Vous êtes sur la page 1sur 9

SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONCURSO PBLICO PARA TCNICO-ADMINISTRATIVOS

EDITAL N 64/2010-GR

PROVA ESCRITA PARA O CARGO DE

ASSISTENTE EM ADMINISTRAO
- Cdigos 201, 203, 206, 208, 213 -

INFORMAES AO CANDIDATO
1. Escreva seu nome e nmero de CPF, de forma legvel, nos locais abaixo indicados:

Nome: __________________________________________________________ N CPF: ________________________ 2. Verifique se o CARGO, colocado acima, o mesmo constante da sua FOLHA RESPOSTA; qualquer divergncia, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo CARGO seja igual ao constante da sua FOLHA RESPOSTA. A FOLHA RESPOSTA tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Essa FOLHA RESPOSTA no poder ser substituda, portanto no a rasure nem a amasse. DURAO DA PROVA: 3h, includo o tempo para o preenchimento da FOLHA RESPOSTA. Na prova h 40 questes, sendo 10 (dez) questes de Lngua Portuguesa e 30 (trinta) questes de Conhecimentos Especficos, apresentadas no formado de mltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma corresponde resposta correta. Na FOLHA RESPOSTA, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica transparente (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.), chapu, bon ou similares, e culos escuros. Por motivo de segurana, poder ser copiado o seu GABARITO, somente no verso do seu CARTO DE INSCRIO, e depois de decorrida duas horas do incio da prova. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida duas horas do incio da prova. A no observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com a FOLHA RESPOSTA, ao Fiscal de Sala. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala de prova e somente podero sair juntos do recinto, aps a aposio em Ata de suas respectivas identificaes e assinaturas.

3. 4. 5.

6.

7. 8. 9.

10. 11. 12. 13.

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA TEXTO 1 serve de base para as questes de 1 a 5. O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial est concentrada num objeto e no no ser humano. A tecnologia e a prpria cincia no respeitaram os valores ticos e, por isso, no tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivncia. Para o sentido mesmo da existncia. Na prpria poltica, o que contou no ps-guerra foi o xito econmico e, muito pouco, a justia social e o culto verdadeira imagem do homem. Fomos vtimas da ganncia e da mquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autntico da confiana, da f e do amor. As mquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperana. E foi o caos.
(ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, p.10. Adaptado.)

01.

O ncleo temtico do texto est centrado: a) b) c) d) e) no protesto contra a racionalidade tcnica desumanizante. nas escolhas lexicais elogiosas ao progresso da tcnica. nos recorrentes exemplos que lembram a Segunda Guerra. nas conquistas do homem e de suas mquinas inteligentes. na defesa da tcnica que alimentou e fez crescer a economia.

02.

A tecnologia e a prpria cincia no respeitaram os valores ticos e, por isso, no tiveram respeito algum para o humanismo. Com a relao de causa e efeito, expressa neste fragmento, o autor pretende mostrar: a) b) c) d) e) a submisso do homem ao poder da cincia. a difuso da cincia atravs da tecnologia. a estreita ligao entre tica e humanismo. o respeito da cincia pelos valores ticos. o progresso da tecnologia e da cincia.

03.

Assinale a alternativa em que h correspondncia entre o termo grifado e a relao indicada ao lado. a) b) c) d) e) ...foi o xito econmico e, muito pouco, a justia social. explicao. Para o sentido mesmo da existncia. hiptese. ...por isso no tiveram respeito algum para o humanismo. oposio. ...E, assim, perdemos o sentido autntico da confiana concluso. ...plantinha sempre tenra da esperana. alternncia.

04.

Analise as proposies abaixo que tratam sobre PONTUAO: I. As vrgulas separando a locuo por isso (linha 3) ajudam o leitor a fazer a retomada das idias j enunciadas. II. Em respeito norma culta, o ponto aps convivncia (linha 3) deveria ser substitudo por dois pontos. III. O emprego das vrgulas, para isolar o termo assim (linha 7), infringiu um aspecto da Gramtica Normativa. IV. A depender do contexto, a vrgula pode substituir o ponto, sem prejuzo de sentido, como em Para a convivncia. (linha 3). V. Uma das funes da vrgula separar termos coordenados, como em da confiana, da f e do amor (linha 3). Esto corretas, apenas: a) b) c) d) e) II, III e IV. I, II e III. I, IV e V. II, IV e V. III, IV e V.

05.

Evaristo Arns inicia o texto retomando uma frase do filsofo Hobbes: O homem se tornou lobo para o homem. A este recurso, atribui-se a denominao de: a) b) c) d) e) Metfora. Intertexto. Pleonasmo. Metalinguagem. Prosopopia.

www.pciconcursos.com.br

TEXTO 2 serve de base para as questes 6, 7 e 8.

06.

O dilogo entre a temtica do Texto 1 e a do Texto 2 pode ser identificado a partir da crtica: a) b) c) d) e) propagao de valores e crenas pags, contrrios aos que so recomendados pela igreja. autonomia do homem diante dos princpios econmicos do paradigma neoliberal. aos meios de comunicao de massa, instrumentos que conduzem os jovens alienao. ao predomnio da afetividade, que torna o homem vulnervel diante dos desafios da vida. atitude contraditria do homem, cujas aes afetam o equilbrio e geram desarmonia.

07.

Sobre os recursos lingsticos usados na charge, correto afirmar que: a) b) c) d) e) a ironia se manifesta nas ilustraes, e no na linguagem verbal. como todas as informaes esto explcitas, no preciso inferncia. as aspas (ltimo balo) podem ser retiradas, sem prejuzo de sentido. a duplicidade de sentido est concentrada nos verbos da primeira fala. a ironia permeia todo o texto, porm s se define no ltimo balo.

08.

Analise as proposies que se referem regncia culta escrita. I. Em consomem seus recursos, se a forma verbal consomem for substituda por gostem, no haver alterao na regncia. II. Em Eles sujam a gua, o complemento um objeto direto. No existe preposio, por isso, no exigida a crase. III. No fragmento podem cuidar da sade, a locuo verbal exige um complemento preposicionado em face da regncia transitiva indireta. IV. Em eu entendi a questo, se a forma verbal fosse respondi, o complemento seria preposicionado, mas no haveria crase. V. No enunciado eles vivem melhor, temos um verbo intransitivo, acompanhado por uma circunstncia de modo. Esto corretas, apenas: a) b) c) d) e) II, III e V. I, II e III. I, III e V. II, III e IV. III, IV e V.

www.pciconcursos.com.br

TEXTO 3 serve de base para as questes 9 e 10. EU ETIQUETA Em minha cala est grudado um nome Que no meu de batismo ou de cartrio. (...) Minhas meias falam de produtos que nunca experimentei (...) Desde a cabea ao bico dos sapatos So mensagens, letras falantes, gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidncias (...) E fazem de mim homem-anncio itinerante, Escravo da matria anunciada.
(Carlos Drummond de Andrade. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984. Adaptado.)

09.

A inteno do poeta alertar sobre: a) b) c) d) e) a originalidade das mensagens publicitrias. os altos preos dos produtos importados. a poluio visual gerada pelas propagandas. a manipulao da sociedade de consumo. a extrema vaidade do homem contemporneo.

10.

Assinale o item que interpreta corretamente o sentido contextual da expresso homem-anncio itinerante. a) b) c) d) e) Imitao da figura de Papai Noel. Embate entre empresas concorrentes. Referncia inadequada ao contexto. Instrumento de divulgao do capital. Suporte para campanha educativa. CONHECIMENTOS ESPECFICOS

11.

Como se chama o processo em que o sistema operacional carregado para a memria em um computador pessoal? a) b) c) d) e) Paginao. Prompt. Booting. Shell. Evento.

12.

Com relao administrao do sistema operacional Windows XP, marque a alternativa correta: a) b) c) d) e) Arquivos excludos de pendrive ou de cd vo para lixeira. Um recurso do Windows XP a possibilidade de acessar o site da Microsoft, localizar e baixar atualizaes. Arquivos excludos de pendrive ou de disquete vo para a pasta Windows do disco rgido. No Windows XP, a opo Vdeo do painel de controle exibe a resoluo da tela e possibilita a alterao do nome do computador. A seqncia CTRL+R pode ser utilizada para recuperar um arquivo que foi excludo por engano.

13.

Com relao s teclas de atalho do MS Office 2003, assinale a afirmativa correta. a) b) c) d) e) A seqncia CTRL+V cola um texto ou objeto. A seqncia CTRL+C recorta o texto ou objeto selecionado. A seqncia CTRL+Z copia o texto ou objeto selecionado. A seqncia CTRL+I formata as letras com sublinhado. A seqncia CTRL+S formata as letras com itlico.

14.

Aps analisar a planilha de contas mensais de um usurio do Excel 2003 em portugus, correto afirmar que:

a) b) c) d) e)

o resultado da clula C5 pode ser obtido pela frmula =MEDIA(C2:C4). a frmula utilizada para o clculo da clula E2 igual frmula utilizada para o clculo da clula D5. o resultado da clula E4 pode ser obtido pela frmula =MEDIA(B3:D4). o resultado da clula D5 pode ser obtido pela frmula =TOTAL(B2:B4). o total de Janeiro foi calculado utilizando a frmula =SOMA(B2:B4).

www.pciconcursos.com.br

15.

Com relao aos processadores de texto do MS Office 2003 e do BR Office.org 3.2, assinale a afirmativa correta: a) b) c) d) e) Os processadores de texto no tm capacidade de criar e editar tabelas. As imagens podem ser criadas em outros aplicativos e depois importadas para o processador de texto. A formatao dos pargrafos igual em todo texto. A ferramenta de correo ortogrfica no existe. Os processadores de texto conseguem aplicar formataes independentes apenas s palavras.

16.

O protocolo para baixar arquivos atravs da Internet tem a abreviao: a) b) c) d) e) WAP. FTP. ISP. HTTP. IRC.

17.

Com relao Internet, assinale a afirmativa correta: a) b) c) d) e) A intranet uma rede pblica, e a Internet uma rede privada. O TCP/IP uma seqncia de letras ou smbolos que representa o endereo nico de uma pgina WEB ou arquivo na Internet. O navegador (browser) um software de interface utilizado apenas para configurar o protocolo IMAP. HTTP o protocolo que utiliza links para mover-se de um site a outro na Internet. O URL um protocolo que permite a usurios remotos utilizarem seus computadores para se conectarem com um sistema de computador pela Internet.

18.

Com relao s diversas maneiras de se comunicar atravs da Internet, correto afirmar que. a) b) c) d) e) o e-mail um dos recursos mais utilizados na Internet, sendo fornecido por um servidor de correio eletrnico. o e-mail a nica forma de comunicao que permite a duas ou mais pessoas se comunicarem simultaneamente. a caixa postal de um usurio de correio eletrnico pode ser acessada apenas pelo protocolo Telnet. o e-mail s pode ser acessado atravs de uma intranet. o endereo de e-mail consiste do nome do usurio designado pelo ISP ou pelo administrador do sistema, seguido do smbolo #, e, por fim, do domnio do servidor de correio eletrnico.

19.

As notas do ltimo exame educacional, criado pelos pases da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) para verificar a qualidade de ensino nos pases desenvolvidos e parceiros nas reas de Leitura, Matemtica e Cincias, mostram que os estudantes da Rede Federal de Educao Bsica no Brasil obtiveram desempenhos to bons ou at superiores aos de muitos alunos que vivem em pases muito desenvolvidos. A mdia geral da rede ficou em 528 pontos e est frente de pases como Frana, Estados Unidos, Israel, Espanha, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Austrlia e Canad. Em Matemtica, a nota destes alunos da rede federal de ensino foi de 521 pontos. A pontuao em Leitura e Cincias, somadas, obtida nos pases desenvolvidos, foi de 993 pontos. Se a mdia da rede federal brasileira foi superior em 32 pontos mdia dos pases desenvolvidos, podemos dizer que a nota em Matemtica obtida pela OCDE foi menor que a obtida na rede federal de ensino em: a) b) c) d) e) 28 pontos. 42 pontos. 26 pontos. 36 pontos. 32 pontos.

20.

O Conselho Monetrio Nacional (CMN) aprovou em 25 de novembro a regulamentao de tarifas cobradas no carto de crdito com o objetivo de facilitar a comparao de preos e a escolha do tipo de carto. Entre outras medidas, a regulamentao estabelece um novo percentual de pagamento mnimo da fatura e a oferta de crdito com um conjunto bsico de servios. Pela nova regra, o pagamento mnimo da fatura mensal ser de 15% do saldo total a partir de 1 de junho de 2011 e de 20% a partir de 1 de dezembro de 2011. Se em janeiro de 2012, pago o valor mnimo de uma fatura de R$ 1.000,00, e se, sem acrscimo no ms seguinte de compras adicionais ou de parcelamentos anteriores, pago novamente o mnimo da fatura, quanto pagar de juros em maro, sabendo que a operadora do carto cobra 10% de juros? a) b) c) d) e) R$ 156,20 R$ 168,00 R$ 196,00 R$ 160,00 R$ 150,40

www.pciconcursos.com.br

21.

Uma corretora cobra de taxa de administrao 10% do valor do aluguel dos imveis que administra. Um imvel administrado por essa corretora sofrer um reajuste de 12% no valor do aluguel, mas ter um desconto de 2% no valor pago como taxa de administrao. Assim, o valor a ser desembolsado por um inquilino de um dos imveis aps o reajuste com aumento de: a) b) c) d) e) 10,8%. 11,796%. 12%. 12,976%. 18,154%.

22.

Um vendedor tem na composio de seu salrio um valor fixo de R$ 510,00 mais 1% do valor mensal de suas vendas. Sendo o seu salrio S expresso em funo de suas vendas v, a expresso que melhor representa a funo S(v) : a) b) c) d) e) S(v) = 1/100v + 51000. S(v) = 1v + 510. S(v) = 1/100(v + 51000). S(v) = 1/100(v + 510). S(v) = 100(v + 5,1).

23.

Um imvel comprado por um comerciante pelo valor de R$ 250.000,00 ser pago da seguinte forma: 68% no ato e o restante pago em cheque numa nica parcela, em cinco meses a uma taxa de 5% ao ms. Passados dois meses, ele resolve resgatar o cheque. Qual deve ser a taxa de desconto comercial simples para que o valor pago seja de R$ 88.000,00? a) b) c) d) e) 5,4% a.m. 5% a.m. 4,2% a.m. 4% a.m. 4,5% a.m.

24.

O projeto Cidade da Copa prev a construo de um moderno estdio que ter 129.581 m de rea construda e capacidade para 46.154 torcedores, todos sentados. O campo segue o modelo europeu: sem alambrado, nem fosso. Ter cinco tipos de arquibancada, camarotes e tribuna de honra cobertos. O campo de jogo ser ao ar livre. Como exige a FIFA, o estacionamento ter seis mil vagas, sendo 1.600 delas subterrneas. Supondo um jogo que proporcione a utilizao mxima da capacidade do estdio, que 20% das vagas sejam destinadas a 400 nibus que transportam 40 torcedores cada e que as demais vagas sejam ocupadas por veculos que transportaram 5 passageiros em mdia, quantos torcedores chegam por outros meios? a) b) c) d) e) 12.154 torcedores. 24.154 torcedores. 16.154 torcedores. 8.154 torcedores. 6.154 torcedores.

25.

Em julho foram realizadas diversas cerimnias no Instituto Federal de Pernambuco para dar boas-vindas aos 114 novos servidores. Na primeira delas, foram recebidos 16 novos profissionais do campus Recife. Na segunda, foi a vez de 43 servidores dos novos campi Afogados de Ingazeira, Caruaru e Garanhuns assinarem o termo de posse. Em seguida, houve a cerimnia para os 13 novos concursados da Reitoria. Na ltima cerimnia, foram empossados 42 servidores dos campi Barreiros, Belo Jardim, Ipojuca, Pesqueira e Vitria de Santo Anto. Com esses dados, falso afirmar que: a) b) c) O total de servidores empossados nos campi Barreiros, Belo Jardim, Ipojuca, Pesqueira e Vitria de Santo Anto so 7/12 dos demais servidores empossados. Os novos servidores da Reitoria constituem 1/4 do total de servidores que ingressam nos campi de Barreiros, Belo Jardim, Ipojuca, Pesqueira e Vitria de Santo Anto. Os servidores que ingressam nos novos campi de Afogados da Ingazeira, Caruaru e Garanhuns somados a 1/3 dos servidores empossados nos campi Barreiros, Belo Jardim, Ipojuca, Pesqueira e Vitria de Santo Anto totalizam metade dos novos contratados. Metade da diferena entre o nmero de servidores empossados nos novos campi e os novos profissionais da Reitoria maior que o nmero de novos servidores do campus Recife. Os novos servidores contratados para o campus Recife constituem 2/7 da soma entre o total de servidores contratados para a Reitoria e o total de servidores contratados para os campi de Afogados de Ingazeira, Caruaru e Garanhuns.

d) e)

26.

O salrio mnimo no ano 2000 era de R$ 151,00. Dois anos depois, estava em R$ 200,00. Em 2010, R$ 510,00. Se a variao de 2000 a 2010 fosse proporcional ao que ocorreu no primeiro binio, o trabalhador que recebe um salrio mnimo teria uma perda mensal de: a) b) c) d) e) R$ 114,00. R$ 245,00. R$ 49,00. R$ 126,00. R$ 145,00.

www.pciconcursos.com.br

27.

Segundo MEIRELLES (2010) os princpios bsicos da Administrao pblica esto consubstanciados em doze regras de observncia permanente e obrigatria: impessoalidade ou finalidade, publicidade, legalidade, moralidade, eficincia, razoabilidade, proporcionalidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, motivao e supremacia do interesse pblico. Dentre eles, vejamos o seguinte princpio: O administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aps mandamentos da lei e s exigncias do bem comum, e deles no se pode afastar ou desviar, sobe pena de praticar ato invlido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. (Meirelles, 2010) O princpio acima corresponde ao: a) b) c) d) e) Princpio da Moralidade Princpio da Impessoalidade ou Finalidade Princpio da Legalidade Princpio da Eficincia Princpio da Ampla Defesa

28.

Sobre inexecuo culposa, observe as proposies abaixo: I. a que resulta de ao ou omisso da parte, decorrente da negligncia, imprudncia, imprevidncia ou impercia no atendimento das clusulas contratuais. II. a que decorre de atos ou fatos estranhos conduta da parte, retardando ou impedindo totalmente a execuo do contrato. III. Consiste no acolhimento e reconhecimento de que eventos novos, imprevistos e imprevisveis pelas partes e a elas no imputveis, refletindo sobre a economia ou a execuo do contrato, autorizam sua reviso, para ajust-lo s circunstncias supervenientes. Est(o) correta(s), apenas: a) b) c) d) e) I. II. I e II. II e III. III.

29.

Analise os enunciados abaixo sobre os contratos administrativos e identifique os assuntos relacionados. I. toda ao ou omisso do Poder Pblico que, incidindo direta e especificamente sobre o contrato, retarda ou impede sua execuo. II. toda determinao estatal, positiva ou negativa, geral, imprevista e imprevisvel, que onera substancialmente a execuo do contrato administrativo. III. o desfazimento do contrato durante sua execuo por inadimplncia de uma das partes, pela supervenincia de eventos que impeam ou tornem inconveniente o prosseguimento do ajuste ou pela ocorrncia de fatos que acarretem seu rompimento de pleno direito. Os enunciados acima correspondem respectivamente a: a) b) c) d) e) I fato da administrao, II fato do prncipe e III resciso do contrato. I - fatos fortuitos, II - fato do prncipe e III - resciso do contrato. I- fatos fortuitos, II responsabilidade administrativa e III - resciso do contrato. I- fato da administrao, II responsabilidade administrativa e III - resciso do contrato. I- fato de administrao, II responsabilidade administrativa e III - resciso do contrato.

30.

Segundo a Lei n. 8.112/1990, a posse dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual devero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que no podero ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofcio previstos em lei. De acordo com o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Federais, contados da publicao do ato de provimento, a posse ocorrer no prazo de: a) b) c) d) e) 45 dias. 15 dias. 20 dias. 30 dias. 60 dias.

www.pciconcursos.com.br

31.

De acordo com Art 9 da lei 8.666/93, h quem no possa participar, direta ou indiretamente, da licitao ou da execuo de obra ou servio e do fornecimento de bens a eles necessrios. A respeito disso, julgue as proposies a seguir: I. O autor do projeto, bsico ou executivo, pessoa fsica ou jurdica. II. Toda e qualquer pessoa fsica ou jurdica de qualquer natureza, desde que comprovada a regularidade fiscal e financeira dos participantes. III. A empresa, isoladamente ou em consrcio, responsvel pela elaborao do projeto bsico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsvel tcnico ou subcontratado. IV. O Servidor ou dirigente de rgo ou entidade contratante ou responsvel pela licitao. Esta(o) correta(s), apenas: a) b) c) d) e) III e IV. I. I e II. I e III. I, III e IV.

32.

Os enunciados abaixo informam sobre os requisitos que as compras, segundo a lei 8.666/93, devero atender. Identifique a alternativa INCORRETA: a) b) c) d) e) Atender ao princpio da padronizao, que imponha compatibilidade de especificaes tcnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condies de manuteno, assistncia tcnica e garantia oferecidas. No ser processadas atravs de sistema de registro de preos. Submeter-se s condies de aquisio e pagamento semelhantes s do setor privado. Ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessrias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade. Balizar-se pelos preos praticados no mbito dos rgos e entidades da Administrao Pblica.

33.

Sobre o prego eletrnico, leia as proposies a seguir: I. At seis dias teis antes da data fixada para abertura da sesso pblica, qualquer pessoa poder impugnar o ato convocatrio do prego, na forma eletrnica. II. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatrio devero ser enviados ao pregoeiro, at trs dias teis anteriores data fixada para abertura da sesso pblica, exclusivamente por meio eletrnico, via internet, no endereo indicado no edital. III. A desclassificao de proposta ser sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes. IV. No caso de desconexo do pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrnico permanecer acessvel aos licitantes, os lances continuaro sendo recebidos, sem prejuzo dos atos realizados. Esta(ao) correta(s), apenas: a) b) c) d) e) I e IV. II, III e IV. I, II e VII. III e a IV. I e III.

34.

Complete a frase: A educao______________________ dever observar: I. os objetivos e definies contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao. II. as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino. III. as exigncias de cada instituio de ensino, nos termos de seu projeto pedaggico. O termo que preenche CORRETAMENTE o espao em branco : a) b) c) d) e) Educao Infantil. Educao Bsica. Profissional tcnica de nvel mdio. Ensino Mdio. Educao Superior.

www.pciconcursos.com.br

35.

Leia os enunciados abaixo acerca da LDB: I. A consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos. II. A preparao bsica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condies de ocupao ou aperfeioamento posteriores. III. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico. IV. A compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prtica, no ensino de cada disciplina. Tais informaes se referem ao (): a) b) c) d) e) Educao Superior Educao Bsica Educao profissional tcnica de nvel mdio Educao Infantil Ensino Mdio

36.

Considere as assertivas a respeito dos deveres do servidor, de acordo com a Lei n 8.112/90: I. Ser assduo e pontual ao servio. II. Proceder de forma desidiosa. III. Zelar pela economia do material e conservao do patrimnio pblico. IV. Tratar com urbanidade as pessoas. V. Recusar f a documentos pblicos. correto o que consta APENAS em: a) b) c) d) e) I, II e IV. I, III e V. I, III e IV. II, IV e V. I, III e V.

37.

Joo, assistente em administrao do IFPE, no exerccio irregular de suas funes, praticou ato omissivo culposo que resultou em prejuzo ao errio e a terceiros. Considerando que Joo faleceu, seus sucessores: a) b) c) d) e) no sero responsveis pela obrigao de reparar o dano, porque a responsabilidade civil no se estende aos sucessores do autor do dano. no sero responsveis pela obrigao de reparar o dano, porque no h responsabilidade civil decorrente de ato omissivo. sero responsveis pela obrigao de reparar o dano at o limite do valor da herana recebida. sero responsveis pela obrigao de reparar o dano at a satisfao integral do prejuzo, podendo ultrapassar, inclusive, o valor da herana recebida. no sero responsveis pela obrigao de reparar o dano, porque no h responsabilidade civil decorrente de ato culposo.

38.

O provimento dos cargos pblicos far-se- mediante ato de autoridade competente de cada poder. Assinale a alternativa que NO corresponde a uma forma de provimento em cargo pblico: a) b) c) d) e) Nomeao. Remoo. Promoo. Reverso. Reintegrao.

39.

A Lei Complementar n 101/2000 estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a despesa total com pessoal em cada perodo de apurao na Unio NO poder exceder o percentual da receita corrente lquida de: a) b) c) d) e) 90%. 25%. 40%. 75%. 50%.

40.

Os atos de improbidade praticados por qualquer agente pblico, servidor ou no, contra a administrao direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios sero punidos de acordo com a Lei Federal 8.429/92. De acordo com a Lei de improbidade administrativa, o prazo de prescrio para as aes que visem sanes ao agente pblico que exerce cargo em comisso : a) b) c) d) e) de at cinco anos aps o trmino do exerccio de cargo em comisso. de at dois anos, contados a partir da data do ato de improbidade. de at dois anos aps o trmino do exerccio de cargo em comisso. de at cinco anos, contados a partir da data do ato de improbidade. imprescritvel.

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi