Vous êtes sur la page 1sur 20

Responsvel Tcnico Dr.

Jos Geraldo Leite Ribeiro - CRMMG 13231

Esta seo destina-se consulta rpida de profissionais de sade que indicam e aplicam vacinas. No visa esgotar cada um dos temas abordados, mas dispe ao seu final de indicaes de leituras complementares. Enumera as vacinas necessrias para a imunizao bsica, alm de listar caractersticas das vacinas disponveis nos servios complementares privados, cuja indicao est referenciada pela Sociedade Brasileira de Imunizaes ou pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O leitor deve estar atento constante atualizao da rea de imunizaes que acarreta mudanas de esquemas vacinais e calendrios, alm da introduo de novas vacinas. Conforme norma governamental vigente, foram retirados os nomes de fantasia das vacinas disponveis, sendo citado em cada um dos produtos os nomes dos fabricantes que utilizamos em nosso servio. A presente seo tambm objetiva a extenso da bem sucedida prtica de imunizaes de crianas, informando sobre as vacinas indicadas para adolescentes, adultos e idosos, alm de abordar a vacinao de trabalhadores e viajantes.

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Vacina inativada contra poliomielite (VIP, IPV, Salk)


Indicao Proteo contra a poliomielite. Ao contrrio da vacina oral, pode ser aplicada em imunodeprimidos e seus contactantes. Apresenta como vantagem a ausncia do risco de paralisia vacinal, estando indicada a todos como alternativa da vacina oral. Tambm utilizada para incio de vacinao em maiores de 18 anos de idade. Geralmente a vacina isolada pouco disponvel, sendo mais empregada nas vacinas combinadas (vide pentavalente e hexavalente). Composio Vacina de vrus inativados e cultivados em clulas de rim de macaco. Cepas I, II e III. Contm traos de neomicina. Eficcia de 85% a 100%. Fabricante Sanofi Pasteur. Via de administrao Intramuscular ou subcutnea. Esquema de aplicao A partir de dois meses de idade, aos 2, 4 e 6 meses. Reforo aos 15 meses de idade. Aps 3 doses da vacina inativada, indica-se a vacina atenuada (Sabin) nas campanhas. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Indica-se dose de reforo em crianas entre 4 e 6 anos de idade, caso essas no tenham recebido uma 5 dose da vacina oral ou inativada aps a dose de 15 meses de idade. Eventos adversos Podem ocorrer reaes alrgicas de pele; febre baixa; dor e inchao no local da aplicao. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive neomicina); doena febril aguda. Conservao Entre +2 e +8C. No congelar.

Vacina trplice viral (vacina contra sarampo, caxumba e rubola)


Indicao Proteo contra rubola, sarampo e caxumba. Composio Cepas de vrus atenuados da Rubola, Sarampo e Caxumba. Contm traos de neomicina e gelatina. Eficcia superior a 90% para caxumba e 95% para sarampo e rubola. Fabricante GlaxoSmithKline/MerckSharpDhome Via de administrao Subcutnea. Esquema de aplicao Aplicada a partir de 12 meses de idade; uma segunda dose deve ser aplicada entre 4 e 6 anos de idade. Adolescentes no vacinados devem receber pelo menos uma segunda dose, segundo recomenda o PNI, sendo defensvel a aplicao de uma segunda dose. administrada a mulheres visando a preveno da rubola congnita e a adultos sem registro de vacinao em viagem para o exterior. Eventos adversos Em geral entre 3 e 12 dias aps a vacinao. Podem ocorrer dor e edema locais, febre, manchas vermelhas, edema, vermelhido e calor nas articulaes. Raramente: encefalite, pancreatite, orquite, prpura e parotidite. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive neomicina e gelatina); gestao; imunodeprimidos; uso de corticosterides por vias oral ou parenteral, por mais de duas semanas em doses correspondentes a 2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona; doenas febris agudas; pessoas submetidas a tratamento com derivados do sangue (consultar equipe tcnica), quimioterapia e radioterapia nos ltimos 3 meses. Aps transplante de medula ssea deve-se aguardar dois anos para aplicao da vacina. recomendado evitar gestao por 30 dias aps a aplicao. Histria clnica de sarampo, caxumba ou rubola no so contraindicaes. A vacinao no mesmo dia com a vacina contra a febre amarela deve ser evitada, intervalando 30 dias de uma vacinao para outra. Se no for aplicada no mesmo dia que a vacina contra Varicela deve-

Instituto Hermes Pardini Vacinas

se respeitar 30 dias de intervalo entre as mesmas. Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer outra vacina. Conservao Entre +2 e +8C. Inativada pela luz solar direta (no pela artificial).

Vacina contra varicela


Indicao Protege contra a Catapora (causada pelo vrus da Varicela-Zoster). Composio Vacina de vrus vivos atenuados (cultura de clulas humanas). Cepa OKA. Contm traos de neomicina. Eficcia de 82% a 99%. Fabricantes GlaxoSmithKline/ MerckSharpDohme /Sanofi Pasteur. Via de administrao Subcutnea. Esquema de aplicao Aplicada a partir de 12 meses de idade. A Sociedade Brasileira de Imunizaes recomenda uma 2 dose entre 4 e 6 anos de idade. Nas crianas em que for aplicada a 1 dose com mais de 4 anos de idade, a 2 dose deve ser administrada 2 meses aps. A partir de 13 anos de idade so aplicadas duas doses com intervalo de 2 meses. At 72 horas aps contato com portador do vrus, a vacina pode evitar a doena. O intervalo mnimo entre as doses de 4 semanas. Eventos adversos Dor, vermelhido e inchao no local. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Aps 5 a 7 dias, podem ocorrer: febre baixa, por 2 a 3 dias, e manchas vermelhas (2% dos casos). Cerca de 3% dos vacinados podem apresentar algumas vesculas, prximas ao local de aplicao. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes (inclusive neomicina); gestao; imunodeprimidos; uso de corticide por mais de 15 dias (>2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona); doenas febris agudas; tratamento com derivados do sangue (consultar equipe tcnica), quimioterapia e radioterapia nos ltimos 3 meses. Deve-se evitar gestao por 30 dias e uso de cido acetil saliclico (AAS) por 6 semanas aps a vacinao. Pode ser aplicada simultaneamente a qualquer vacina. Intervalar 30 dias da vacina contra Febre amarela e Trplice viral. Conservao Entre +2 e +8C.

Vacina contra hepatite B


Indicao Proteo contra Hepatite B e conseqentemente Hepatite D. Vacina combinada contra Hepatite A e B tambm est disponvel. Composio Vacina consiste de subunidades do vrus da Hepatite B (HBsAg) produzidas em clulas de fungo (S. cerevisiae) por recombinao gentica. Contm alumnio. Eficcia de 95%. Fabricantes: GlaxoSmithKline/ MerckSharpDhome /Sanofi Pasteur. Via de administrao Intramuscular. No aplicar na regio gltea. Esquema de aplicao 3 doses (0, 30 e 180 dias). A 1 dose deve ser aplicada no recm-nascido nas primeiras 12 horas de vida. A 3 dose no deve ser aplicada antes dos 6 meses de vida. Apresentao Infantil: 0,5mL de suspenso : 0 a 19 anos de idade. Apresentao Adulto: 1,0mL de suspenso: a partir de 20 anos de idade. (continua)

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Esquemas em atrasos: Deve-se avaliar as datas das doses anteriores e observar intervalos mnimos entre as doses: - Entre 1 e 2 dose: 30 dias/ 1ms - Entre 1 e 3 dose: 180 dias/ 6 meses - Entre 2 e 3 dose: 60 dias/ 2 meses Observaes Dosagem de Anti-HBs (> 10mUI/mL) permite avaliao da imunidade e pode ser realizada 30 a 60 dias aps a terceira dose. Para pacientes adultos renais crnicos e imunocomprometidos aplicar esquema de 4 doses (0, 1, 2, 6-12 meses) com dosagem dobrada somando (40mcg). Intercambiabilidade entre fabricantes das vacinas para Hepatite B permitida. Caso a primeira dose tenha sido aplicada em menores de 2Kg de peso com menos de 1 ms de vida indicada uma 4 dose com 1 ano de idade. Eventos adversos Dor, vermelhido, formao de ndulo e inchao local. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Fadiga, febre baixa, nuseas, diarria e cefalia podem ocorrer. Contra-indicaes Alergia grave a fungos (S. cerevisiae) e alumnio; doenas febris agudas. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8 C. No congelar.

Vacina contra hepatite A


Indicao Proteo contra Hepatite A. Vacina combinada contra Hepatite A e B tambm est disponvel. Composio Vrus cultivados em clulas diplides humanas e inativados em formaldedo. Contm alumnio e neomicina. Eficcia de 93% a 100%. Fabricantes: GlaxoSmithKline/ Sanofi Pasteur/ MerckSharpDhome. Via de administrao Intramuscular. No aplicar na regio gltea. Esquema de aplicao Vacina contra Hepatite A GlaxoSmithKline e MerckSharpDhome Apresentao Infantil: 0,5mL de suspenso. 1 a 18 anos de idade: duas doses com intervalos de 6 meses. Apresentao Adulto: 1,0mL de suspenso. A partir 19 anos de idade: duas doses com intervalos de 6 meses. Vacina contra Hepatite A Sanofi Pasteur Apresentao nica: (adultos e crianas a partir de 12 meses): seringa 0,5 ml. Duas doses com intervalos de 6 meses. Intercambialidade entre os fabricantes permitida. Eventos adversos Foram associados temporalmente: mal-estar, vmitos, nuseas, perda de apetite, neuropatia e eritema multiforme. Febre, dor, vermelhido e inchao local, podem ocorrer. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive neomicina); doenas febris agudas; gravidez (por ausncia de estudos). Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No pode ser congelada.

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Vacina combinada contra hepatite A e B


Indicao Proteo contra Hepatites A e B, podendo conseqentemente evitar a hepatite D. Composio Vrus da Hepatite A cultivados em clulas diplides humanas, inativados em formaldedo e combinados ao HBsAg produzido por clulas de leveduras. Contm alumnio e neomicina. Eficcia de 77% a 99%. Fabricante GlaxoSmithKline. Via de administrao Intramuscular. No aplicar na regio gltea. Esquema de aplicao 1,0mL de suspenso contm 20mcg de HBsAg e 720 U.EL VHA. 1 a 15 anos de idade: 2 doses (0 e 6 meses). a partir 16 anos de idade: 3 doses (0, 1, 6 meses). Eventos adversos Foram associados temporalmente: mal-estar, vmitos, nuseas, perda do apetite, neuropatia e eritema multiforme. Febre dor, vermelhido e inchao local podem ocorrer. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Contra-indicaes Alergia grave aos componentes da vacina (inclusive alumnio, fungos - S. cerevisiae - e neomicina); doenas febris agudas; gestantes (por ausncia de estudos). Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No pode ser congelada.

Vacina contra influenza (gripe)


Indicao Protege contra infeco pelo vrus Influenza. Indicada prioritariamente para adultos maiores de 50 anos; crianas maiores de seis meses e menores de 2 anos de idade; pessoas de 2 a 50 anos de idade que tenham contato com idosos ou portadores de doenas cardacas, pulmonares, diabetes, disfuno renal, hemoglobinopatias ou imunossupresso; trabalhadores da sade; grvidas que estaro no segundo ou terceiro trimestre de gestao na temporada de Influenza; indivduos que queiram diminuir o risco de Influenza; viajantes para reas de alta incidncia. Composio Vrus cultivados em clulas de galinha, inativados e fracionados. produzida anualmente com as cepas dos vrus recomendadas pela Organizao Mundial de Sade. Contm traos de neomicina. Eficcia de 70% a 90%. Fabricante GlaxoSmithKline; Sanofi Pasteur; CSL. Via de administrao Intramuscular ou subcutnea. Esquema de aplicao Apresentao infantil (0,25mL): 6 meses a 35 meses de idade: no primeiro ano de vacinao devem ser aplicadas duas doses com intervalos de 30 dias entre cada dose. Aps primeiro ano de vacinao, somente uma dose por ano. A apresentao infantil pode ser substituda por metade da dose da apresentao adulto. Apresentao adulto (0,5mL): 3 a 8 anos de idade: no primeiro ano de vacinao devem ser aplicadas duas doses com intervalos de 30 dias. Aps primeiro ano, uma dose por ano. Maiores de 9 anos: apenas uma dose a cada ano. Eventos adversos Dor localizada, vermelhido e inchao no local. Podem ocorrer febre baixa e cansao muscular. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive ovo); doenas febris agudas. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. (continua)

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Conservao Entre +2 e +8C. No pode ser congelada.

Vacina contra tuberculose BCG ID


Indicao Proteo contra formas graves da tuberculose. Composio Bacilos atenuados do Mycobacterium bovis. Fabricante Fundao Ataulpho de Paiva. Via de administrao Via intradrmica, no brao direito, na insero do msculo deltide. Esquema de aplicao A partir do nascimento. A primovacinao acima de cinco anos de idade ou segunda dose no devem ser realizadas rotineiramente, devendo ser feita avaliao mdica do risco/benefcio. Criana que recebeu BCG h mais de 6 meses e no tem cicatriz vacinal deve ser revacinada. Comunicantes de hansenase devem receber duas doses de BCG, com intervalo mnimo de seis meses (considerar a presena de cicatriz vacinal como primeira dose). Profissionais de sade, que tenham contato com portadores de HIV e tuberculose, devem ser vacinados caso apresentem PPD reator fraco ou no reator. .Evoluo da cicatriz vacinal: Duas semanas, pequena elevao avermelhada e dolorosa de 5 a 15mm; 3-4 semanas, pequena bolha com pus, evoluindo crosta; 4-5 semanas, lcera de 4 a 10mm de dimetro; 6-12 semanas, cicatriz de 4 a 7mm. Eventos adversos Ocorrem em 0,04% dos vacinados. lceras maiores que 10mm que no cicatrizam, abscessos frios subcutneos, abscessos quentes subcutneos, linfoadenite, quelide e reao lupide. Contra-indicaes Peso menor que 2000g; leso no local de aplicao; HIV positivo (consultar equipe tcnica); imunodepresso; tratamento com quimioterapia ou radioterapia; uso de corticide por mais de duas semanas (>2mg/kg/dia ou 20mg/dia de prednisona); febre; gravidez. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No congelar. Inativada pela luz solar direta (no pela artificial).

Vacina conjugada meningoccica c


Indicao Proteo para crianas acima de 2 meses, adolescentes e adultos contra o Meningococo do tipo C. Composio Polissacardeos capsulares do Meningococo C conjugados ao Toxide Diftrico (Wyeth-Chiron) ou ao Toxide Tetnico (Baxter). Contm Alumnio. Eficcia de 92%. Fabricante Wyeth; Baxter; Chiron Via de administrao Intramuscular. Esquema de aplicao Vacina indicada de rotina a partir dos 2 meses de idade. Vacina conjugada Baxter-Chiron Entre 2 a 12 meses de idade: duas doses com intervalo de 2 meses entre as doses. Vacina conjugada Wyeth Entre 2 a 12 meses de idade: trs doses com intervalos de 2 meses entre as doses. Maiores de 12 meses de idade: dose nica de qualquer fabricante. Importante Alguns especialistas recomendam uma dose de reforo aps 1 ano de idade para crianas que iniciaram a vacinao no primeiro semestre de vida. (continua)

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Eventos adversos Podem ocorrer eritema e dor local, febre, irritabilidade. Diarria, vmitos e anorexia foram associados temporalmente. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Contra-indicaes Passado de reao alrgica intensa dose anterior da vacina; doena febril aguda; gravidez (exceto em epidemias). Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. No h estudos, at o momento, avaliando a aplicao no mesmo dia com a vacina contra o Rotavrus. Conservao Entre +2 e +8C. No congelar.

Vacina meningoccica A e C
Indicao Proteo contra Meningococos A e C. Esta vacina no est indicada de rotina. Vide vacina conjugada Meningoccica C. Composio Polissacardeos capsulares dos Meningococos A e C. Eficcia de 37% a 74%. Fabricante Sanofi Pasteur. Via de administrao Subcutnea ou intramuscular. Esquema de aplicao A partir de 2 anos de idade. Dose nica (0,5mL). Reforo a cada 3 anos caso persista indicao (mximo de dois reforos). Indicada especialmente para pacientes com asplenia, deficincia do complemento; surtos e epidemias; viajantes a reas endmicas. Aplicao somente com reteno da receita mdica. Efeitos adversos Dor, vermelhido e inchao local; febre; fraqueza. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. A vacina mais reatognica na revacinao. Contra-indicaes Doena febril aguda; reao anafiltica seguindo-se aplicao de dose anterior; gravidez (relativa). Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No congelar.

Vacina conjugada pneumoccica


Indicao Crianas a partir dos 2 meses at 9 anos de idade, prioritariamente abaixo de 5 anos; para proteo contra formas graves da infeco pneumoccica. Composio Polissacardeos dos sorotipos 4,9V,14,18C,19F,23F e 6B conjugados ao CRM197 (protena diftrica). Contm alumnio e ltex. No contem timerosal. Eficcia de 88% a 99%. Fabricante Wyeth. Via de administrao Intramuscular, no vasto lateral da coxa ou deltide. Esquema de aplicao De acordo com a idade de incio da vacinao: Incio de 2 a 6 meses de idade: quatro doses. Trs doses com intervalo de dois meses (intervalo mnimo de 45 dias); 4 dose aplicada aps 12 meses de idade. Incio de 7 a 11 meses de idade: trs doses. Duas doses com intervalo de dois meses (intervalo mnimo de um ms); 3 dose aps 12 meses de idade e com pelo menos dois meses de intervalo da 2 dose. Incio de 12 a 23 meses de idade: duas doses com intervalo mnimo de dois meses. Incio de 24 meses a 9 anos: dose nica, exceto em alguns casos especiais. (continua)

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Esquemas em atrasos: deve-se verificar idade e seguir esquema abaixo: Crianas de 6 meses a 1 ano de idade: se j tomou 1 ou 2 doses antes dos 6 meses: faz-se 1 dose neste momento e 1 reforo aps 1 ano. Crianas com idade de 1 a 2 ano: se antes de um ano j tomou uma dose, aplicam-se mais duas doses. Se j tomou duas doses, aplica-se uma. Crianas acima de 2 anos de idade: uma dose, independente das doses anteriores. Eventos adversos Podem ocorrer febre, calor e inchao no local da aplicao. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Diarria e vmitos foram associados temporalmente. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive ao ltex e toxide diftrico); doena febril aguda; grvidas. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No pode ser congelada.

Vacina polivalente pneumoccica


Indicao Proteo contra infeces invasivas pelo pneumococo para maiores de 2 anos de idade. Em menores de 2 anos de idade vide Vacina Conjugada Pneumoccica. Composio Polissacardeos purificados, no conjugados, de 23 sorotipos de pneumococos. Contm fenol e timerosal. Eficcia de 60% a 77%. Fabricante Sanofi Pasteur; Merck Sharp Dhome. Via de administrao Subcutnea ou intramuscular. Dose de 0,5mL. Esquema de aplicao Dose nica em maiores de 2 anos de idade. Aplicar uma segunda dose 5 anos aps a primeira em imunocomprometidos ou acima de 60 anos de idade, quando vacinados com uma dose antes dessa faixa etria. No est indicada para crianas e adultos menores de 60 anos rotineiramente. Indicada para adultos com idade maior ou igual a 60 anos; pessoas entre 2 e 60 anos portadoras de doenas crnicas (cardiopatas, DPOC, hepatopatias, diabticos), etilistas, portadores de fstulas liquricas, esplenectomizados, asplenia funcional, hemoglobinopatias, HIV positivos, sndrome nefrtica, leucemias, linfomas, neoplasias malignas e imunodepresso, incluindo usurios de corticides. Caso indicada antes de esplenectomia, deve ser aplicada duas semanas antes da cirurgia. Aplicao em pessoas entre 2 a 59 anos de idade somente com reteno da receita mdica. Eventos adversos Calor, inchao, eritema e dor local, febre e mialgia. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Efeitos adversos locais so mais comuns e intensos na revacinao. Contra-indicaes Anafilaxia dose anterior ou ao timerosal; menores de dois anos de idade; intervalo menor que 5 anos da dose anterior (exceto transplantados de medula ssea); doena febril; gravidez. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No pode ser congelada.

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Vacina contra Haemophilus influenzae tipo B


Indicao Proteo contra o Haemophilus influenzae tipo B em menores de 5 anos de idade. Acima desta idade em pacientes especiais, principalmente esplenectomizados (retirada de bao). Disponvel nas vacinas combinadas (Vide Pentavalente e Hexavalente). Composio Polissacardeo capsular do Hemfilos (PRP) conjugado protena carreadora. Eficcia de 88% a 97%. Fabricante GlaxoSmithKline; Sanofi Pasteur. Via de administrao Intramuscular. Esquema de aplicao Varia de acordo com a idade de incio da vacinao: Incio a partir de 2 meses de idade (4 doses): trs doses com intervalo de dois meses e um reforo aos 15 meses de idade. Incio de 6 a 12 meses de idade (3 doses): duas doses com intervalos de dois meses e um reforo aps 12 meses de idade. a partir de 1 ano de idade: dose nica. Segunda dose indicada em imunocomprometidos, com intervalo de 2 meses. Eventos adversos Podem ocorrer febre baixa, sonolncia, dor, vermelhido e inchao local. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes da vacina (inclusive ao toxide tetnico); doena febril aguda; grvidas. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No pode ser congelada.

Trplice bacteriana acelular infantil (difteria, ttano e coqueluche )


Indicao Proteo contra difteria, ttano e coqueluche para menores de sete anos de idade. Veja tambm vacinas combinadas Pentavalente e Hexavalente. Composio Componentes celulares purificados da Bordetella pertussis, Toxides Diftrico e Tetnico. Contm alumnio. Eficcia de 90% a 95%. Fabricante GlaxoSmithKline; Sanofi Pasteur. Recomenda-se que as trs primeiras doses da vacina sejam do mesmo fabricante. Via de administrao Intramuscular. Esquema de aplicao 2, 4, 6 e 15 meses de vida. Reforo entre 4 e 6 anos de idade. Manter reforo de 10/10 anos com dT (Dupla Tipo Adulto) ou dTpa-R (Trplice Bacteriana Acelular Adulto). Entre a terceira dose e o primeiro reforo, devese respeitar intervalo de 6 meses. Eventos adversos Podem ocorrer febre, dor, calor e inchao local. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Raramente podem ocorrer irritabilidade, sonolncia e convulses. Contra-indicaes Idade acima de sete anos; reaes anafilticas a doses anteriores; doenas do sistema nervoso central em evoluo (incluindo convulses sem controle); doenas febris agudas; encefalopatia nos sete primeiros dias aps dose anterior; episdio hipotnico-hiporesponsivo; convulses nas primeiras 72 horas aps aplicao de dose anterior e quadro neurolgico (Sndrome de Guillain-Barr) aps vacinao anterior. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Reaes com a vacina de clulas inteiras (inclusive a Tetravalente do servio pblico) no contra indicam a vacinao com a vacina acelular, com exceo das reaes alrgicas graves. (continua)

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Conservao Entre +2 e +8C. No congelar.

Trplice bacteriana acelular - adulto (difteria, ttano e coqueluche)


Indicao Proteo contra Difteria, Ttano e Coqueluche para adolescentes e adultos. Indicado para vacinao de reforo em indivduos maiores de 10 anos de idade. Composio Toxides Diftrico e Tetnico; 3 antgenos purificados da Bordetella pertussis. Contm alumnio. Apresenta quantidades de antgenos menores que DTPa. Fabricante GlaxoSmithKline. Via de administrao Intramuscular. Esquema de aplicao Deve ser empregada como reforo da vacina Trplice Bacteriana (DTP; DTPa) ou da vacina Dupla, a partir de 10 anos de idade. O reforo indicado a cada 10 anos aps esquema inicial de Trplice Bacteriana ou dT (Dupla adulto). Para indivduos maiores de 10 anos que esto iniciando o esquema, ou apresentam histria vacinal incerta, pode-se utilizar uma dose de dTpa-R seguida de duas doses de dT (Dupla adulto), com intervalo de 2 meses entre as doses. Eventos adversos Podem ocorrer dor local, inchao, vermelhido, cansao e febre. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Contra-indicaes Menores de 10 anos de idade; doena febril; reao alrgica grave dose anterior desta vacina, DTPa, DT, dT ou contra o ttano; encefalopatia aps vacinao anterior com DTPa; diagnstico de doena do sistema nervoso ou convulses sem controle; gravidez. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No congelar.

Vacina dupla bacteriana tipo adulto (difteria e ttano)


Indicao Proteo contra difteria e ttano para maiores de 7 anos de idade. Atualmente no est disponvel na rede privada. A vacina Trplice Bacteriana Acelular Adulto uma alternativa (exceto grvidas). Composio Toxides diftrico e tetnico. Contm alumnio e timerosal. Apresenta menor concentrao de Toxide Diftrico que a DTP. Fabricante Sanofi Pasteur, Chiron Via de administrao Intramuscular. Esquema de aplicao A partir de sete anos de idade para pessoas que no receberam doses de trplice bacteriana ou dupla infantil ou que no completaram o esquema bsico. empregada como reforo de DTP e DT aps sete anos de idade. Esquema inicial: trs doses (Inicial + 1 ms + 6 meses). Esquema para reforo: de 10 em 10 anos. Grvidas no vacinadas previamente: deve-se considerar as doses anteriores de DTP. Caso histria vacinal seja desconhecida ou incerta, considera-se como no vacinadas previamente. Dois esquemas so possveis, devendo a ltima dose ser aplicada preferencialmente at 20 dias antes do parto. O primeiro esquema composto de trs doses durante a gravidez com intervalos de 30 a 60 dias entre as doses. No segundo esquema, aplica-se duas doses durante a gravidez com intervalo mnimo de trinta dias, e reforo 6 meses aps dose inicial. (continua)

10

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Grvidas com esquema completo prvio: caso ltima dose tenha sido aplicada h menos de 5 anos, no necessrio reforo. Caso ltima dose tenha sido aplicada h mais 5 anos, indica-se uma dose durante a gravidez. Para profilaxia do ttano acidental, consultar vacina contra o ttano. Eventos adversos Podem ocorrer febre, calor, inchao e dor local. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes da vacina; doena febril aguda; quadro neurolgico (Sndrome Guillain-Barr) aps vacinao anterior. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8 C. No congelar.

Vacina contra o ttano (toxide tetnico)


Indicao Proteo contra o ttano. A vacinao de gestantes previne o ttano neonatal (ver vacina dupla tipo adulto). Eficcia de 90% a 95%. Composio Toxide Tetnico. Contm alumnio e timerosal. Fabricante Sanofi Pasteur. Via de administrao Intramuscular. Esquema de aplicao Consultar o esquema exposto na dT adulo. Para Preveno do Ttano Acidental Histria vacinal Incerta ou menor de 3 doses. + 3 doses; ltima h < 5 anos. + 3 doses; ltima entre 5 e 10 anos + 3 doses; ltima dose h > 10 anos Ferimento limpo ou superficial Vacina Soro Sim No No No Sim No No No Outros tipos de ferimentos Vacina Soro Sim Sim No Sim Sim No No No

Soro: disponvel na Rede Pblica. Eventos adversos Podem ocorrer febre, calor, inchao e dor local. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Contra-indicaes Anafilaxia aos componentes da vacina. Doena febril aguda (relativa). Pode ser usada na gravidez. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No congelar.

Instituto Hermes Pardini Vacinas

11

Vacina combinada pentavalente (difteria, ttano, coqueluche, Haemophilus e poliomielite)


Indicao Proteo contra difteria, ttano, coqueluche, Haemophilus influenza B e poliomielite na forma de vacina combinada. Composio Trs antgenos purificados de pertussis (acelular); toxides tetnico e diftrico inativados; trs sorotipos do vrus da polio inativados; polissacardeos do hemfilos conjugados ao toxide tetnico. Contm alumnio. Eficcia comparvel s apresentaes vacinais isoladas com menor incidncia de eventos adversos. Fabricante GlaxoSmithKline; Sanofi Pasteur. Recomenda-se que as trs primeiras doses da vacina sejam do mesmo fabricante. Via de administrao Intramuscular. Esquema de aplicao A partir de 2 meses. Aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida. Reforo aos 15 meses e reforo com DTP (trplice bacteriana acelular ou de clula inteira) entre 4 e 6 anos, e poliomielite, caso a criana no tenha recebido uma 5 dose oral ou injetvel aps os 15 meses de idade. A vacina pentavalente pode substituir a vacina hexavalente aos 4 e 15 meses de vida. Respeitar intervalo mnimo de 6 meses entre a terceira dose e o primeiro reforo. Eventos adversos Podem ocorrer febre, dor, calor e inchao local. Ocasionalmente forma-se ndulo subcutneo. Raramente podem ocorrer irritabilidade, sonolncia e convulses. Contra-indicaes Doena febril aguda; histria de reao alrgica grave aps administrao anterior de vacinas DTPa, DT, Ttano, Poliomielite inativada ou Haemophilus; encefalopatia por at 7 dias aps vacinao com componente pertussis; maiores de 7 anos de idade. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalo de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No congelar.

Vacina combinada hexavalente (difteria, ttano, coqueluche, Haemophilus, poliomielite e hepatite B)


Indicao Proteo contra difteria, ttano, coqueluche, Haemophilus influenza B, poliomielite e Hepatite B na forma de vacina combinada. Pode ser intercalada em esquema com a vacina combinada pentavalente do mesmo fabricante. Via de administrao Intramuscular. No aplicar na regio gltea Fabricante GlaxoSmithKline. Recomenda-se que as trs primeiras doses da vacina sejam do mesmo fabricante. Composio Trs antgenos purificados de pertussis (acelular); Toxides Tetnico e Diftrico; trs tipos de vrus da polio inativados; polissacardeos do hemfilos conjugado ao Toxide Tetnico; HBsAg purificado produzido por levedura. Contm alumnio e neomicina. Eficcia comparvel s apresentaes isoladas com menor incidncia de eventos adversos. Esquema de aplicao 2, 4 e 6 meses de vida. Pode ser intercambiada com a vacina Pentavalente (de mesma marca), avaliando-se as doses anteriores de Hepatite B.

(continua)

12

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Primeira situao Criana recebeu 1 dose de Hepatite B Aos 2 meses de idade: Hexavalente Aos 4 meses de idade: Pentavalente Aos 6 meses de idade: Hexavalente Aos 15 meses de idade: Pentavalente Segunda situao Criana sem vacinao previa contra Hepatite B Aos 2 meses de idade: Hexavalente Aos 4 meses de idade: Hexavalente Aos 6 meses de idade: Pentavalente Aos 15 meses de idade: Hexavalente Terceira situao Criana j recebeu duas doses de Hepatite B Aos 2 meses de idade: Pentavalente Aos 4 meses de idade: Pentavalente Aos 6 meses de idade: Hexavalente Aos 15 meses de idade: Pentavalente Observao - Deve-se respeitar intervalo mnimo entre as doses da vacina contra Hepatite B. - Respeitar intervalo mnimo de 6 meses para trplice bacteriana entre a terceira dose e o primeiro reforo. Eventos adversos Podem ocorrer febre baixa, dor, calor e inchao local. Ocasionalmente, forma-se ndulo subcutneo. Raramente podem ocorrer irritabilidade, sonolncia e convulses. Contra-indicaes Doena febril aguda; histria de reao alrgica grave aps administrao anterior de vacinas DTPa, DT, Ttano. Polio inativada, Hemfilos, ou Hepatite B; anafilaxia neomicina; maiores de 7 anos de idade; gravidez; encefalopatia at sete dias aps vacinao com vacina contendo componente pertussis. Pode ser aplicada simultaneamente ou a qualquer intervalos de outras vacinas. Conservao Entre +2 e +8C. No pode ser congelada.

Vacina contra rotavrus


Indicao Indicada para proteo contra gastroenterites (formas graves de diarria) causadas pelo Rotavrus. Via de administrao Oral Fabricante GlaxoSmithKline Composio Vacina monovalente de vrus atenuados derivados de cepa humana sorotipo G1(P8). Contm sacarose, dextrana, sorbitol, aminocidos e meio Eagle modificado Dubelcco. Diluente contm: carbonato de clcio, xantana e gua para injetveis. Esquema de aplicao Duas doses com intervalo mnimo de 1 ms. A 1 dose pode ser aplicada a partir de 6 semanas (45 dias) at trs meses e uma semana. A 2 dose deve ser aplicada a partir de trs meses e uma semana at 5 meses e meio de idade. Eventos adversos Relatado irritabilidade, perda de apetite, diarria, vmitos, flatulncia, dor abdominal, regurgitao de alimentos, febre branda e fadiga. No houve ocorrncia de eventos adversos quando comparada a placebo, porm, como trata-se de uma nova vacina, merece grande ateno nesse aspecto. Contra-indicaes Hipersensibilidade conhecida administrao prvia da vacina ou a qualquer componente da vacina. Crianas com doenas intestinais crnicas incluindo m-formao congnita do trato gastrointestinal. Em crianas com conhecida imunodeficincia primria ou secundria, incluindo HIV positivo. (continua)

Instituto Hermes Pardini Vacinas

13

Observao Caso a criana regurgite no se repete a dose. No preciso intervalar as demais vacinas, inclusive Plio oral. No entanto, no h trabalhos avaliando a aplicao simulktnea vacina contra os meningococos.

Nota importante - febre amarela


Na regio metropolitana de Belo Horizonte e em outras regies de risco, a vacina contra febre amarela deve ser aplicada em todas as crianas maiores de 9 meses de idade, adolescentes e adultos, com reforo a cada 10 anos. A vacina contra febre amarela est disponvel apenas na rede pblica.

Informaes gerais vacinas


Tabela 1 - Vacinas vivas atenuadas e no-vivas
Vivas atenuadas BCG, Rubola, Sarampo, Caxumba, Varicela, Poliomielite oral, Rotavrus oral e Febre amarela. No vivas (inativadas) DTP, Dupla tipo adulto e infantil, dTpa-R, Influenza (gripe), Hepatite B, Hepatite A, Meningoccicas. Pneumoccicas, Hemfilos, Pentavalente, Hexavalente e Polio injetvel.

Tabela 2 - Intervalo mnimo entre vacinas diferentes


Vacinas Entre 2 inativadas Entre 1 inativada e 1 viva atenuada Entre 2 vivas atenuadas injetveis Entre 2 vivas atenuadas por via oral Intervalo mnimo entre vacinas NENHUM NENHUM 30 dias No h intervalos

Tabela 3 - Intervalo mnimo entre doses de uma mesma vacina


Vacina DTP Poliomielite Hepatite B Intervalo mnimo entre doses 1 ms entre as 3 primeiras 6 meses entre a 3 e 1 reforo. 4 semanas Entre 1-2 dose: 4 semanas / 1 ms Entre 2-3 dose: 8 semanas / 2 meses Entre 1-3 dose: 24 semanas/ 6 meses 6 meses Entre 1-2 dose: 4 semanas/ 1 ms Entre 2-3 dose: 20 semanas/ 5 meses Entre 1-3 dose: 24 semanas/ 6 meses 4 semanas 4 semanas No 1 ano de vida: 6 semanas. A partir de 1 ano de vida: 8 semanas

Hepatite A Hepatite A+B combinada

Varicela, Trplice Viral, Rotavrus Meningo C conjugada Pneumo 7 conjugada

OBS: Caso o paciente retorne posteriormente data prevista para o reforo, no necessrio reiniciar o esquema vacinal. Tabela 4 - Vias e locais de aplicao

14

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Vacinas BCG Hepatite A Hepatite B Hepatite A + B DTPa Ttano Dupla Tipo Adulto Trplice bacteriana adulto Pentavalente Hexavalente Hemfilos Trplice viral Sarampo Rubola Pneumo Polivalente Pneumo Conjugada Meningococo A e C Meningo Conj. C Influenza (Gripe) Varicela (Catapora) Polio inativada

Vias ID IM IM IM IM IM IM IM IM IM IM SC SC SC IM IM IM/SC IM IM/SC SC IM/SC

< 2 anos Deltide direito Vasto lateral coxa Vasto lateral coxa Vasto lateral coxa Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa Vasto lateral coxa Vasto lateral coxa Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa/Glteo Vasto lateral coxa/Glteo

> 2 anos Deltide direito Deltide Deltide Deltide Deltide/Glteo Deltide/Glteo Deltide/Glteo Deltide Deltide/Glteo Deltide Deltide/Glteo Deltide/Glteo Deltide/Glteo Deltide/Glteo Deltide Deltide Deltide Deltide Deltide/Glteo Deltide/Glteo Deltide/Glteo

SC = subcutnea; IM = intramuscular; ID = Intradrmica

Calendrios vacinais
Calendrio Bsico da Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais 2006
Idade Ao nascer 2 meses 4 meses 6 meses 9 meses 12 meses 15 meses 4 a 6 anos 10 anos Vacinas BCG + Hepatite B1 Vacina Tetravalente (DTP + Hemfilos B)2 + Poliomielite oral + Hepatite B + Rotavrus Vacina Tetravalente + Poliomielite oral + Rotavrus Vacina Tetravalente + Poliomielite oral + Hepatite B Febre Amarela Trplice Viral DTP + Poliomielite oral DTP + Trplice Viral + Poliomielite3 Febre amarela

Observaes

Instituto Hermes Pardini Vacinas

15

1. 2. 3.

A primeira dose da vacina contra a Hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recm-nascido. A vacina Tetravalente uma vacina combinada (Trplice Bacteriana Clssica + Hemfilos). Reforo recomendado somente para crianas que at os 4 anos de idade no receberam uma 5 dose desta vacina.

Calendrio de Vacinao PARDINI (baseado no da Sociedade Brasileira de Imunizaes 2006)


Idade Ao nascer 2 meses 3 meses 4 meses 5 meses 6 meses 7 meses 9 meses 12 meses 15 meses 18 meses 4 a 6 anos 10 anos 14 anos BCG + Hepatite B Hepatite B + DTPa + Hemfilos B + Poliomielite inativada (HEXA) + Pneumo Conjugada + Rotavrus Meningoccica C conjugada DTPa + Hemfilos B + Poliomielite inativada (PENTA)+ Pneumo Conjugada + Rotavrus Meningoccica C conjugada1 Hepatite B+ DTPa + Hemfilos B + Poliomielite inativada (HEXA)2 + Pneumo Conjugada + Gripe Gripe3 Febre Amarela Hepatite A + Trplice Viral + Varicela4 DTPa + Hemfilos B + Poliomielite inativada (PENTA)+ Pneumo Conjugada Hepatite A DTPa + Trplice Viral + Poliomielite5 Febre Amarela dTpa-R (Trplice Bacteriana Acelular Adulto) Vacinas

Observaes A vacinas conjugadas meningoccicas C dos fabricantes Baxter e Chiron podem ser feitas em duas doses no primeiro ano de vida. J com a vacina do fabricante Wyeth, o esquema de 3 doses em menores de 1ano. Alguns especialistas recomendam uma dose de reforo aps 1 ano de idade, para crianas que iniciaram a vacinao no primeiro semestre de vida. As crianas menores de 5 anos de idade devem receber a vacina oral contra a Poliomielite nos dias nacionais de vacinao aps terem recebido trs doses da vacina inativada. Aps primeiro ano de vacinao contra a Gripe, indica-se uma dose anual. Discutir com o pediatra da criana uma segunda dose da vacina contra a varicela entre 4 a 6 anos de idade. Em crianas vacinadas pela primeira vez aps 4 anos idade deve ser aplicada com intervalo de 2 meses. Reforo recomendado somente para crianas que at os 4 anos de idade no receberam uma 5 dose desta vacina ou plio por via oral.

(continua)

Calendrio de Vacinao para Adolescentes e Adultos 16 Instituto Hermes Pardini Vacinas

Sociedade Brasileira de Imunizaes 2006


Vacinas Sarampo, Caxumba e Rubola Hepatite A Hepatite B Difteria, Ttano e Coqueluche Varicela Influenza (Gripe) Pneumoccica polivalente Meningoccica conjugada C Febre Amarela Esquema e Comentrios Dose nica (Trplice Viral). Contra-indicada para imunocomprometidos e gestantes. Duas doses; a segunda dose 6 meses aps a primeira. Trs doses; esquema especial para renais crnicos imunocomprometidos, e indivduos de alto risco. Reforo a cada 10 anos (dTpa-R, dT, TT). Para adultos no vacinados ou com histria vacinal desconhecida, ver Trplice bacteriana adulto. Duas doses para maiores de 13 anos com intervalo de 8 semanas. Contra-indicada para imunocomprometidos e gestantes. Dose nica anual. Dose nica para maiores de 60 anos. Para pacientes entre 2 e 60 anos indicada em casos especiais. Dose nica. Habitantes de reas endmicas ou com alta incidncia. Uma dose a cada 10 anos. Contra-indicada para imunocomprometidos e gestantes.

OBS: Deve-se preferir a vacina combinada contra Hepatite A e B quando disponvel.

Calendrio de Vacinao Ocupacional - Sociedade Brasileira de Imunizaes 2006


Policiais, Militares e Bombeiros

Vacinas

Trplice viral Hepatite A Hepatite B Difteria, Ttano e Coqueluche Varicela Influenza (Gripe) Meningoccica C conjugada Febre Amarela Raiva (3 doses)

X X X X X X X X

X X X X

X X X X X X X X

X X X X X

X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X

X X X

X X

Definies Profissionais da sade: mdicos, enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem, patologistas e tcnicos de patologia, dentistas, fonoaudilogos, fisioterapeutas, pessoal de apoio, manuteno e limpeza de ambientes hospitalares, maqueiros, motoristas de ambulncia, tcnicos de radiologia e outros profissionais que freqentam assiduamente os servios de sade, tais como representantes da indstria farmacutica. Profissionais que lidam com alimentos e bebidas: profissionais lotados em empresas de alimentos e bebidas, cozinheiros, garons, atendentes, pessoal de apoio, manuteno e limpeza, entre outros. Profissionais que lidam com dejetos e/ou guas potencialmente contaminadas: mergulhadores, salvavidas, guardies de piscinas, manipuladores de lixo, esgotos e guas fluviais, e profissionais da construo civil. Profissionais que trabalham com crianas: professores e outros profissionais lotados em escolas, creches e orfanatos.

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Manicures e Pedicures X X X X

Profissionais do Sexo

Alimentos e Bebidas

Que viajam muito

Administrativa

Sanitrios

Crianas

Animais

Aviao

Sade

17

Profissionais que lidam com animais: veterinrios e outros profissionais que lidam com animais e tambm os freqentadores e visitantes de cavernas. Profissionais administrativos: que trabalham em escritrios, fbricas e outros ambientes geralmente fechados. Profissionais que viajam muito: aqueles que por viajarem muito para o exterior, se colocam em risco para doenas infeciosas no controladas em outros pases. Observaes: devem ser respeitadas as contra-indicaes individuais. A vacinao combinada contra as Hepatites A e B prefervel vacinao isolada contra as hepatites A e B.

Orientaes vacinais para viajantes


O risco de infeco para o viajante pode variar com sua idade, mas tambm depende da localidade visitada, do tempo de permanncia e de seu estilo de vida. importante que o viajante sempre se informe sobre as condies atuais do local a ser visitado. As observaes que se seguem permitem uma orientao preliminar, sendo necessrio complement-las com informaes disponveis em sites na internet que permitem atualizao constante das vacinas indicadas para viajantes:

http://www.cives.ufrj.br/informacao/viagem http://www.cdc.gov/travel http://www.csih.org/trav_inf.html http://www.who.int/ith


A cada 10 anos, todos devem receber reforos da vacina contra a Difteria e Ttano (vacina antitetnica ou vacina dupla tipo adulto). Atualmente, tambm est disponvel a vacina Trplice Bacteriana Acelular para adultos, que permite, alm da proteo contra a Difteria e Ttano, reforo contra a Coqueluche para maiores de 10 anos de idade. A vacina contra a Febre Amarela est indicada a todos que residem em Minas Gerais ou que vo viajar para regies com casos da doena. Essa vacina est disponvel apenas na rede pblica. exigida do brasileiro para entrada em vrios pases, sendo nesse caso necessria a apresentao do Carto Internacional de Vacinao. A vacina contra a Hepatite B est indicada a todos que desejem se proteger contra este tipo de hepatite. So necessrias trs doses da vacina. O esquema mais utilizado realizado com a segunda dose um ms aps a primeira e a terceira dose seis meses aps a primeira dose. Existem regies que possuem maior incidncia da doena. A vacina contra a Hepatite A est indicada a todos que desejem se proteger contra este tipo de hepatite. Transmitida por alimentos e gua contaminados, a doena prevenvel por vacina que mais comumente acomete os viajantes. Normalmente, a infeco branda, mas em cerca de 1% dos casos pode ser fulminante. A vacina Contra a Hepatite A, aplicada uma dose com reforo aps seis meses. Existe vacina combinada contra as Hepatites A e B, permitindo uma nica aplicao. A vacina contra a Catapora (Varicela) est indicada a todos que desejam se proteger contra a doena e que ainda no apresentaram tal infeco. Aps 13 anos de idade, so necessrias duas doses da vacina, com intervalo de dois meses.

DIFTERIA, TTANO E COQUELUCHE

FEBRE AMARELA

HEPATITE B

HEPATITE A

CATAPORA (VARICELA)

TRPLICE VIRAL

Indivduos que no foram vacinados contra Rubola, Sarampo ou Caxumba devem ser vacinados com a vacina Trplice Viral. A vacina est indicada a todos que desejam se proteger contra este tipo de Meningite. A vacina aplicada em dose nica para maiores de 1 ano e em duas doses, com intervalo de dois meses, em menores de 1 ano. Existem reas com maior incidncia desta infeco.

MENINGOCOCO DO TIPO C (conjugada)

18

Instituto Hermes Pardini Vacinas

MALRIA

No Brasil, existe risco elevado de transmisso de Malria na regio amaznica. Nas capitais dos estados dessa regio, o risco , em geral, menor, mas ocasionalmente ocorrem surtos. No existe vacina contra a Malria, mas medidas de proteo e, em alguns casos, a quimioprofilaxia podem ser utilizadas.

Literatura recomendada
Tpicos Gerais
Manual de Normas de Vacinao. 3 ed. Braslia. Ministrio da Sade. Fundao Nacional de Sade; 2001. 72p. Centers for Disease Control and Prevention. National Immunization Program. Pink Book. 2004. Recommended Childhood and Adolescent Immunization Schedule. United States. July-Dec. 2004. http://www.cdc.gov/nip/acip. Recommended Adult Immunization Schedule. United States. October 2004 - September 2005. http://www.cdc.gov/nip/acip. Calendrios de imunizao da Sociedade Brasileira de Imunizaes (SBIm). http://www.sbim.org.br. Gardner P, Pickering LK, Orenstein WA, et al. Guidelines for Quality Standards for immunization. Clin Infect Dis. 2002; 35: 503-11. Centers for Diasease Control and Prevention. General Recommendations on Immunization. Recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP) and the American Academy of Family Physicians (AAFP). MMWR. 2002; 51: 1-36.

Influenza - Gripe
Nichol KL, Lind A, Margolis KL, et al. The effectiveness of vaccination against influenza in healthy, working adults. N Engl J Med. 1995; 333: 889-893. Ahmed F, Singleton JA, Franks AL. Influenza Vaccination for Health Young Adults. N Engl J Med. 2001; 345: 1543-7. Nichol KL, Nordin J, Mullooly J, et al. Influenza vaccination and reduction in hosptalizations for cardiac diasease and stroke among the elderly. N Engl J Med. 2003; 348: 1322-32.

Pneumoccica
Giebink GS. The Prevention of Pneumococcal Disease in Children. N Engl J Med. 2001; 345: 1177-83. Centers for Diasease Control and Prevention. Preventing Pneumococcal Disease among infants and young children. MMWR. 2000; 49: 1-29. Joloba ML, Windau A, Bajaksouzian S, et al. Pneumococcal conjugate vaccine serotypes of Streptococcus pneumoniae isolates and the antimicrobial susceptibility of such isolates in children with otitis media. Clin Infect Dis. 2002; 33:1489-94. OBrein KL, Moulton LH, Reid R, et al. Efficacy and safety of seven-valent conjugate pneumococcal vaccine in American Indian children: group randomised trial. Lancet. 2003; 362: 355-61.

Meningoccica
Bose A, Coen P, Tully J, et al. effectiveness of meningococcal C conjugate vaccine in teenagers in England. Lancet. 2003; 361: 675-76. Offit PA, Peter G. The Meningococcal Vaccine. Public Policy and individual choices. N Engl J Med. 2003; 349: 2353-56. Miller E, Salisbury D, Ramsay M. Planning, registration, and implementation of an immunisation campaign against meningococcal serogroup C disease in the UK: a success story. Vaccine. 2001; 20: S58-67. Borrow R, Goldblatt D, Finn A, et al. Immunogenicity of, and immunologic memory to, a reduced primary schedule of meningococcal C-tetanus toxoid conjugate vaccine in infants in the United kingdom. Infect Immun. 2003;71:5549-55. Trotter C, Andrews N, Kaczmarski E, et al. Effectiveness of meningococcal serogroup C conjugate vaccina 4 years after introduction. Lancet.2004; 364; 365-67. (continua)

Instituto Hermes Pardini Vacinas

19

Hepatites
Poland GA, Jacobson RM. Prevention of Hepatites B with the Hepatites B Vaccine. N Engl J Med. 2004; 351: 2832-7. Van Dammer P, Banatvala J, Fay O, et al. Hepatits A booster vaccination: is there a need? Lancet. 362: 1065-71. Prevention of Hepatitis A Through Active or Passive Immunization: Recommendations of the Advisory Committee on The Immunization Practices (ACIP). MMWR. 1999; 48:1-36. Van der Wielen M, van Damme P, Collard F. A two dose schedule for combined hepatitis A and Hepatitits B vaccination in children ages one to eleven years. Pediatr Infect dis J. 2000; 19: 848-53. Van Herck, van Damme P, Collard F. A two dose combined vaccination against Hepatitis A and Hepatitis B in healthy subjects 11-18 years. vaccination in children ages one to eleven years. Sacan J Gastroenterol. 1999; 34: 1236-40.

20

Instituto Hermes Pardini Vacinas

Vous aimerez peut-être aussi