Vous êtes sur la page 1sur 4

INTRODUO

Diversos compostos de ons Al3+ apresentam relevncia industrial no mundo atual, como, por exemplo: Al(OH)3, Al2O3, Na[Al(OH)4], Al2(SO4)3 e haletos de alumnio, dos quais os dois primeiros, usados para a produo do metal, so os de maior importncia econmica. Dentre as principais aplicaes dos compostos de alumnio, destacam-se o tratamento para obteno de gua potvel, o tingimento de tecidos, a manufatura de produtos de higiene, medicamentos, refratrios e catalisadores1,2. O alumnio no ocorre na forma elementar na natureza. Devido alta afinidade pelo oxignio, ele encontrado como on Al3+, na forma combinada, em rochas e minerais.

Bauxita O minrio de importncia industrial para obteno do alumnio metlico e de muitos compostos de alumnio a bauxita4, que se forma em regies tropicais e subtropicais por ao do intemperismo sobre aluminossilicatos. Apesar de ser freqentemente descrita como o minrio de alumnio, a bauxita no uma espcie mineral propriamente dita mas um material heterogneo formado de uma mistura de hidrxidos de alumnio hidratados ( [AlOx(OH)3-2x], 0 < x < 1) contendo impurezas. Os principais constituintes deste material so a gibbsita, -Al(OH)3, e os polimorfos boehmita, -AlO(OH), e diasprio, -AlO(OH) 3, sendo que as propores das trs formas variam dependendo da localizao geogrfica do minrio.
As impurezas presentes na bauxita so xidos de ferro (hematita, magnetita e goetita, entre outros), slica, xido de titnio e aluminossilicatos, em quantidades que variam com a regio de origem, causando alteraes no aspecto fsico do minrio que pode variar de um slido marrom-escuro ferruginoso at um slido de cor creme, duro e cristalino5. A cor e a composio do slido podem variar em um mesmo depsito de bauxita. A composio tpica da bauxita de uso industrial : 40-60% de Al2O3; 12-30% de H2O combinada; 1-15% de SiO2 livre e combinada; 1-30% de Fe2O3; 3-4% de TiO2; 0,05-0,2% de outros elementos e xidos 3.

O processo Bayer A rota comercial mais importante para a purificao da bauxita o processo Bayer9, que utilizado para a manufatura de hidrxido e de xido de alumnio. A Figura 1 mostra um esquema simplificado desse processo10.

No processo Bayer, explorada uma importante propriedade qumica comum gibbsita, boehmita e ao diasprio: esses compostos se dissolvem em soluo de soda custica, NaOH, sob condies moderadas de presso e temperatura, diferentemente da maioria dos demais constituintes da bauxita6. A adio de CaO, na etapa de digesto, tem como principal objetivo promover a diminuio, por precipitao, de ons carbonato e fosfato dissolvidos no meio. A etapa seguinte, denominada clarificao, consiste na separao do resduo slido rico em xido de ferro (lama vermelha) da soluo de aluminato de sdio, Na[Al(OH)4]. O filtrado ento resfriado e o Al(OH)3 precipitado pela adio de partculas (germes de cristalizao) de hidrxido de alumnio. Aps a remoo do Al(OH)3, o filtrado alcalino concentrado por evaporao e retornado etapa de digesto. A maior parte do hidrxido de alumnio calcinada para produzir xido de alumnio, ou seja a alumina, Al2O3.

Produo e aplicao de compostos de alumnio As produes mundiais de bauxita, hidrxido de alumnio e alumina esto fortemente vinculadas indstria do alumnio metlico. Mais de 90% do hidrxido de alumnio produzido no mundo usando o processo Bayer convertido em alumina e usado na indstria do alumnio metlico, mas o Al(OH)3 tambm tem aplicao direta nas indstrias de papel, tintas, vidros, cermicas, produtos farmacuticos, cremes dentais e retardantes de chamas2. Grande parte destinada manufatura de produtos qumicos, particularmente de zelitas e de sulfato de alumnio "livre de ferro". Outros usos importantes so as produes de fluoreto de alumnio, nitrato de alumnio, poli(cloreto de alumnio), poli(sulfatossilicato de alumnio), aluminato de sdio, catalisadores e pigmentos a base de titnio2,6. A maior parte (cerca de 90%) da alumina mundial obtida pela calcinao do Al(OH)3 usada no processo eletroltico Hall-Hroult para a preparao do alumnio metlico (aproximadamente 0,5 tonelada de Alo produzida por tonelada de alumina)10. Os outros 10% so aplicados em diversos setores da indstria para a fabricao de materiais refratrios, abrasivos, velas de ignio, cermicas e outros. Alguns dos principais compostos de alumnio de importncia comercial:

O sulfato de alumnio hidratado, Al2(SO4)3xH 2O, o segundo composto de alumnio de maior importncia industrial, depois do xido12. Atualmente, o sulfato de alumnio substitui, em quase todas as reas de aplicao, o almen de potssio. Sua maior

aplicao no tratamento de gua, onde atua como agente floculante12. O sulfato de alumnio usado na indstria de papel e celulose, na indstria txtil, na fabricao de tecidos prova d'gua, no curtimento de couro, como suporte de catalisador, na impermeabilizao de concreto, como clarificador de leos e gorduras, na fabricao de lubrificantes e na indstria farmacutica. A produo industrial do almen de potssio, KAl(SO4)212H2 O, o mais antigo composto de alumnio utilizado pelo homem, vem diminuindo nos ltimos anos e os mtodos de produo possuem interesse quase exclusivamente histrico. Atualmente, o almen produzido somente a partir do hidrxido de alumnio proveniente do Processo Bayer e ainda utilizado na indstria do couro, como um mordente, na indstria farmacutica e de cosmticos e como agente de coagulao do ltex12. A aplicao industrial mais importante do almen de potssio hoje como um aditivo na produo de cimento marmoreado e de gesso. O aluminato de sdio tambm usado como agente floculante no tratamento de gua potvel e gua industrial. Apresenta ainda aplicaes nas indstrias txtil e de papel, e na preparao de catalisadores a base de alumina2,12. Outros compostos de grande relevncia so: o cloreto de alumnio anidro, AlCl3, importante catalisador em reaes de Friedel-Crafts nas indstrias qumica e petroqumica2,12; os cloretos bsicos de alumnio (que apresentam frmula geral Al2(OH)6-nClnxH 2O, 1 < n < 6) usados em desodorantes e antiperspirantes e tambm na produo de catalisadores2,12; os carboxilatos de alumnio ([(HO)xAlOOCR)y], usados na preparao de produtos farmacuticos (anti-spticos, adstringentes), na manufatura de cosmticos, na impermeabilizao de tecidos e como mordentes2; e as zelitas, que tm larga aplicao em catlise, na indstria petroqumica e na produo de detergentes entre outras2,13.

Vous aimerez peut-être aussi