Vous êtes sur la page 1sur 15

GdshGDHKDBADKBDWHK

BDWKBXNBSN,ADFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF

DGFDFHJVGN.KKJKJHJNBNVHVHGFBVNBMHM HDSBHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHA,FDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDS ESDFNBFGS,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,HRKJFSSEJDJNXSAMNCMSCNMCNAMSCNACA

CKNCMASNCMSANMCNMCNMCNM CNCSM XXMXNMCQNMSCBEBJECBCXJTexto


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Este artigo ou seo precisa ser wikificado (desde fevereiro de 2010). Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Comunicao
Tipos[Expandir]

Meios[Expandir]

Profisses[Expandir]

Disciplinas[Expandir]

Conceitos[Expandir]

Elementos[Expandir]

Temas e Questes[Expandir]

Tecnologia[Expandir]

Escolas[Expandir]

Categoria

ve

Em lingustica, a noo de texto ampla e ainda aberta a uma definio mais precisa. Grosso modo, pode ser entendido como manifestao lingustica das ideias de um autor, que sero interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos lingusticos e culturais. Seu tamanho varivel. Conjunto de palavras e frases articuladas, escritas sobre qualquer suporte1 . Obra escrita considerada na sua redao original e autntica (por oposio a sumrio, traduo, notas, comentrios, etc.)2 . "Um texto uma ocorrncia lingustica, escrita ou falada de qualquer extenso, dotada de unidade sociocomunicativa, semntica e formal. uma unidade de linguagem em uso."3 O interesse pelo texto como objeto de estudo gerou vrios trabalhos importantes de tericos da Lingstica Textual, que percorreram fases diversas cujas caractersticas principais eram transpor os limites da frase descontextualizada da gramtica tradicional e ainda incluir os relevantes papis doautor e do leitor na construo de textos. Um texto pode ser escrito ou oral e, em sentido lato, pode ser tambm no verbal. Texto crtico uma produo textual que parte de um processo reflexivo e analtico gerando um contedo com crtica construtiva e bem fundamentada. Em artes grficas, o texto a parte verbal, lingstica, por oposio s ilustraes. Todo texto tem que ter alguns aspectos formais, ou seja, tem que ter estrutura, elementos que estabelecem relaao entre si. Dentro dos aspectos formais temos a coeso e a coerncia, que do sentido e forma ao texto. "A coeso textual a relao, a ligao, a conexo entre as palavras, expresses ou frases do texto4 . A coerncia est relacionada com a compreenso, a interpretao do que se diz ou escreve. Um texto precisa ter sentido, isto , precisa ter coerncia. Embora a coeso no seja condio suficiente para que enunciados se constituam em textos, so os elementos coesivos que lhes do maior legibilidade e evidenciam as relaes entre seus diversos componentes, a coerncia depende da coeso.

Textos Literrios e no Literrios[editar]


Os textos literrios so aqueles que, em geral, tm o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou potica. Em geral, ocorre o predomnio da funo emotiva e potica. Exemplos de textos literrios: poemas, romances literrios, contos, telenovelas. Os textos no literrios pretendem informar o leitor de forma direta e objetiva, a partir de uma linguagem denotativa. A funo referencial predomina-se nos textos no-literrios.

Exemplos de textos no-literrios: notcias e reportagens jornalsticas, textos de livros didticos de Histria, Geografia, Cincias, textos cientficos em geral, receitas culinrias, bulas de remdio.

Ponte uma construo que permite interligar ao mesmo nvel pontos no acessveis separados por rios, vales, ou outros obstculos naturais ou artificiais. As pontes so construdas para permitirem a passagem sobre o obstculo a transpor, de pessoas, automveis, comboios, canalizaesou condutas de gua (aquedutos). Quando construda sobre um curso de gua, o seu tabuleiro frequentemente situado a altura calculada de forma a possibilitar a passagem de embarcaes com segurana sob a sua estrutura. Quando construda sobre um meio seco costuma-se chamar pontes deviaduto como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos. Do contrario no pode ser usado j que um viaduto uma ponte que visa no interromper o fluxo rodovirio ou ferrovirio, mantendo a continuidade da via de comunicao quando esta se depara e tm que transpor um obstculo natural constitudo por depresso do terreno (estradas, ruas, acidentes geogrficos, etc.), cruzamentos e outros sem que este seja obstrudo. Viadutos so muito comuns em grandes metrpoles, onde o intenso trfego de veculos normalmente de grandes avenidas ou vias expressas no podem ser ligeiramente interrompidos. Alm de cidades que possuem muitos acidentes geogrficos, onde o viaduto serve para ligar dois pontos mais altos de uma determinada regio e relevo. A palavra Ponte provm do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont, que 1 significa "estrada". .Em grego (Pntos), derive talvez da raiz Pent que significa uma 2 ao de caminhar.
ndice
[esconder]

1 Histria

o o o o o o o

1.1 As primeiras pontes 1.2 As pontes romanas 1.3 Idade Mdia 1.4 Renascena 1.5 A revoluo industrial 1.6 Os nossos dias 1.7 O futuro

2 Tipos de pontes

o o o

2.1 Pelo uso 2.2 Pontes decorativas e cerimoniais 2.3 Pontes mveis

3 Pontes famosas 4 Referncias

5 Bibliografia 6 Ver tambm 7 Ligaes externas

Histria[editar]
Citao
Sem dvida que em muitos aspectos a histria da construo de pontes a histria da civilizao. Atravs dela podemos medir uma parte importante do progresso de um povo. Franklin D. Roosevelt 18 de Outubro de 1931 Citado em 3

As primeiras pontes[editar]

Ponte para pees sobre o Kotmale no Sri Lanka.

Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes tero surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo ento pontes feitas de troncos de rvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras. Com o surgimento da idade do bronze e a predominncia da vida sedentria, tornou-se mais importante a construo de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra. 4 Das pontes em arco h vestgios desde cerca de 4000 a.C. naMesopotmia e no Egipto, e, mais tarde, na Prsia e na Grcia(cerca de 500 a.C.). A mais antiga estrutura chegada aos nossos dias uma ponte de pedra, em arco, situada no Rio Meles, na regio de Esmirna, na Turquia, e datada do sculo IX a.C.[1]

As pontes romanas[editar]

Ponte di Pietra em Verona, Itlia.

A primeira ponte romana teria sido construda no Tibre no ano 621 a.C. e foi chamada de Pons 5 Sublicius ("ponte das Estacas"). no sculo III a.C. que os romanos comeam a se dedicar construo de pontes em arco, atingindo um desenvolvimento nas tcnicas de construo e projecto nunca antes visto e 4 dificilmente superado nos mil anos seguintes. Exemplos desta magnfica capacidade de construo so algumas pontes que perduraram at aos nossos dias, como, por exemplo, a pons Aelius(hoje ponte Sant'Angelo) (134 a.C.), sobre o Tibre, (onde ter sido 6 usada pozzolana (uma espcie de cimento que mantm a resistncia mesmo submerso). , a 7 8 ponte de Alcntara, em Toledo ou o aqueduto deSegvia(sculo I). Os arcos foram usados pela primeira vez no Imprio Romano, para a construo de pontes e aquedutos, alguns dos quais ainda hoje se mantm de p. Os romanos, foram tambm os primeiros a usar o cimento, o que reduziu a variao da fora que a pedra natural oferecia. Pontes de tijolo eargamassa, foram construdas aps a era Romana, medida que se ia abandonando a tecnologia do cimento.

Idade Mdia[editar]

Ponte de Rialto, Veneza, sculo XVI.

As ordens religiosas desempenham um papel determinante na manuteno e expanso do 4 conhecimento relativo construo de pontes aplicando o saber adquirido na construo de cpulas construo de pontes em arco. tambm nesta poca que comeam a aparecer pontes com as mais diferentes finalidades: militares, comerciais, residenciais ou mesmo espirituais. A grande contribuio da

idade mdia para a tcnica das pontes a diversificao dos arcos de suporte que passam a 9 incluir os arcos ogivais, no s mais elegantes, como mais seguros e fceis de construir. Surgem ordens religiosas especializadas na construo de pontes como os italianos Fratres Pontifices, que se expandiram para a Frana, com o nome Frres Pontiffes e para Inglaterra com o nome Brothers of the Bridge.

Renascena[editar]

A Ironbridge, a primeira ponte em ferro fundido, em Shropshire, Gr-Bretanha, sculo XVIII.

Durante a renascena o aumento das necessidades de deslocao e transporte levou a uma evoluo das tcnicas construtivas, nomeadamente de projecto das pontes de trelia, como consequncia do seu estudo mais aprofundado pelos artistas do renascimento. A Frana tornar-se-ia um bastio da engenharia das pontes: o Corps des Ponts et Chausses criado por Lus XIV para manter as estradas e as pontes do reino, viria a dar origem no sculo XVIII cole des Ponts et Chausses, a primeira escola superior 10 de engenharia civil do mundo. Com a renascena a forma dos arcos e dos pilares alterou-se no sentido de aumentar os vos bem como transmitir uma sensao de leveza eesttica.

A revoluo industrial[editar]

Ponte Forth Rail, Esccia, sculo XIX

Com o advento da Revoluo Industrial, no sculo XIX, foram desenvolvidos sistemas de armaes em ferro-forjado para pontes mais largas, mas o ferro dificilmente possua a fora de tenso suficiente para suportar as grandes cargas dinmicas exigidas nomeadamente pela estrada de ferro com as recm inventadaslocomotivas a vapor. A inveno de novos mtodos de fabrico do ao, que tem uma maior fora de tenso, permitiu a construo de pontes mais aptas para estas novas necessidades.

As pontes suspensas modernas fazem a sua apario nesta poca, primeiro com corrente metlicas e depois com fios de ao entrelaados permitindo vos cada vez mais extensos. A introduo destes novos tipos de ponte e de materiais, no impede o ressurgimento de pontes de trelia em madeira nos EUA e na Gr-Bretanha devido, nomeadamente, ao baixo 10 custo e grande disponibilidade da matria-prima.

Tower Bridge em Londres.

Entre meados do sculo XIX e meados do sculo XX, com o grande desenvolvimento do caminho de ferro e das comunicaes em geral, foram desenvolvidos numerosos projectos de pontes. O uso do ao em vez do ferro ou ferro-fundido, veio possibilitar atingir vos cada vez maiores. Estas pontes foram construdas em arco, vigas recticuladas (cantilver) e suspenso. Foram desenvolvidas novas tcnicas para a construo de fundaes recorrendo ao uso de cilindros metlicos em ferro que eram pressurizados e afundados nos locais de construo dos pilares das pontes. No seu interior os operrios escavavam o solo macio at chegarem pedra estvel sob o leito do rio. S mais tarde se viria a descobrir a importncia de uma lenta 10 descompresso evitando assim a morte e a doena de numerosostrabalhadores.

Ponte 25 de Abril em Lisboa.

O maior domnio das tcnicas de projecto e construo e a introduo de novos materiais no impediram todavia a queda de algumas pontes e o surgimento de problemas que s depois viriam a ser debelados-como a influncia dos ventos nas pontes suspensas podendo provocar o seu colapso. Foi o caso da ponte Tacoma Narrows, no estado de Washington, EUA que, com um vo de 853 metros e um tabuleiro com apenas 2,4 metros de espessura, oscilava mesmo 11 com ventos ligeiros. A colocao de tirantes adicionais no foi suficiente para contrariar esta oscilao e, em 1940, com um vento de apenas 68 km/h comeou a oscilar significativamente 10 sendo encerrada ao trnsito, vindo a colapsar pouco depois. Esta e outras falhas chamaram a ateno dos engenheiros para a importncia do factor vento na construo destas estruturas, e

provocando o desenvolvendo da anlise do comportamento aerodinmico nomeadamente 9 submetendo modelos escala a tneis de vento.

Os nossos dias[editar]

Ponte Akashi-Kaikyo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra desenvolveu um modelo de ponte que ficou conhecido como Bailey, foram modelos de pontes metlicas emergenciais fundamentais para a vitria dos Aliados contra a Alemanha. Aps a Segunda Guerra Mundial muitas das infraestruturas rodovirias tiveram que ser reconstrudas. Generalizou-se o uso do beto e do ao, nomeadamente com pontes em beto pr-esforado. As cofragens metlicas e as [carece de fontes] vigas passaram a ser soldadas em vez de fixas com rebites. Constroem-se numerosas pontes suspensas, e, em particular, pontes atirantadas com as mais 10 variadas disposies dos cabos de suspenso. Torna-se claro que as pontes em beto, devido importante carga prpria que possuem, so pouco sensveis carga varivel e, como [carece de fontes] tal, pouco influenciadas por esta, o que lhes d uma importante estabilidade. Estes factores associados permitiram ultrapassar obstculos at ento dificilmente superveis. O vo de 1995 metros conseguido na ponte suspensa de Akashi-Kaikyo, no Japo, disso 9 bom exemplo.

O futuro[editar]

Ponte Octvio Frias de Oliveira em So Paulo, Brasil.

de esperar desenvolvimentos nas tcnicas de construo, manuteno e reabilitao de pontes, com a introduo de novas tcnicas construtivas e novos materiais(alumnio, fibra de vidro) ou evoluo das caractersticas dos j utilizados(beto,ao). As novas pontes sero certamente construdas de forma mais econmica, segura e com maiores nveis de qualidade.

Um salto importante estar no advento das chamadas pontes inteligentes que, dotadas de sensores, processadores de dados e sistemas de comunicao e sinalizao, podero alertar para um conjunto de situaes, desde sobrecargas, subidas dos nveis das guas, ventos, formao degelo, sismicidade, pr-rotura de certos pontos nevrlgicos da ponte, fadiga dos materiais, corroso. Estes sistemas "inteligentes" podero chegar ao ponto de serem "reactivos", por exemplo, combatendo a corroso atravs de sistemas de raios catdicos instalados na prpria ponte, usando sistemas de descongelao do gelo presente no tabuleiro, ou mesmo accionando deflectores de ar de forma a assegurar a melhor estabilidade da ponte face ao vento ou s 12 cargas variveis. A implementao de todos estes sistemas, decorrente de uma estreita colaborao entre a engenharia de materiais e a electrnica, est dependente, para alm da prpria evoluo da cincia, dos estudos econmicos que demonstrem a sua exequibilidade.

12

Tipos de pontes[editar]
As pontes podem ser classificadas pelo uso para o qual foram desenhadas ou pelo tipo de estrutura usado na sua concepo.

Pelo uso[editar]
As pontes so normalmente concebidas para o trfego de comboios, pessoas (chamadas de 'passarelas') ou automveis (chamada de viadutos nas reas urbanas e rodovias), para oleodutos ou transporte de gua. Alguns casos podero existir restries ao seu uso como por exemplo no caso de ponte de auto-estradas, nas quais proibida a circulao de pees e bicicletas, por exemplo.

Pontes decorativas e cerimoniais[editar]


A fim de criarem bonitos efeitos, algumas pontes so construdas bastante mais altas do que o necessrio. Este tipo encontrado nos jardins orientais e chamado Moon Bridge, em homenagem lua cheia. Em muitos palcios, so construdas pontes sobre cursos de gua artificiais, para simbolizar a passagem para um local importante, ou um estado de esprito. Um conjunto de cinco pontes, sobre um curso de gua sinuoso, um importante jardim da Cidade proibida em Beijing na Repblica Popular da China. A ponte central era reservada exclusivamente para o Imperador, a Imperatriz e seus convidados.

Pontes mveis[editar]

Pontes famosas[editar]

Ponte Juscelino Kubitschek.

Ponte de Londres.

Ponte 25 de Abril - ponte suspensa portuguesa, ligando Lisboa margem sul do rio Tejo. Ponte da Arrbida - ponte sobre o rio Douro, ligando o Porto a Gaia, com o maior arco em beto do mundo, poca da sua construo Ponte de D. Maria Pia - ponte ferroviria metlica portuguesa sobre o rio Douro, tendo sido a primeira grande obra da empresa de Gustave Eiffel Ponte Forth Rail Ponte Forth Road Golden Gate Bridge - ponte suspensa norte-americana sobre a Baa de S. Francisco. Ironbridge - Primeira ponte de ferro Menai Suspension Bridge Ponte de Londres - Em Londres sobre o Rio Tmisa. San Francisco Oakland Bay Bridge Ponte do Severn - prxima a Bristol, Inglaterra. Sundial Bridge Tacoma Narrows Bridge Tower Bridge - Londres, Inglaterra Ponte de So Joo - ponte ferroviria portuguesa, sobre o rio Douro, a primeira do mundo a ser construda no sistema de cofragem deslizante. Ponte de Trajano - Ponte romana sobre o rio Danbio, apenas fragmentos visveis Ponte Rio-Niteri - Com 13,9 km de extenso, o trecho da Rodovia BR 101 que liga o Rio de Janeiro a Niteri. Ponte Estaiada Joo Isidoro Frana - Liga as margens do Rio Poti em Teresina,Piau. Terceira Ponte - Liga Vitria a Vilha Velha no ES. Ponte Vasco da Gama - Ponte portuguesa sobre o rio Tejo, com 17,2 km de extenso, entre Lisboa e Montijo. Ponte Rio Negro - Trecho da Rodovia Manuel Urbano que liga Manaus a margem direita do Rio Negro. Ponte Octvio Frias de Oliveira - Sobre o rio Pinheiros em So Paulo, conhecida como Ponte Estaiada. Ponte JK - Carto-postal de Braslia. Ponte do Brooklyn - Em Nova Iorque, sobre o Rio Hudson. Ponte Herclio Luz - Maior ponte pnsil do Brasil e a maior ponte do mundo com barras de olhal.

A ponte do Brooklyn e o centro financeiro de Manhattan, Nova Iorque, EUA.

Pirmides do Egito so monumentos de alvenaria construdos no Antigo Egito. Como o nome indica, so formadas por uma base quadrada de quatro faces triangulares que convergem para um vrtice. As trs mais famosas piramides esto no planalto de Giz, na margem esquerda do rio Nilo,prximo cidade do Cairo. Porem existem 138pirmides redescobertas, em todo o Egito, remanescentes do Antigo e Mdio Imprio, muitas delas no conservadas, sendo a maioria, considerada templos morturios para os faras e suas concubinas, principalmente mas tambm para sacerdotes e nobres mumificados. Algumas piramides tinham seus vrtices decorados ou forjados com ouro. Devido ao seu alto grau de complexidade arquitetnica, aos esforos empregados em suas construes, e a sua notvel beleza, as piramides so culturalmente associadas ao msticiosismo, sendo a fonte de muitas hipteses e lendas acerca dos mistrios de sua construo e finalidade.

Evoluo[editar]
A construo das pirmides sofreu uma evoluo, desde o monte de areia de forma retangular que cobria a sepultura do fara, na fase pr-dinstica, passando pela mastaba, uma forma de tmulo conhecida no incio da era dinstica. Foi Djoser, fundador da IV dinastia, quem mandou edificar uma mastaba inteiramente de pedra. Tinha 61 metros de altura e 6 degraus em toda a volta, com 160 metros de comprimento norte-sul e 16,05 metros de leste a oeste. Pirmide em hieroglifos As pirmides tm uma estrutura subterrnea complexa, composta de corredores e salas onde a sala funerria escavada no solo. Depois da XX dinastia, as pirmides entram na sua fase clssica com a construo da ampla necrpole de Giz. Primeiramente, os egpcios escavavam um amplo complexo subterrneo e depois construindo a piramide externa. Um edifcio (ou popularmente prdio) uma construo com a finalidade de abrigar atividades humanas. Cada edifcio caracteriza-se pelo seu uso: habitacional, cultural, de servios, industrial, entre outros.

Os edifcios diferem visualmente das outras edificaes pela arquitetura, tendo como caracterstica distintiva a cobertura / telhado de laje plana (ou apartamento de cobertura, salo de festas, ou caixa d'gua), e sem os beirados comuns nos telhados de casas residenciais e galpes. Conceito de edificao: So construes de uma forma geral: casas, prdios, apartamentos, galpes, viadutos, igrejas, ginsios de esportes, fortes, aeroportos, torres de comando, farol sinalizador, posto de gasolina, usinas hidroeltricas, usinas nucleares, indstrias, estaes de tratamento de gua e etc. Enfim, a forma genrica de se referir a qualquer das instalaes / obras acima. Todo edifcio costuma ser considerado uma obra arquitetnica, apesar de alguns crticos afirmarem que ele apenas o quando seuprojeto possui certas intenes que vo alm do simples raciocnio construtivo e incluem certas consideraes estticas, funcionais, sociais e culturais. No entanto h arquitetos, como Renzo Piano, que dizem no haver diferena entre obra arquitetnica e simples construo. Normalmente se instituem, na maior parte dos pases do mundo, marcos legais especficos sobre a atividade edilcia em seus territrios, atribuindo aos arquitetos a funo de projetar e executar os edifcios. Eventualmente essa atribuio tambm dada ou permitida aosengenheiros civis, o que pode causar alguma antipatia entre alguns profissionais. No Brasil, por exemplo, existe um consenso prtico de que o projeto do edifcio de responsabilidade do arquiteto, enquanto sua construo atribuio do engenheiro. Quanto regulao e fiscalizao da construo em si, em geral cabe aos municpios a definio da legislao de edificaes e obras, bem como de instncias que realizem tal papel. No Brasil, as prefeituras comumente promulgam um Cdigos de Obras e Edificaesque definem regras mnimas de salubridade e de impacto ambiental dos edifcios a serem projetados em suas cidades, assim como aleis de uso e ocupao do solo, que determinam o que pode efetivamente ser construdo em cada lugar. Desta forma, o edifcio tambm uma preocupao do urbanismo e do planejamento urbano.
ndice
[esconder]

1 Elementos dos edifcios 2 Arranha-cu 3 Bibliografia 4 Referncias 5 Ver tambm 6 Ligaes externas

Elementos dos edifcios[editar]


O edifcio, do ponto de vista de sua construo tradicionalmente visto como um sistema orgnico, munido de rgos (ou subsistemas) interdependentes cuja cooperao essencial para o seu adequado funcionamento. possvel identificar os seguintes elementos (rgos) componentes do edifcio: fundaes (ou infraestrutura); superestrutura; vedos; cobertura; caixilharia; paramentos

(revestimentosem geral); e os diversos sistemas prediais adaptados a cada situao (em geral as instalaes eltricas, instalaes hidrulicas, ar condicionado, etc).

Arranha-cu[editar]
Arranha-cu ou arranha-cus a denominao popular de edifcios dotados de uma altura singular frente aos seus demais e de uma forma geral apresentando formatos de torre. Estes prdios normalmente possuem carter multifuncional, sendo capazes de abrigar estabelecimentos residenciais, comerciais, de servios, entre outros. A sua presena no espao urbano, quando destacada de tecidos urbanos dotados de menor gabarito (altura mdia das edificaes), constitui-se em geral como uma referncia ou marco para a cidade.

Bibliografia[editar]
L'HERMITE, Robert. Ao P do Muro. So Paulo: SENAI, 1978. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 6241: performance standards in building - principles for their preparation and factors to be considered . 2000. MILA, Ariosto. O Edifcio. So Paulo: FAUUSP, 1987. REBELLO, Yopanan C. P. - Concepo Estrutural e Arquitetura. So Paulo: Zigurate Editores, 2000

Referncias
1. Ir para cima M. Gerometta, P. Kazmierczak, M. lacey, P. Oldfield, A. Wood. Tall Buildings In Numbers. World's Tallest 50 Urban Agglomerations. CTBUH Journal, 2009, issue II. http://www.ctbuh.org/HighRiseInfo/TallestDatabase/50TallestAgglomerations/tabid/1006/langu age/en-GB/Default.aspx

Vous aimerez peut-être aussi