Vous êtes sur la page 1sur 3

1

Direito dos Registos e do Notariado, 6. edio: atualizao Registo Comercial Pg. 178, ltima linha Onde se l: a contar do termo deve ler-se: at ao 15. dia do stimo ms posterior data Pg. 179 4. e seguintes: Eliminar os 4. a 9. (revogados pelo DL 250/2012, de 23/11), desde As sanes para o no cumprimento ... at final da pgina e substituir pelo seguinte texto: O incumprimento da obrigao de registar a prestao de contas obsta ao registo de outros factos sobre a entidade, com exceo dos registos de designao e cessao de funes, por qualquer causa que no seja o decurso do tempo, dos membros dos rgos de administrao e de fiscalizao, de atos emanados de autoridade administrativa, das aes, decises, procedimentos e providncias cautelares previstas no artigo 9., bem como do arresto, arrolamento e penhora de quotas ou direitos sobre elas, outros atos ou providncias que afetem a sua livre disposio e quaisquer outros registos a efetuar por depsito (n. 3 do art. 17.). Pg. 196, ltimo : Onde se l: A IES deve ser apresentada anualmente nos seis meses posteriores ao Deve ler-se: A IES deve ser apresentada anualmente at ao 15. dia do stimo ms posterior data do Pg. 230 4. Onde se l: (art. 15. do Decreto-lei n. 67/97 ...76-A/2006) Deve ler-se: (art. 28. do Decreto-lei n. 10/2013, de 25 de janeiro). Pg. 242 alnea c): Onde se l: um ano; deve ler-se: trs meses; Alnea h): eliminar (foi revogada pelo DL 209/2012, de 19/9) Pg. 252 linha 16: Onde se l: pode efetuar-se at realizao do registo acrescentar: , mas se for verificada aps a apresentao do pedido no dirio, d lugar recusa (n.os 7 e 8 do art. 46.).

2
Pg.252 Acrescentar a seguir alnea g) o seguinte texto: h) Quando a entidade se encontrar em incumprimento quanto obrigao do registo da prestao de contas, sem prejuzo das excees previstas no n. 3 do art. 17., e no proceder ao referido registo durante o prazo fixado para o suprimento de deficincias. P 254 linha 17 Onde se l: art. 668. deve ler-se art. 615. Pg. 263 ltimas 3 linhas: Onde se l um ano deve ler-se seis meses; deve eliminar-se o resto do pargrafo (foi revogado), bem como tambm a nota de rodap com o n. 110. Pg 264 3. O 3. deve ser eliminado e substitudo pelo seguinte texto: Por cada processo de registo disponibilizada gratuitamente, pelo perodo de trs meses, a informao acima referida (n.o 6 do art. 75.). Pg 266 Acrescentar ao 1. que termina em lngua portuguesa (n. 4), o seguinte texto: Entretanto, a Portaria n. 285/2012, de 20 de setembro, veio alargar o leque de servios on-line, criando a certido permanente de registos e de documentos, arquivados na pasta eletrnica das entidades inscritas no registo comercial, bem como a certido permanente do pato social atualizado. A certido permanente de registo e de documentos reproduz, em suporte eletrnico e permanentemente atualizada, os registos respeitantes a entidades inscritas no registo comercial, a meno das apresentaes e pedidos de registo pendentes, bem como os documentos que serviram de base aos registos efetuados, com exceo do registo da prestao de contas (n. 1 do art. 2.). Por sua vez, a certido permanente do pato atualizado reproduz, em suporte eletrnico e permanentemente atualizada, o ltimo pato ou estatutos entregue por entidade inscrita no registo comercial, quando este esteja digitalizado e disponvel na respetiva pasta eletrnica (n. 2 do art. 2.).

3
A portaria prev, no entanto, no seu art. 3., certas restries ao seu mbito de aplicao. Assim, a disponibilizao da certido permanente de registo e de documentos s assegurada se sobre a entidade existirem registos requeridos e efetuados aps 1 de janeiro de 2011. Pelo que toca certido permanente de registo e de documentos, ela no disponibilizada se o nico registo efetuado aps aquela data for o da prestao de contas. Tambm os documentos associados ao registo da prestao de contas so exclusivamente disponibilizados pela certido de contas anuais, nos termos da Portaria n. 1416 -A/2006, de 19 de dezembro. O pedido de qualquer das certides reguladas na Portaria n. 285/2012 efetuado mediante indicao do nmero de identificao de pessoa coletiva da entidade a que respeita a mesma, atravs do stio na Internet com o endereo www.empresaonline.pt, ou verbalmente, em qualquer servio com competncia para a prtica de atos de registo comercial. Igual procedimento se aplica ao pedido de renovao da certido, mas, neste caso, mediante indicao do cdigo de acesso certido permanente (art. 4.). A identificao do requerente da certido permanente faz-se pela indicao do nome ou firma e do endereo de correio eletrnico, sem necessidade de utilizao de meios especiais de autenticao (art. 5.). Aps a solicitao do servio, disponibilizado ao requerente um cdigo de acesso que permite a visualizao da certido permanente a partir do momento em que seja confirmado o pagamento da taxa devida (n. 1 do art. 6.). A entrega, a qualquer entidade pblica ou privada, do cdigo de acesso certido permanente equivale, para todos os efeitos, entrega de uma certido do registo comercial, no sendo exigvel a entrega de certido de documentos em suporte papel (n. 2 do art. 6.). O servio certido permanente de documentos prestado mediante a subscrio de uma assinatura que pode ter a durao de um, dois, trs ou quatro anos (art. 7.). Pg 269 linha 5: onde se l art. 568. deve ler-se art. 467. linha 22 art. 685. art. 638.

Vous aimerez peut-être aussi