Vous êtes sur la page 1sur 11

1. Titulo O perigo do chicote. 2. Estudo de Caso.

Leses do pescoo causadas pelo efeito chicote so frequentemente em colises traseiras, em que um automvel atingido por trs por outro automvel.

Figura 1 Demonstrao do Efeito Chicote. Se no aconteceu com voc, pergunte aos amigos e com certeza ouvir quem j sentiu fortes dores no pescoo aps uma coliso traseira ou mesmo uma freada brusca. o resultado do efeito chicote, tambm conhecido com whiplash, culpado por milhares de leses permanentes na coluna vertebral em todo mundo. O embate traseiro faz a cabea e a coluna serpentearem perigosamente em trs movimentos: uma curva em S entre a cabea e a espinha; uma esticada forte para trs; e depois uma projeo para frente. A pessoa submetida a um acidente desses pode ter, alm da contuso, uma trombose venosa formao de um cogulo dentro de uma veia. Durante a freada ou batida, o golpe brusco na cabea leva a uma hiperextenso do pescoo e estiramento dos msculos da regio. Por se tratar de um movimento inesperado, a musculatura do pescoo, apanhada numa fase de relaxamento, deixa de exercer a funo protetora de limitar o movimento da coluna cervical. Nessas circunstncias, e dependendo da intensidade da batida, os msculos do pescoo podem ser estirados violentamente, a ponto de se romperem, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Sergio Meirelles. Tambm podem ocorrer fenmenos neurolgicos associados: os sintomas mais comuns so dores, alterao da cor e esfriamento do brao, edema, sensao de peso nas mos e veias trgidas e proeminentes, completa Meirelles. O tratamento requer fisioterapia e uso de medicamentos. De 15% a 20% dos casos indicada cirurgia. Na dcada de 1970 os pesquisadores concluram que a leso ocorria porque a cabea do ocupante era jogada para trs por cima do banco quando o

carro era empurrado para frente. Como o resultado desta descoberta, foram instalados encostos de cabea nos bancos, mas as leses de pescoo nas colises traseiras continuaram a acontecer. | POR: Daniel Messeder FOTOS: Divulgao e Arquivo 4x4&Cia | Leia matria na ntegra na revista impressa |

Figura 2 As consequncias de uma coliso traseira podem ser piores que a primeira impresso. Depois de um estudo (fsico e terico) estabelea as provveis solues para a minimizao de tal efeito.

3. Objetivo. Encontrar solues para o efeito chicote

4. Temas envolvidos 1. Cinemtica escalar e vetorial; 2. A ergonomia na engenharia.

5. Questes a serem utilizadas na discusso em classe 1. Quais os efeitos provocados por uma coliso plena? 2. Quais os conhecimentos sobre cinemtica escalar e vetorial a serem utilizados? 3. Qual a rea da engenharia relacionada com o efeito? 4. NR-17 Ergonomia Norma Regulamentadora.

6. Desenvolvimento 6.1 Descries de Caso

Grande parte dos acidentes pode ocorrer em todas as situaes e momentos. Devido a isso, muitas pessoas esto submetidas a riscos, ferimentos e traumatismos ocasionados principalmente por acidente de trnsito. Registram-se cerca de 50 mil mortes por ano ocasionadas por imprudncias no trnsito brasileiro, muitas pessoas ficam com sequelas ou at mesmo morre, isso ocorre devido ausncia de socorro adequado e imediato. Pesquisas recentes detectaram que de sete entre cada dez casos de acidentes nos quais ocorrem leses corporais ocasionado por batidas traseiras. Em consequncia disso, comum leses no pescoo devido aos movimentos bruscos e repentinos da cabea, esse fenmeno conhecido como efeito Chicote. Em razo desse incidente, este presente case vem mostrar solues cabveis, com o propsito de sanar ou minimizar o efeito chicote ocasionado em colises traseiras de automveis.

Figura 3 Ilustrao do efeito chicote na coluna vertebral

importante frisar que o impacto causado pelo efeito chicote, pode causar leses sseas atravs de um curva em S entre a cabea e a coluna espinhal. Durante a batida ou a freada, h uma esticada para trs com o pescoo e logo em seguida a mesma projetada para frente, e com isso alm de causar contuses no condutor ou passageiro pode sofrer de uma trombose venosa, com a formao de um cogulo dentro de sua veia. Em consequncia de esses movimentos serem inesperados, a musculatura do pescoo apanhada numa fase de relaxamento, deixando de exercer a funo protetora de limitar o movimento da coluna Cervical, que por sua vez pode levar a uma variedade de manifestaes clnicas. Considerando a 1 Lei Newtoniana, comumente conhecida como lei da inrcia dos corpos, que alega que um objeto que est em repouso ficar em repouso a no ser que uma fora resultante aja sobre ele. Ou mesmo, um objeto que est em movimento no mudar a sua velocidade a no ser que tambm uma fora resultante aja sobre ele. A partir da anlise fsica desse princpio, relaciona-se a lei apresentada no intuito de solucionar o problema do efeito chicote.

6.2 Cuidados com distores da coluna cervical

Considerando a importncia que a Lei Newtoniana propicia a esse estudo. Foram analisado sistema com o intuito de defender o pescoo humano do fenmeno Efeito Chicote ocasionado por batidas traseiras em carros. A princpio importante analisar que geralmente os condutores ajustam o protetor de cabea dos bancos de carros de forma errnea. Devido a isso, aps o acontecimento de coliso, de acordo com a inrcia, a cabea do condutor ser projetada para frente, provocando uma distoro na coluna cervical. importante explanar, que esse fenmeno ser agravado quando o condutor estiver desprovido de cinto de segurana, provocando uma coliso entre sua cabea e o para-brisa do carro. Diante disso, precaues simples como ajustar o protetor de cabea adequadamente, de forma que o topo de descanso de cabea fique nivelado com o topo das orelhas do condutor, seriam atitudes que poderiam evitar dores desagradveis. Vale lembrar

tambm, que o cinto de segurana do veculo, bem ajustado ao corpo, tambm funciona de uma forma conjugada ao protetor de cabea, como protetores de possveis de um possvel Efeito Chicote. Porm, vale ressaltar que essas pre caues no so atitudes com 100% de resultados positivos, o condutor estar sujeito a qual quer tipo de contuses, isso depende muito da intensidade da coliso.

6.3 Sistema de defesa ao efeito chicote.

6.3.1 Sensores indutivos em protetores de cabea

nos bancos de carro.

De acordo com a abordagem no tpico anterior, vislumbra-se a criao de um protetor de cabea, capaz de ser projetado para frente, em milsimos de segundos. Esses protetores de cabea nos bancos de carros sero movidos por sensores indutivos. Esses sensores possuem uma infinidade de aplicaes no ramo industrial, e basicamente constituda de uma bobina em tono de um ncleo, com ilustra a figura 03.

Figura 4 Ilustrao de uma bobina de um sensor indutivo.

A caracterstica da bobina se alterar na presena de objetos que tenham caractersticas magnticas como ims, materiais ferrosos e mesmo materiais diamagnticos (que dispersam as linhas de fora de um campo magntico). Por isso,

esses sensores podem ser usados para detectar a proximidade de um objeto ou mesmo sua passagem. Com esse dispositivo, os carros sero equipados com esses sensores em sua parte traseira fazendo ligao direta com os protetores de cabea dos bancos de carro. O funcionamento desse recurso de defesa ser feito no reconhecimento de objetos como im, materiais ferrosos, e mesmo materiais magnticos, e ser disparado a partir de quando esse objeto (o carro que ir bater), atingir o carro. Diante disso, em milsimos de segundos, o protetor se movimentar para frente com o intuito de evitar o Efeito Chicote e assim amenizando leses corporais ocasionadas por choques traseiros em carros.

Figura 5 Ilustrao o campo de atuao do sensor.

6.3.2 Bancos mveis ligados a amortecedores hidrulicos. Diante do caso analisado outra soluo cabvel para sanar o efeito chicote, fabricar bancos mveis com um sistema hidrulico de amortecimento. O banco deslocado para trs no momento da coliso, e controlado por sensores indutivos, na parte traseira do carro, como ilustrado no tpico anterior. Os sensores reconhecem o objeto a partir de uma distncia, aps esse reconhecimento, o dispositivo ativado apenas quando o veculo batido. Sendo assim, o banco projetado para traz aps o reconhecimento e disparo do sensor. A partir do trabalho sensorial, o banco destravado, e deslocado para traz amortecido por um sistema hidrulico.

6.4 Cintica do trauma. Estuda a transferncia de energia de uma fonte externa para o corpo da vtima. O entendimento do mecanismo de leso reduz a possibilidade do socorrista no reconhecer uma leso grave e permite que seja desenvolvida tecnologia de proteo. Para possibilitar esse estudo, necessrio que o socorrista conhea algumas leis bsicas da fsica. Conservao da Energia: a energia no pode ser criada nem destruda, mas sua forma pode ser modificada. Primeira Lei de Newton: um corpo em movimento ou em repouso permanece nesse estado at que uma fora externa atue sobre ele. Segunda Lei de Newton: a fora igual massa do objeto multiplicada por sua acelerao. Energia Cintica. a energia do movimento. igual a metade da massa multiplicada pela velocidade elevada ao quadrado. Troca de energia: quando dois corpos se movimentando em velocidades diferentes interagem, as velocidades tendem a se igualar. A rapidez com que um corpo perde a velocidade para o outro, depende da densidade (n. de partculas por volume) e da rea de contato entre os corpos. Quanto maior a densidade do tecido maior a densidade do tecido maior a troca de energia.

Figura 6 Ilustrao de impacto

6.5 Encosto de cabea. Da mesma maneira que o cinto, o encosto de cabea um dispositivo indispensvel segurana. A sua implicao mais frequente no caso de coliso traseira. Quando um veculo bate violentamente na traseira de um carro, este submetido a uma forte acelerao para frente, que transmitida ao corpo do passageiro pelo assento do banco. Se no houver encosto de cabea, esta acelerao se repercute na coluna vertebral, no nvel das vrtebras cervicais. Dependendo da violncia do choque, isto pode resultar numa leso muito grave. O encosto de cabea tambm til em caso de coliso frontal. Com efeito, depois de ter sido arremessado para frente e retido pelo cinto, o corpo volta para trs e a cabea sofre o chamado efeito chicote, resultando em hiperextenso e hiperflexo do pescoo. Esse movimento inevitvel da cabea pode resultar em fraturas da coluna cervical e/ou leso medular, principalmente nos casos em que o encosto de cabea no est posicionado corretamente ou inexiste. O encosto de cabea um importante mecanismo de segurana porque reduz o ngulo de extenso do pescoo no rebote do movimento.

Figura 7 Ilustrao do encosto de cabea

As estatsticas disponveis no permitem discriminar os nmeros de feridos leves, feridos graves, invlidos. A pesquisa feita pelo DNER em 1987 mostrava que a cada 100 pessoas removidas do local do acidente como feridos, 25 iriam ficar com leses graves, ou com invalidez, ou falecer no ms seguinte. Se a mesma proporo se verificar no conjunto dos acidentes de trnsito que ocorrem no pas, haveria, cada ano, mais de 100.000 pessoas com leses graves ou invlidas. Isto d uma idia da magnitude deste problema. Outra avaliao pode ser feita atravs das estatsticas da FENASEG referentes ao numero de indenizaes pagas no mbito do seguro obrigatrio DPVAT:

Mdia anual no perodo: 2002-2004 Mortes: 42.197 Invalidez permanente: 26.668 Assistncia mdica: 73.607 Total: 142.472 Fonte: FENASEG, 25/09/2006

O atendimento hospitalar, a reeducao, a reinsero na vida profissional, a assistncia financeira e a proteo jurdica de tantas pessoas e tantas famlias so imensos desafios.

A rede SARAH analisou estatisticamente 600 internaes ocorridas nos seus hospitais de Braslia e Salvador em 1999 e 2000 em consequncia de acidentes de trnsito. As concluses sobre a caracterizao das leses foram as seguintes: Os Acidentes de Trnsito investigados produziram, predominantemente, leses medulares e leses ortopdicas. As leses cerebrais, representadas, em sua totalidade por traumatismos crnio-enceflicos, foram o terceiro tipo de leso mais frequente. Os neurotraumas consubstanciam, portanto, o padro das leses verificadas entre as vtimas desse tipo de acidente: somadas, as leses medulares e as leses cerebrais foram responsveis por 63,2% das internaes registradas. As paraplegias foram responsveis por 60,5% do total de casos registrados de leso medular, que foram classificadas, predominantemente, como leses medulares completas (ASIA A = 66,8% dos casos). As leses ortopdicas constituram a segunda causa de internao mais frequente dentre as pacientes vtimas de Acidentes de Trnsito, concentrando-se a maioria (70,1% dos casos) dessas leses na regio dos membros inferiores, particularmente na coxa. Vale destacar que quase a metade (46,2%) das leses neurolgicas observadas nesse tipo de acidente referiu-se a leses do plexo braquial. Os acidentes envolvendo automveis, utilitrios e caminhonetes foram os eventos geradores da maior parte das leses medulares, cerebrais e ortopdicas verificadas. Vale notar que quase a metade (46,2%) de todas as leses neurolgicas registradas (46,2%) se deu em acidentes envolvendo Motocicleta. Apenas 21,4% dos pacientes admitidos para internao pelos hospitais da Rede SARAH foram resgatados no local do acidente por equipes especializadas, tendo sido padro, de acordo com o relato dos pacientes, o resgate por transeuntes ou outras pessoas envolvidas no mesmo acidente.

Bancos da Volvo reduzem o efeito chicote em 50%

Pesquisas recentes mostraram que o efeito chicote acontece em sete entre cada dez casos de acidentes nos quais ocorrem leses corporais. Contudo, este risco poderia ser bastante reduzido. Graas ao sistema WHIPS (Whiplash Protection System), os bancos dos carros Volvo cortam, pela metade, o risco de leses pelo efeito chicote. Uma coliso traseira apresenta o maior risco de ocorrncia do efeito chicote, porque a cabea vai para frente e para trs num rpido e violento movimento, exercendo uma enorme fora sobre o relativamente fraco pescoo (coluna cervical). Na maioria das vezes, isso acontece a baixas velocidades, ou seja, no trnsito da cidade. As leses associadas ao efeito chicote so dores intensas no pescoo e dor de cabea, que muitas vezes permanecem por longo tempo. So de difcil deteco e determinao, causando muito sofrimento, tanto fsico como psicolgico.

REFERNCIA

CLUB ALFA. NOVAS TECNOLOGIAS. Acessado em: 26/10/2011. Disponvel em:<http://quatrorodas.abril.com.br>.

PAULO, PEDRO. Mercedes-Benz C180 CGI - Onde o luxo comea. Acessado em 27/10/2011. Disponvel em:< http://motordream.uol.com.br>.

Vous aimerez peut-être aussi