Vous êtes sur la page 1sur 12

1 FACULDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS

RELATRIO DE ANLISE E IDENTIFICAO DE COMPOSTOS ORGNICOS

PRTICA 1: ESPECTROFOTOMETRIA UV/VIS

BOM DESPACHO 201

2 B!"#$ L$%&' L"(#( D"(!)& F(*!+#& R$''+ P,-&.( N()+&..& E/"(!/$ L"0' P(".$ P(".( D(1!&..

RELATRIO DE ANLISE E IDENTIFICAO DE COMPOSTOS ORGNICOS

PRTICA 1: ESPECTROFOTOMETRIA UV/VIS

C"!'$: F(!-23+( 4 56 P&!0$/$ P!$78: 9+.'$# R$/!+:"&' B!(;

BOM DESPACHO 201 SUMRIO 1 INTRODUO <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< 0 2 PARTE E=PERIMENTAL <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< 0> RESULTADOS E DISCUSS?ES <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<0@ 81 C2.3".$' & :!27+3$'<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<0@ 82 D+'3"''A$<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<0B > CONCLUSO<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< 05 REFERCNCIAS BIBLIOGRFICAS<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<0D

3 1 INTRODUO A espectrofotometria visvel e ultravioleta um dos mtodos analticos mais usados nas determinaes analticas em diversas reas. aplicada para determinaes de compostos orgnicos e inorgnicos como por e!emplo na identifica"o do princpio ativo de frmacos. A espectroscopia de a#sor"o molecular valiosa para a identifica"o dos grupos funcionais na molcula. $ais importante entretanto s"o as aplicaes da espectroscopia de a#sor"o visvel% ultravioleta para a determina"o &uantitativa de compostos contendo grupos a#sorventes. A a#sor"o da regi"o visvel e ultravioleta depende em primeiro lugar do n'mero e do arran(o dos eltrons nas molculas ou ons a#sorventes. )omo conse&u*ncia o pico de a#sor"o pode ser correlacionado com o tipo de liga"o &ue e!iste na espcie &ue est sendo estudada. +e um ponto de vista prtico o aspecto mais importante do clculo &untico a determina"o de &uanta lu, a#sorvida pela amostra. -sto descrito pela lei de BeerLambert, &ue d a rela"o entre a intensidade da lu, incidindo na solu"o . I0) e a intensidade da lu, saindo da solu"o .I).

4 2 OBEETIVO /econ0ecer o fundamento da espectrofotometria e sua utili,a"o. 1tili,a"o do instrumento espectrofot2metro. )on0ecer a 3ei de 3am#er t4 5eer e o#ter e o#ter espectros de a#sor#ncia de diferentes espcies &umicas na fase li&uida .6$n7 4 e 62)r748 logo calcular a concentra"o de uma solu"o descon0ecida.

PARTE E=PERIMENTAL +etermina"o do espectro de a#sor"o de solues a&uosas de 9ermanganato de 9otssio .6$n748 e de )romato de 9otssio .62)r748. 9ara cada uma das solues fa,er os seguintes procedimentos. Antes das medidas das solues cali#rar o espectrofot2metro .definir o ponto :ero da a#sor#ncia8 com a cu#eta contendo apenas gua. 9ipetar 2 ml de cada solu"o esto&ue de concentra"o 2 ;!1; 42mol%3 e transferir para um #al"o volumtrico de 1;; ml. )ompletar o volume com gua destilada at o menisco e 0omogenei,ar a solu"o. )omplete a ta#ela com os valores das a#sor#ncias medidas. )onstruir um grfico separado para as duas amostras e outro um 'nico grfico e!i#indo a a#sor#ncia .Ac8 em fun"o do comprimento de onda mostrando os dois con(untos de pontos e!perimentais. 1tili,e #olin0as e tringulos para marcar referentes ao 6$n74 e 62)r74 respectivamente. 3igue os pontos referentes a cada espcie &umica de forma a ficar mais fcil e visuali,a"o do espectro. Avalie os espectros o#tidos.

<

> RESULTADOS E DISCUSSO >.1.1 Permanganato de Potssio:

Calculo da concentrao do padro

Curva de A#sor#ncia Permanganato de Potssio:


C$-%!+-&#)$ /& A*'$!*,#3+( O#/( F#-G 20 0 @ >0 @0 B0 HMNO> 0I>0>0 0I0J00 0I0510 0I10>0 0I1550 0I2B>0

Calculo da concentrao da amostra

4.1.2 Cromato de Potssio:

Calculo da concentrao do padro

>

Curva de Absorbncia )romato de 9otssio?


C$-%!+-&#)$ /& A*'$!*,#3+( O#/( F#-G 20 >0 @0 B0 D0 D@ H2C!2O> 1I1DD0 0ID@B0 0IDJJ0 0I5J@0 0I1110 0I2 50

Calculo da concentrao da amostra

>82 Discusso Aendo a especifica"o de B;C a 11;C a anlise &uantitativa da solu"o de permanganato de potssio est acima dessa especifica"o pois se encontra em 13; =<C e ( o cromato de potssio est a#ai!o pois se encontra em >3C. )om isso pode4se concluir diante desse resultado &ue todas essas amostras ser"o e!cludas pelo controle de &ualidade por apresentarem um limite maior e menor em relao a especificao.

Da anlise &ualitativa o perman anato de pot!ssio n"o se encontra com o mesmo do padr"o pois o comprimento de onda mel0or foi de 32;nm e o mel0or de <2;nm.

B Da anlise &ualitativa do cromato de potssio o grfico tam#m n"o tem o mesmo &ue o padr"o pois o mel0or comprimento de onda de 3<;nm e de acordo com essa anlise foi de 32;nm. +esta forma os resultados o#tidos n"o foram condi,entes com a literatura isso pode ter ocorrido por vrios fatores dentre eles pro#lemas com a aparel0agem e%ou com as su#stancias analisadas. Eendo em vista os contra tempos ocorridos durante a medi"o da a#sor#ncia.

@ CONCLUSO A espectrofotometria um mtodo de anlise #aseado em medidas de a#sor"o de radia"o eletromagntica. 7s mtodos espectrofotomtricos s"o utili,ados na aplica"o a sistemas orgnicos e inorgnicos seletividade moderada a alta #oa e!atid"o facilidade e conveni*ncia de a&uisi"o de dados. )onclui4se &ue a a#sor"o 1F oferece menos possi#ilidades para identifica"o de grupos funcionais mas muito utili,ada na identifica"o dos constituintes das diversas partes das plantas e na determina"o em amostras inorgnicas. 7 tra#al0o tornou possvel um maior aprendi,ado do funcionamento do espectrofot2metro alm da prepara"o de solues para leitura a partir de uma solu"o padr"o como tam#m a dilui"o em menores concentraes para se tornar possvel a

1; leitura no aparel0o.

7s resultados o#tidos permitiram a anlise e compara"o da a#sor#ncia em diferentes de onda e tam#m a anlise das concentraes se estava ou n"o de acordo com a 3ei de 5eer.

REFERCNCIAS BIBLIOGRFICAS

Vous aimerez peut-être aussi