Vous êtes sur la page 1sur 5

A construo coletiva de uma proposta pedaggica para a Capoeira

Glucio Anacleto de Almeida ( Cuit)*

Apresentao O Programa Gente em Primeiro Lugar um trabalho da Fundao Cultural Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, que oferece oficinas artstico-culturais (Capoeira, Dana, Msica, Artes Visuais e Teatro) em mais de 60 bairros e 03 distritos de Juiz de Fora, cidade de cerca de 600 mil habitantes na Zona da Mata mineira. A faixa etria que atendemos est situada prioritariamente entre 06 e 14 anos, entretanto, nosso trabalho estende-se at os 22 anos. A nfase do trabalho est na formao integral do cidado e no apenas na busca por talentos ou na confeco de um produto. Coerente com a sua denominao, o Programa prioriza o aspecto humano e a sociabilidade. A FUNALFA atravs de sua superintendncia e a coordenao do programa acredita na transdisciplinaridade de saberes, atravs de uma postura consciente e critica do poder de unificao da cultura. O projeto busca o trabalho de formao e educao da arte / cultura / cidadania junto a profissionais capacitados no s nas reas especficas de atuao bem como sua relao entre formao e cidadania das crianas e adolescentes participantes das oficinas artsticos culturais. Dessa forma, nossos profissionais (coordenadores/articuladores), ao longo dos ltimos quatro anos passaram por uma intensiva formao pautada no estudo e reflexo de ferramentas possveis para embasar os objetivos do programa, tais como, criar e disponibilizar espaos em sua prtica diria, no planejamento e no desenvolvimento das aes para divulgar direitos e deveres do cidado e trabalhar, alm do conhecimento artstico cultural, a vivncia prtica de valores sociais e respeito a si e ao prximo. Quando iniciamos o trabalho em setembro de 2009, a equipe de Capoeira era composta por um Coordenador e dois Articuladores Culturais (denominao atribuda aos profissionais que atuam no Programa Gente em Primeiro Lugar) atuando em 13 comunidades. Em quatro anos a equipe cresceu substancialmente e hoje contamos com 06 Articuladores atuando em 25 bairros e nos 03 distritos.
*Mestre de Capoeira, Professor de Filosofia e Coordenador de rea do Programa Gente em Primeiro Lugar da Prefeitura de Juiz de Fora MG.

Desde o incio do trabalho, nosso foco manteve-se na discusso sobre os valores e aspectos fundamentais da prtica da Capoeira. Dessa maneira, mantivemos um distanciamento saudvel das concepes tcnicas individuais ou de escolas especficas e ao mesmo tempo nos dedicamos mais compreenso do que nos aproximava, do que daquelas diferenas que, se ressaltadas poderiam inviabilizar o objetivo principal do Programa que era possibilitar aos nossos alunos - vindos de diversos bairros da cidade e aprendizes orientados por profissionais de diferentes escolas experimentar o prazer de jogar Capoeira e aprender na convivncia com outros capoeiristas em diversos ambientes onde essa prtica acontece. Concebemos a Capoeira como construo coletiva, e acreditamos que sua riqueza est diretamente relacionada grande diversidade existente no meio e ao dilogo estabelecido intuitivamente nas rodas de Capoeira e no momento do jogo.

Metodologia: O processo que nossa equipe preconiza consiste na construo de dois valores fundamentais: Autonomia e Cidadania. A experincia adquirida nos primeiros anos de atividades do Programa Gente em Primeiro Lugar nos mostrou que o envolvimento dos alunos trona-se muito maior na medida em que so convidados a assumir o papel de protagonistas do processo e isso inclui o aprendizado dos toques dos instrumentos e os cnticos desde o princpio, concomitantemente com as atividades que visam o desenvolvimento do jogo. Toda a dinmica de nosso trabalho visa dotar os aprendizes dos conhecimentos fundamentais para a livre participao numa Roda de Capoeira, estimulando a percepo e o desenvolvimento de vrias aptides exigidas de um bom capoeirista. Essa metodologia proporciona uma riqueza de experincias e exige dos mesmos o senso crtico, de oportunidade, de cooperao, de adequao s regras, o conhecimento da Histria da Capoeira e de nossa Histria como um todo, o respeito s nossas tradies, alm de estimular o raciocnio, a iniciativa e a capacidade de trabalhar em grupo. A partir dessa construo que fazemos a ponte entre o microcosmo da Capoeira e as situaes cotidianas pelas quais temos de passar com serenidade e inteligncia. A prtica regular da Capoeira estimula habilidades fsicas e emocionais de fundamental importncia para o nosso dia-a-dia e quando nos conhecemos, tornamo-nos

mais seguros e mais aptos ao convvio social. Nossa metodologia utiliza principalmente a transmisso oral de conhecimentos e valores, uma valiosa ferramenta pedaggica e uma forma de reunir pessoas e estimular a convivncia durante as aulas. Esse ponto tem para ns uma importncia fundamental, porque atravs dele promovemos a escuta, o dilogo e as trocas de experincia. Vivemos tempos onde o distanciamento entre as pessoas a tnica das relaes que a cada dia tornam-se mais superficiais. A Capoeira uma excelente ferramenta para a integrao entre as pessoas. No pode ser praticada isoladamente e exige concentrao, ateno e cooperao por parte dos jogadores. Como no obedece a regras fixadas em regulamentos, exige que o capoeirista observe permanentemente o comportamento e as atitudes de seus companheiros para adaptar-se s circunstncias. Cada aula, cada treinamento, roda, ou jogo significa uma nova experincia, uma nova possibilidade de aprendizado, de convivncia. Trabalhamos com crianas e adolescentes que muitas vezes vm de ambientes violentos, famlias desestruturadas e baixo desempenho escolar. Esses fatores coexistem e no h como contorn-los sem escamotear a realidade. Acreditamos que nossa atribuio proporcionar aos mesmos, experincias prazerosas, mas tambm significativas, que para serem plenamente realizadas dependem de participao, empenho e interesse. Assim, temos a possibilidade de desenvolver em nossas atividades, a iniciativa e o desejo de melhorar o desempenho e o crescimento pessoal. Atitudes fundamentais, no somente para o sucesso na Capoeira, mas ainda mais importantes na vida, principalmente para aqueles que por diversos motivos carecem de exemplo e apoio familiar. O ambiente que procuramos criar durante as atividades de investigao, de descoberta, de compreenso, mas tambm de re-significao do que j foi aprendido atravs da criao de situaes-problema e do contato com as possibilidades levantadas pelos companheiros; mas tambm h a busca pela harmonia quando o assunto a musicalidade, o entrosamento na composio da bateria, o correto entendimento das palavras pronunciadas nas cantigas e a resposta efetiva do cro. A habilidade individual deve estar sempre a servio da realizao de um bom jogo e no como simples forma de promoo pessoal, assim como a observncia dos

corretos procedimentos de entrada e sada do jogo, o canto e a resposta em coro so primordiais para a realizao de uma Roda de Capoeira. Todos esses cdigos favorecem o entendimento de que assim como na Capoeira, a vida em sociedade tambm regida por leis e normas de conduta que devem ser observadas por todos, indistintamente, visando o equilbrio do coletivo. Entendemos que a criana um pequeno cidado, no meio cidado, portanto, deve desde cedo e durante todo o perodo de maturao, conhecer e ser um cumpridor de regras que favoream o convvio e o seu desenvolvimento saudvel.

Estrutura Fsica e Organizacional O Programa Gente em Primeiro Lugar atende nos mais diversos espaos dentro das comunidades, como Associaes de Moradores, SPM, Escolas Municipais e Estaduais, Espaos religiosos diversos, clubes, etc., sempre buscando parceria com a comunidade e prioritariamente nas comunidades onde no haja outras atividades semelhantes j sendo oferecidas. Como o trabalho desenvolvido em parceria com as entidades, pesa mais o desejo das comunidades de ter as oficinas, do que a estrutura oferecida. Em alguns locais as condies chegam a ser precrias, entretanto, buscamos solues para esses problemas enquanto desenvolvemos as atividades; esperamos pelas melhorias e trabalhamos para que elas aconteam, mas no deixamos de atender nenhuma comunidade que se mostre interessada em nosso trabalho. Um ponto importante a ser destacado foi a tranquilidade que tivemos em relao aos recursos materiais para as oficinas de Capoeira. Uniformes e instrumentos de qualidade sempre foram adquiridos segundo a demanda e de modo satisfatrio, isso faz uma grande diferena tanto em termos organizacionais - pela identificao dos participantes e seu sentido de pertencimento - como tambm influencia positivamente na parte didtica, permitindo o desenvolvimento da parte musical da Capoeira desde o incio do aprendizado. Houve por parte da Superintendncia da FUNALFA e da Coordenao Geral do Programa Gente em Primeiro Lugar a sensibilidade de oferecer os recursos necessrios para a realizao de um trabalho efetivo por parte da equipe de Capoeira. De posse dos materiais especficos da nossa atividade, pudemos desenvolver nossa

proposta de modo satisfatrio e alcanarmos os resultados positivos que ora podemos constatar: a participao de mais de 700 alunos em nossas oficinas, a realizao de trs grandes eventos reunindo todos os capoeiristas na Praa Cvica da UFJF, dezenas de apresentaes em Mostras Culturais, a criao de uma Orquestra de berimbaus com alunos oriundos das comunidades por ns atendidas e principalmente a perspectiva de termos num futuro prximo um grande nmero de capoeiristas habituados a uma prtica cultural saudvel, integradora e cidad.

Vous aimerez peut-être aussi