilizao racional do recursos naturais no renovveis com proteo dos ecossistemas explorados (PAIVA, 1999). Entende-se por utilizao dos recursos naturais renovveis de forma sustentvel como a utilizao desses recursos abaixo do nvel de reposio e sem colocar em risco a sua produo. Tanto a fauna, como a flora, constituem recursos naturais renovveis e esto intimamente relacionados. Assim sua utilizao no deve ser feita sem levar em considerao o conjunto. Os principais problemas enfrentados na conservao da natureza so: 2.1 - DE ORDEM FILOSFICA INDIVIDUAL (MANEIRA DE PENSAR, SENTIR, FALAR E AGIR DE CADA UM): Egosmo do indivduo humano. Egosmo da espcie humana. Falta de iniciativa do indivduo humano. Ignorncia generalizada (o povo no sabe o que est acontecendo, porque e o que fazer). Falta de sabedoria generalizada. Falta de inteligncia generalizada. Falta de cultura generalizada. 2.2 - DE ORDEM TCNICA Falta de informaes cientficas, incerteza e a ignorncia so gerais. (Como funciona um ecossistema em sua totalidade. Qual a diversidade, abundncia e principais ameaas fauna, flora e aos ecossistemas de cada regio? No caso da fauna preciso tambm entender o deslocamento).

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Falta de formao de pessoal nas reas afins (Biologia da Conservao, Ecologia, Educao Ambiental, Fiscalizao e Direito). 2.3 - DE ORDEM POLTICA Falta da implementao na prtica das Unidades de Conservao no Brasil (a maioria s existe no papel e no tem a fiscalizao necessria). Falta de polticas, programas, projetos e aes srios, integrados (pela trs esferas de governo, ongs, empresas e populao organizada) a curto, mdio e longo prazo. Falta de assessoria tcnica para fundamentar decises polticas e governamentais. Corrupo, negligncia, imprudncia, impercia, desonestidade da classe poltica, de alguns tcnicos, de ongs e da populao de maneira geral. 2.4 - DE ORDEM SOCIAL Crescimento populacional. Desigualdade social (m distribuio de riqueza no mundo e no Brasil). Pobreza. Misria. Guerras. Valorizao do indivduo pela sua capacidade de consumir e acumular. Consumo por uma minoria da populao mundial, muito alm da necessidade, o que gera uma idia de que esse padro de consumo o desejvel e ideal. Consumo do descartvel que leva a um consumo excessivo de certos produtos s interrompido com a morte do indivduo. Consumo do suprfluo. Consumo do nocivo (drogas legais, ilegais, produtos cancergenos e transgnicos). Obs.: de maneira geral, nenhum consumo de matria ocorre sem destruio, ou impacto nos ecossistemas para a produo de matria prima que ser transformada em produto para o consumo, ou poluio do ar, rios, mares e do solo pelas fbricas, tanto no processo de produo como ao final do uso pela formao de lixes e aterros sanitrios. 2.5 - DE ORDEM AMBIENTAL Aumento do efeito estufa. Destruio da camada de oznio. Desmatamento. Chuva cida. Lanamento de esgotos domiciliares e industriais no tratados. Poluio por resduos slidos Poluio por lixo txico. Poluio atmosfrica tanto por veculos movidos a combustvel fssil, muitos desregulados. Poluio visual.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Poluio auditiva. Introduo de espcies exticas. Extino de espcies. Extrativismo animal e/ou vegetal acima do nvel de reposio. Desperdcio de gua e energia. Utilizao de agrotxicos e fertilizantes. Ateno: a maioria das indstrias, fazendas e bancos, privatizam os lucros (seus donos, e funcionrios de altos cargos e seus familiares e descendentes ficam cada vez mais ricos) e socializam os prejuzos ambientais (poluem ou destroem o ambiente onde todos vivemos). Mas nos feriados e frias vo para os lugares bonitos que ainda restam ou onde tem casas e fazendas.

3 - MEDIDAS NATUREZA:

GOVERNAMENTAIS E INSTITUCIONAIS PARA COMBATER A DESTRUIO DA

1) Educao ambiental formal, informal e no-formal em todos os segmentos e nveis de ensino (fundamental, mdio e superior); 2) Planejamento, implantao, e gesto de Projetos de Ecoturismo como atividade econmica principal em pases com megadiversidade. 3) Realizao de estudos de impacto ambiental (EIA) e relatrio de impacto do ambiental (RIMA) anterior ao incio de obras e ocupao de uma rea. Se invivel para qualquer rea o projeto deve ser cancelado. Se invivel para uma rea deve ser transferido para outra rea mais apropriada, com as devidas precaues e utilizando todas as alternativas possveis e propondo compensaes necessrias e possveis. 4) Aplicao de medidas reparadoras e compensatrias nos casos dos problemas repentinos, infraes. 5) Punio dos infratores. 6) Regulamentao da caa, pesca e coleta em certas reas, a fim de permitir a utilizao abaixo do nvel de reposio. 7) Criao em cativeiro ou reproduo em estufa, respectivamente de espcies animais e vegetais ameaadas, com posterior recuperao do habitat natural para reintroduo. 8) Reintroduo de espcies nativas em ambientes onde desapareceu com a devida proteo e acompanhamento. 9) Reproduo em cativeiro de espcies animais silvestres ou no, com a devida autorizao e fiscalizao, para a alimentao.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

10) Implementao das Unidades de Conservao no Brasil, na prtica, com infra-estrutura e pessoal necessrios. Quanto ao pessoal, deve ser formado na rea, especializado, competente, bem remunerado, motivado e com vontade de servir, informar, sensibilizar e educar os moradores e visitantes, fiscalizar a rea e punir os infratores e pesquisar sobre os patrimnios histrico, artstico, cultural e natural; 11) Aumentar a rea das Unidades de Conservao; 12) Criar novas Unidades de Conservao com infra-estrutura e pessoal motivado (vide item 10); 13) Manuteno da diversidade gentica atravs de banco de semente, germoplasma, cultura de tecido; 14) Valorizao do indivduo pela: a) sua capacidade de amar e querer bem, sentir, pensar, falar e fazer o bem, sem olhar a quem, sem que ningum veja, sem esperar recompensa e de maneira incondicional; b) capacidade artstica, cientfica, criativa, voltada para paz, amor, sade, felicidade, verdade, sabedoria, cultura; c) sua capacidade de doar a si mesmo aos outros, d) sua capacidade de doar aquilo que no precisa e aquilo que pode (desde que no faa falta), 15) Reduo no consumo do descartvel, nocivo e suprfluo atravs da educao; 16) Reduo do consumo pelos que consomem muito (a ao de consumir menos e doar o excedente tem que partir daquele que consome mais e tem; a sensibilizao o caminho). 17) Reduo do consumo de maneira geral. 18) Reduo do consumo do descartvel. 19) Reutilizao em larga escala; 20) Reciclagem em larga escala; 21) Distribuio da renda; 22) Planejamento familiar; 23) Recuperao de reas degradadas, com produo de mudas e plantio adequado em reas protegidas; Obs.: essas medidas no esto em ordem de importncia.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

4 - SUGESTES DE AES BSICAS PESSOAIS E DE GRUPO: - autoconhecimento (corpo, pensamentos, sentimentos, palavras e aes); - estimular o autoconhecimento; - conhecer e estimular o conhecimento do outro que deseja ser conhecido; - conhecer e estimular o conhecimento do ambiente e seus patrimnios, histrico, artstico, cultural e natural; - conhecer e estimular o conhecimento antes da utilizao; - conhecer e estimular o conhecimento para preservar e conservar; - informar, sensibilizar, educar e estimular a informao, sensibilizao e educao para preservao e conservao; - colocar o interesse pblico acima do privado e pessoal, respeitando os direitos, necessidades e caractersticas individuais e pessoais; - conversar para no brigar - estimular a conserva e no o desentendimento; - buscar o melhor para todos e estimular a busca do melhor para todos; - fazer a sua parte e convidar o outro gentilmente, agradavelmente e insistentemente a fazer a parte dele, em grupo ou sozinho. Estimular o outro a tambm convidar. - formar grupos para pensar e agir juntos (sozinho vamos rpido, juntos vamos longe) e estimular a formao de grupos; - ingressar e estimular o ingresso em ongs e associaes; - tomar iniciativa de fazer o que precisa ser feito e bem feito (para fazer uma vez s); estimular a iniciativa e a eficincia; - reiniciar e estimular o reincio sempre que necessrio for; - se organizar (um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar) e estimular a organizao; - pensamentos, sentimentos, palavras e aes em harmonia e em prol de si mesmo, do outro e do ambiente (tudo junto) estimular o estabelecimento de harmonia no outro; - dar exemplo e estimular o exemplo sem chamar a ateno para si, ou para o grupo, mas para a ao; - s falar o que tiver certeza; - se envolver e se comprometer (na agenda) e estimular o envolvimento e comprometimento; - cumprir o que se comprometeu e estimular o cumprimento; - comear do pequeno para o grande, do aqui para o distante, do agora para o depois, de mim para os outros; - ler, estudar e conversar e estimular esses aspectos ao mximo; - valorizar a si mesmo e aos outros e em si mesmo e nos outros a: a) sua capacidade de amar e querer bem, sentir, pensar, falar e fazer o bem, sem olhar a quem, sem que ningum veja, sem esperar recompensa e de maneira incondicional; b) sua capacidade artstica, cientfica, criativa, voltada para paz, amor, sade, felicidade, verdade, sabedoria, cultura; c) sua capacidade de doar a si mesmo aos outros, d) sua capacidade de doar aquilo que no precisa e aquilo que pode (desde que no faa falta) (reforo positivo para comportamento positivo);, - ter a menor quantidade de filhos possvel e estimular o planejamento familiar; - ser voluntrio e estimular o voluntariado;

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

- ser saudvel (corpo, pensamentos, sentimentos, palavras e aes saudveis e construtivos) e estimular a sade; - eleger e estimular a eleio de representantes honestos, confiveis, com propostas srias e que sejam o melhor para todos ou para a maioria, e no em troca de favores, benefcios pessoais ou de pequena parcela da populao (veja o texto As qualidades dos lderes). - acompanhar e estimular o acompanhamento do desempenho dos representantes e das ongs. - representar e se fazer representar (veja o texto As qualidades dos lderes) e estimular a representao. - utilizar e estimular a utilizao abaixo do nvel de reposio; - reduzir e estimular a reduo do consumo de maneira geral, do descartvel (por exemplo: levar copo prprio para caf e gua), do nocivo e do suprfluo. - reutilizar e estimular a reutilizao do que for possvel (por exemplo: o papel j escrito ou impresso de um lado, s vezes, pode servir como rascunho do outro); - separar e estimular a separao do lixo; - consumir e estimular o consumo de turismo (sobre tudo o ecoturismo), esporte, cultura, arte, artesanato, msica, dana, lazer, teatro etc; - no comprar animais silvestres nem vegetais resultantes de extrativismo, geralmente vendidos beira da estrada; - consumir e estimular o consumo do que saudvel, produtos orgnicos e ecologicamente corretos; - plantar rvores; Obs.: amar, sentir, pensar, saber, conhecer, falar, conversar, agir, fazer o que precisa ser feito, bem feito, buscar o melhor para todos, doar, iniciar, reiniciar, agir, persistir, conhecer, preservar, conservar, valorizar a si mesmo e ao outro pelo o que correto e positivo, informar, sensibilizar, educar, respeitar, formar grupo, agir em grupo, se organizar, dar exemplo, ler, estudar, ser voluntrio, ser saudvel, eleger, representar e se fazer representar, tudo isso se ensina, se aprende e se aprimora continuamente. Inteligncia pode ser desenvolvida. Conhecimentos devem ser gerados, resgatados, ensinados e aplicados. 5 - CATEGORIAS DA IUCN. Os seres vivos podem ser classificados em: 1) Extinto (EX) quando no h dvida de que o ltimo indivduo morreu. 2) Criticamente em perigo (CR) quando corre um risco extremamente alto de extino na natureza em futuro imediato 3) Em Perigo (EN) quando no est criticamente em perigo, mas corre um risco algo de extino na natureza em futuro prximo 4) Vulnervel (VU) corre risco alto de extino na natureza a mdio prazo.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

6 - BIBLIOGRAFIA PAIVA, M.P.. Conservao da Fauna Brasileira. Editora Intercincia, 1999, 260p.. 7 - ANEXOS - RECOMENDAES LIVROS SOBRE CONSERVAO: 1) Espcies ameaadas de extino no Municpio do Rio de Janeiro: flora e fauna. Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 2000, 68p.. 2) A fauna ameaada de extino do Estado do Rio de Janeiro. Helena de Godoy Bergallo e outros da Editora UERJ, 2000, 165p.. 3) Fauna ameaada de extino. IBGE, 2001, 106p.. 4) Conservao da Fauna Brasileira. Melquades P. Paiva. Editora Intercincia, 1999, 260p.. 5) Livro Vermelho dos Mamferos Brasileiros Ameaados de Extino.Fundao Biodiversitas, 1994, 479 p.. 6) Livro Vermelho das Espcies Ameaadas de Extino da Fauna de Minas Gerais. Fundao Biodiversitas 1998, 605 p.. 7) Biologia da Conservao de Richard B Primack e Efraim Rodrigues, de 2001 com 328 p.. LIVROS SOBRE EDUCAO AMBIENTAL: Muda o Mundo Raimundo! WWF e MMA, 1997, 188p... Educao Ambiental - princpios e prticas. De Genebaldo Freire Dias. Editora Gaia, 551p.. 50 Pequenas Coisas Que Voc Pode Fazer Para Salvar a Terra. Ed. Best Seller, 100p.. Terra Ptria. De Edgar Morin, Editora Sulina, 1995, 192p.. CURSO Tokkou Endereo: Jikkenti Yamaguishismo Campinas, Rod SP-340, km 138 Caixa Postal 29, Jaguarina SP. CEP: 13820-000, tel: (019) 867-1173, fax: (019) 867-3034 Esse curso, que ocorre um vez por ms todos os meses do ano, possibilita um maior contato

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

consigo mesmo, com o outro e com o ambiente. um curso que permite o autoconhecimento, o aprendizado do trabalho em equipe, alm de inmeras vivncias que nos colocam em contato com as nossas limitaes, medos, foras, potencialidades. AES TEIS PARA CONSERVAO DA NATUREZA Todos os seres vivos tm direito a vida. A ameaa vida, em um lugar, a ameaa vida em todos os lugares e a ameaa a todas as formas de vida (inclusive a humana). Alm disso, todos os seres vivos fazem parte de uma cadeia, que como se fosse uma corrente, em que todos os elos so importantes para a formao e o funcionamento da corrente. Contribua na preservao de todas as formas de vida e evite o consumismo. As florestas preservam as nascentes dos rios. As rvores fornecem sombra, proporcionam abrigo e alimentos para vrios animais, diminuem o vento forte e embelezam a paisagem com suas folhas, flores etc. As razes das rvores diminuem a eroso e reduzem deslizamentos de encostas, e seguram as margens dos rios, mantem o hmus e a serrapilheira, importante para a fertilidade do solo. Procure plantar mudas de rvores nativas. Preserve as rvores e florestas existentes. Ao observar desmatamentos, queimadas, caa ou pesca ilegal, tente comunicar tais fatos ao IBAMA tel: 2232-0370, Linha Verde tel: 0800-618080: Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, tels:2503-2793 ou 2273-1987; Disque Floresta tel: 2262-9292. Ligue para todos. Certifique-se de que algo est sendo feito. Para comunicar sobre rvores danificadas, ligue para Disque rvores tel: 2221-2574. Plantas vendidas beira de estrada (bromlias, orqudeas e outras) em geral so resultantes de extrativismo. Certifique-se antes da compra se existe o cultivo (brotos e mudas) das espcies comercializadas. A compra induz venda e coleta. Ao observar a venda ilegal de plantas extradas da natureza, tente comunicar tais fatos ao IBAMA tel: 2232-0370, Linha Verde tel: 0800-618080; Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, tels: 2503-2793 ou 2273-1987; Disque Floresta tel: 2262-9292. Ligue para todos. Certifique-se de que algo est sendo feito. Os manguezais devem ser preservados. Diversas espcies de mamferos, aves, rpteis, peixes, camares, siris e caranguejos utilizam os manguezais para reproduo, crescimento e alimentao. Ao observar queimadas, corte de rvores, aterro ou outras destruies nos manguezais, procure comunicar tais fatos ao Mundo da Lama, telefone 2560-5993. Comprar animais silvestres crime e contribui para a extino de espcie. Animais silvestres exticos so nativos em algum lugar. De 10 animais silvestres capturados para venda 9 em mdia morrem durante o processo de captura, transporte, armazenamento e por maus tratos. Muitas vezes os animais so dopados para parecerem mansos e serem vendidos. Passado o efeito do tranquilizante, cachaa ou lcool, tornam-se agressivos e podem ferir os donos. Alm disso, muitos possuem doenas que podem ser fatais para o homem e que podem ser transmitidas no contato. A compra induz venda e caa. Ao observar a venda ilegal de animais silvestres, procure comunicar tais fatos ao IBAMA tel: 2232-0370; Linha Verde tel: 0800-618080; Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, tels: 2503-2793 ou 2273-1987 e Disque Floresta tel: 2262-9292. Ligue para

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

todos. Certifique-se de que algo est sendo feito. Os morcegos so importantes na polinizao, no controle de insetos e na disperso de sementes e, logo, contribuem para o surgimento de novas rvores. Preserve os morcegos. Mais informaes podem ser obtidas na Fundao RioZoo tel:2569-2024 (Projeto Morcegos Urbanos). Procure fazer coleta seletiva de lixo em sua casa, escola, prdio, vizinhana, faculdade e local de trabalho. Cobre das autoridades e da COMLURB a coleta seletiva. O lixo quando separado em latas, plsticos, vidros, e papis, pode ser reciclado. O lixo separado pode ser doado para cooperativas de catadores de lixo. Latinhas de alumnio tem valor! Ligue para a Latasa e informe-se pelo telefone 2589-8867. As latinhas de alumnio podem ser doadas para escolas pblicas que fazem reciclagem. Latas de leite em p ou semelhantes podem ser entregues para pessoas que distribuem sopa para pobres. Procure manter as ruas, caladas e praas limpas. Jogue o lixo (papel, latas, vidros, plsticos etc) nas lixeiras. O lixo jogado no cho, alm de sujar a paisagem, pode entupir bueiros e assim causar alagamentos. Jogar lixo, ou objetos, pelas janelas dos carros nas ruas, estradas, rodovias, alm de sujar a paisagem, pode provocar acidentes. Cigarros e fsforos jogados nas estradas e rodovias podem provocar incndios. A educao importante. A fumaa do cigarro, alm de poluir o ar, pode provocar cncer e outros males sade. Evite fumar, sobretudo em recintos fechados. Respeite os outros. Quando for praia, parques, florestas ou bosques, leve um saco de lixo para trazer o lixo produzido e coletar o encontrado. Usando luvas, separe o lixo em papel, vidro, latas e plsticos) e doe a cooperativa de catadores. Doe as latinhas de alumnio para escolas pblicas. Quando voc leva seu co para passear nas praias ele pode morder pessoas e ainda sujar a areia com fezes que podem transmitir doenas. Nas ruas ande com seu co na coleira e colete as fezes do seu co. Procure economizar e reutilizar papel, para preservar florestas. Sempre que possvel, caminhe ou utilize bicicleta (cuidado com o trnsito nas grandes cidades). Alm de ser bom para a sade, contribui para diminuir a poluio. Utilize transportes coletivos, de preferncia metr e trem. No faa fogueiras sem conhecimento de como fazer e prximo a locais que possam fugir ao controle (cerrado, campos ou florestas). Bales podem provocar incndios. Ao observar pessoas soltando bales, procure comunicar tal fato pelo telefone 2690-3633 (Disque Balo) Ao observar agresses ao ar, s guas, ao solo e s paisagens do estado do Rio de Janeiro,

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

comunique FEEMA pelo telefone: 2585-3366 Procure evitar comprar legumes, frutas e verduras com agrotxico. Existem feiras de produtos limpos. Se existem pessoas comprando alimentos com agrotxico, existem pessoas colocando agrotxico nesses alimentos, poluindo os rios e comprometendo a sade de todos. As cobras, aranhas e escorpies ocupam seu lugar na cadeia alimentar e so responsveis pelo controle natural de ratos e insetos. Preserve-os! No caso de se acidentar com animais peonhentos (cobras, aranhas e escorpies), fique calmo, tente se lembrar das caractersticas do animal como tamanho, cor, padro de desenhos e comunique o fato e as caractersticas do animal ao Instituto Vital Brasil telefone 2711-0012. O endereo Rua Vital Brasil Filho, no 64, Niteri. Procure economizar produtos de limpeza, gua e energia eltrica. Procure fazer a barba com a torneira fechada e tomar banhos sem desperdcio de gua. Evite deixar luz e aparelhos eltricos ligados sem utilizao e evite utiliz-los nas horas de pico. Se observar baleias ou golfinhos no litoral do estado do Rio de Janeiro, ou encalhados vivos ou mortos nas praias, anote: data, local, caractersticas, nmero de indivduos e presena de filhotes e procure comunicar o fato e os dados anotados ao Projeto Mamferos Aquticos (MAQUA), UERJ. Depto de Oceanografia, Rua So Francisco Xavier, 524, 4o andar, bl E, sala 4.018, Maracan. Rio de Janeiro - RJ, tel:587-7689/7133. No compre vasos feitos da planta conhecida como xaxim (Dicksonia sellowiana Hook.), a no ser que exista a plantao dessa espcie para fins comerciais, para o que necessrio certificar-se, visitando-a se possvel, ou pelo menos obtendo o endereo. Se o xaxim do vaso for resultante de extrativismo e voc o comprar estar incentivando tal atividade. Existe a alternativa de vasos fabricados com fibras de coco. Para comprar ligue para Artesanato Coxim tel: 2357-5547 Procure informar s pessoas, gentilmente, sobre essas sugestes de aes.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

TEXTO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL Mdico Veterinrio Llio Costa e Silva Eram 169 pulgas, 38 carrapatos e 75 piolhos. Todos moravam num co de rua. Naquele "planeta" os carrapatos preferiam o interior das orelhas, os dedos, a cernelha e as axilas. No dorso, lombo e abdmen viviam as pulgas. Os piolhos no restante. O co era uma coceira s. Sugavam o sangue inoculando-lhe uma saliva irritante. Dia e noite, domingos e feriados. Um dia algum percebeu que o alimento estava caindo de qualidade - um sangue ralo e cada vez mais cor-de-rosa. Seria necessria uma assemblia de todos os moradores. Na semana seguinte teve incio a I Conferncia Planetria do Meio Ambiente. O frum escolhido foi o dorso do animal. Compareceram 292 pulgas, 94 carrapatos e 101 piolhos. Aps a aprovao do regimento da Conferncia, uma pulga fez uso da palavra: - Senhoras e senhores, tenho notado uma drstica diminuio dos nossos recursos naturais. O planeta est anmico! - As culpadas so vocs mesmos suas pulgas imediatistas... atacou uma fmea de carrapato entumescida de sangue. - Que nada, ns at sabemos reciclar... - No entendi, interpelou um piolho. - Nossas larvas, futuras pulgas, so alimentadas com nossos prprios dejetos... isto ou no reciclagem? - Acho que tudo uma questo poltica, completou outro carrapato. E a reunio prosseguiu acalorada. De repente o "planeta" comeou a balanar... - Efeito estufa? Aumento da temperatura global? Queimadas? Terremotos? Ou efeito do buraco na camada de oznio? Na verdade era o co que se coava desesperadamente num solitrio jequitib... Ouvindo toda a discusso a rvore tentou ajudar: - Gente! Vocs j ouviram falar em "desenvolvimento sustentvel"? Todos silenciaram para escutar. - Antigamente essa praa era uma floresta. Inmeras rvores de variadas espcies. Produzamos flores, frutos, abrigos, sombra e madeira. As folhas mortas e os restos dos animais se decompunham rapidamente com a ao do calor e da umidade freqente. Assim todos os nutrientes eram devolvidos terra-me, alimentando-nos e possibilitando o nascimento de novas plantas. Tudo aqui era biodiversidade. Existiam orqudeas, bromlias, cips e toda a vida animal. As copas amenizavam a queda da chuva que suavemente deslizava entre os galhos. No havia eroso. De vez em quando cortavam algumas rvores. Nem precisavam reflorestar. Ns mesmas fazamos o replantio com a ajuda dos morcegos, frugvoros, cutias, gralhas, borboletas, beija-flores e at do vento. Assim a floresta se AUTO-SUSTENTAVA. Mas um dia comearam a desmatar alm da conta... logo fiquei sozinha. hoje virei mictrio de ces e de gente. As minhas folhas so impiedosamente varridas. No tm mais o direito de apodrecer ao p da rvore-me... - Mas afinal o que desenvolvimento sustentvel? - perguntou um piolho aflito.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

- cada um sugar sem exageros o alimento e dar tempo ao "planeta" de se recuperar... - Vamos ter que produzir economizando, lembrou um carrapato demonstrando preocupao - afinal todos ns podemos jejuar mais de um ms... E a plenria efervesceu. Foram criados manifestos e leis ambientais. Publicaram a "Carta dos Ectoparasitos". Elegera-se delegados. Todos se comprometeram... Ao final dos debates j haviam 3.090 pulgas, 2.348 carrapatos, 2.251 piolhos... No dia seguinte, o co morreu. Fim Para reflexo: O que voc concluiu com o texto? O que voc entende por Desenvolvimento Sustentvel? E por Sociedade Sustentvel? O homem foi feito para a economia ou a economia foi feita para o homem? O que voc acha melhor Desenvolvimento Sustentvel ou Sociedade Sustentvel que possui um Desenvolvimento Econmico Sustentvel e realiza outras atividades de forma Sustentvel? O que voc entende por Educao Ambiental? E Ecoturismo? Qual a relao que voc acha que existe entre Sociedade Sustentvel, Educao Ambiental e Ecoturismo? O que voc entende por Agenda 21 local? Se voc ainda no participa que tal participar de projetos para uma Sociedade Sustentvel, sejam de Educao Ambiental, Ecoturismo ou outro? Que tal implementar a Agenda 21 local na sua escola, e/ou faculdade, e/ou bairro, e/ou empresa? Voc acha que os polticos, governantes e representantes faro algo, para que a realidade mude, tendo em vista que eles so eleitos em funo das eternas promessas de aes e mudanas? Procure as aes j em andamento que pode colaborar e participe delas ou inicie alguma ao. Mos a obra! Sem: 1) a realizao do planejamento familiar, 2) reduo do consumo dos que consomem muito, 3) aumento do consumo dos que no consomem nada, 4) reutilizao e reciclagem em larga escala, 5) produo e consumo de alimentos orgnicos e produtos ecologicamente corretos, 6) a preservao e conservao do que ainda resta dos ecossistemas, 7) utilizao dos recursos naturais abaixo da capacidade de reposio da natureza e 8) utilizao de meios de transporte no baseados na queima de combustvel fssil, isso s para comear, o nosso co (planeta Terra) em breve comeara a estribuchar. Muito j foi falado, discuto, debatido sobre o tema. Muitas viagens, turismo e festivais gastronmicos j foram realizados por conta do assunto. Para aqueles que ainda no esto agindo a hora essa. "O homem um peregrino dinmico numa histria que se constri com sua participao ou se ressente de sua omisso."(DANNUS). Somos responsveis pelo que fazemos de bom e ruim, mas tambm pelo que deixamos de fazer de bom e ruim. Nada ser esquecido. Boa sorte, muito planejamento e principalmente ao para todos. Pense, converse, pesquise e escreva sobre isso. Boa produo! Prof. Andr Micaldas Corra, Bilogo

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

TEXTO: AS QUALIDADES DOS LDERES Prof. Andr Micaldas Corra Nos projetos e aes de Conservao Ambiental e de outras reas, muitas vezes necessrio a presena de um ou mais lderes. Baseado em um texto enviado por um amigo, redigi o texto abaixo que apresenta algumas informaes sobre as possveis qualidades dos lderes. Se os futuros governantes fossem realmente lderes e no apenas chefes e autoridades, talvez o Brasil fosse melhor. Quem sabe esse conjunto de idias, no chega s mos de alguns deles e possam inspir-los a serem melhores. Isso s um desejo. As qualidades no esto em ordem de importncia. Todas so importantes. As qualidades so: Domnio dos medos bsicos da humanidade, todos eles ligados a perda. So eles: pobreza, velhice, crtica, solido, doena e morte. Aquele que age dominado, ou influenciado por esse medos, no capaz de agir pensando no melhor para todos, mas em como evitar a realizao dos medos. Assim o que precisa ser feito fica em segundo lugar. Respeito ao grupo subordinando os interesses pessoais aos interesses de seus liderados. O grupo o que mais importa. O lder como parte do grupo tambm importante e deve receber o mesmo que o grupo, nem mais nem menos. Lder e liderados dependem um do outro. Em caso de escassez o lder deve redistribuir a riqueza entre todos, de forma a que todos ganhem o mnimo e se til for, deve sacrificar a parte que lhe cabe para tentar satisfazer a todos. Servir sem ser servil esse o lema. O lder que se julga mais importante do que os liderados e no capaz de subordinar seus interesses pessoais aos interesses da coletividade, no lder chefe, que geralmente se mantm pela represso. Unidade de propsito representada pela conscincia de saber aonde quer chegar, porque, como, quando e com auxlio de quem (dize-me com quem andas e te direi que tu s). Tentar estabelecer um sistema, para manter o que foi alcanado, o maior tempo possvel independente de sua ao ou presena. Para atingir tal propsito deve ser estabelecido um programa definido com metas, incluindo datas para incio e fim de cada ao e baseado nos seguintes itens: a) nas necessidades do grupo, da poca e do lugar, b) na vocao do grupo, da poca e do lugar, c) nos perigos (o que pode acontecer que coloque em risco o programa) e d) nas tendncias (para onde estamos indo se nada for feito); Capacidade de coordenar os esforos de todos em perfeita harmonia. Todos devem estar felizes, fazendo bem feito, o que cada um precisa fazer e sabendo o que os outros esto fazendo, para ver como todos esto indo para auxiliar quem precisa; Confiana em si mesmo, na sua mais alta forma, o que significa saber que eu sou amor", assim como tudo, mesmo que as vezes me esquea disso, assim como os outros;

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Habilidade para tomar decises rpidas e mant-las com firmeza se consider-las corretas e corrig-las se achar necessrio. O rio atinge os objetivos, pois aprendeu a contornar os obstculos; Autrusmo para fazer o bem sem olhar a quem, sem que ningum o veja (no precisa propaganda, o feito bem feito, fala por si s e sem propaganda fala melhor), sem esperar recompensa (o poder fazer o bem e servir j a recompensa) e de maneira incondicional, o que significa, fazer o bem se o(s) outro(s) quiser(rem), quando quiser(rem), enquanto quiser(rem) e como quiser(rem). necessrio consultar o(s) outro(s) para saber cada um desses aspectos e mais que tudo s fazer se realmente for o melhor para todos o quetorna necessrio o refletir com todos. Amor pela vida em todas as suas formas e habilidade para transmit-lo. Caso o amor no seja possvel, deve existir pelo menos o respeito e cordialidade. Autocontrole para agir sabendo que tudo passar, tanto as glrias e sucessos como fracassos e infortnios. necessrio se preparar tanto para os momentos de glria, sucesso e fartura, como para os momentos de fracasso e infortnio, para no deixar que nenhum desses domine os pensamentos, sentimentos, palavras e aes. necessrio nos momentos de fartura se precaver para os momentos de carncia. Entre as pessoas, existem trs ladosde uma discusso: o seu, o do outro e a verdade, por isso "muita calma nessa hora". Sabedoria para tirar proveito dos erros e fracassos, que fazem parte do caminho e do aprendizado; Boa vontade de oferecer mais do que pago; Personalidade agradvel e sincera para falar com as pessoas e no para as pessoas. Sorrir, abraar, apertar a mo e beijar com sentimento de querer bem ao prximo, no para aparecer ou corromper. Chamar as pessoas pelo nome (inclusive garons, porteiros etc). Se no souber o nome perguntar. Ser cordial. Falar e agir com sinceridade e amor. Faa o que fizer, faa com prazer e amor. Descobrir o prazer em fazer e servir com amor. Interessar-se sinceramente pelos outros. Ser generoso em elogiar, mas apenas para levantar auto-estima. No corromper ou tentar comprar os outros com elogios. Antes de fazer uma crtica procurar saber o que aconteceu. Ao invs de criticar, procurar dar sugestes. Capacidade de ouvir com ateno, pensar com clareza (sem estar envolvido por emoes) e com sentimento (se colocando no lugar dos outros e buscando o melhor para todos), falar com exatido (s o que tem certeza), ter iniciativa (descobrir o que precisa ser feito), agir com presteza (o mais rpido possvel) eficincia e eficcia (fazer o que precisa ser feito e bem feito). Cooperao mxima com os outros; Persistncia e concentrao investindo pensamentos e esforos sobre uma determinada misso, at v-la realizada, alterando o curso se julgar necessrio, ouvindo os outros para juntos escolher o melhor caminho (sozinho vamos rpido, juntos vamos longe; muitas cabeas

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

inspiradas pelo amor pensam e decidem melhor do que uma ou muitas sem essa inspirao); Tolerncia sem condescendncia ou licenciosidade (o outro amor, mas as vezes no sabe). Perdoar duas vezes, nunca trs. Saber considerar os sentimentos dos outros. Colocar-se no lugar do outro ajuda a entender como o outro pode estar se sentindo, entretanto aes corretas e baseadas no amor e no melhor para todos no podem ser alteradas por pena ou compaixo. Temperana em todas as suas formas, evitar os excessos e tudo que pode colocar sua vida em risco de forma desnecessria (drogas legais, ilegais, comida em excesso); Honestidade de ao e palavra. Tudo tem forma, contedo, intencionalidade, intensidade tempo, objetivos e restries prprios. No importa apenas o que se faz ou fala, mas o sentimento e o pensamento que se tem enquanto est falando ou fazendo. Observar seus pensamentos e sentimentos e ver se esto em harmonia entre si e com o que falado e feito. Procurar modificar o que considerar necessrio. Buscar ajuda se preciso for. Cuidado com prmios e elogios. Se voc aceitar quando te disserem que voc merece, ter que aceitar quando te disserem que voc no merece ou no te disserem nada mesmo que voc merea em ambos os casos. A busca por prmios e reconhecimentos afasta a pessoa das aes e metas necessrias para atingir os objetivos. Obs.: todos ns somos lderes, pelo menos de ns mesmos. Fazer o que est sugerido acima no dever e privilgio apenas dos governantes. Deve ser buscado por todos, todos os dias.

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Vous aimerez peut-être aussi