Vous êtes sur la page 1sur 36

Aula 01

- Apresentao da disciplina. - Entrega dos planos de ensino e discusso em sala de aula. - Introduo disciplina.

Introduo
Mquinas Trmicas Transformam energia trmica em energia mecnica til.

Classificao da mquinas trmicas Volumtricas Combusto Interna Mquinas Trmicas Combusto Externa Dinmicas Alternativas (motor a pisto) Rotativas (motor Wankel) Rotativas (turbina a gs) A reao (motor a jato)

Volumtricas (Motor de locomotiva a vapor) Dinmicas (Turbina de vapor)

Mquinas de combusto externa


O fludo motor no participa da combusto.

Mquinas de combusto interna


- So mquinas trmicas nas quais a energia qumica dos combustveis se transforma em trabalho mecnico.

Vantagens
Arranque rpido Trabalho em rotaes relativamente baixas Pequeno tamanho Fcil manuteno

Desvantagens
Limitao de potncia No utilizao de combustveis slidos Peso elevado para potncia Elevado nmero de peas Baixa eficincia

Podem ser classificadas em: 1. Quanto a propriedade do gs na admisso: ar (Diesel) mistura: ar + combustvel (Otto) 2. Quanto ignio: por centelha (ICE) - otto por compresso (ICO) - diesel 3. Quanto ao movimento do pisto: alternativo (Otto, Diesel) rotativo (Wankel, Quasiturbine) 4. Quanto ao ciclo de trabalho: 2 tempos 4 tempos

5. Quanto ao nmero de cilindros: monocilndricos policilndricos 6. Quanto disposio dos cilindros: em linha opostos (boxer) em V em estrela (radial) (vdeo) 7. Quanto utilizao: estacionrios: geradores, mq. de solda, bombas; industriais: tratores, guindastes, compressores de ar; veiculares: caminhes e nibus; martimos: barcos e mquinas de uso naval.

Princpio de funcionamento do motor


Definies: PMS ponto morto superior PMI ponto morto inferior C - Curso distncia percorrida pelo pisto entre PMI e PMS. D - Dimetro

Caracterstica do motor DxC [mm]. C/D - Relao curso/dimetro. o Quadrado C=D o Super quadrado C<D maior espao para vlvulas, maior perdas por compresso, cmaras grandes no queimam bem, menor altura do motor (cg baixo).

MOTORES QUADRADOS, SUBQUADRADOS E SUPERQUADRADOS.


O expediente de usar o mesmo bloco em motores de diversas cilindradas bastante comum. Como exemplo, a GM trabalhava com a Famlia 1 (Corsa, de 1,0, 1,4 e 1,6 litro, sendo o 1,4 destinado apenas exportao) e a Famlia 2 (que comeou com o Monza 1,6 e hoje inclui verses 1,8, 2,0, 2,2 e 2,4, este no S10 e Blazer). distncia entre os centros dos cilindros a mesma dentro de cada famlia, ainda que o dimetro dos cilindros e o curso dos pistes sejam modificados. No caso da Fiat o aproveitamento ainda maior: do 1,0 ao 1,5 litros, passando pelas extintas verses de 1,05 e 1,3 litros, a linha Fiasa (motor nacional que equipou as linhas 147 e Uno, permanecendo no Mille, Palio Young e Fiorino), o dimetro dos cilindros o mesmo para todos, 76 mm. Fica fcil perceber que, para ganhar cerca de 50% em cilindrada, do menor ao maior, o curso dos pistes precisa crescer bastante: vai de 54,8 mm (no 1,0) a 82,5 mm (no 1,5, que no deve ser confundido com o motor Sevel argentino de mesma cilindrada). Em consequncia, o Fiasa 1,0 um motor superquadrado, ou de curso curto, e o 1,5 um subquadrado ou de curso longo. O que isso implica?

Motores de curso longo tendem a obter funcionamento suave; bom torque em baixas rotaes; combusto mais completa, pois o percurso da frente de chama no momento da queima menor e as perdas de calor diminuem com benefcios ao consumo e emisses de poluentes. No entanto, se o comprimento das bielas no for adequado ao longo curso, o motor pode conseguir relao r/l desfavorvel, o que resulta em vibraes e aspereza. Esse inconveniente era claro nos primeiros Fiasas 1,5, mas foi bastante reduzido quando de sua adoo no Palio. Motor de curso curto ou superquadrado, a soluo preferida em propulsores esportivos. Permite um motor mais baixo; virabrequim mais leve e compacto; bielas mais curtas e leves; mais espao para as vlvulas na cmara de combusto (pois os cilindros devem ter maior dimetro para chegar mesma cilindrada); alm de menor velocidade mdia dos pistes. Disso, resulta maior potncia em altos regimes, facilidade para subir de giros, suavidade de funcionamento em altas rotaes e tendncia a maior durabilidade nessas condies de uso. Compromisso intermedirio pode ser obtido com dimetro e curso iguais ou equivalentes, no chamado motor quadrado: o caso dos 2,0-litros a gasolina da GM, da Peugeot/Citron e tambm do motor diesel Mazda que equipa a Tracker e Grand Vitara: todos possuem exatos 86 mm em ambas as medidas. O aumento de cilindrada a partir do mesmo bloco pode ser efetuado, mas muitos componentes tero de serem substitudos ou modificados, como virabrequim, bielas e -- em alguns casos -- pistes e vlvulas. O fabricante pode tambm ter efetuado alteraes no comando de vlvulas, crter e outros elementos, sem falar nos sistemas de injeo e ignio ( MOTORES DE COMBUSTO INTERNA - PROF. DURVAL PIZA DE OLIVEIRA JUNIOR). V Cilindrada Volume varrido pelo pisto. V = n*C*(*D2/4). VCC Volume da cmara de combusto. - Taxa de compresso = VPMI/VPMS= (V varrido + VCC)/ VCC. Gasolina 8:1 a 11:1(para sobre alimentados, menor e para lcool, maior). A taxa de compresso final maior do que a calculada devido ao aumento de presso por aquecimento da compresso politrpica de n= 1,4 Motor a Ignio por centelha (ICE- internal Combustion engine) Tipo mais comum tem sua ignio por centelha (fasca dentro da cmara de combusto).

Na sequncia: Admisso, compresso, expanso e descarga. Ver vdeo: (SATC\Mq. Comb. Interna\animao Funcionamento motor 4 tempos internamente.mp4)

Diagrama de distribuio.

- atraso do fechamento da admisso, aproveita a inrcia do ar; - adiantamento da centelha a exploso se inicia na descida; - adiantamento na abertura de descarga, permite uma sada mais fcil dos gases de queima e reduz a presso na subida; - retardo no fechamento da descarga

Motor de ignio por compresso (ICO- internal Compreesion Combustion engine)

Ver Video: (SATC\Mq. Comb. Interna\Motor de Navio - maravilhas modernas DIESEL.mp4 )

Motor 2 tempos.

Vdeo Motor 2 tempos (motor 2 tempos - 2)

Motores Rotativos
Motor Rotativo Wankel.

A - Incio da admisso; B - Admisso; C - Incio da compresso; D - Mxima compresso e combusto; E Incio da expanso; F - Expanso; G Incio do escapamento; H - Fim de escapamento. Vdeo Wankel (2min)

Turbina a gs
O seu princpio de funcionamento est baseado no ciclo termodinmico criado em 1873 por Brayton . Seus componentes bsicos esto indicados na figura.

Vdeo Turbina a Gs

Evoluo do Motor
- Maior evoluo Emisso de poluentes: 1% do valor de 30 anos atrs.

ICE
- At os anos 50 baixa confiabilidade Carburador entupia e desregulava Ignio Deixava de funcionar leo degradava Sistema de refrigerao deficiente. - Motor Standard (sobrevivente) em linha com refrigerao a gua. - Aps anos 70 comeou o desenvolvimento devido a crise do petrleo e os problemas ambientais (EUA).

Taxa de compresso
- Problema com o chumbo Afeta o desempenho do catalizador. Era usado para aumentar a octanagem e o rendimento. - Na ltima dcada os sofisticados sistemas eletrnicos que gerem os motores aliados a novos conceitos de combusto (injeo direta e carga estratificada) permitiram o aumento da taxa de compresso (para valores prximos de 11) sem o correspondente aumento do IO das gasolinas, estes novos motores apresentam ainda reduzida emisses de poluentes e baixos consumos. Relao C/D - Reduziu 1 (unitrio) (quadrado) Aumenta a velocidade (rotao do motor sem aumentar a velocidade do pisto). Maior rea =F.V Aumento da potncia Vlvulas maiores, maior admisso de ar. - Abaixo da unidade apresenta problemas de combusto (incompleta emisses) e transferncia de calor.

Relao Peso/Potncia
Tem diminudo Ligas leves Otimizao no dimensionamento

Cilindrada (V) - Na europa no incio eram de 500 a 700cc depois subiu e em funo da crise do petrleo voltou a reduzir ficado entre 1400 a 1600cc (mais vendidos hoje). - EUA no inicio eram de 4 a 5 litros com consumos como 2,5 km/l. devido a crise do petrleo hoje existe uma norma que os carros devem ter um consumo na ordem de 11,5 km/l e multas para consumos maiores 10km/litro. Mistura ar-gasolina - carburador aspirado desde anos 90, 100% dos motores (pases desenvolvidos) com injeo eletrnica (ndia e Turquia continuaram usando carburador).

Outros
- convencional turbo multivlvulas (perda de suavidade em baixa rotao, ganhos em alta rotao (permite reduzir a cilindrada) Futuro Injeo direta melhor controle da combusto Variao na abertura de vlvulas. Variao na taxa de compresso.

ICO
- Menos poluente mas mais difcil de controlar fumos e NOx exigindo mais investimentos. Relao C/D

- Levemente superior a 1 (unitrio) Aumento de velocidade (maior potncia) e aumento da gama de utilizaes. -Sobrealimentao + novos sistemas de injeo aumentaram a suavidade e reduziram o rudo melhorando o desempenho acima de carros a gasolina de mesma cilindrada. Motores acima de 2000kW no tem evoludo na mesma velocidade pois sempre tiveram rendimentos muito elevados mas a legislao ambiental obrigou evoluo nesta rea.

Cmaras de combusto
- injeo direta (sobre o pisto) eliminao da pr-cmara turbulncia 20% de aumento na economia. - Uso de 4 vlvulas por cilindro - reduo da taxa de compresso (>20:1).

Sistemas de Injeo
- Grande avano nos sistemas de injeo. - Injeo direta com presses elevadas (2000bar).

Catalisadores de partculas
Esto evoluindo rapidamente para eliminar o NOx (oxido de azoto) e as partculas (filtro).

Outras reas
- Motores adiabticos reduo de pesquisas (temperatura muito alta). - melhora da mistura em baixas rotaes. - evoluo nos turbo compressores.

Videos Motor Motor Motor Motor Ciclo Otto Ciclo Diesel Quatro Tempos Dois Tempos

AULA 02
TPICOS DE ERMODINMICA
Definies importantes Sistema: Quantidade de matria ou regio do espao fixa ou mvel, sobre a qual vamos fixar a nossa ateno para estudo. Meio: o que resta do universo excluindo-se o sistema. Fronteira: Superfcie real ou imaginria, fixa ou mvel, que separa o sistema do meio. Estado: a condio em que se encontra o sistema, definido pelas suas propriedades. Propriedades: So grandezas direta ou indiretamente mensurveis que definem a condio em que se encontra o sistema. Podem ser de dois tipos: Extensivas So aquelas que dependem da massa do sistema. Ex: massa, volume, energia cintica. Intensivas Independem da massa do sistema, temperatura, presso, todas as propriedades extensivas por unidade de massa.

Proc esso: a maneira pela qual o sistema muda de estado. Processos tpicos: Isotrmico (temperatura constante); Isocrica (volume constante); Isobrico (presso constante); Adiabtico (sem trocas de calor); Isentrpico (entropia constante); Reversvel (pode ser invertido perfeitamente sem deixar vestgios no meio). Equao de estado (gs perfeito): como o prprio nome diz, uma equao que representa um estado do sistema, sendo uma relao entre as propriedades de estado, a saber, presso, volume e temperatura (p, V e T).

Ex: equao de Clapeyron

onde: p - presso absoluta do gs [Pa]; V - volume de gs [m3]; m - massa de gs [kg]; R - constante do gs [N.m/kg.K]; T - temperatura absoluta do gs [K]; Para sistema fechado:

Para processo adiabtico:

Onde: - constante adiabtica ou ( ) ; Onde: cv - calor especfico a volume constante; cp - calor especfico presso constante; ar = 1,4 . ; ( ) ;

Trabalho: Forma de energia em trnsito, que o produto da projeo da fora sobre o deslocamento, pelo prprio deslocamento. Conveno de sinais - sistema sobre o meio W > 0 - meio sobre o sistema W < 0

Calor: Forma de energia em trnsito, que ocorre devido a uma diferena de temperatura. Conveno de sinais - sistema para o meio Q<0

- meio para o sistema

Q>0

Energia total: uma propriedade atribuda ao sistema, constituda por: Energia cintica Energia interna U = energia trmica Energia potencial

PRIMEIRO PRINCPIO DA TERMODINMICA Q - W = E2 - E1


Para sistema fechado: ( ) ( )

* para um sistema fechado, as variaes de energia potencial e energia cintica, so desprezveis, logo:

TRABALHO NO DIAGRAMA p x V

A rea abaixo da curva representa o trabalho trocado com o meio.

CALOR NO DIAGRAMA T x S

A rea abaixo da curva representa o calor trocado com o meio. SEGUNDO PRINCPIO DA TERMODINMICA Para que um sistema, que realize um ciclo, produza trabalho til, h necessidade de que o sistema troque calor com duas fontes, sendo uma fonte quente e a outra uma fonte fria. Ciclo: uma sequncia de processos, onde o estado final coincide

com o estado inicial.

Rendimento trmico do ciclo (t)

Rendimentos dos Ciclos tericos


Da primeira lei da termodinmica temos

Para de produzir trabalho necessrio trocar calor entre duas fontes de calor, uma fonte quente e uma fria. Assim temos a definio de rendimento, , ou seja:

Para ciclos reversveis. O trabalho til dado por , Logo, o rendimento pode ser expresso na forma:

Os motores podem ser divididos em: - Motores a exploso (gasolina, lcool, gs) ou ignio por fasca; - motores a combusto (Diesel) ou ignio por compresso. O primeiro funciona pelo ciclo Otto e o Segundo pelo ciclo Diesel.

Hipteses simplificadoras: 1. O fluido de ativo apenas ar; 2. O ar se comporta como um gs perfeito; 3. O sistema ser considerado fechado, no havendo admisso nem escapamento; 4. Os processos de compresso e expanso sero considerados isentrpicos; 5. Em substituio combusto, teremos fornecimento de calor, feito por uma fonte quente externa, sendo no ciclo otto padro-ar a volume constante e no ciclo diesel padro-ar a presso constante; 6. Em substituio ao escapamento, teremos retirada de calor, feita por uma fonte fria externa, sempre a volume constante. Ciclo Terico a Volume constante (Otto)

Transformaes Termodinmicas . 1-2. Adiabtica (isentrpica). O fluido comprimido pela realizao de trabalho , definido pela rea (1-2-5-6-1) do diagrama p-V. 2-3. Isocrica. Exploso instantnea da mistura ar-combustvel, na posio de PMS. A quantidade de calor fornecida (rea abaixo da linha 2-3 no diagrama T-S) definida como . 3-4. Adiabtica (Isentrpica). O fludo expandido, Realizando o Trabalho , definido pela rea (4-3-5-6-4) do diagrama p-V. 4-1. Isocrica. Corresponde a perda de calor explicitada no diagrama T-S abaixo da linha 4-1. O calor perdido definido por . Faltou representar o ciclo de lavagem do motor, substituio dos gases queimados por novo.

A massa da mistura :

Onde e ou VV = Volume varrido (cm - cilindrada); C = Curso (cm); D = Diametro (cm). E o rendimento fica:

sendo:

Definindo

(taxa de compresso), e

resulta:

( )
Temos

e como logo

( )

( )

Assim, verificamos que o rendimento do ciclo Otto s depende da taxa de compresso, aumentando com esta. Porm no se pode aumentar a presso alm de um valor devido ocorrncia de detonao, este valor para a gasolina 12 e pode chegar a 15 para combustveis especiais.

Aumentando a taxa de compresso de 12 para 13 o rendimento aumenta 2%, decaindo para valores maiores. Embora pela equao o rendimento s

dependa da taxa de compresso em caso de cargas parciais (reduo da presso de entrada reduo da mistura explosiva) reduz o rendimento.

Ciclo de carga Parcial no motor de injeo direta. Admite a mesma quantidade de ar, mas, a quantidade de combustvel menor (mistura mais pobre). Para esse caso o rendimento tambm somente uma funo da taxa de compresso, no depende da carga ou da riqueza da mistura.

Fig. Ciclo Otto (linha interrompida carga parcial)

Ciclo a carga Parcial e mistura Estequiomtrica.

Fig. Ciclo Otto em carga Parcial.

Nesse caso o rendimento dado por:

Onde ( ) uma constante (supondo que a mistura sempre estequiomtrica) e a relao entre as presses atmosfrica e de admisso. E a relao entre o trabalho produzido o mximo possvel dado por:

Ciclo Terico a Presso Constante (Diesel) Diferencia-se pelo fato de o calor ser fornecida a presso constante. Outra diferena consiste na taxa de compresso que maior que no ciclo Otto. A taxa tem de ser elevada para que no final da compresso a temperatura seja tal que permita a combusto do combustvel injetado.

Transformaes: 1-2. Adiabtica (isentrpica). Compresso do ar, fornecendo-se o trabalho , que aumenta a energia interna (rea debaixo da linha 1-2 do diagrama p-V). 2-3. Isobrica. O combustvel injetado e queimado durante o aumento de volume (combusto no instantnea), seguindo um processo de fornecimento de calor a presso constante . 3-4. Adiabtica. O fludo expandido realizando o trabalho custa da sua energia interna, definido pela rea limitada superiormente pela linha 3-4, do diagrama p-V. 4-1. Isocrica. Corresponde perda de calor .

Para calcular o rendimento deste ciclo necessrio considerar a quantidade de calor que se fornece a presso constante, denominada relao de combusto a presso constante, , que uma relao entre volumes.

O rendimento do ciclo ser:

Da definio de e sabendo que

( )

( )

pois

temos:

O rendimento do ciclo diesel depende no somente da taxa de compresso, mas tambm de . Na realidade representa a quantidade de combustvel injetado, pelo que o rendimento do ciclo Diesel depende da carga do motor. Como o rendimento diminui com o aumento de , o aumento de carga reduzir o seu rendimento. Em carga nula ( =1) este ciclo apresenta o mesmo rendimento que o de Otto com a mesma taxa de compresso. A reduo de carga melhora o rendimento no ciclo Diesel e piora no ciclo Otto.

Ciclo Real

Fig. Ciclo Real

Principais diferenas entre o ciclo terico e o real. A Transferncia de calor durante a combusto e expanso; B Combusto no instantnea; C - abertura da vlvula de escape; D perdas de carga atravs das vlvulas de admisso e escape. Ciclo misto (Sabath) - Pretende representar melhor os motores de ignio por fasca e ignio espontnea.

Aula 03 Parmetros de Funcionamento


Fatores importantes de um motor
1. 2. 3. 4. 5. Desempenho; Custo do motor e facilidade de instalao; Consumo do combustvel (e seu custo); Rudo, vibrao e emisso de poluentes; Fiabilidade, durabilidade, manuteno e seus custos.

Parmetros bsicos dos motores.


Um motor especificado pelo torque (conjugado) e pela potncia, mximos. Torque o trabalho produzido e potncia a taxa com que este trabalho entregue .

Torque, Potncia, Rendimento e Consumo Especfico. Torque Como mostra a figura abaixo, o conjunto pisto-biela-manivela, faz aparecer um momento instantneo (Ta) no eixo do motor, causado pela fora tangencial (Ftan). Embora o raio da manivela seja constante, esse momento varia com o ngulo . Com o funcionamento do motor a uma dada rotao se obtm um momento mdio positivo que ser popularmente chamado apenas de torque, (T) [N.m]. FT Fb Fora Total; Fora na biela;

Ftan Fora tangencial; T Torque instantneo.

Potncia Potncia Trmica, , o calor fornecido por unidade de tempo pela queima do combustvel; onde:

- o poder calorfico inferior do combustvel, ou seja, energia por unidade de massa [J/g]; - a vazo em massa de combustvel que o motor consome [g/s].

Potncia indicada, , a potncia desenvolvida na cabea dos pistes; Potncia de atrito, motor; Potncia efetiva, , a potncia consumida pelas resistncias internas do , a potncia medida no eixo do motor: () .

Relao entre potncia e torque,

Rendimento Total Consumo especfico Relacionando o rendimento total com o consumo especfico temos:

Exemplo: Um Carro a 90km/h (consumo ~de 16,7 km/l), necessita de 13,5kW no volante. A energia de combusto se divide em: 46% 21% 9% 24% h nos gases de escamento; transferncia de calor; perdas mecnicas; trabalho no volante (13,5kW).

Dos 24% (13,5kW) 8,3kW 4,3kW 0,9kW Aerodinmica arrasto; Rolamento (asfalto); Transmisso.

Parmetros Geomtricos Taxa de compresso

Relao Dimetro/Curso

Relao Biela-Raio da manivela

Onde Volume acima do pisto em funo do ngulo da manivela Da fig. Temos:

[ A rea dada por:

)]

[( E a velocidade instantnea por: [ Onde Em que N rotaes por segundo [rps].

)]

Velocidades tpicas para motores ; ; .

Outros Parmetros
Relao Ar/Combustvel Relao Combustvel/ar

Excesso de ar Riqueza

Normalmente, os motores a gasolina trabalham com mistura estequiomtrica (motores de injeo direta e a gs podem trabalhar com mistura pobre), os motores a diesel trabalham com excesso de ar ( > 1,1).

Influncia do tipo de mistura no comportamento do motor. - Mistura muito rica (Limite rico) O excesso de combustvel dificulta a propagao da chama, provocando uma instabilidade na rotao do motor. Provoca tambm um

resfriamento da cmara de combusto e em consequncia disso a extino da chama, impedindo o motor de funcionar. (motor afogado). - Mistura de mxima potncia uma mistura levemente rica, que na condio de plena carga do motor produz a mxima potncia (consumo de todo o ar). - Mistura econmica uma mistura levemente pobre, que devido ao excesso de ar permite a queima completa do combustvel. Nesta condio o motor pode produzir o mnimo consumo especfico (consumo de todo o combustvel).

- Mistura muito pobre (Limite pobre) Devido ao excesso de ar, a chama se torna excessivamente lenta, mantendo a combusto durante grande parte da expanso, provocando o superaquecimento da cmara de combusto. Esta condio pode provocar a fuso da cabea do pisto. Exemplo Gasolina C8H18 C8H18 + 12,5.O2 + 47.N2 8.CO2 + 9.H2O + 47.N2 Combustvel 8x12 + 18x1 = 114 Ar 12,5.16.2 + 47.14.2 = 1716 A/F = 1716/114 = 15

Grandezas importantes
- Presso Media efetiva permite comparar motores diferentes (trabalho por unidade de volume varrido do motor). Podem-se comparar assim motores de cilindradas diferentes.

- Velocidade mdia do pisto - Condiciona a velocidade de entradas dos gases.

- Potncia especfica por rea valor normal para um motor atual de 25kW/dm2 n nmeros de cilindros Ap rea projetada de um pisto ( Nt nmero de tempos do motor Comparao entre Motores - Teoria da semelhana (anlise dimensional). Anexo para distribuir. )

Rendimentos e eficincias - Rendimento de Combusto eficincia da combusto.

- Rendimento Adiabtico perdas de calor por transferncia.

- Rendimento Terico Diagrama terico do ciclo.

- Rendimento Relativo s propriedades dos fludos perdas pela hiptese de gs ideal

- Rendimento Inerente Ciclo indicado menos a bombagem

- Eficincia de Bombagem indica o trabalho perdido para admisso do ar.

- Rendimento Mecnico perdas por atrito no deslocamento do sistema pistobiela-volante

- Rendimento Total o produto de todos os rendimentos vistos.

No rendimento indicado esto todas as perdas que transformam o ciclo terico em indicado. - Eficincia volumtrica - Pode ser maior que um (01) ao contrrio dos itens anteriores. No est includa no rendimento total do motor, embora ela condicione as suas condies. Uma maior eficincia volumtrica indica uma maior admisso de ar e por consequente de combustvel e, portanto, calor. o que entra no motor dividido pelo que cabe.

Formula da potncia efetiva

Exerccio:

Da equao acima conclumos que para aumentar a potncia, devemos fazer o qu?

1. 2. 3. 4. 5.

Aumento da rea dos pistes; Aumento da velocidade mdia dos pistes; Melhoria dos rendimentos; Aumento da massa de ar (compresso ou resfriamento); Passar de 4 para 2 tempos;

6. Mudar o combustvel aumentando a relao

Ciclo Indicado

AVA Abertura da vlvula de admisso; FVE fechamento da vlvula de escape; FVA fechamento da vlvula de admisso; AVE abertura da vlvula de escape;

O ciclo indicado provm da medida das presses dentro da cmara de combusto durante o ciclo de trabalho de um motor de combusto interna. A rea de um ciclo em coordenadas p-V representa o trabalho indicado, ou seja, o trabalho fornecido ao pisto no ciclo do motor.

- Presso mdia indicada e de atrito

Curvas Caractersticas do Motor

Curva do Torque
O conjugado (torque) proporcional a quantidade de ar que entra. A baixa velocidade as perdas na entrada do ar so grandes gerando baixos torques, a medida que a velocidade aumenta os efeitos dinmicos do ar permitem a entrada de um volume de ar maior de forma que o torque se eleva at o valor mximo. A partir da as perdas de cargas devido a velocidade do ar comeam a ter um efeito contrrio aliado ao aumento do atrito nas partes mecnicas devido, tambm ao aumento de velocidade. Os motores de ciclo Diesel trabalham a baixa velocidade e por isso no tem estes efeitos to pronunciados.

Curva de Potncia

Como a potncia dada por P = F.V, sua curva ser funo da de torque. Com o aumento da velocidade a curva de potncia acompanha a do torque chegando at o ponto de torque mximo (rapidamente) a partir da cresce um pouco mais em funo do aumento da velocidade at seu ponto de mxima. Desde ponto em diante a reduo do torque maior que o aumento da velocidade gerando um decrscimo na potncia. No motor Diesel lento a potncia quase proporcional a velocidade (torque constante). A diferena entre torque e potncia que a potencia proporcional a massa de ar que entra por cada ciclo e a potncia pelo total de ar no tempo.

Curva do Consumo Especfico


No tem nenhuma relao com as anteriores. O mnimo normalmente est entre os mximos das curvas de torque e potncia. Pode aparecer abaixo da velocidade de torque mximo. baixas velocidades as perdas trmicas so grandes e a altas velocidades as perdas por atrito so grandes gerando consumos elevados. Para misturas pobres o consumo baixo e para misturas ricas o torque elevado.

Diagrama de Desempenho

Para ambos os casos o desempenho maior se d a mdia velocidade e para cargas prximas da mxima. - Fatores de correo para Potncia e Eficincia Volumtrica. A comparao de motores devem ser feitas a condies padronizadas Potncia efetiva Standard

Ppd = presso atmosfrica padro (98,2kpa); Patm = presso atmosfrica medida (kpa); Pvap = presso parcial de vapor atmosfrico medido (kpa); Tpd = temperatura padro (302,55K); Tatm = temperatura ambiente medida (K). O fator de correo para eficincia volumtrica :

- Carga Parcial

Motor em vazio todo o trabalho indicado para vencer o atrito devido ao aumento de velocidade. Meia carga (1/4 da borboleta aberta) para baixas rotaes no faz muita diferena, porm para altas rotaes o torque cai devido as perdas de presso geradas pelo estrangulamento e a menor alimentao do motor. - Estabilidade do Motor

Para manter um carro em velocidade constante o motor tem de produzir um torque igual ao conjugado resistente devido ao arrasto e as perdas mecnicas. Se o torque for superior o carro aumenta a velocidade at atingir um novo equilbrio. Se o acelerador for mantido igual e houver um aclive ou um declive o carro se ajustar a nova situao. Na figura duas curvas de torque demonstram que no caso do carro a gasolina se houver uma variao do conjugado resistente, a variao da velocidade ser menor. Alguns carros possuem sistemas que variam a borboleta para manter a velocidade constante

Desempenho dos veculos em funo do torque e da potncia Grande torque grandes aceleraes Grande potncia maior velocidade final. Na caixa de mudanas temos que nas rodas ser: e a acelerao

TM - Torque do motor TR Torque resistente IInrcia A velocidade mxima do veculo limitada pelo valor da potncia absorvida pela aerodinmica do veculo adicionada as suas perdas mecnicas. Em relao ao consumo em velocidade constante, a massa do veculo no significativa, a aerodinmica e o atrito das rodas com o asfalto so importantes mas, o principal o rendimento total e da transmisso. Em circuito urbano, o fator mais importante no consumo a massa do veculo. Importante em trajetos pequenos o tempo de aquecimento do veculo.

Motor a 2 tempos
Taxa de compresso retida e geomtrica.

EXERCCIOS
1 Calcular a velocidade instantnea do mbolo de um motor de ignio por centelha, que tem uma biela de 80 mm e o raio da manivela de 25 mm, quando operando a 4500 rpm e = 45. 2 Determinar qual o ngulo correspondente a velocidade mxima do mbolo de um motor de ignio por centelha, que tem uma biela de 80 mm e o raio da manivela de 25 mm, quando operando a 5000 rpm. 3 Calcular a acelerao do mbolo de um motor de ignio por centelha, que tem uma biela de 85 mm e o raio da manivela de 25 mm, quando operando a 4000 rpm e = 30o. 4 - Calcular a velocidade mdia do mbolo de um motor de ignio por centelha, que tem uma biela de 85 mm e o raio da manivela de 25 mm, quando operando a 6000 rpm. 5 Calcular o momento de fora de um motor de ignio por centelha, uma biela de 80 mm e o raio da manivela de 25 mm, quando operando a 5500 rpm e = 45o. Nest a condio a fora atuante no mbolo de 580 kgf. 6 Calcular o momento de fora de um motor de combusto interna rodando a 4000 rpm quando = 45 graus. So dados: Comprimento da biela = 80 mm; dimetro do mbolo = 70

mm; razo de compresso 8,5:1; raio da manivela = 35 mm; massa das partes alternadas = 1,0 kg.

Vous aimerez peut-être aussi