Vous êtes sur la page 1sur 3

Descrio detalhada de um Microcontrolador PIC16F877

Desenvolvido pela MICROCHIP (www.microchip.com) CPU RISC de alta performance, baseado em uma arquitetura Haward modificada. Suas caractersticas mais significativas so: Opera com 35 instrues (assembler) Operaes com durao de um nico ciclo, exceto pelas instrues de desvio que consomem dois ciclos de mquina. Cada ciclo equivale a 4 pulsos do circuito oscilador (clock) Operao em at 20 MHz (20 milhes de pulsos de clock por segundo = 5 milhes de ciclos de mquina por segundo = 200 ns por ciclo) 8 KWords de FlashROM (Word com 14 bits), suportando mais de 8 mil instrues em um programa.<! 368 Bytes de memria RAM 256 Bytes de memria EEPROM (regravvel via software e no voltil com ate 1.000.000 de gravaes) Com interrupes com 14 fontes diferentes (timer0,timer1,timer2, contagem, pulso externo, serial, etc...) Pilha fsica com 8 nveis de profundidade Endereamento direto, indireto e relativo Power-on Reset, power-on tiimer, oscillator start-up timer Watch-dog Timer baseado em oscilador RC interno para tratar um possvel travamento de software Opo para proteo de cdigo executvel (Ativando-a, no mais possvel se ler a memria, evitando a duplicao do cdigo em outro microcontrolador) Modo SLEEP para poupar energia consumo medio em sleep 4uA Opes diferentes para circuito oscilador Tecnologia CMOS FLASH/EEPROM de baixo consumo e alta velocidade, permitindo armazenamento no voltil na memria EEPROM interna em tempo de execuo.

Programao ICSP (recurso embutido de gravao) atravs de dois pinos, facilitando a gravao do microcontrolador. Capacidade opcional de gravao com tenso de 5V (LVP) Opo de depurao in-circuit atravs de dois pinos Tenso de trabalho de 2 a 5.5V Baixo consumo de energia (abaixo de 1mA) 3 timers (2 de 8 bits e 1 de 16 bits) 2 pinos para captura, comparao e mdulos PWM 8 canais analgicos para um AD de 10 bits Porta serial sincrona com SPI (master) e I2C(mater/slave) Porta serial universal (RS232 ou RS485) com buffer via hardware (2 bytes) Porta paralela escrava de 8 bits Detector Brown-out 33 pinos de entrada/sada configurveis

Pinagem do MCU
PINO 1: Suporta 3 nveis de tenso. Quando este pino estiver recebendo 5V, o microcontrolador estar em condies de executar o programa. Quando este pino receber 0V (GND), o PIC ser resetado. Quando este pino receber tenso de 13,4V, o PIC ir entrar em modo gravao. PINOS 11 e 32: Alimentao (mximo 5V) PINOS 12 e 31: Referncia (GND) PINOS 13 e 14 : Onde estar ligado o resonador externo (cristal de clock). Os demais pinos so conhecidos por I/Os (l-se Aius, e vem do ingls Inputs/Outputs, que significa entradas/sadas). Estas I/Os so agrupadas em PORTs (portos), de no mximo 8 pinos cada (limitao pois o componente possui um ncleo de 8 bits).

H um total de 33 I/Os disponveis, que podem ser configuradas como entradas ou sadas em tempo de execuo. Quando um pino configurado como ENTRADA, ele pode ser conectado a algum sensor para detectar sinais digitais atravs de variao da tenso de 0 e 5V. Quando um pino configurado como sada, o programa poder acion-lo, e com isso gerar uma corrente baixa (max. 20 mA) com os nveis de tenso de 0V ou 5V. Alguns pinos, porm, possuem outras funes alm de serem entradas ou sadas digitais. Por exemplo, no diagrama ao lado podemos observar que os pinos 2 a 10 (exceto o pino 6) so entradas analgicas, e podem ser usados para detectar uma variao de tenso entre 0V e 5V, transformando esta variao em uma informao binria de 10 bits. Os pinos 39 e 40 tambm so pinos usados na gravao do microcontrolador, e os pinos 25 e 26 so usados para comunicao SERIAL padro RS232. Os pinos 16 e 17 so pinos geradores de pulso (PWM), que similar a uma sada analgica. Muito til para controle de velocidade de motores, por exemplo. O pino 6 um pino usado para contagem rpida. Tradicionalmente conhecemos os pinos do microcontrolador NO PELO SEU NMERO, mas sim pela sua IDENTIFICAO DE I/0. Os pinos so agrupados em PORTs, sendo:PORTA (com 6 I/Os disponveis) PORTB (com 8 I/Os disponveis)PORTc (com 8 I/Os disponveis) PORTD (com 8 I/Os disponveis)PORTE (com 3 I/Os disponveis) Ambiente de desenvolvimento MPLAB uma das grandes vantagem de se usar o michip PIC o sistema de desenvolvimento fornecido gratuitamente pela Microchip podendo ser desenvolvido em assembler ou C os programas, a aplicaao muito robusta e possiblita debuguer dos programas simulao de perifericos como usart e i2c.

Vous aimerez peut-être aussi