Vous êtes sur la page 1sur 7

Obra: O jogo do contrrio em avaliao Autora: Jussara Hoffmann livro aprendizagem ao contrrio, sem caminhos

Metfora inicial:

Entre Claros e Escuros da Avaliao tem como principal funo: a tomada de decises pedaggicas favorveis continuidade do processo Avaliao um conjunto de procedimentos faz-se em um longo tempo fundamenta-se em valores morais, concepes de educao de sociedade e de sujeito

singular analisa o aprendiz e compreende suas estratgias de aprendizagem

Valorizar as diferenas individuais sem perder de vista o contexto interativo

permeada por 2 princpios


1) o princpio formativo/mediador, onde, intencionalmente, o professor desafia mais e mais cada um e todos os alunos. 2) o princpio tico, onde o professor dispe maior tempo aos que precisam mais, valorizando diferenas e preservando sua liberdade e dignidade.
1

Tendo trs tempos da avaliao mediadora:


Tempo de admirao: Exerccio de escuta na convivncia Tempo de reflexo: Descrever etapas de um caminho de como se aprende Tempo de reconstruo das prticas avaliativas: tempo de ao reflexiva, MEDIAO

A T E N O A ao mediadora do professor faz a diferena em avaliao formativa, pois o pressuposto bsico da avaliao formativa a continuidade do processo de aprendizagem e a interveno desafiadora do professor. Sua essncia est no envolvimento e no comprometimento do educador com a aprendizagem de seus alunos. Sem mediao, isto , sem orientao, sem desafios cognitivos adequados os alunos no se apropriam dos conhecimentos significativos.

Piaget / Vygostsky / Hoffman


Interao importante e iluminadora de 3 princpios da prtica avaliativa Princpios dialgico/ interpretativo Reflexo na ao

Reflexo Prospectiva

Critrios de avaliao:
Pontos de partida a perspectiva multidimensional ao aprendente e as formas diferenciadas de aprender dos alunos ? ?Questes? ? O que queremos dizer Ele no aprendeu ou no quando falamos aluno no aprendeu no tempo aprendeu? programado? Quais parmetros ou expectativas analisavam seus saberes e fazeres?

A T E N O

Fazer o jogo do contrrio significa ampliar o campo de investigao, intensificar esforos para compreender os diferentes modos de aprender e investir em melhores oportunidades de aprendizagem e exige que deixemos de concentrar esforos nas dificuldades, na anlise do no-saber, nas condutas inadequadas, nos problemas familiares que buscam justifica/explicar o erro, o no aprender.

A T E N O

O olhar avaliativo deve ser flexvel, captar a dinmica do processo de conhecimento do educando: aprender no sentido multidimensional (como se deu a aprendizagem efetiva, que obstculos, desvios, caminhos, diferenas, tempos, evoluo.

Princpios da avaliao mediadora em seu carter


longitudinal princpio da provisoriedade ponto de partida para novos desafios princpio da complementaridade anlise da evoluo do aprendiz, possibilitando a sua superao intelectual e afetiva

Caractersticas das prticas da avaliao mediadora


1) sua extenso no tempo: situaes de aprendizagem variadas em gradao de complexidade; 2) intensificao no tempo e no prprio espao da sala de aula: maior ateno aos que precisam de mais orientaes; 3) articulao dos procedimentos pedaggicos requer ajustes constantes s condies individuais e coletivas e replanejamento.

Postura e Ao do Professor

Respeitar e valorizar as diferenas significa possibilitar que o aluno construa seu conhecimento (hiptese, idias, maneiras e tempos de aprender). Significa contrapor-se ao modelo classificatrio, autoritrio, com padro referencial, uniforme e homogneo, seletivo e excludente. Significa contrapor-se idia de que regras padronizadas so justas por tratarem todos em igualdade de condies. Prticas avaliativas mediadoras so justas e a justia se efetiva no contexto da alteridade, da variabilidade e flexibilidade de postura.
4

tem como premissa o comprometimento dos profissionais envolvidos na mudana

Formao de Professor e Avaliao Mediadora

falta mediadores acompanhar o processo e orient-los

necessita de investimentos srios no processo de discusso, leituras, reconstruo das prticas

preciso ter dilogo com a prtica carece de fundamentao terica

Pedagogia do contgio resgate da condio de professores e alunos: aprendizes sempre Espera-se que: 1) o professor ser o protagonista da ao pedaggica assumindo o compromisso pessoal com a reconstruo de sua prtica;

2) promovem mudanas de concepes: provocam o professor a criar, inventar a partir das novas concepes que agora abraa;

3) reflexos sutis e mediatos, porm profundos e duradouros porque geram transformao.

Qualidade em educao bsica: escola para todos


Deixar de ver todos, superficialmente, para aprofundar o olhar detalhadamente em cada um o cerne da avaliao mediadora. Olhar para a histria de vida de nossos alunos, suas trajetrias individuais de aprendizagem tirando-o anonimato, valorizando-o. observ-lo em relao: 1) ao contexto sociocultural e sua histria de vida 2) ao cenrio educativo 3) ao currculo em desenvolvimento 4) as questes de aprendizagem Escola: viver o presente entender o passado projetar o futuro

Trs momentos para a observao 1) decifrao observar com sentido 2) mediao atribuir significados ao que se viu 3) realizao interlocuo professor/aluno conscincia de suas aprendizagens para

Sobre auto-avaliao
Numa concepo mediadora auto-avaliar significa responsabilizar-se pela prpria aprendizagem. a tomada de conscincia pelo aluno de seu processo de aprendizagem: de se perceber aprendendo e querer ir alm. Aprender pelo prazer: da curiosidade, da superao, aprender para si prprio.
6

Sobre conselho de classe


Momento de reunir elementos para compartilhar as interpretaes sobre suas trajetrias de aprendizagem durante um perodo escolar e, definir, em consenso, aes pedaggicas a serem desencadeadas.

Corrigir tarefas ou interpretar situaes de


aprendizagem? Refletir sobre estratgias de aprendizagem requer postura investigativa, atitude de tolerncia e de dilogo e uma conduta de responsabilidade compartilhada. Por trs e uma ao sempre vem uma inteno por parte do professor, ou seja, ao reflexiva intencional, planejada e ao longo do tempo, referncia para os prximos passos no sentido de continuidade da ao pedaggica: ao-reflexoao.

A T E N O

Prope: Imediata implementao de jogo do contrrio: Cuidar imediatamente da aprendizagem de nossos alunos para que eles futuramente possam transformar o pas.

Onde se situa a avaliao mediadora: Ela um indito vivel prtica indita, vivel pela ousadia de muitos professores.

E ento: Vamos fazer a diferena transformando a realidade em ESPERANA.


7

Vous aimerez peut-être aussi