Vous êtes sur la page 1sur 8

Guia Didtico do Professor

Animao Equlbrio Qumico e Variao de Temperatura

Equilbrio Qumico

Qumica 1 Srie | Ensino Mdio

CONTEDOS DIGITAIS MULTIMDIA

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Coordenao Didtico-Pedaggica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redao Camila Welikson Reviso Alessandra Muylaert Archer Projeto Grfico Eduardo Dantas Diagramao Joana Felippe Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider

Produo Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Realizao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio da Educao Objetivo geral: Compreender a Lei do Equilbrio Qumico em relao temperatura.

Objetivos especficos: Definir equilbrio qumico; Mostrar a importncia de Le Chatelier para a Qumica; Diferenciar reaes reversveis e irreversveis; Explicar o que so reaes endotrmicas e exotrmicas.

Animao (Software) Tema: Equilbrio Qumico e Variao de Temperatura rea de aprendizagem: Qumica Contedo: Equilbrio Qumico Conceitos: Princpio de Le Chatelier, equilbrio qumico, reao reversvel, reao irreversvel, presso, temperatura, reao endotrmica, reao exotrmica. Pblico-alvo: 1 srie do Ensino Mdio

Pr-requisitos: No h pr-requisitos.

Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos) ser suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

A animao Equilbrio Qumico e Variao de Temperatura um software desenvolvido para que voc possa, na sala de informtica, explorar de forma ldica e atraente, o tema equilbrio qumico com a sua turma. Como ferramenta de auxlio, voc tem em suas mos este guia didtico, concebido para que as questes sejam trabalhadas da melhor forma possvel. Lembre-se que voc deve utiliz-lo livremente, explorandoo da forma que lhe for mais proveitosa na construo do seu plano de aula. Planeje a melhor maneira de exibir a animao, focando a ateno dos alunos nos trechos mais relevantes. No tenha receio de repetir determinadas partes, se julgar necessrio. No deixe que a ida sala de informtica vire um momento de desorganizao. Lembre que os computadores devem ser usados para o estudo e no para outros fins. Mantenha-se sempre disponvel para tirar dvidas e ajudar na navegao. importante que voc verifique a disponibilidade dos computadores na data prevista para sua aula. Lembre-se tambm que a utilizao do software exige alguns requisitos tcnicos. So eles: Sistema operacional Windows, Macintosh ou Linux. Um navegador Web (Browser) que possua os seguintes recursos: Plug-in Adobe Flash Player 8 ou superior instalado; Recurso de Javascript habilitado pelo navegador.

Professor!
Nunca deixe seus alunos sozinhos na sala de informtica, pois esta atitude pode fazer com que eles tenham a sensao de que a utilizao do computador um mero passatempo.

Animao | Equilbrio Qumico | Equilbrio Qumico e Variao de Temperatura

Introduo

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Mais detalhes!
No Ensino Mdio, o equilbrio qumico visto, geralmente, sob a tica da igualdade das velocidades das reaes direta e inversa. Para uma reflexo sobre o ensino deste conceito do ponto de vista termodinmico, leia o artigo Ensino do Conceito de Equilbrio Qumico: Uma Breve Reflexo, de SABADINI, Edvaldo e BIANCHI e Jos Carlos de Azambuja. Revista Qumica Nova na Escola, n 25, maio de 2007, p. 10-13. Disponvel em http://qnesc.sbq. org.br/online/qnesc25/ ccd02.pdf.

1.

Apresentao do Tema
Pergunte aos seus alunos o que equilbrio. Certamente, eles iro dar respostas relacionadas estabilidade, balanceamento etc. Diga-lhes, ento, que o conceito de equilbrio, na Qumica, muito importante, e esse assunto ser tratado nesta aula, com a ajuda de uma animao. Antes de iniciar a aula, cite a definio do Novo Aurlio para equilbrio qumico: estado de um sistema em que no existem diferenas de potencial qumico dos diversos componentes e em que, portanto, a composio do sistema no se altera ao longo do tempo. Ressalte que o fato dessa definio constar no dicionrio j um indicativo da sua importncia.

2.

Atividades Na sala de computadores


Le Chatelier: o qumico e o seu princpio
A animao comea citando o qumico francs Henri Louis Le Chatelier. Conte para a turma que ele trabalhava como inspetor geral de minas, mas sempre se interessou por fenmenos qumicos. Por isso, realizou inmeras pesquisas sobre chamas e aprofundou os estudos cientficos em relao ao aquecimento e suas temperaturas, desenvolvendo as leis que o tornaram mundialmente conhecido. Em 1888, publicou um trabalho intitulado Lei de Estabilidade do Equilbrio Qumico. O princpio de extrema importncia para a previso dos efeitos de alteraes de presso e temperatura nas reaes qumicas. Segundo o princpio elaborado por Le Chatelier, se um sistema em equilbrio perturbado por uma pequena variao externa de presso, temperatura ou concentrao, tende a voltar para o estado de equilbrio, ou seja, o sistema tende a minimizar a influncia externa e volta para o estado de equilbrio. Em outras palavras, qualquer perturbao num sistema em equilbrio qumico origina, por parte deste, um ajustamento de modo a compensar essa perturbao.

Para entender o equilbrio qumico das reaes, importante compreender a questo da reversibilidade. Explique aos seus alunos que uma reao reversvel aquela que pode ocorrer tanto na direo direta como na inversa. Isso significa que os reagentes e os produtos podem trocar de papis, sem a necessidade de se adicionar qualquer substncia. J as reaes irreversveis so aquelas em que os reagentes so convertidos em produtos, mas o contrrio no ocorre. Um exemplo a dissoluo de um comprimido efervescente em gua, outro a combusto da gasolina. Destaque a informao apresentada na animao que diz o seguinte: no caso das reaes reversveis, a velocidade com que as molculas dos reagentes formam os produtos igual velocidade com que as molculas dos produtos restauram os reagentes; com isso, as concentraes permanecem inalteradas. Destaque, tambm, o grfico que apresenta o ponto de equilbrio de uma reao.

Sugira aos seus alunos a leitura do texto sobre Henri Louis Chatelier publicado no Museu Virtual de Qumica. Este museu foi desenvolvido pela PUC-Rio como parte do projeto CONDIGTIAL e pode ser encontrado no Portal do Professor.

Equilbrio e temperatura
Chatelier observou que podem ocorrer perturbaes no equilbrio (temperatura, presso etc.) e, quando isso acontece, h um deslocamento do equilbrio para que a perturbao seja minimizada. Pea aos seus alunos para observarem o experimento apresentado na tela 3 da animao. Pergunte-lhes o que acontece. Provavelmente, eles percebero que a temperatura influencia a reao.

[Co(H2O) 6] 2+(aq) + 4 Cl-(aq)

[CoCl4] 2-(aq) + 6 H2O(l)

Animao | Equilbrio Qumico | Equilbrio Qumico e Variao de Temperatura

Reao reversvel

Mais detalhes!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Dica!
Aproveite a sala de informtica e, caso haja acesso internet, pea que seus alunos assistam visualizao intitulada Equilbrio Qumico. Alterando a temperatura do meio. Este vdeo faz parte do Museu Virtual de Qumica, desenvolvido pela PUC-Rio como parte do projeto CONDIGTIAL, e pode ser encontrado no Portal do Professor.

A animao utiliza, ainda, dois exemplos do cotidiano. O primeiro deles o da fogueira, em que ocorre uma reao exotrmica, ou seja, libera calor. O segundo exemplo o da bauxita, a matria-prima mais comum em fbricas de alumnio por consumir o calor (reao endotrmica) e, portanto, reduzir a temperatura do ambiente.

Com posse dessas informaes, seus alunos j podem deduzir por que aumenta a quantidade de carbonato de clcio quando h aumento de temperatura e por que aumenta a quantidade de nitrato de potssio quando h reduo de temperatura.

Professor!
Estude o tema e busque informaes atualizadas. Isso contribuir para o planejamento e desenvolvimento de aulas mais interessantes para seus alunos e para voc!

3.
a) b)

Atividades Complementares
Pea que seus alunos elaborem um roteiro de teatro sobre a vida de Le Chatelier. Instigue-os a explorar o aspecto da determinao do cientista, lembrando que ele passou por dificuldades profissionais at alcanar o reconhecimento. Em seguida, pea que a turma encene a pea. Solicite a seus alunos que pesquisem e apresentem alguns exemplos de reaes. Em seguida, oriente-os a identificar se essas reaes so reversveis ou irreversveis. Leia o artigo Algumas experincias simples envolvendo o Princpio de Le Chatelier, de FERREIRA, Luiz Henrique, HARTWIG, Dcio H. e ROCHA-FILHO, Romeu C., publicado na revista Qumica Nova na Escola, no5, em maio de 1997, p. 28-31. Verifique se existe a possibilidade de realizar em sua escola alguns dos experimentos sugeridos no texto.

c)

Considere as dificuldades dos alunos durante o processo avaliativo e tente trabalhar no sentido de minimiz-las. Para isso, no hesite em retomar o mesmo tema mais de uma vez; repita as explicaes sempre que julgar necessrio. Utilize as dvidas que surgirem ao longo da aula para identificar os pontos que ainda precisam ser trabalhados. Selecione os temas que suscitaram mais interrogaes e incertezas para explor-los com mais calma e profundidade. Lembre que importante avaliar o aluno, no apenas com provas e testes, mas tambm, de acordo com sua participao e interesse durante as aulas.

Animao | Equilbrio Qumico | Equilbrio Qumico e Variao de Temperatura

4.

Avaliao

ANIMAO - SOFTWARE EQUIPE PUC-RIO

Coordenao Geral do Projeto Prcio Augusto Mardini Farias Departamento de Qumica Coordenao de Contedos Jos Guerchon Ricardo Queiroz Auclio Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Assistncia Camila Welikson Produo de Contedos PUC-Rio CCEAD - Coordenao Central de Educao a Distncia Coordenao Geral Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenao de Software Renato Araujo Assistncia de Coordenao de Software Bernardo Pereira Nunes Coordenao de Avaliao e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenao de Produo dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Assistncia de Produo dos Guias do Professor Tito Tortori Redao Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson Design Amanda Cidreira Joana Felippe Romulo Freitas Reviso Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson

Vous aimerez peut-être aussi