Vous êtes sur la page 1sur 2

Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES Centro de Cincias Sociais Aplicadas CCSA Curso de Direito Disciplina: Direito Penal

II Professor Dr. Ernesto Queiroz de Freitas Acadmicas: Ana Luisa Gomes Assis e Izadora Ribeiro da Silva

O livramento condicional um benefcio de direito subjetivo individual, no qual consiste no cumprimento da pena em liberdade, com subordinao as condies impostas ora por via legal, ora por via judicial, como dispostos nos arts.132, 137 e 144 da Lei de Execuo Penal. Quanto classificao dos requisitos dividido em duas categorias: objetivos e subjetivos, ambos dispostos no art.83 do CP. Os primeiros tratam a respeito do lapso temporal, ou seja, so exigidos, alm do disposto no caput do mesmo artigo de que a pena deve ser igual ou superior a dois anos, seja privativa de liberdade e que o ru cumpra uma parte fracionria em relao a pena total imposta, de acordo com os casos dispostos ao longo dos incisos I, II e V do art.83 do CP. Os segundos correspondem ao comportamento e a conduta do apenado. Segundo Fabbrini e Mirabete, o comportamento a que se refere a lei um ndice importante da adaptao social que h de ser aferida por atos positivos do sentenciado, no bastando a simples absteno de faltas disciplinares; deflui de boa convivncia do sentenciado com os companheiros de priso, da aplicao no trabalho ou no estudo, do intercmbio com a famlia, etc. Exemplos de requisitos objetivos e subjetivos: Art.83, I - cumprida mais de um tero da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes. Um tero da pena - requisito objetivo; reincidente, bons antecedentes requisitos subjetivos.

No tocante s condies, mencionado no art.85 do CP e concesso do livramento condicional, de acordo com o disposto no art.712 do Cdigo de Processo Penal, o mesmo pode ser concedido pelo juiz mediante requerimento tanto por parte do prprio ru, como tambm seu cnjuge, parente em linha reta, por proposta do diretor do estabelecimento penal ou por iniciativa do Conselho Penitencirio. O pedido do livramento condicional deve ser dirigido ao juiz de execuo aps ouvidos o Ministrio Pblico e o Conselho Penitencirio, dever conced-lo se presentes os requisitos do art.83, incisos e paragrafo nico, do Cdigo Penal, como disposto no art.131 da LEP.

No tocante a revogao do livramento, esta pode ser obrigatria ou facultativa. Ser obrigatria quando ocorrer em virtude de ter o agente ter cometido o novo crime aps ter sido colocado em liberdade, quando j havia iniciado o cumprimento das condies aplicadas ao livramento condicional. Essa revogao ocorre sob duas hipteses, de acordo com o art.86 do CP:1 - Por crime cometido durante a vigncia do benefcio; 2 Crime cometido antes de obter o beneficio. Essa prtica do novo crime, segundo Greco, demonstra a inaptido do condenado para cumprir o restante da pena anterior em liberdade, devendo, pois ser revogado o beneficio, somando-se as penas, anterior e posterior ao livramento. Ser facultativa quando no cumpridas quaisquer condies sursitrias e haver a condenao irrecorrvel por crime culposo ou por contraveno, a pena que no seja privativa de liberdade, segundo disposto no art.87 do CP. No tocante aos efeitos da revogao, so elencados, segundo Rogrio Greco: O liberado perder todo o perodo em que permaneceu livre, cumprindo o restante da pena em liberdade; haver a soma das penas, de acordo com os dispostos nos arts. 84, 86 e 88 do CP. Esse efeito surtir em ambas as hipteses elencadas nos incisos I e II do art.86 e art.87 do CP. Quanto prorrogao e extino do livramento, o primeiro ocorrer quando h o intervalo de tempo entre a concesso do livramento e seu efetivo cumprimento por parte do liberado e a deciso final, do transito em julgado pelo novo delito, sendo assim, no se vigora mais as condies legais e judiciais do livramento. De acordo com essa perspectiva, o juiz no pode declarar extinta a pena, enquanto a sentena do novo processo no transitar em julgado (art.89, CP). A prorrogao ocorre automaticamente, independentemente de declarao pelo juzo, at que a sentena referente ao novo crime cometido durante a vigncia do livramento se torne irrecorrvel. J o segundo, por sua vez, salvo a hiptese anteriormente dita, haver a extino da pena privativa de liberdade, de acordo com o disposto no art.90 do CP. Referncias: FABBRINI, Renato N; MIRABETE, Jlio Fabbrini. Manual de Direito Penal.27 ed. Editora Atlas, 2011. GRECO, Rogrio. Cdigo Penal Comentado. 5 ed. Niteri (RJ): Editora Impetus, 2011. GRECO, Rogrio. Curso de Direito Penal Parte Geral. 13 ed. Niteri (RJ): Editora Impetus, 2011. VADE MECUM SARAIVA. 15 ed. So Paulo (SP): Editora Saraiva, 2013.

Vous aimerez peut-être aussi